HomeGuia de Viagem Tibau do Sul

Guia de Viagem Tibau do Sul

Mirante Sunset - Tibau do Sul
Mirante Sunset - Tibau do Sul
Venha descobrir as maravilhas e encantos deste paraíso potiguar

Quando pensamos em um lugar que reúna paz, tranquilidade, natureza e belas paisagens, logo pensamos na perfeita tradução de um paraíso, não é mesmo? Pois acredite, estamos falando de um: trata-se de Tibau do Sul, localizada a apenas 80 km de Natal. O lugar, que é uma pequena vila, oferece aos seus visitantes uma costa litorânea de quase 15 km. 

Nas praias estão concetrados todo o charme e o atrativo principal para quem escolhe visitar a região. Nesse caso, podemos considerar Pipa, a mais famosa delas.

Com um mar de água cristalina e temperatura agradável, a orla é uma das mais concorridas da cidade, afinal, é o ponto de gente jovem, bonita e que gosta de diversão, e de noite oferece as melhores baladas e agitos do nordeste de noite.

Vocação Turística de Tibau do Sul

A cidade de Tibau do Sul era praticamente desconhecida, até a década de 70, quando surfistas descobriram o local, atraídos pelas praias, que são um atrativo a parte do lugar e chamam a atenção pelas areias brancas,  águas cristalinas e ondas calmas.

É uma praia urbana, onde turistas e visitantes do mundo inteiro desfrutam de uma boa estrutura composta de bares, restaurantes e barracas. Mas as praias não são o seu único atrativo: é possível fazer caminhadas, passeios de barco, caiaque, além de rally na Mata Atlântica.

Destaques

A Praia de PipaTesouro escondidoMata Atlântica Preservada
Uma das mais bonitas e preservadas praias em Pipa, a Baía dos Golfinhos, é possível observar os golfinhos nadando? E o melhor! Sem precisar pagar nada por esse espetáculo da natureza.
A cidade era praticamente desconhecida, até a década de 70, quando surfistas descobriram o local, atraídos pelas praias, que são um atrativo a parte do lugar e chamam a atenção pelas areias brancas,  águas cristalinas e ondas calmas.
O Santuário Ecológico de Pipa fica localizado em  uma extensão de 120 hectares dentro da Mata Atlântica. É uma experiência inesquecível, afinal, já imaginou poder trilhar em 16 opções de caminhos que levam a diferentes mirantes e praias?

O que fazer em Tibau do Sul

Praia de pipa - Tibau do Sul
Praia de pipa – Tibau do Sul

Roteiro de 3 dias 

A Praia de Tibau do Sul, também conhecida Barra, é tranquila e encanta pela simplicidade. De areias brancas e mar calmo, tem águas mansas e rasas da Lagoa de Guaraíras, que se misturam à água do Oceano Atlântico e formam piscinas naturais.

Pipa é a praia mais famosa de Tibau do Sul, e chama a atenção por sua beleza e águas cristalinas de temperaturas mornas. Mas Tibau do Sul tem muito mais a oferecer e a encantar do que você possa imaginar.

Além das festas e da boa movimentação o ano inteiro, essa região guarda atrativos naturais incríveis.

Primeiro dia

Você pode dar início ao seu roteiro pela Praia do Centro, que oferece inúmeras opções de gastronomia e compra de lembrancinhas e souvenirs. Na faixa de areia, existe também uma variedade de barracas com bebidas e petiscos para você aproveitar e relaxar em um dos quiosques, que dispõem de cadeiras e guarda-sóis na areia. Depois caminhe até a Baía dos Golfinhos, um passeio lindo, com duração de 15 minutos. Prepare-se, pois nessa praia a chance de avistarem famílias de Golfinhos nadando bem perto da costa é grande. Quando acontece a maré cheia,  as tartarugas marinhas dão o ar da graça. Dê uma parada para desfrutar da gastronomia dos arredores. A dica para o  fim da tarde, é ver o pôr do sol no Mirante Sunset Bar, que tem uma vista incrível da Praia do Centro. 

