HomeGuia de viagem Trancoso

Guia de viagem Trancoso

Vista aérea Trancoso
Vista aérea Trancoso
Você vai adorar conhecer Trancoso nesse guia incrível!

Trancoso é um distrito do município brasileiro de Porto Seguro, no litoral do estado da Bahia.

A beleza das praias e o cenário do Quadrado – a praça central da vila emoldurada por casinhas coloridas, um campo de futebol no meio e uma igreja ao fundo, dão o tom ao cenário nesse pequeno vilarejo.

Trancoso, entretanto, ganhou um upgrade que elevou seus serviços à categoria cinco estrelas, mas não perdeu o charme e  o astral.

O povoado tem pousadas sofisticadas, lojas de grife e restaurantes que atraem artistas, ricos e famosos.

As praias de Trancoso e região são verdadeiros paraísos naturais. Com pouco mais de 10 mil habitantes, o turismo é o que mantém esse vilarejo encantador.

O ponto turístico mais badalado da região é o Quadrado e suas lojinhas, com muitos artesanatos típicos para levar para casa, como as casinhas de cerâmica esculpidas à mão do artesão nativo Zé da Cerâmica.

Vocação turística de Trancoso

Distrito famoso de Porto Seguro , Trancoso acolhe mais de 10 praias para todos os gostos. Mesmo com o ambiente rústico, a vila conta com uma excelente infraestrutura de hotéis, pousadas e restaurantes.

Esse pequeno vilarejo se tornou um destino bem requisitado por famosos, e suas belezas naturais, seu clima calmo e hospitaleiro fazem a diferença entre os viajantes na hora de decidir seu destino de viagem.

Destaques

Paz e AmorTempero “Arretado”Encontro do Rio com o Mar
Trancoso é um pequeno pedaço do paraíso descoberto pelos hippies nos anos 70 O forte e apimentado sabor baiano ganha em Trancoso um tempero especial. Como bom destino litorâneo, o forte de Trancoso são os peixes e frutos do mar, preferencialmente regados a dendê e pimenta. O Rio Trancoso, na praia dos Nativos, é um espetáculo a mais é o encontro do Rio Trancoso com o mar. Um belo cenário, que rende muitas fotos. 

O que fazer em Trancoso

Quadrado de Trancoso
Quadrado de Trancoso

Um pequeno paraíso na Bahia descoberto pelos hippies nos anos 70.

Um dos melhores destinos do Estado da Bahia, Trancoso se destaca não somente por causa de suas praias paradisíacas.

Quase todo mundo já conheceu ou ouviu falar do Quadrado, uma das mais charmosas praças do Brasil.

Aliado a isso, as  praias de Trancoso completam os motivos – como se precisasse – para conhecer esse destino.  

Primeiro Dia

Comece seu primeiro dia de roteiro conhecendo duas praias famosas de Trancoso,  a Praia dos Nativos e a dos Coqueiros. A praia dos Nativos é conhecida por ser bem agitada e movimentada, essa praia possui o clima certo para qualquer perfil de visitante. A praia é famosa por ser um ponto de agito e badalação, mas caminhando um pouquinho é possível encontrar locais mais calmos na faixa de areia, mesmo sem sair da Praia dos Nativos. A Praia dos Coqueiros, a mais popular entre os turistas que visitam Trancoso, é o grande charme dessa faixa de areia, já que oferece, na mesma praia, quiosques, barraqueiros e cantinhos sossegados para quem deseja uma praia sem ninguém. Outro detalhe que torna a Praia dos Coqueiros uma das prediletas dos visitantes é a facilidade de acesso. 

Segundo Dia

Aproveite a proximidade e aproveite seu segundo dia de roteiro para conhecer Arraial da Ajuda, afinal, de Trancoso para lá são apenas 28 km, cerca de 40 minutos de carro. Em Arraial, conheça as praias do sul de Arraial, em especial, Taípe. Com uma boa disposição, é possível fazer o seguinte trajeto: Praia do Patacho, Praia da Pitinga e a Praia do Taípe. Na verdade, a orla do Arraial d’Ajuda pode ser percorrida pela areia de ponta a ponta: não há nenhum obstáculo intransponível, pois  trata-se de uma praia só, que vai mudando de nome no caminho.

