HomeGuia de viagem: São Sebastião

Guia de viagem: São Sebastião

Praia de Maresias - São Sebastião-SP
Praia de Maresias - São Sebastião-SP
Você vai adorar conhecer São Sebastião neste guia completo!

São Sebastião é um município que fica no litoral norte de São Paulo. É um destino repleto de praias lindas, além de ter excelente estrutura para o turista. As praias, aliás, são as maiores atrações da cidade, com destaque para Maresias e Juquehy. Ao todo, são mais de 30, e cada pedacinho de areia reserva um clima especial.

São Sebastião agrada desde os visitantes que buscam dias de descanso aos mais agitados, à procura de vida noturna. A cidade possui ainda um centro histórico, cachoeiras, bons restaurantes, bares e boates. São várias opções para o dia e para a noite que fazem deste um lugar encantador para se conhecer.

Por que visitar São Sebastião?

O município de São Sebastião está 200 Km distante da capital São Paulo, 146 Km de Paraty e 445 Km da cidade do Rio de Janeiro. Suas praias estão distribuídas em 100 Km de litoral desde Boracéia, ao sul, até Pontal da Cruz, na divisa com Caraguatatuba. A região recebe muitos turistas interessados em suas belezas naturais, além de praticantes de surfe, pois o mar é propício para o esporte.

A melhor forma de circular por São Sebastião é de carro, mas também há ônibus que passam em boa parte das praias.

Quanto à hospedagem, há boas opções em todos os trechos da cidade. Dê preferência para pousadas que estejam próximas de sua praia preferida, assim, você evita grandes deslocamentos.

Se hospedando no centro, você fica perto dos prédios históricos da cidade; em Maresias, praia mais famosa, é onde está o agito noturno e as melhores ondas; Boiçucanga tem um público mais descolado; Paúba, Toque-Toque Grande e Toque-Toque Pequeno são alternativas para quem quer fugir do movimento; Boracéia e Juquehy tem um ar mais familiar. Enfim, são muitas opções que agradam a todo tipo de turista.

Veja também: Por que visitar São Sebastião?

O que fazer em São Sebastião?

As praias são o grande motivo da maioria dos turistas que viajam para São Sebastião. Maresias é queridinha da região, porém há dezenas de outras praias lindas que valem a visita. Outro passeio muito legal para fazer na cidade é a Trilha do Ribeirão do Itu, um percurso que leva a cachoeiras imperdíveis.

Considerando a hospedagem em Maresias, grande estrela de São Sebastião, confira o roteiro de três dias que nossa equipe preparou pelo litoral norte paulista!

Primeiro dia 

Nada como começar seu roteiro curtindo a badalada Praia de Maresias. O local é ideal para praticar esportes, seja no mar ou na areia. Há quadras de futevôlei, quadras de beach tennis, pontos de slackline, entre outras atividades. Mas se preferir, basta se esticar na areia e relaxar.

Maresias tem excelente estrutura de restaurantes e bares com música ao vivo. À noite, você pode sair em busca do seu favorito.

Segundo dia 

Ainda na Praia de Maresias, saindo do canto esquerdo (ou Canto da Barra), faça a travessia até a Praia de Paúba, sua vizinha. A trilha é leve e dura cerca de 30 minutos, sendo possível fazer com crianças pequenas.

Também dessa trilha sai o acesso para a Praia do Saco, pequena faixa de areia localizada entre Maresias e Paúba, rodeada por pedras e com grande concentração de ouriços e estrelas-do-mar.

Para fechar o dia, a dica é ir numa das famosas baladas de Maresias. Sirena e Santo Gole são as mais conhecidas.

Terceiro dia 

O seu último dia pode ser dedicado a conhecer outras praias de São Sebastião. Toque-Toque Grande, Praia das Calhetas e Toque-Toque Pequeno estão relativamente próximas de Maresias. Essas praias são pouco movimentadas, então não espere encontrar quiosques abertos ou vendedores ambulantes. Leve seu lanche e não deixe de recolher seu lixo!

