HomeGuia de Viagem de Penedo

Guia de Viagem de Penedo

Pequena Finlândia em Penedo, Itatiaia
Você vai adorar a pequena Finlândia, a Terra do Chocolate e do Papai Noel nesse guia completo!

Penedo é um bairro da cidade de Itatiaia, situada na parte sul do Estado do Rio de Janeiro, na região sudeste do Brasil. Um bairro muito conhecido por ser a principal colônia finlandesa do Brasil, o que ainda se mostra marcante na arquitetura de residências e edifícios comerciais, bem como na cultura local.

O bairro também é muito procurado para o turismo de fim de semana, por parte de casais em viagens românticas ou famílias com crianças que buscam um lugar calmo, charmoso e em meio a natureza para aproveitar pequenas alegrias.

Vocação Turística

Penedo se destaca das belezas naturais da cidade de Itatiaia – conhecida por seu Parque Nacional e pelas majestosas Agulhas Negras – por ser totalmente voltado para o turismo, baseado nas tradições finlandesas de seus primeiros imigrantes.

A cidade conta atualmente com aproximadamente 52 hotéis e 39 restaurantes, lanchonetes e bares. Uma boa infraestrutura para quem está buscando relaxar no fim de semana sem muitos deslocamentos.

Embora poucos imigrantes ainda vivam em Penedo, o bairro se esforça para manter vivas as tradições e lembranças da presença finlandesa. Os esforços empreendidos pelo Clube Finlândia, fundado em 1943, consiste na realização dos bailes de sábado onde se apresenta o Grupo de Danças Tradicionais, e desde 1993 mantém o Museu Finlandês da Dona Eva, museu em que podem ser vistas através de peças antigas e modernas a arte e a cultura da Finlândia.

Destaques

Tradição FinlandesaA Casa do Papai NoelParque Nacional do Itatiaia
Penedo é considerado a principal colônia finlandesa do Brasil. Embora não haja registro formal das imigrações, de 1927 a 1940, o Porto do Rio de Janeiro registrou a chegada de 296 imigrantes finlandeses. Depois de muita luta, conseguiram se estabelecer no bairro com pequenas pousadas, consolidando o destino mais procurado para turismo de fim de semana.A Colônia tinha habitantes louros e costumes diferentes, como a sauna, os bailes muito animados com polcas e mazurca atraia os visitantes. Porém, uma tradição finlandesa que se instalou muito bem foi o Papai Noel, sim o Joulupukin, essa figura lendária da Escandinávia, levava presentes às crianças nas noites frias de Natal.  E em Penedo o Natal renasce o ano inteiro.Você sabia que o Parque Nacional de Itatiaia está localizado pertinho de Penedo? O primeiro parque nacional do Brasil tem em sua parte baixa cachoeiras, mirantes, trilhas por meio de matas preservadas, biodiversidade protegida e espaços dedicados à cultura e a educação ambiental. A parte alta do parque é acessada pela cidade de Itamonte-MG, onde é possível conhecer o majestoso pico das Agulhas Negras – que tem 2 790,94 m de altitude – o ponto culminante do estado do Rio de Janeiro, o terceiro ponto mais alto do estado de Minas Gerais, e o quinto mais alto do Brasil.   

Quando visitar Penedo

A Pequena Finlândia é um lugar lindo que você deve conhecer!

A melhor época para conhecer as atrações naturais de Penedo, sobretudo se você vai aproveitar a viagem para fazer um passeio ao Parque Nacional de Itatiaia é no período de secas, que vai de maio a agosto: melhor época para fazer escalada nas rochas e tomar banhos de cachoeiras, apesar das baixas temperaturas. Procure levar roupas quentes, ainda mais se você sente muito frio por nada.

O verão é chuvoso, o que deixa as pedras muito escorregadias. Essa ocasião é perfeita para passear na parte baixa do parque. No entanto, é necessário tomar cuidado com as trombas d´água. Por questões de segurança, nessa época o acesso a algumas cascatas e vias de escalada permanecem fechados.

