O que fazer em Campo Grande? Temos certeza que você vai aproveitar cada momento nessa cidade incrível. Veja nesse post informações importantes para você aproveitar ao máximo seu passeio.
Campo Grande é a capital do estado de Mato Grosso do Sul e um dos mais importantes centros urbanos da região centro-oeste: porta de entrada para o Pantanal Sul, o Parque das Emas, a fantástica cidade de Bonito e seus mananciais de água límpida e ainda a fronteira com o Paraguai.
Você não deveria perder a oportunidade de conhecê-la! Uma das grandes características de Campo Grande é a pluralidade cultural.
No passado, indígenas nativos da região e depois os povos colonizadores e migrantes, como mineiros, gaúchos, nordestinos, paulistas, paranaenses, e imigrantes bolivianos, árabes, paraguaios e japoneses.
Essa multiculturalidade fortaleceu e fundamentou o turismo na região, tornando um destino turístico diverso e hospitaleiro.
As belezas naturais da região e de seu entornoi fazem com que a cidade seja visitada anualmente por milhares de pessoas, tanto das cidades vizinhas, como forma de turismo local, quanto de outras regiões brasileiras, curiosos e ansiosos sobre suas particularidades e suas atrações naturais.
Você vai adorar as modas de viola, as polcas paraguaias, também chamada de chamamé, matear um tereré nas praças. Um destino perfeito para aproveitar com a família e fazer novos amigos.
O que fazer em Campo Grande?
Você não ficará parado muito tempo em Campo Grande. Existem vários roteiros que você pode combinar para aproveitar ao máximo sua viagem.
A cidade é conhecida por suas inúmeras atrações populares, feirinhas, salões de dança, bares com música ao vivo, rodas de viola, passeios ecológicos e roteiros de aventura.
Conheça alguns roteiros elaborados pela nossa equipe e surpreenda-se:
Roteiro até 3 dias
Essa é uma pequena sugestão para você que vai ficar apenas três dias na cidade – lembramos que Campo Grande tem inúmeras atividades que poderão ser feitas em mais dias e muitos visitantes acabam voltando em algumas atrações. Em primeiro lugar, conheça o letreiro da cidade, tire algumas fotos.
Primeiro dia
Conheça a cidade à pé. Campo Grande é uma cidade arborizada e muito tranquila e, apesar de ser uma cidade grande não perde o charme de interior.
Dê uma pausa para almoçar: das delícias de Campo Grande você pode e deve apostar no Sobá – o sobá é uma sopa de massa de Lamen, com caldo muito saboroso, a base de carnes e vegetais, muito comum no Japão. A iguaria veio com os imigrantes japoneses e se tornou tradição da culinária de Mato Grosso do Sul.
Você pode aproveitar a tarde para fazer suas primeiras comprinhas na Casa do Artesão – lá você encontra licores de diversos sabores, imagens sacras até peças indígenas, como peças em argila retratando a fauna pantaneira e artefatos produzidos pelos índios do estado.
Confira a programação do Centro Cultural Otávio Guizzo – O Centro Cultural abriga salas com nomes de personalidades relacionadas à cultura como Teatro Aracy Balabanian, Sala Rubens Corrêa, Sala Conceição Ferreira, Galerias Wega Nery e Ignez Corrêa da Costa – Lá tem sempre uma atração cultural esperando pelos amantes da cultura.
Segundo dia
Conheça o Parque das Nações Indígenas, uma das áreas verdes mais extensas de Campo Grande, considerado um dos maiores parques urbanos do mundo. Os campo-grandenses adoram passear com a família no parque, fazendo um programa bem legal nos fins de tarde e nos fins de semana como: corrida nas pistas, jogar bola nas quadras poliesportivas ou ver o tempo passar enquanto degustam o famoso tereré – tipo um chimarrão de erva-mate e água gelada. Seu lago central, formado junto à nascente do córrego Prosa, é reduto de simpáticas famílias de capivaras.
Se você curte arte também poderá encontrar no mesmo espaço o Museu de Arte Contemporânea e ainda dar a sorte de ver alguns eventos populares que acontecem ao longo do ano- confira a programação do parque.
Além disso, no parque das nações há um museu que conta a história e a cultura dos índios mato-grossenses – por isso, não perca a oportunidade de ver a escultura do índio Guaicuru de 7m. Esse programa pode ser feito tanto na parte da manhã quanto da tarde – dizem que o pôr-de-sol no lago do parque é encantador.
Terceiro dia
Almoce ou jante na Feira Central de Campo Grande. Você poderá conferir as melhores comidas da cidade e provar a exótica cachaça de banana. Confira os pratos da cozinha popular, inspirados nas culinárias mineira, nordestina e sulina.
Essa também é a oportunidade para você experimentar pratos à base de carnes de caça como de jacaré, pato, marreco e javali. Na feira tem muitas tecnologias do Paraguai (A cidade é bem próxima da fronteira) e lembrancinhas variadas para recordar a viagem.
Tenha uma noite animada na Morada dos Baís – nas noites de quartas a sábados, tem shows e apresentações teatrais gratuitas no pátio do prédio histórico. Dá para comprar petiscos por ali mesmo a bons preços e curtir o evento da vez.
Na parte da tarde para fazer uma caminhada até o monumento da Maria Fumaça – A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB) era uma companhia ferroviária brasileira construída na primeira metade do século XX. Sua linha-tronco vai de Bauru até Corumbá, na divisa com a Bolívia, onde faz integração com a rede ferroviária boliviana até Santa Cruz de la Sierra. Possui um ramal da estação Indubrasil, em Campo Grande a Ponta Porã, na divisa com o Paraguai, e outro de Corumbá ao porto de Ladário. O símbolo maior dessa ferrovia é o Trem Maria Fumaça – um verdadeiro monumento de integração entre os povos e identidade cultural.
