HomeGuia de viagem Ubatuba

Guia de viagem Ubatuba

Vista aerea Ubatuba
Vista aerea Ubatuba
Você vai adorar a natureza de Ubatuba nesse guia completo!

Ubatuba é um município costeiro do litoral norte do estado de São Paulo é rodeado pela floresta tropical do Parque Nacional da Serra do Mar. Suas praias são consideradas as mais belas protegidas e perigosas do litoral paulista.

Em Ubatuba estão localizadas mais de cem praias ao longo de 80 km de litoral e um bocado de ilhas. Faixas de areia desertas, preservadas e de natureza impar, tanto para quem pretende ter momentos mais intimistas e isolados quanto para quem pretende se enturmar e conhecer gente nova nos quiosques.

Vocação Turística

Ubatuba é uma cidade tão atraentemente turistica que hoje em dia é possível chegar de avião – O Aeroporto estadual de Ubatuba Gastão Madeira receberá voos comerciais diários durante a temporada de verão, entre dezembro e janeiro – a alta temporada promete ferver de turistas esse ano de 2021.

Distante 220 km da capital São Paulo e 70 km de Paraty, no Rio de Janeiro, Ubatuba está entre os destinos prediletos dos paulistas que buscam sossego e boa praia nos feriados e finais de semana.

A região de Ubatuba possui uma das maiores biodiversidades do mundo – oriundas da Mata Atlântica, há espécies raras sendo estudadas e sua ampla biodiversidade atrai pesquisadores do mundo inteiro.

Destaques

MeteoroPoint das baleiasBichos Preguiça
INPE investiga formação de cratera aberta por meteoro em Ubatuba. Uma cratera, de formato quadrado, cerca de 1,3 quilômetro em cada lado e 300 metros de profundidade está localizada na Serra do Mar e este sendo estudada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).O belíssimo cenário de Ubatuba recebe em seus verdes mares a visita de diferentes tipos de baleias, que durante sua migração, passam pelo litoral da cidade. As mais recorrentes são as espécies Franca e Baleia-de-Bryde com hábitos já distintos e que passam anualmente. Entretanto, muitas jubartes já foram observadas passando pelo litoral norte paulista.A presença dos simpáticos Bicho-Preguiças, nativos da Mata Atlântica, vem aumentando em locais urbanos de Ubatuba tais como na rodovia, ruas e terrenos próximo às casas. Muito dóceis, se alimentam de folhas, brotos, raízes e descem das árvores apenas uma vez por semana para suas necessidades fisiológicas. Embora sejam animais inofensivos, são silvestres e não devem ser mantidos em cativeiro.

O que fazer em Ubatuba

Vista ilha Prumirim - Ubatuba

Ubatuba tem o roteiro perfeito para quem quer se divertir muito no mar e nas cachoeiras

O visitante de Ubatuba deve considerar duas coisas: a primeira é que Ubatuba é o roteiro perfeito para quem adora curtir praia – e tem muitas praias! Desertas ou urbanas, acessíveis por trilha ou de barco, em ilhas ou na beira da estrada – não importa. A beleza ímpar da Costa Verde deve ser apreciada com os pés na estrada.

A segunda é que o índice pluviométrico da cidade é alto, por isso mesmo a cidade é apelidada carinhosamente de Ubachuva. Não considere isso como impeditivo para fazer um passeio bem legal: espere a chuva passar e aproveite!

Ubatuba há muitas cachoeiras bem distribuídas ao longo da costa, mas é ideal que o visitante opte por fazer as trilhas e passeios às cachoeiras com o auxílio de um guia. Como a tendência de chuvas é muito grande em Ubatuba, os trechos com cachoeiras tendem a ser tão perigosos quanto o mar de ressaca – as temidas trombas d´água. Por questões de segurança, os guias mais experientes poderão auxiliar nessa aventura, informando quando é o momento de se retirar.

Roteiro de três dias

Primeiro dia

Faça uma visita ao centro da cidade – conheça o Aquário de Ubatuba, perfeito para os dias de chuva, ideal para levar as crianças para conhecerem um pouco sobre a vida marinha.

