HomeGuia de viagem Valência

Guia de viagem Valência

Valencia- Espanha
Valencia- Espanha
Você vai adorar conhecer Valência neste guia completo!

Com cerca de 800 mil habitantes, Valência, a terceira maior cidade da Espanha, que fica situada na costa do Mediterrâneo, ao leste do país, é sinônimo de modernidade, beleza e história. Fundada pelos romanos em 138 a.C, é uma das mais antigas da Espanha.

Valência como município tem as suas origens quando o cônsul romano Décimo Junio Bruto Galaico fundou a cidade sob o nome de Valentia Edetanorum. Desde então e até agora, há vários episódios históricos com experiência nesta terra.

Durante as suas primeiras décadas, a situação de Valência foi difícil, estava envolvida em guerras, que a enfraqueceu, a ponto de destruí-la praticamente na Guerra de Pompeu em 76 a.C. Porém, ela foi reconstruída no século I da nossa era e tinha um estatuto de cidade, um reconhecimento importante no tempo dos romanos.

Histórico de Valência

Após os romanos, o município se desenvolveu com a ocupação dos árabes, que o conquistaram no ano de 718, nomeando-o como Balansiya. Uma época que durou vários séculos, e que iniciou o processo de enfraquecimento no final do século XI, quando o Cid cercou a cidade. Jaime I, rei de Aragão e conde de Barcelona, foi responsável por acabar com a reconquista de Valência em 1239.

O século XV é conhecido como a Idade de Ouro castelhano, atingindo a cidade cerca de cem mil habitantes, no final do mesmo século. Começou a construir grandes templos, igrejas grandes, a comercialização se estendeu e a prosperidade se fez na região.

Posteriormente, e até o século XX, Valência começou seu processo de crescimento para se tornar a terceira maior cidade da Espanha que conhecemos hoje. Como as datas importante, citamos que em 1900 é criado o Banco de Valência e em 1921 se termina a estação ferroviária.

Valência é uma cidade que defendeu a República espanhola e foi a capital entre 1936 e 1939, ano em que a Espanha estava mergulhada na Guerra Civil.

Hoje, Valência é um destino muito importante, cuja economia é baseada na indústria em torno do porto. Atualmente, aliás, indústria e turismo são as palavras de ordem da cidade.

Por que visitar Valência?

jardines del turisa
jardines del turisa

Valência é uma das cidades mais importantes da Espanha e você sabe por quê?

Valência é uma cidade portuária com seu próprio idioma, o valenciano. Não é tão famosa quanto Madri e Barcelona, mas não fica para trás no quesito beleza e pontos de interesse para o turista. Sem contar que é consideravelmente mais barata que os outros dois destinos.

Valência conta com espetaculares edifícios criados pelo arquiteto Santiago Calatrava – um deles o Ciudad de las Artes y las Ciencias, marco da parte moderna da cidade. Tem também museus, variados restaurantes, praças, bares, baladas e praias.

O destino também possui festas tradicionais, como Las Fallas, um festival com duração de cinco dias em março para celebrar a chegada da primavera.

Veja também: Por que visitar valência?

O que fazer em Valência?

Lonja de la seda
Lonja de la seda

Uma cidade com inúmeros atrativos

Você vai adorar conhecer Valência, um destino de várias facetas, desde a arquitetura histórica até os prédios mais modernos. A cidade europeia conta com diversas praias, um mercado central, museus, praças e jardins.

É possível encontrar atrações com diferentes propostas. Tem pontos turísticos para curtir ao ar livre, como praias e parques; tem passeios para conhecer a história local, como museus e o mercado central.

Confira nosso roteiro de três dias para aproveitar o melhor de Valência!

Primeiro dia

Comece sua viagem tomando um café da manhã reforçado na Pans & Company, restaurante especializado também em brunch.

Depois siga para a Plaza del Ayuntamiento, onde fica a prefeitura de Valência. Próxima dela está o Mercado Central, com uma bela fachada que lembra até uma igreja.

Após bater perna pelo Mercado Central, é hora de visitar a Lonja de la Seda, que está a uma curta caminhada. O imponente prédio gótico do século XV é um belo exemplo da riqueza da cidade na época de sua construção. Sua beleza lhe rendeu o título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

A próxima parada é as Torres de Quart, duas torres defensivas de estilo gótico que foram construídas em 1400 como parte da muralha de Valência. Praticamente em frente às torres, está o Restaurante Canela, onde indicamos uma pausa para o almoço.

