HomeGuia de viagem Nobres

Guia de viagem Nobres

nobres-mato-grosso-ifriend
Foto: Wikimedia
Você vai adorar conhecer Nobres neste guia completo!

Nobres é um município brasileiro localizado no estado do Mato Grosso, a 124 km da capital Cuiabá. No distrito de Vila Bom Jardim, a 65 km do centro, está a maior parte dos atrativos e as principais pousadas.

Histórico de Nobres

A região do atual município de Nobres foi ponto de passagem no início do movimento garimpeiro em Mato Grosso, no sentido sul/oeste, que começou em 1.747 entre Cuiabá e Diamantino.

Na região onde se situa a sede municipal, principiou-se uma povoação chamada de Seis Marias. Este nome é corruptela de sesmaria, termo designativo do título de terras concedido pelo poder público colonial. Com o passar dos anos o vilarejo teve denominação alterada, passando a chamar-se Bananal, graças aos extensos bananais que se plantavam nas propriedades da região.
Na divisão territorial do estado de Mato Grosso, em 1936, a localidade aparece com o nome de Nobres.

Por que visitar Nobres?

Reino Encantado.
Foto: Leonardo G./Wikimedia

Nobres é um paraíso intocado no centro-oeste brasileiro

Nobres é um destino ainda pouco conhecido no centro-oeste do país, de natureza bem preservada e uma beleza única. O paraíso intocado com rios de águas transparentes, grutas e cachoeiras não fica devendo em nada a Bonito, o vizinho mais famoso do Mato Grosso do Sul. Só que tem uma vantagem: os preços são mais em conta.

Apesar de não ser tão popular, a cidade vem ganhando o reconhecimento daqueles que gostam de ecoturismo. O destino é perfeito para quem curte mergulho e flutuação, entre outras atividades em meio a belas áreas verdes.

A maioria das atrações de Nobres fica no distrito de Vila Bom Jardim, a 65 km do centro, por estrada asfaltada. Como os ingressos devem ser comprados nas próprias agências (localizadas em Nobres ou Bom Jardim), os visitantes seguem com um carro próprio ou combinam traslados pagos à parte.

A partir de Cuiabá, capital do Mato Grosso, existem tours de um dia, que levam os turistas para conhecer ao menos alguns dos atrativos de Nobres. Só que um dia pode ser pouco para desfrutar de tudo o que a cidade tem a oferecer.

Embarque conosco e veja por que Nobres merece muito mais que um bate-volta!

O que fazer em Nobres?

Lagoa das Araras.
Foto: Marinelson Almeida/Flickr

Um roteiro por rios, cachoeiras e trilhas

Destino de paisagens naturais estonteantes, flutuações em nascentes de rios incríveis, repletos de peixes de várias espécies e águas cristalinas, Nobres se destaca entre os amantes da natureza.

Nessa pequena cidade turística mato-grossense, você pode apreciar a vida aquática enquanto se diverte com alguma atividade ou apenas descansa.

Vai viajar e ainda não sabe o que fazer em Nobres? Então, confira, a seguir, o roteiro de três dias que montamos para você!

Primeiro dia

Prepare-se para um dia recheado de coisas fantásticas! Siga para o Reino Encantado, um lugar incrivelmente lindo, onde você fará flutuação pelo Rio Salobra.

Você verá suas nascentes de perto e muitos peixes, animais e plantas aquáticas que deixam o local mais encantador. O passeio em si leva pouco mais de uma hora, mas é gostoso ficar pelo espaço, pois é muito bonito e agradável. Nossa sugestão é almoçar no próprio Reino Encantado. Eles possuem uma comida maravilhosa.

Depois do almoço, siga em estrada de terra (há uma parte sem asfalto) até a próxima parada. Muitas placas te guiarão e te levarão ao Boia Cross Duto do Quebó.

Trata-se de um boia cross em que você não somente desce o rio, mas vive momentos de muita aventura. Um dos destaques é quando você passa dentro de uma longa caverna e se depara com muitos morcegos. Mas fique tranquilo porque não é nada medonho, é bem legal!

Depois de um dia bastante agitado, tome um bom banho e descanse para aproveitar bem o restante da viagem.

