HomeGuia de viagem Quito

Guia de viagem Quito

Parque Nacional do Cotopaxi
Você vai adorar conhecer Quito neste guia completo!
0
(0)

Quito é uma cidade que oferece uma variedade de atrações que agradam a qualquer turista. Cercada por vulcões andinos e a 2.800 metros de altitude, a capital do Equador possui um belo e preservado centro histórico, conhecido como ‘barroco de Quito’, conta com influências hispânicas, árabes, flamencas, italianas e indígenas pré-colombianas.

Localizada exatamente no “meio do mundo”, a capital do Equador é bem mais do que o país onde passa uma linha imaginária que divide o mundo em dois.

O centro é, com certeza, um dos grandes atrativos de Quito, mas explorar o entorno, no planalto do vulcão Pichincha, e conhecer alguns dos vulcões da região, pode render gratas e boas surpresas. Essas formações são tão ricas e chamativas que são o atrativo natural mais emblemático do destino. Foram erguidas em 1534, sobre uma antiga cidade inca.

Vocação turística de Quito

Quito deveria ser muito além de apenas uma porta de entrada para turistas que ingressam em direção às famosas Ilhas Galápagos.

Cercada por vulcões, e encravada na Cordilheira dos Andes, a capital do Equador revela uma boa gastronomia (visita obrigatória no seu roteiro: os mercados), ou seja, a cidade tem um relevo riquíssimo, com direito a vulcões, imensas crateras, lagos e muito mais.

Veja também: Por que visitar Quito?

O que fazer em Quito?

Centro Histórico de Quito
Centro Histórico de Quito

Um lugar repleto de atrações incríveis

Conhecer a cidade por onde passa a linha imaginária que divide o planeta é uma experiência única, não é mesmo? A cidade possui um relevo bastante acidentado e, porque não, bem instagramável, com vários cenários dignos de porta-retrato cartão postal. Fique tranquilo! Você vai aproveitar – e amar – sua estadia nesta cidade que impressiona seus visitantes. Confira!

Primeiro dia

Reserve um dia apenas para conhecer o centro histórico de Quito, um dos mais respeitáveis da América Latina. Foi o primeiro local a ser declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. O Centro Histórico de Quito possui um impressionante conjunto arquitetônico espalhado por mais de 3,2 km². Caminhar pelo centro histórico da capital equatoriana é garantia de surpresa a cada esquina explorada. Dificilmente você não vai se encantar com o conjunto de casinhas coloniais coloridas.

Segundo dia

No seu segundo dia na cidade, faça o passeio que é obrigatório: conhecer o exato local onde passa a Linha do Equador Complete ainda sua experiência, subindo no teleférico mais alto do mundo, a 4.100 metros acima do nível do mar.

E mesmo que você não seja o modelo de turista aventureiro e desbravador, não deixe de conhecer o Parque Nacional Cotopaxi, que abriga um vulcão ativo de mesmo nome, com um pico cilíndrico e nevado. E se você gosta de adrenalina, desça de bicicleta lá de cima até a base do vulcão. Incrível!

E se você é um dos amantes dos chapéus de palha, mais conhecidos como chapéus de Panamá, saiba que em Quito também é possível achar esses chapéus. Porém, não é um produto que se vende em qualquer lugar. O melhor lugar para comprar é o Mercado de Artesanias La Mariscal. Ao entrar no mercado, uma grande variedade de objetos coloridos, sons e cheiros, invadem o ambiente. Passeie entre as barracas e ouça os vendedores tentando seduzi-lo para comprar seus produtos.

Terceiro dia

Com desenhos inspirados na Notre Dame de Paris – com direito às gárgulas, que na versão equatoriana viraram iguanas e tartarugas – temos a Basílica del Voto Nacional que foi inaugurada em 1874. A entrada é gratuita, mas se optar por subir nas torres, é cobrado. No quarto andar você se depara com um charmoso café.

Logo depois, dê um pulo em uma outra atração imperdível em Quito: a Capilla del Hombre, que conta em seu acervo com as principais obras de Oswaldo Guayasamín (1909-1999), maior artista contemporâneo do Equador. muito comparado a Pablo Picasso pelos seus traços e esculturas.

