HomeGuia de viagem Santa Marta

Guia de viagem Santa Marta

Vista Santa Marta, Colombia
Vista Santa Marta, Colombia
Você vai adorar conhecer Santa Marta neste guia completo!

Cortada pelo mar do Caribe e por um conjunto de enormes montanhas chamadas de Serra Nevada, Santa Marta é uma cidade no norte da Colômbia, ainda pouco conhecida pelos brasileiros. Capital do estado de Magdalena, o destino abriga uma grande diversidade de atrações turísticas, históricas e naturais.

Localizada junto à baía de mesmo nome, Santa Marta foi fundada em 1525 e é a mais antiga cidade da Colômbia e a segunda mais antiga da América do Sul. Com cerca de 500 mil habitantes, o lugar é um misto de cidade interiorana tranquila com centro urbano agitado e barulhento. 

Vocação turística de Santa Marta

Santa Marta está situada a pouco mais de 2 horas de Barranquilla e a cerca de 4 horas de Cartagena (via terrestre). Sua localização entre a Serra Nevada, com os picos mais altos do país, e o Mar do Caribe, a tornam atraente para explorar a variedade da fauna e flora que estão na região, bem como os locais históricos e culturais que a cidade possui.

A região de Serra Nevada é a terra de quatro importantes povos indígenas simbólicos da América – Koguis, Wiwas, Arhuacos e Kankuamos – cuja cultura, tradições e profundo conhecimento ancestral constituem um pa­trimônio precioso para a humanidade. Além disso, a enorme região de montanhas nevadas abriga o Parque Nacional Tayrona, que guarda em suas terras um conjunto de baías de águas cristalinas com areias brancas. 

O turista que viaja para esse destino pode realizar diversas atividades incríveis, como mer­gulhar, praticar esportes de aventura e visitar praias onde a selva se mistura com o mar, obser­var aves, percorrer os pontos históricos da cidade e visitar o centro da cultura das antigas civilizações indígenas.

Os dois principais bairros para se hospedar em Santa Marta são El Rodadero e Centro, sendo que o primeiro custa um pouco mais. O bairro El Rodadero possui a praia mais frequentada de Santa Marta, porém, é mais longe do centro histórico e dos demais acessos para outros lugares. No Centro, há muitos bares, restaurantes e supermercados, sem contar que você pode pegar ônibus para todos os lugares que pretende ir.

A moeda oficial da Colômbia é o peso colombiano. Para sua viagem a Santa Marta o ideal é levar real ou dólar dos Estados Unidos e trocar o seu dinheiro por lá. Mas saiba que costuma haver uma boa diferença entre uma casa de câmbio e outra. Portanto, vale a pena bater-perna em busca de trocas mais vantajosas. 

Cartões de crédito são bem aceitos na capital do estado de Magdalena, porém, não tão comum quanto no Brasil. Acontece de pequenos estabelecimentos estipularem um valor mínimo de compra. Portanto, é sempre bom verificar antes de consumir os produtos e serviços.

Veja também: Por que visitar Santa Marta?

O que fazer em Santa Marta?

Praia em Santa Marta, Colombia
Praia em Santa Marta, Colombia

Tudo que você precisa saber para obter o máximo da cidade!

Cercada pelo mar do Caribe e por muitos vilarejos, Santa Marta não se limita a praia e sol. O destino do norte da Colômbia tem montanhas, cachoeiras, matas nativas, povoados e um centro histórico a ser explorado, sendo o Parque Tayrona um dos principais motivos de quem visita a cidade. Santa Marta é um prato cheio para turistas em busca das belezas naturais do país. 

Primeiro dia

Comece sua viagem conhecendo o centro histórico da cidade. Não deixe de conferir a Catedral de Santa Marta e, próximo a ela, o Parque de Los Novios, principal espaço verde da região. 

Visite também o Museo del Oro Tayrona e o Museo Antropológico e Etnológico, ambos situados dentro da dentro da Casa de la Aduana. No Centro Artesanal Cultural, você pode comprar artesanato indígena a preços convidativos.

No fim de tarde, aprecie o pôr do sol da Avenida Rodrigo de Bastidas, excelente ainda para uma caminhada e para experimentar a comida de rua colombiana dos ambulantes que batem ponto ali. 

À noite, uma boa pedida é parar num dos bares ou restaurantes ao redor do Parque de Los Novios. Alguns estão entre os melhores e mais badalados de Santa Marta.