Para quem estiver hospedado na Vila Bom Jardim, uma ótima opção para jantar é o Lukinhas Lanchonete e Pizzaria, que fica em frente à Pousada Bom Jardim. Eles servem pratos à la carte, pizzas e tem grande variedade de cervejas e sucos.

Segundo dia

No segundo dia, você vai conhecer o Aquário Encantado, atração imperdível para quem visita Nobres.

Esse é a continuação do passeio do Reino Encantado, mas você terá uma água transparente e belíssima com maior profundidade. É simplesmente o cartão-postal de Bom Jardim. É mais um lugar incrível para fazer flutuação e cruzar com várias espécies de peixinhos.

Lá, tem restaurante com buffet a preço fixo de R$ 45,00 por pessoa.

Depois do almoço, é hora de partir para a Cachoeira Serra Azul, uma das mais bonitas de Nobres. Ao chegar no local, logo na entrada você já deve decidir como irá finalizar o passeio, porque para ir até a cachoeira é preciso fazer uma trilha de 800 metros, mas para regressar pode voltar pela trilha ou de tirolesa. Já sabe qual é a nossa dica, né?

A cachoeira fica dentro do Sesc Serra Azul, que tem excelente estrutura e conta com restaurante.

Depois desse passeio já vai estar chegando o fim de tarde e é a hora ideal para visitar a Lagoa das Araras. É no pôr do sol (ou de manhã bem cedinho) que as araras se movimentam mais e o visual fica bem lindo. Uma bela maneira de encerrar o dia!

Essa é uma das atrações de Nobres/Bom Jardim mais próximas, a menos de 1 km do centro da vila.

Terceiro dia

Na sua lista de o que fazer em Nobres não pode faltar o passeio ao Balneário Estivado, bem próximo do centro de Bom Jardim. O local tem estrutura com banheiros, bar, restaurante e um deck de madeira com acesso a um rio de águas transparentes, delicioso para banho.

Ao sair de lá, a dica é seguir para o Restaurante do Chapolin, o restaurante dos turistas em Nobres (mais precisamente na Vila Bom Jardim) e ótima pedida para o almoço. O lugar é bem agradável e a comida caseira é muito gostosa. Não bastasse essas qualidades, quem te atende no restaurante é o dono, que surge vestido de Chapolin Colorado. Super divertido!

Antes de seguir para a última atração do dia, dá tempo de visitar a Cachoeira dos Namorados. A trilha para a queda d’água tem início no próprio Restaurante do Chapolin. Almoce no local e peça instrução para a trilha. A paisagem da cachoeira é encantadora.

Por fim, encerre seu roteiro no Mirante do Cerrado, um complexo com bar, piscina de borda infinita, tobogã, tirolesa e arvorismo. O local oferece day use e o valor varia de acordo com as atividades escolhidas.

Vale ir no fim de tarde para assistir ao pôr do sol e beber algo no bar.

Quando visitar Nobres?

Pôr do sol na Lagoa das Araras.
Foto: Flickr

Nobres possui duas estações bem definidas

Em Nobres, há duas estações bem definidas. A chuvosa vai de novembro a março e a seca, de abril a outubro.

Na primeira, se há o risco de fortes precipitações, também é fato que a vegetação estará mais verde e as cachoeiras, com volume abundante.

Já o período mais seco é eleito o ideal para fazer turismo. É o momento de encontrar os rios com águas cristalinas e as chances de a chuva atrapalhar os passeios é praticamente zero.

Já para quem prefere altas temperaturas durante a viagem, poderá encontrar a data perfeita do meio de maio ao fim de setembro, quando os termômetros ficam nas alturas, podendo chegar a 32ºC, enquanto as mínimas giram em torno de 24ºC.

Os meses de férias escolares (dezembro, janeiro e julho) compreendem a alta temporada na cidade.

Alta Temporada

  • Prós – A cidade fica mais movimentada e mais animada por conta do maior fluxo de turistas.     
  • Contras – A viagem acaba saindo mais cara, pois os preços de hospedagens e restaurantes são mais altos neste período. 

