HomeGuia de Viagem de Santos

Guia de Viagem de Santos

Vista da Orla de Santos
Vista da Orla de Santos
Você fará um passeio incrível por Santos com esse guia completo!

Santos é um município portuário da Baixada Santista, situado no litoral sul do estado de São Paulo, no Brasil.

A cidade está localizada a 70km da cidade de São Paulo e consiste num dos principais destinos de fim de semana dos paulistanos.

O acesso à cidade se dá através da Rodovia Imigrantes – mais nova e rápida, com faixas exclusivas para carros – ou pela Rodovia Anchieta – cheia de curvas e com caminhões, mas com paisagens belíssimas.

Toda a cidade é cortada por canais. Eles foram criados como uma forma de escoamento da água das chuvas. Os canais subterrâneos foram criados para escoar a água do esgoto, que é tratada e enviada para alto mar pelo Emissário Submarino. E as águas da chuva seguem para os canais abertos.

Vocação Turística

O maior porto da América Latina está localizado em Santos. A atividade portuária faz parte da dinâmica econômica da cidade ao lado do turismo, da pesca e do comércio.

A cidade de Santos recebe em média 500 mil visitantes por ano. Muitos visitantes chegam à cidade através dos navios de cruzeiros.

Além de Santos, você não deve perder a oportunidade de conhecer outras cidades da Baixada Santista – A região é composta pelas cidades de Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Bertioga e vários outros municípios do litoral sul de São Paulo.

Santos é uma cidade balneária, praias privilegiadas pelo sol e pelo mar de águas calmas, oferecem infraestrutura de metrópole com atrações interessantes para todas as idades, ao longo do ano. Esportes, cultura, artes e lazer.

Destaques

Você sabia que Santos está situada numa ilha?O Aquário de SantosUma das melhores cidades brasileiras para viver!
Santos está localizada numa ilha, a Ilha de São Vicente. Parte da área da cidade está localizada na ilha (39,8 km²) e parte no continente (240,8 km²).O Aquário de Santos é o mais antigo do Brasil – 1945. Foi a primeira instituição brasileira a realizar resgate e recuperação dos animais marinhos.Santos é considerada a 5º melhor cidade brasileira no quesito qualidade de vida, de acordo com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), uma medição estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas)

O que fazer em Santos

Aquário Municipal de Santos
Aquário Municipal de Santos

Você não ficará parado em Santos.  A cidade tem inúmeras opções de lazer.

Santos é conhecida não apenas por ser uma das melhores cidades para viver no Brasil, mas por sua diversidade cultural, ambiental e ampla infraestrutura voltada ao lazer e ao turismo.

Bela e esportiva, Santos é ainda uma das principais rotas de cruzeiros marítimos e tem como um dos destaques o turismo de negócios, com um dos mais completos complexos de eventos do Brasil.

Uma cidade que preza pela cordialidade, a segurança e a diversidade de cenários aliados às riquezas culturais, históricas e ecológicas – um destino apaixonante e completo.

Primeiro dia

Ao chegar em Santos, não deixe de conhecer o Aquário Municipal de Santos. Um dos mais antigos aquários do Brasil possui 32 tanques, com um total de 1 milhão e 300 mil litros de águas doce e salgada e mais de 4000 animais marinhos esperando sua visita.

Aproveite para conhecer a cena urbana da cidade. Vale a pena conferir os dois murais do ambientalista norte-americano Robert Wyland, que foram pintados em 2008 nas paredes das duas caixas d´água do Aquário. Cada mural tem 12 metros de altura por 4 metros de largura.

Encante-se passeando pelo Orquidário da cidade – um espaço que reproduz a Mata Atlântica e todo seu esplendor. São mais de 1500 orquídeas de 120 espécies e um Viveiro de Visitação Interna onde vivem cerca de 500 animais, como aves, cotias e pavões.

Segundo dia

Comece seu dia no Museu do Café – uma das principais instituições responsáveis pela preservação da história da bebida no Brasil que mantém uma cafeteria premiada, onde você pode degustar alguns dos melhores tipos de cafés.

Para quem aprecia as artes, é imprescindível conferir as mostras da Fundação Pinacoteca Benedito Calixto, ou simplesmente, a Pinacoteca de Santos. Possui um acervo com 51 cerâmicas de Armando Sendi, um acervo bibliográfico composto por 2.378 títulos e um pictórico com 227 telas, de artistas como Armando Sendin, Benedicto Calixto e outros. A Instituição está instalada num belíssimo casarão tombado pelo patrimônio histórico e com arquitetura ao estilo art noveau.