De lá, siga para o Institut Valencià d’Art Modern (IVAM), primeiro centro de arte moderna criado na Espanha. A bela arquitetura do museu está alinhadíssima com as incríveis obras que estão nele. Ao redor vemos vários grafites e ateliês de artistas. Por isso, vale aproveitar para dar uma voltinha nas redondezas.

Bem perto do IVAM estão as Torres de Serranos, antiga muralha e uma das entradas da cidade. Além disso, uma oportunidade de ver Valência por outro ângulo, do alto.

Depois de tantas atrações, é hora de voltar para o hotel e descansar. Para a noite, uma boa pedida é conferir a programação do Teatre Principal de València e fechar o dia com um roteiro bem cultural.

Segundo dia

Não tem como viajar para Valência e não conhecer uma de suas praias. Distante cerca de 7 km do centro da cidade, La Malvarrosa é uma de suas praias mais famosas, bem extensa, com larga faixa de areia, águas calmas e claras. Você pode alugar cadeiras e barracas e passar o dia bem tranquilo. Tem muitas opções de bares e restaurantes nos arredores.

Antes de partir para o hotel, você pode dar uma passadinha novamente da Cidade Antiga para conhecer a Plaza Redonda. É uma praça agradável, cheia de laranjeiras. A 300 metros dela, está a Catedral de Valência, uma parada obrigatória no itinerário de qualquer viajante. Não deixe de conferir.

Encerre o dia num dos bares ou baladas da cidade. A Rumbo 144 e a Mya Club são casas noturnas bem conhecidas em Valência.

Terceiro dia

Seu terceiro dia terá grande parte dedicado ao cartão-postal de Valência: a Ciudad de las Artes y las Ciencias, um complexo cultural e artístico com uma arquitetura espetacular e futurista, que reúne diversas atrações, como museus, espaços para apresentações, cinema IMAX e oceanário.

Há três pontos principais do complexo que você precisa visitar: o Hemisfèric (cinema), o Oceonogràfic e o Museu de Ciências. É um passeio muito legal, que alia conhecimento e entretenimento. Sem dúvidas, será o ponto alto da sua viagem à Valência.

À noite, nossa dica fica por conta do Natura Dub, um bar bem animado, com terraço aberto o ano todo, mesa de bilhar e a atmosfera de festa e reggaeton. O local é muito frequentado por universitários e turistas.

Veja também: o que fazer em Valência?

Quando visitar Valência?

Playa Malvarrosa
Playa Malvarrosa

A terceira maior cidade da Espanha tem invernos amenos e verões bem quentes

Valência tem um clima mediterrâneo, com um inverno ameno (dezembro a março) e um verão muito quente (junho a setembro). A proximidade do mar garante um alto índice de umidade ao longo do ano.

Quem visitar Valência durante a primavera e o outono vai encontrar temperaturas amenas. Nos meses de julho e agosto predominam as temperaturas mais quentes, com quase nenhuma chuva. Os meses de chuvas mais intensas em Valência são setembro e outubro.

A alta temporada em Valência é marcada pelo verão, uma estação com médias na casa dos 25ºC. Além disso, durante a Las Fallas, em março, a data festiva de maior relevância na cidade, Valência fica lotada e é mais difícil achar hospedagem.

Alta Temporada

  • Prós – A cidade fica tomada por turistas, tem mais opções de entretenimento, baladas e eventos. Se você procura movimento e agito, esse é o momento. Além disso, o verão é a estação ideal para quem quer curtir as praias.
  • Contras – Os preços de hotéis, restaurantes e até de algumas atrações sobem consideravelmente.

Baixa Temporada

  • Prós – A cidade tem menor fluxo de turistas e os preços praticados são mais baixos. As praias e pontos turísticos ficam mais vazios, ou seja, passear por Valência não é nenhum desafio na baixa temporada.   
  • Contras – Com a cidade mais vazia, pode haver menos opções de eventos. Então, se você quer badalação, viaje na alta temporada.  

Veja também: Quando visitar Valência?