Da mesma forma, o Projeto Tamar, único no estado de São Paulo, possui tanques, aquários, terrários, uma praia artificial e até um museu sobre a cultura caiçara. Sua extrema importância se dá por estar localizado em um local de alimentação das tartarugas marinhas no litoral brasileiro.

À noite você pode aproveitar a feirinha hippie de Ubatuba – que vende todo tipo de bugiganga de praia: canga, tattoo de rena, tererê, acessórios de prata, saídas de praia…

O Sobradão do Porto é outra opção cultural. Um prédio histórico do período de exportação cafeeira está aberto à visitação e tem espaço para exposições de arte, artesanato, fotografia, oficinas culturais e cursos.

Não deixe de experimentar o Sorvete ao Forno do Tachão, a sobremesa perfeita para esse primeiro dia.

Segundo dia

Pela manhã, conheça a Ilha do Prumirim – uma das mais lindas ilhas de Ubatuba – de um lado cachoeira e do outro o mar. Aproveite o dia.

Além do Prumirim que é a mais conhecida, também há verdadeiras obras de arte naturais como as cachoeiras da Água Branca, da Renata, dos Poços, da Escada, do Poço Verde e do Chafariz (para falar das mais acessíveis e procuradas) não deixe de conferir no guia as Cachoeiras de Ubatuba onde faremos um detalhamento de cada uma delas.   

Celebre o fim do segundo dia na balada  180° – essa casa noturna foi construída sobre as pedras e fica totalmente de frente para o mar. Se você ficar até o amanhecer, aproveite para contemplar o inesquecível nascer do sol, entre o mar e as pedras.

Terceiro dia

Comece seu dia beeeem cedo! Algumas das praias e cachoeiras mais bonitas de Ubatuba exigem caminhadas mais longas para serem visitadas – aproveite o terceiro dia para fazer uma das trilhas em meio a exuberância da Mata Atlântica. Todas as trilhas são gratuitas e de fácil acesso à pé (esqueça o carro e o ar condicionado) calce seu melhor tênis e vem com a gente.

A Trilha das Sete Praias tem um percurso de 10 km (somente ida), que leva a belas faixas de areia vazias ou desertas. O trajeto começa na Praia da Fortaleza, seguindo pela Praia do Cedro; Praia Deserto; Praia Grande do Bonete; Praia do Bonete; Praia do Peres; Praia do Oeste e, finalmente, a Praia da Lagoinha. (para maiores detalhes consulte o detalhamento nas Praias de Ubatuba).

Outra opção é a Trilha da Praia das Sete Fontes, que tem o percurso total de 4 km (somente ida) – ideal para quem não tem muito preparo físico. A trilha parte do canto direito da Praia da Ribeira, passa pela quase deserta Praia do Flamengo e termina na encantadora Praia das Sete Fontes. Cerca de 1,5 km depois você chega até a Gruta do Pirata. O trajeto não é difícil e há alguns pontos com escadas improvisadas que ajudam nos trechos mais íngremes. .

Roteiro mais dias

Mais de 100 praias, cachoeiras, formações rochosas e muito, mas muito verde! Você ainda não viu tudo em Ubatuba, mas se você ficar mais alguns dias poderá conhecer um pouco mais de suas belezas naturais, praticar esportes de aventura e já começar a planejar sua próxima viagem. Uma viagem só é muito pouco para conhecer o paraíso.

Veja mais; O que fazer em Ubatuba

Quando visitar Ubatuba

Vista Ilha das Couves
Vista Ilha das Couves

Passear em Ubachuva é uma caixinha de surpresas!

Quando visitar Ubatuba fique atento às chuvas.

O litoral norte de São Paulo atrai muitos visitantes nos fins de semana de sol, feriados prolongados e férias escolares. Porém, a previsão do tempo em Ubatuba não ajuda: chuvas repentinas em meio a um dia de sol podem frustrar o turista mais convencional.

