HomeGuia de Viagem Teresópolis

Guia de Viagem Teresópolis

teresopolis - RJ
teresopolis - RJ
Você vai adorar a arte e a cultura de Teresópolis nesse guia completo!

Natureza, gastronomia e roteiros de charme em plena natureza. Assim é Teresópolis, a cidade localizada na região serrana do Rio de Janeiro.

Teresópolis foi fundada em 1891. É considerada a cidade mais alta do estado do Rio de Janeiro, a 871 metros, e, portanto, uma das de clima mais frio.

A cidade faz divisa com outras cidades importantes como Petrópolis a Cidade Imperial e Nova Friburgo. Esta situada a 102,5km de distância da cidade do Rio de Janeiro.

Terê, como os locais carinhosamente a chamam tem paisagens naturais de serra belíssimas. O destino é o favorito de muitos casais e famílias que buscam um lugar tranquilo para passar os fins de semana e as férias.

Você se surpreenderá com as experiências em Teresópolis, confira!

Vocação Turística

A cidade recebe em média 500.000 turistas por ano. Muitos procuram na cidade um roteiro charmoso tanto para escapadas de fim de semana quanto para viagens românticas.

Teresópolis tem vida noturna requintada: um roteiro de charme e bom gosto. Essa característica é notada em suas construções que imitam o estilo alpino/ montanhês e nos estabelecimentos comerciais como lojas, delicatesses, bares, restaurantes, pubs entre outros pontos de encontro.

A estrada Terê-Fri, por exemplo, tem 68km de atrativos turísticos como ateliês, apiário, queijarias, fazendas de produção de alimentos orgânicos – todos estão abertos para visitação e comercialização dos produtos.

A identidade de Teresópolis está ligada diretamente ao turismo natural, abrigando uma sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e Estadual dos Três Picos.

Uma das principais vertentes turísticas de Teresópolis é o montanhismo. A cidade é famosa por receber alpinistas e esportistas ávidos por percorrem a famosa Serra dos Órgãos. A aventura requer equipamentos de segurança, um guia experiente e preparo físico.

Outras atividade de muita relevância em Terê é o Bird watching – isso mesmo, a observação e pássaros. A fauna da região serrana do Rio é bastante protegida e as aves entram em festa no período que compreende a primavera e o verão.

Teresópolis tem fama nacional por sediar a Confederação Brasileira de Futebol, no bairro Granja Comari, onde a Seleção Brasileira de Futebol treina, em uma área com mais de 150 mil metros quadrados de área verde, divididos entre cinco campos e infraestrutura para atendimento aos atletas.

Destaques

Cidade de Teresa O Parnaso – Parque Nacional da Serra dos ÓrgãosCapital Nacional do Montanhismo
A Família Imperial Brasileira encantou-se profundamente com as belezas naturais e clima desta região serrana, passando os períodos de descanso nas fazendas de lá.  O nome da cidade foi em homenagem à imperatriz Dona Teresa Cristina de Bourbon das duas Sicílias, esposa do imperador D. Pedro II.O Parque foi criado em 1939 para proteger a excepcional paisagem e a biodiversidade. São 20.024 hectares protegidos. O Parque abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas (que só ocorrem neste local).É um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros; além de ter fantásticas cachoeiras. O Parque tem a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 200 Km de trilhas em todos os níveis de dificuldade. Entre as escaladas destacam-se o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país, e a Agulha do Diabo, escolhida uma das 15 melhores escaladas em rocha do mundo

O que fazer em Teresópolis

Belezas naturais, aventura e turismo romântico

Você deve estar se perguntando o que fazer em Teresópolis e a gente assegura que você terá inúmeras atrações para conhecer.

Desde se encantar com as belezas naturais da Serra dos Órgãos, mirantes perfeitos para fotos, passando por luxuosas cafeterias e aproveitando o clima mais ameno de Terê.

Aproveite para conhecer a Cervejaria Therezopolis e os bons restaurantes da cidade porque, com todo exercício que você vai fazer, uma hora vai dar fome!