Segundo dia

Seu segundo dia será dedicado ao Parque Nacional Tayrona, localizado aos pés da Serra Nevada. Você pode chegar ao local tomando um ônibus de linha e descendo em El Zaino, que é onde está a entrada do parque. De lá, ainda existem mais 4 Km até o início da trilha. Há vans pela região que fazem este trecho. Outra opção é fechar o passeio com uma agência que te leva até o início da trilha. Também é possível ir de táxi.

Pela trilha que dá acesso às praias irá encontrar florestas tropicais, mangues, taquarais, coqueirais, restingas e vários cenários distintos, além de uma diversificada fauna, como macacos, pássaros, caranguejos e insetos. Uma dica: leve repelente!

O Parque Nacional Tayrona é um verdadeiro refúgio natural que esconde entre suas montanhas praias de areia branca e mar azul caribe, quatro culturas indígenas intactas e uma densa floresta tropical.

Terceiro dia

Neste dia, você irá conhecer a Praia de El Rodadero, que fica a uns 15 minutos de carro do centro histórico. El Rodadero é a parte da cidade onde estão a maioria dos hotéis e restaurantes, portanto, você pode escolher o seu preferido e almoçar por lá. 

Depois do almoço, visite a Quinta de San Pedro Alejandrino, fazenda famosa por ser o local da morte de Simón Bolívar.

Outra opção é ir para Taganga, um vilarejo de pescadores que fica a aproximadamente 6 km da cidade de Santa Marta. O povoado de Taganga em si, é bem simpático, possui uma pequena praia com uma orla, alguns quiosques, alguns bares e pequenos restaurantes. 

Para fechar o roteiro, você pode pegar uma balada na cidade. A maioria acontece no centro histórico. Algumas opções são: La Bodeguita Pirata, Albania Disco Bar e Oh la la la Puerta.

Veja também: o que fazer em Santa Marta

Destaques

Paraíso preservado no CaribeVantagem históricaA mais popular da cidade
Localizado aos pés da Serra Nevada, o Parque Nacional Tayrona é um verdadeiro refúgio natural que esconde entre suas montanhas praias de areia branca e mar azul caribe, quatro culturas indígenas intactas e uma densa floresta tropical.Além de ser a cidade mais antiga da Colômbia, Santa Marta é o local onde morreu o líder político Simón Bolívar, mais precisamente na fazenda chamada Quinta de San Pedro Alejandrino. El Rodadero é a praia mais visitada de Santa Marta. Localizada no bairro de mesmo nome, fica um pouco afastada do centro histórico. O mar é calmo e o local é agitado, com muitos vendedores ambulantes por lá. 

Quando ir a Santa Marta

Praia do Parque Nacional Tayrona
Praia do Parque Nacional Tayrona

Você pode conhecer Santa Marta em todas as épocas do ano

De dezembro a abril é para muitos um bom período para visitar a cidade, pois é a época com menos possibilidade de chuva, que geralmente é entre os meses de maio, junho e julho.

Alta Temporada

  • Prós – O movimento, agito e o vai e vem dos turistas encantam e enchem ainda mais de charme a cidade! A possibilidade de encontrar mais pontos turísticos abertos é maior.
  • Contras – Na alta temporada, nos meses de junho, julho, dezembro e janeiro, tudo é mais caro, a cidade fica mais cheia e tumultuada. Você pode achar dificuldades em conhecer algum restaurante ou ponto turístico, por conta das enormes filas.  

Baixa Temporada

  • Prós – Menos filas, menos pessoas transitando nas ruas, menos tempo de espera nos restaurantes e, claro, voos e hotéis mais baratos. 
  • Contras – Com a cidade mais vazia, a probabilidade de restaurantes da moda e pontos turísticos ficarem fechados. Sem contar que a badalação e o agito da cidade quase desaparecem. 

Veja também: Quando visitar Santa Marta?

Gastronomia e o que comer em Santa Marta 

Gastronomia Colombiana em Santa Marta
Gastronomia Colombiana em Santa Marta

Todos os sabores do Caribe ao seu dispor!

A cozinha colombiana é uma verdadeira explosão de sabores, com uma grande variedade de frutas e vegetais marinados em pratos diferentes, levando o viajante a uma verdadeira viagem gastronômica. Muita banana-da-terra verde, peixe e cozinha rápida, incluindo frituras como as arepas de ovo ou os bolinhos de mandioca, estão presentes nos cardápios.