Praias em Valência

As mais belas praias da Espanha para você descobrir

Valência é uma cidade espanhola de personalidade distinta. A cidade-museu, repleta de pontos turísticos de diferentes épocas, localizada às margens do Mar Mediterrâneo, encanta turistas de todo o mundo tanto por suas atrações históricas, quanto por suas belas praias.

As praias valencianas são muito atraentes para os visitantes, sendo a fronteira entre o agito da cidade e a tranquilidade do mar. Veja as principais!

  • Praia La Malvarrosa – A Playa La Malvarrosa é uma das mais famosas praias de Valência. É ampla e aberta, com areia fina. É uma praia muito animada e frequentada pela população valenciana e também pelos turistas. Oferece muitos serviços, modernos e tradicionais, como os restaurantes de franquia e outros mais antigos. 
  • Praia El Saler – Esta é uma das preferidas dos locais, talvez por contar com aproximadamente 5 km de areia fina, havendo bastante espaço para o público. É uma excelente praia, no entanto, ao ser muito aberta, não é recomendada para crianças. Por outro lado, é a favorita de praticantes de esportes como o windsurf. 
  • Praia de Pinedo – A Playa de Pinedo fica ao sul do porto de Valência e do clube náutico. É uma das mais frequentadas por conta da proximidade com a área portuária. É uma praia aberta e de areia fina, e ao seu redor ainda conserva várias dunas e vegetação. Além de ser ideal para famílias, a praia tem uma área dedicada à prática de nudismo.
  • Praia La Gorrofera – A Garrofera é uma das menores praias da cidade, situada na parte sul e no interior do Parque Natural de la Albufera, o que faz dela uma das mais naturistas. Ela possui uma extensão de 1,5 km e 37 metros de largura. Uma curiosidade bem bacana da La Garrofera é que os primeiros 800 metros por lá são ótimos para a prática de nudismo.
  • Praia de L’Arbre del Gos – Localizada entre Pinedo e El Saler, L’Arbre del Gos é uma praia muito tranquila, próxima às dunas do Parque Natural de la Albufera. Essa é uma das opções em Valência que sempre enche, graças a infraestrutura que a praia tem, como restaurante e uma faixa para bicicletas.
  • Praia El Cabanyal-Arenas – El Cabanyal-Arenas é uma praia de areia fina, dourada e muito listada nos rankings de melhores praias de área. No início dela é onde ficam todos os restaurantes tradicionais, com suas paellas deliciosas. É a mais requisitada pelas famílias e, às vezes, de tão cheia que ela fica, é difícil estacionar. Tem serviços ótimos, máquinas de fazer exercícios, fonte de água, faixa para bicicletas, entre outros.

Veja também: Praias em Valência

Ecoturismo em Valência

A natureza preservada rende experiências inesquecíveis

Um destino banhado pelo Mar Mediterrâneo, com belos parques e jardins, claro que teria atividades ligadas à natureza, sem comprometer o meio ambiente.

Se você é um adepto do ecoturismo, não perca esses passeios!

  • Parque de Cabecera – Com mais de 334 mil metros quadrados, este parque à beira de um rio conta com trilhas para caminhada e ciclismo, parquinhos infantis e um bar de tapas. É um excelente lugar para passar o dia.
  • Jardin del Turia – Outro espaço verde que merece destaque e atrai os amantes do ecoturismo é o Jardin del Turia. Ele possui 10 km de jardins, além de ter quadras esportivas, ciclovia e parquinho infantil.
  • Jardin de Monforte – Este jardim urbano com fontes, estátuas, árvores frutíferas e natureza abundante é um dos mais bonitos de Valência. É uma ótima opção para um descanso tranquilo.
  • Passeios de barco – Que tal um passeio de barco nas águas do Mediterrâneo, observando Valência por outro ângulo? Barcos partem da Marina de Valência para um tour que mostra a cidade de uma perspectiva diferente. Ao pôr do sol, o passeio fica ainda mais especial. Procure uma das agências de turismo.
  • Jeep Safari Mountain Adventure – Esta é uma excursão de meio dia inesquecível nas montanhas de Calderona, a cerca de 30 minutos do centro de Valência. Você pode dirigir o jipe ou sentar e deixar o guia fazer o trabalho. É um passeio para descobrir os segredos e lendas do parque nacional, experimentando a emoção das trilhas off-road.
  • Stand up Paddle – O stand up paddle é uma atividade bem comum em algumas praias de Valência, principalmente, em Malvarrosa. Você pode fazer uma aula com um profissional ou simplesmente alugar uma prancha e se divertir no mar.

