HomeGuia de Viagem Saquarema

Guia de Viagem Saquarema

Vista de Saquarema-RJ Igreja Nossa senhora de Nazareth
Vista de Saquarema-RJ Igreja Nossa senhora de Nazareth
Curta o melhor da capital nacional do Surf, terra do vôlei e do rock'n'roll num guia completo!

Saquarema está localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. A cidade está a 100km de distância da cidade do Rio de janeiro e tem como cidades próximas Araruama, Maricá, Rio Bonito e Tanguá.

A Capital Nacional do Surf, também é a terra do vôlei e do rock’n’roll – uma cidade pequena, ponto de encontro de muitas famílias cariocas e fluminenses que vem à cidade para descansar no fim de semana. O astral de vila de pescadores agrada muito os apaixonados por pesca e por momentos tranquilos à beira-mar.

Como chegar em Saquarema

Você pode chegar a Saquarema de avião, pelo aeroporto de Cabo Frio (60km) ou de carro, com acesso pela ponte Rio-Niterói, estrada Niterói-Manilha (até Rio Bonito) e RJ-124 (Via Lagos).   Vindo de São Paulo, acesso pela BR-116 e RJ-124 e vindo de Belo Horizonte, acesso pela BR-040 e RJ-124

Veja também: Onde fica e como chegar em Saquarema  

Vocação Turística

Saquarema costuma ficar lotada nos meses de verão, especialmente em janeiro e fevereiro.

Nessa ocasião, quem desejar ter um pouco mais de espaço deve procurar vir durante a semana.

Geralmente as praias lotam no fim de semana – é de lei – afinal, é o destino preferido de muitas famílias e jovens para o turismo doméstico.

Anualmente, a cidade sedia a etapa brasileira do WSL (Surf World League).

Na praia de Itaúna, as ondas chegam a três metros de altura e garantem ao cenário sediar etapas de campeonatos mundiais do esporte desde a década de 70. 

O Centro de Desenvolvimento de Voleibol, coordenado pela CBV, é aberto à visitação das instalações e do Museu do Vôlei, repleto de troféus e medalhas.

Já o Templo do Rock tem um acervo completo de lembranças, fotos e discos clássicos do rock´n´roll do filho ilustre da cidade, o lendário roqueiro Sergei

A padroeira da cidade é Nossa Senhora de Nazaré: é comemorada anualmente nos dias 7 e 8 de setembro, quando é realizado o Círio de Nazaré mais antigo do Brasil. Nessa data milhares de pessoas saem em procissão pelo Centro Histórico da Cidade, levando a Imagem histórica da Padroeira, encontrada em 1630, no Século XVII.

Destaques

Terra do Rock  A queridinha da região dos lagosSocór- Ema!
Nos anos 60, galera mais “rock´n´roll” se reunia em Saquá para levar um som. Dessa tribo, um dos personagens mais famosos de Saquarema, o cantor Sergei, até hoje é lembrado como o eterno namorado de Janis Joplin.  Das cidades da região dos lagos fluminense, Saquarema é a queridinha. A cidade só perde para Armação de Búzios e Cabo Frio  em termos de popularidade, mas vence no quesito beleza natural.No período colonial, os índios tupis que habitavam a localidade denominavam a lagoa de “Socór-ema” que, quer dizer bandos de socós (ave pernalta abundante na lagoa naquela época). Na corruptela ao longo dos tempos derivou para Saquarema.

O que fazer em Saquarema  

Praia da Vila - Saquarema-RJ
Praia da Vila – Saquarema-RJ

Apaixone-se por Saquarema nesse roteiro de três dias

As praias são as grandes atrações da cidade, mas você sempre vai encontrar o que fazer em Saquarema, mesmo que isso signifique não ter muitas coisas para fazer.

A cidade é justamente apreciada por quem precisa descansar num cenário bonito, então, faça exercícios físicos, vá à praia e descanse.

Primeiro dia

Comece sua estada em Saquarema conhecendo um pouco do entorno da cidade. a Lagoa de Saquarema – uma paisagem bem localizada no centro da cidade – que tem na pesca a fonte de renda para as famílias.