Veja também: o que fazer em Quito

Destaques

De dar água na bocaTerra das OrquídeasCidade Antiga
A Culinária de Quito tem por base milho, a batata e a carne. Os pratos mais populares do país são o locro de papas, uma espécie de ensopado de batatas acompanhado de milho e abacate, e o seco de chivo, um ensopado de carne de cabrito com arroz e salada.O Equador é conhecido como a capital da orquídea do mundo. Tem mais de 4,000 espécies dessa linda planta. Com mais de 25,000 espécies de plantas de todo mundo, a orquídea é a mais variada de todas. Também se orgulha por ter um dos melhores níveis de diversidade. No centro de Quito está a Cidade Antiga. A Cidade Antiga é um dos primeiros lugares protegidos da UNESCO (além de Galápagos). Foi construída no século XVI nas ruínas da Cidade Inca. A cidade e sua construção sobreviveram a muitos terremotos e tem a melhor preservação da arquitetura Colonial espanhola na América Latina.

Quando visitar Quito?

Virgen del Panecillo
Virgen del Panecillo

A cidade de Quito é um destino para o ano inteiro

A capital mais antiga da América do Sul é cheia de curiosidades, entretanto é uma cidade pouco conhecida por nós, brasileiros. Além de curiosidades, Quito possui diversos atrativos que, com certeza, merecem sua atenção. Os meses mais recomendados para uma viagem a Quito são aqueles que vão de junho a setembro. Os outros meses do ano –principalmente entre novembro e fevereiro – são uma boa opção também. Os períodos de alta temporada são nos meses de junho a setembro e em janeiro.

Alta Temporada

  • Prós – A cidade fica mais animada e as ruas mais cheias de vida. Várias atrações e eventos acontecem por todos os cantos de Quito. É na estação seca (entre os meses de Junho a Setembro) que a chuva dá uma trégua e os dias tendem a ser menos chuvosos e mais ensolarados, principalmente pelas manhãs.
  • Contras – A alta temporada não é legal para quem deseja economizar, afinal as tarifas dos hotéis sobem bastante, além de terem mais pessoas nas ruas, filas e mais tempo de espera em algumas atrações turísticas.

Baixa Temporada

  • Prós – A cidade fica menos cheia e os preços, sobretudo nos hotéis, são mais convidativos. Fica mais fácil visitar os pontos turísticos, pois não costuma ter muita gente.
  • Contras – Mesmo sendo baixa temporada, não deixe de conferir checar se não está acontecendo evento, pois quando há, os preços sobem consideravelmente,

Veja também: Quando visitar Quito

Gastronomia de Quito?

Gastronomia de Quito
Gastronomia de Quito

Gastronomia de Quito revela a diversidade cultural do Equador!

A cidade de Quito está se consolidando como destino gastronômico internacional, muito em função da sua variada proposta gourmet, unindo os sabores tradicionais da comida equatoriana, com as técnicas da cozinha contemporânea. Dê preferência para os locais que oferecem pratos típicos.

Os legumes também ganham destaque e empres­tam sabores únicos para pratos como saladas e sopas, como o feijão, a vagem, lentilhas e os tremoços. Ao visitar Quito, não deixe de experimentar o “lo­cro” de batatas, uma sopa cremosa que também leva queijo; a “fritada”, à base de carne de porco cozida e o “ceviche” de camarão.

Restaurantes em Quito

  • Royal India restaurante – Calle Francisco de Orellana 255
  • Zazu – Calle Mariano Aguilera 331
  • De La Llama – Av.Suiza N33-113
  • Zao –  Av. Pampite, y
  • Krug Pub Quito – Av Miguel Zambrano N55-11 y

Veja também: Onde comer em Quito

Pontos Turísticos de Quito

Basílica de Quito
Basílica de Quito

Conheça os pontos turísticos dessa cidade com influências de vários povos

A cidade de Quito possui uma diversidade enorme de coisas para fazer, conhecer e desfrutar nos seus dias na capital do Equador.

Vulcões, parques, igrejas decoradas com ouro, um preservado centro histórico. Tudo isso torna Quito uma cidade bela, cheia de história e um dos destinos mais interessantes para se conhecer.