A primeira parada pode ser a Praia do Toque-Toque Grande, que está mais distante de Maresias, a 12 Km. Com longa faixa de areia, mar esverdeado e poucas sombras, esse é um lugar para descansar e apreciar a bela paisagem.

Depois, siga para Calhetas, que está a 2 Km de Toque-Toque Grande. O acesso é por um condomínio particular e a entrada é liberada para pedestres. Carros não podem entrar.

A última parada pode ser em Toque-Toque Pequeno, uma praia com mais estrutura que Toque-Toque Grande.

Veja também: o que fazer em São Sebastião

Destaques

Escritório de Campeão MundialParaíso ParticularPopularidade em alta
Simplesmente uma das mais famosas praias do litoral paulista, a Praia de Maresias tem 4 Km de extensão. Foi lá que cresceu Gabriel Medina, campeão mundial de surfe. Desde criança o atleta já treinava no quintal de casa.  Entre as mais de 30 praias de São Sebastião, podemos destacar a Praia de Calhetas como uma das mais belas. A entrada que dá acesso à praia é por uma propriedade particular, onde apenas pedestres são autorizados. Seu lado esquerdo é tomado por pedras que formam piscinas naturais. Calhetas é bem pequena e deserta.Assim como Maresias, a Praia de Juquehy também tem uma faixa de areia bastante badalada. Cercada por pousadas elegantes, sempre movimentada e repleta de restaurantes e quiosques, Juquehy é perfeita para quem gosta de estar por dentro de tudo.  

Quando visitar São Sebastião?

Praia do Toque
Praia do Toque Grande

O balneário ferve no verão

Pensa num destino incrível o ano todo. Pois é. São Sebastião tem clima ameno durante o ano inteiro. O verão é a estação mais quente, com temperatura máxima de 26 ºC e mínima de 25 ºC. Esse é também o período mais chuvoso. Os termômetros permanecem elevados até abril.

As férias de verão e os feriados prolongados compreendem a alta temporada na cidade. Principalmente entre o Ano Novo e o Carnaval, São Sebastião fica mais movimentado com hotéis e pousadas lotados.

Alta Temporada

  • Prós– A cidade fica mais animada e com mais opções de programas para fazer, como festas e baladas. As praias ficam bem badaladas neste período.
  • Contras – Os valores cobrados na região ficam muito acima do normal. A cidade fica bem cheia, então se você não curte muvuca, o ideal é não visitar São Sebastião durante a alta temporada. 

Baixa Temporada

  • Prós– A possibilidade de chuvas é menor. A cidade fica menos cheia e os preços praticados são mais em conta.
  • Contras – Há menos opções de baladas e eventos na cidade. Então, se você busca agito, viaje na alta temporada.  

Veja também: Quando visitar São Sebastião

Gastronomia em São Sebastião

Frutos do mar
Frutos do mar

A cidade possui restaurantes que agrada até os paladares mais exigentes 

Como digno de um destino repleto de lindas praias cercadas pela Serra do Mar e pela Mata Atlântica, os frutos do mar se destacam nos menus dos restaurantes de São Sebastião.

Os estabelecimentos de alta gastronomia, com pratos sofisticados e ambientes elegantes, dão charme às ruas da cidade. No entanto, há uma grande variedade de restaurantes para todos os gostos e bolsos.

Para a sobremesa, a boa pedida para os dias ensolarados é o sorvete Rochinha. Com 35 anos de tradição, a marca está presente nos principais pontos do litoral paulista com produtos de fabricação artesanal.

Restaurantes em São Sebastião 

  • Manacá – Rua Manacá, 102, Praia de Camburí
  • Al Antonio José Marques, 1650, Praia de Camburí
  • Av. Mãe Bernarda, 2005, Praia de Juquehy
  • Av. Walkir Vergani, 517, Praia de Boiçucanga

Veja também: Onde comer em São Sebastião

Pontos Turísticos de São Sebastião

Priaa do Camburi
Priaa do Camburi

O destino com as mais belas praias do litoral de São Paulo

Visitar São Sebastião é estar em contato constante com a natureza e poder apreciar as mais lindas paisagens. E como as praias são as principais atrações do balneário, fizemos uma lista com as melhores para você já ir se enturmando.