A chuva é tão presente nos momentos de diversão em Ubatuba que os locais a apelidaram carinhosamente de “Ubachuva”. Na verdade, esse trecho do litoral paulista, coberto de Mata Atlântica e rodeado pela Serra do Mar, tem alto índice pluviométrico – o que de certa forma garante a beleza da paisagem.

O verão, que é a alta temporada, tem os meses mais quentes e chuvosos em Ubatuba, com temperaturas máximas de até 30ºC e índices pluviométricos que variam de 350 mm a 320 mm entre dezembro e março.

Entretanto, é só um ventinho soprar e as nuvens se vão, mostrando toda a beleza do céu azul ubatubense. Apesar das chuvas, muitos dias de sol para curtir até a próxima chuva.

Ubatuba pode ser visitada ao longo do ano, mas é bom entender que:

  • Os meses mais quentes – dezembro, janeiro, fevereiro e março;
  • Os meses mais frios – junho, julho e agosto;
  • Os meses mais chuvosos – dezembro, janeiro, fevereiro e março;
  • Os meses menos chuvosos – junho, julho e agosto.

Alta temporada:

  • Prós: Praias movimentadas, muitos turistas; maior variedade de passeios.
  • Contras: praias e hotéis lotados, os ingressos para as atrações se esgotam mais rapidamente. Há um fluxo imenso de pessoas querendo fotografar os pontos turísticos e talvez você não se sinta muito à vontade. 

Baixa temporada:

  • Prós: Os passeios não terão muitas pessoas, o que é bom para quem quer aproveitar o momento mais intimista. Sobra espaço nos parques e nas atrações turísticas. Espere um excelente atendimento em bares e restaurantes. Você poderá desfrutar dos pontos turísticos e naturais com calma, sem tanta aglomeração de pessoas. Os valores tendem a ser mais atrativos em pousadas e hotéis e o atendimento mais personalizado.
  • Contras: Pode haver poucos eventos. Alguns pontos turísticos podem estar em manutenção, então, não fique chateado e aproveite o melhor da cidade.

Veja também: Quando visitar Ubatuba

Gastronomia em Ubatuba

Gastronomia em Ubatuba
Moqueca de Ubatuba

Delicie-se com os sabores de Ubatuba

A Gastronomia de Ubatuba é diversificada, há diversos tipos de restaurantes que possibilitarão boas experiências gastronômicas.

O entorno do Centro, onde está a Praia do Itaguá e a Praia do Cruzeiro, especialmente os arredores do Sobradão do Porto, da Rua Guarani e a beira-mar estão situados os melhores restaurantes de Ubatuba, tanto de dia quanto de noite.

Na Rua Guarani é onde acontece os melhores agitos: grande concentração de restaurantes, bares e visitantes. Há restaurantes japoneses, cantinas, restaurantes populares… você encontrará de tudo um pouco, mas deve estar preparado para algumas surpresas gastronômicas!

Uma dessas surpresas é o Sorvete ao Forno, servido no Tachão de Ubatuba – uma das mais importantes extravagancias gastronômicas da cidade. O sorvete ao forno é  uma sobremesa incrível: quente por fora e gelado por dentro. A delícia combina uma fatia de bolo de pão de ló, salada de frutas, sorvete de massa com sabor a escolher, coberto por um merengue gratinado, servido em uma tigela de cerâmica.

No mais, abuse dos peixes, dos frutos do mar as sensacionais moquecas,  as salada de frutos do mar, casquinha de Siri, salmão à Maria Antonieta, o strogonoff de frutos do mar, filet de badejo grelhado, camarões de diversos preparos entre outras farras da gastronomia.

Lista de restaurantes em Ubatuba

  • Restaurante Prazeres do Mar – R. Idalina Graça, 145 – Toninhas
  • Restaurante O Rei do Peixe – Rua Guarani, 480 – Itaguá,
  • Restaurante Terra Papagalli – R. Xavantes, 537 – Itaguá
  • Quintal da Vila – Rua Guarani, 5 – e 6 – Itaguá,
  • Mangarito – R. Tamôios, 80 – Itaguá
  • Restaurante Tachão – R. Javaés, 20 – Itaguá
  • Imuzac Sushi – R. Batista de Oliveira, 180 – Centro
  • Akikomo Sushi – R. Cel. Domiciano, 525 – Centro
  • Okone Sushi – Av. Leovigildo Dias Vieira, 752 – Itaguá,
  • A Tavola Trattoria – Rua Jordão Homem da Costa 67 lojas 13 e 14 – Centro,
  • Sphaguetto Pizzaria – Rua Guarani, 686 – Itaguá,

Veja também: Onde comer em Ubatuba

Praias de Ubatuba

Praia em Ubatuba

Dias intensos de contato com a natureza!

