Playa del Carmen é uma cidade localizada no município de Solidariedad, no estado de Quitana Roo, na região da Riviera Maya, no México. Suas praias são atraídas pelo Mar do Caribe a leste e pela exuberante selva maia a oeste. A cidade fica próxima dos paraísos mexicanos e tem fácil acesso às cidades de Cancún, Tulum, Cozumel, Mérida, Isla Mujeres e muito mais.
Histórico de Playa del Carmen
Na era pré-colombiana, Playa del Carmen chamava-se Xaman Há (Água do Norte no idioma maia) e era um dos pontos de partida dos maias em peregrinação ao santuário de Ixchel, na ilha de Cozumel. A área costumava ser habitada pela antiga civilização maia – Xaman Há foi uma das primeiras cidades vistas pela frota de conquistadores espanhola no início do século XVI. Um importante ponto de passagem para os maias que faziam peregrinações ao santuário Ixchel em Cozumel (então Cuzamil), a partir do porto de Polé. Sagrada Jornada Maia de Xcaret é uma tradição cultural local de origem pré-hispânica.
Com a colonização, o povoado passou a se chamar Salamanca de Xamanhá. Tempos depois, o local recebeu o nome de Playa del Carmen em homenagem à Virgen del Carmen. Não era uma terra muito rica, o que não despertou interesse nos colonizadores espanhóis. Seu povoado portanto, permaneceu protegido.
O que no passado era uma pacata vila de agricultores e pescadores, no presente é um dos mais concorridos pontos turísticos mexicanos.
Por que visitar Playa del Carmen?
Praias paradisíacas com infraestrutura internacional
Por que você deve colocar Playa del Carmen na sua wishlist? A cidade oferece a localização estratégica perfeita para explorar o melhor da Riviera Maia. Prepare-se para conhecer praias belíssimas, vida noturna agitada, lojas chiques e uma gastronomia privilegiada.
Nadar em lagos de cavernas e cenotes, frequentar festas e bares de piscinas de borda infinita são algumas das atividades que você deve fazer em Playa del Carmem.
Outro fator de destaque em Playa, como é carinhosamente chamada, é a hotelaria da cidade: apesar dos altos preços das acomodações em Tulum, Playa oferece uma série de hotéis com preços muito mais atrativos.
Agora que você já conhece um pouco sobre esse destino, comece a se planejar, pois apesar de ser um destino mais econômico do que Tulum e Cancún, toda organização é bem-vinda. Se organize, pesquise preços com antecedência, que vai valer a pena viajar para a cidade mais empolgante do México.
Veja também: Por que visitar Playa del Carmen?
O que fazer em Playa del Carmen?
Um destino incrível que você vai adorar!
Playa del Carmen está localizada na região da Riviera Maya e tem como peculiaridade o fato de estar próxima a cidades e praias igualmente famosas como Tulum e Cancun.
A região compreende 130km de praias incrivelmente belas – você vai encontrar um pouco de tudo por lá: cultura, diversão, praias, restaurantes famosos e pontos turísticos, como as pirâmides milenares de Chichen Itza, Cancun, Ek balam e Cobá.
A Quinta Avenida é o ponto de encontro, onde tudo acontece em Playa del Carmem – lojas, cinemas, restaurantes, cafés, bares e danceterias. Você vai se surpreender com os passeios que selecionamos para sua viagem, confira:
Primeiro dia
Aproveite a cidade: Playa del Carmem tem, além da praia propriamente dita, há uma série de passeios ecológicos ou de aventura para você aproveitar. Vale passar a manhã e parte da tarde em atividades no Parque de los Fundadores, um parque muito agradável, onde acontecem várias apresentações folclóricas e onde está localizado o monumento símbolo da cidade, o Portal Maya! Mergulhe na cultura mexicana e aproveite para tirar a famosa foto no portal com o nome da cidade.
Sugerimos também a visita ao Museu Frida Kahlo – Frida foi a artista plástica ícone do México, suas obras significam uma forma de resistência e de luta pelos direitos das mulheres. Um museu pequeno, que exibe algumas obras da artista. Vale como imersão aos valores mexicanos. No museu há uma lojinha que vende algumas lembrancinhas temáticas, ideais para presentear amigos e familiares.
