Santo Ângelo é um município brasileiro localizado no estado do Rio Grande do Sul. É a maior cidade pertencente à região das Missões, com mais de 77 mil habitantes. Além de 26 municípios gaúchos, a rota Caminho dos Jesuítas compreende destinos da Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.
Conhecido como a “Capital das Missões” por ser o município mais populoso da região, o nome Santo Ângelo tem origem na Missão Jesuítica de Santo Ângelo Custódio, ou como consta em alguns documentos espanhóis da época, Sant”Angel da La Guardia e Sant”Angel Custódio.
A Redução de Santo Ângelo foi consagrada ao Anjo Custódio das Missões, protetor de todos os povos missioneiros. Por isso, hoje também é conhecida como a “Cidade dos Anjos”.
A cidade foi fundada no dia 12 de agosto de 1706 pelo jesuíta Diogo de Haze, padre Belga, e foi emancipada no dia 22 de março de 1873. Com uma população formada por uma grande diversidade étnica, a base econômica do município é o comércio, prestação de serviços, pequenas indústrias, atividade agropastoril, com forte potencial industrial nas mais diversas áreas.
O turismo cultural e religioso também são componentes da economia, bem como das raízes históricas de Santo Ângelo.
Por que visitar Santo Ângelo?
A Cidade dos Anjos é ponto inicial de muitos roteiros na região das Missões
Ponto de partida de muitos roteiros, Santo Ângelo é um dos 26 municípios brasileiros da região missioneira que encanta pela quantidade de história e cultura. Boa parte deles preserva pontos turísticos do período jesuítico, quando foram fundados os Sete Povos das Missões, povoados indígenas que foram construídos pelos padres jesuítas como forma de catequização.
Os moradores de Santo Ângelo cultivam com muito orgulho a relação com as tribos guaranis e a cultura missioneira. A cidade possui belezas arquitetônicas sem iguais e lugares que remetem ao período jesuítico-guarani.
Outra ligação forte do município é com Luís Carlos Prestes. Na Avenida Ipiranga, o Monumento à Coluna Prestes foi projetado por Oscar Niemeyer. Ele é uma homenagem ao engenheiro e político que morou na cidade por alguns anos durante a década de 20 e participou de um movimento contra o governo da época.
No mais, Santo Ângelo é uma graça e há muitas opções de restaurantes, alguns bares bem bacanas, mercados e todos os serviços que você pode precisar durante a viagem, com farmácia e banco, por exemplo.
Veja também: Por que visitar Santo Ângelo?
O que fazer em Santo Ângelo?
A cidade mais animada da Rota das Missões tem museus, espaços culturais e uma linda catedral
Para muitos turistas, Santo Ângelo é ponto de partida para roteiros que levam às ruínas das reduções jesuíticas das Missões.
A cidade tem algumas atrações bem legais e indicamos a permanência de dois dias (uma noite) para que você consiga conhecer os principais pontos de interesse e aproveitar a gastronomia local.
Confira o roteiro em Santo Ângelo que nossa equipe montou para você!
Primeiro dia
Comece o passeio pelo centro histórico. Na Praça Pinheiro Machado estão os atrativos que mais encantam os visitantes. A entrada oficial da praça é feita por um pórtico, que traz na estrutura duas imagens: uma do Anjo Custódio das Missões e outra simbolizando um missioneiro.
Ao fundo da Praça Pinheiro Machado, está uma das vistas mais belas da cidade: a Catedral Angelopolitana, com traços renascentistas e barrocos. A Catedral é o principal ponto turístico de Santo Ângelo.
De lá, siga para o Museu Municipal José Olavo Carvalho, no centro histórico mesmo. É um passeio muito válido, principalmente para quem quiser se aprofundar na história da região. O local abriga valiosos materiais do período jesuítico-guarani, além de uma maquete da antiga redução de Santo Ângelo Custódio.
Depois de visitar o museu, faça uma pausa para o almoço. Nossa dica é o Restaurante Quick, com opções à la carte, buffet livre ou a quilo.
O Centro Municipal de Cultura, um ponto turístico importante da cidade, é seu próximo passeio. No local está o Acervo Tupambaé, que conta a história dos índios no período das reduções jesuíticas, e também o Museu do Cinema.
Para fechar o dia, você precisa conhecer a chocolateria e cafeteria Kemper’s Haus, um lugar aconchegante com diversos tipos de salgados e tortas.