Mais de 100 praias em Ubatuba – e meu, você não vai conseguir conhecer cada uma delas em uma única viagem. Algumas praias de Ubatuba são urbanas e de fácil acesso, porém grande parte delas são acessadas por meio de trilhas e depois de algum tempo de caminhadas.

As àguas à volta da Ilha Anchieta são uma área de alimentação para as tartarugas marinhas.

Em Ubatuba, o projeto TAMAR protege as tartarugas e tem um centro de visitantes com tanques. Existem mais criaturas marinhas em exibição no Aquário de Ubatuba.

Nesse guia prático selecionamos as praias mais famosas de Ubatuba, sempre lembrando do princípio básico que todos os amantes da natureza deve seguir

Não deixe nada além de pegadas, não tire nada além de fotografias, não leve nada além de lembranças e não mate nada além do tempo.

A biodiversidade de flora e fauna de Ubatuba agradecem!

Praia do Félix

A praia do Félix tem mar propício tanto para o banho quanto para o surfe – a segunda praia mais procurada em Ubatuba. Tem boa infraestrutura como quiosques e pistas para caminhada. As piscinas naturais formadas na maré baixa propiciam momentos relaxantes. 

Praia de Itamambuca

A praia Itamambuca, no nordeste, é conhecida pela forte rebentação das ondas – uma praia muito frequentada por surfistas.

Ilha das Couves

Apresenta área de 58 hectares e está localizada a 2,3 quilômetros da costa – apesar de ser uma propriedade privadas é um dos roteiros mais procurados pelos turistas em Ubatuba. A ilha costuma ficar bem cheia nos finais de semana e feriados de sol. O acesso se dá por lanchas e barcos que partem de diversas praias de Ubatuba, um trajeto de 15 minutos do máximo, sendo que a principal rota é a partir da Praia de Picinguaba.

Ilha do Prumirim

A ilha é muito procurada por famílias com crianças, por isso, a ilha fica sempre cheia. A praia da Ilha do Prumirim em Ubatuba tem águas transparentes, faixa de areia larga, possui muitas conchas e areia bem branquinha. O Pontão da Ilha de Prumirim é perfeito para mergulhos de profundidade.

Ilha Anchieta

O povoamento da ilha Anchieta é ancestral: logo após o descobrimento percebeu a ocupação dos índios Tamoios e Tupinambás, que chamavam a ilha de Tapira – que significa “Lugar calmo”. Em 1902 também era chamada de Ilha dos Porcos, passando a ser um presídio, já em 1934, recebeu o nome Ilha Anchieta em homenagem ao Padre José de Anchieta. Em 1952 o presídio foi extinto e a ilha passou a ser ponto de encontro de pescadores e famílias, em quatro praias lindas, de fácil acesso por barco a partir da praia de Picinguaba.

Praia do Lázaro

A Praia do Lázaro é uma praia urbana, com boa infraestrutura, de águas tranquilas, ideal para as famílias. Da praia do Lázaro se chega fácil às praias de Sununga e Domingas Dias. Muitos esportistas praticam Stand Up paddle e caiaque, não há muita incidência de ondas.

Praia da Sununga

A praia da Sununga é ideal para os amantes de Skimboard, sediando uma das baterias do esporte. Conhecida pela Gruta que chora, da Praia de Sununga é possível alugar os serviços de barcos para outras praias e ilhas, está próxima a praia do Lázaro, Domingas Dias, do Saco da Ribeira e seguindo pela Trilha das sete fontes na praia de mesmo nome. 

