HomeCuriosidadesCopa do Mundo 2022: 7 requisitos para assistir aos Jogos no Catar
Curiosidades

Copa do Mundo 2022: 7 requisitos para assistir aos Jogos no Catar

copa-do-mundo-2022
O que o brasileiro precisa saber para curtir o evento no Oriente Médio

Os fãs de futebol e da Copa do Mundo em todos os cantos estão animados com as próximas semanas. Pela primeira vez uma Copa será disputada no Oriente Médio, mais especificamente no Catar. O iFriend foi a fundo nas regras sociais e culturais para que os turistas torcedores saiam do Brasil com todas as informações na ponte do lápis para curtir essa Copa do Mundo 2022 diferente, pela primeira vez no mundo árabe.

Preparamos um guia com 7 requisitos essenciais para assistir ao evento esportivo no Catar. Confira!

1. Passagem aérea

Para acompanhar de perto a Copa do Mundo 2022, é necessário desembolsar uma grana. A malha aérea para Doha tem a Qatar Airways com vôos diretos entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos e a capital catari saindo em torno de 16 mil reais para ida e volta no período dos jogos (preços consultados em meados de outubro de 2022). O vôo tem duração de cerca de 13 horas.

Há opções um pouco mais econômicas, que baixam até 11 mil reais, com companhias europeias fazendo escala na Europa por longos períodos de tempo. Alguns trechos podem chegar a ter 36 horas de viagem entre GRU e Doha.

2. Passaporte

O Catar possui um acordo com o Brasil que dispensa o visto. Para entrar no país é necessário apenas um passaporte válido por no mínimo 6 meses.

3. Teste de PCR

Desde outubro de 2021, o Brasil faz parte da “lista verde” de países para entrada no Catar. Por isso, os viajantes que estiverem com esquema vacinal completo contra a Covid-19 podem ingressar no país com a apresentação do exame de PCR negativo com antecedência de 48 horas ou de antígeno negativo com antecedência de 24 horas. Auto-testagem não é aceita.

4. Cartão Hayya

Quem planeja entrar no Catar entre 1º de novembro e 23 de dezembro vai precisar obrigatoriamente do Hayya Card. O cartão funciona como um visto, mas só será usado durante a Copa do Mundo. Todas as informações sobre o turista estarão nele: nome completo, passaporte, data de chegada e saída do país, hospedagem… 

Para pedir o Hayya, os torcedores precisarão ter: ingresso para partidas, passaporte, acomodação e foto no modelo do passaporte.

Outra função do cartão é o uso de transporte público. Com ele, todos no Catar poderão usar livremente metrôs construídos justamente para os jogos.

5. Moeda local

A moeda do Catar é o rial catariano e a única aceita no país, com exceção de locais como hotéis internacionais, que eventualmente aceitam outras moedas, como o dólar americano e moedas de países vizinhos.

Lembre-se de que se for levar dinheiro em espécie para fazer câmbio no país, é recomendado levar dólares americanos. Você pode trocar sua moeda por rials em diversas casas de câmbio na capital Doha.

Cartões de crédito são bastante aceitos no Catar e podem ser interessantes por uma questão de segurança e para emergências.

6. Ingressos

Mais um requisito para assitir à Copa do Mundo ao vivo no país árabe é o ingresso, afinal, sem ele você não entra nos estádios.

A venda de ingressos para os jogos está atualmente na última fase de venda. Essa fase ficará aberta até o dia 18 de dezembro, data da final dos jogos, e estará sempre atualizando a disponibilidade conforme forem ocorrendo desistências. Os ingressos com mais desistências são da categoria 1 (QAR 800), 2 (QAR 600) e 3 (QAR 250).

No caso da seleção brasileira, uma pesquisa atual mostra os ingressos esgotados, mas é possível adquirir tickets de revenda conforme disponibilidade e mediante taxas.

7. Conduta cultural

Sendo o primeiro país muçulmano e do Oriente Médio a sediar uma Copa do Mundo, não sabemos ao certo o que a mistura fãs de futebol e regras rígidas de conduta cultural pode gerar. O fato é que alguns pontos de atenção devem ser levados em conta pelos torcedores que visitarão o Catar nas próximas semanas:

etiqueta: evite manifestações públicas de afeto;

álcool e cigarros: proibido o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros em público, a não ser em lugares específicos delimitados pela FIFA ou governo do Catar;

roupas: utilize vestimenta com cobertura de pernas e peitoral. Nada de decotes, minissaias, roupas transparentes e justas;

saudações: mulheres do Catar não apertam a mão de homens;

relações homossexuais: tanto quanto as demonstrações públicas de afeto de casais heterossexuais, as de casais homossexuais serão mal vistas. Há uma vocalização forte do comitê organizador de receber bem torcedores da comunidade LGBTQIA+, respeitar sua privacidade na acomodação e promover treinamentos antidiscriminação para as forças de segurança. As relações homossexuais, no entanto, são crime e passíveis de pena de prisão de até 7 anos.

Veja os iFriends no Catar!

iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.

Já pensou em visitar o seu próximo destino antes mesmo de estar lá?

Monte um roteiro com nossos iFriends e desbrave como local.

Nossos Guias

Seguro Viagem

Que tal?