Terceiro Dia

O seu último dia nesse paraíso merece começar com a Praia do Espelho, um destino dos sonhos para quem busca relaxar diante do mar baiano. Uma das melhores praias do Brasil. Tem uma boa infraestrutura, com pousadas, bons restaurantes, charmosos quiosques, tudo isso rodeado pelo mar transparente, falésias coloridas e piscinas naturais. À noite, não deixe de visitar um dos mais famosos cartões postais da cidade, o centro da vila, chamado de Quadrado. Uma praça que abriga a igrejinha e um campo de futebol, e é emoldurada por casinhas coloridas que funcionam como bares, restaurantes e lojas. 

Veja também: O que fazer em Trancoso

Quando visitar Trancoso

Igreja de São João Batista
Igreja de São João Batista

Trancoso é linda o ano inteiro!

O litoral baiano é destino para ser visitado durante todo o ano e em Trancoso não é diferente, mas já que o forte de Trancoso são as belas praias, fique atento aos períodos de chuvas, que são bem distribuídas ao longo do ano, sendo que no inverno chove mais. 

Alta Temporada

  • Prós: Apesar de cheio, Trancoso fica animado e, principalmente no Quadrado, centro do vilarejo, que fica ainda mais colorido. Existem mais opções de passeios e locais abertos para você conhecer.
  • Contras: Alta temporada é o período em que a cidade recebe uma quantidade maior de turistas, em especial no período das férias de verão e  entre as festas de fim de ano. Nessa época, os preços de hospedagem, passagens aéreas, alimentação e passeios são mais altos.

Baixa temporada:

  • Prós: Você pode e consegue aproveitar os mesmo atrativos e charme desse charmoso lugar com mais calma e tranquilidade, porém pagando menos.
  • Contras: Justamente pelo fato da cidade estar com pouco movimento, as opções de passeios e lugares abertos são menores.

Veja também: Quando visitar Trancoso

Gastronomia e o que comer em Trancoso

Acarajé
Acarajé

Todos os sabores de Trancoso!

Sem dúvida, o forte e apimentado sabor baiano ganha em Trancoso um tempero especial. Como bom destino litorâneo, o forte de Trancoso são os peixes e frutos do mar, preferencialmente regados a dendê e pimenta. 

portanto, use e abuse das comidas típicas baianas como vatapá, acarajé, caruru, abará, bolinho de estudante, entre outras delícias.

  • Restaurante Zukka – Estr. de Trancoso, 12-21, Porto Seguro
  • Restaurante Rabanete Trancoso – Praça São João Batista, 308 – Quadrado Histórico
  • Canto do Quadrado – Praça São João Batista, 314 – Trancoso
  • O Cacau – Praça São João Batista, N 96, Porto Seguro
  • Restaurante Jacaré do Brasil – Rua Carlos Alberto Parracho, 121, Porto Seguro

Veja também: Gastronomia em Trancoso

Pontos Turísticos Trancoso

Mirante do Quadrado
Mirante do Quadrado

Cenários perfeitos para descansar a alma!

A Vila de Trancoso integra a rota estratégica do Descobrimento, ao lado de Arraial d´Ajuda e Caraíva – todos distritos de Porto Seguro – juntamente com o município de Santa Cruz Cabrália – foi nesta região que Pedro Álvares Cabral desembarcou, em 1500.

Quadrado

O Quadrado, ponto turístico de Trancoso, é literalmente uma área quadrada. Possui lojinhas de artesanato e alguns dos melhores restaurantes de Trancoso. stá a Igreja de São João Batista. Uma igrejinha simples e com um ar colonial. Se você estiver atrás de uma lembrancinha, aqui também é o lugar certo!

Igreja de São João Batista

A igreja de São João Batista é hoje um dos principais atrativos do famoso Quadrado de Trancoso.  A vista da parte de trás da igreja é deslumbrante e dá para avistar os coqueirais, falésias, desembocadura do Rio Trancos e as praias dos Nativos e Coqueiros. Nos períodos das festas de São João nos meses de Junho a  Julho a igreja recebe milhares de fiéis.

