HomeGuia de Viagem Salvador

Guia de Viagem Salvador

Farol da Barra - Salvador -BA - vista noturna
Farol da Barra - Salvador -BA - vista noturna
Você vai adorar conhecer Salvador nesse guia completo!

Salvador é a capital do estado da Bahia, na região nordeste do Brasil. Uma cidade mundialmente famosa e muito procurada pelo turismo doméstico.

Salvador é diferente de tudo que você já viu: uma terra vibrante, repleta de cores e sons –  dificilmente você ficará sem ter o que fazer em Salvador e esse guia está repleto de dicas incríveis para você não perder nenhum momento!

A capital da Bahia já foi capital do Brasil (entre 1549 e 1763) guarda reflexos da arquitetura portuguesa, das tradições religiosas católica e afrobrasileiras, sem deixar de lado outras denominações cristãs e espiritualistas.

O que fazer em Salvador

Turismo religioso e o turismo doméstico

Os dois grandes nichos de turismo em Salvador são o turismo religioso e o turismo familiar, doméstico que convertem grande parte dos visitantes. O carnaval também puxa boa parte dos visitantes anuais.

A gastronomia também exerce um grande fascínio nos turistas que sempre buscam as iguarias da culinária baiana e nordestina. As artes e a cultura de Salvador são pontos de interesses de visitantes ligados à educação, às artes à música.

Geralmente, jovens em busca de diversão, pessoas interessadas em arte e cultura ou no turismo religioso, na visita à igrejas, basílicas e na tradicional festa de Iemanjá: todo ano, em 02 de fevereiro, a grande padroeira de Salvador só perde mesmo para as comemorações de Nosso Senhor do Bonfim, uma data móvel que acontece toda segunda quinta-feira após o dia dos Santos Reis (06 de janeiro) quando acontece a tradicional lavagem das escadarias da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim.

Destaques

Salvador é multiculturalCalor para curtir as praiasUm passeio histórico-cultural
A multiculturalidade de Salvador é expressa não somente por sua arquitetura que combina elementos coloniais, modernistas e contemporâneo, mas clara em suas manifestações musicais, arte e cultura. A junção dos afrodescendentes, os indígenas e colonos portugueses trouxeram a cidade uma atmosfera colorida e versátilSe você procura altas  temperaturas para curtir as mais belas praias, você está chegando ao lugar certo: da famosa Itapuã às mais reservadas como Mangue Seco e Rio Vermelho, Salvador tem mais de 50km de praias para todos os gostos sem contar com as lagoas.Respire a cultura e a arte de Salvador: por aqui andaram Castro Alves, Vinícius de Moraes, Dorival Caymmi, Jorge Amado, Zélia Gattai entre outros. Música, poesia, arquitetura. Os velhos casarões dos senhores de engenho, inspiraram obras literárias até hoje lidas e debatidas, Na música, as batidas de axé do olodum dão o pulsar de uma terra vibrante.

Quando visitar Salvador

Você pode visitar Salvador o ano todo!

Quando visitar Salvador? Na prática, você pode visitar Salvador o ano todo. Entretanto, você deve considerar que:

O verão e o carnaval são, sem dúvida, as melhores épocas para visitar Salvador – nessas datas o turismo está á toda. O verão é seco e é quando há o maior número de eventos na cidade. Se você gosta de agitação, esse é o lugar certo!

Evite os meses de abril e maio – lá, as águas de março definitivamente fecham o verão e o período de chuvas é certo e constante.

Nos demais meses, considere as datas festivas, se você quiser ter uma experiência turística considerável. Para um turismo mais intimista, opte pela baixa temporada, o que é bom para quem não quer gastar muito e não curte confusão.

Como em todo lugar turístico, sobretudo na alta temporada, procure estabelecer rotas seguras e visitar as ruas da cidade com alguém que conheça os pontos mais seguros da cidade.

Alta temporada:

  • Prós: Pontos turísticos movimentados, muitos turistas; maior variedade de passeios.
  • Contras: Lugares turísticos, praias e hotéis lotados, os ingressos para as atrações se esgotam mais rapidamente. Há um fluxo imenso de pessoas querendo fotografar os pontos turísticos e talvez você não se sinta muito à vontade. 

