HomeGuia de viagem Península de Maraú

Guia de viagem Península de Maraú

Toca do Morcego
Toca do Morcego
Tudo que você precisa saber sobre a Península de Maraú nesse guia completo!

A Península de Maraú fica localizada 270 km ao sul de Salvador e 66 km de Itacaré.

É um daqueles paraísos pouco conhecidos entre os brasileiros. E, neste caso, o difícil acesso é uma das explicações para que a Península de Maraú ainda se mantenha tão tranquila.

Com praias quase intocáveis, a cidade tem atraído cada vez mais turistas em busca de natureza e descanso. A união entre a abundante vida do manguezal da Baía de Camamu e das águas cristalinas que banham a costa, forma quilômetros de praias de areia fina e margeada por coqueiros.

A vila de Barra Grande é o centro turístico e o ponto turístico mais conhecido de Maraú. Lá você poderá encontrar muitas pousadas, opções de gastronomia baiana e lojinhas. A Praia de Barra Grande é bem procurada pelos turistas por ter fácil acesso e possuir o porto da península.

Vocação turística da Península de Maraú

Um destino que tem entre suas praias, uma das dez mais bonitas do Brasil, a maior piscina natural em extensão do Brasil e a terceira maior baía do Brasil em volume d’água, já mostra o que tem para oferecer ao viajante, não é mesmo?

A Península de Maraú, apesar de não ser muito grande, oferece diversas atrações como praias, restingas, recifes de corais, cachoeiras e trilhas ecológicas.

Ideal para quem procura contato com a natureza, ou simplesmente descansar em meio a muitos e inesquecíveis cenários paradisíacos.

Destaques

Ilha da Pedra FuradaUm destino cheio de RecordesPiscinas Naturais
É considerada uma das ilhas mais bonitas da Baía de Camamu. Por ser uma propriedade privada, o acesso à ilha é possível mediante o pagamento de uma taxa no valor de cinco reais.Península de Maraú é uma das dez praias mais bonitas do Brasil, a maior piscina natural em extensão do Brasil e a terceira maior baía do Brasil em volume d’água. Em Taipú de Fora, com águas cristalinas e repletas de peixes, as piscinas naturais são super indicadas para a prática do mergulho. Com extensão de 7 quilômetros, a praia possui grandes ondas em determinados locais, o que atrai surfistas.

O que fazer na Península de Maraú?

Barra Grande - Península de Maraú
Barra Grande

Um mundo de água e diversão 

A Península de Maraú é o local ideal para quem busca um maior contato com a natureza, já que oferece atrações como praias, restingas, recifes de corais, manguezais, cachoeiras, trilhas ecológicas, entre outros. A região também é o destino de quem deseja apenas descansar em meio a cenários paradisíacos.

Primeiro dia

As piscinas naturais da praia de Taipu de Fora, com águas cristalinas e repletas de peixes, são super indicadas para a prática do mergulho. Com extensão de 7 quilômetros, a praia possui grandes ondas em determinados locais, o que atrai surfistas. Também é possível alugar snorkel e stand up paddle, para curtir o melhor da Península de Maraú.

Segundo dia

Uma dica é fazer o passeio de quadriciclo por toda região da Península de Maraú. Para dirigir, o cliente não necessita de habilitação, apenas de uma instrução dada pelo funcionário da empresa sobre os comandos como acelerador, freios e marchas. Basta treinar cinco minutinhos e já está pronto para “pilotar” por quantos dias desejar.

Terceiro dia 

Se você estiver na Península de Maraú, tem que conhecer a lagoa e a praia do Cassange. Apenas uma faixa de areia de 300 metros separa a água doce do mar. O cenário fica ainda mais bonito visto de cima! A lagoa tem uma parte que é boa para o banho, já o mar tem ondas boas para a prática de surfe.

Veja também: O que fazer em Península de Maraú  

Quando visitar a Península de Maraú?

Praia da Bombaça - Península de Maraú
Praia da Bombaça

Você pode conhecer as belezas naturais de Maraú em qualquer época do ano!

O clima da Península de Maraú é sempre quente e úmido, mas é importante ficar atento aos meses mais chuvosos, de abril a junho. Apesar de fevereiro ainda ser considerado alta temporada, a cidade fica bem mais vazia, assim como em março. Se você curte agito, o indicado é visitar a região em janeiro, época em que tem mais festas e pessoas nas ruas.

Alta Temporada

  • Prós – É o período em que a Península fica mais cheia de turistas, época perfeita para quem gosta de curtição e uma cidade bem movimentada. Os bares e restaurantes costumam ter seus horários estendidos, assim como aumentam os passeios oferecidos aos visitantes. Os dias são sempre ensolarados, perfeito para pegar aquela praia!
  • Contras – Os hotéis e pousadas ficam cheios, e o valor da hospedagem tende a ficar mais caro que em outras épocas do ano. Não é recomendado visitar a Península se está em busca de sossego e locais vazios para aproveitar com a família. Os passeios costumam ficar mais disputados, e consequentemente, o preço sofre reajuste nesta temporada.

Baixa Temporada

  • Prós – A cidade fica mais vazia, sendo ideal para quem procura tranquilidade e paz. As praias ficam mais desertas e o visitante pode aproveitá-las melhor com a família. Os preços de hospedagem costumam ser promocionais, dependendo do dia da semana.
  • Contras – As chuvas podem atrapalhar quem deseja curtir as praias da Península de Maraú. Além disso, normalmente, os passeios são oferecidos em menor escala, dado o pouco movimento de turistas na região. Os bares e restaurantes também tendem a fechar mais cedo.

