HomeGuia de Viagem do Rio de Janeiro

Guia de Viagem do Rio de Janeiro

Guia de Viagem Rio de Janeiro Cristo Redentor
Nosso Guia de Viagem do Rio de Janeiro tem informações importantes para você aproveitar ao máximo seu passeio.

Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa, é conhecida no mundo inteiro! Na música, nas artes, na arquitetura, o Rio de janeiro está sempre de braços abertos para receber muitos visitantes ao longo do ano. 

O passado, as ruas e as gentes da cidade do Rio de Janeiro tem um legado histórico que ainda hoje se faz revelar na multiculturalidade das manifestações artístico-culturais. Oriundas das três etnias centrais no processo de colonização – o nativo indígena, os portugueses colonizadores e os africanos escravizados – recebeu muitos imigrantes de muitas partes do mundo que fizeram das terras cariocas, um lugar para se estabelecer, sem contar com brasileiros vindos de outros estados.

Assim, num grande abraço cultural, o Rio de Janeiro engloba muitas culturas, com um povo solidário e gentil.

Rio de Janeiro, Capital Federal

O Rio de Janeiro foi a capital federal do país de 1763 a 1960, quando a sede do governo foi transferida para Brasília, tendo um dos maiores centros empresariais e complexos turísticos brasileiros. Em 2020, a cidade recebeu o título de Capital Mundial da Arquitetura pela UIA/UNESCO.

Vocação turística do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é conhecido mundialmente como a Cidade Maravilhosa: suas praias e natureza exuberante contrastam com monumentos icônicos como o Cristo Redentor e o Bondinho do Pão de Açúcar bem como com a alegria e cordialidade dos cariocas.

Além disso, o Rio de Janeiro tem um grande complexo arquitetônico, cujas origens remontam desde o século XVIII. Uma cidade cosmopolita, movimentada, que dispõe inúmeras opções de passeios, vida noturna, bares e restaurantes.

A vocação turística do Rio se deu graças às suas belezas naturais, seu legado histórico-social por ter sido a capital do país durante 197 anos. Muitas histórias para contar, muitas belezas por descobrir no berço do samba e de lindas canções que vivem na alma da gente.

Destaques do destino

Entre o mar e a montanhaNoites CariocasO maior espetáculo da Terra
Quem conhece o Rio de Janeiro não se esquece jamais de suas praias contornada por montanhas, natureza vibrante em todos os cantos e parques arborizados, plenos de biodiversidade da mata atlântica. Rodas de samba, jazz, rock, pagode, funk, eletrônico e muitas outras baladas. Seja no bairro boêmio da Lapa ou em qualquer bairro do Rio é possível se divertir muito nas noites cariocas. Bares, pubs, lounges…. você sempre tem uma opção noturna vibrante.A maior festa do mundo, o carnaval, tem sua expressão maior no Rio de Janeiro. Inúmeros blocos, festas e os tradicionais desfiles das escolas de samba atraem anualmente milhares de turistas ávidos em viver todas as manifestações culturais do momento. 

O que fazer no Rio de Janeiro?

O Rio de Janeiro surpreende em termos de passeios: você precisaria de pelo menos uma semana para ter uma pequena noção de tudo que o Rio de Janeiro tem a oferecer só para começar.

Dos passeios mais populares aos mais exóticos, estar no Rio de Janeiro é uma grande aventura que você terá um grande prazer em conhecer!

Conheça alguns roteiros elaborados pela nossa equipe e surpreenda-se!

Roteiro até 3 dias

Primeiro dia

Estando no centro do Rio você pode fazer o trajeto de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em direção à Orla Conde, no Boulevard Olímpico: a região portuária que foi revitalizada para as competições esportivas das Olimpíadas do Rio em 2016 – o Porto Maravilha

Chegando lá não deixe de conhecer o AquaRio, o maior aquário de água salgada das Américas concentra a maravilha da modernidade mostrando as belezas do fundo do mar,  em sua rica diversidade de peixes, plantas e mamíferos aquáticos em perfeita harmonia.

No mesmo complexo do Boulevard Olímpico você pode conhecer o Museu do Amanhã: um museu voltado para a tecnologia, valorização do meio ambiente e a interação com o homem. Não deixe de fazer uma selfie no letreiro Rio Te Amo! Seguindo no mesmo espaço, aproveite para conhecer o Mural do Kobra, que retrata os quatro povos constituintes do povo brasileiro. 

Termine seu tour do primeiro dia pelo Rio conhecendo três clássicos bairros do Rio Antigo: Santa Teresa, Lapa e Cinelândia. Observe a arquitetura remanescente século XIX em seus casarios charmosos na parte mais boêmia da cidade. À noite você encontrará rodas de samba na Lapa, casas de Jazz e chorinho em Santa Teresa.