Baixa temporada:

  • Prós: Os passeios não terão muitas pessoas, o que é bom para quem quer aproveitar o momento mais intimista. Sobra espaço nas praias e nas atrações turísticas. Espere um excelente atendimento em bares e restaurantes. Você poderá desfrutar dos pontos turísticos e naturais com calma, sem tanta aglomeração de pessoas. Os valores tendem a ser mais atrativos em pousadas e hotéis e o atendimento mais personalizado.
  • Contras: Pode haver poucos eventos. Alguns pontos turísticos podem estar em manutenção, então, não fique chateado e aproveite o melhor da cidade.

Veja também: Quando visitar Salvador

Gastronomia e o que comer em Salvador

Onde comer em Salvador -- Acarajé
Onde comer em Salvador — Acarajé

Delicie-se com os sabores de Salvador

Quem nunca ouviu falar de bobó de camarão? O famoso acarajé das sorridentes Baianas do Acarajé que já são Patrimônio Cultural do país? vatapá, caruru, moqueca, abará, mugunzá… ahh, vamos parar! Você só vai conhecer esses sabores inigualáveis quando estiver por lá.

A gastronomia de Salvador é essencialmente oriunda dos afrodescendentes: africanos escravizados durante mais de 300 anos em terras brasileiras. Muitas comidas da Bahia são derivadas dos pratos servidos nas casas grandes, para os poderosos barões e fazendeiros e suas famílias. Pratos a base de pescados, frutos do mar, milho, vegetais e pimenta, muita pimenta.

A pimenta e os condimentos como cominho, sálvia entre outros eram necessários para conservar os alimentos, os fazendo durar por mais tempo. Para os nativos indígenas e africanos, a pimenta era um condimento capaz de regenerar as forças daqueles que precisavam trabalhar pesado nas lavouras.

Assim também acontecia como a garapa de cana fermentada, filtrada e destilada que dava consolo ao banto… a pinga, ou como se diz em Salvador, a cachaça de rolha.  

Restaurantes

  • Kactus Boteco e Lounge – R. Fernando Mascarenhas, 09 – Cajazeiras 10,
  • Cantina Vale – R. do Meio, 60 – Rio Vermelho,
  • Casa de Tereza – R. Odilon Santos, 45 – Rio Vermelho
  • Panivini – Mercado – Av. Juracy Magalhães Júnior, 1624 – box 59 – Rio Vermelho
  • Larriquerri – Praça Alexandre Fernandes, 26 – Garcia
  • Casa Vidal – Alameda das Cajazeiras, 417 – Caminho das Árvores
  • Restaurante Coco Bambu – Av. Prof. Magalhães Neto, 1273 – Pituba

Baianas do Acarajé

As tradicionais baianas do Acarajé estão espalhadas nas barraquinhas pela cidade de Salvador. Patrimônio cultural e imaterial da Bahia, muitas baianas são famosas e exibem seus sorrisos e sabedoria para todos que desejam ter momentos divertidos e de sabedoria popular.

Lembrando que as baianas do acarajé não vendem só acarajé, mas um sem número de delícias típicas da Bahia.

  • Largo das Baianas – Praia de Amaralina.
  • Acaragel –  Acarajé da Gel – Rua jardim Vera Cruz quadra 06 Lote 21 – Iapi
  • Acarajé da Chica – R. Território do Acre – Pituba
  • Acarajé da Nide – Localizado em: Aeroporto Internacional de Salvador – Dep. Luís Eduardo Magalhães – Endereço: Praça Gago Coutinho – São Cristóvão.
  • Sorriso da Dadá – R. Frei Vicente, 05 – Pelourinho
  • Acarajé da Tânia – Largo do Farol da Barra – Barra,
  • Acarajé da Daria e Laura – 98, R. dos Maçons, 2 – Pituba
  • Acarajé da Drica – R. do Retorno – Nova Brasília, 
  • Acarajé da Dinha –  Largo de Santana – Rio Vermelho, 

Veja mais: O que e onde comer em Salvador

Pontos Turísticos de Salvador

Você terá muitos pontos turísticos incríveis em Salvador

Elevador Lacerda - pontos turísticos
Elevador Lacerda – pontos turísticos

Os pontos turísticos de Salvador remetem a cultura portuguesa, afrodescendente e indígena. Vale lembrar que Salvador foi a capital do país no período de entre 1549 e 1763.