Baixa Temporada

  • Prós – Com menor volume de turistas, fica mais tranquilo para visitar as atrações e não é preciso disputar espaço com outras pessoas. A baixa temporada é ideal para o viajante que busca calmaria e tranquilidade. Além disso, é uma época boa para quem deseja economizar.  
  • Contras – A cidade fica mais pacata. Então, se você deseja viajar num período mais agitado, a baixa temporada não é para você.   

Ecoturismo em Nobres

Tirolesa no Mirante do Cerrado.
Foto: Reprodução/mirantedocerrado.tur.br

Boia cross, arvorismo e flutuação são destaque em Nobres

Nobres vem ganhando destaque no turismo nacional, principalmente entre os amantes de ecoturismo. Isso porque o município oferece aos visitantes a oportunidade de flutuar em águas cristalinas, admirar várias espécies de peixes e passear por uma vegetação de cerrado praticamente intocada. Sem contar com as cores, as aves no céu e o pôr do sol.

Tudo fica ainda melhor com os passeios divertidos e cheios de emoção em meio à natureza da cidade. Para você se organizar, nós listamos algumas atividades de ecoturismo em Nobres.

  • Flutuação – A flutuação em águas cristalinas é a maior atração de Nobres. O Aquário Encantado, um lago natural com cerca de 90 m² e formato de piscina, é uma das principais flutuações de Bom Jardim. No ponto mais profundo, chega a atingir 6 metros de profundidade. 

Suas águas azuis, em meio à mata fechada, são repletas de cardumes de peixes típicos da região como Dourados, Piraputangas e Piaus.

Para flutuar, o turista precisa estar usando máscara, snorkel, colete salva-vidas e sandálias de borracha.

  • Boia Cross – O passeio de boia cross é realizado no rio Quebó, no Setor da Cerquinha, aproximadamente 35 km distante da Vila Bom Jardim. O circuito tem cerca de 2 km de descida e fica no Duto do Quebó.

A parte mais emocionante da atividade é quando se cruza uma gruta, onde habitam inúmeros morcegos. Na escuridão da gruta, apenas com a lanterna do guia acesa, os morcegos passeiam por entre os visitantes até que a luz apareça no outro lado do túnel, num percurso de quase 300 metros. Não é nada horripilante e, sim, lindo de se ver!

Na época de chuva, o passeio ganha mais emoção. Nesse período, o rio vai estar mais cheio e com correntezas mais fortes. 

  • Tirolesa – No Mirante do Cerrado, um agradável balneário onde é possível ter uma bela vista da natureza, existem algumas atividades de aventura. Uma delas é a tirolesa de 700 metros de extensão e 40 metros de altura.

O Sesc Serra Azul, que abriga a Cachoeira Serra Azul, também conta com uma tirolesa radical, uma alternativa diferente para regressar da cachoeira. É diversão na certa!

  • Arvorismo – A pista de arvorismo do Mirante do Cerrado passa por cima de um lago, o que deixa o percurso ainda mais legal. São vários níveis de dificuldade, um mais divertido que o outro. A experiência fica completa com um visual incrível do pôr do sol.
  • Trilhas – Com uma natureza vasta, Nobres tem locais propícios para caminhadas em belas trilhas. Inclusive, para ter acesso a muitas das atrações da cidade, como cachoeiras e rios, é necessário fazer uma trilha, geralmente leve.
  • Passeio de Quadriciclo – O passeio de quadriciclo sai da Pousada Bom Jardim em direção ao sítio Solar do Vale. O trajeto passa pelo cerrado, subindo e descendo morro, e finaliza com uma parada no mirante para registrar algumas fotos.

A trilha tem um percurso de aproximadamente 12 km (ida e volta) e leva cerca de 1 hora e meia para ser concluída. Vale muito a pena.

Gastronomia em Nobres

Peixe regional grelhado – Gastronomia em Nobres

Os restaurantes de comida caseira são o forte da cidade

Agora que você já conhece as principais atrações e atividades da cidade, vamos falar sobre a gastronomia em Nobres?

Comer (e bem) é uma parte importante de qualquer viagem, afinal, todo viajante gosta de experimentar os sabores típicos de uma região. Em Nobres, você vai provar uma autêntica comida mato-grossense, daquelas com gostinho bem caseiro.

Com um centro relativamente pequeno, Nobres não oferece muitos restaurantes, mas tem alguns mais famosos que indicamos abaixo.

