HomeGuia de Viagem de Petrópolis

Guia de Viagem de Petrópolis

Museu Imperial de Petrópolis
Nosso Guia de Viagem de Petrópolis tem informações importantes para você aproveitar ao máximo seu passeio.
0
(0)

A cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, é conhecida como a Cidade Imperial. Petrópolis está localizada no interior do município do Rio de Janeiro, ao topo da Serra da Estrela e em plena mata tropical.

A região era o lugar preferido para os momentos de lazer e repouso de Dom Pedro I, o primeiro imperador do Brasil, que adquiriu este pequeno pedaço de paraíso, no Caminho do Ouro para as Minas Gerais, em 1822. 

D. Pedro II, em 1843, durante o Segundo Império, determina a região para ser a instância de verão da Família Imperial e sua corte. Em 1843, Pedro II abriu as portas da cidade para a imigração dos primeiros colonos alemães e em 1845 teve início a construção do belíssimo castelo de verão – um dos cartões postais de Petrópolis.

Vocação turística de Petrópolis

Petrópolis é uma cidade apaixonante: o belo conjunto arquitetônico, antigas moradias de políticos, membros da monarquia, diplomatas internacionais, onde antes moravam representantes políticos, diplomáticos estrangeiros, artistas e intelectuais, hoje abriga centros culturais, escolas, museus entre outras atrações.

Petrópolis além de ter uma paisagem natural belíssima em seu redor, traz consigo um dos mais representativos complexos arquitetônicos do século XIX – O conjunto urbano-paisagístico da Avenida Köeler, onde se encontra grande parte das construções do século XIX, foi tombado, pelo Iphan, em 1964.

Sua paisagem serrana e seu complexo urbano faz lembrar as paisagens europeias, especialmente em dias nublados e frios.

Por conta desse panorama de serra, a cidade tornou-se um dos principais polos turísticos do estado do Rio de Janeiro. Em Petrópolis você encontra cultura, arte, galeria de arte, eventos artísticos, museus  e prédios históricos. A cidade é um museu a céu aberto.

Veja também: O que fazer em Petrópolis

Vocação turística

O turismo é a principal fonte de economia de Petrópolis. Estima-se que a cidade receba cerca de 2 milhões de visitantes por ano. O turismo na Cidade Imperial já representa R$ 760 milhões na economia, ou seja, 6% do PIB anual.

Além disso, a cidade oferece circuitos turísticos, como o ecorural e ecológico nas regiões de Secretário e Brejal e o religioso, que tem o Vale do Amor como novidade.

Os polos gastronômicos, com restaurantes e bares, promovem festivais para atrair visitantes, e o cervejeiro, com feiras especiais e visitas às fábricas.

Destaques

A Cidade ImperialTurismo GastronômicoO Museu mais visitado do país
Do descanso do Imperador D. Pedro I à residência de verão da Família Imperial de D. Pedro II, Petrópolis, a Cidade de Pedro, foi tombada pelo Iphan em 1964. Hoje, a cidade oferece inúmeras opções de turismo de experiência, lazer e cultura. Uma das grandes vocações da cidade de Petrópolis é o turismo gastronômico. Muitos visitantes vem em busca de foundies, chocolates e pratos da culinária italiana e alemã, cujas culturas são presentes na cidade.Você sabia que o Museu Imperial de Petrópolis é o museu mais visitado do país? A antiga moradia dos imperadores guarda o imenso acervo  de vestuário, mobiliário, joalheria, documentos entre outras peças da Família Real Brasileira.

O que fazer em Petrópolis?

Existem vários roteiros que você pode combinar para aproveitar ao máximo sua viagem para Petrópolis.

A Cidade Imperial é conhecida tanto por sua arquitetura única como por suas atrações culturais e roteiros turísticos.

Petrópolis foi eleita como uma por uma plataforma de viagem, o destino mais promissor no turismo pós-pandemia.

Conheça alguns roteiros elaborados pela nossa equipe e surpreenda-se:

Roteiro até 3 dias

Primeiro dia

Comece seu passeio com uma volta pela Avenida Koeler, visite o Centro Histórico, tome um café nas simpáticas padarias da cidade. Nesse primeiro dia é essencial que você conheça a arquitetura da cidade, as construções do Centro Histórico e arredores – observe que em cada uma delas há plaquinhas nos muros informando de quando são e de quem foi.

Depois do almoço, em algum dos diversos restaurantes incríveis que há na cidade, procure um passeio natural – aconselhamos o Vale do Amor, um belíssimo parque urbano, de inspiração oriental, onde você poderá aproveitar momentos de relaxamento em contato com a natureza.