  • Centro Histórico – O Centro Histórico de Quito é também o maior de todas as Américas, com cerca de 3,7 km², um dos mais bem conservados e entre os mais bonitos do mundo, a prova disso é que  foi o primeiro local a ser declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1978. Por lá você encontra praças importantes como a Plaza Grande, onde fica a Catedral Metropolitana de Quito e o Palácio Presidencial; as plazas São Domingos e São Francisco; e a Igreja Companhia de Jesus.
  • Plaza Grande/Catedral de Quito – A Plaza Grande (ou Mayor), como é conhecida a Plaza de La Independência, é a principal praça de Quito e fica localizada no Centro Histórico. Bem no meio da praça, há uma coluna com estátuas, o Monumento da Independência, também conhecido como Monumento aos Heróis de 1809, que homenageia a luta pela independência do país.
  • Plaza de San Francisco– Na parte mais alta do Centro Histórico de Quito, fica localizada a igreja mais antiga da cidade, a Igreja de São Francisco, construída a partir de 1550. A Igreja de São Francisco vale a visita, sobretudo com as histórias que envolvem sua construção. Há uma lenda local sobre um índio escolhido para construir o piso da igreja. Ele teria feito um pacto com o diabo para conseguir cumprir o prazo da obra e, em troca, daria sua alma.
  • Basílica de Quito – A Basílica de Quito, ou Basílica do Voto Nacional de Quito, marca a divisa entre o Centro Histórico e a parte mais nova da cidade. Maior igreja do Equador, foi construída no século XX e abençoada pelo papa João Paulo II em 1985. Com estilo neogótico, a construção possui torres altas, vitrais e muitas gárgulas. Mas, diferente de igrejas com esse mesmo estilo, como a de Notre Dame, as gárgulas não são “monstros” e sim animais da fauna equatoriana.
  • Teleférico de Quito – Para quem gosta de mirantes, Quito é um lugar perfeito. Como a cidade está cercada por vulcões, possui muitas colinas e montanhas. Dessa forma, conta com vários mirantes para observar a cidade e os outros vulcões. Para chegar a 4050 metros acima do mar, você deve usar o Telefériqo de Quito (é assim mesmo: troca-se o c da palavra teleférico pelo q da palavra Quito). Inaugurado em 2005, hoje em dia, é uma das atrações mais procuradas da cidade, cheia e com grandes filas nos fins de semana.
  • Ciudad Mitad del Mundo – Um dos pontos turísticos de Quito mais visitados é a Ciudad Mitad del Mundo, um parque que define exatamente o local onde passa da Linha do Equador, e que divide o planeta nos hemisférios Norte e Sul. O parque fica na província de Pichincha, em Quito, a cerca de 40 minutos do centro da capital equatoriana.
  • Parque Nacional do Cotopaxi – Outro vulcão do Equador que vale a visita é o Cotopaxi, localizado dentro do Parque Nacional do Cotopaxi. Construído em 1975, tem 33 mil hectares e corta as cidades de Pichincha, Cotopaxi e Napo e chega a ele pela Avenida dos Vulcões, que corta a Cordilheira dos Andes. Dentro do parque. é possível ver a Laguna Limpiopungo (3830 metros de altitude) e os lagos de Los Patos e Santo Domingo, além de ter como uma ótima opção fazer trilhas caminhando ou de mountain bike, observação da fauna e da flora local e até escalada.
  • Mercado de Artesanias La Mariscal – Os turistas encontram neste mercado de tudo um pouco: tecidos, bordados, chapéus, bolsas de couro e jóias de prata e artesanatos. Cerca de 1.500 pessoas vão ao mercado diariamente; enquanto em épocas altas, como agosto-dezembro, ocorrem mais de 2.000 visitas por dia. As cores vivas dos tecidos e vestidos bordados, tapeçarias e pinturas, contrastam neste mercado com os belos e finos desenhos das joias de prata, com as bijuterias, muitas delas confeccionadas com sementes, trazidas principalmente da Amazônia equatoriana e com instrumentos musicais como quenas, lurkers, ocarinas.

Veja também: Pontos turísticos de Quito

PLaza de la Indepedência
PLaza de la Indepedência

iFriend: Guia de viagem em Quito

Descubra Quito com uma experiência de viagem completa que proporcionará os melhores momentos!

  • StéfanyGuia de viagem em Quito, fala espanhol e inglês.
  • David Profundo conhecedor das belezas naturais, fala espanhol e inglês
  • AlejandroVai te levar para conhecer as paisagens mais incríveis. Espanhol e inglês.

Veja outros iFriends em Quito para uma experiência de viagem mais completa.

Igreja de San Francisco
Igreja de San Francisco

Quito é incrível e espera por você!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

O que achou?

Média 0 / 5. Votos: 0

Que tal?