HomeGuia de Viagem Porto Seguro

Guia de Viagem Porto Seguro

Portal Porto Seguro
Portal Porto Seguro
Você vai adorar a história e a cultura de Porto Seguro nesse guia completo!

Porto Seguro é uma cidade do estado da Bahia. Tem como distritos Santa Cruz Cabrália, Trancoso, Caraíva e Arraial d´Ajuda.

Porto Seguro também é conhecido como o Berço do Descobrimento, onde as naus de Pedro Álvares Cabral aportaram no Brasil em 22 de abril de 1500.

O vilarejo que deu origem ao município de Porto Seguro foi fundado em 1535 e está tombado em quase sua totalidade pelo patrimônio histórico, não sendo permitida a construção de prédios altos (com mais de dois andares).

Veja também: Como ser um iFriend

O que fazer em Porto Seguro

Porto Seguro tem inúmeras possibilidades de passeios.

A começar por sua rede hoteleira que concentra pousadas, hotéis e resorts com excelente infraestrutura e para todos os gostos.

Outro fator de destaque em Porto Seguro é a vida noturna do lugar com muitos bares e restaurantes com música ao vivo. Você não deve deixar de conhecer a Passarela do Descobrimento (também chamada de Passarela do Álcool pelos locais) – um  misto de shopping center com zona boêmia bem no centro da cidade. Lá tem lojas de artesanato e souvenirs, butiques, bares e restaurantes que ganham a companhia de barracas de batidas com o anoitecer.

A vida natural é muito apreciada por quem vem em Porto Seguro para contemplar – a cidade compreende praias, reservas ecológicas e até pontos para ver baleias que ocasionalmente visitam os mares da cidade.

Vale muito a pena alugar um bugre para percorrer as praias da região. Em especial para quem deseja ficar por mais tempo deve visitar as famosas irmãs Arraial d´Ajuda, Trancoso, Caraíva e Santa Cruz Cabrália.

O centro histórico preservado que mostra construções e relíquias tanto dos colonizadores como dos nativos. São réplicas de caravelas, igrejas, fortes e ruinas de construções que se transformaram em sítio arqueológico.

Os nativos indígenas da tribo Pataxó também têm sua cultura e tradições preservadas – os visitantes podem conhecer muito de seus costumes em vivências com os nativos: aprender o uso do arco e flecha, preparação de determinados alimentos, participar de danças e comprar o artesanato dos índios.

Primeiro dia

Faça um walking tour pelo Centro Histórico – Apesar de parte do que foi construído em 1553 tenha se perdido com o passar dos anos, hoje em dia, ainda é possível encontrar um patrimônio remanescente significativo. 48 construções de época estão preservadas. Monumentos históricos e a paisagem exuberante abrem cena para as melhores comidas típicas.

Não deixe de fazer fotos incríveis no Marco do Descobrimento trazido pelos portugueses no ano de 1503.

Visite também o Farol de Porto Seguro, de 1907,  que está localizado a cerca de 1,5km de distância do porto da cidade e sua localização garante uma das melhores vistas da cidade.

Conheça o Memorial Epopeia do Descobrimento – onde os monitores compartilham informações didáticas sobre a história e botânica local.

Termine o dia no próprio Centro Histórico onde você poderá curtir a noite da cidade e degustar os pratos típicos baianos.

Segundo dia

Aproveite o segundo dia para conhecer um pouco dos costumes dos indígenas que habitam a região no passeio a Reserva Indígena da Jaqueira, uma tribo pataxó, nativa de Porto Seguro que abre as portas de sua aldeia de forma a mostrar sua cultura, seus hábitos diários, artísticos e religiosos aos visitantes.

Se você quiser poderá pernoitar na aldeia, mas deverá reservar com antecedência. Visitar uma aldeia indígena é ideal para conhecer a história dos nativos de nosso povo, seus costumes e aprenderas histórias de superação dos indígenas e sua luta por reconhecimento. Não deixe de adquirir os artesanatos indígenas e fazer snapchats, tiktoks entre outros vídeos para suas redes.  

O Museu do Centro Histórico de Porto Seguro também é uma atração para muitos turistas que visitam a cidade. Com artefatos antigos e pessoas que conhecem a história do lugar, você consegue fazer uma bela viagem ao passado.

Termine o dia na Passarela do Descobrimento, mais conhecida como Passarela do Álcool pelos locais. Tome uns drinques e relaxe no som de diversos grupos locais de Porto Seguro. Contagie-se com a cultura do lugar. Não se esqueça de chamar o iFriend para compartilhar desses momentos, hein?!