  • Praia de Maresias – Simplesmente uma das mais famosas praias do litoral paulista, a Praia de Maresias tem 4 Km de extensão. O canto esquerdo é rodeado pelo Rio Maresias e ideal para bater uma bola com os amigos devido à faixa larga de areia fina e batida; tem muitos restaurantes e quiosques e é o canto perfeito para as famílias. Já o canto direito tem um mar de ondas bem tubulares, dominado pelos surfistas profissionais. Aliás, Maresias é onde cresceu Gabriel Medina, campeão mundial de surfe. Desde criança o atleta já treinava no quintal de casa.
  • Praia de Calhetas – A Praia de Calhetas é uma das mais belas de São Sebastião. A entrada que dá acesso à praia é por uma propriedade particular, onde apenas pedestres são autorizados. Seu lado esquerdo é tomado por pedras que formam piscinas naturais. Calhetas é bem pequena e deserta. Um verdadeiro paraíso particular!
  • Praia de Juquehy – Assim como Maresias, a Praia de Juquehy também tem uma faixa de areia bastante badalada. Cercada por pousadas elegantes, sempre movimentada e repleta de restaurantes e quiosques, Juquehy é perfeita para quem gosta de estar por dentro de tudo.
  • Praia de Boiçucanga – Com a melhor infraestrutura de todo o litoral norte paulista, a Praia de Boiçucanga está sempre movimentada. Além disso, ela reserva um pôr do sol dos mais lindos.
  • Praia da Boracéia – Localizada na divisa entre São Sebastião e Bertioga, a Praia da Boraceia é uma das mais extensas da região. A prática de esportes é bem comum por lá, seja através de uma corrida, bike, futebol ou frescobol. Apesar de não ser uma das mais belas da cidade, Boracéia atrai muitas pessoas, pois é tranquila e possui estacionamento.
  • Praia da Baleia – Vizinha de Juquehy, a Praia da Baleia é ideal para a prática de esportes aquáticos, como o mergulho com cilindro. Sua faixa de areia é bem extensa, o que propicia também a prática de esportes como vôlei e futevôlei. É uma praia com areia mais durinha e águas transparentes.
  • Praia do Toque-Toque Grande – Quase sem infraestrutura, a Praia do Toque-Toque Grande costuma estar sempre vazia. Se você busca um lugar mais calmo para passar o dia, Toque-Toque Grande é a pedida. A praia tem um mar calmo e preserva um clima rodeado pela Mata Atlântica.
  • Praia do Toque-Toque Pequeno – Mais que uma vila de pescadores, a Praia de Toque-Toque Pequeno proporciona um ambiente bem relax, cheio de jovens e famílias. Mais extensa que a Toque-Toque Grande, ela apresenta um mar tranquilo o ano todo e areia fofinha. O Barracuda Beach Bar é o restaurante pé na areia que oferece o único agito possível nesta praia.
  • Praia de Camburi – Camburi está entre as praias mais badaladas de São Sebastião, cercada por restaurantes elaborados e pousadas aconchegantes. Rodeada de muito verde, Camburi tem um mar agitado, o que atrai os surfistas.

Veja também: Pontos turísticos de São Sebastião

iFriend: Guia de viagem em São Sebastião

praia-juquehy-
praia-juquehy-

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Você pode escolher alguém com um perfil parecido/esperado e ter uma experiência incrível, focado nos seus desejos.

  • Bliputo é um guia que fala inglês e vai te levar para conhecer os melhores tours literários, museus, parques, palácios, monumentos, restaurantes, apresentações culturais.  

Ver mais iFriends: Guias locais para você aproveitar MUITO a sua estadia!

Praia da Baleia - São Sebastião-SP
Praia da Baleia

São Sebastião, o destino de recantos privilegiados, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?