Veja também: Ecoturismo em Valência

Gastronomia em Valência

Paella Espanhola
Paella Espanhola

A cidade europeia das deliciosas paellas

A gastronomia é uma parte essencial da experiência valenciana. A culinária valenciana é famosa no mundo todo por ser o berço da paella. O arroz, ingrediente principal da paella, está na base de culinária valenciana, presente em diversos outros pratos.

Além da paella, como é parte da cultura espanhola, as tapas (aperitivos) também estão presentes na culinária de Valência com uma extensa variedade de pratos e ingredientes.

Entre as bebidas típicas valencianas, você pode provar a Água de Valência e a Horchata de Chufa. A primeira é um coquetel elaborado com cava (o espumante espanhol), suco de laranja, vodka e genebra. A segunda é uma bebida originária de Valência, muito popular em outras partes da Espanha também. A Horchata é uma bebida não alcoólica elaborada com água, açúcar e os tubérculos de uma planta herbácea chamada chufa.

Mas não se assuste com essas novidades! Valência também conta com restaurantes que servem pratos da culinária internacional, como italiana, japonesa e até brasileira.

Restaurantes em Valência

  • Brasa y Samba Churrascaria – Calle Utiel, 3
  • Navarro – Carrer de l’Arquebisbe Mayoral, 5
  • Le Favole Ristorante – Calle Hiedra, 5 B
  • Restaurante La Perfumería – Pl. de Manises, 7
  • Karak – Carrer del Músic Peydró, 9
  • Flor de Valencia – Avinguda del Cardenal Benlloch, 22
  • Burritos – Ribera – Carrer de Ribera, 8
  • San Tommaso – Carrer de la Corretgeria, 37
  • A huevo Restaurante – Carrer de Salamanca, 28, bajo izquierda
  • Toshi – Carrer del Salvador, 5

Veja também: Onde comer em Valência?

Hotéis em Valência

hotel
hotel em Valência

Lugares perfeitos para uma experiência apaixonante!

Valência é muito procurada por turistas do mundo todo por ser uma das principais cidades espanholas, e ao mesmo tempo não ser tão cara quanto outros lugares que são símbolos do país, como Madri e Barcelona. 

A cidade é basicamente dividida em duas partes, a parte antiga e a nova. E são nessas regiões em que 80% das coisas acontecem. Logicamente o valor dos aluguéis e das diárias nos hotéis dependerá muito da região que você escolher ficar.

No Centro Histórico ou Ciudad Vieja, você estará perto de muitos pontos de interesse (entre eles, o Mercado Central, a Torre dos Serranos e a Catedral de Valência), além disso, é o local com maior riqueza arquitetônica. Há muitas opções de hospedagens por lá, sem contar com os restaurantes famosos e tradicionais que servem pratos típicos.

A parte nova e moderna da cidade, com edifícios bonitos, projetados por arquitetos renomados é onde está a Ciudad de las Arts y las Ciencias. Próximo ao complexo, há diversas opções de ótimos hotéis. Basta escolher o seu favorito e aproveitar a estadia.

Pousadas e Hotéis em Valência

  • Hotel Primus Valencia – Carrer de Menorca, 22
  • NH Valencia Las Artes – Avinguda de l’Institut Obrer de València, 28
  • Hotel Valencia Center – Av. de França, 33
  • Cosmo Hotel Boutique – Av. de María Cristina, 8
  • Sorolla Centro – Carrer del Convent de Santa Clara, 5  
  • Fetén – Carrer dels Cavallers, 32

Veja também: Pousadas e hoteis em Valência

Passeios em Valência

Experiências inesquecíveis em lugares surpreendentes

Como já vimos, a cidade de Valência é conhecida pela beleza, gastronomia, praias e também pelos ousados projetos arquitetônicos. Lá, o medieval e o moderno andam lado a lado, o que torna os principais pontos turísticos desse destino ainda mais apaixonantes.

Listamos alguns passeios aqui para você explorar o melhor de Valência!

