HomeGuia de viagem Porto

Guia de viagem Porto

Porto Portugal
Porto Portugal
Descubra os encantos da histórica e encantadora cidade do Porto

A maravilhosa cidade do Porto está localizada no noroeste de Portugal.

Porto é a segunda cidade e o quarto município mais populoso – a cidade que deu o nome a Portugal. Em 200 a.C., se designava de Portus Cale, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense, de onde se formou Portugal.

A região é conhecida mundialmente pela qualidade do seu vinho, pelas suas incríveis pontes e por seu centro histórico, rotulado como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Também abriga o Futebol Clube do Porto e o Boavista FC, equipes da primeira divisão da liga nacional; além da Universidade do Porto, colocada entre as 200 melhores do mundo.

Vocação turística de Porto

Cada vez mais turistas, principalmente brasileiros, têm interesse em conhecer as belezas das cidades portuguesas.

Assim como Lisboa e o Algarve, Porto tem atraído muitas pessoas por conta de suas igrejas centenárias, sua arquitetura, seus restaurantes e cafés, além da paisagem incrível formada pelo encontro do Rio Douro com o Oceano Atlântico.

É considerada uma viagem romântica, em que muitos casais escolhem como lua de mel.

A cidade também é famosa por sua gastronomia e pela qualidade dos seus restaurantes. O vinho é outro atrativo que leva visitantes a saírem de todos lugares do mundo rumo à cidade.

Destaques

Para os amantes de históriaPraias para descansarPatrimônio Mundial

Porto é um prato cheio para quem curte viajar na história. A cidade conta com inúmeras igrejas seculares, museus, pontes construídas em séculos passados, além de seu centro histórico conhecido mundialmente
A zona litorânea do Porto comprende diversos distritos com praias perfeitas para relaxar, apesar do mar bravio. Todas são espetaculares para aquele dia de praia! O Centro Histórico do Porto, a área mais antiga da cidade, é classificado como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO desde 1996. O lugar conta com muitas casas enfeitadas com azulejos antigos e coloridos, o que dá o charme ao local, além de igrejas e construções centenárias.

O que fazer em Porto?

Ponte Dom Luis
Ponte Dom Luis

Você encontrará uma cidade cosmopolita e muito elegante!

Para os amantes de história, Porto é um prato cheio. A cidade conta com inúmeras igrejas seculares, museus, pontes construídas em séculos passados, além de seu centro histórico conhecido mundialmente. A gastronomia também atrai muitas pessoas, principalmente pela qualidade do vinho da região, e pelos restaurantes de chef’s renomados.

Primeiro dia

Para começar a viagem, uma dica é passear pelo centro histórico da cidade. O Porto conta com muitas casas enfeitadas com azulejos antigos e coloridos, o que dá o charme ao local. Na beira do Rio Douro é possível avistar as lindas pontes que o cruzam, além de inúmeros barquinhos. Dá uma bela foto! A região costuma ficar bem agitada à noite, pois abriga muitos barzinhos. 

Segundo dia

Os museus abrigam toda a cultura e história da cidade, se você for conhecer Porto, eles são parada obrigatória no tour. O Museu do Vinho do Porto, a Casa Serralves, o Museu Nacional Soares dos Reis, o Museu do Carro Elétrico e a Casa do Infante devem estar entre os principais pontos a serem visitados no seu roteiro de viagem.

Terceiro dia

Uma dica que costuma ser boa e barata é visitar os mercados municipais, além de servir para conhecer melhor a base de alimentação da cidade. No Porto, os dois principais mercados são: o Bom Sucesso e o Bolhão. O primeiro é de 1951, e é composto por restaurantes e barracas em três andares. Já o segundo foi construído há mais de 100 anos, e oferece peixes, carnes, pães, sementes, entre outras coisas. 

Veja também: O que fazer em Porto?  

Quando visitar Porto

Castelo do Queijo
Castelo do Queijo

Você pode visitar Porto o ano inteiro!

Os melhores meses para visitar a cidade são abril, maio, junho e setembro. Já que julho e agosto podem ser quentes e mais concorridos.