Segundo dia

Comece o dia com um reforçado café da manhã para esse dia de roteiro em Tibau do Sul. O passeio de jardineira 4×4, que leva o dia todo e passa por vários pontos turísticos da região, como o Chapadão, Barra do Cunhaú, Ilha da Restinga, Cacimbinhas, entre outros, e termina levando você para apreciar um lindo visual com o pôr do sol nas margens da Lagoa Guaraíras

Terceiro dia

Nesse terceiro dia de passeios, um programa bem família pode ser uma boa pedida. Que tal conhecer o Santuário Ecológico de Pipa, uma reserva com mais de 80 hectares em cima das falésias bem na entrada da Pipa, com muitas trilhas, mirantes com visuais incríveis e até um museu natural. Depois do passeio você pode ir até a Praia do Madeiro por um acesso exclusivo: uma escada para os visitantes do Santuário. Mas cuidado, pois 

A escada é bastante rústica e não é recomendada para pessoas com dificuldade de locomoção. Madeiro é considerada uma das melhores praias da região para aprender a surfar,  e conta inclusive com várias escolas de surf para crianças e adultos. 

Se você ainda não se cansou, a pedida é a Praia do Amor, boa  opção para encerrar seu dia em Pipa. Não deixe de visitar as famosas piscininhas naturais com formato do coração.

Veja mais: O que fazer em Tibau do Sul

Quando visitar Tibau do Sul

Mirante Sunset - Tibau do Sul
Mirante Sunset – Tibau do Sul

Saiba as melhores estações para conhecer Tibau do Sul e divirta-se

A melhor época para visitar a cidade é entre os meses de outubro a março. As principais festas religiosas acontecem no período: São Sebastião, em janeiro; e Nossa Senhora dos Navegantes, em novembro. Nos meses entre abril e julho geralmente chove muito na região. Nos meses de agosto e setembro, venta bastante por lá. Mas o pessoal do kitesurfe não reclama muito disso não! 

Alta Temporada

  • Prós – A cidade fica abarrotada de gente, sobretudo turistas. Mas, se você faz aquele tipo de viajante que é um cidadão do mundo, vai gostar de conviver com os mais variados tipos de turistas. Desde os argentinos até os franceses!
  • Contras – Com a alta estação, o pico de visitantes aumenta bastante, além disso, nesse período de verão começam as pancadas de chuva e o calor é um pouco maior,Leve em conta nesse período também os feriados, já que Pipa fica superlotada em qualquer data comemorativa.

Baixa Temporada

  • Prós – De cara as coisas ficam bem mais em conta ou pelo menos com  mais promoções e ofertas,além de claro, praias mais tranquilas e sossego.
  • Contras –  Um período mais chuvoso que pode atrasar ou até adiar os seus planos de um dia de sol na praia ou de um passeio de barco.

Veja também: Quando visitar Tibau do Sul

Gastronomia e onde comer em Tibau do Sul

Moqueca Tibau do Sul
Moqueca Tibau do Sul

Esse paraíso também tem seus encantos na gastronomia, que encanta e agrada em cheio os viajantes. Você vai ficar num difícil dilema entre decidir se experimentar as deliciosas comidas típicas do Nordeste ou a sofisticação da cozinha Mediterrânea e Internacional, mas a A gastronomia do local oferece como uma das boas opções como o misto de frutos do mar à moda Caxangá ou peixe ensopado com pirão de moqueca.

  • Ponta do Pirambu – Rua Sem Pescoço, 250 – Praia do Pirambu,
  • Barraca Guaraíras – Travessia Malembá – Tibau do Sul, Tibau do Sul, 59178-000
  • Restaurante Cavalo de Fogo – Avenida Governador Aluízio Alves, 16 – Centro
  • Solar da Praia Bar & Grill – Orla Marítima – Praia de Tibau,
  • Restaurante Pirambu – Praia do Giz, Tibau do Sul – RN, 59178-000

Veja também: Gastronomia e onde comer em Tibau do Sul

Praias em Tibau do Sul

Praia do Madeiro - Tibau do Sul
Praia do Madeiro – Tibau do Sul

As praias são os maiores atrativos de Tibau do Sul que é uma cidade praiana por excelência

Praia do Amor

Apesar do nome, a praia é na verdade preferida pelos surfistas, apesar da região ter muitas pedras e diversos acidentes já terem acontecido ali. A praia tem algumas barracas com boa estrutura, mas não é recomendado a quem possui dificuldade de locomoção, já que fica no final de uma escadaria bem íngreme.