Assista: O que fazer no Rio – Tour na Praça Mauá e Museu do Amanhã

Segundo dia

Confira os elegantes cafés da Cinelândia, como a consagrada Confeitaria Colombo, um dos mais elegantes cafés do mundo. Na mesma localidade você poderá fazer uma visita guiada ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro e saber detalhes sobre sua construção, arquitetura, bem como suas apresentações e curiosidades históricas.

Ainda no Centro Histórico, visite o Museu de Belas Artes que reúne obras consagradas de diversos artistas plásticos desde o renascimento até a arte moderna. Atenção especial ao pátio das esculturas, com réplicas das esculturas mais famosas do mundo inteiro.

Encerre o dia na praia do Arpoador, num aplauso agradecido ao pôr-do-sol num dos cenários mais exuberantes da Cidade Maravilhosa

Terceiro dia

Nesse terceiro dia acorde cedo para fazer uma trilha pela Floresta da Tijuca, um dos maiores parques urbanos do mundo. Há diversos redutos naturais muito aprazíveis como a trilha para a Gruta dos Morcegos e a Cachoeira Taunay – onde um banho de cachoeira é sempre bem-vindo! Numa visita guiada durante a caminhada você pode encontrar inúmeras surpresas como a observação de plantas e pássaros da Mata Atlântica. O final é coroado na chegada à Vista Chinesa, onde o Rio de Janeiro se descortina numa paisagem inesquecível.

Veja também: o que fazer no Rio de Janeiro

Roteiro mais dias

Se você for ficar mais dias, você pode conferir experiências únicas no Rio de Janeiro proporcionadas pelos nossos iFriends.

Por exemplo, você deve reservar um dos dias para conhecer uma das praias situadas na Barra da Tijuca, a faixa litorânea da zona oeste ainda pouco conhecida dos turistas. Nela se encontra a famosa Praia do Pepê, uma homenagem ao surfista campeão mundial de surf que tinha um trailer no local. Hoje há o Museu do Surf e a diversão garantida nos jogos de altinha e frescobol, isso sem contar com um pôr do sol majestoso.

Para uma experiência de viagem mais completa conheça alguns iFriends no Rio de Janeiro

Quando visitar o Rio de Janeiro

Uma cidade vibrante o ano inteiro. No verão, o Rio 40 graus, mas há muitos dias com chuva. Já no outono, embora haja muitos dias de sol, as temperaturas já se tornam mais amenas, propícias para os passeios nas matas. No inverno, entre meados de maio e julho, não deixe de trazer seu casaco, sobretudo para o período noturno. Na primavera, no período de setembro a dezembro, você já vai ter uma prévia do que será o verão, com alguns dias mais frescos, próprios para aproveitar as atividades ao ar livre. Atenção na hora de planejar sua viagem e não deixar de fora o que vai mais precisar!

Alta temporada

  • Prós: Pontos turísticos revitalizados, eventos mais populares e gratuitos, muitos turistas; maior variedade de passeios.
  • Contras: Lugares turísticos e praias lotadas, os ingressos para as atrações se esgotam mais rapidamente. Se você tiver planos para curtir os desfiles de carnaval ou o réveillon cariocas, garanta seus ingressos e estadias em hotéis com muita antecedência. Há um fluxo imenso de pessoas querendo fotografar ou entrar nos pontos turísticos e talvez você não se sinta muito à vontade em esperar.

Baixa temporada

  • Prós: Os passeios não terão muitas pessoas, o que é bom para quem quer aproveitar o momento. Sobra espaço nos parques e nas praias (sobretudo as da zona sul carioca e durante a semana). Espere um atendimento de alta qualidade nos bares e restaurantes. Você poderá desfrutar dos pontos turísticos e naturais com calma, sem tanta aglomeração de pessoas. Os valores tendem a ser mais atrativos em pousadas e hotéis e o atendimento mais personalizado.
  • Contras: Atenção nas estações chuvosas, muitos pontos da cidade estão sujeitos à alagamentos. Alguns pontos turísticos podem estar em manutenção, então, não fique chateado. Pode haver poucos eventos.

Veja mais: o que fazer no Rio de Janeiro para aproveitar ainda mais estadia na cidade!

Pontos Turísticos no Rio de Janeiro

Por ter sido capital do governo federal por muito tempo, o Rio de janeiro guarda inúmeros pontos turísticos marcantes que são verdadeiros convites à visitação, repletos de boas histórias para contar.