Para os apaixonados pelo mar, o Museu do Mar possui um dos maiores acervos de biologia marinha da América Latina. O museu exibe réplicas de 30 espécies de tubarões, como um tubarão baleia com 6 metros de comprimento, maior espécie do mundo e único em exposição na América Latina.

Terceiro dia

Aproveite esse dia na praia. Santos possui 7km de faixa litorânea bem cuidada e com boa infraestrutura – Calçadão para caminhadas, ciclovia, jardins com bancos e quiosques. Confira mais no nosso roteiro de praias.

Se você gosta de Antiguidade não deve deixar de conhecer a Feira de Antiguidade da Praça Rotary que acontece todos os sábados, das 9h às 20h. Um lugar ideal para garimpar achados e comprar lembrancinhas como cristais, vinis, decorações, objetos vintage, livros entre outras raridades.

Não deixe de conhecer o Teleférico de São Vicente, que te dará uma visão privilegiada da  Baixada Santista. Se você gosta de emoções mais fortes, nada melhor do que um voo de asa delta no Morro do Voturuá.

Agora se sua praia é ficar no chão mesmo, você pode optar por percorrer a cidade no Bonde Turístico de Santos – Um bondinho construído na década de 20 e totalmente restaurado é um dos poucos remanescentes da época.

Roteiro mais dias

Santos tem inúmeras atrações, eventos e programas únicos que você precisaria de muitos dias para conhecer bem tudo o que a cidade pode oferecer. Roteiros gastronômicos, históricos, artísticos e culturais que tornarão sua visita completa. Passeios de balsa até o Guarujá, Passear no Parque Roberto Mário Santini: Emissário Submarino, percorrer o roteiro das fontes de água da cidade, tirar fotos no letreiro da Mureta de Santos são algumas opções.

Veja também: O que fazer em Santos?

Quando visitar Santos

Teleférico de Santos
Teleférico de Santos

Santos tem alta frequência de turistas nos meses de férias, de verão e nos fins de semana – se você gosta de bastante movimento e de ver muitas pessoas diferentes, essa é a melhor época – Verão, nos meses de dezembro a fevereiro.

No outono, com a retomada das aulas, o turismo fica restrito aos fins de semana, quando a cidade recebe visitantes locais , advindos das cidades vizinhas da região da Baixada Santista e de São Paulo (são apenas 70km da capital).

Nos meses de junho e julho, com os recessos escolares a cidade volta a encher. Mas a melhor época para aproveitar os passeios com um clima ameno é a primavera – entre setembro a dezembro – quando compreende dias mais frescos.

Alta temporada:

  • Prós: Pontos turísticos movimentados, muitos turistas; maior variedade de passeios.
  • Contras: Lugares turísticos, praias e hotéis lotados, os ingressos para as atrações se esgotam mais rapidamente. Há um fluxo imenso de pessoas querendo fotografar os pontos turísticos e talvez você não se sinta muito à vontade. 

Baixa temporada:

  • Prós: Os passeios e praias não terão muitas pessoas, o que é bom para quem quer aproveitar o momento mais intimista. Sobra espaço nos parques e nas atrações turísticas. Espere um excelente atendimento em bares e restaurantes. Você poderá desfrutar dos pontos turísticos e naturais com calma, sem tanta aglomeração de pessoas. Os valores tendem a ser mais atrativos em pousadas e hotéis e o atendimento mais personalizado.
  • Contras: Pode haver poucos eventos. Alguns pontos turísticos podem estar em manutenção, então, não fique chateado e aproveite o melhor da cidade.

Veja também: Quando visitar Santos

O que e onde comer em Santos

Meca Santista - Santos-SP
Meca Santista

Delicie-se com os sabores de Santos

Prato típico de Santos que você não deve deixar de provar é a Meca Santista. O prato combina Meca (uma espécie de peixe delicioso), o Risoto de Pupunha e a Farofa de Banana.

Se esse prato não for seu predileto há uma série de restaurantes incríveis para você degustar os melhores pratos famosos no interior de São Paulo, como o virado à paulista, frango xadrez, cuzcuz paulista, afogado entre outros. Não se esqueça de provar os pratos a base de frutos do mar e conferir algumas pérolas gastronômicas como as culinárias libanesa, italiana e japonesa.