Faça uma caminhada até o Mirante do Morro da Cruz, tire fotos no letreiro Eu amo Saquarema para registrar sua viagem.

Visite o Templo do Rock. A casa do roqueiro Sergei foi mantida pela prefeitura som o objetivo de preservar a memória e levar a história do rock para as gerações futuras. Sergei foi considerado um dos mais antigos roqueiros do Brasil tendo participado do Festival de Woodstock (1969) e convivido com a cantora Janis Joplin.

Contemple um fim de tarde na igrejinha de Nossa Senhora de Nazareth, no topo do morro que divide a praia de Itaúna da praia da Vila. Um dos cenários mais lindos da Região dos Lagos Fluminense: de lá você avista as praias da Vila, Barrinha e Itaúna.

Segundo dia

Aproveite o segundo dia na praia: em Saquarema há pelo menos 10 praias para você aproveitar.

Você deve optar pelas mais mansas porque as praias da cidade costumam ter ondas mais fortes, propícias para a prática de surf. Assim, opte pela barrinha e a prainha, especialmente se você estiver com a família e com crianças.

Na Barrinha inclusive há um trecho no qual a lagoa se encontra com o mar que forma uma piscina natural bem interessante. Outras praias lindas são as praias da Barra Nova, Boqueirão, Jaconé, Vilatur e Vila. Essas têm ondas perfeitas para os amantes do surf, mas também atraem famílias, casais, banhistas e amantes da natureza.

São praias bem distantes do centro, mas próximas à casas de veraneio, pousadas e mata de restinga. Dessas, as mais urbanizadas possuem quiosques, bares e restaurantes muito procurados por quem curte petiscos de pescados e frutos do mar repletos de sabores e temperos e apreciar bebidas geladas.

A praça da vila é uma pracinha urbanizada com feirinha e parquinho para as crianças. Bom para matar o tempo e jogar conversa fora comendo uns petisquinhos nos bares locais.

Terceiro dia

Cansou de praia? Bora prá cachu! E em Saquá tem as cachoeiras da Serra do Roncador. Muito próxima à cidade, as cachoeiras são procuradas por muitas pessoas para aliviarem o calor, sobretudo, depois de um dia inteiro nas praias.

Aproveite para conhecer o Sítio Arqueológico Sambaqui com muitos registros e esqueletos dos antigos habitantes de Saquarema.  

Os apaixonados por voleibol podem conhecer as dependências do Centro de Desenvolvimento do Voleibol e o Museu do Vôlei.

Roteiro mais dias

Praias, cachoeiras, lagoa, paisagens singelas para relaxar. As pousadas de Saquarema também oferecem um atendimento excelente em acomodações confortáveis e acolhedoras. Perfeito para quem precisa descansar das tensões cotidianas. Não deixe de conhecer as cidades vizinhas Araruama, Maricá e Rio Bonito.

Veja também: o que fazer em Saquarema

Quando visitar Saquarema

Praia da Vila vista da Igreja
Praia da Vila vista da Igreja

Você pode conhecer Saquarema o ano todo.

Saquarema é uma cidade que pode ser visitada o ano todo. As altas temperaturas se estendem para além do verão, a alta temporada.

Os fins de semana de qualquer época do ano são os mais concorridos.

Para quem quer aproveitar momentos intimistas para descansar aproveitando bons serviços e pouca gente na cidade deve optar pela baixa temporada e vir durante a semana

Alta temporada:

  • Prós: Praias movimentadas, muitos turistas; maior variedade de passeios.
  • Contras: Praias e hotéis lotados, os ingressos para as atrações se esgotam mais rapidamente. Há um fluxo imenso de pessoas querendo fotografar os pontos turísticos e talvez você não se sinta muito à vontade. 