Para sua viagem ficar completa, elaboramos uma lista de alguns pontos turísticos mais famosos no Rio de Janeiro que você vai adorar:

  • Cristo Redentor
  • Bondinho do Pão de Açúcar
  • Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial
  • Museu do Amanhã
  • Museu de Belas Artes
  • Biblioteca Nacional
  • Real Gabinete Português de Leitura
  • Theatro Municipal do Rio de Janeiro
  • Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro
  • Arcos da Lapa
  • Escadaria Selaron
  • Quinta da Boa Vista
  • Maracanã
  • Praça da Apoteose (Sambódromo)
  • Parque Lage
  • Jardim Botânico

Veja também: Passeios no Rio de Janeiro

Praias no Rio de Janeiro

praia do arpoador

Não tem a menor graça vir ao Rio de Janeiro e não conhecer suas praias: são 72,3 km de extensão em praias belíssimas, umas calmas e serenas outras bravias e selvagens, mas não importa!

Nos dias de calor você vai querer conhecer alguma praia da cidade do Rio de Janeiro e, com certeza vai se apaixonar por elas! Selecionamos as melhores praias que você deve conhecer quando estiver no Rio e aproveitar ao máximo!

Assista: Tour pelas praias da zona sul do Rio

Praia do Leme

Uma das melhores praias do Rio de Janeiro está situada na zona sul carioca: a Praia do Leme é ideal para passar um dia com a família. As ondas costumam ser mais brandas e na orla da zona sul há toda uma infraestrutura preparada para receber os visitantes, tais como quiosques com diversas refeições, banheiros com chuveiros e cofres para guardar pertences, ciclovia e pronto atendimento.  

Praia de Copacabana

A Praia de Copacabana é considerada a praia mais famosa do mundo. Seu calçadão de pedras portuguesas é icônico e inspirado na cultura portuguesa. No mês de setembro há a Parada LGBTQia+ que passa pela praia e estabelece uma festa. Um mar calmo nas primeiras horas da manhã até aproximadamente 15h quando começam as ondas mais altas. Perfeito para os inúmeros surfistas que aproveitam cada minuto para aperfeiçoar suas manobras.

Praia do Arpoador

A Praia do Arpoador é linda! 800 metros de extensão e pura beleza entre o Forte de Copacabana e a Avenida Vieira Souto. Ponto de encontro de muitos surfistas, esportistas e de muitas pessoas dispostas a apreciar um belíssimo entardecer entre o Morro Dois Irmãos e do outro as Praia do Diabo e de Copacabana: o espetáculo rende aplausos emocionados.

Praia de Ipanema

A Praia de Ipanema é uma praia movimentada, urbana, bem ao gosto dos surfistas e de gente bonita que, diariamente, vai lá para curtir um sol. Ao lado das Pedras do Arpoador há o parque Garota de Ipanema, inspirado na famosa canção de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, com show e extensa programação cultural. Uma área de proteção ambiental ideal para passear com a família. 

Praia do Leblon

A Praia do Leblon é uma extensão da praia de Ipanema, situada numa área nobre do Rio geralmente é muito calma e pouco movimentada. Muitas famílias se reúnem pelas manhãs no “baixo-bebê” um encontro casual de muitos pais com filhos pequenos. O cenário do mar e do Morro dois Irmãos, a tornou famosa nas novelas de Manoel Carlos. É considerada uma praia urbana, familiar com excelente infraestrutura para o visitante.

Praia de São Conrado

A Praia de São Conrado é muito conhecida pelos praticantes de voo livre como o ponto de aterrisagem perfeito para os paraglyders e asas deltas coloridos vindos do alto da Pedra da Gávea. A praia também é famosa pelos campeonatos de surf e bodyboarding. Atenção para os períodos de ressaca, sobretudo se você não souber nadar bem.

Praia do Pepê

A Praia do Pepê está localizada na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, é muito famosa por ser uma praia familiar e, ao mesmo tempo, concentrar quiosques com música ao vivo. Tanto a praia quanto a avenida têm o nome do esportista e empresário Pedro Paulo G. C. Lopes, o Pepê, que faleceu num acidente de asa delta. Aproveite e curta um delicioso sanduba natural no quiosque administrado por seus familiares. Como em todo o litoral, é melhor ficar atento às crianças – o mar costuma ser bravio no fim de tarde. As águas são agitadas, de ondas fortes e ideais para a prática de surfe entre outras modalidades esportivas.  