Segundo dia
No segundo dia, você vai conhecer o Memorial Santa Teresa Verzeri. Situado dentro de um colégio com o mesmo nome, pertence às Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus. O museu tem mais de 2 mil peças no acervo. Elas honram o legado de Teresa Verzeri e também remetem ao período das primeiras Irmãs Missionárias que chegaram ao Brasil. O cuidado e a beleza do acervo são impressionantes, por isso vale a pena dar uma passadinha para conhecer o local.
Seu próximo passeio do dia vai ser pela Casa Cultural Tekoha, um espaço cultural com salas de convivência, artesanato inspirado na cultura missioneira e gaúcha e muitas oficinas. Tem até oficina de chimarrão e de churrasco,daqueles bem “raiz”, feito com fogo de chão.
Para participar da oficina do chimarrão e do churrasco e também curtir as apresentações artísticas que a casa oferece, é necessário marcar agendamento pelo telefone (55) 99632-2145. Para participar da programação completa da casa, o ingresso custa R$ 60 por pessoa. Mas, para quem deseja apenas visitar o local, apreciar os artesanatos ou se deliciar no café que tem lá, a entrada é gratuita.
Depois de aproveitar tudo que a Tekoha oferece, visite o Memorial da Coluna Prestes, localizado em uma antiga estação férrea da cidade. Logo na fachada há um vagão de trem que fazia o percurso Santo Ângelo-Porto Alegre e que funcionou até 1969. Dentro do museu, há três salas com objetos e documentos que pertenceram a Luís Carlos Prestes.
Para o jantar, nossa dica é a pizzaria Don Augusto, com opção de rodízio e à la carte.
Terceiro dia
Após ter conhecido as principais atrações da “Capital das Missões”, é hora de mudar um pouco a programação e seguir para Buriti, distrito de Santo Ângelo, no interior da cidade.
Você vai viver uma experiência ímpar ao visitar uma aldeia de índios guaranis, a Aldeia Tekohá. Você vai conhecer a história da tribo, sua rotina e costumes. Há programas especiais para os turistas, que podem incluir atividades como brincadeiras com arco e flecha e apresentações de canções guaranis.
A uma hora de Buriti está São Miguel das Missões, outro município que faz parte da Rota das Missões. Aproveite para fazer um bate-volta a São Miguel para conhecer a atração mais aguardada do circuito turístico missioneiro: o Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo, cartão-postal da cidade. O local realmente possui uma energia diferente e desperta uma sensação ímpar.
Logo na entrada já é possível avistar a antiga igreja jesuítica. O templo começou a ser construído em 1735 e levou dez anos para ser finalizado. Em um dos pontos da igreja, se você olhar para cima verá que a junção das paredes e do teto forma uma cruz missioneira. É belíssimo!
Outra atração dentro do sítio arqueológico é o Museu das Missões, que tem muitas obras sacras, incluindo sinos e esculturas.
Na saída do sítio arqueológico, há algumas lojas de artesanato onde você pode aproveitar para comprar lembrancinhas.
Se ainda tiver pique, fique para o Espetáculo de Som e Luz nas ruínas. Ele acontece diariamente, às 20h, e é imperdível em São Miguel das Missões.
Mas se já estiver batendo o cansaço, antes de voltar para Santo Ângelo, aproveite para fazer uma refeição no Restaurante e Pizzaria Recantus, referência em São Miguel.
Veja também: o que fazer em Santo Ângelo
Quando visitar Santo Ângelo?
Um destino que te espera a qualquer época do ano
A melhor época para visitar a região das missões são os meses mais quentes, entre outubro e maio.
Em geral, os meses de verão no Rio Grande do Sul, entre dezembro e março, são bastante quentes com temperaturas máximas em torno dos 30°C. Essa é a alta temporada em Santo Ângelo.
Os invernos entre junho e setembro são moderadamente frios, com temperaturas mínimas em torno de 11°C. As temperaturas máximas ficam entre 18°C e 20°C. Os meses de inverno são também os mais úmidos, com maior chance de chuva.
As estações intermediárias, primavera e outono, têm temperaturas amenas e agradáveis na maior parte do estado.
Alta Temporada
- Prós – A cidade fica mais animada, com maior fluxo de turistas.
- Contras – As tarifas das hospedagens ficam mais altas. Além disso, pode fazer bastante calor em alguns dias.
Baixa Temporada
- Prós – A cidade fica mais vazia e os preços cobrados nas hospedagens são mais convidativos.