À noite, procure uma boa pizzaria ou um restaurante para jantar. Indicamos as massas, pois as noites de Petrópolis costumam ter temperaturas mais frias. Descanse para o roteiro mais expressivo do segundo dia.

Segundo dia

Nesse segundo dia, o ideal é você conhecer algumas atrações do Centro Histórico como o Museu Imperial e a Catedral São Pedro de Alcântara, que são os cartões postais da cidade. No mesmo eixo da Avenida Koeller você poderá conhecer a Casa da Princesa Isabel, o Museu da FEB, a Praça da Liberdade e o Palácio Rio Negro.

Procure ver as exposições desses lugares: no Museu Imperial, as salas permanentes que mostram os pertences da Família Imperial como mobiliário de época, joias, peças de vestuário e muitos outros itens. Na Catedral São Pedro de Alcântara além da arquitetura neogótica imponente, em meio à natureza, não deixe de reverenciar e contemplar o monumento tumular aos imperadores do Brasil – D. Pedro II, Dona Teresa Cristina, a Princesa Isabel e o Conde D´Eu. Uma expressão de rara beleza, apenas encontrada em monumentos europeus.   

Terceiro dia

Aproveite a manhã para conhecer o Fórum Itaboraí – Um lugar lindo, de muito verde, para os apaixonados por botânica, natureza e sustentabilidade, uma instituição educativa mantida pela Fiocruz.

No Palácio Rio Negro há a exposição “Histórias do Palácio Rio Negro”, uma mostra que reúne painéis com fotos e textos sobre as diversas fases do palácio, acontecimentos e personagens que transitaram pelas suas salas e corredores.

Aproveite a paisagem da Casa Princesa Isabel e da Praça da Liberdade para fazer belíssimas fotos, sobretudo para casais apaixonados. Encerre o roteiro desse dia com uma ida ao Palácio Quitandinha para conferir as mostras sobre o próprio palácio, que foi um importante cassino na década de 1940, além de exposições diversas sobre educação, cultura, ciência e tecnologia.

Termine o dia jogando boliche no subsolo do Palácio Quitandinha ou numa das excelentes choperias da cidade. Se beber não dirija!

Roteiro mais dias

Você pode conhecer roteiros personalizados como roteiros românticos, gastronômicos e de compras – Você escolhe! Afinal, você encontra em Petrópolis muito romantismo, boa cozinha e lugares inesquecíveis!

Casa do Colono Alemão

Casa do Colono Alemão é um centro cultural para conhecer um pouco da cultura imigrante dos alemães em terras petropolitanas no século XIX.

Casa Stefan Zweig

Casa Stefan Zweig é um lugar para lembrar e homenagear centenas de exilados e emigrados que deixaram suas marcas nas artes, na ciência e na cultura do Brasil.

Parque Natural Municipal de Petrópolis

Um espaço de lazer e contemplação da natureza em pleno Centro Histórico: o Parque Natural Municipal de Petrópolis. Localizado à Avenida Ipiranga, nº 853, a área conta com 16,7 hectares com estágio avançado de Mata Atlântica, duas pistas de caminhada, com extensões de 800m e 830m.

Veja também: O que fazer em Petrópolis

Quando visitar Petrópolis

Atenção na hora de planejar sua viagem e não deixar de fora o que mais precisa.

  • Verão: Chuvoso, não é legal, fique bastante atento à previsão do tempo se quiser visitar a cidade nessa estação.
  • Primavera: Costuma ter dias de chuva em meio aos dias de sol. As temperaturas estão mais amenas o que propiciará passeios mais agradáveis. Não se esqueça que a cidade costuma ter algumas baixas na temperatura. 
  • Outono: Clima ameno e seco, ideal para percorrer a cidade à pé. Algumas noites costumam ser mais frias, prepare-se.
  • Inverno: O clima frio tem temperaturas mais baixas, do meio da tarde e à noite. Durante o dia, o clima ameno contrasta com o sol forte – clima de montanha. Poucas chuvas. Leve algumas roupas quentes. 

Alta temporada

A alta temporada em Petrópolis é o inverno e os meses de férias escolares (dezembro, janeiro, fevereiro, junho e julho).

  • Prós: Eventos populares e gratuitos, pontos turísticos movimentados, muitos turistas; maior variedade de passeios.
  • Contras: Lugares turísticos e hotéis lotados, os ingressos para as atrações se esgotam mais rapidamente. Há um fluxo imenso de pessoas querendo fotografar os pontos turísticos e talvez você não se sinta muito à vontade.  