Roteiro de três dias

Acompanhe o roteiro que nosso time selecionou para três dias em Teresópolis e divirta-se. 

Primeiro dia

Comece o primeiro dia com uma visita ao PARNASO – Parque Nacional da Serra dos Órgãos. – cuja entrada fica no distrito de Guapimirim. Especialmente nos dias de calor, aproveite os cinco poços ideais para banhos. Você precisará de umas quatro horas para aproveitar esse pequeno paraíso.

Ao sair de lá, de volta para Teresópolis, confira o Mirante do Soberbo coma vista esplendorosa do Dedo de Deus, um Pico com 1700 metros de altitude.

No pórtico da cidade há placa para o bairro Granja Comary – não deixe de conhecer o encantador lago Comary com vista para o Dedo de Deus. Aos sábados, domingos e feriados, aproveite a parte da tarde para conhecer a Feirinha do Alto e adquirir aquelas tradicionais lembrancinhas de viagem.

Termine o dia no polo gastronômico Viva Itália – um complexo gastronômico composto  de três estabelecimentos: um pequeno mercado com produtos italianos, sorveteria-cafeteria e restaurante. Para o jantar, recomendamos a cantina È Vero, especialmente se vocês estão numa viagem romântica.   

Segundo dia

Para começar o segundo dia, você poderá fazer um roteiro bem natural: você pode percorrer alguns circuitos mais leves como a Trilha Suspensa e a Trilha do Cartão Postal e terminar a manhã num gostoso banho no poço Dois Irmãos, mais  minutinhos de caminhada você terá a recompensa de um refrescante banho de cachoeira.

Termine o dia fazendo uma das trilhas mais procuradas no Parnaso é a Pedra do Sino, onde muitas pessoas pernoitam em abrigos na montanha para aproveitar o cenário ao amanhecer – solicite a consultoria de um guia para sua maior segurança.

Terceiro dia

O roteiro do terceiro dia tende a ser mais urbano, por isso, aproveite para fazer fotos na Fonte Judith. Você pode almoçar ou jantar na  Vila St. Gallen, o complexo da Cervejaria Therezópolis: uma vila que abriga um biergarten, um pub, uma capela, um restaurante e uma cafeteria reproduzindo uma cidade germânica, desde o estilo das construções até na roupa dos atendentes. Não deixe de fazer aquela foto turismo do letreiro amo Tere.

Para conhecer a história da cidade e suas curiosidades, não perca a oportunidade de conhecer o Museu Sobrado Francisco Lippi – um prédio com arquitetura do século XIX abriga um relevante acervo sobre a cidade.

Encerre seu tour pela cidade de Teresópolis visitando  Palacete Granado, atual SESC Teresópolis, a Casa de Memória Arthur Dalmasso e o Palácio Teresa Cristina

Roteiro mais dias

Chalés charmosos, hotéis de alto padrão, resorts e todo o esplendor da Serra dos Órgãos nesse pedaço de paraíso na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Não perca a oportunidade de praticar esportes, correr e pedalar para respirar ar puro – sua saúde agradece.  Para quem tem bom preparo físico não deve perder a oportunidade de fazer a famosa Travessia Petrópolis x Teresópolis, com mais de 30 km de extensão e que leva até 3 dias para ser percorrida.

Veja também: O que fazer em Teresópolis?

Quando visitar Teresópolis

Villa St Gallen - Teresópolis
VILLA ST GALLEN

No inverno ou no verão passear em Teresópolis é a melhor opção.

Quando você visitar Teresópolis, opte pelos meses de outono e inverno para curtir o “friozinho” da serra. Há quem goste de aproveitar a primavera, setembro, outubro e novembro, para os passeios que envolvam cachoeiras e os poços.

Como Teresópolis é uma cidade situada na região serrana, o visitante deverá atentar para as bruscas quedas de temperatura, sobretudo no outono e no inverno.