Conheça também o Museu da Tequila e aproveite as degustações. Se beber, não dirija e volte para casa de transporte público ou por aplicativo.
Segundo dia
Da imersão cultural, passamos aos passeios ecológicos e de aventura e Playa del Carmen não deve nada a Tulum e Cancun nesse quesito. Volte a ser criança num dia divertido no Xel-Há – um dos parques mais famosos da região, quase sempre muito cheio, é tipo a Disneylândia Mexicana. Inúmeras atividades totalmente ligadas à natureza tais como mergulho de snorquel, caminhada ecológica, trilha por entre as árvores, arvorismo, Bird watching, entre outras. Para quem é apaixonado pelos mamíferos marinhos a presença dos golfinhos deixa todo mundo encantado.
Essa é uma atividade que, certamente deixará você exausto e com fome. Vá para a Quinta Avenida e prove das delícias mexicanas. Aconselhamos os famosos tacos e tortilhas dos mais variados sabores – agora, cuidado com a pimenta, o chilli, é pesada e arde, muito!
Terceiro dia
Invista seu tempo numa visita à Cozumel, especialmente se você adora conhecer ambientes naturais preservados. A Ilha de Cozumel é um destino muito procurado por mergulhadores, europeus e viajantes em busca de um destino bem tranquilo, ideal para passar as horas em paz. Você chega lá por meio de ferry boat.
Se você prefere continuar se divertindo muito aconselhamos o X-caret – seguindo a mesma temática de parque integrado à natureza oferece atrações como mergulho, convívio com animais, percorrer rios subterrâneos, coral reef aquarium, observação de tartarugas marinhas, museu de bromélias entre outras atividades fantásticas que não dá para conhecer num dia só.
Mais dias
Não deixe de conhecer a zona arqueológica do México na cidade de Yucatán, onde se encontram as famosas pirâmides maias. As pirâmides de Teotihuacan são as mais visitadas do México. Foram 4 milhões de visitantes apenas em 2018 – vale lembrar que para chegar lá você levará cerca de 20h de carro. Você pode visitar Tulum e voltar no mesmo dia – são apenas 50 minutos de distância, o mesmo acontece para a cidade de Cancun – 20 minutos – e visitar o Templo de Kukulcán e a famosa pirâmide de Chichen Itza.
Veja também: o que fazer em Playa del Carmen?
Quando visitar Playa del Carmen?
O inverno caribenho é a melhor época para visitar a região
Assim como toda a Riviera Maya, Playa del Carmen é um destino muito quente a maior parte do ano. No verão (junho a setembro), os termômetros podem facilmente passar dos 30ºC. No inverno (dezembro a março), as temperaturas são mais amenas, com média na casa dos 25ºC.
Embora o verão seja o período mais quente, ele também coincide com a época mais chuvosa, o que pode atrapalhar seus dias praianos. Além disso, de agosto a outubro é a pior época para conhecer a região, devido à possibilidade de ocorrer furacões. Apesar das desvantagens, julho e agosto são meses muito procurados por causa das férias escolares.
A alta temporada na cidade vai de dezembro a março, quando o tempo é mais seco, o mar está mais transparente e ainda é férias escolares em diversos países do hemisfério sul. Vale ter um casaco para as noites mais frescas.
Quem pode escolher e quer economizar um pouco mais, maio e junho são meses ainda com tendência de tempo firme e preços um pouco mais convidativos.
Alta Temporada
- Prós – A cidade fica mais animada, com mais opções de entretenimento e mais turistas circulando pelas ruas. As temperaturas são mais amenas, mas ainda boas o suficiente para aproveitar as praias. Além disso, o mar está mais transparente devido a menor incidência de chuvas.
- Contras – Os preços cobrados nas hospedagens ficam acima do normal. O destino fica bem cheio, então se você busca sossego, viaje fora da alta temporada.
Baixa Temporada
- Prós – A cidade tem menor fluxo de turistas e os preços cobrados nas hospedagens são mais em conta. Fica mais fácil pechinchar e conseguir descontos. As praias e pontos turísticos não ficam tão cheios, ou seja, não é preciso disputar espaço com outras pessoas.