Entre os pratos que são figuras carimbadas nos menus, temos os peixes regionais, a galinhada (típica em todo o estado), a farofa de banana da terra e as sobremesas com frutas retiradas direto do quintal do restaurante.

Os preparos vão do mais moderno ao mais antigo, em panela de barro e forno à lenha.

A comida em Nobres pode ser simples, mas é justamente essa simplicidade que dá todo o charme à gastronomia local.

Restaurantes em Nobres

  • Restaurante Panela de Barro -Avenida Juscelino Kubistchek SN, Jd Nidia, Nobres
  • Restaurante Kabanas -Rod. MT 241. KM 65 – Vila Bom Jardim, zona rural, Nobres
  • Restaurante do Chapolin – MT-241, 2035 – Bom Jardim, Nobres
  • Lukinhas Lanchonete e Pizzaria – R. Miranda, 1 – Pte. de Ferro, Nobres
  • Hamburgueria Best Burguer -R. Amâncio Dias Pedroso, 555 – Jardim Paraná, Nobres
  • Restaurante Chapa Quente – Rodovia Br 241, Nobres MT – Vila Bom Jardim, Nobres

Hotelaria em Nobres

Pousada Bom Jardim.
Foto: Reprodução/pousadabomjardim.com

São poucas e simples as opções de hospedagens

Na hora de planejar a viagem a Nobres pode surgir uma dúvida sobre onde ficar. Apesar de oferecer belos passeios e paisagens incríveis, o município do Mato Grosso, ainda não é um lugar com muitas opções de hotéis, pousadas e restaurantes. Ainda assim, você consegue encontrar hospedagens com boa estrutura.

O ideal é se hospedar em Bom Jardim, distrito de Nobres que fica mais perto das principais atrações. Assim, já facilita o seu deslocamento.

Além de oferecerem a estadia, muitas pousadas funcionam como agências de turismo e agendam os passeios para as principais atrações de Nobres.

A seguir, separamos algumas opções de hospedagem na região. Mas lembre-se que tudo em Nobres é bem simples. Simplicidade é o sobrenome da cidade.

Hotelaria em Nobres

  • Pousada Bom Jardim – Rod. MT 241 – Km 65, Nobres
  • Pousada Cantinho de Casa Bom Jardim, Nobres 
  • Pousada Serra Azul BR 241 Km 65, Vila Bom Jardim – Bom Jardim, Nobres
  • Hotel HebromAv. Primeiro de Maio, 340 – Serragem, Nobres
  • Pousada da Villa – Rodovia MT-241, Km 65, s/n – Bom Jardim, Nobres

Passeios em Nobres

Aquário Encantado.
Foto: Marinelson Almeida/Flickr

O Aquário Encantado é uma das principais atrações

Nobres se tornou um dos principais destinos turísticos do Mato Grosso graças às suas belezas naturais e à grande oferta de atrativos. Os passeios na cidade se dividem em flutuação, boia cross, cachoeiras e trilhas.

Para te ajudar, selecionamos as atrações que não podem faltar na sua viagem.

  • Reino Encantado – O Reino Encantado guarda nascentes do Rio Salobra e é onde podemos observar um fenômeno chamado ressurgência, em que a água brota do chão e a gente consegue sentir.

O local tem muitos peixes, animais e plantas aquáticas que deixam tudo ao redor mais encantador. Depois de fazer flutuação, é legal ficar um tempo no espaço, muito bonito e agradável.

O Reino Encantado possui restaurante que serve uma comida bem gostosa.

  • Aquário Encantado – Uma piscina natural de águas azuladas com 6 metros de profundidade, o Aquário Encantado é o cartão-postal de Nobres. Ele é lar de diversas espécies de peixes e tornou-se um dos lugares mais procurados de Bom Jardim.
  • Duto do Quebó – A prática de boia cross no Duto do Quebó é um passeio bem divertido em Nobres. São quase 2 km de descida pelo rio Quebó, com a travessia em uma caverna com formação datada em 400 mil anos, com 278 metros de extensão.

O rio é raso e a atividade é indicada também para crianças.