Terceiro dia

Se você vai ficar apenas três dias em Porto Seguro, o melhor seria você conhecer também Trancoso e Arraial d´Ajuda.  

O Passeio de balsa até Arraial d´Ajuda já é um passeio e tanto para começar a aventura. Porém, o ideal é percorrer as estradas de acesso às cidades vizinhas de bugre e curtir as paisagens naturais únicas da região.

Há quem prefira se hospedar em Arraial d´Ajuda e Trancoso e vá para Porto Seguro só para passear – Os distritos são bem menos frequentadas pelos visitantes e você poderá ter momentos realmente relaxantes nas paisagens do lugar sem perder muito a diversão. Os hotéis também tem infraestrutura de lazer e de serviços completa.

De dia, as caminhadas costa a costa são a melhor pedida: a partir da Praia de Mucugê, a praia mais central de Arraial d’Ajuda – de um lado, você segue até a foz do Rio Buranhém do outro você pode caminhar até Trancoso, se tiver disposição.

Arraial é pequenina e charmosa – lá você deverá conhecer o Largo da Ajuda, em frente a Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda e as casinhas coloridas, remanescentes dos hippies das décadas 1970- 1980 que foram morar no lugar buscando maior ligação com a natureza.

Mais passeios? Saiba mais com um iFriend em Arraial d´Ajuda!

Roteiro mais dias

Você ficará impressionado com tudo que Porto Seguro poderá oferecer!

Você sabia que em Porto Seguro você pode avistar as baleias Jubarte? Em algumas épocas do ano (entre julho e outubro, principalmente), é possível observar baleias jubarte na costa da Bahia. O passeio tem por objetivo conscientizar a preservação desses mamíferos em extinção. Você se sentirá privilegiado em observar tão de perto e entender melhor como é a vida desses animais, que chegam a atingir 17 metros.

Uma das coisas que você não pode deixar de fazer em Arraial d´Ajuda é fazer uma selfie no Muro de fitinhas do Senhor do Bonfim atrás da Igreja Matriz de Nossa Senhora d´Ajuda – aproveite para amarrar a sua fitinha e fazer um pedido – eles costumam se realizar, com fé e muito axé!

Ah, e não deixe de registrar o momento na réplica da Nau Capitânia, a embarcação que trouxe Pedro Álvares Cabral e sua tripulação ao Brasil no Memorial do Descobrimento.  

Veja mais: o que fazer em Porto Seguro

Vocação Turística

Porto Seguro recebe em média 900 mil visitantes ao ano, segundo dados da prefeitura, muitos são internacionais: portugueses, argentinos e italianos. A região conta com belíssimas praias (em especial para a prática de surfe), um agitado carnaval e um ambiente aconchegante (muito procurado por casais em lua de mel ou viagens românticas).

Destaques

Cabral esteve aqui!Turismo histórico e CulturalAldeias indígenas para visitar
Porto Seguro localiza-se na região que foi, oficialmente, a primeira a que chegaram os navegadores portugueses no atual território brasileiro. Em 22 de abril de 1500, o navegador Pedro Álvares Cabral avistou terra firme, após ter deixado a costa africana um mês antes. O lugar avistado foi o Monte Pascoal, 62 quilômetros ao sul de Porto Seguro.Patrimônio Histórico Nacional desde 1973 e Patrimônio Natural da Humanidade desde 2000, Porto Seguro guarda relíquias do descobrimento do Brasil. Grande parte está reunida na área batizada como Cidade Histórica, no topo de uma falésia debruçada sobre a orla. A cultura indígena também vem sendo preservada – um passeio pela Reserva da Jaqueira possibilita o contato direto dos visitantes com os costumes dos nativos pataxós. Os turistas podem ainda praticar arco e flecha, adquirir artesanato confeccionado na própria tribo, fazer trilhas, participar dos rituais, fazer pinturas corporais e degustar a culinária típica, que inclui pratos como o peixe assado na folha da patioba (espécie de palmeira).

Quando visitar Porto Seguro

Você fica por dentro de quando visitar Porto Seguro!

Você pode visitar Porto Seguro o ano inteiro por conta do clima quente e ameno – as atrações são variadas e os pacotes bem em conta.