- Contras – A possibilidade de chuvas e de furacões é maior na baixa temporada. Se acontecer, possivelmente você terá que mudar alguns planos.
Veja também: Quando visitar Playa del Carmen
Praias em Playa del Carmen
As praias dos sonhos para as suas férias
Desfrutar de dias intensos de praia é a melhor coisa para se fazer em Playa del Carmen. O intervalo de areia que vai do centro até a área norte da cidade não passa dos 6 km de extensão, mas esse pequeno espaço é suficiente para fazer encantar os visitantes.
Por lá, as praias são bem diferentes entre si, com opções tomada por turistas, bares e beach clubs, e outras paradisíacas e tranquilas.
O mar é apaixonante naquela região das caraíbas e nos presenteia com uma cor azul-turquesa deslumbrante e areia tão fina quanto o talco. Para alcançar a perfeição, o mar é morno e a região é perfeita para um mergulho, seja para nadar com snorkel ou para conhecer o fundo do mar com equipamentos.
- Playa del Carmen – Facilmente acessível a pé do centro, a praia de Playa del Carmen fica bem pertinho da Quinta Avenida. Ela é um ponto de encontro muito popular e agitado: se você gosta de diversão à beira-mar, este é certamente um dos lugares mais adequados da Riviera Maya. Ao longo da praia existem muitos bares animados por música até tarde, onde você pode conversar e experimentar as mais famosas bebidas mexicanas.
- Playa Mamitas – A Praia Mamitas é uma das mais famosas da cidade. Repleta de beach clubs, ela atrai muito jovens e uma clientela internacional. Você pode escolher entre o Koralina e o Kool, um dos clubes mais badalados de Playa del Carmen, ou o Mamita’s Beach Club, uma opção menos cara, porém não menos interessante.
Para quem chega sem pretensão, apenas com suas cangas e cadeiras para relaxar na areia, os seguranças dos beach clubs fazem bastante cara feia. Se for o seu caso, é só caminhar um pouco mais para encontrar uma área mais vazia para não ter dor de cabeça.
- Playa Punta Esmeralda – Abaixo da praia de Playa del Carmen, você encontrará uma praia fascinante, a praia Punta Esmeralda. É uma praia menor, mas bastante charmosa. Ela recebe o nome de Esmeralda por ser uma verdadeira joia da região, com uma vegetação exuberante, e por causa das águas frescas do cenote que emergem na praia, se despejando diretamente no mar. Além disso, é perfeita para a prática de esportes, como o frisbee.
- Playa Playacar – A Praia Playacar é conhecida assim por conta do condomínio em que fica em frente, que tem o mesmo nome. Ela é muito frequentada pelos moradores da região e turistas que se hospedam por lá. Embora tenha pouca estrutura, sendo ideal para descansar, é uma das mais bonitas da cidade. O bacana é que ela conta com um píer e fica bem pertinho do Señor Frogs, um dos bares mais requisitados da cidade.
- Playa Puerto Morelos – Com um ar de tranquilidade, a praia Puerto Morelos é bastante frequentada por famílias. Sobre o visual, ele é paradisíaco, com uma areia mega branquinha e uma água de mar em várias tonalidades de azul. Por lá, você terá ao seu dispor restaurantes, serviços de aluguel de cadeiras e guarda-sóis e bares. Além disso, a Puerto Morelos conta com um porto para que os visitantes possam contemplar a paisagem.
- Playa Akumal – Uma pouco mais distante de Playa del Carmen, a praia Akumal é o destino perfeito para o turista que estiver procurando por águas rasas e cristalinas. Envolvida por luxuosos resorts, ela conta com um grande diferencial: o fato de, em determinadas épocas, ser possível apreciar tartarugas no local. Uma dica é: não deixe de levar o snorkel e aproveite para apreciar de perto a beleza da vida marinha
Veja também: Praias em Playa del Carmen
Ecoturismo em Playa del Carmen
Um balneário com muitas opções de ecoturismo
Além de aproveitar o sol, sombra e água fresca, há muito o que fazer em Playa del Carmen. Bem no coração da Riviera Maya, o balneário oferece muitas atividades de ecoturismo ao longo de seu litoral e nos seus arredores.
