HomeGuia de viagem Paris

Guia de viagem Paris

Torre Eiffel
Torre Eiffel
Encante-se com a Cidade Luz neste guia incrível!

Paris é a capital e a cidade mais populosa da França, com cerca de 2,2 milhões de habitantes.  

A cidade oferece atrações e paisagens inesquecíveis, por isso, passear em Paris é o sonho de grande parte dos turistas, não importa o estilo. Conhecida como Cidade Luz, Paris consegue ser ao mesmo tempo romântica e agitada, cosmopolita, moderna e tradicional e cheia de atrativos culturais e de lazer, com monumentos históricos e uma gastronomia única. 

Não é de se estranhar que seja a preferida no roteiro de 9 em cada 10 viajantes. Visitar Paris é, sem dúvida, uma experiência encantadora, não importa se é a primeira vez ou a centésima vez que você está na cidade. 

Vocação turística de Paris

Paris é uma cidade com muitas atrações históricas, culturais e culinárias que dá sempre vontade de ficar mais e mais dias. 

Entre as principais atrações de Paris estão seus museus, monumentos, parques e edifícios voltados à cultura, história e ao conhecimento. Há atividades pagas e gratuitas, para todos os gostos. 

Estima-se que o turismo de Paris receba ao ano mais de 33 milhões de visitantes. Uma das cidades mais amadas da Europa, sinônimo de sofisticação e requinte. 

Veja também: Por que visitar Paris?

Destaques

De dar água na boca! A Torre EiffelPont Neuf, a ponte mais antiga de Paris
A gastronomia da França é considerada uma das melhores do mundo, fazendo de Paris uma das capitais gastronômicas mais disputadas. Com todo o reconhecimento e mérito merecido, a culinária francesa está inscrita na lista de patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco, sendo considerada um legado, assim como a arquitetura e a arte.A imponente “dama de ferro”, como é conhecida, possui 324 metros divididos em três níveis e mais de 1600 degraus. Além de encontrar lugares perfeitos para tirar fotos junto ao monumento, o viajante também pode subir sua estrutura por meio de elevadores e ter uma vista panorâmica incrível da capital francesa.A verdade é que a ponte recebeu esse nome “Ponte nova” para diferenciá-la das pontes mais antigas que, na época, não eram construídas em pedra e não tinham uma calçada adequada, que permitisse que os pedestres evitassem pisar na lama.

O que fazer em Paris?

Sacre Coeur
Sacre Coeur

Você vai amar as paisagens parisienses

São tantas as opções do que fazer em Paris que se você não organizar seu roteiro direitinho, seguindo à risca seus gostos e prioridades, é possível se perder. Seja uma viagem de casal ou sozinho, embarcar para Paris é o sonho de muitos viajantes

Primeiro dia

Por que não começar seu roteiro Paris, mergulhando de cara nos roteiros clichês? A Torre Eiffel pode ser a sua primeira parada. Para chegar lá, você pode pegar a linha 6 do metrô e descer um pouco antes da torre na estação Bir Hakeim (linha 6). Além das fotos emblemáticas aos pés da torre, é possível subir no monumento para chegar até o topo e desfrutar de uma bela vista. Depois, dê um passeio pela Place de la Concorde, para visitar e apreciar o Jardin des Tuileries, Champs-Élysées, Arco do Triunfo e a Ile de la Cité, local em que ficam os dois dos principais pontos turísticos, lado a lado: a Catedral Notre Dame e a Sainte Chapelle.

Segundo dia

Que tal dedicar o seu segundo dia de roteiro para apreciar o lado cultural de Paris? Faça uma visita aos museus. Na parte da manhã, vá ao Musée D’Orsays, que possui no seu acervo pinturas de Van Gogh, Monet e Manet. Afora, reserve a tarde toda para visitar o Museu do Louvre. E se prepare, afinal, este é  o maior museu de Paris, da França e da Europa. Como é muito grande e com muitas obras, dá para ficar a tarde inteira nele, sem pressa. É um museu bastante recheado de informação e que leva um bom tempo para visitar.