Nesse meio tempo, a colonização promoveu grandes obras estruturais, como igrejas, casarios, palacetes, ruas de paralelepípedos e complexos arquitetônicos de inspiração europeia.

Pontos turísticos de Salvador

  • Elevador Lacerda
  • Mercado Modelo
  • Igreja e convento de São Francisco
  • Basílica do Senhor do Bonfim
  • Fundação Casa de Jorge Amado
  • Farol da Barra e Forte de Santo Antônio
  • Pelourinho
  • Palácio Rio Branco
  • Solar do Unhão
  • Solar do Ferrão
  • Palácio Thomé de Souza
  • Parque da Cidade de Salvador
  • Monumento da Cruz Caída
  • Museu do Carnaval
  • Dique do Tororó (lagoa dos orixás)
  • Gordinhas de Ondina

Elevador Lacerda

O Elevador Lacerda é um dos principais pontos turísticos de toda a Bahia e liga a cidade alta e a cidade baixa. No topo dele está o Pelourinho, e aos seus pés, fica o Mercado Modelo. Não deixe de contemplar a vista estupenda Baía de Todos os Santos.

Palácio Rio Branco

O Palácio Rio Branco é um monumento que nasceu junto com a primeira capital do país e carrega uma história cheia de curiosidades e belezas. O prédio fica em frente à saída do Elevador Lacerda do lado direito, no centro histórico de Salvador. Além de ser aberto à visitação no primeiro piso, tem uma das vistas mais especiais da cidade.

Pelourinho

O Pelô é reconhecido como  Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco – está localizado no Centro Histórico de Salvador. O complexo arquitetônico ficou mundialmente conhecido através de um vídeo de Michael Jackson da música “They don´t care about us” (tem até uma estátua dele lá). Você também pode acompanhar os ensaios abertos do Olodum, semanas antes do  carnaval (que costuma ferver por lá) Nas redondezas você encontra além de muitos bares e restaurantes badalados, a Fundação Casa de Jorge Amado, contendo a história do renomado escritor baiano, isso sem contar com inúmeras casas de cultura, museus e casas de shows.

Fundação Casa de Jorge Amado

O casarão que fica de frente para o Largo do Pelourinho é uma instituição cultural com várias atividades e um núcleo de pesquisas, com documentação sobre o próprio Jorge Amado, Zélia Gattai e a literatura baiana,

Mercado Modelo

No Mercado Modelo de Salvador você vai encontrar de TUDO! Desde temperos, artesanatos, lembranças de viagem e oferendas até um sofisticado centro gastronômico. São mais de 260 boxes distribuídos em dois andares do Mercado Modelo de Salvador.

Igreja e convento de São Francisco

Majestosa e imponente, a Igreja e Convento de São Francisco, datada de 1713, de edificação jesuíta, austera no exterior mas decorada com luxo no interior. A igreja é especialmente preciosa pela sua exuberante decoração interna: entalhes e douraduras, com florões, frisos, arcos, volutas e inúmeras figuras de anjos e pássaros espalhadas em vários pontos.

Basílica do Senhor do Bonfim

Igreja do Senhor do Bonfim é mundialmente famosa não só por seus lindos afrescos e azulejaria portuguesa, mas por causa da lavagem das escadarias da igreja do Bonfim realizadas anualmente no mês de janeiro. O evento marca a diversidade religiosa e o respeito mútuo entre as religiões.

Farol da Barra e Forte de Santo Antônio

Um dos destinos mais procurados pelos casais par viagens românticas é o Farol da Barra. A construção foi erigida em 1839 sendo um principais pontos turísticos de Salvador. O prédio possui 22 metros de altura com uma das vistas mais lindas da cidade e um dos melhores lugares para contemplar o pôr-do-sol.

