HomeGuia de Viagem Turquia

Guia de Viagem Turquia

Guia de Viagem Turquia
Guia de Viagem Turquia
Viva as belezas da Turquia com esse guia completo!

Falar sobre a Turquia não é apenas dissertar sobre um país. É lançar-se em voos  na história das civilizações.

De ponta a ponta, a Turquia é repleta de riquezas culturais que encantam os turistas e quem por ali passa. Seja no lado europeu ou asiático – isso mesmo, os turcos têm o privilégio de desfrutar de dois continentes.

Vocação turística da Turquia

A Turquia vai te surpreender nos mais diversos aspectos.

O idioma oficial da Turquia é o turco. O país tem uma área total de 783.562 km² e faz fronteira com a Grécia, Bulgária, Geórgia, Armênia, Azerbaidjão, Irã, Iraque e Síria.

A Turquia tem 80 milhões de habitantes (dados de 2016), o país lidera o ranking investimentos no setor de turismo e espera receber cerca de 50 milhões de turistas por ano até 2023.

Seja na religião ou na cultura, a Turquia compreende o ponto de equilíbrio entre as culturas oriental e ocidental.

Por essa razão, muitas pessoas vem conhecer a Turquia anualmente para se encantarem com os passeios de balão, os inúmeros castelos e mesquitas, a Cerimônia dos Dervixes, que simboliza a transição do plano atual para o terreno espiritual.

Destaques

História e ArqueologiaPasseios de BalãoPaisagens Naturais
Os Museus Arqueológicos de Istambul são o maior complexo museológico da Turquia, sendo dedicados à arte e cultura das civilizações antigas que floresceram especialmente na área de Istambul, mas também de outras regiões do império otomano. Além disso, são mais de 70 castelos para serem apreciados bem como suas mesquitas.Na longínqua e misteriosa Capadócia, os inúmeros balões coloridos fazem a alegria de muitos turistas ao passar por paisagens belíssimas e amanheceres espetaculares! Deguste uma taça de champanhe e agradeça essa oportunidade única!A Turquia tem paisagens naturais surpreendentes: casas, hotéis e igrejas construídas de calcário em forma de cavernas, formações rochosas e calcárias intrigantes que nos fazem querer conhecer mais e mais.

O que fazer na Turquia?

Ancara, capital da Turquia
Anoitecer em Ancara

Um roteiro que apaixona

Além de aproveitar uma gastronomia que lembra muito a árabe, tendo em vista que a Turquia recebe influência ocidental e oriental; europeia e asiática você viverá momentos que beiram ao êxtase com paisagens apaixonantes.   

Mais ao centro, quem estiver procurando por aventura, pode explorar a Capadócia. Com seus famosos passeios de balão, explorar os céus, voar e apreciar a vista lá do alto, já sabe que vai se deparar com um panorama repleto de paisagens exóticas e deslumbrantes, com seu cenário desértico intrigante.

Com os mais variados tipos de formações rochosas, é um lugar uno e rico, principalmente sendo visto do alto. E foi justamente a oportunidade de registrar esse momento único que atraiu o interesse de milhares de turistas para os famosos passeios.

Roteiro de três dias

A turquia é um país rico em diversidade cultural e natural. Você vai se apaixonar pelas tradições e passeios inusitados pelos país.

Primeiro dia em Istambul

Aproveite o primeiro dia em Istambul, uma das cidades mais exóticas da Europa ou da Ásia. Aqui, o Oriente encontra o Ocidente. Os mais magníficos pôres do sol, os sons distantes de Namaaz, minaretes espetaculares e gatos adoráveis .

Muitos dos que visitam a Turquia usam Istambul como uma base rápida antes de partir para a Capadócia , Pamukkale ou Éfeso . Recomendamos pelo menos 3 dias para conhecer a cidade em profundidade.

Passeie pela Praça Sultanahmet – próximo à essa praça estão os principais pontos turísticos. Essa praça costumava ser o hipódromo de Constantinopla. O ponto mais importante para você conhecer nesse momento é a Mesquita Azul – A Mesquita do Sultão Ahmet. Uma construção magnífica cujo interior apresenta azulejos azuis pintados à mão.