No entanto, o visitante deve evitar os meses de verão – dezembro, janeiro, fevereiro até meados de março – o período de chuvas torrenciais na região.

Alta temporada:

  • Prós: Pontos turísticos movimentados, muitos turistas; maior variedade de passeios.
  • Contras: Lugares turísticos e hotéis lotados, os ingressos para as atrações se esgotam mais rapidamente. Há um fluxo imenso de pessoas querendo fotografar os pontos turísticos e talvez você não se sinta muito à vontade. 

Baixa temporada:

  • Prós: Os passeios não terão muitas pessoas, o que é bom para quem quer aproveitar o momento mais intimista. Sobra espaço nos parques e nas atrações turísticas. Espere um excelente atendimento em bares e restaurantes. Você poderá desfrutar dos pontos turísticos e naturais com calma, sem tanta aglomeração de pessoas. Os valores tendem a ser mais atrativos em pousadas e hotéis e o atendimento mais personalizado.
  • Contras: Pode haver poucos eventos. Alguns pontos turísticos podem estar em manutenção, então, não fique chateado e aproveite o melhor da cidade.

Veja também: Quando visitar Teresópolis

Gastronomia e o que comer em Teresópolis  

Pizza

Sofisticação em todos os quesitos

A gastronomia de Teresópolis é muito diversa e pautada em pratos ideais para o clima frio. O forte da cidade é a tradicional gastronomia italiana – a cidade conta com um complexo gastronômico, o  “Viva Itália” cantinas e pizzarias fazem a  festa.

Você também encontra em Teresópolis muitos restaurantes românticos – ideais para saborear um bom vinho e degustar pratos sofisticados, num ambiente aconchegante e propício ao romance.

A cidade se tornou o paraíso dos apaixonados por concentrar chalés nas paisagens apaixonantes da serra que, com o clima mais frio, é a sensação de quem quer ficar juntinho saboreando um chocolate quente, compartilhando um foundie, ou saboreando uma massa suculenta. Opções não faltam!

  • Restaurante Imbuhy – Estr. dos Pinheiros, 297 – Parque do Imbui,
  • Viva Itália – Av. Oliveira Botelho, 617 – Alto
  • Cervejaria Teresópolis – Rodovia BR 116 – Km 50 S/N.
  • Restaurante Sinhá – R. Carmela Dutra, 45 – Agriões, 
  • Tempero com Arte – R. Pref. Sebastião Teixeira, 262 – Tijuca
  • Taberna Alpina – R. Duque de Caxias, 131 – Várzea,
  • Taverna di Olício – R. Castro Alves, 840 – Carlos Guiller
  • Jaya Culinária Natural – R. Monte Líbano, 89 – Várzea,
  • Dom Phellipe Gastronomia – Praça Baltazar da Silveira, 65, 401 – Várzea
  • Kingyo Culinária Japonesa – R. Pref. Sebastião Teixeira, 595 – Várzea.

Veja também: Onde comer em Teresópolis

Pontos Turísticos de Teresópolis

Fonte Judite
FONTE JUDITH

Uma cidade histórica que preserva joias de natureza sem igual

Teresópolis tem como principal ponto de interesse as belezas naturais, portanto, não espere grandes pontos turísticos arquitetônicos e históricos como sua vizinha Petrópolis.

Desses pontos turísticos podemos destacar;

  • Vila St Gallen
  • Granja Comari
  • Museu Municipal do Esporte
  • Palácio Teresa Cristina
  • Fonte Judite
  • Feirinha do Alto
  • Parque Magique (crianças)

Vila St. Gallen

A Vila St Gallen é uma ambientação de vila alpina. Pertencente a Cervejaria Therezopolis, a vila tem inúmeras atrações em torno da cultura cervejeira. Um dos grandes atrativos é o Bier Garten, lugar proprio para degustar a cerveja, o Bier tour proporcionado para degustação com ótimas dicas de harmonização e ganham um brinde (vale taça da Therezópolis ou Sankt Gallen).