Restaurantes em Santa Marta 

  • Ouzo Santa Marta – Rua: Cra. 3 ##19-29
  • Lulo Cafe Bar – Rua: Cra. 3 #16-3
  • Restaurante LamArt – Rua: Cra. 3 ##16-36
  • La Perla Restaurante Bar – Rua: Cra. 3 #16-28
  • Govinda – Rua: Cl. 16 #5-67 piso 2

Veja também: Onde comer em Santa Marta?

Pontos Turísticos de Santa Marta

Aldeia de Nabusimake
Aldeia de Nabusimake

Uma enorme diversidade de atrações turísticas, históricas e naturais

Viajar para Santa Marta é garantir conhecer um lugar autêntico, com diferentes atrativos. A cidade contornada pelo mar do Caribe tem áreas naturais de beleza ímpar, um centro histórico com ruazinhas simples e possui a vantagem histórica, digamos assim, de ser a cidade mais antiga da Colômbia e local onde morreu o líder político Simón Bolívar. 

  • Catedral de Santa Marta – É a primeira igreja da Colômbia e fica no centro histórico da cidade. Também conhecida como Basílica Menor, a riqueza arquitetônica deste templo se une ao fato de que abriga os restos mortais de Rodrigo de Bastidas, o conquistador espanhol que fundou a cidade no ano de 1525.  
  • Parque de Los Novios – O parque é um espaço público, situado entre os mais importantes monumentos históricos da cidade e conta com restaurantes, bares e barracas de comida no entorno. É um dos pontos de badalação da cidade e atrai jovens que desejam bater papo e beber enquanto apreciam o pôr do sol. 
  • Parque Nacional Tayrona – Localizado a aproximadamente 35 Km da região Central de Santa Marta, o Parque Tayrona é uma das áreas naturais mais espetaculares da Colômbia e o destino certo para quem ama ecoturismo. Além da praia La Piscina que tem areias branquinhas e o reconhecido mar caribenho de águas azuis, a área de 12 mil hectares tem vegetação nativa, diferentes formações rochosas e de lá dá para avistar a Serra Nevada.A fauna diversificada também é uma característica da área. Há cerca de 40 espécies de morcegos, macacos, tigres, raposas, jacarés, tartarugas e diferentes tipos de aves. Vale a pena fazer a trilha caminhando ou, se preferir, alugar cavalos e burros para explorar um lugar tão incrível.
  • Praia de El Rodadero – El Rodadero é a praia mais popular e visitada de Santa Marta. Localizada no bairro de mesmo nome, fica um pouco afastada do centro histórico. O mar é calmo e o local é agitado, com muitos vendedores ambulantes por lá.
  • Tanganga – É outra bela praia da região para se conhecer, localizada a cerca de 6 km do centro da Santa Marta. O caminho de carro até o pequeno vilarejo dura menos do que 30 minutos. A praia atrai os mais aventureiros, amantes do mar e da prática de mergulho. 
  • Quinta de San Pedro Alejandrino – A Quinta de San Pedro Alejandrino é a fazenda onde faleceu o Libertador Simón Bolívar no ano de 1830. Cercado por árvores centenárias, o local conserva parte dos móveis da época e funciona como sede do Museu Bolivariano de Arte Contemporânea.   
  • Reserva indígena Nabusimake – Com toda a certeza será o passeio mais rústico que você fará em Santa Marta. O local é uma reserva indígena com cabanas feitas de pedras e telhados de palha e fica a 2000 metros do nível do mar, na região da Serra Nevada. É chamada por muitos de “capital espiritual” do grupo indígena Arhuacos e o nome Nabusimake significa ” terra onde o sol nasce”. 
  • Centro Histórico de Santa Marta – É claro que depois de passear bastante e conhecer – quase – toda Santa Marta, você vai querer parar para almoçar, jantar, ou fazer um lanche reforçado e, quem sabe, até umas comprinhas, certo? Então não deixe de incluir no seu roteiro o Centro Comercial Zazue Plaza, localizado na zona de Bello Horizonte, um lugar bem elogiado por ser moderno, agradável e com diversas opções.

Veja também: Pontos Turísticos de Santa marta 

Playa del Rodadero
Playa del Rodadero

iFriend: Guia de viagem em Santa Marta

Agora que você conhece as atrações de Santa Marta, na Colômbia,  escolher um guia de viagem em Santa Marta para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

  • Juanck – é morador e guia local de Santa Marta. Com ele você vai descobrir as peculiaridades da cidade.
  • DaliaGuia local em Santa Marta, vai te levar para conhecer os costumes do povo. 
Vista de Santa Marta Colombia
Vista de Santa Marta Colombia

Santa Marta, a cidade mais antiga da Colômbia, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride. 

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?