Outro ponto fundamental para você percorrer é a Hagia Sophia que fica ao lado da Mesquita do Sultão Ahmed. A construção foi uma basílica patriarcal cristã ortodoxa grega, depois foi transformada em mesquita e agora é um museu. Acredita-se que Hagia Sophia mudou a história da arquitetura no mundo. As paredes externas são de cor laranja e seu interior é ricamente adornado.

O Palácio de Topkapi já foi a residência principal dos sultões otomanos e a sede administrativa do Império Otomano, mas agora é um grande museu que reune relíquias da verdadeira realeza turca.

Não deixe de contemplar a vista panorâmica do Mar de Mármara do palácio.

Segundo dia em Ancara

Indo para a capital da Turquia, Ancara, você poderá conhecer diversos pontos históricos fundamentais para quem gosta da história e cultura oriental.

Comece seu dia em um dos pontos mais estratégicos da cidade – a Colina de Observação em Ancara, de onde dá para ver uma vista 360 de toda a cidade – o Mausoléu de Ataturk ou Anitkabir, em Ancara – mausoléu dedicado a mémoria de Ataturk Kemal Pasha – o fundador da república turca e o primeiro presidente da Turquia.  

Você já deve ter ouvido falar das termas de Caracalla, o famoso imperador romano? Construída no século III dC, as ruínas das termas romanas têm muita história para contar. Construídos na época do imperador Caracalla, esses banhos foram dedicados a Asclepios, o deus da medicina. Ainda há registros feitos pelos antigos romanos como o apoditerium romano (camarim), frigidarium (câmara fria), tepidarium (câmara quente) e caldarium (câmara quente). Uma tumba bizantina e vestígios frígios também foram encontrados aqui.

Sua próxima visita será no castelo de Ancara ou a Cidadela de Ancara Hisar é um dos marcos da cidade. Várias renovações por diferentes impérios deixaram uma aparência mesclada no castelo que reflete o estilo da arquitetura romana, bizantina, seljúcida e otomana. Não deixe de conferir o Museu das Civilizações da Anatólia e descobrir as galerias de arte, restaurantes e seu popular centro turístico.

Terceiro dia na Capadócia

A longínqua Capadócia tem uma ligação forte com o Brasil: São Jorge, o santo guerreiro venerado por muitos brasileiros nasceu nessa terra por volta do ano 230 dC.

Além de conhecer as terras por onde percorreu o santo soldado, você terá visões oníricas de balões de ar quente subindo ao amanhecer, formações rochosas incríveis que parecem vir de outro planeta e cidades subterrâneas que desafiam a lógica.

Aconselhamos pelo menos três dias na Capadócia : quanto mais noites você tem na Capadócia, mais amanheceres incríveis você terá.

Não deixe de lado a oportunidade de conhecer um autêntico hotel-caverna: Os hotéis caverna são uma maneira incrível de vivenciar a Capadócia, pois não são um truque, mas estão intrinsecamente ligados à história única da Capadócia. Os antigos habitantes da Capadócia usavam o calcário poroso como o bloco de construção para abrigos temporários e permanentes. Existem mosteiros, casas, hotéis e até cidades subterrâneas inteiras esculpidas na rocha!

Caso você resolva pernoitar em Uchisar ou em Göreme, você vai querer passar o final da tarde e a noite conhecendo a fantástica cena de compras na principal cidade turística da Capadócia, Göreme.

Emprenda um passeio pelas famosas “chaminés de fada”, altas formações rochosas em formato de cone agrupadas no Vale dos Monges, em Göreme e em outros lugares.

Termine seu roteiro na capadócia com o inesquecível passeio de balão antes do amanhecer e contemple o sol em todo seu esplendor ao nascer. Um passeio de balão dura em média 60 minutos: você tem direito a uma vista suprema, com champanhe e um certificado de voo.