  • Mar del Plata – Av. Alm. Saldanha da Gama, 137/139 – Ponta da Praia
  • Restaurante Trianon – Av. dos Bancários, 109 – Ponta da Praia
  • Yolo Cozinha – R. Dom Lara, 38 – Boqueirão,
  • Restaurante Olímpia – Av. Pres. Wilson, 92 – José Menino
  • Elo Gastronomia – Rua Goias 116, entre o canal 3 e a, Av. Ana Costa – Gonzaga
  • Cantina Babbo Américo – Av. Ana Costa, 404 – Gonzaga
  • Cantina Liliana – Av. Washington Luiz, 302 – Gonzaga
  • Al Kabir Culinária Libanesa – R. Jorge Tibiriçá, 28 – Gonzaga
  • Porta do Sol – restaurante do Paquito -Av. São Francisco, 210/212 – Centro
  • Temakeria Santista – R. Goiás, 195 – Gonzaga

Veja também: Onde comer em Santos

Praias de Santos

Vista Ponta da Praia - Santos-SP
Vista Ponta da Praia – Santos-SP

Praia e sol – o programa predileto de quem vem à Santos

Todas as praias de Santos são consideradas praias urbanas – urbanizadas, com boa infraestrutura para atender os visitantes. As praias possuem calçadão para caminhadas, ciclovia, jardins com bancos e quiosques. Selecionamos as seis praias mais famosas e mais frequentadas tanto pelos moradores da cidade quanto pelos visitantes.

  • Praia do José Menino
  • Praia da Pompéia
  • Praia do Gonzaga
  • Praia do Boqueirão
  • Praia do Embaré
  • Praia da Aparecida

Você também não deve deixar de visitar as praias da cidade vizinha Guarujá. Diariamente há passeios de balsa para as principais praias.

Veja mais: Praias de Santos

Pontos Turísticos de Santos

Porto de santos
Porto de santos

Os principais pontos turísticos de Santos você encontra aqui

Santos é reconhecida como uma cidade multicultural: seus pontos turísticos geralmente envolvem espaços amplos voltados ao lazer, no que tange a cultura, a história e a preservação ao meio ambiente.

  • Aquário Municipal de Santos
  • Orquidário de Santos
  • Museu do Café
  • Museu do Mar
  • Museu de Pesca e Ponte dos Práticos
  • Museu Pelé
  • Fundação Pinacoteca Benedito Calixto
  • Feira de Antiguidades da Praça Rotary
  • Teleférico de São Vicente
  • Bonde turístico de Santos
  • Passeio de balsa às praias do Guarujá
  • Parque Roberto Mário Santini: Emissário Submarino
  • Jardim da Orla de Santos
  • Roteiro das Fontes
  • Mureta de Santos (letreiro)
  • Deck do Pescador
  • Estação de Trem do Valongo
  • Monte Serrat
  • Catedral de Santos
  • Museu do Porto de Santos
  • Porto de Santos

Aquário Municipal de Santos

Talvez a atração mais importante de Santos o Aquário Municipal, fundado em 1945,  é um show de diversidade e preservação da vida marinha. Reproduzindo a paisagem rochosa do fundo do mar da costa brasileira, o Tanque Oceânico abriga sernambiquaras, corcorocas, xaréus, robalos, salemas, marimbas e raias-ticonha. É o segundo maior tanque do Aquário e o único em formato circular, onde os animais de água salgada nadam em ambientes rochosos. Todos os tanques receberam cenografia que reproduzem os habitats naturais dos animais. O tanque de água salgada possui 17 metros de diâmetro e painéis de vidro que permitem a perfeita visualização do espaço marinho. Nos de água doce, foram criados ambientes de fundo de rio, com galhos, folhagens, raízes e barrancos. O Aquário também conta com tanque de tubarões, pinguinário e recanto seguro para as moreias. I

Orquidário de Santos

Outra atração clássica de Santos é seu orquidário: um parque zoobotânico que reproduz a Mata Atlântica, contendo cerca de 3.500 orquídeas de 120 espécies, a grande maioria afixada nas árvores. Inaugurado em 1945, o viveiro possui quase 500 animais de 70 espécies, muitos dos quais vivem soltos, a exemplo de cutias, cágados, jabutis, saracuras e pavões. O Orquidário promove atrações como Trilha do Mel, Jardim Sensorial e Viveiro de Visitação Interna, onde as aves chegam a pousar bem perto das pessoas.