Praia do Centro

Como é a mais próxima do centro, é a mais movimentada, com mais gente e barulho. O mar é bem calmo, as águas são transparentes, convidando a  um mergulho! Você não pode deixar de dar uma passadinha por ali.

Cacimbinhas

Praia com areias brancas, quentes e fofas. Paraíso dos surfistas e kitesurfistas, que esbanjam suas manobras impulsionadas pelos ventos constantes, já que é uma enseada mais aberta. Do alto das dunas pode-se avistar toda a orla entre Tibau do Sul e Pipa. 

Praia do Madeiro

Imagine uma praia de natureza exuberante, cercada por imensos coqueiros, que  possui uma baía calma com ondas pequenas, excelente para nadar e relaxar boiando nas águas mornas? Se tiver sorte ainda poderá assistir o show natural dos golfinhos.

Veja também Praias em Tibau do Sul

Passeios em Tibau do Sul

Jardineira Tibau do Sul
Jardineira Tibau do Sul

Em Tibau do Sul você não conseguirá ficar parado Confira os principais passeios e não se esqueça de aproveitar cada uma das experiências em Tibau do Sul!

Passeio de jipe ou  buggy 

Esse vai ser talvez o único passeio que você vai precisar da ajuda de outras pessoas para se divertir: o passeio de buggy ou de jipe. . É uma espécie de city tour pelas principais praias da região. o itinerário que durou o dia todo e passa por lugares como Chapadão de Pipa, Praia de Sibaúma, almoço no Restaurante Camarão na Fazenda (pago à parte), Praia do Madeiro, finalizando com o pôr do sol na Lagoa de Guaraíras. Um dia cheio de aventura e paisagens incríveis.

Avenida Baía dos Golfinhos

Na Avenida dos Golfinhos é onde tudo acontece na cidade. Impossível não querer passear várias vezes durante a viagem. Nesta avenida principal é onde estão muitas lojinhas, bares e restaurantes. Tanto durante o dia quanto à noite, esse é o lugar de referência na Pipa. 

Santuário Ecológico de Pipa

Fica localizado em  uma extensão de 120 hectares dentro da Mata Atlântica. Então você já sabe que é sem dúvida é uma experiência inesquecível, afinal, já imaginou poder trilhar em 16 opções de caminhos que levam a diferentes mirantes e praias? Mas não se preocupe! As trilhas são bem sinalizadas.O santuário fica dentro de uma área de preservação ambiental, então fique atento durante a caminhada aos animais no caminho. O local também abriga uma cabana do Projeto Tamar.

Passeio de barco Lagoa dos Guaraíras 

 Um dos passeios mais procurados de Tibau do Sul é o passeio de barco pelas águas verdes e calmas da Lagoa dos Guaraíras. Durante o trajeto, você pode tomar um autêntico banho de lama no manguezal. Lá também é possível passeios de lancha, canoa, jet ski, e até banana-boat. A fauna e a flora são privilegiadas, pois a lagoa tem uma extensa área de mangue, o que atrai  diversas espécies.

Veja também: passeios em Tibau do Sul

iFriend em Tibau do Sul

Você terá momentos ainda mais incríveis contatrando um iFriend em Tibau do Sul.

  • Ocsana – A Ocsana é uma pessoa legal e viajada, que adoraria proporcionar momentos em lugares e paisagens inesquecíveis. Mais que um passeio, será uma uma linda experiência.
Praia de pipa - Tibau do Sul
Praia de pipa – Tibau do Sul

Tibau do Sul é linda e está esperando sua visita.

iFriend – Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?