HomeGuia de Viagem São Miguel do Gostoso

Guia de Viagem São Miguel do Gostoso

Praia de São Miguel do Gostoso
Praia de São Miguel do Gostoso
Você vai adorar a Praia de São Miguel do Gostoso nesse guia completo!

São Miguel do Gostoso é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte. Uma cidadezinha de interior litorâneo que em pouco tempo se tornou uma das grandes paixões de quem ama as praias do litoral nordestino.

A cidade de São Miguel do Gostoso está localizada a 110 km de Natal, 550 km de Fortaleza e 390 km de Canoa Quebrada.  

Vocação Turística

São Miguel do Gostoso é um dos destinos mais procurados pelos amantes das praias – os apaixonados por windsurfe e kitesurf encontram na cidade os melhores ventos e ondas: a cidade tem uma geografia que proporciona ventos amenos quase que o ano todo.

A cidade oferece uma boa infraestrutura ao visitante: restaurantes, bares e rede hoteleira surpreendente em serviços eficientes. Na realidade, trata-se de uma cidade tranquila, tal como uma pequena vila, com aproximadamente 9 mil habitantes, além de praias lindas e uma igreja situada em seu centro.

São Miguel do Gostoso recebe cerca de 20 mil visitantes por ano – geralmente, vindos de cidades vizinhas do nordeste, sendo que a grande maioria é do sul e do sudeste, que costumam chamar a cidade de “Gostoso” já os habitantes gostam de chamar de “São Miguel”.

Destaques

GostosoDunas de PedrasCamarão no cardápio!
Diz a lenda que um senhor da região, Manoel Gostoso, abrigava os mascates que passavam pelo povoado. Assim, os viajantes começaram a se referir àquele local como Gostoso e o nome começou a ser utilizado pelos moradores do povoado. São Miguel do Gostoso tem formações rochosas exóticas: dunas de pedras que existem a mais de 2 mil anos.Atenção especial ao camarão – o estado do Rio Grande do Norte é o maior produtor de camarão do país! Lagostas, siri e peixes de alto mar também estão presentes no farto e gostoso cardápio.

O que fazer em São Miguel do Gostoso

Parrachos de Maracajaú - São Miguel do Gostoso
Parrachos de Maracajaú – São Miguel do Gostoso

Você vai adorar esse roteiro de praias incríveis

O grande diferencial de São Miguel do Gostoso são as praias. E tem praias para todos os gostos: esportistas, famílias, crianças e jovens.

Há muitas praias urbanas e com excelente infraestrutura e outras mais desertas e reservadas. Há passeios inusitados para fazer para as praias e os marcos turísticos.

Primeiro dia

Você sabia que São Miguel do Gostoso é considerada a Esquina do Brasil? A cidade tem o Farol do Calcanhar, o ponto geográfico mais próximo da África e o maior farol do Brasil.

Outro passeio histórico muito importante é o  arco do Marco Zero – uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, localizada no ponto que inicia a BR-101, que liga Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, em quase cinco mil quilômetros de asfalto. Perfeito para aquela foto de viagem!

Nesse primeiro dia aproveite para conferir a rica gastronomia nordestina, especialmente se você não está acostumado aos frutos do mar.

Segundo dia

Agora que você já está mais descansado percorra as praias urbanas. Aproveite para ver e praticar o kitesurf e o windsurfe. Há muitos esportistas que se dispõem a dar uma bela aula desses esportes que são mais uma paixão. Aproveite para conhecer a feirinha de artesanato e comprar as lembranças de viagem. Não deixe de provar alguns doces típicos da região como o famoso cartola – um doce de banana com canela caramelizada – ou o bolo de rolo – uma massa de pão de ló finíssima que lembra um rocambole.

Confira a modesta cena noturna do vilarejo nos barzinhos com música local, tocada por gente da terra.

Terceiro dia

O ponto forte de São Miguel do Gostoso são suas praias, assim não deixe de conhecer as praias mais desertas. se preferir, invista num passeio de buggy ou de jegue-taxi: eles te levarão às praias mais retiradas, com ou sem emoção. O mais legal do passeio de buggy é que você percorrerá nas estradas próximas às dunas e poderá ver várias praias mais desertas. Ou ainda você pode visitar os Parrachos de Maracajaú, uma localidade bem próxima à Natal, onde é possível banhar-se em piscinas naturais cristalinas e ver peixinhos coloridos.

Roteiro mais dias

Visita à cachaçaria, farol, marcos históricos, cidades ricas de natureza e um merecido descanso num bom hotel ou pousada. Sim, você merece mais dias em São Miguel do Gostoso.

Veja mais:  O que fazer em São Miguel do Gostoso.