Mirante do Quadrado

Localizada atrás da igreja, mais uma parada imperdível: o Mirante do Quadrado. De lá é possível observar as praias dos Coqueiros, dos Nativos e o Rio Trancoso, ou seja, um visual de tirar o fôlego de qualquer um.

Rio Trancoso

Na praia dos Nativos, um espetáculo a mais é o encontro do Rio Trancoso com o mar. Um belo cenário, que rende muitas fotos. É comum ver  banhistas parando por ali perto para passar o dia. Lá também é uma boa oportunidade para tomar um banho de rio para tirar a água salgada do corpo. 

Veja também: Pontos Turísticos de Porto Seguro

Praias de Trancoso

Praia do Rio Verde
Praia do Rio Verde

Praias encantadoras para você relaxar na natureza!

As 10 praias de Trancoso são belíssimas – longas faixas de areia branquinha, mar de águas mornas e azuis, perfeitas para famílias, praticantes de stand up paddle, entre outras modalidades.

Os surfistas também tem seu lugar nas ondas perfeitas da praia de Nativos e de Rio Verde.

Praia de Itapororoca

Cercada por mansões e condomínios de luxo, a Praia de Itapororoca tem mar calmo, corais, piscinas naturais, além de coqueiros e amendoeiras para descansar e se proteger do sol. A Praia não tem infraestrutura de quiosques ou restaurantes à beira-mar.

Praia dos Nativos

A praia mais movimentada de Trancoso, a Praia dos Nativos, agrada pelas boas opções para refeições à beira-mar e pela generosa oferta de hospedagens próximas à areia, fato não muito comum em outras praias da região. Quem busca um lugar de frente para o mar para passar uns dias de descanso, a Praia dos Nativos é uma ótima pedida.

Praia do Espelho

Considerada uma das mais bonitas do Brasil, a praia do Espelho fica a aproximadamente 25 km de Trancoso. Falésias, rios, coqueirais, águas que variam entre verde e azul, areia branca, compõem o cenário dessa paradisíaca praia. Refúgio que atrai muitos turistas. Perfeita para a prática do mergulho, já que os corais suportam diversos tipos de vida marinha e criam um visual inesquecível. É possível fazer passeios de barco e canoa pelas águas e visitar os mirantes que ficam nas falésias

Praia dos Coqueiros

Localizada bem próxima da vila, essa praia é repleta de recifes, coqueiros, e muitas barracas de praia e muitas delas excelentes para comer peixes e frutos do mar.  Bastante movimentada pelos moradores e também por excursões bate-e-volta de Porto Seguro, Coqueiros possui muitas barracas pé na areia que servem petiscos e bebidas e o tradicional peixe frito na brasa. 

Praia de Taipe

A praia de Taipe é conhecida por suas falésias coloridas que formam uma paisagem de tirar o fôlego. Só tem duas barracas em uma extensão de quilômetros, ou seja uma praia quase deserta. A longa faixa de areia e imponentes falésias que chegam a 45 metros de altura são os atrativos da praia deliciosamente morna. No alto de uma dessas falésias fica o fantástico Club Med.

Veja mais: Praias de Trancoso

iFriend: Guia de viagem em Trancoso

Escolher um guia de viagem para acompanha-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

De Porto Seguro você chega mais rápido a Trancoso! Você pode escolher alguém com um perfil parecido/esperado e ter uma experiência incrível, focado nos seus desejos.

  • AcassioVocê vai conhecer a Bahia com um guia credenciado pelo Ministério do Turismo.
  • MarinaVai te levar para conhecer os pontos históricos e as principais atrações culturais

Ver mais iFriends: guias locais em Porto Seguro para você aproveitar MUITO a sua estadia!

Praia de Taipe
Praia de Taipe

Trancoso, distrito de Porto Seguro está esperando sua visita!

iFriend. Find a Friend, enjoy the ride

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?