Terceiro dia 

Feche seu último dia de roteiro visitando o imponente Palácio de Versalhes. Você pode dedicar um dia inteiro ao Palácio, que também é muito grande e possui muitas salas para visitar. É um castelo real, considerado um dos maiores do mundo. Infelizmente ele não fica localizado em Paris, mas na cidade vizinha, Versalhes. Mas não se preocupe, o acesso é rápido e fácil! Passeie por suas salas e se deslumbre com a riqueza do Palácio, como a sala dos espelhos. Aproveite o dia para conhecer a região de Versalhes que é bem bonita.

Veja também: o que fazer em Paris? 

Quando visitar Paris?

Pantheon Paris
Pantheon Paris

Paris é perfeita o ano inteiro

Não existe um período “impróprio” para visitar Paris e menos ainda a época perfeita! Ou seja, é uma cidade que está pronta para te receber o ano inteiro, dependendo do que você espera encontrar por lá. 

Dezembro, janeiro e fevereiro têm máximas em torno de 10ºC; as mínimas podem descer a quase 0ºC. Há quem considere boas  épocas do ano para visitar Paris o final da primavera (junho) e o final do verão (setembro).

Alta Temporada

  • Prós – A cidade que já é efervescente, fica ainda mais cheia e animada na alta temporada. Além disso, é a época em que os dias ficam mais longos com sol até 22h, piqueniques e passeios nos parques.
  • Contras – O período de alta temporada, que geralmente é na época de verão, costuma ser muito quente e cheio. Os pontos turísticos com mais filas, restaurantes mais cheios e preços mais elevados.

Baixa Temporada

  • Prós – As temperaturas em Paris são agradáveis, a cidade ainda não está tão abarrotada de turistas. Com isso você perde menos tempo em filas, pontos turísticos e restaurantes. 
  • Contras – A cidade fica bem mais vazia e alguns pontos turísticos podem estar fechados, além disso, a temperatura média é de 6 ° C, o que não é lá muito agradável para os brasileiros, e a noite cai mais cedo. 

Veja também: Quando visitar Paris? 

Gastronomia e o que comer em Paris

Gastronomia em Paris
Gastronomia em Paris

Delicie-se nos sabores de Paris

Sem sombra de dúvidas, a gastronomia da França é considerada uma das melhores do mundo, fazendo de Paris uma das capitais gastronômicas mais disputadas. 

Com todo o reconhecimento e mérito merecido, a culinária francesa está inscrita na lista de patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco, sendo considerada um legado, assim como a arquitetura e a arte.

Você não perde nada nos restaurantes populares e nos cafés: mesmo nos mais simples o atendimento e os alimentos são feitos com perfeição. Tanto a decoração quanto o atendimento e os sabores dão um ar romântico e sofisticado aos restaurantes e você se sentirá tentado a voltar mais vezes.

A gastronomia de Paris não está restrita aos elaborados pratos franceses, mas oferece também o melhor da cozinha internacional.

Restaurantes em Paris 

  • Papy aux Fourneaux- 70 Rue de l’Ouest, 75014
  • FIEF – Fait Ici En France – 44 Rue de la Folie Méricourt, 7501
  • Loft Burger Paris – Rue Jean-Jacques Rousseau, 75001
  • Restaurant de la Tour – 6 Rue Desaix, 75015
  • Restaurant Oxte – 5 Rue Troyon, 75017

Veja também: Gastronomia em Paris 

Pontos Turísticos de Paris

Moulin Rouge
Moulin Rouge

Museu do Louvre – O Museu do Louvre é, sem dúvida, uma das atrações mais imperdíveis não só de Paris, mas do mundo. Exibe um dos acervos mais importantes da humanidade, com mais de 380 mil itens e mais de 25 mil obras de arte em exibição permanente, como a La Gioconda, também conhecida como Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. 

Torre Eiffeil – A imponente “Dama de Ferro”, como é conhecida, possui 324 metros divididos em três níveis e mais de 1600 degraus. Além de encontrar lugares perfeitos para tirar fotos junto ao monumento, o viajante também pode subir sua estrutura por meio de elevadores e ter uma vista panorâmica incrível da capital francesa. Também é possível programar um almoço ou jantar no restaurante que fica no alto da torre.