Praia do Grumari

Para quem gosta de uma praia mais rústica e ambientalmente protegida a Praia do Grumari é o cenário ideal: Uma praia querida por muitos surfistas está localizada numa área com muitos costões verdes, morros, montanhas, pedras e vegetação de restinga – uma região de reserva ambiental preservada. Um lugar paradisíaco para relaxar, praticar esportes e namorar!

Praia do Secreto

A Praia do Secreto é nova no roteiro carioca, ficou famosa há 4 anos – ela nada mais é do que uma piscina natural belíssima. Ela não tem faixa de areia e fica localizada entre a Praia da Macumba e a Prainha (uns 12m de extensão). Um recanto protegido pela montanha, uma grande rocha e uma série de pedregulhos que a torna secreta. Perfeita para um passeio romântico e belas fotos. Quando a maré está cheia, ela tende a sumir. Pela Praia da Macumba, você pode seguir pelas rochas até chegar à Praia do Secreto (cuidado com a maré quando estiver alta ou com a ressaca). Pela Prainha, você pode estacionar seu carro no Mirante da Prainha e prosseguir por uma trilha bem estreita que fica na beira da avenida até sua entrada.  

Veja também – Praias no Rio de Janeiro

Gastronomia e Onde comer no Rio de Janeiro

Aposte nas Comidas de Buteco, no cafezinho no bar da esquina, no peixe fresquinho servido em restaurantes da zona sul.

Que tal um pastel com caldo de cana? ou um dogão de barraquinha? Para os paladares mais fortes, a rabada com agrião e uma perfeita feijoada completa com tudo que tem dentro. Os classicos da gastronomia portuguesa também fazem presença no Rio de Janeiro como o chouriço, o sarapatel entre outras comidas mais pesadas.

Por ser uma cidade plural, há diversas opções de pratos do Rio e de outros lugares para você aproveitar ao máximo!

Onde comer no Rio de Janeiro? Aqui você irá ter uma boa noção de restaurantes para todos os bolsos.

Comida brasileira

  • Restaurante Bar Nova Capela – Av. Mem de Sá, 98 – Centro.
  • Restaurante Os Ximenes – R. Joaquim Silva, 82 – Centro

Churrascaria

  • Churrascaria Fogo de Chão –  Av. Reporter Nestor Moreira, s/n – Botafogo.
  • Churrascaria Rio Brasa – Av. Ayrton Senna, 2541 – Barra da Tijuca.

Petiscaria

  • Talagada Bar e Petiscaria – Ladeira Ary Barroso, 01 – Leme.
  • Pigalle – Av. Atlântica, 4206 – Copacabana.

Restaurantes de peixes e frutos do mar

  • O Peixe Vivo – Rua Tonelero, 76 – Copacabana.
  • O Caranguejo – R. Barata Ribeiro, 771 – Copacabana.

Leia também: Onde comer no Rio de Janeiro

Vida noturna no Rio de Janeiro

A vida noturna no Rio de Janeiro é surpreendente: há vários bares, pubs, casas noturnas e baladas que trazem o clima da cidade para festejar os melhores momentos na cidade. Como em toda metrópole você deverá ter cuidado e ao sair nada melhor do que a companhia de um iFriend, sobretudo se você ainda não conhece a cidade.

Dica importante: Se dirigir, não beba.

Confira a lista de pubs e bares que nossa equipe preparou:

  • Bar Bukowski – R. Álvaro Ramos, 270 – Botafogo.
  • Beco das Garrafas – Rua Duvivier, 37 – lOjas J, K, L – Copacabana.
  • Carioca da Gema – Av. Mem de Sá, 79 – Lapa, Centro.
  • Bar da Lapa – Av. Mem de Sá, 69 – Lapa, Centro.
  • Alto Lapa – Travessa do Mosqueira, 13 – Lapa, Centro.
  • Rio Scenarium ­- Rua do Lavradio, 20 – Lapa, Centro.
  • The week Rio – R. Sacadura Cabral, 135 – Saúde. (Lgbt)
  • All In – Av. Armando Lombardi, 483 – Barra da Tijuca.
  • Buraco da Lacraia – R. André Cavalcanti, 58 – Centro (Lgbt)
  • Fosfobox Bar Club – Rua Siqueira Campos, 143 – loja 22a – Copacabana (Lgbt)

Veja mais: Vida noturna no Rio de janeiro

Shoppings no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro você encontra nos shoppings lojas de todas as marcas de renome internacional. Você pode fazer bons negócios comprando nas lojas de departamentos, especialmente produtos como roupas, calçados e eletroeletrônicos. As compras nos shoppings representam maior comodidade e segurança.