De outubro a março, a época de chuvas coincide com as baixas temperaturas, que não chegam a ser negativas. 

Alta Temporada

  • Prós – A cidade fica bem cheia, principalmente em junho, quando é realizado o Primavera Sound, que conta com grandes atrações internacionais. Nesse mês também acontece a maior festa de Porto – o São João, quando as ruas ficam lotadas na noite do dia 23 para o 24 com shows e barraquinhas.
  • Contras – As passagens e hospedagens ficam mais concorridas e caras. Para quem quer curtir a viagem com tranquilidade e sem grande movimentação, não é recomendável visitar o Porto durante a alta temporada. 

Baixa Temporada

  • Prós – A cidade fica mais tranquila e os preços de hospedagem tendem a cair. Com menos pessoas, é mais fácil conhecer todos os pontos turísticos e museus de Porto com calma e sem filas.  
  • Contras – As chuvas e as baixas temperaturas podem atrapalhar quem deseja passear pela cidade. Nessa época pode acontecer de os bares e restaurantes funcionarem durante menos tempo por dia. 

Veja também: Quando visitar o Porto

Gastronomia e o que comer no Porto

Barriga de freira
Barriga de freira

Delicie-se com os sabores lusitanos!

A gastronomia do Porto é rica e saborosa, como toda a gastronomia porttuguesa e tem um gostinho totalmente especial, que encanta quem experimenta pela primeira vez. Atenção para o bacalhau entre outros peixes de alto-mar.

Os doces são a grande tentação lusitana: quem nunca ouviu falar em Toucinho do céu ou do espetacular pastel de Santa Clara, dos ovos moles e da barriga de freira? quem nunca ouviu não sabe o que está perdendo! Um mundo de ovos e muito açúcar!

Para o turista que deseja aproveitar o melhor dessa culinária, o bairro da Ribeira abriga muitos restaurantes tradicionais que oferecem uma boa comida, vinho de qualidade e uma bela vista do Rio Douro.

Restaurantes em Porto

  • Farinha – R. do Dr. Barbosa de Castro 74, Porto
  • O Paparico – Rua de Costa Cabral 2343, Porto
  • Tapabento –  R. da Madeira 222, Porto
  • MUU Steakhouse – Rua do Almada 149A, Porto
  • éLeBê Baixa – R. de Santo Ildefonso 118, Porto
  • Porta 4 – Rua Dr. Barbosa de Castro 4, Porto

Veja também: Gastronomia em Porto

Praias do Porto

Leça da Palmeira
Leça da Palmeira

Conheça as principais praias da cidade do Porto

Porto tem um extenso litoral, muito aprazível para surfistas, famílias e casais. São áreas extensas, com boa infraestrutura, muito procurada por quem ama curtir o quente verão português.

Leça da Palmeira

As piscinas formadas pelas marés dão o tom em Leça da Palmeira: construidas em 1966, são enchidas pela água do mar na maré alta. Ideal para quem não gosta de tomar uns caldos nas ondas fortes.

Praia da Aguda

Do outro lado do Rio Douro, na cidade de Gaia, a praia da Aguda é um descanso ao olhar. Ideal para quem curte uma boa caminhada depois do mergulho. Muitos casais e famílias locais buscam o lugar para aproveitar o fim de semana e as férias.

Praia do Castelo do Queijo

A praia deserta fica situada próxima ao Forte de São Francisco Xavier, em Matosinhos. Suas rochas são muito apreciadas pelos pescadores, mas não há policiamento e se torna perigosa depois de certo horário. Seu acesso é dificultado pelas rochas.

Praia Azul

Em Angeiras, a Praia Azul possui um grande areal e é rodeada por rochas. O mar é muito agitado, com fortes ondas, sendo ideal para caminhadas, prática de esportes e tomar sol.

Ver mais: Praias no Porto

Pontos Turísticos do Porto

Casa Serralves
Casa Serralves

Uma cidade com muita história para contar!

Porto é a segunda cidade e o quarto município mais populoso de Portugal tendo a primazia de ter sido a primeira cidade do país: a cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (c. 200 a.C.), quando se designava de Portus Cale, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense, de onde se formou Portugal.