- Contras – Se você busca um destino mais animado, com mais turistas circulando pelas ruas e mais chances de fazer amizades, a baixa temporada não é para você.
Veja também: Quando visitar Santo Ângelo
Gastronomia em Santo Ângelo
Uma viagem para apreciar a culinária gaúcha, popular em todo o Brasil
Segundo estudos, os alimentos cultivados nas reduções eram plantados pelos guaranis no século XVII. Era uma culinária baseada em frutos da terra como o milho, a mandioca, a batata doce, abóbora, amendoim e frutas silvestres. Esses produtos são relevantes até hoje na região, sendo colocados à mesa e consumidos pelos missioneiros.
Atualmente, podemos destacar diversos pratos típicos na região das Missões. Alguns, inclusive, fazem parte da culinária gaúcha, sendo consumidos em todo o estado, mas originários da região missioneira. São eles: churrasco preparado no espeto e churrasqueira ou vala de chão, acompanhado de mandioca cozida ou farinha de mandioca; arroz carreteiro; arroz de china; doce de abóbora; ambrosia; cuscuz missioneiro; entre outros.
Em Santo Ângelo, há muitas opções de restaurantes que servem essas comidas, além de bares, pizzarias e hamburguerias.
Restaurantes em Santo Ângelo
- Don Augusto – R. Mal. Floriano, 888 – Centro
- Churrascaria do Chico – R. Vinte e Cinco de Julho, 364 – Centro
- Casa Real Restaurante – Av. Getúlio Vargas, 1655 – Centro
- Restaurante Quick – R. Marquês do Herval, 1650 – Centro
- Kemper’s Haus – Tv. João Meller, 95 – Centro
- Arena Grill – R. Marquês do Herval, 1784 – Centro
- Flip Burguer – R. Tiradentes, 870 – Geis
- Pizzaria Fornalha – Av. Apolinário Dorneles de Morães, 487 – Dornelles
- Almanara – R. Florêncio de Abreu, 1801 – Centro
- Grão Gourmet – R. Mal. Floriano, 2083 – Geis
Veja também: Onde comer em Santo Ângelo
Pousadas e Hotéis em Santo Ângelo
A cidade possui hospedagens aconchegantes para as suas férias ou para aquela viagem de fim de semana ou feriado
Com boa estrutura para servir de base estratégica para o turista que deseja conhecer a região das Missões, Santo Ângelo conta com hospedagens bem cuidadas e confortáveis. Muitas delas ficam no centro da cidade, a poucos metros das principais atrações.
Pousadas e Hotéis em Santo Ângelo
- Villas Hotel – RS 344, km 98,5 – Santa Fé
- Maerkli Hotel – Av. Brasil, 1000 – Centro
- Hotel Nova Esperança – R. Sete Povos das Missões, 463 – Centro
- Hotel Missões – Av. Brasil, 211 – Centro
- Pousada 7 Povos – R. Sete Povos das Missões, 467 – Centro
- Hotel Debacco – R. Mal. Floriano, 2426 – Centro
Veja também: Pousadas e Hotéis em Santo Ângelo
Passeios em Santo Ângelo
Conheça os pontos turísticos da cidade base da Rota das Missões
Apesar de ser a mais nova das Missões, Santo Ângelo foi a que mais se desenvolveu. Não é à toa que é considerada a Capital das Missões no Rio Grande do Sul e é a base dos passeios que levam até São Miguel das Missões, no lado brasileiro, e San Ignácio Mini e outras ruínas jesuítas, no lado argentino.
O título conferido à cidade é porque ela oferece mais opções de hospedagem, alimentação e diversão do que todas as outras desse circuito.
Vale muito passar, pelo menos, dois dias inteiros para visitar as principais atrações de Santo Ângelo. Listamos elas aqui para você!
- Praça Pinheiro Machado – No centro histórico da cidade, está a Praça Pinheiro Machado. A entrada oficial da praça é feita por um pórtico, que traz na estrutura duas imagens: uma do Anjo Custódio das Missões e outra simbolizando um missioneiro. Observe que, em cada canto da praça, há uma cruz jesuítica original – ela é o símbolo dos povos das Missões.
- Catedral Angelopolitana – Ao fundo da Praça Pinheiro Machado, está uma das vistas mais belas de Santo Ângelo: a Catedral Angelopolitana. Com traços renascentistas e barrocos, a Catedral é muito charmosa e tem na fachada esculturas dos padroeiros dos Sete Povos das Missões, esculpidos em pedra grês. Uma curiosidade interessante é que esta é uma das poucas igrejas que tem como padroeiro um anjo, e não um santo.