  • Mercado Central – O Mercado Central é um ótimo passeio para conhecer melhor a culinária e cultura de Valência. É o maior mercado do centro da Europa a se dedicar à especialidade de produtos frescos e primeiro também do continente a fazer entregas a domicílio, tarefa que se realiza no local desde outubro de 1996.
  • Lonja de la Seda – Declarado pela UNESCO como Patrimônio Mundial, o Mercado de Seda é um dos lugares que não pode ficar de fora do seu roteiro. A arquitetura desse local é a pura ilustração do poder e da riqueza dos comerciantes de Valência. O edifício de estilo gótico é dividido em várias partes: a Sala de Contraction, a Torre, onde ficam uma capela e uma antiga prisão para mercadores falidos, um jardim e o prédio do Consulado, que hoje é o lar da Academia Cultural de Valência.
  • Torres de Quart – O estilo gótico das escadarias internas e externas das Torres de Quart faz desse ponto turístico um excelente cenário para fotos. Mas, nada mais interessante do que saber a história dessa construção, que foi feita em 1400 para complementar uma muralha dentro da cidade.
  • Institut Valencià d’Art Modern – O IVAM foi o primeiro centro moderno criado na Espanha e possui obras de diferentes países e contextos culturais, exibindo artistas de toda a Europa e Estados Unidos. O Museu fica bem em frente a famosa Ponte de Las Arts.
  • Torres de Serranos – Uma das principais atrações de Valência, as Torres do Serranos eram uma das doze portas que faziam parte da antiga muralha da cidade que tinha como objetivo proteger Valência de qualquer ataque inimigo ou invasão. Essas torres já serviram para guardar todas as obras tiradas do Museu do Prado durante a Guerra Civil Espanhola e, hoje em dia, servem apenas para que turistas possam subir e admirar a cidade lá de cima.
  • Ciudad de las Ciencias y las Artes – A Cidade das Artes e das Ciências é um complexo dentro de Valência formado por um conjunto de seis áreas. El Palau de les Arts Reina Sofia é uma delas e foi criada para abrigar óperas e um centro de artes cênicas. Outra unidade é o Hemisfèric, que conta com cinema e um planetário. O L’Umbracle é um jardim de esculturas e um passeio paisagístico com espécies vegetais nativas de Valência. Completam as partes do complexo o Museu das Ciências Príncipe Felipe, o Oceanogràfic e o Àgora são, respectivamente, um museu de ciências, um aquário ao ar livre e um espaço utilizado para realizar diferentes tipos de eventos.

Veja também: Passeios em Valência

Quanto custa viajar para Valência?

Um dos destinos mais acessíveis na Europa

Valência é uma cidade da Espanha, que fica situada na costa do Mediterrâneo, ao leste do país. Valência fica a aproximadamente 303 km de Barcelona e a 360 km de Madri. Possui um sistema rodoviário funcional e seu aeroporto (que fica a 8 km do Centro) tem voos domésticos e alguns internacionais.

Não há voos diretos do Brasil para Valência. Uma opção mais econômica é pegar um voo para a capital Madri e seguir de trem para Valência.

  • Passagens – Opções a partir de: Rio R$2.380,00 e São Paulo R$1874,00.
  • Aluguel de carro – Categoria econômica R$82,50 a diária / veículos SUV R$124,61 a diária (preço médio para no mínimo 4 dias).
  • Passeios – Um passeio de barco custa a partir de 20 euros por pessoa. O ingresso para o Oceanogràfic custa a partir de 31,30 euros por pessoa.
  • Hospedagens – Em Valência, há hotéis para todos os gostos e bolsos, dos mais econômicos aos mais luxuosos, com diárias de R$66,00 e R$4.000,00.

O tempo ideal para conhecer Valência é de 4 dias, especialmente para quem nunca foi lá. Estima-se que numa viagem de 4 dias para a cidade espanhola é necessário ter entre R$3.000,00 a R$4.000,00, exceto as passagens aéreas. Com esse valor, dá para conhecer os principais pontos turísticos, se alimentar bem e se hospedar num hotel confortável.

Veja também: Quanto custa viajar para Valência?

iFriend: Guia de viagem em Valência

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Conheça um iFriend em Valência!

Valencia - Espanha
Valencia – Espanha

Valência, a terceira maior cidade da Espanha, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride!

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?