Playa é a capital do mergulho na Península de Yucatan, contando com uma enorme riqueza de alternativas desta prática. Nas proximidades da cidade, há parques temáticos que misturam ecoturismo e arqueologia, e ainda cenotes incríveis para não esquecer jamais essa viagem.
Confira algumas opções de explorar a natureza local de maneira sustentável!
- Fazer snorkeling nos cenotes – Os cenotes são dessas coisas mágicas da natureza: piscinas naturais de um azul fascinante, escondidas dentro de cavidades similares a cavernas. Mergulhar ou fazer snorkel nos cenotes da Riviera Maya é uma das atividades aquáticas mais buscadas pelos turistas. Entre os mais populares da região está o cenote La Cueva.
- Parque Xplor – Emoções e adrenalina em contato com a natureza, entre pontes suspensas, paisagens selvagens, vistas estonteantes, cenários e piscinas: é isso que o Parque Natural Xplor oferece. Você terá a chance de admirar a natureza de cima, escolhendo diferentes tipos de tirolesa. Também poderá mergulhar nas águas dos cenotes, dirigir veículos anfíbios dentro da selva, entre outras atividades que tornam essa viagem inesquecível.
- Parque Xcaret – O Xcaret está situado a 10 km de Playa del Carmen, em um espaço verde que se estende por 80 hectares. Você poderá apreciar a presença de centenas de espécies animais e plantas. Que tal começar com uma visita aos aquários? Ou ainda descobrindo o caminho de maravilhosos rios subterrâneos ou então, relaxando em praias completamente ocupadas por tartarugas? E não para por aí. O parque tem mais de 40 atrações para todas as idades.
- Parque Xel-Há – Um pouco mais distante, a quase 30 km de Playa, está o Xel-Há. Este é um parque aquático lindíssimo que combina a água do mar com água doce. Muito atrativo para os turistas, ele é o principal da região para fazer mergulho de snorkel, que permite ver muito da vida marítima do lugar. Inclusive, o mais bacana desse passeio é que, como é uma reserva natural, existem muitos bichinhos, tanto marítimos quanto terrestres e aéreos para você admirar. Dá até para nadar com golfinhos por lá! As águas do Xel-Há são cristalinas e você ainda pode aproveitar a prainha ao redor do parque.
- Kitesurf e windsurf – Entre alguns dos esportes ao ar livre praticados em Playa del Carmen, temos o kitesurf e o windsurf. Com as praias como seu maior patrimônio, não poderia faltar desportos aquáticos na cidade. A temporada de kiteboarding no México geralmente dura de novembro a agosto, oferecendo cerca de 4 a 5 dias da semana com o vento em torno de 12-25 nós.
- Mergulho – O mergulho é o esporte-rei do ponto de vista turístico em Playa. Há várias operadoras de mergulho na cidade e opções de locais para mergulhar em toda a parte: ao longo da costa de Playa Carmen, na selva nas suas imediações e até na ilha à sua frente. Dependendo da época do ano, é possível até mergulhar com tubarões.
Veja também: Ecoturismo em Playa del Carmen
Gastronomia em Playa del Carmen
Todos os sabores da gastronomia internacional
Você já deve ter ouvido falar nas delícias incomparáveis da gastronomia mexicana – tacos, tortilhas, empanadas, guacamole, chilli com carne, parrilhas, nachos…não dá para mencionar todas aqui. Em Playa del Carmen você poderá encontra-las tanto em restaurantes clássicos, quanto em barraquinhas e simpáticos comércios de rua. Sim, simplicidade é tudo no México e você terá uma experiência surpreendente com a cultura e o modo de vida do cidadão mexicano comum.
Entretanto, se a comida chilli não for muito sua praia, Playa oferece opções gastronômicas de diversas partes do mundo, além de sanduiches (montados), fast food e lanchinhos com uma pegada mais local. Quanto a ser chilli ou não, basta pedir para que não coloque pimenta, simples assim!