Museu do Café

O Museu do Café permite conhecer uma das bebidas mais apreciadas e fonte de economia nacional por muitas décadas. Uma das principais instituições responsáveis pela preservação da história da bebida no Brasil e mantém uma cafeteria premiada, que trabalha com alguns dos melhores tipos de cafés. Nessa cafeteria você poderá degustar cafés especiais, cappuccinos, expresso, drinques e doces a base de café e portugueses.

Museu do Mar

O Museu do Mar é um dos maiores acervos de biologia marinha da América Latina, e é uma boa opção de passeio cultural. No acervo do museu há réplicas de tubarões, coleções de dentes fossilizados do Megalodonte (tubarão pré-histórico extinto há 30 milhões de anos), de esponjas, corais, crustáceos, moluscos, equinodermos, répteis e aves marinhas, todos expostos em ordem evolutiva.

Museu de Pesca e Ponte dos Práticos

O Museu de Pesca visa à divulgação de conhecimentos originados do estudo do ambiente aquático e da tecnologia aplicada para a exploração racional de recursos marinhos e de águas continentais. O acervo do museu conta com diversas espécies de peixes, crustáceos, aves e mamíferos marinhos taxidermizados ou suas ossadas, conchas de moluscos, areias… além de maquetes de embarcações, aparelhos e equipamentos utilizados na pesca e em pesquisa oceanográfica.

Museu Pelé

O Rei do Futebol, Pelé, tem um museu dedicado às suas conquistas no futebol: instalado nos antigos Casarões do Valongo (reconstruídos), o Museu Pelé apresenta a incrível trajetória de Edison Arantes do Nascimento. O museu expõe em seu casarão em estilo neoclássico, documentos, camisas, chuteiras, bolas, condecorações e troféus, entre muitos outros itens do acervo pessoal do ‘Atleta do século XX.

Fundação Pinacoteca Benedito Calixto

Ou simplesmente Pinacoteca de Santos é um espaço dedicado à conservação do acervo artístico-cultural da cidade de Santos. A instituição está localizada em belo casarão de estilo neoclássico do início do século XX. O principal espaço cultural da cidade, com happy hour musical, cursos e eventos variados para crianças e adultos, sobretudo aos fins de semana. Não perca a oportunidade de passar um tempo nos jardins contemplando as obras de arte ao ar livre.

Feira de Antiguidades da Praça Rotary

Um dos melhores passeios para compreender a atmosfera da cidade é pela Feira de Antiguidades da Praça Rotary. Nessa feira são comercializadas porcelanas, peças de decoração, discos, móveis retrô e moedas antigas. Um lugar legal para comprar sua lembrancinha de viagem.

Teleférico de São Vicente

O Teleférico de São Vicente possui uma extensão de cerca de 700 metros, dos quais 560 metros são percorridos sobre a Mata Atlântica. Liga a Praia do Itararé ao alto do Morro do Voturuá, possibilitando vista para o Morro do Japuí. Oferece uma vista privilegiada da cidade de Santos, num trajeto que leva apenas 11 minutos de subida e descida.

Bonde turístico de Santos

Os antigos bondinhos, originários da Escócia, Portugal e Itália proporcionam uma viagem no tempo por cerca de 40 pontos de interesse histórico e cultural. É considerado o Museu Vivo Internacional de Bondes da América Latina.

Monte Serrat

A encosta do Monte Serrat tem em seu topo o antigo cassino e o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos. A escadaria tem 402 degraus e 14 nichos com cenas da Via Sacra. A vista 360° é um dos pontos altos do passeio proporcionado pelos bondinhos.

Estação de Trem do Valongo

A primeira estação de trem do estado de São Paulo, foi projetada na Inglaterra e inaugurada 1867 pela São Paulo Railway. Idealizada pelo Barão de Mauá, a ferrovia é considerada uma das maiores obras de engenharia ferroviária do mundo, por causa da inclinação da Serra do Mar e de um trajeto de oito quilômetros que lembra uma montanha-russa em câmera lenta. Na estação de trem do Valongo você também pode pegar os bondinhos.

Parque Roberto Mário Santini: Emissário Submarino

O Parque Roberto Mário Santini foi construído de forma a aproveitar o espaço da plataforma do emissário submarino e avança 400m mar adentro. Um ponto privilegiado de observação do mar e de lazer para as famílias.