Se você gosta de viver a época do Natal, Penedo é perfeita para você! Você encontrará a cidade em festa.

O clima é perfeito para aproveitar a atmosfera rústica de serra. Tanto os lugares mais simples como os lugares mais sofisticados oferecem ambientes aconchegantes e muito propícios a viagens românticas ou com a família.  

Alta temporada:

Prós: Maior variedade de passeios, pontos turísticos movimentados, muitos turistas;.

Contras: Lugares turísticos e hotéis lotados. Há um fluxo imenso de pessoas querendo fotografar os pontos turísticos e talvez você não se sinta muito à vontade. Os ingressos para as atrações se esgotam mais rapidamente.

Baixa temporada:

Prós: Você poderá desfrutar dos pontos turísticos e naturais com calma, sem tanta aglomeração de pessoas. Os valores tendem a ser mais atrativos em pousadas e hotéis e o atendimento mais personalizado. Os passeios não terão muitas pessoas, o que é bom para quem quer aproveitar o momento mais intimista. Excelente atendimento em bares e restaurantes.

Contras: Alguns pontos turísticos podem estar em manutenção, então, não fique chateado e aproveite o melhor da cidade. Pode haver poucos eventos.

Veja também: Fábricas de Chocolates em Penedo

Dicas importantes antes de viajar para Penedo

  • Leve dinheiro: em Penedo não tem caixa eletrônico!
  • As estradas rurais, de Penedo até a Serrinha e a caminho de Visconde de Mauá são bem ruins, com muitos buracos e pedras, trechos bastante íngremes, portanto, vá com o carro em ordem.
  • Caso seja possível, opte por um veículo com tração 4×4, especialmente se for adentrar as comunidades rurais, onde estão boa parte das atrações naturais como cachoeiras, poços para nadar e acampamentos.
  • As cachoeiras estão localizadas em propriedades privadas na Serrinha e são cobradas pequenas taxas que deverão ser pagas em dinheiro. Não há a possibilidade de uso de cartão por lá.
  • Não há sinal de GPS por lá. Portanto, baixe os mapas e usar o Google Maps offline. Você também pode optar por mapas impressos e perguntar para as pessoas pelo caminho (muito melhor!)
  • Evite os passeios naturais nos períodos chuvosos porque as estradas e trilhas ficam bem enlameadas e o grande risco de tromba d’água.
  • Lembre-se da máxima: Não tire nada além de fotos, não deixe nada além de pegadas, não mate nada além do tempo e não leve nada além de boas lembranças… A natureza agradece.
  • Ao acampar, leve o lixo de volta com você.  

Confira também: Passeios em Penedo, Itatiaia, RJ

Gastronomia e o que comer em Lugar

Você vai se surpreender com os sabores de Penedo!

Fondue em Penedo, Itatiaia, RJ

A culinária nórdica tem grande peso na gastronomia de Penedo. Delícias da cozinha escandinava como o bolo de carne lihappulla, o pãozinho de canela korvapuusti, os biscoitos de gengibre piparkakku, o pão doce pulla… Isso em contar com os peixes de água doce como a truta – Os primeiros ovos das trutas criadas na Serra da Mantiqueira vieram da Dinamarca em 1949.

Também é de lei comer um bom fondue – de chocolate ou de queijo – as noites frias pedem igualmente um chocolate quente ou um fumegante nhoque. Feche a conta das delícias do lugar com uma passadinha numa sorveteria ou fazendo um tour por uma fábrica de chocolates.   

  • Restaurante Jardim Secreto – Av. das Três Cachoeiras, 3899 
  • Restaurante Borbulha de Penedo – Av. das Mangueiras, 1771
  • Casa da Picanha – Av. Brasil, 525
  • Ristorante Aglio i Olio –  R. das Velas, 220
  • Restaurante Braseiro – R. das Velas, 76
  • Restaurante Estância Penedo – Av. das Mangueiras, 1775
  • Casa do Fritz – Av. das Mangueiras, 518 
  • Koskenkorva – Av. das Mangueiras, 1746 
  • Korvapuusti – R. das Velas, 101 

Veja também: Passeios com um Guia Local: Por que é a melhor escolha?