Granja Comari

O Centro de treinamento da Seleção Brasileira de Futebol está localizado no bairro Granja Comary em Teresópolis. Ocupa um terreno de 149 mil m², com 8,5 mil m² de área construída. Além dos alojamentos, a Granja Comary dispõe de sala de convivência, salão de jogos, academia de ginástica, departamento médico, sala de fisioterapia, barbearia, sala de odontologia, podologia, farmácia, lavanderia, restaurante, três campos de treino, vestiários, ginásio, piscinas, spa e sauna de forma a atender aos atletas da seleção para a preparação antes dos principais jogos.

Museu Municipal do Esporte

O Museu do Esporte visa destacar a participação dos principais atletas e modalidades esportivas de Teresópolis. Destaque para a exposição sobre o alpinista Mozart Catão.

Palácio Teresa Cristina

O Palácio Teresa Cristina é atualmente a prefeitura da cidade de Teresópolis. Um edifício em em estilo neocolonial e pintado de rosa, foi inaugurado em 1927 e alvo de remodelações até a década de 1950.  Na década de 1960, o palácio passou a ser denominado “Teresa Cristina” em homenagem à Imperatriz que deu nome à cidade.

Fonte Judite

Fonte Judite é uma fonte de água natural localizada no bairro do Alto. Judith foi a filha de Luiz de Oliveira, antigo proprietário das terras, que teria sido curada de uma grave enfermidade através das propriedades medicinais da água da fonte. 

Feirinha do Alto

A Feirinha do alto é considerada uma das feiras de artesãos mais antiga do estado do Rio de Janeiro. Está localizada logo na entrada da cidade e conta com mais de 600 estandes em variados tipos de artesanato. Lá o visitante poderá encontrar roupas, móveis, alimentos, decoração e muitas outras peças de criatividade e bom gosto.

Parc Magique (crianças)

O Parc Magique é um espaço temático para crianças e adultos, dentro do resort Le Canton. O parque tem diversas atrações, incluindo roda gigante, trem fantasma e jogos. Com decoração medieval, o parque coberto oferece variedade de atrações, com cerca de 15 brinquedos, além de locais para alimentação e loja com lembranças do lugar.

Entre os destaques, estão a roda gigante, barco viking infantil, duas salas de realidade virtual de última geração com mais de 90 jogos diferentes, um simulador de montanha russa, e a Just Jump, cama elástica gigante, com 120 metros quadrados.

Veja também: Pontos turísticos de Teresópolis

Ecoturismo em Teresópolis

cachoeira dos frades
CACHOEIRA DOS FRADES

Uma cidade com muitos pontos de ecoturismo para você aproveitar.

  • Mirante das Lendas
  • Mirante do Soberbo
  • Parque Nacional da Serra dos Órgãos
  • Pedra da Tartaruga
  • Trilha do Carmelo
  • Dedo de Deus
  • Dedo de Nossa Senhora
  • Escalavrado
  • Cachoeira dos frades
  • Cachoeira da Macumba

Mirante das Lendas

O Mirante das Lendas ou Mirante da Granja Guarani é uma construção em estilo neocolonial, que foi construído em 1929, pela família Guinle com a intenção de ser um atrativo do bairro Granja Guarani, em Teresópolis. A formosa construção conta com azulejos pintados em Lisboa pelo renomado artista português Jorge Colaço. As peças retratam imagens de quatro lendas contadas pelos indígenas que habitavam as terras banhadas pelo rio Paquequer.

Mirante do Soberbo

O Mirante do Soberbo, também chamado de Vista Soberba, está localizado próximo à entrada de Teresópolis. De lá é possível ter uma visão incrível de outras montanhas da Serra dos Órgãos como o Escalavrado e o Dedo de Nossa Senhora.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é famoso por suas espetaculares formações rochosas e seu ponto mais alto é conhecido como Pedra do Sino, a uma altura de 2275m. O parque possui ótima infraestrutura e atrações para todos os gostos: piscina natural, trilhas leves e acesso às montanhas, além de belas cachoeiras com ótimos pontos de natação, como o Poço Verde e patrimônio histórico preservado na sede, uma capela de 1713, uma mansão do século XIX.  