Baixa temporada

  • Prós: Os passeios não terão muitas pessoas, o que é bom para quem quer aproveitar o momento mais intimista. Sobra espaço nos parques e nas atrações turísticas. Espere um excelente atendimento em bares e restaurantes. Você poderá desfrutar dos pontos turísticos e naturais com calma, sem tanta aglomeração de pessoas. Os valores tendem a ser mais atrativos em pousadas e hotéis e o atendimento mais personalizado.
  • Contras: Pode haver poucos eventos. Alguns pontos turísticos podem estar em manutenção, então, não fique chateado e aproveite o melhor da cidade.

Confira também: Quando visitar Petrópolis

Passeios Turísticos em Petrópolis

Um passeio em Petrópolis é um passeio que compreende muita história, cultura, lugares onde o conhecimento e a arte se encontram. Ideal tanto para curtir com a família, quanto com amigos e, falando em amigos, obtenha o máximo desse passeio na companhia de um iFriend em Petrópolis – com um guia você conhecerá as curiosidades e peculiaridades de cada ponto turístico, de forma personalizada e criativa.

Conheça um iFriend em Petrópolis!

Existem muitos tipos de experiências, com diferentes perfis de guias, para que você possa fazer seu melhor roteiro de viagem.

Palácios e Castelos no Alto da Serra de Petrópolis

Os Castelos de Petrópolis são partes importantes da história da cidade. Logo ao chegar na cidade, o Palácio Quitandinha foi construído para ser o Maior Cassino da América Latina. O lago do Quitandinha foi a primeira praia artificial na Serra carioca e utilizou areias da praia de Copacabana para complementar o cenário.

Atualmente o Palácio Quitandinha é uma Escola do Senac, com exposições e mostras tecnológicas e culturais. Seus apartamentos se tornaram um condomínio privado, mas seu teatros e salões ainda recebem festas e coletivas de imprensa (inclusive da Seleção Brasileira de Futebol)

O Museu Imperial se tornou a segunda residência de veraneio da Família Imperial, deixando de lado a Fazenda Santa Cruz, trouxe o progresso para o alto da Serra, ao receber aqui a primeira Locomotiva da cidade a fim de facilitar a chegada da família.

Em visita guiada ao Museu e seus jardins, os guias contarão histórias e curiosidades sobre a vida da Família Real no Brasil, visitando também o Museu das carruagens onde ainda se encontra a “locomotiva Leopoldina”.

Já o Castelo de Itaipava, apesar de mais recente, possui uma arquitetura que remete aos tempos medievais, seus jardins e parte do seu acervo estão abertos a visitação e nesse tour o almoço está programado para ser dignos de uma realeza: dentro do Castelo (no Bistrô), ou em seus jardins (no restaurante).

Petrópolis: A Cidade de Pedro, dos Alemães e tantos mais.

Petrópolis é a primeira cidade planejada do Brasil, com planejamento e arquitetura inspirados nas paisagens alemãs, ela veio para tomar lugar da Fazenda Imperial de Santa Cruz. Da instância de inverno da Família Imperial à importante núcleo turístico, a cidade recebeu duas levas imigratórias de alemães para a conclusão de suas obras, através do arquiteto Froederick Koeller.

Nesse tour, os iFriends mostrarão as casas que receberam as primeiras famílias alemães, com uma ida ao Museu Casa do Colono Alemão, seguindo para a Chocolateria Katz, onde experimentaremos as famosas torradas Petrópolis.

Uma caminhada para conhecer outros destinos famosos da Cidade Imperial como: Relógio de Flores, área externa do Hotel Nacional, Casa de Santos Dumont (Museu), Réplica do 14 Bis, Praça da Liberdade (o melhor lugar para fotos com o fundo da Catedral ou do Antigo Hotel).  Percorrendo a Av. Koeller vocês poderão conhecer o Palácio Rio Negro (residencia oficial dos Presidentes do Brasil em Petrópolis), Casa da Princesa Isabel e Catedral São Pedro de Alcântara (onde se encontram o Mausoléu da Família Imperial.

O passeio completo passa pelo Palácio de Cristal (Presente de Conde D’Eu a Princesa Isabel) e tem uma pausa para o almoço na Cervejaria Bohemia e realizar o tour cervejeiro.

Antes de sair da cidade, você deverá conhecer uma família alemã bem peculiar, ao chegarem nas terras tupiniquins, mesmo com a temperatura do Alto da Serra mais favorável, não conseguiram seguir com a produção de vinho que faziam na Europa e foi justo a uma “uva brasileira que nasce no tronco da árvore” que eles descobriram que poderiam fazer vinho de qualquer fruta, temos então uma vinícola familiar produzindo vinhos exóticos no quintal de casa.