- Museu Municipal José Olavo Carvalho – Localizado no centro histórico da cidade, o Museu Municipal José Olavo Carvalho está instalado em um prédio erguido no final do século XIX, e é uma das mais antigas construções do período pós-jesuítico. O museu é lar de valiosos materiais do período jesuítico-guarani, além de uma maquete da antiga redução de Santo Ângelo Custódio.
- Centro Municipal de Cultura – Importante centro cultural do município, o espaço é destinado à promoção de cursos, palestras, reuniões, apresentações e oficinas artísticas. O acervo Tupambaé, o Museu do Cinema Vivaldino Prado e a Biblioteca Pública Policarpo Gay fazem parte do complexo do centro de cultura.
- Memorial da Coluna Prestes – Bem próximo ao centro de cultura, está o Memorial da Coluna Prestes, situado em uma antiga estação férrea da cidade. A beleza do local é surpreendente. A preservação de um antigo trem e uma restauração trouxe de volta elementos importantes para a ambientação do espaço. Na fachada há um vagão que fazia o percurso Santo Ângelo-Porto Alegre e que funcionou até 1969. Dentro do museu há três salas com objetos e documentos que pertenceram a Luís Carlos Prestes, militar e líder revolucionário brasileiro, uma das personalidades políticas mais influentes no país durante o século XX.
- Casa Cultural Tekoha – A Casa Cultural Tekoha é um espaço cultural com atrativos para diferentes públicos. Tem salas de convivência, artesanato inspirado na cultura missioneira e gaúcha e muitas oficinas, entre elas, a oficina do chimarrão e oficina do churrasco. É um passeio imperdível em Santo Ângelo.
- Aldeia de índios guaranis – Conhecer de perto uma aldeia de índios guaranis é um programa que, com certeza, vai deixar a viagem guardada na memória com muito carinho. A Aldeia Tekohá fica em Buriti, distrito de Santo Ângelo. Há programas especiais para os turistas, que podem incluir atividades como brincadeiras com arco e flecha e apresentações de canções guaranis.
Durante a visita, você vai conhecer um pouco da história e também o principal trabalho dos índios, o artesanato. É um passeio que te fará refletir sobre a importância deles, que tanto contribuíram para a formação da região das Missões.
Veja também: Passeios em Santo Angelo.
Quanto custa viajar para Santo Ângelo?
Uma viagem mais barata do que você imagina
Santo Ângelo é um município brasileiro localizado no estado do Rio Grande do Sul. A cidade está situada a cerca de 55 km de São Miguel das Missões e a 436 km da capital Porto Alegre.
Santo Ângelo até tem um aeroporto regional, mas as opções de voos são poucas e caras. Uma alternativa é adquirir passagens para o aeroporto de Porto Alegre. A empresa de ônibus Ouro e Prata tem saídas regulares da capital.
- Passagens – Opções a partir de: Rio R$ 350,00 e São Paulo R$ 358,00
- Aluguel de carro – Categoria econômica R$ 114,98 a diária / veículos SUV R$ 211,48 a diária (preço médio para no mínimo 4 dias)
- Passeios – Diversas atrações têm entrada gratuita: Catedral Angelopolitana, Museu Municipal José Olavo Carvalho, Centro Municipal de Cultura etc.
- Hospedagens – Em geral, os hotéis e pousadas de Santo Ângelo são simples, mas oferecem o que você precisa para ter uma boa noite de sono. A melhor opção para se hospedar na cidade é o Villas Hotel, com piscina ao ar livre e academia. Diárias neste hotel saem a partir de R$ 290,00 para o casal.
O tempo ideal para conhecer Santo Ângelo é de dois dias, especialmente para quem nunca foi lá. Estima-se que numa viagem de dois dias para a cidade gaúcha é necessário ter na faixa de R$ 600,00, exceto as passagens aéreas. Com esse valor, dá para fazer os principais passeios, se alimentar bem e se hospedar num hotel confortável.
Veja também: Quanto custa viajar para Santo Ângelo?
iFriend: Guia de viagem em Santo Ângelo
Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.
Conheça os iFriends em Santo Ângelo e divirta-se!
Santo Ângelo, a Capital das Missões, espera sua visita!
iFriend. Find a friend, enjoy the ride.