Baixa temporada:

  • Prós: Os passeios não terão muitas pessoas, o que é bom para quem quer aproveitar o momento mais intimista. Sobra espaço nos parques e nas atrações turísticas. Espere um excelente atendimento em bares e restaurantes. Você poderá desfrutar dos pontos turísticos e naturais com calma, sem tanta aglomeração de pessoas. Os valores tendem a ser mais atrativos em pousadas e hotéis e o atendimento mais personalizado.
  • Contras: Pode haver poucos eventos. Algumas atrações podem estar em manutenção, então, não fique chateado e aproveite o melhor da cidade.

Veja também: Quando visitar Saquarema

Gastronomia e o que comer em Saquarema

Frutos do Mar
Frutos do mar

Delicie-se com os sabores de Saquarema

A gastronomia de Saquarema é simples. Há restaurantes de diversos tipos, para todos os paladares.

Se você gosta de pescados e frutos do mar deve aproveitar a oportunidade: Saquá recebe peixe e frutos do mar fresquinhos toda manhã dos pescadores da região.

Assim, aproveite também os petiscos como camarão na brasa, bolinhas de peixe, peixinho frito, sardinhas…

Restaurantes em Saquarema

  • Casa da Praia – Av. Oceânica, 1564 – Itaúna,
  • Batata recheada do França – Av. Saquarema, 3151 – Porto da Roça I
  • Le Bistrô – Av. São Rafael, 1134 – Itaúna,
  • Garota de Itauna – Av. Oceânica, 165 – Itaúna
  • Restaurante Albatroz – Av. Min. Salgado Filho, 262 – Campo Aviação
  • Restaurante Esquina da Praia – R. do Oceano, 10 – Itaúna,
  • Saizen – Av. Oceânica, 176 – Itaúnas
  • Pipico´s – Av. Oceânica, 1004 – Itaúna
  • Toca do Peixe Mombaça – Estr. da Mombaça – Mombaça, 
  • Varandão Beira Mar – Av. Beira Mar, 1224 – Vilatur.

Veja também: Onde comer em Saquarema

Passeios em Saquarema

Cachoeira do Roncador - saquarema
Cachoeira do Roncador – saquarema

Nem só de boas ondas vive Saquá!

Em Saquarema há cachoeiras, lagoa e praias incríveis para aproveitar cada momento. A cidade tem boa infraestrutura para as famílias e suas pousadas, hotéis e casas de veraneio recebem anualmente mais de 20 mil pessoas. Além das belezas naturais, a cidade tem algumas mostras culturais, históricas e diversificadas.

Museu do Rock

O primeiro músico roqueiro do país foi o saquaremense Serguei, falecido em 2019, aos 85 anos. Em sua homenagem, sua casa foi transformada em um museu que abriga fotos antigas, objetos pessoais e pertences de nomes do rock mundial. O passeio tem por objetivo reviver as histórias de Serguei sobre o Woodstock. No passado ele mesmo apresentava a casa-museu aos visitantes. Hoje seu acervo está sob cuidados da prefeitura de Saquarema.

Igreja de Nossa Senhora de Nazareth

A Igreja de Nossa Senhora de Nazaré é uma igreja de 1640 que pode ser vista  ao longe de qualquer ponto da cidade. Situada no alto de um morro, é um excelente ponto para avistar as praias de Saquarema. Na gruta de Nossa Senhora de Lourdes os devotos fazem suas orações.

Centro de Desenvolvimento do Vôlei

O Centro de Desenvolvimento do Vôlei foi construído em 2001 – um espaço de 100.000m² entre o mar e a lagoa para formação de atletas. O espaço dispõe de quadras de vôlei de praia, ginásio, piscinas e salas de musculação. Nas dependências também há um museu aberto à visitação com grande acervo das conquistas brasileiras como troféus, medalhas, camisas oficiais e fotos de campeonatos.

Lagoa de Saquarema

Um passeio alternativo aos banhos de mar é passear de barco na Lagoa de Saquarema. Os passeios são organizados pelas empresas de turismo marítimo no verão e percorrem o espelho d´água e algumas ilhas.