Roteiros mais dias

Não deixe de conhecer outras cidades turísticas fantásticas da Turquia em companhia de um iFriend. Os guias locais poderão te dar um roteiro personalizado, ideal para que sua viagem seja feita com segurança e bem estar. Lugares incríveis como o Museu ao Ar Livre de Göreme, Red and Rose Valley, as formações sensuais das rochas no Vale do Amor entre outras cidades da Turquia, valem muito sua visita.

Veja mais: O que fazer na Turquia?

Quando visitar a Turquia?

Blue Mosque - Istambul
Blue Mosque – Istambul

Temperaturas quentes o ano inteiro!

Os melhores meses para visitar a Turquia são os entre março e outubro.

Já as regiões do interior do planalto da Anatólia, incluindo a Capadócia, é mais recomendado visitá-los nos meses entre abril e junho e em setembro e outubro, quando as temperaturas são quentes, sem serem insuportáveis como a exemplo dos meses de julho e agosto.

O leste da Turquia tem entre os meses de junho e setembro os melhores meses para viajar. Ao longo da costa do Mar Negro o melhor período é entre os meses de abril e setembro, relativamente menos chuvosos.

Alta temporada

  • Prós: Conhecer muitas pessoas, de diferentes países e culturas, há uma profusão de visitantes de diversos lugares. Grande variedade de atrações, muitas pessoas nas ruas e nos eventos, bares, passeios.
  • Contras: A alta temporada compreende preços menos atrativos. Lugares lotados, ingressos esgotados, variação de preços em hotéis e passagens aéreas.

Baixa temporada

  • Prós: Os lugares estão mais vazios, valores mais acessíveis, ingressos disponíveis. Bares e restaurantes com serviços diferenciados.
  • Contras: Não há muitos eventos na baixa temporada, há uma tendência em encontrar a cidade mais vazia e com isso, menos turisticamente atraente.

Veja também: Quando visitar a Turquia.

Onde comer na Turquia?

Churrasco Turco
Churrasco Turco

Vai um churrasquinho turco aí?

A gastronomia turca é diversificada e muito apreciada, principalmente por turistas estrangeiros. A comida, variada e gostosa, recebe muito as influências mediterrânea e asiática.

Em Istambul, a maior e mais turística cidade do país, é possível desfrutar pratos e sabores de diversas regiões da Turquia. É um país onde os sabores traduzem muita identidade e tem uma cozinha rica em vegetais, frutas, carnes e massas.

Ah, e não podemos esquecer das castanhas, que compõem pratos salgados diferenciados e doces turcos, de dar água na boca. 

O prato mais famoso é o kebab. Na Turquia ele tem um conceito mais amplo, já que vários pratos possuem “kebab” no nome, podendo ser de vários tipos de carnes, principalmente assadas, mas também cozidas.

O mais tradicional é o döner kebab, feito com espetos que possuem um monte de carnes juntas. Aqui pelo Brasil é muito popular pelas ruas do centro do Rio de Janeiro e de São Paulo, ganhando o nome de “espeto grego” (ou Churrasco Grego).

Outro prato bem popular que você pode encontrar em quase toda a Turquia é o “pide”, uma espécie de pizza feita com uma massa grossa de pão e em um formato oval e queijo da região. Existem vários sabores, desde a versão somente com molho de tomate até opções com carne.

Os turcos apreciam bastante as saladas e iogurtes. Em quase todas as refeições é servida uma salada – acreditem, até no café da manhã a salada está presente!

Aliás, falando em café da manhã, não importa o hotel que você escolha se hospedar, sempre encontrará no buffet do seu desjejum, com pães turcos, o Simit, tradicional nos cafés das manhãs, iogurte e avelãs e muitas frutas e as saladas refrescantes. 

A gastronomia turca não deixa a desejar. É completa do amanhecer ao anoitecer, rica em proteínas, fibras  e sabor. Imagine um final de tarde, em frente ao litoral, talvez na cidade de Bodrum, com belas praias e um bom sorvete turco, com os sabores típicos, como, pistaches, cerejas, pêssegos ou quem sabe figos? 