Conheça outras experiências em Petrópolis Rio de Janeiro, Brasil

Leia também: Passeios em Petrópolis

Gastronomia e Onde Comer em Petrópolis

culinária alemã - gastronomia de petropolis

Onde comer em Petrópolis? Aqui você irá ter uma boa noção de restaurantes para todos os bolsos.

A Cidade Imperial de Petrópolis, na Serra Fluminense, também é famosa por sua gastronomia.

Com opções variadas, atendem a todos os gostos e bolsos – de bares da moda, cervejarias artesanais e restaurantes requintados, além de festivais incríveis. Veja a seleção de alguns bares e restaurantes que nossa equipe preparou:

Restaurante popular

  • Restaurante Imperatriz Leopoldina – Av. Köeller, 376 – Centro Histórico.
  • Churrascaria Majórica – Rua do Imperador, 754 – Centro.
  • Luka´s Pizzaria e Churrascaria – R. Bingen, 1379 – Bingen.
  • Sandra Morelli Gastronomia – R. João Xavier, 768 – Duarte Silveira.
  • Armazem 646 – R. Visc. de Itaboraí, 646 – Valparaíso.
  • Parrô do Valentin – Estr. União e Indústria, 10289.

Restaurante italiano

  • Perguggino Gastronomia – Estr. União e Indústria, 10.550 – Itaipava.
  • Massas Luidgi – Praça Rui Barbosa, 185 – Centro.
  • Casa Pellegrini – R. Treze de Maio, 184 – Centro.
  • Restaurante Alemão
  • Casa do Alemão – Estrada, Av. Ayrton Senna, 927 – Quitandinha.
  • Pavelka – Av. Ayrton Senna, 1009 – Quitandinha.
  • Willemsen Confeitaria – R. Dezesseis de Março, 134 – Centro.
  • Chopperia Gehren – Rua Montecaseros, 626 – Centro.

Confira também: Gastronomia e onde comer em Petrópolis

Vida noturna em Petrópolis

Vida noturna em Petrópolis

Você pode encontrar bons points noturnos para se divertir em Petrópolis. A cidade tem vários bares e choperias que trazem o clima da cidade para celebrar os melhores momentos. Confira a lista de danceterias, pubs e bares que nossa equipe separou.

  • Chopperia Gehren – Rua Montecaseros, 626 – Centro.
  • Eclipse Clube – R. Treze de Maio, 252 – Centro
  • Bar da Cervejaria Bohemia – R. Alfredo Pachá, 166 – Centro
  • Casa D´Angelo – Rua do Imperador, 700 – Centro
  • Casa Pellegrini – R. Treze de Maio, 184 – Centro
  • Conservatório do Chopp – R. Dr. Nelson de Sá Earp, 266/268 – Loja 01 – Centro
  • Tiragostinho Pub – R. Gonçalves Dias, 451 – Valparaíso.
  • Buteco Pub – R. Cel. Veiga, 453 – Cel. Veiga
  • Boteco American Bar – R. Teresa, 181 – Centro

Confira também: Vida noturna em Petrópolis

Pontos Turísticos em Petrópolis

Há muitos pontos turísticos para você conhecer em Petrópolis! Por isso não deixe de contratar os serviços de um guia – você conhecerá melhor a cidade com a companhia de um iFriend.

Para sua viagem ficar completa, elaboramos uma lista de alguns pontos turísticos mais famosos na Cidade Imperial que você vai adorar:

  • Museu Imperial de Petrópolis – Museu Imperial foi a residência de veraneio da família imperial. O palácio foi erguido em 1862 por inciativa de Pedro II e hoje é um dos mais importantes cartões postais da cidade e um dos museus mais importantes do Brasil.
  • Catedral de São Pedro de Alcântara – A catedral em estilo neogótico é um monumento petropolitano belíssimo, apreciado por religiosos ou mesmo por amantes de belas obras. No interior da Catedral encontra-se o memorial tumular dos imperadores do Brasil.
  • Palácio de Cristal – O belíssimo espaço inspirado no palácio de Cristal de Londres, foi construído 1884 para exposições de botânica – um presente do Conde D´Eu para sua esposa, a Princesa Isabel. Hoje dá lugar à exposições  culturais, eventos turísticos como o Natal Imperial e a Seresta imperial.
  • Casa de Santos Dumont – A casa de veraneio do Pai da Aviação em Petrópolis hoje é um museu onde estão reunidas muitos pertences como cartas, mobiliário e invenções de Santos Dumont.
  • Palácio Quitandinha – A construção de 1941 abrigou o maior Cassino da América do Sul. O Palácio Quitandinha, situado em bairro com o mesmo nome, hoje está sendo mantido pelo SESC, que promove inúmeras atrações culturais e educativas como mostras de arte e exposições tecnológicas. Um complexo arquitetônico amplo e diverso que vale a pena conferir em detalhes.
  • Museu de Cera Dreamland – Nos moldes dos grandes museus de cera do mundo, o museu de cera de Petrópolis foi o primeiro museu de cera do Brasil, que segue os padrões artísticos internacionais, com representações dos personagens como Santos Dumont, Dom Pedro, Princesa Isabel, entre outros.
  • Cervejaria Bohemia – Uma das mais tradicionais cervejarias da cidade onde é possível conhecer a história da bebida e saborear o chopp e diferentes tipos de cerveja de uma das mais prestigiadas marcas brasileiras.
  • Casa do Colono Alemão – O centro cultural traz um pouco do cotidiano e da cultura dos colonos alemães que fundaram a cidade de Petrópolis, tais como documentos, costumes, roupas, utensílios, entre outros.
  • Castelo de Itaipava – Itaipava fica nos arredores de Petrópolis, por isso vale a visita. Um castelo construído em 1920 pelo Barão de Vasconcellos, com materiais trazidos da Europa.
  • Museu da FEB (Força Expedicionária Brasileira) – Reúne um acervo de 700 peças doadas por pracinhas de Petrópolis que lutaram na Segunda Guerra Mundial. Exposições de fotos, uniformes, armas documentos e outros objetos de soldados veteranos que participaram de combates na Itália.
  • Praça 14 Bis – Nesta praça se encontra a réplica do importante invento de Santos Dumont, o 14 Bis.  
  • Praça da Liberdade – Parque municipal com fonte e espelho d`água, além de caminhos calçados, quiosques e espaços sombreados.
  • Palácio Rio NegroResidência oficial dos Presidentes do Brasil em Petrópolis.
  • Casa da Princesa Isabel – Foi comprada em 1876, pela Princesa Isabel e o Conde d’Eu, que nela residiam, quando estavam em Petrópolis.

Confira mais: Pontos turísticos em Petrópolis

Compras em Petrópolis

Muitas pessoas vêm em Petrópolis dispostos a comprar roupas de excelente qualidade para começar um negócio ou mesmo para uso pessoal.

Rua Teresa – Esta rua tradicional tem um forte comércio de roupas, há mais de 50 anos. Um shopping a céu aberto onde se pode comprar roupas com bons preços, no atacado e no varejo.

Nossa equipe selecionou uma lista de lojas em Petrópolis, ideal para fazer as suas compras de viagem, confira:

  • Emporio 180 – R. Teresa, 180 – Alto da Serra.
  • Toda Prosa – Rua Teresa, 333, Alto da Serra.
  • Cor Chic – R. Teresa, 351 – Alto da Serra.
  • Scrap Moda Feminina – R. Teresa, 538 – Alto da Serra.
  • Jovi Moda Feminina – R. Teresa, 106 – Alto da Serra
  • Casa Verde Moda Feminina- R. Teresa, 181 – Centro
  • Vizzoo Brasil – R. Teresa, 169 – Alto da Serra
  • Off Rio – Rua Pedro Elmer, 583, Quissamã.
  • Porto Blue – Rua General Rondon, 1000, Quintandinha.
  • Armadda – R. Gen. Rondon, 1018, Quintandinha.

Conheça os iFriends da cidade de Petrópolis e divirta-se!

iFriend: Guia de viagem em Petrópolis  

Escolher um guia de viagem para acompanha-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a Cidade Imperial. Você pode escolher alguém com um perfil parecido/esperado e ter uma experiência incrível, focado nos seus desejos.

  • Andressa – A iFriend Andressa é guia receptivo que conhece todas as atrações da cidade de Petrópolis. Fala francês, espanhol e inglês.
  • Elisabete – A iFriend Elisabete é Guia de Turismo e vai te mostrar os pontos turísticos da Cidade Imperial, Petropólis. Fala inglês, curte arte e cultura.
  • Manoel – O iFriend Manoel é fotógrafo e vai te mostrar o lado mais artístico de Petrópolis. Fala inglês.  

Ver mais: Pacotes de experiências em Petrópolis para você aproveitar MUITO a sua estadia!

Museu Imperial de Petrópolis

Petrópolis a Cidade Imperial está esperando sua visita!

iFriend – Find a friend, enjoy the ride.

O que achou?

Média 0 / 5. Votos: 0

Que tal?