Pedra da Tartaruga

O topo da pedra da Tartaruga fica situado cerca de 1.160m de altitude, A trilha, tem cerca de 650m e é muito bem conservada, um caminho bem tranquilo e com bom acesso, o que facilita a ida de crianças para essa caminhada. O Trajeto leva cerca de  minutos para ser percorrido.

Trilha do Carmelo

Trilha do Camelo e para uma pequena área de lazer do Parque. Consiste num parquinho rústico para as crianças, onde tem uma pequena infraestrutura com banheiros e bicas d’àgua, perfeito para piqueniques.

Dedo de Deus

O Dedo de Deus é um pico com 1 692 metros de altitude, cujo contorno se parece a uma mão apontando o dedo indicador para o céu. É um dos marcos geológicos mais importantes da Serra dos Órgãos.

Dedo de Nossa Senhora

O pico, a 1.320 metros de altitude, também pode ser escalado. Para chegar ao seu topo você precisará fazer uma caminhada moderada, de 4 km, por trilha na mata, até a base da rocha.

Escalavrado

O escalavrado é uma das montanhas mais procuradas do Brasil por trilheiros, escaladores e excursionistas. Está situado na região de Guapimirim e Teresópolis, tendo sua melhor visão do Mirante do Soberbo. A montanha possui o formato de uma “pirâmide de duas faces” com precipícios para ambos os lados, o que dá uma vista majestosa durante todo o percurso.

Cachoeira dos Frades

A cachoeira dos Frades está situada no Vale dos Frades com ótimos pontos para natação. Ideal para famílias.

Cachoeira da Macumba

A Cachoeira da Macumba está localizada à beira da BR-495, estrada que liga os municípios de Teresópolis e Petrópolis. O acesso é feito por uma trilha.

Veja também: Ecoturismo em Teresópolis

Passeios em Teresópolis

estátua de  Dona Teresa Cristina, imperatriz do Brasil

Os passeios em Teresópolis são surpreendentes!

Veja os melhores Pacotes de experiências em Teresópolis  para você aproveitar MUITO a sua estadia! 

Experiência rural em Teresópolis

Vivências em propriedades rurais com foco na Agricultura Familiar, gastronomia e cultura local.

Antes de seguir para área rural de Teresópolis, faremos uma parada no Mirante Soberbo, na entrada da cidade, onde poderemos avistar a Serra dos Órgãos e suas formações rochosas, com belas paisagens, e se a neblina permitir tirar lindas fotos.

Seguiremos para uma propriedade de agricultura familiar (casa do agricultor) onde tomaremos um delicioso café típico de fazenda preparado em fogão a lenha, com aquele cafezinho passado na hora em coador de pano.

Depois passearemos pela propriedade e suas estufas, conheceremos a história da família e teremos uma experiência em uma caverna. Em seguida partiremos para uma segunda propriedade rural, onde viveremos novas experiências. Colheremos diretamente na horta e conheceremos o ciclo do alimento des da compostagem até a mesa.

Almoçaremos uma deliciosa comida caseira, preparada com muito amor pela família em fogão a lenha, com ingredientes da horta e degustaremos cervejas e geleias artesanais.

Ao retornarmos visitaremos uma loja colaborativa de artesanato local.

Veja mais: Passeios em Teresópolis

iFriend em Teresópolis

Você terá momentos ainda mais incríveis contratando um iFriend em Teresópolis.  

  • Maria – Carioca apaixonada pela melhor cidade da Região Serrana do Rio de Janeiro onde encontramos paz,harmonia muita natureza com um mix de gastronomia, beer tour, atividades rurais, cultura e turismo inesquecíveis.
SERRA DOS ORGÃOS

Teresópolis, a Cidade de Teresa, está esperando por você!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?