Fábricas de Chocolate em Penedo

Chocolate em Penedo, Itatiaia, RJ
Chocolate em Penedo, Itatiaia, RJ

A Pequena Finlândia é o paraíso dos chocolates no estado do Rio de Janeiro.

 As tradições suíça e finlandesa dos chocolates se instalaram em Penedo como forma de alavancar o turismo na região, valorizando a cultura dos imigrantes e trazendo sabores únicos dos alpes. Não se sabe bem ao certo quando estas fábricas começaram sua produção, mas representam hoje um dos objetivos principais de visita a Penedo. São barrinhas, trufas, lascas, rochedos, ramas, chocolates quentes, cappuccinos, tudo de chocolate!

Não deixe de conferir as visitas guiadas e degustações.

  •  Tonttulakki Suklaat Fábrica De Chocolate – Casa do Papai Noel – R. das Velas, 100
  • Casa do chocolate – Av. Casa das Pedras, 10 
  • Chocolate do Papai Noel – R. das Velas, 106
  • Fábrica di Chocolate Penedo – Av. das Mangueiras, 1645 – Loja 1
  • Chocolate do Penedo – s/n Km, Rod. Pres. Dutra, 311 – Mal. Jardim, Itatiaia

Veja também: Quando visitar Penedo, Itatiaia-RJ

Pontos Turísticos de Penedo

Pequena Finlândia em Penedo, Itatiaia

Penedo tem pontos turísticos interessantes. Vale lembrar que, por ser um bairro da cidade de Itatiaia, as atrações são reduzidas.

Lista de pontos turísticos

  • Museu Finlandês da Dona Eva
  • Casa do Papai Noel
  • Clube Finlândia
  • Pico Penedinho
  • Serrinha do Alambari

Com dúvidas? Confira nosso FAQ

Museu Finlandês da Dona Eva

Em 1993, Eva e Marcus Hildén, imigrantes finlandeses, doaram todo o acervo para o Clube Finlândia. O museu é formado por mais de mil objetos do século XX, oriundos da Finlândia, trazidos por imigrantes finlandeses para o Brasil.

Clube Finlândia

O Clube Finlândia mantem vivas as tradições dos imigrantes finlandeses no Brasil. O clube além de manter o Museu Finlandês da Dona Eva, ainda promove bailes e mostras de danças finlandesas. Acompanhe a agenda na página do Clube Finlândia no Facebook

Casa do Papai Noel

A Casa do Papai Noel é parque temático é a grande atração do Shopping Pequena Finlândia. A ideia é reviver a magia do Natal numa pequena cidade nórdica, com casas de madeira. A Casa do Papai Noel é feita com troncos maciços. A decoração interna é natalina, em móveis rústicos, roupas típicas e o próprio Papai Noel. Você encontra o teatro de arena e o salão para apresentações de música, cinema e teatro, a fábrica de brinquedos e os correios – onde são entregues as cartas endereçadas ao dono da casa.

Pico Penedinho

O Pico Penedinho é um mirante com altitude de 600 metros onde é possível ver parte dos municípios de Itatiaia e Resende, praticamente todo o Penedo e a Serra da Índia. O horário de visitação é de 09 às 15h diariamente. Uma caminhada fácil de fazer e indicada para pessoas de qualquer idade. No meio da trilha há uma pequena fonte de água, ótima para lavar o rosto e refrescar-se. Faça esse passeio no inverno porque no verão esquenta muito e há o risco de trombas d´água que podem ser perigosas.  