Nas férias e nos feriados prolongados há um grande fluxo de visitantes,

A alta temporada vai dezembro a março – Natal, ano novo, carnaval, férias escolares… O verão é a melhor época para aproveitar as praias.

A baixa temporada também tem seu charme: abril, maio, agosto, setembro e novembro – um oásis de tranquilidade, com precinhos bem em conta e o melhor atendimento.

Alta temporada:

  • Prós: Pontos turísticos movimentados, muitos turistas; maior variedade de passeios.
  • Contras: Lugares turísticos e hotéis lotados, praias lotadas, os ingressos para as atrações se esgotam mais rapidamente. Há um fluxo imenso de pessoas querendo fotografar os pontos turísticos e talvez você não se sinta muito à vontade. 

Baixa temporada:

  • Prós: Os passeios não terão muitas pessoas, o que é bom para quem quer aproveitar o momento mais intimista. Sobra espaço nos parques e nas atrações turísticas. Espere um excelente atendimento em bares e restaurantes. Você poderá desfrutar dos pontos turísticos e naturais com calma, sem tanta aglomeração de pessoas. Os valores tendem a ser mais atrativos em pousadas e hotéis e o atendimento mais personalizado.
  • Contras: Pode haver poucos eventos. Alguns pontos turísticos podem estar em manutenção, então, não fique chateado e aproveite o melhor da cidade.

Veja também: Quando visitar Porto Seguro

Gastronomia e o que comer em Porto Seguro

Moqueca Baiana - Porto Seguro
Moqueca Baiana

Delicie-se com os sabores de Porto Seguro

Falar das delícias de Porto Seguro é falar da rica culinária baiana. Essencialmente oriunda dos africanos escravizados durante mais de 300 anos em terras brasileiras combinam elementos como feijão fradinho, azeite de dendê (um tipo de palmeira), frutos do mar e legumes variados.

Quem nunca ouviu falar de bobó de camarão? O famoso acarajé é presença obrigatória!  vatapá, caruru, moqueca, abará, mugunzá… ahh, vamos parar! Você só vai conhecer esses sabores inigualáveis quando estiver em Porto Seguro!

Muitas comidas baianas são derivadas dos pratos servidos nas casas grandes, para os poderosos barões e fazendeiros e suas famílias. Pratos a base de pescados, frutos do mar, milho, vegetais e pimenta, muita pimenta.

A pimenta e os condimentos como cominho, sálvia entre outros eram necessários para conservar os alimentos, os fazendo durar por mais tempo. Para os nativos indígenas e africanos, a pimenta era um condimento capaz de regenerar as forças daqueles que precisavam trabalhar pesado nas lavouras.

Assim também acontecia como a garapa de cana fermentada, filtrada e destilada que dava consolo ao banto… a pinga, cachaça de rolha em incríveis batidas e coquetéis.

Restaurantes em Porto Seguro

  • Restaurante Rabanete – R. Saldanha Marinho, 83
  • Restaurante Galetus – R. Pedro Alvares Cabral, 145
  • Restaurante Vovó Bela – Av. dos Navegantes, 191 – 23 – Centro
  • Restaurante Colher de Pau – Travessa Augusto Borges, 52 – Centro
  • Casarão Adega Restô – Passarela do Descobrimento – R. Assis Chateaubriand, 68
  • Esquina do Mundo Cozinha Brasileira – Av. Portugal, 292

Restaurantes Veganos em Porto Seguro

  • Desfrute – Av. 22 de Abril, 343 – Centro
  • Naturalíssima – R. do Mucugê, 175
  • Violeta Gourmet – Av. 22 de Abril, 339 – Centro

Veja mais – Onde comer em Porto Seguro.

Pontos Turísticos de Porto Seguro

Centro Histórico de Porto Seguro
Centro Histórico de Porto Seguro

Porto Seguro é uma cidade histórica com muitos pontos para você conhecer!

  • Museu de Porto Seguro
  • Memorial da Epopeia do Descobrimento 
  • Parque Nacional do Monte Pascoal
  • Parque Municipal Marinho do Recife de Fora
  • Arraial d´Ajuda Eco Parque
  • Ilha dos Aquários
  • Estação Veracel.

Museu de Porto Seguro

Uma exposição sobre povos nativos e o descobrimento do Brasil pelos navegadores portugueses, em edifício colonial no Centro Histórico de Porto Seguro.