Praia de Santa Rita

A entrada principal está localizada na altura do 59 da Rodovia Rio-Santos. O acesso da Praia da Santa Rita é pelo bairro do Perequê-Mirim. Uma praia urbana que recebe muitos turistas. Tem boa infraestrutura de comércio, mar calmo, ideal para famílias e casais com crianças.

Praia Brava do Camburi

A praia brava do Camburi é dessas praias desertas lindas, ideais para quem quer ficar isolado num paraíso. Faixa de areia longa, árvores com sombra, perfeita para descansar. Leve tudo que for preciso para um dia de praia porque lá não tem nada! A Praia Brava do Camburi fica a  44 km do Centro de Ubatuba – você chega através de trilha a partir de um bar à beira da estrada, um pouco antes da entrada da Cachoeira da Escada e da pista que desce para a Praia do Camburi (cerca de 4 km antes).

Praia Vermelha do Norte

O visual deslumbrante da Praia Vermelha do Norte tem mar de tombo, águas bem agitadas e ondas perfeitas para os surfistas. O visitante convencional deverá se dirigir à parte mais à direita que é considerada mais suave. A praia tem faixa de areia larga, o que facilita o acesso aos visitantes nos dias de maior pico. É de fácil acesso pela Rio-Santos, está bem posicionada em relação ao centro, por isso é bastante procurada.

Praia do Cedro do Sul

Um cenário lindo de mar verde escuro, de águas transparentes, ambiente calmo, perfeito para quem pratica snorkeling. Verde intenso de sua mata contrasta com o branco da areia e o azul do céu. Não tem como não se apaixonar. Tem um quiosque para refeições rápidas e petiscos. O acesso é feito pelo Centro de Ubatuba, por algumas linhas de ônibus ou de carro.

Praia Grande do Bonete

A praia grande do Bonete tem um visual paradisíaco, muito verde de suas matas e mar azul espelhado. A Praia Grande do Bonete faz parte da Trilha das Sete Praias, que tem 10 km de extensão, sai da Praia da Lagoinha e chega até a Praia da Fortaleza, passando também pela Praia do Cedro do Sul e a Praia do Deserto. Tanto a Praia Grande do Bonete quanto a Praia do Bonete não têm acesso para carro ou transporte público. Para chegar às duas praias, será necessário fazer a Trilha das Sete Praias (com total de 10 km) ou realizar o trajeto pelo mar.

Veja também: Praias de Ubatuba

Cachoeiras de Ubatuba

Cachoeira do Espelho - Ubatuba
Cachoeira do Espelho

Em Ubatuba tem cachoeiras magistrais!

Você terá excelentes experiências nas Cachoeiras de Ubatuba! Prepare o tênis, o repelente e a viseira para um dia divertido de muita água e relaxamento nas pedras.

As cachoeiras de Ubatuba estão bem distribuídas por toda a costa – algumas são facilmente acessíveis pela rodovia Rio-Santos. Sempre visite as cachoeiras em grupo e deixe seu contato na recepção do hotel ou host avisando para onde você estará indo.

Entretanto, os cuidados devem ser redobrados. O ideal é que o visitante opte por fazer as trilhas e passeios às cachoeiras com o auxílio de um guia. Por questões de segurança, os guias mais experientes poderão auxiliar nessa aventura, informando quando é o momento de se retirar.

Utilize roupas próprias para fazer trilha como, calça comprida de preferência de tecido grosso, camisa de manga comprida e calçado – esse item é importante para prevenir picadas de inseto ou de cobras, muito presentes na região, afinal é habitat delas.

Como a tendência de chuvas é muito grande em Ubatuba, os trechos com cachoeiras tendem a ser tão perigosos quanto o mar de ressaca – as temidas “trombas d´água” ou “cabeça d’água”, pode causar acidentes fatais. Assim, não é recomendável nadar em cachoeiras depois de um período de chuvas.

Lembre-se da máxima da proteção ambiental: Não deixe nada além de pegadas, não tire nada além de fotografias, não leve nada além de lembranças e não mate nada além do tempo.