Restaurantes em Playa del Carmen
- Harry Steakhouse and Raw bar – 5 Av. Nte. 1-Lote 8B, Gonzalo Guerrero, 77710
- Carboncitos – Mexican Restaurant – Calle 4 Nte. S/N, Centro, 77710
- La Parrilha – Av. Constituyentes Manzana 26 Loc. 1 entre 5ª Av. y Zona Federal Marítima, Centro, 77710
- Los Montados de Playa – Tohuku, 77720
- Porfirio’s Mexican Food – 5ª Avenida com esquina, Calle 12 Nte. 77710
- Los Paradise – Av. 5ta Nte. Edificio Mimosa, Local 7ª, 77710
- Tropical – 5 Av. Norte S/N entre calle 8 y 10, Centro, 77710
Veja também: Onde comer em Playa del Carmen
Pousadas e Hotéis em Playa del Carmen
Opções confortáveis para a sua estadia
Há centenas de opções de hospedagem em Playa del Carmen – hostels, hotéis, pousadas e resorts. São muitas alternativas que cabem no bolso, porém elas não costumam ter café da manhã, o que não é nenhum problema, pois têm muitas opções de restaurantes que abrem para a refeição.
Quanto ao local, a Quinta Avenida é a principal área turística e perto dela que você deve se hospedar para conhecer tudo a pé. Lembre, ao escolher sua acomodação, que a Calle 12 é a rua das casas noturnas e o barulho pode ser um incômodo à noite.
Quem quiser ficar pertinho da praia, pode escolher um hotel na beira do mar. E quem preferir ficar numa área mais sossegada e investir num resort ou hotel 5 estrelas, a Playacar é o lugar.
Pousadas e Hotéis em Playa del Carmen
- Hacienda María Bonita – 10 Avenida Nte. 215, Gonzalo Guerrero
- Hacienda Real del Caribe – Calle 10, 10 Av. Sur esquina, Centro
- The Royal Playa del Carmen – Calle 20 Nte LB, Gonzalo Guerrero
- Grand Hyatt Playa del Carmen Resort – 1A Avenida Esquina Calle 26, Centro
- Casa Sol – Residencial Sool Village #37 Selvamar
- Hotel Mamitas Village – C. 32 Nte., Gonzalo Guerrero
Veja também: Pousadas e Hotéis em Playa del Carmen
Passeios em Playa del Carmen
Um destino de sol, praias e outras atrações incríveis
Um destino mais pacato e descolado que sua vizinha Cancún, Playa del Carmen é lugar de ritmo menos acelerado, porém não menos interessante. Por ter uma localização central, a cidade é também um bom ponto de partida para realizar alguns dos principais passeios oferecidos pelas agências turísticas, como visita aos cenotes, parques, ilhas e ruínas maias.
Confira alguns passeios para realizar em Playa!
- Quinta Avenida – A Quinta Avenida é a principal via de Playa del Carmen. Ela é uma avenida fechada apenas para pedestres, que concentra grande quantidade de lojas, restaurantes, agências de passeio, shoppings, casas de câmbio, farmácia e tudo mais que você precisa para sua estadia.
A Quinta Avenida não fica na beira da praia, mas ela segue paralela ao mar, distante entre 1 e 4 quarteirões da praia dependendo do local. Principalmente à noite, a avenida fica bastante movimentada.
- Parque Fundadores – O Parque Fundadores é uma praça localizada à beira-mar, entre a Quinta Avenida e a praia. Ele abriga a icônica escultura de bronze chamada Portal Maya. Na praça ocorrem várias apresentações culturais. A que mais se destaca é a dos Voladores de Papantla, uma antiga tradição pré-hispânica com os “homens-pássaros”. A apresentação acontece várias vezes por dia (eles pedem uma contribuição financeira para os turistas que estão assistindo).
- 3D Museum of Wonders – Este é um museu interativo com muitas galerias, onde os visitantes podem tirar fotos com pinturas conceituais em 3D, como animais, estátuas e outras obras de arte famosas que parecem saltar de suas molduras. Criado por um visionário artista americano, o 3D Museum of Wonders é verdadeiramente alucinante. Não leva muito tempo para a realidade se misturar com a ilusão, e logo você está mergulhando em uma cachoeira, surfando em uma onda ou preso dentro de uma bolha.