Memorial da Epopeia do Descobrimento 

O Memorial da Epopeia do Descobrimento é um dos pontos turísticos mais famosos de Porto Seguro – está  localizado na Av. Beira Mar – nº 800 – Orla Norte. Com objetivo cultural e educativo, o memorial tem monitores que compartilham informações didáticas sobre a história e botânica local, propiciando um olhar diferenciado e mais informado aos visitantes. Um imenso parque numa área de 20.000m² onde espécies florestais típicas da região foram preservadas e um intenso trabalho de recomposição da mata atlântica.

Parque Nacional do Monte Pascoal

O Parque Nacional do Monte Pascoal é uma das mais importantes unidades de conservação integral do sul da Bahia. Neste parque nacional localiza-se o Monte Pascoal, que foi a primeira porção de terra avistada por Pedro Álvares Cabral em 1500. Fundado em 1961, tem por objetivo conservar os ecossistemas que circundam o Monte Pascoal, protegendo todo o ambiente natural da região deste marco histórico. No parque é possível realizar diversas atividades recreativas como caminhadas em trilhas e praias, banho de mar ou rio, contemplação da natureza, observação de fauna e flora, canoagem, passeio de barco no rio, participação de manifestações culturais indígenas, vivência do modo de vida local, degustação da culinária indígena, compra de artesanato, entre outras. A visitação aos atrativos do parque é permitida apenas com a presença dos condutores indígenas.

Parque Municipal Marinho do Recife de Fora

O Parque Marinho de Recife de Fora, terceiro maior centro de biodiversidade marinha no Brasil. Os passeios são guiados por condutores cadastrados para não haver deterioração do espaço natural. No parque tem o aluguel de snorquel para a prática do mergulho e procure tirar fotos com os peixinhos coloridos (leve um pouco de ração e sua câmera). Faça esse passeio na maré baixa para aproveitar os momentos.

O Centro Histórico de Porto Seguro

Igreja de Nossa Senhora da Pena, padroeira de Porto Seguro (construída em 1535), a Casa de Câmara e Cadeia (construída em 1756), onde hoje funciona o Museu de Porto Seguro

Ilha dos Aquários

A atração é uma Ilha com praias e manguezais, com aquários gigantes, além de praça de alimentação, bares e diversos shows. Está situada entre Porto Seguro e Arraial da Ajuda.

Estação Veracel

A Estação Veracel é uma área de proteção particular, mantida pela Veracel Celulose, perfeita para observação de pássaros. São 6 mil hectares de área onde são encontradas várias espécies da fauna e da flora da Mata Atlântica

Reserva indígena da Jaqueira

Reserva indígena da Jaqueira tem quase 830 hectares de vegetação nativa, ocas dos indígenas em toda a sua extensão. Os indígenas recebem os visitantes vestidos e pintados de forma tradicional, mostram seus rituais e costumes e permitem até que você pratique arco e flecha. Você também pode adquirir artesanato confeccionado por eles e saborear a culinária típica, que tem pratos como o peixe assado na folha de palmeira.

Veja também: Pontos turísticos de Porto Seguro

Praias de Porto Seguro

Trancoso, Porto Seguro
Praia de Trancoso

As praias mais badaladas de Porto Seguro

Quando falamos de praias de Porto Seguro, devemos considerar as praias dos distritos também: Arraial d´Ajuda, Trancoso, Caraíva e Santa Cruz Cabrália.

Axé Moi

A Praia de Axé Moi é a mais famosa de Porto Seguro: águas mornas e tranquilas que contrastam com a agitação frenética na areia! Muita música, festas ao estilo baiano! Às segundas-feiras, luau com música ao vivo para ninguém ficar de fora!

Praia do Espelho e Praia dos Nativos em Trancoso

A famosa Praia do Espelho deve sua fama ás águas cristalinas de seu mar que refletem o azul do céu.

Praia dos Nativos é uma das melhores praias de Porto Seguro, semi-deserta e rica em vegetação intocada.

Praia de Taperapuã

Praia de Taperapuã um lugar muito animado em Porto Seguro! Muita música, barraquinhas, gente bonita: uma praia mais voltada para o público jovem.

Praia do Mutá e Coroa Vermelha

A praia do Mutá é uma das mais bonitas de Porto Seguro, na maré baixa suas águas formam piscinas naturais ideais para quem quer um recanto para relaxar.

A praia de Coroa Vermelha também tem essa característica e você vai se surpreender ao nadar num mar com peixinhos. Clima de romance está no ar! São praias ideais para casais em lua de mel.  