Você terá momentos ainda mais incríveis contratando um iFriend em Ubatuba

  • Cachoeira da Água Branca
  • Cachoeira do Prumirim
  • Cachoeira da Renata
  • Cachoeira da Escada
  • Cachoeira do Poço Verde
  • Cachoeira Ipiranguinha
  • Cachoeira dos Poços
  • Cachoeira Ubatubamirim
  • Cachoeira Queda Brava
  • Cachoeira do Crânio
  • Cachoeira do Chafariz

Cachoeira Água Branca

Está localizada na região sul de Ubatuba, com cerca de 180 metros de altura. Para chegar à ela é necessário seguir certos procedimentos como a presença de um guia credenciado ou monitor ambiental, fazer um pré-agendamento, o uso de calças e sapatos fechados, além da recomendação do uso de perneiras.

Cachoeira Prumirim

Uma das mais belas cachoeiras de Ubatuba, às margens da Rio-Santos. Está situada à 19 km do centro da cidade, no km 30 da rodovia. A paisagem estonteante compreende a região da Aldeia Boa Vista, da Nação Guarani, e vem descendo pela Serra do Mar, em meio à Mata Atlântica. São basicamente duas quedas d´água e um enorme poço. A cachoeira faz parte de um grande complexo etno-geográfico que engloba a Aldeia Indígena do Prumirim, o Sertão, a Cachoeira, a Ilha, o Rio e Praia do Prumirim.

Cachoeira Renata

Está situada no Sertão da Quina e tem seu acesso pela Praia da Maranduba. no Km 76,5 da rodovia Rio-Santos, e após 4 Km asfaltada, e outra por um trecho de terra, no bairro Sertão da Quina. É uma das cachoeiras mais visitadas. Situada dentro das dependências do Sítio Santa Cruz, a 200 metros da portaria, oferece uma vista exuberante. A Cachoeira da Renata é uma cascata de água doce, gelada e transparente.  Possui um bar e estacionamento pago.

Cachoeira do Poço verde

Localizada na parte sul da cidade, com acesso por uma estradinha asfaltada a partir da Praia da Maranduba, no Km 76 da rodovia Rio-Santos. Em dias de sol o poço fica com uma cor esverdeada, reflexo da cor da mata atlântica densa do lugar. Esse poço fica bem próximo a Cachoeira da Renata.

Cachoeira Escada

Também chamada de Cachoeira da Divisa, por estar localizada à beira da rodovia Rio-Santos, a 47 km do centro da cidade, muito próximo da divisa dos estados de SP/RJ (Ubatuba/Paraty). A primeira e a maior cachoeira de Ubatuba no sentido norte-sul

Cachoeira Ipiranguinha

Também é chamada Cachoeira da Cascata, ou Cascata dos Desejos, está localizada a 7 km do centro da cidade com acesso pela rodovia Oswaldo Cruz SP-125, no bairro do Ipiranguinha.Para chegar à ela é necessário fazer uma pequena caminhada, por uma trilha plana. Sua queda d’água tem mais ou menos 7 metros de altura e um lago natural. Embora não seja uma cachoeira muito apropriada para banho, a queda d´água permite se refrescar um pouco depois da caminhada. Os mais antigos dizem que no mês de agosto é possível ver o que seria uma aparição de Santa Maria.

Veja os melhores Pacotes de experiências em Ubatuba   para você aproveitar MUITO a sua estadia! 

Veja mais: Cachoeiras em Ubatuba

iFriend: Guia de viagem em Ubatuba

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Você pode escolher alguém com um perfil parecido/esperado e ter uma experiência incrível, focado nos seus desejos.

Descubra Ubatuba  de um jeito que você nunca viu! 

  •  Flávia – Vai te levar para conhecer a cidade tem de melhor
  •  Mônica – Vai mostrar cenários únicos para fotos e os recantos mais escondidos da cidade.

Ver mais iFriends: Guias locais em Ubatuba  para você aproveitar MUITO a sua estadia!

Praia de Santa Rita - Ubatuba - SP
Praia de Santa Rita – Ubatuba – SP

Ubatuba é linda e está esperando sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?