Mureta de Santos (letreiro)

Um dos símbolos da cidade de Santos, a Mureta de Santos há 74 anos é o ponto de encontro de muitas pessoas para contemplar o mar e relaxar no fim de tarde. Lá também se encontra o letreiro “Santos”, muito procurado para selfies.

Deck do Pescador

O Deck do Pescador, está situado na Ponta da Praia em Santos e é o melhor lugar para quem adora uma pescaria e para quem gosta de apreciar o vai e vem dos navios na entrada do Estuário de Santos.

Jardim da Orla de Santos

O Jardim da Orla de Santos é considerado o maior jardim de praia do mundo, registrado em 2002, pelo Guinness World Records. O jardim emoldura cerca de 7km de praia e consiste numa galeria de arte ao ar livre, com 38 monumentos, 1.300 canteiros, floreiras e vasos de plantas, com mais de 70 espécies ornamentais, entre 1.800 árvores vários portes, como palmeiras, cicas e os chapéus-de-sol.

Porto de Santos

O Porto de Santos é o maior complexo portuário da América Latina e responde pela movimentação de cerca de 30% das trocas comerciais brasileiras.

Museu do Porto

O Museu do Porto de Santos está instalado em um casarão de estilo vitoriano de 1902. Tem por acervo documentos, peças históricas, biblioteca e equipamentos utilizados na construção dos primeiros metros de cais. 

Seu acervo também compreende imagens de obras do pintor Benedicto Calixto, que tem diversos trabalhos inspirados nos antigos trapiches, onde antes acostavam as embarcações e do navio inglês Nasmith.

Catedral de Santos

A catedral de Nossa Senhora do Rosário está situada no centro de Santos. Uma igreja católica, em estilo neogótico, inaugurada em 1924 e possui um santuário à Primeira santa africana, Josephina Bakhita (1869-1947), canonizada em 2000.

Veja também: Pontos turísticos de Santos

Passeios em Santos

Parque Emissário Submarino
Parque Emissário Submarino

Os passeios em Santos irão te surpreender!

City Tour por Santos e São Vicente

Você Sabia que a população de Santos vive quase que em sua totalidade em uma ilha de 57,4 km² chamada Ilha de São Vicente? Nesse City tour por Santos e São Vicente você conhecerá um pouco da história e cultura dessa região!

Aqui também se localiza a cidade de São Vicente, considerada a primeira vila do Brasil, fundada em 1532.

Santos possui o maior porto do Hemisfério Sul e o maior jardim de praia do mundo, catalogado no Guiness Book.

Além disso, e de ser uma cidade de vanguarda, que abriga em suas ruas grandes acervos históricos que contam a história do Brasil, a cidade ganhou fama internacional com o Santos F.C. que revela grandes talentos do futebol internacional.

Você poderá conhecer a história de importantes santistas como José Bonifácio, Bartolomeu de Gusmão e Patrícia Galvão, a Pagu. A região vivenciou momentos e fatos marcantes desde os tempos de Colônia, passando pelo Império e República.

Passeio família por Santos

Para começar o passeio família por Santos nada melhor do que passear de bondinho turístico. Depois podemos visitar o Aquário Municipal e conhecer as espécies marinhas. As crianças adoram.

Saindo do Aquário, vamos almoçar e fazemos questão que você prove a autêntica Meca Santista um prato elaborado à base de um peixe da região muito apreciado nos churrascos. Mas se você não gostar de peixe, tudo bem, em Santos há inúmeros tipos de restaurantes.

Para quem gosta de futebol temos a opção de conhecer o Museu Pelé, nosso rei do futebol que fez sólida carreira no Santos F.C ou podemos fazer uma visita ao Museu do Café e degustar alguns dos melhores grãos na cafeteria do museu.  

Encerraremos o passeio com a visita à Mureta de Santos para tirar muitas fotos no letreiro da cidade.  

Descubra as melhores experiências em Santos para você aproveitar MUITO a sua estadia! 

Veja mais: Passeios em Santos

iFriend em Santos

Você terá momentos ainda mais incríveis contratando um iFriend em Santos

  • Catherine – A Catherine é guia de turismo em Santos e vai te levar para conhecer a cidade toda!
  • MarceloO Marcelo é guia de turismo em Santos e vai te levar nos principais pontos turísticos da cidade de Santos e da região da Costa da Mata Atlântica.
  • Diogo – O Diogo conhece Santos muito bem e faz passeios personalizados incríveis, mostrando o melhor da cidade!
Vista da Orla de Santos
Vista da Orla de Santos

Santos é linda e está esperando sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?