Praia Barramares

As águas verdes da praia de Barramares a torna exótica e misteriosa. Pouco procurada, essa praia tem excelente estrutura para atender ao visitante que pretenda passar o dia na praia.

Veja mais: Praias em Porto Seguro

Passeios em Porto Seguro

Arraial d´Ajuda
Arraial d´Ajuda

Você vai adorar os passeios especiais em Porto Seguro

Os passeios em Porto Seguro te surpreenderão! Veja os melhores Pacotes de experiências em Porto Seguro para você aproveitar MUITO a sua estadia! 

A História do Brasil – Tour do Descobrimento

Vamos conhecer um pouco da história do Brasil com esse tour do descobrimento

Terra à vista! Porto Seguro foi o primeiro lugar que os portugueses acharam quando Cabral direcionava as naus para o Novo Mundo em 1500

Por aqui, contarei muito mais sobre a famosa história do “achamento” do Brasil, que marcou a data de 22 de abril.

Para começar, nós iremos entender um pouco mais sobre a Carta de Pero Vaz de Caminha, quando nos situarmos por aqui, indo para o centro histórico com monumentos do século XVI! Vamos tirar muitas fotos e reservar um tempinho para entender tudo que se passou por aqui.

Também, poderemos degustar e comprar artesanatos e comidas típicas, pois a variedade aqui é demais

O ponto principal do tour é conhecer a história, principalmente quando chegamos no marco colonial em pedra de cantaria.

Podemos talvez ver uma especial apresentação de capoeira típica aqui em Porto Seguro… é incrível

Iremos até Coroa Vermelha e podemos, também, ir na Epopeia do Descobrimento, local onde está a réplica fiel da nau de Cabral

Poderemos voltar para Porto Seguro, principalmente para aproveitar um barzinho!

Dia de Mar na Praia do Espelho

Um dia de mar na Praia do Espelho: Simplesmente, eleita como a 3ª mais bonita do território brasileiro! Mas, como não amá-la?

A Praia do Espelho, em Porto Seguro, reserva esse nome por causa de suas águas cristalinas, que formam então, um belíssimo espelho d’água

Para começar o nosso tour, sairemos cedinho do hotel e vamos para um bom local na Praia do Espelho, para apreciarmos essa maravilhosa atração e tirarmos fotos incríveis em falésias e em piscinas naturais

Para almoçar, nada melhor do que um prato típico na beira da praia, sentindo a leve maresia e permitindo sentir os mais incríveis sabores que só a Bahia reserva

Depois de curtirmos mais o local que é paradisíaco, levarei o viajante em alguns barzinhos típicos na beira mar e mostrarei pontos para degustarmos drinks que só os locais conhecem

Visita a Arraial d´Ajuda

Nesse passeio vamos visitar o distrito de Arraial d’ Ajuda – um dos destinos mais procurados em todo o Brasil, ainda mais porque não é tão cheio quanto o centro de Porto Seguro.

Começaremos o nosso tour indo na praia de Mucugê, uma das mais bonitas de Arraial d’Ajuda

De lá, partimos para conhecer a famosa e a mais queridinha, praia de Pitinga

Das praias, partimos para o centro histórico, principalmente, para que o viajante possa tirar fotos tradicionais na Igreja Nossa Senhora da Ajuda, erguida em 1551, em homenagem a Tomé de Souza e aos jesuítas.

Você sabia que as igrejas da Bahia só tem uma torre e isso tem uma explicação histórica? Te conto quando chegar aqui

Logo depois, vamos tirar fotos no mirante com as fitinhas coloridas: um dos cartões postais de Arraial d’ Ajuda! Ainda, se o viajante preferir, também podemos chegar na belíssima praia de Pitinga, com suas interessantes falésias!

Veja mais passeios em Porto Seguro

iFriend em Porto Seguro

Você terá momentos ainda mais incríveis contratando um iFriend em Porto Seguro.

  • AcassioO Acassio é guia de turismo na Bahia gosta de atividades físicas e esportes aquáticos e vai te levar para conhecer a noite de Porto Seguro.
  • Jatobá– O Jatobá conhece todo o litoral sul da Bahia, gosta de turismo religioso e natural.
  • Marina – A Marina é professora de inglês e vai te levar para conhecer tudo que Porto Seguro tem para oferecer!
Vista de Porto Seguro
Vista de Porto Seguro

Porto Seguro, o Berço do Descobrimento é lindo e está esperando sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?