Porto é uma cidade costeira, rica por conta de seu comércio secular, suas construções nos remete às histórias de reis, rainhas e castelos medievais, sem abrir mão da modernidade.

Centro Histórico

Como falado anteriormente, Porto conta com muitas casas enfeitadas com azulejos antigos e coloridos, o que dá o charme ao local, além de igrejas e construções centenárias. Na beira do Rio Douro é possível avistar as lindas pontes que o cruzam, além de inúmeros barcos na margem. 

Livrario Lello

A Livraria Lello é a mais conhecida no país e muitas pessoas chegaram a acreditar que suas afamadas escadarias serviram de inspiração aos livros do bruxo Harry Potter, uma vez que a escritora J.K. Rowling morou na cidade do Porto de 1991 a 1993 – mas a escritora desmentiu o fato. Fica localizada em um edifício com arquitetura neogótica portuguesa. Vale a pena conhecer!   

Torre e Igreja dos Clérigos

Inaugurada em 1750, a Torre dos Clérigos é o monumento mais alto da cidade e é um patrimônio tombado pela Unesco. Junto à Igreja dos Clérigos, ela é um dos símbolos mais importantes de Porto. Além de ser um ambiente religioso e histórico, também atrai muitos visitantes por sua arquitetura e beleza.  

Ponte D. Luís

A ponte liga as margens de Porto e de Vila Nova Gaia, que são cortadas pelo Rio Douro, com uma estrutura construída em 1881. A princípio, ela se chamaria Luís I, mas como o rei se ausentou na inauguração, a população decidiu pela Ponte D. Luís, apenas. A parte superior serve de passagem para o metrô da cidade, já a inferior, para os automóveis e pedestres.  

Museu do Vinho do Porto

No armazém reformado do século XVII, o visitante pode conhecer o antigo maquinário utilizado na produção do vinho. Além disso, o museu oferece uma exposição interativa sobre o impacto que o vinho teve na região do Porto. O Museu do Vinho do Porto fica na Rua de Monchique, 42-45. Aos finais de semana a entrada é gratuita.   

Casa de Serralves

A fachada e a entrada principal dessa casa-museu são um exemplar único da Art Deco portuguesa. A instituição cultural, que tem por objetivo promover a arte contemporânea, conta com mais de 4 mil peças, sendo a maioria propriedade da Fundação Serralves. A casa e o museu, no verão, funcionam de terça a sexta das 10h às 19h e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 20h. A entrada do museu e do parque custam 10 euros.

Casa da Música

Projetada por um arquiteto holandês, a Casa da Música foi inaugurada em 2005 e se tornou um ícone da cidade do Porto. Ela conta com 2 auditórios principais, além de outras salas secundárias, que servem para eventos educativos e infantis. Já a Sala Vip é mais utilizada em pequenas conferências e reuniões fechadas. Fica localizada na Avenida da Boavista, e funciona todos os dias do ano. É possível fazer uma visita guiada por apenas 7,50 euros por pessoa e menores de 12 anos não pagam.

A Casa do Infante

Essa é a principal instituição respeitável em todo o Porto – a Casa do Infante foi onde, em 1349, teria nascido o Infante D. Henrique. Dom Henrique foi a personalidade mais importante do início da era das descobertas, popularmente conhecido como Infante de Sagres ou O Navegador. Em sua casa, você poderá conhecer seu legado para a humanidade e ter uma verdadeira lição de história das grandes navegações.

Veja também: Pontos turísticos do Porto

iFriend: Guia de viagem em Porto

Escolher um guia de viagem para acompanha-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade. Você pode escolher alguém com um perfil parecido/esperado e ter uma experiência incrível, focado nos seus desejos.

  • Genilda – Cultura e lazer, gastronomia, praias e parques – fala português, espanhol e inglês.
  • João – adora apresentar a cidade de um jeito único – fala português, inglês e espanhol.

Ver mais iFriends: guias locais em Porto para você aproveitar MUITO a sua estadia!

Descubra a cidade do Porto com um iFriend

Porto Portugal
Porto Portugal

Porto, a Invicta, está esperando por você!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?