Quando visitar São Miguel do Gostoso

Farol do Calcanhar
Farol do Calcanhar

Aproveite o verão em São Miguel do Gostoso: é tudo de bom!

Os ventos mais fortes acontecem entre setembro e março, especialmente de outubro a dezembro. Época ideal para quem quer ir para Gostoso praticar kite e windsurfe.

O melhor período de visitar a cidade é justamente na alta temporada,   verão, nas férias escolares e nos feriados de natal, réveillon e no Carnaval.

E com isso, a cidade ferve, portanto, não deixe de programar seu hotel ou pousada com antecedência.

Alta temporada:

  • Prós: Pontos turísticos movimentados, muitos turistas; maior variedade de passeios.
  • Contras: Praias e hotéis lotados, os ingressos para os passeios se esgotam mais rapidamente – marque com antecedência. Há um fluxo imenso de pessoas querendo fotografar  e talvez você não se sinta muito à vontade. 

Baixa temporada:

  • Prós: Os passeios não terão muitas pessoas, o que é bom para quem quer aproveitar o momento mais intimista. Os valores tendem a ser mais atrativos em pousadas e hotéis e o atendimento mais personalizado. Sobra espaço nas praias. Espere um excelente atendimento em bares e restaurantes. Você poderá desfrutar dos atrativos naturais com calma, sem tanta aglomeração de pessoas.
  • Contras: Pode haver poucos eventos. Alguns pontos turísticos podem estar em manutenção, então, não fique chateado e aproveite o melhor da cidade.

Veja também: Quando visitar São Miguel do Gostoso

Gastronomia e o que comer em São Miguel do Gostoso

Moqueca de Ubatuba
Moqueca

Delicie-se com os sabores de São Miguel do Gostoso

Fritos do mar, pratos típicos da culinária nordestina e da culinária potiguar – em São Miguel do Gostoso você encontra muitos pratos consagrados.

Atenção especial ao camarão – o estado do Rio Grande do Norte é o maior produtor de camarão do país! Lagostas, siri e peixes de alto mar também estão presentes no farto e gostoso cardápio. Mas, por favor, não deixe de provar a carne de sol, baião de dois, feijão-verde, arroz de leite e até sobremesas, como o famoso doce de caju e a cartola.

Restaurantes em São Miguel do Gostoso

  • Bar do Tico – Av. Enseada das Baleias, 869 – Praia do Cardeiro
  • Baboon Restaurante – Avenida Xepa, Centro.
  • Hibiscus Restaurante –  R. das Ostras, 289,
  • Pantai Bar e Restaurante – Rua da Xepa, 50.
  • O Jardim do Seridó – Avenida Enseada d4as Baleias, 148 Praia da Xepa.
  • Restaurante e Pizzaria Macambira – Av. dos Arrecifes, N°2137 – Centro.
  • Mar y Brasa – Rua Ponta do Santo Cristo, 51 – Ponta de Santo Cristo,

Veja também: Onde comer em São Miguel do Gostoso

Pontos turísticos em São Miguel do Gostoso

Passeio de Buggy São Miguel do Gostoso
Passeio de Buggy São Miguel do Gostoso

Envolva-se com os pontos turísticos de São Miguel do Gostoso

As praias são o maior destaque de São Miguel do Gostoso. A região é conhecida como Costa das Dunas, e dá para imaginar as maravilhas da região litorânea dessa pequena cidade de 10 mil habitantes.

Marco da colonização portuguesa

O Marco Colonial de Touros é um padrão lavrado em pedra no ano de 1501 pelo Reino de Portugal em área do atual município de Touros-RN. O objeto tinha a finalidade de atestar a metrópole como descobridora e detentora daquela terra que mais tarde se chamaria Brasil. É considerado o monumento colonial mais antigo do Brasil e um dos primeiros registros portugueses no país, fazendo parte do Patrimônio Histórico Nacional.

Cachaçaria Urca do Tubarão

Os amantes da branquinha tem um lugar certo para apreciar a mais tradicional cachaça do nordeste. Na Cachaçaria Urca do Tubarão, além das boas cachaças da região, em alambique próprio, você encontra um lugar temático ideal para comer uma boa comida típica, jogar conversa fora e interagir com os locais.

Passeio de Buggy ou de Jardineira

Nada melhor do que passear de Buggy ou de jardineira pelas paisagens quase desérticas do Litoral Norte potiguar. Com ou sem emoção? O roteiro por meio de dunas douradas, coqueirais e praias agrada qualquer visitante em busca de adrenalina.