A pessoa que tiver o prazer de degustar não se arrependerá. Um brinde a esse momento! Com não menos que a bebida mais tradicional dos turcos, o famoso “Leite de Leão”, o Raki, conhecido licor de anis que atravessa milênios.

Restaurantes em Istambul

  • Garden Mezze – Binbirdirek, İstanbul Sultanahmet, Peykhane Cd. no 16, 34122 Fatih/
  • Garden 1897 – Küçük Ayasofya Mahallesi mehmet paşa Sokak. No:14Sultanahmet, 34122 Fatih/
  • Bizantyon Bistro –Kemal Paşa, Ordu Cad, Yeşil Tulumba Sk. No:9/1, 34134 Fatih/
  • Yakamoz Teras cafe restaurant – Bab-i ali cad. bas muhasip sok. No 11-13, 34093 Fatih 

Restaurantes em Ancara 

Confira também: Onde comer na Turquia

Passeios de balão na Turquia

Guia de Viagem Turquia
Balões na Capadócia

Um verdadeiro presente ao olhar!

Uma das principais atividades turísticas da Capadócia são os passeios de balões. Com duração média de aproximadamente 1h, o roteiro sobrevoa o Parque Nacional Göreme, com suas rochas esculpidas pela erosão. 

Aliás, o parque é um dos 18 Patrimônios Mundiais classificados pela Unesco na Turquia e preserva muito da história da civilização e da região. Os passeios acontecem nas primeiras horas da manhã, o que confere um visual ainda mais deslumbrante, já que possibilita apreciar o nascer do sol do alto. 

Os tons alaranjados tomam conta do céu, misturando-se com o mar de rochas do parque. A área, que fica tomada de balões coloridos, criam uma paisagem única no horizonte da Capadócia.

Mas atenção: por ser uma das atividades mais procuradas no país, o melhor é garantir a sua reserva, recomendado fazer assim que chegar e com empresas especializadas e certificadas com os protocolos de turismo seguro.

Veja mais: passeios na Turquia  

Pontos turísticos

Pamukkale - Castelo de algodão, Turquia

Você terá um roteiro intenso nessa viagem à Turquia!

Já pincelamos alguns belos lugares para passeios na Turquia, sendo estes do oeste ao leste do país. 

Então coloque o biquíni para o Banho Turco, na mala ou mochila se preferir, não deixem de levar roupas confortáveis e aquele tradicional tênis. Para passeios em Mesquitas não podem faltar lenços para mulheres. 

Não se acanhe! Istambul é uma cidade moderna em nosso tempo atual, multicultural, todos são bem vindos!

Bodrum

Bodrum tem belas praias bem parecidas com o ocidente europeu, faz lembrar a Grécia. Quem nunca pensou em azul turquesa e como seria, é só se deliciar com as praias de Oludeniz, com sua Blue Lagoon.  

Pamukkale 

Visite também o deserto de calcário, que nos remete ao um “Castelo de Algodão”, que  é um encontro com  o que há de mais sublime e sútil beleza, formado por piscinas termais, a chamada Pamukkale.

Éfeso 

Selçuk, Éfeso é aquela cidade antiga que não pode faltar no seu itinerário turístico. Estamos falando de um vasto sítio arqueológico, localizado em uma cidade que fez parte do Império Romano, e para os amantes de mitologia grega, também foi Templo de Artemis.

Mesquita Azul

A Mesquita Azul é uma das construções religiosas mais famosas do mundo, além de um dos símbolos da cidade de Istambul.  Foi construída entre 1609 e 1616, e foi um grande presente arquitetônico de Sultan Ahmet I.

Hagia Sophia

A Hagia Sophia foi construída sobre duas igrejas anteriores e foi inaugurada pelo imperador Justinianoem 537 dC. Foi transformada em mesquita no século 15, pelos otomanos.

Veja mais: Pontos Turísticos na Turquia

Passeios na Turquia

Mar de Bósforo - Turquia
Mar de Bósforo

Passeios na Turquia são muito variados e você terá muitas atrações para conhecer

Tudo que você pode conhecer na Turquia fica ainda melhor com a orientação de um iFriend em Istambul

O país é conhecido por lendárias paisagens que nos remetem à histórias maravilhosas. Existem mais de 100 castelos na Turquia, fortalezas criadas pelos exércitos para se defenderem de invasores, construídas principalmente durante o Império Bizantino e Otomano.