- Cozumel – A ilha de Cozumel fica em frente à Playa del Carmen (pouco mais de 20 km) e é um dos melhores locais para mergulho do mundo. O lugar tem lindas praias, bons beach clubs e restaurantes.
A partir de Playa saem diariamente vários ferry boats com destino a Cozumel. É um passeio bem tradicional para fazer quando estiver hospedado por lá.
- Ruínas Maias – A partir de Playa del Carmen, é possível visitar as quatro principais ruínas maias da região: Chichén Itzá, Tulum, Cobá e Ek Balam. Playa está, inclusive, melhor localizada do que Cancún para conhecer os quatro sítios arqueológicos. O mais próximo é o sítio arqueológico Tulum (62 km), o único construído à beira-mar, no alto de uma falésia. Imagina combinar um passeio às ruinas de Tulum e em seguida passar o restante do dia em uma praia com mar azul turquesa!
As ruínas mais populares e visitadas são Chichén Itzá, que também são as mais distantes (181 km de Playa del Carmen).
- Cirque du Soleil – Em plena Riviera Maya existe uma unidade do famoso circo, situado na rodovia entre Playa del Carmen e Cancún, distante apenas 20 km de Playa. O espaço, moderno e muito bem decorado, é um excelente programa para quem busca uma atividade diferente durante a noite. O nome do espetáculo permanente do circo na região é La Joya. O show mistura performances artísticas e uma experiência gastronômica bem diferente.
Para quem está sem carro, é perfeitamente possível assistir ao espetáculo porque a organização também oferece transporte (pago à parte) saindo de Cancún ou de Playa del Carmen. No site do Cirque du Soleil, você garante os ingressos.
Veja também: Passeios em Playa del Carmen
Quanto custa viajar para Playa del Carmen?
Menos do que você imagina, mas prepare-se antes de viajar!
Playa del Carmen é uma cidade turística litorânea do México, situada na faixa costeira caribenha da Riviera Maya, na Península de Yucatan. Ela fica no estado de Quintana Roo, a cerca de 60 km de Cancún e a 64 km de Tulum.
Playa não tem um aeroporto próprio. Sendo assim, é necessário pegar um voo para o aeroporto mais próximo, que é o de Cancún. Há opções de voos mais em conta do Brasil para lá partindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
De Cancún para Playa, a alternativa mais barata é seguir de ônibus. Mas você pode partir também de táxi, transfer ou alugar um carro.
- Passagens – Opções a partir de: Rio R$ 3097,60 e São Paulo R$ 2090,00
- Aluguel de carro – Categoria econômica Sedan R$ 145,00 a diária / veículos SUV R$ 279,00 a diária (preço médio para no mínimo 4 dias)
- Passeios – O ingresso para o 3D Museum of Wonders custa US$ 31,50 para adultos e US$ 27 para crianças. Se quiser curtir um dia de parque, como o Xel-Há, com comida e bebidas não alcoólicas inclusas, terá que desembolsar US$ 90, cerca de R$ 496,00.
- Hospedagens – Há hospedagens mais econômicas, como albergues, e também opções de hotéis all inclusive. As diárias na cidade custam de R$ 114,00 a R$ 8833,00, ou seja, tem para todos os públicos.
O tempo ideal para conhecer Playa del Carmen é de 4 dias, especialmente para quem nunca foi lá. Estima-se que numa viagem de 4 dias para a cidade caribenha é necessário ter na faixa de R$4.000, exceto as passagens aéreas. Com esse valor, dá para fazer alguns passeios legais, se alimentar bem e se hospedar num hotel confortável.
Veja também: Quanto custa viajar para Playa del Carmen
iFriend: Guia de viagem em Playa del Carmen
Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade. Conheça os iFriends em Playa del Carmen e divirta-se!
Playa del Carmen, o refúgio sossegado da Riviera Maya, espera sua visita!
iFriend. Find a friend, enjoy the ride.