Parrachos de Maracajaú

As piscinas naturais de Maracajaú são conhecidas como parrachos. São piscinas rasinhas em pleno mar aberto onde é possível avistar recifes de corais e peixinhos coloridos. Uma das principais atrações e proporciona aos seus visitantes águas claras, mergulhos junto com peixes e um visual altamente fotografável, sem em cima ou debaixo d’água. Atenção para as condições climáticas e a tábua das marés. Em dias de mar revolto e de lua cheia nem adianta contratar o passeio.

Marco Zero

O arco do Marco Zero é uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, localizada nas proximidades de onde se inicia a BR-101, que liga Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, em quase cinco mil quilômetros de asfalto. A grande importância do km 0 da famosa rodovia 101 é que ela cruzará 12 estados brasileiros. Perfeita para aquela foto de viagem!

Farol do Calcanhar

O Farol do Calcanhar está situado no Cotovelo ou Esquina do Brasil – o ponto geográfico mais próximo da África. É considerado o maior farol do Brasil e o segundo mais alto da América Latina. São 62 metros de altura, 298 degraus para chegar até o topo.

Veja mais: Pontos turísticos em São Miguel do Gostoso

Praias em São Miguel do Gostoso

Praia de Galinhos São Miguel do Gostoso
Praia de Galinhos São Miguel do Gostoso

As praias de São Miguel do Gostoso irão te surpreender!

Conforme dissemos antes, o que predomina em São Miguel do Gostoso são as praias. O litoral do município tem cerca de 30 km, divididos em várias praias.

Seja para as famílias rasas e com ondas mansas, seja para os apaixonados por surfe, windsurfe e kitesurf com ondas e ventos favoráveis à prática desses esportes ou mesmo para quem quer apenas relaxar numa vila de pescadores, São Miguel dos Milagres tem um litoral perfeito.

Praia de Tourinhos

Uma das mais famosas e mais procuradas praias de São Miguel do Gostoso. O que mais chama atenção nessa praia são as formações rochosas exóticas, em espécies de dunas de pedras que existem a mais de 2 mil anos. Uma paisagem apaixonante, principalmente ao entardecer.

Praia Ponta do Santo Cristo

Uma praia urbana, a 20 minutos do centro urbano, com boa infraestrutura para os visitantes, rápido acesso e bem perto das principais pousadas e hotéis da região. Barracas e escolinhas para a prática de esportes a vela. Os ventos dessa praia favorecem muito o wind e o kite surfe e é comum ver diversas velas no mar. Um cenário muito bonito.

Praia do Cardeiro

A Praia do Cardeiro também é uma opção mais urbana, bem colada à Ponta de Santo Cristo. Está localizada à apenas 10 minutos do centro da cidade. Seu grande diferencial é a lagoa que fica próxima, numa bela paisagem. Muitos restaurantes, bares, lojas e pousadas próximas. 

Praia da Xêpa

Uma praia central, localizada no centro comercial da vila , próxima a vila de pescadores onde é possível acompanhar o cotidiano dos moradores de São Miguel do Gostoso. Rápido acesso às demais praias como Cardeiro, Ponta de Santo Cristo e praia do Maceió. Uma curiosidade é que durante a Segunda Guerra Mundial a cidade recebeu algumas tropas militares brasileiras para a segurança estratégica do país que usavam a praia como lugar para as refeições – a Xêpa.

Praia do Maceió

A última praia urbana de Gostoso, a Praia do Maceió, está localizada à dez minutos à pé da praia da Xepa. Mar calmo, ideal para levar crianças, num roteirão bem família. Apesar de ter pouca infraestrutura é um pedaço de areia ideal para quem quer curtir um astral mais intimista, natural.

Praia Arraial do Marco

A praia de Arraial do Marco está situada à quase 1h de carro do centro de Gostoso. O grande diferencial da Praia do Marco é seu acesso – muitas pessoas optam por chegar à essa praia à cavalo. O que surpreende nessa praia é o Marco da Colonização Portuguesa de 1501. Uma praia quase deserta, com pouca estrutura ao visitante, para quem gosta de ambientes mais naturais.

Praia de Galinhos

Outro destino ideal para as famílias é a praia de Galinhos – águas mornas e calmas – é a menor e mais calma praia da cidade de São Miguel do Gostoso. O jegue-taxi garante o transporte dos visitantes até a praia que não tem quase nenhum comércio por perto. O jegues são muito fofos e tradicionais no nordeste, portanto, seja gentil e tire uma foto com o bichinho!

Você terá momentos ainda mais descontraídos contratando um iFriend em São Miguel do Gostoso

Veja mais: Praias de São Miguel do Gostoso

Lagoa do Cardeiro - São Miguel do Gostoso
Lagoa do Cardeiro – São Miguel do Gostoso

São Miguel do Gostoso é incrível e está esperando sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?