Cachoeiras da Serra do Roncador

A Serra do Roncador está situada a 29 km de Saquarema: possui cachoeiras refrescantes na Mata Atlântica. É possível chegar à elas através de trilhas. Por ser um trecho complicado de ser acessado sozinho é recomendado a contratação de guias locais.

Sítio Arqueológico Sambaqui da Beirada

O sítio arqueológico é como se fosse um museu a céu aberto onde são encontrados fósseis pré-históricos de antigos nativos com cerca de 4 mil anos.

Surf e BodyBoard

O surf e o body board são os esportes preferidos em Saquá por causa das ondas fortes encontradas na maioria das praias. Itaúna é a praia mais famosa para a prática dos esportes – a praia anualmente sedia as competições nacionais e internacionais de surf e body board  e seu mar ocasiona ondas com mais de três metros de altura. No local há algumas escolas de surf preparadas para ensinar algumas  manobras, tanto para iniciantes como para experientes experimentarem essa emoção.

Veja mais: Passeios em Saquarema

Praias de Saquarema

Praia de Itauna - Saquarema -RJ
Praia de Itauna – Saquarema -RJ

As praias de Saquarema são selvagens e lindas

Quem vai para Saquarema sabe que o forte do lugar são as praias: as praias de Saquarema são muito procuradas por surfistas e bodyboarders em busca da onda perfeita. O mar agitado e fundo, com muitas ondas e correntezas podem não ser muito agradáveis para a maioria dos banhistas e, por isso, é preciso ter cuidado.

Mas há praias mais agradáveis procuradas por famílias com crianças e por quem não sabe nadar muito bem. Confira as principais praias de Saquarema e divirta-se.

  • Praia da Vila
  • Prainha
  • Praia de Itaúna
  • Barrinha
  • Praia do Boqueirão
  • Barra Nova
  • Praia de Jaconé
  • Praia de Vilatur

Praia da Vila

Uma praia boa para levar a família, muito embora tenha ondas fortes e altas mesmo fora do período das marés altas. Coqueiros, bares e restaurantes perfeitos para almoçar e curtir bons momentos.

Prainha

A Prainha é uma praia pequena situada aos pés da igreja matriz de Nossa Senhora de Nazareth. Está localizada entre as praias da Vila e de Itaúna.

Praia de Itaúna

Bodyboarders e surfistas se encontram nessa praia bravia para praticar suas manobras radicais. Mais deserta ao norte, a praia tem um trecho de mata Atlântica perfeito para caminhadas.

Barrinha

As águas da Barrinha são muito calmas, perfeitas para a prática do StandUp Paddle e para levar as crianças. As famílias costumam passar o dia todo na praia e é uma excelente sugestão posto que há bares e restaurantes por perto.

Praia do Boqueirão

Como todas as praias de Saquarema, a do Boqueirão é uma praia oceânica, com mar agitado, boa para a prática do bodyboard. Uma praia mais afastada do centro da cidade, sendo muito frequentada por moradores da cidade.

Barra Nova

A praia de Barra Nova também é mais isolada da cidade, com vasto areal e mar bravio. Não aconselhada aos banhistas convencionais, uma praia para ser admirada por sua beleza natural.

Praia de Vilatur  

A Praia de Vilatur também está afastada do centro da cidade, a 7km, na Restinga da Massambaba. É uma praia muito procurada por pescadores e pessoas que gostam do hobbie nos fins de semana.

iFriend: Guia de viagem em Saquarema

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Obtenha o máximo dessa experiência com um iFriend em Saquarema. Você pode escolher alguém com um perfil parecido/esperado e ter uma experiência incrível, focado nos seus desejos.

  • Márcia – Vai te levar para conhecer o que Saquarema tem de melhor

Ver mais iFriends: Guias locais em Saquarema para você aproveitar MUITO a sua estadia!

Conheça as experiências em Saquarema que deixarão sua viagem ainda mais completa.

Por do Sol Itaúna - Saquarema-RJ
Por do Sol Itaúna – Saquarema-RJ

Saquarema, a Capital Nacional do Surf, do voleibol e do rock nacional está esperando sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?