Solar do Unhão

O Solar do Unhão é um complexo arquitetônico do século XVII. O conjunto consiste em casa-grande, capela, senzala, armazéns e cais. A função principal do imóvel era receber e exportar a produção açucareira do Recôncavo. Sofreu várias reformas e ampliações até o século 20. Em 1943, o conjunto foi tombado pelo Iphan. Desde 1966 tornou-se a sede do Museu de Arte Moderna da Bahia.

Solar do Ferrão

O Solar Ferrão é um edifício situado no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, que integra o patrimônio nacional tombado pelo IPHAN. No prédio está instalado o Museu Abelardo Rodrigues, de arte sacra.

Palácio Thomé de Souza

Palácio Tomé de Sousa é a atual sede da prefeitura. Uma estrutura de aço e vidro, numa área de 2 mil metros quadrados, na Praça Thomé de Souza (primeiro governador-geral do Brasil, cargo que exerceu de 1549 a 1553.)

Parque da Cidade de Salvador

O Parque da Cidade, o Parque Joventino Silva, fica entre os bairros da Santa Cruz e Itaigara. Uma área destinada ao lazer, cultura, esporte e natureza. Muitas famílias se reúnem para andar de bicicleta, patins, patinete e skate. Também é ótimo para caminhadas e piqueniques ao ar livre.  São 4 mil metros de pista e um anfiteatro que recebe uma programação cultural constante.  Nos gramados, boa oportunidade para relaxar  e as crianças tem pula-pula e brinquedos infláveis.

Casa do Rio Vermelho

O Memorial a Casa do Rio Vermelho foi a residência dos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai. Comprada em 1960 com dinheiro da venda dos direitos do livro “Gabriela, Cravo e Canela”, de Jorge Amado, para a MGM, a casa mais tarde se transformou no título do livro de Zélia Gattai publicado em 2002 contando a história vivida pelo casal quando residiu no imóvel. A Casa do Rio Vermelho conta com mais de 30 horas de vídeos e projeções. Ou seja, é impossível conhecer toda a história do imóvel e do casal de escritores em apenas uma visita.

Casa Di Vina

O belo Memorial Casa di Vina, aberto gratuitamente ao público, na romântica praia de Itapuã, onde estão expostos objetos, fotos e detalhes do dia-a-dia do Poetinha Vinícius de Moraes e seu caso de amor com a Bahia.

Praça Castro Alves

A praça Castro Alves foi construída em homenagem ao poeta do romantismo Antônio de Castro Alves, que lutou pela abolição dos africanos escravizados com seus poemas e discursos no largo do Pelourinho. Hoje a Praça Castro Alves concentra eventos e manifestações artístico-culturais.

Veja também: Pontos Turísticos de Salvador

Praias de Salvador

Praia de Itapuã -Salvador-BA
Praia de Itapuã – Salvador-BA

As praias de Salvador já foram cantadas em versos por grandes nomes da música popular brasileira.

A orla de Salvador tem mais de 50km de praias belíssimas, ideais para todas as tribos!

Praia de Itapuã

“Um mar que não tem mais tamanho e um arco íris no ar” sim, a Praia de Itapuã tem essa suavidade. Mar calmo e areia clara, perfeitos para relaxar. Dizem que o lugar é perfeito “para se viver um grande amor” à sombra dos coqueirais – Palavra de Poeta! Aproveite para tomar água de coco e tirar uma foto ao lado da estátua de Vinícius de Moraes. O farol de Itapuã é uma das belezas incontestáveis do lugar. Aproveite nos passeios de jangadas e barquinhos para ver a orla de Itapuã em todo seu esplendor!

Praia do Rio Vermelho

A Praia do Rio Vermelho começa logo depois da Praia de Ondina. A praia do Rio Vermelho é conhecida pelos festejos anuais de 02 de fevereiro em alusão ao orixá africano Iemanjá. Uma belíssima festa religiosa e cultural que vale a pena conferir.  

Praia do Porto da Barra

A Praia do Porto da Barra tem apenas 600 metros de orla, mas é de uma beleza estonteante: a vista privilegiada da Baía de Todos os Santos. Uma piscina natural se forma nas rochas durante a maré baixa e é uma das praias mais queridas dos visitantes de Salvador.

Praia do Farol da Barra

Na Praia do Farol da Barra, além de você encontrar o icônico farol, também encontrará a Fortaleza de Santo Antônio – um lugar para apreciar a natureza e reverenciar o pôr do sol.