  • Shopping Rio Sul – Rua Lauro Müller, 116 – Botafogo.
  • Botafogo Praia Shopping – R. Prof. Alfredo Gomes, 1 – Botafogo.
  • Shopping da Gávea – R. Marquês de São Vicente, 52 – Gávea.
  • Shopping Leblon – Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon.
  • Barrashopping – Av. das Américas, 4666 – Barra da Tijuca.
  • Village Mall – Av. das Américas, 3900 – Barra da Tijuca.

Passeios no Rio de Janeiro

Os passeios no Rio de Janeiro são muito diferentes, dinâmicos e versáteis. Você encontra sempre um roteiro ideal para viajar seja com a família, com crianças, numa viagem romântica ou numa viagem solo. Por isso não deixe de contratar os serviços de um guia – você conhecerá melhor a cidade com a companhia de um iFriend no Rio de Janeiro.

Um Rio de Cultura, História e Gastronomia.

Esse tour tem início na Cinelândia, região de vários pontos de interesse cultural e histórico do Rio de Janeiro.

Os guias apresentarão o passado e presente da famosa Cinelândia e a visita ao interior de dois principais pontos turísticos o Theatro Municipal e Biblioteca Nacional.

Após conhecer as peculiaridades desses dois pontos, os guias farão um walk tour pela Cinelândia, seguindo para o bairro da Lapa, onde estão os famosos Arcos da Lapa, a Catedral Metropolitana e Escadaria Selarón.

Para encerrar o passeio, nada melhor do que um café na famosa Confeitaria Colombo em sua grande obra de arquitetura e deliciosos doces e salgados.

Cinelândia, Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Biblioteca Nacional, Lapa, Escadaria Selarón, Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, Confeitaria Colombo.

Viagem ao Passado: Da Praça XV a Paquetá.

Você vai se encontrar com nossa iFriend Rafaela na hora do almoço, no Largo do Paço (Praça XV), para degustar uma famosa rabada, prato típico do carioca, nos bares do Beco dos Barbeiros – um local de muita História!

Depois, com os tickets da barca já comprados, será possível contemplar o horizonte da Baía de Guanabara em uma paisagem incrível (15 km, aproximadamente 50 minutos de barca) para a charmosa Ilha de Paquetá.

Chegando na Estação, vamos até o ponto de locação das bicicletas/charretes (valor já incluso), para fazer um bike tour por toda a ilha. O primeiro ponto a ser visitado é o Relógio da Mesbla, feito de presente para a ilha em 1966. Nesse ponto é possível tirar fotos incríveis e subir nas árvores como se voltássemos a ser crianças.

Nossa próxima parada será a visitação de três parques: o Darke de Mattos, na qual a visita parece uma participação do filme Indiana Jones; a Praça da Moreninha, de areia fina e mar calmo, inspiração para a obra de Joaquim Manuel de Macedo de 1843, que iniciou o movimento Romantismo na literatura.

O passeio termina no Parque dos Tamoios, construindo em homenagem ao povo nativo que ali vivia. Momentos marcantes da cultura carioca – um roteiro ideal para levar a família e tirar muitas fotos!

Encanto Imperial: um episódio da história do Brasil

Nesse passeio, a iFriend Florence vai te levar para conhecer o Espaço Cultural da Marinha do Brasil, onde além e conhecer as embarcações da Marinha do Brasil também poderá conhecer a réplica de uma caravela.

Você e o guia farão um passeio de barco pela Baía de Guanabara, ponto famoso do Rio de Janeiro e conhecer o castelo da Ilha Fiscal – de inspiração francesa, com um estilo gótico-provençal, o local foi o posto alfandegário de mercadorias da capital imperial no século XIX e palco para o último baile da Família Real Brasileira antes da Proclamação da República.

iFriend: Guia de viagem no Rio de Janeiro

Escolher um guia de viagem para acompanha-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade do Rio de Janeiro. Você pode escolher alguém com um perfil parecido/esperado e ter uma experiência incrível, focado nos seus desejos.

  • Rafaela – A Rafa é carioca, guia de turismo e fotógrafa – conhece o Rio como ninguém! – fala inglês, espanhol e português.
  • Aline – A Aline é guia de turismo e te mostrará lugares que só o carioca conhece, fora do roteiro comum. Fala inglês, espanhol e português.
  • Florence – A Flor é carioca, graduanda em História pela UniRio e está pronta para contar muitas curiosidades históricas pelo Centro Histórico. Fala espanhol, Inglês e português.

Confira mais experiências incríveis no Rio de Janeiro e divirta-se!

Bondinho do Pãod e Açúcar

O Rio de janeiro continua lindo! A Cidade Maravilhosa está esperando pela sua visita!

iFriend – Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?