Com até três horas de voo você chega a diversos destinos na Africa, Ásia e Europa. A Turkish Airlines foi eleita por seis anos consecutivos, a melhor companhia aérea da Europa, voa para mais de 200 destinos internacionais.

Delicie-se com castanhas e demais oleaginosas – pistache, castanha, nozes, amendoim, avelã e amêndoas da melhor qualidade a preços mais acessíveis devido ao clima. É gratificante conhecer as árvores, sementes e frutos frescos.

WalkTour histórico em Istambul

O Walktour Histórico por Istambul permite uma visão integral da cidade. O passeio começa na parte da manhã, buscando o passageiro no hotel, iniciando de van, metrô ou caminhando.

Para começar, contaremos sobre os monumentos históricos belíssimos do tempo do Império Bizantino que estão de pé até a contemporaneidade

Primeiramente, iremos no Hipódromo romano, marcando a incrível história da capital do Império Romano do Oriente: Constantinopla

Iremos depois na Mesquita Azul, construída em 1616, e, particularmente, uma das obras mais bonitas da cidade

Conheceremos o interior dos monumentos e será necessário falar sobre a cultura e religião islâmica, muito importantes para os que vivem aqui.

Depois iremos para o ponto principal do nosso tour em Istambul: a Igreja de Santa Sofia! Sendo uma obra romana, do século VI, encanta turistas, por detalharmos sempre os mosaicos e afrescos presentes nesse monumento.

Depois disso, iremos na cisterna da Basílica, um antigo reservatório de água do século VI, que atualmente é todo iluminado, bem exótico e fascinante para os nossos visitantes em Istambul! Partindo de lá, iremos no meu restaurante turco favorito, para que o viajante deguste um maravilhoso prato típico, cheio de sabores locais.

Agora sim, iremos ao Grande Bazar, um dos mais antigos do mundo, com incríveis e antigas lojas de artesanatos, para que o viajante também possa conhecer a cultura, exposições locais…

Entre esses monumentos, também tiraremos fotos incríveis, relembrando a memória bizantina ou otomana, de forma incrível!

Istambul em Detalhes

Istambul tem coisas incríveis para oferecer a todos os viajantes

O passeio Istambul em Detalhes começa na parte da manhã, buscando o passageiro no hotel, iniciando de van, metrô ou caminhando.

Para iniciar essa grande aventura, iremos no Museu de Topkapi, que foi o palácio do sultão desde o século XV e guarda uma memória local incrível

Veremos sessões de tesouros da época do Império Otomano, e falaremos um pouquinho sobre todos os detalhes que encantam todos os nossos visitantes

De lá, não poderíamos perder uma visita ao Bazar Egípcio, que conta maravilhosas curiosidades sobre a história local e claro, é cheio de lojas que vendem coisas típicas da Turquia

Depois disso, embarcaremos em um passeio de barco de quase 2 horas no conhecido canal de Bósforo, que separa os dois continentes que cercam a cidade, indo diretamente para o bairro de Calicut: um bairro lindo cheios de lojinhas, bares e restaurantes típicos!

Não perca: passeios na Turquia

iFriends na Turquia

Viva mais experiências incríveis na Turquia  com os iFriends

Uma viagem à Turquia não estará completa sem a companhia de um guia local e os iFriends possibilitarão uma viagem muito mais completa, com roteiros personalizados mostrando o melhor do país e curiosidades que você não sabe!

  • Mehmet – o Mehmet é turco e vai te levar para conhecer a Capadócia, os costumes e hábitos da Turquia como um todo.

Conheça outros iFriends da Turquia e tenha experiências únicas conhecendo os principais pontos da cidade com a melhor companhia!

Montanhas da Turquia

“Paz em casa, paz no mundo” A Turquia está esperando sua visita!

iFriend – Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?