Não deixe de conferir o Museu Náutico da Bahia e conhecer um pouco mais sobre a Marinha do Brasil. Piscinas naturais nas pedras e um mar muito calmo esperam por você.

Ao final dessa praia, você não deve deixar de conhecer o Morro do Cristo, onde há uma imagem de Cristo Redentor, ponto de encontro de muitos moradores.

Praia de Ondina

A Praia de Ondina está situada num dos lugares mais nobres de Salvador. Muitos hotéis e resorts o que deixam a praia repleta de turistas. Barracas e quiosques de petiscos e bebidas, com excelente infraestrutura.

Praia do Buracão

A Praia do Buracão fica no bairro Rio Vermelho. Uma praia escondida e pouco movimentada, perfeita para quem gosta de ambientes mais silvestres. Um mar mais agitado, entretanto. Paraíso dos surfistas em busca das ondas perfeitas!

Praia de Stella Maris

Stella Maris é um dos novos bairros mais chiques de Salvador. Trata-se do point preferido dos jovens em busca de diversão e alto astral! Dunas, mar calmo, coqueiros, areia fina e infraestrutura ideal para quem quer passar o dia todo na praia – aconselhamos!

Praia do Flamengo

A Praia do Flamengo é uma praia urbana, com ótima infraestrutura. O mar costuma ser agitado. Os estabelecimentos dispõem de mesas, cadeiras e espreguiçadeiras, além de serviços como massagens, duchas e espaço infantil. Nos fim de semana a praia costuma ficar lotada, atenção!

Praia de Piatã

Na orla da Praia de Piatã, o calçadão é ponto de encontro dos esportistas para corridas e caminhadas – termine seu treino nos barzinhos, com petiscos e bebidas variadas, ao som de uma boa música ao vivo. O ideal é se banhar na maré baixa e desfrutar das delícias do mar.

Praia de Amaralina

A Praia de Amaralina é uma das mais bonitas e famosas de Salvador. Suas águas são agitadas e com ondas fortes. A orla da Praia de Amaralina se destaca das demais: é o ponto de encontro dos esportistas e dos apaixonados por fotografias surpreendentes!

Veja mais: As praias de Salvador

Passeios em Salvador

Pelourinho, Salvador -BA
Pelourinho, Salvador -BA

Você não vai se esquecer dos passeios em Salvador!

Os passeios em Salvador são repletos de cultura, arte e natureza. Em todos os momentos de sua viagem em Salvador você encontrará algo de diferente, afinal é diferente de tudo que você já viu. Os sabores, as cores vibrantes, um povo alegre e acolhedor em paisagens sublimes.

Primeiro dia

Salvador Histórica e Romântica

Alegria, alegria! Salvador tem tours incríveis e na Bahia não existe só carnaval pra ficarmos felizes! Que tal conhecer um pouquinho desse paraíso?

Primeiro, vamos ao Mercado Modelo que é um importante centro de artesanato, visitado por cerca de 80% dos turistas que vem pra cá e tem mais de 260 lojinhas pra comprarmos lembrancinhas.

Depois, se liga nessa curiosidade: vamos no Elevador Lacerda, o primeiro elevador urbano do mundo

Em 1873, era o mais alto de toda a história, com 63 metros! Seguindo, partimos para o meu favorito, uma visita ao Pelourinho… Aqui em Salvador, “tão romântica, tão histórica” temos ruazinhas de paralelepípedo com bares para tomar caipirinha ao ar livre, cheias de músicos e dançarinos nesse inesquecível ponto histórico.

Faremos ainda, uma visita ao Palácio Thomé de Souza e podemos fazer uma parada para provar drink local.

E por falar em centro histórico, temos que visitar a famosa Igreja de São Francisco.

Passaremos pelo Monumento da Cruz Caída e pelo Museu do Carnaval.

Se você gostar de arte popular, também podemos ir no Solar do Ferrão, e, para fotos, nada melhor que a Ladeira do Pelô e uma foto clássica na janela do Michael Jackson

Para finalizar, vamos também no Museu Casa Jorge Amado, um dos mais famosos escritores e bem-conceituados escritores brasileiros e, enfim, a Igreja do Passo, onde você visitará as escadarias de onde foi filmado “O Pagador de Promessas” (1962).