Mouling Rouge– Esse é o mais famoso e antigo cabaré de Paris, inaugurado em 1889.  A fachada ainda se mantém igual, com o icônico moinho vermelho que atrai muitos turistas. O espaço oferece um show pomposo todas as noites, onde é possível conferir números musicais com muito cancã. 

Museu Orangerie – Se você é fã de arte impressionista, o museu é considerado como uma das atrações imperdíveis para conhecer na capital francesa. O local não é muito grande, mas ocupa um prédio construído em 1852 e apresenta um incrível acervo com exposições temporárias e permanentes. Conta com o mural “As Ninféias”, de Van Gogh, com oito painéis de quase dois metros de altura, além de obras de Picasso, Cézanne e Renoir.  

Catedral de Notre Dame – Uma das mais conhecidas do mundo já foi retratada por diversas vezes em filmes e animações. A imponente construção medieval de estilo gótico, construída entre 1163 e 1245, já impressiona por sua fachada, mas seu interior abriga um dos vitrais mais incríveis já vistos. Atualmente, após um incêndio que ocorreu em 2019 e comprometeu parte de sua estrutura, a catedral está fechada para reforma e sem previsão de reabertura.

Pantheon – O Panteão foi construído para ser uma igreja em homenagem a Santa Genoveva, a padroeira de Paris. No interior do Panteão de Paris, é possível ver uma série de pinturas sobre a vida de Santa Genoveva, além de painéis que contam sobre o início do cristianismo e da monarquia francesa. O ponto alto, além da cripta, é o famoso pêndulo de Foucault, que demonstra a rotação da Terra. 

Arco do Triunfo – O Arco do Triunfo é, sem dúvidas, uma das atrações imperdíveis de Paris e um dos símbolos emblemáticos da capital francesa. O monumento começou a ser erguido a pedido de Napoleão Bonaparte em 1806, após a batalha de Austerlitz, e levou quase 30 anos para ser finalizado. Possui 50 metros de altura e é possível subir em seu topo e ter uma vista privilegiada da região. 

Sacré-Coeur – A Basílica Sacré Coeur começou a ser erguida em 1875, sendo finalizada em 1914. A construção possui  83 metros de altura, além do seu enorme sino de mais de 20 toneladas. É uma das atrações imperdíveis para conhecer em Paris, tanto pelo seu valor histórico e beleza. Proporciona uma das vistas panorâmicas mais bonitas da cidade. 

Parc Buttes-Chaumont – Você já deve ter ouvido falar no Jardin des Tuileries e no Jardin du Luxembourg, que são parques clássicos do período monárquico francês. Entretanto, vale a pena fazer a viagem pelo Parc des Buttes-Chaumont. “Viagem? O que você quer dizer com viagem?” Bem, está situado no alto de Belleville, então, embora isso signifique uma caminhada de 30 minutos da Gare du Nord, também significa que é improvável que você esteja acotovelando turistas em busca de espaço. Além disso, é um parque imenso, bom para se espalhar pelos numerosos caminhos, passando por lagos, árvores, cachoeiras e penhascos rochosos.  Graças a essa beleza feita pelo homem no local de uma antiga pedreira, Paris tem alguns penhascos em seu nome. Suba até o Temple de la Sybille (você não pode perder) para vistas especiais extras. 

Jardim de Luxemburgo – Considerado um dos parques mais bonitos do mundo, o Jardim Luxemburgo é um dos lugares preferidos dos turistas que curtem um passeio ao ar livre. O local conta com um paisagismo no estilo parisiense. É também ideal para turistas e moradores que gostam de piqueniques, atividades culturais e passeios em família.

Veja também: Pontos turísticos em Paris 

Arco do Triunfo
Arco do Triunfo

iFriend: Guia de viagem em Paris 

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade. Você pode escolher alguém com um perfil parecido com o seu e ter uma experiência incrível, focada nos seus desejos.

Ver iFriends em Paris

Notre Dame Paris
Catedral de Notre-Dame Paris

Paris, a capital turística do mundo, espera por você!

iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?