 Veja também: Quando visitar a Península de Maraú?

Gastronomia e o que comer na Península de Maraú

Acarajé
Acarajé

Todas as comidas típicas da Bahia

Os restaurantes servem pratos típicos baianos sempre muito bem temperados. Atenção especial aos deliciosos doces da culinária baiana e nordestina! sucos de frutas exóticas e da estação são o must esperado!

Além de frutos do mar, os estabelecimentos disponibilizam aos turistas o mais variado cardápio, que promete agradar o paladar de todos os visitantes da cidade.

Restaurantes de Península de Maraú

  • Bar da Rô – Vila Dos Pescadores, 40 – Rio Carapitangui.
  • Restaurante Lagoa Azul –  Rodovia BR-030.
  • Cumbuca Restaurante – loteamento praia do cassange
  • Bar das Meninas – Loteamento Praia Bela Taipus Taipu de Fora
  • Dreamland Bar e Restaurante – R. Jorge Leite, s/n

Veja também: Onde comer em Península de Maraú 

Praias da Península de Maraú

Praia e Lagoa do Cassanje
Praia e Lagoa do Cassanje

Você vai se apaixonar pelas belezas naturais da Península de Maraú

A Penísula de Maraú é famosa por suas praias restritas, em sua grande maioria, preservadas. a Península de Maraú pertence ao distrito de Maraú, na Bahia. As matas virgens e os manguezais fazem com que essa localidade seja rica em biodiversidade. 

São aproximadamente 40km de praias, onde as areias branquinhas tomam o dourado do sol emprestado ao fim do dia, garantindo exemplares dignos de aplausos. Na maré baixa as praias costumam se transformar em piscinas naturais morninhas, ideais para quem gosta de tomar sol dentro da água, no balanço preguiçoso, ideal para relaxar.  

Praia de Taipu de Fora 

As piscinas naturais são o grande atrativo da praia de Taipu de Fora. Diferente de outros locais, não é preciso pegar barco ou jangada para chegar até a piscina, pois ela se encontra na beira da areia. Com as águas cristalinas, azuis e repletas de peixes, o local é ideal para a prática de mergulho. Lembre-se de visitar Taipu de Fora na maré baixa, para aproveitar a formação das piscinas.

Praia e Lagoa do Cassange 

Na maré baixa, a praia apresenta lindas piscinas naturais, já na maré alta, oferece diversão aos amantes do surfe com grandes ondas. Rodeada de coqueiros e casinhas abandonadas, a Praia do Cassange é separada da lagoa por uma vegetação densa, que dá o ar de lugar a ser desbravado. Na lagoa é possível alugar caiaques e stand up.

Praia da Bombaça 

Situada bem próximo ao centro de Barra Grande, a Praia da Bombaça é uma ótima opção para quem quer curtir uma praia sossegada, longe da agitação. Um longo trecho é deserto, cercado apenas por coqueiros e algumas pousadas. O local não abriga muitos restaurantes e bares, o que o torna mais pacato e vazio.

Praia de Algodões 

Localizada no início da Península de Maraú, a Praia de Algodões é um verdadeiro paraíso perdido. Com longa faixa de areia, piscinas naturais, mar cristalino, cercada de coqueiros e praticamente deserta, a praia oferece aos turistas calmaria e momentos de paz. Na maré alta, as ondas são ideais para a prática do surfe, e o mar fica bastante agitado.

Praia da Ponta do Mutá 

Com o pôr do sol mais famoso da região, a Praia da Ponta do Mutá é parada obrigatória para quem visita a cidade. A praia tem mar calmo e areia branca, o que é um convidativo aos turistas, principalmente os que querem curtir o belo entardecer. A Ponta do Mutá está localizada entre a Praia de Barra Grande e a Praia de Três Coqueiros, na vila de Barra Grande. É possível acessá-la a pé ou de automóvel.

Praia de Barra Grande 

A vila de Barra Grande conta com a melhor infraestrutura da região. É lá onde está a maior parte dos restaurantes, pousadas e lojas da cidade. Na Praia de Barra Grande está o porto da península, onde chegam barcos e lanchas de passeios. A praia tem águas calmas e com temperatura agradável, coqueiros e bares à beira-mar. É a localidade que mais atrai turistas na Península de Maraú.

Farol de Taipu de Fora

Oferece ao visitante uma paisagem maravilhosa, com uma vista panorâmica de 360 graus da Península de Maraú. O acesso é por pista de areia, a partir da BR-030, e a subida é a pé.

Ilha da Pedra Furada 

É a principal parada dos passeios de barco realizados na Península de Maraú. É considerada uma das ilhas mais bonitas da Baía de Camamu. Por ser uma propriedade privada, o acesso à ilha é possível mediante o pagamento de uma taxa no valor de cinco reais. Para quem quer apenas curtir a praia, é de graça.

Veja mais: Praias de Península de Maraú

iFriend: Guia de viagem em Península de Maraú

Escolher um guia de viagem para acompanha-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade. Você pode escolher alguém com um perfil parecido/esperado e ter uma experiência incrível, focado nos seus desejos.

  • Armando – Conhece as principais praias, lugares históricos, esportes e atividades ao ar livre e indoor, com muita qualidade e segurança.

Ver mais iFriends: guias locais próximos a Península de Marau para você aproveitar MUITO a sua estadia!

Praia do Taipu - Península do Maraú
Praia do Taipu

Península de Maraú, a Polinésia Brasileira, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?