Segundo dia

Salvador: a cultura e comida típicas da Bahia

E o quê que a baiana tem? Tem muitos sabores incríveis!

A cultura e a comida típica tem lugar garantido nesse passeio! Tenho certeza que esse roteiro vai deixar você com um gostinho de quero mais

Iremos iniciar nosso passeio literário no memorial Casa do Rio Vermelho, onde viveram Jorge Amado e Zélia Gattai, ilustres escritores brasileiros, onde suas cinzas estão depositadas.

A atração é grátis nas quartas e conta com características originais e um rico acervo de documentos e cartas importantes.

Podemos também tirar fotos com as estátuas de bronze dos escritores Jorge Amado, Zélia Gattai e seus pugs. Vamos conhecer o Largo do Rio Vermelho, que também tem a melhor noite de Salvador e a Praia do Rio Vermelho onde ocorre a festa de Iemanjá. Se você gosta de apreciar a comida típica, não pode vir à Bahia e deixar de experimentar a nossa melhor atração: faremos uma parada super especial para provar um prato típico baiano.

Depois, iremos para o Dique do Tororó, o único manancial natural da cidade de Salvador, reconhecido e tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Este ponto turístico conta com uma enorme lagoa e oito estátuas de orixás flutuando nas águas, além de propiciar um passeio de pedalinho para fotos incríveis

Para finalizar, vamos apreciar o pôr do sol no antigo mercado do Peixe, na Vila Caramuru.

Além de os pontos locais terem um ótimo preço e serem bem movimentados, o atendimento é muito bom e a vista é incrível!

Espero você! A Casa do Rio Vermelho, o Largo do Rio Vermelho, a Praia do Rio Vermelho, Dique do Tororó, e o Antigo mercado do Peixe, na Vila Caramuru. Ponto de encontro a combinar

Terceiro dia

Salvador: Praias e Portos

Sol, Mar, Salvador! Um passeio nesse paraíso é um momento único para ser curtido em boa companhia!

Nossa experiência começa com o monumento das Gordinhas de Ondina, as meninas do Brasil, para tirar fotos legais e apreciar sua beleza ímpar.

Partiremos para o Farol da Barra, ou Farol de Santo Antônio, um monumento “primitivo”, sendo o segundo a ser construído em toda a história do continente americano, antecedido apenas pelo farol construído em Recife.

A subida para Museu Náutico, então, é uma visita imperdível para quem quer conhecer um pouco mais da história do Brasil e de Salvador, pois é um farol histórico com exposições de artefatos encontrados no mar.

Como todos os fortes, está em uma posição estratégica e permite uma vista maravilhosa para muitas fotos

Faremos, depois disso, uma caminhada pela Orla até o Forte Santa Maria, que é gratuito às quartas, e tem uma história super legal também, pois era o antigo porto de Salvador, no século XVII.

Iremos para a Praia do Porto da Barra, banhada por essa histórica baía.

Para finalizar, faremos uma parada para vislumbrar o pôr do sol e tomar um drink especial no Forte São Diogo, que conta com uma super apresentação de slides de artes locais em um fantástico ambiente.

Roteiro mais dias

Rodas de capoeira no Pelourinho, passeios de bugre pelas praias, passeios de barco, participar de eventos religiosos… Você não ficará parado em Salvador. O que podemos dizer é que Salvador tem um mundo de atrações tão vibrantes quanto o sorriso de seu povo!

Para sua viagem ficar completa, confira os Pacotes de experiências em Salvador para você aproveitar MUITO a cidade! 

Veja também: Passeios em Salvador

iFriend em Salvador

Você terá momentos ainda mais incríveis contratando um iFriend em Salvador.

  • Irma: A Irma vai te levar para conhecer o lado histórico e boêmio da cidade.
  • Carol: A Carol é de Salvador e conhece como ninguém as ruas e peculiaridades da cidade!
Farol da Barra Salvador-BA
Farol da Barra Salvador-BA

Salvador é diferente de tudo que você já viu e vai te surpreender!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?