Roteiro mais dias
Você pode conhecer roteiros personalizados como roteiros românticos, gastronômicos e de compras – Você escolhe! Afinal, você encontra em Campo Grande ecoturismo, aventuras e lugares inesquecíveis!
Passeio em Bonito – Uma ida em campo Grande não impede de você conhecer Bonito, o paraíso das águas mais cristalinas do Brasil, que fica a pouco mais de 3h de distância. Alugue um carro, com retirada e devolução em Campo Grande. Porém, antes, procure reservar os passeios enquanto ainda estiver hospedado em Campo Grande para evitar surpresas desagradáveis. Você pode fazer um pernoite em Bonito ou um bate-volta (a dúvida é se você vai querer sair de lá, rs).
Passeio ao Paraguai – O Paraguai tem uma importante ligação histórica com o Brasil. No Mato Grosso do Sul, as influências vão além da fronteira. Ao sair de Bonito, a 160Km de distância, você pode fazer um passeio até a cidade de Bella Vista Norte, a primeira cidade paraguaia depois da fronteira e fazer suas “compritas”. Para um comércio mais movimentado procure conhecer a famosa cidade de Pedro Juan Caballero, através da cidade de Ponta Porã. Você pode fazer bons negócios na cidade com tranquilidade.
Passeio ao Pantanal – o Pantanal de Mato Grosso é cercado de mistérios e de belezas naturais diferentes de tudo o que você já viu. A maior planície inundável do planeta tem duas estações bem definidas – verão e inverno – mas você pode aproveitar o melhor dela ao longo do ano. Safari para a observação de animais, caminhadas por florestas, cavalgadas nas regiões alagadas e canoagem pelos rios – tudo isso acompanhado de paisagens exuberantes, diferentes de outras regiões do país. O pantanal assume diferentes tons de vegetação ao longo do ano. Aproveite para trocar umas ideias com os locais e desfrutar da boa comida pantaneira.
Dicas importantes:
No Paraguai, o documento aceito é o RG brasileiro ou o nosso passaporte. Por isso, ande sempre com seu documento de identificação dentro da validade.
Aproveite para abastecer o tanque do carro em Pedro Juan Caballero. A gasolina do outro lado é bem mais barata do que no Brasil.
Se você curte a arte de pechinchar, no Paraguai é de lei! Nenhum comerciante quer perder uma venda, então chore aquele desconto!
Pacotes de Experiências em Campo Grande
Obtenha o máximo dessa experiência de viagem contratando os serviços de guia de um iFriend: você encontra um guia que mostrará as curiosidades e peculiaridades de cada ponto turístico, de forma personalizada e criativa.
Eles oferecem um roteiro pré-definido como o Walking Tour que o iFriend Carlos vai fazer com você: uma verdadeira trilha urbana que propicia uma leitura geográfica e histórica no centro da cidade de Campo Grande MS.
A caminhada tem por ponto inicial a Morada dos Baís (Bernardo Franco Baís & Ateliê Lídia Baís) Pensão Pimentel. Você conhecerá os monumentos ao José Antônio Pereira, fundador da cidade e a Casa do Artesão e o Relógio da Cidade.
Depois, num roteiro mais religioso e filosófico vocês visitarão a Loja Maçônica Oriente Maracaju, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Abadia e a Paroquia Santo Antônio.
Visita ao Centro Cultural do SESC (antigo QG do Exército Brasileiro) e verão uma exposição do Exército Brasileiro. Visita ao monumento ao Poeta Manoel de Barros.
Outro ponto desse passeio é saber um pouco mais sobre as Figueiras, (Ficus microcarpa) originárias da Malásia Ásia.
Outras atrações do passeio
- Colégio Estadual Joaquim Murtinho fundado em 1922.
- Praça do Rádio Clube. O Rádio Clube foi fundado no dia 25 de dezembro de 1924.
- Concha acústica Família Espíndola.
- O Obelisco é um monumento construído em homenagem ao fundador da cidade, José Antônio Pereira.
Nosso tour termina no Bar Velfarre – o primeiro bar cultural da cidade onde você pode desfrutar de comidas típicas de Campo Grande e drinks com frutas típicas da região, além de uma linda lojinha de souvenires de artesanatos personalizados, feitos à mão por artesões locais.
Você também pode aproveitar para tirar fotos no letreiro turístico: EU AMO CG e no painel de asa de Arara Canindé Ave símbolo de Campo Grande-MS.
Como essa experiência, existem todos os tipos de experiências, com diferentes perfis de guias, para que você possa fazer seu melhor roteiro de viagem.
Ver mais: pacotes de experiências em Campo Grande para você aproveitar MUITO a sua estadia!
iFriend: Guia de viagem em Campo Grande
Escolher um guia de viagem para acompanha-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade de Campo Grande. Você pode escolher alguém com um perfil parecido/esperado e ter uma experiência incrível, focado nos seus desejos.
Carlos Iracy – O Carlos é natural de Campo Grande, professor no Curso de Guia de Turismo do SENAC e Amigo do Museu da Cultura da Universidade Católica Dom Bosco. Atua como guia de turismo, revelando os principais aspectos culturais da Cidade Morena.
Greisi – a Greisi é guia de turismo e turismóloga especializada em Bonito, Pantanal e região. Ela pode te orientar em roteiros naturais e esportes ao ar livre. Fala inglês e espanhol.
Ver mais iFriends: guias locais em Campo Grande para você aproveitar MUITO a sua estadia!
Campo Grande é uma cidade plural repleta de atrações culturais e naturais que você não vai se arrepender de conhecer! Conheça cada recanto dessa cidade incrível com um iFriend.
iFriend – Find a friend, enjoy the ride.
Comentar