Vitória é a capital do estado do Espírito Santo, região sudeste do Brasil. Conhecida por suas praias arenosas, pelo turismo religioso e porta de entrada para uma de suas cidades mais antigas – Vila Velha.
Lá, praias, montanhas, vegetação rica e diversas atrações culturais convivem em harmonia, permitindo a quem visita o local aproveitar o destino de várias formas diferentes.
A parte central da cidade é uma ilha, e como são regiões cercadas por mar, o clima da lá é bem litorâneo e as praias, bem convidativas, são consideradas um dos principais atrativos.
Como as praias de Camburi e Curva da Jurema, que contam com um acesso fácil e uma boa infraestrutura de quiosques para a hora em que a fome bater.
Vocação Turística de Vitória
As praias e o turismo histórico e religioso são as principais tendências de Vitória. O Aeroporto de Vitória foi recentemente ampliado e conta com diversos acessos ao centro da cidade.
Outro fator muito importante em Vitória é sua gastronomia local baseada em frutos do mar, comidas de origem portuguesa e italiana.
A cidade é bem atendida por linhas de ônibus, táxis e transportes por aplicativos (Cabify, Uber, 99 Taxi).
Veja também: Por que conhecer Vitória?
O que fazer em Vitória
Sinta-se à vontade nesse pequeno paraíso
Na mesma viagem dá para mesclar Vitória e Vila Velha, já que a distância entre as duas é de 12 Km. Dá para montar um roteiro extenso e interessante, com uma farta opção de lugares para visitar.
Com certeza, a cidade de Vitória presenteia os visitantes com pontos turísticos para quem ama natureza, cultura e história.
Primeiro dia
Dê um giro pela cidade como um todo – vá com um iFriend! ele te ajudará a conhecer a cidade de uma maneira própria, apresentando as curiosidades que sé quem mora no lugar conhece. Aproveite esse dia para conhecer os marcos históricos, a Catedral de Vitória e seus vitrais. Almoce bem devagar – se você for na Semana Santa peça a sensacional Torta Capixaba -prato tradicional da época e aproveite a tarde no Parque Botânico da Vale – reserve o dia para isso – você vai se surpreender com as aves migratórias e toda a biodiversidade do lugar.
Segundo dia
Aproveite o segundo dia para passear em Vila Velha – a parte mais antiga do Espírito Santo foi onde, praticamente, o estado começou!
Conhecida antes como “Vila do Espírito Santo”, Vila Velha foi fundada pelo português Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo, em 1535, apenas 35 anos após o descobrimento do Brasil.
Se você gosta de pescar, esse é o lugar! Possui um dos melhores lugares para pesca de arremesso. Outra característica marcante em Vila Velha é o ecoturismo e o turismo de aventura. Seu iFriend poderá indicar bons passeios, num roteiro personalizado.
Você gosta de chocolate, mas gosta muito? não deixe de conhecer a fantástica fábrica dos Chocolates Garoto- não se esqueça de agendar sua visita – uma das maiores fábricas de chocolates do mundo! Com mais de 70 produtos, entre caixas de bombons, barras de chocolate, ovos de Páscoa, entre outros.
Terceiro dia
Volte para Vitória e comece o dia com uma atividade ecológica muito importante – visite a unidade do Projeto Tamar, ao lado da praça do Papa.
Você terá uma aula completa sobre a conservação das tartarugas marinhas no Brasil, biologia das espécies, espaços temáticos sobre a Foz do Rio Doce e a Ilha da Trindade.
Visite a Praia de Manguinhos com seu clima de um bucólico e sossegado vilarejo de pescadores. Descanse nas suas longas faixas de areia.
Não deixe de aproveitar a hora do almoço para saborear uma moqueca capixaba e aquele cafezinho de lei no bar da esquina.
Veja também: O que fazer em Vitória?