Serrinha do Alambari e suas cachoeiras

Serrinha do Alambari é um passeio com muito verde e natureza. A Serrinha está situada entre o bairro de Penedo, em Itatiaia e o distrito de Visconde de Mauá, compreendendo uma área de proteção ambiental de mais de 57 km². Muitos visitantes acampam nessa localidade, portanto ajude a preservar a natureza: não suje, não desmate e não destrua a paisagem do lugar. Lá você encontra apaixonantes poços e cachoeiras! Como a Cachoeira de Deus, a Cachoeira das Três Bacias, o Poço das esmeraldas, poço do céu, poço do Dinossauro, poço do Bananal, poço Duchinha, poço Dourado, poço da Sauna, Poço Pinguela, Poço da Coruja, Poço Champagne e Poço de Cima. Vale lembrar que todas essas maravilhas naturais estão em propriedade privada e que é necessário pagar uma pequena taxa para desfrutar de suas belezas e infraestrutura.

Passeios em Penedo

Poço do céu Penedo Itatiaia
Créditos: Quanto Custa Viajar

Os passeios em Penedo irão te surpreender!

Veja as melhores experiências em Itatiaia para você aproveitar MUITO a sua estadia! 

Roteirão básico para quem vai visitar Penedo e quer aproveitar ao máximo!

Walktour em Penedo

Walktour em PenedoNosso começará na entrada da cidade, onde visitaremos o Shopping do Esquilo, tirar aquela foto bacana e realizar aquela comprinha. Posteriormente iremos visitar as belas cachoeiras de Penedo, com suas paisagens encantadoras. Por fim conheceremos a Pequena Finlândia, o centrinho de Penedo, onde podemos encontrar shoppings, a Casa do Papai Noel, lojas de chocolate e muito mais. 

Passeio de trenzinho

Um passeio agradável para as crianças – o trenzinho vai passando pela cidade, mostrando alguns pontos e faz uma última parada nas três cachoeiras.

Casa do Papai Noel no Natal

Uma vila temática com o tema natal. Tudo gira em torno da figura de Papai Noel, figura icônica de São Nicolau que, segundo as tradições escandinavas levava presentes (comidas e agasalhos) para as crianças na noite de natal.

Fotos nos guarda-chuvas

Na Casa do Papai Noel tem uma vila cheia de guarda-chuvas! Você pode fazer fotos lindas por lá!

Leia também: Onde comer em Penedo Itatiaia, RJ

Visita à fábrica de Chocolates

 Nada melhor do que se deliciar com as fábricas de chocolates de Penedo.  

Comprinhas na Pequena Finlândia

O shopping é uma réplica de uma vila finlandesa, com diversas lojinhas temáticas, cafés e entretenimento.

Artesanato de Penedo

O artesanato dos colonos finlandeses está presente nas camisetas com motivos folclóricos da Carélia, pintados à mão, assim como bonecas de pano, tapetes tecidos à mão entre outras manufaturas, disponíveis na lojinha do Museu Finlandês.

Visita à parte baixa do Parque Nacional de Itatiaia

O primeiro parque nacional do Brasil tem, em sua parte baixa, inúmeras cachoeiras e poços ideais para quem tem bom preparo físico. Não deixe de conhecer o Centro de Visitantes, com um museu completo sobre a biodiversidade de Itatiaia e a região da Serra da Mantiqueira.  

Passeio de Bugre

Em 2h30 de passeio de bugre você consegue conhecer as cachoeiras de Penedo!

Conheça as delícias da Finlândia

Chocolates, geléias, chutneys e sorvetes artesanais finlandeses enchem os olhos dos visitantes, que encontram as delícias nas ruas e nos shoppings temáticos.

Veja também: Como ser um iFriend

iFriend em Penedo

Você terá momentos ainda mais incríveis contratando um iFriend em Penedo.

  • Lucimara – especialista em turismo religioso e regional do Vale do Paraíba-RJ. Com ela você terá roteiros 100% personalizados e uma perspectiva inteiramente nova de Penedo e arredores.
Trenzinho de Penedo - Itaiatia- RJ
Prefeitura de Itatiaia

Penedo, a Pequena Finlândia em Itatiaia-RJ, está esperando sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?