Destaques
Entre as três únicas! | Para gringo ver… e provar! | Símbolo da cidade |
Vitória é uma das três capitais-ilhas do Brasil, ao lado da maranhense São Luís da catarinense Florianópolis. | Sem dúvida um dos pratos mais conhecidos – e apreciados – internacionalmente é a moqueca capixaba. | Sem dúvidas, um dos cartões postais e símbolos da cidade de Vitória é a Catedral Metropolitana de Vitória. Possui sua arquitetura inspirada na Catedral de Colônia, na Alemanha. |
Quando visitar Vitória
Vitória é perfeita o ano todo
Com dias sempre ensolarados, clima agradável e chuva bem distribuída durante os meses, dá para visitar a capital capixaba o ano inteiro.
O sol é garantido no verão e nas férias de julho.
Alta temporada
- Prós: É o período que a cidade recebe mais eventos, festas e festivais pela cidade. Trazendo mais opções de lazer, diversão e mais animação.
- Contras: A alta temporada começa por volta dos dia 20 de dezembro e vai até o final de janeiro. As praias ficam lotadas e os hotéis sempre estão cheios. Além dos restaurantes e pontos turísticos.
Baixa Temporada:
- Prós: A cidade recebe menos turistas, o que significa menos filas e lugares cheios. Além disso, é possível encontrar preços mais econômicos do que a maioria das capitais brasileiras, inclusive durante os finais de semana,
- Contras: Alguns pontos turísticos podem estar fechados, além de algum restaurante mais badalado. A cidade também fica mais vazia, sem a agitação e diversão dos turistas.
Veja também: Quando visitar Vitória?
Gastronomia e o que comer em Vitória
Delicie-se com os sabores de Vitória
A gastronomia de Vitória é simples, baseada em frutos do mar e pescados. Você também encontrará grandes clássicos da gastronomia trazida pelos colonizadores portugueses e imigrantes italianos.
Sem dúvida um dos pratos mais conhecidos – e apreciados – internacionalmente é a moqueca capixaba, mas a torta capixaba, a muma de siri e a caranguejada também fazem aquele sucesso!
- Ilha do Caranguejo – R. Alcino Pereira Neto, 570 – Jardim Camburi
- Restaurante Enseada Geraldinho- R. Aleixo Netto, 1603 – Praia do Canto
- Soeta- R. Des. Sampaio, 332 – Praia do Canto
- La Dolina – Av. Rosendo Serapião de Souza Filho, 696 – República,
- Restaurante São Pedro – R. Ferreira Coelho, 98 – Praia do Suá
Veja também: Onde comer em Vitória?
Praias de Vitória
Praia: mar, sol, areia como você nunca viu!
Há quem diga que as praias em Vitória são perfeitas para muitas finalidades.
Os surfistas adoram as ondas perfeitas da Prainha de Carapebus e Praia Mole.
Já os jovens curtem os agitos da Praia Grande na Ilha do Boi e as famílias levam seus pequenos para desfrutarem das ondas mansas da praia de Castanheiras na Ilha do Frade.
Seja como for, você estará em praias com boa infraestrutura para o turismo e, mesmo as mais isoladas tem bom atendimento em seus quiosques e bares.
- Praia Grande, Ilha do Boi – infraestrutura moderna, bastante movimentada. Muito frequentada por jovens e famílias que a visitam frequentemente pra aproveitar o sol, o mar e o convívio social.
- Praia da Direita, Ilha do Boi – Também chamada de praia Pequena, pouco frequentada, preservada, mantem o astral mais selvagem. mas não deixa de ter comodidades: possui banheiros, chuveiros e poucos quiosques que atendem bem às necessidades de quem quer um dia de praia. Águas cristalinas e calmas, ideal para famílias com crianças.
- Praia das Castanheiras, Ilha do Frade – As águas são rasas e bem calmas, ideal para crianças. um lugar perfeito para relaxar. Na maré alta, a prática do snorkel é um convite a ver belezas ocultas a olho nu.
- Praias de Itapoã e da Costa, Vila Velha – Uma praia muito frequentada pelos moradores desses bairros e adjacências. Tem um calçadão amplo e bem conservado e ondas constantes, boas pra esportes aquáticos.
- Praia da Costa, Vila Velha – Movimentada e turística, possui um playground e um parque. Muitas famílias se encontram nessa praia calma de águas tranquilas e cristalinas.
- Três Praias, Guarapari – Está em Vitória? você pode empreender uma visita à Guarapari e ver o paraíso do sudeste nessas águas cristalinas e tranquilas. Um doce sonho de águas quentes, calmas e cercada de muito verde.
Veja também: Praias em Vitória
Pontos Turísticos em Vitória
Natureza, cultura, religiosidade numa cidade incrível!
A natureza é generosa em Vitória. Principalmente enquanto você se encaminha para a cidade de Vila Velha. Colonias de pescadores, ambientes bucólicos e arquiteturas religiosas. Você vai gostar do clima calmo da cidade e poderá se aventurar nas atividades de ecoturismo e turismo de aventura muito procuradas na cidade.
- Praia de Itaparica: A Praia de Itaparica fica em Vila Velha – ES. É considerada uma praia urbana e de fácil acesso para o turista. Possui uma boa infraestrutura e conta com bares e restaurantes famosos pela culinária local. Muitos consideram como uma continuação da Praia de Itapoã, devido às características do mar e também da areia. Durante a noite o agito fica por conta do calçadão, bem iluminado e movimentado.
- Praia de Manguinhos: A Praia de Manguinhos tem clima de um bucólico e sossegado vilarejo de pescadores. Perfeita para os turistas e viajantes que buscam um local tranquilo próximo da capital. A praia possui quase 4 km de extensão em uma área residencial e repleta de flamboyants coloridos.
- Santa Luzia: Quando você for visitar a Praia da Costa, não deixe de conhecer o Farol de Santa Luzia em Vila Velha. Oferece ao visitante uma bela paisagem. Não esqueça que é uma área militar, logo não é permitido a visitação com roupas de banho ou sem camisa. A visitação acontece de terça a domingo, de 9h às 17h.
- Convento da Penha: O Convento da Penha fica em Vila Velha. Foi fundado em 1558 e é um símbolo turístico do Estado. Fica localizado no alto de um morro, no bairro da Prainha, cercado pela Mata Atlântica. É possível chegar até lá pela estrada a pé, de carro ou com vans que vão até o estacionamento. Em datas comemorativas, feriados e aos domingos a movimentação por lá é intensa. Não deixe de levar sua câmera.
- Catedral Metropolitana de Vitória: Símbolo da cidade de Vitória, a Catedral possui sua arquitetura inspirada na Catedral de Colônia, na Alemanha, e tem como um dos destaques seus traços neogóticos e seus lindos vitrais.
- O Parque Botânico da Vale: É um espaço de lazer completo com área equivalente a 33 campos de futebol, onde podem ser vistas mais de 140 espécies de árvores. Além disso, o local é frequentado por espécies de aves migratórias, lontras e répteis, como o jacaré de papo amarelo.
- Morro do Moreno: Local bastante apreciado e procurado desde aventureiros aos praticantes de atividades ao ar livre. O Morro fica em frente ao Morro da Direita, onde fica o Convento da Penha. O Morro do Moreno está cercado por belas praias com piscinas naturais e locais com mar calmo, perfeitos para passeios de SUP.
- Projeto Tamar: O Museu do TAMAR fica localizado na Praça do Papa, onde são realizados os eventos festivos da cidade, na entrada da baía de Vitória. A paisagem do local foi revitalizada e o visitante recebe uma verdadeira aula sobre a conservação das tartarugas marinhas no Brasil, biologia das espécies, espaços temáticos sobre a Foz do Rio Doce e a Ilha da Trindade.
Veja também: Pontos turísticos de Vitória.
iFriend: Guia de viagem em Vitória
Escolher um guia de viagem em Vitória para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.
- Eliane –Conheça as maravilhas naturais de Vitória
- Gustavo – Com ele você terá um roteiro personalizado pelo centro histórico
Vitória é linda e espera sua visita!
iFriend. Find a friend, enjoy the ride.