  • Lagoa das Araras – Se você não estiver muito a fim de se molhar, a Lagoa das Araras é a atração certa. Apesar do nome, é totalmente proibido entrar nas águas do lago. Por lá, o que você fará é uma caminhada entre as diversas palmeiras que existem no local. Além disso, pode andar de bicicleta por toda a trilha ao redor da lagoa.

A grande sacada do passeio é a enorme quantidade de aves que habitam essa região. Encontrará maritacas, passarinhos e, principalmente, muitas araras de diversas cores.

Existem alguns decks de observação, onde você pode parar para relaxar e apreciar a paisagem.

  • Cachoeira Serra Azul – Uma das cachoeiras mais procuradas pelos turistas é a Cachoeira Serra Azul, fica dentro do Sesc Serra Azul. Ela é uma das mais belas cachoeiras, não apenas do estado do Mato Grosso, mas também de todo o Brasil. A parte inferior da cachoeira possui um lindo lago, com águas cristalinas e de cor esverdeada.

Sem falar que, fora a beleza, a cachoeira também tem peculiaridades muito interessantes. Como, por exemplo, ter uma queda d’água de 50 metros de altura. Isso sem mencionar a trilha de 800 metros e os quase 500 degraus a serem subidos.

A visita é guiada, ou seja, é obrigatória a presença de um funcionário da empresa de turismo. Além disso, equipamentos de segurança como colete salva-vidas também são de suma importância.

  • Balneário Estivado – O Balneário Estivado tem estrutura com banheiros, bar e escadas para um rio de águas cristalinas, rasas e repletas de peixinhos. É um lugar ideal para ir com crianças, bem próximo ao centro da Vila Bom Jardim.
  • Mirante do Cerrado – A piscina de borda infinita é um convite para assistir ao pôr do sol em grande estilo. O complexo conta ainda com tobogã, bar, arvorismo e tirolesa. O Mirante do Cerrado oferece day use e os valores variam de acordo com as atividades pretendidas.
  • Rio Triste – O Rio Triste está localizado na cidade Rosário Oeste, a 86 km de Nobres. O passeio contempla flutuação num percurso de 1200 metros, descendo o rio repleto de plantas aquáticas e várias espécies de peixes, incluindo arraias.

O rio possui um tom azulado e uma água extremamente transparente devido ao fundo de calcário.

Quanto custa viajar para Nobres?

Rio Triste.
Foto: Bernardo Cassaro/Wikimedia

Viajar para Nobres sai mais barato que outros destinos do centro-oeste

Nobres é um município brasileiro localizado no estado do Mato Grosso, a 124 km da capital Cuiabá. No distrito de Vila Bom Jardim, a 65 km do centro, fica a maior parte dos atrativos e as principais pousadas.

Muitas pessoas com destino à Chapada dos Guimarães (também no MT) aproveitam a viagem para conhecer Nobres, já que as cidades ficam a 173 km de distância.

Aeroporto Internacional de Cuiabá (Marechal Rondon) é o mais próximo de Nobres. A partir de lá, é preciso alugar um carro ou pegar um ônibus para viajar até o destino. A viação CMT é a única que faz o trajeto entre Cuiabá e Nobres de ônibus. A viagem dura 2h50 e a passagem custa em média R$ 43,00.

  • Passagens – Opções a partir de: Rio R$ 342,00 e São Paulo R$ 345,00.
  • Aluguel de carro – Categoria econômica R$ 116,00 a diária / veículos SUV R$ 251,00 a diária (preço médio para no mínimo 3 dias).
  • Passeios – O ingresso para o Balneário Estivado custa R$ 15. A entrada na Lagoa das Araras custa R$ 30,00. No Reino Encantado, o valor da flutuação sai a R$ 130,00 por pessoa.
  • Hospedagens – As hospedagens em Nobres, em geral, são bem simples, com as diárias mais baratas entre R$ 140,00 a R$ 380,00. A favorita da região é a Pousada Bom Jardim, pet friendly e com diárias a partir de R$ 260,00.

O tempo ideal para conhecer Nobres é de quatro dias, especialmente para quem nunca foi lá. Estima-se que numa viagem de quatro dias para a cidade é necessário ter na faixa de R$ 1.600,00 a R$ 2.500,00, exceto as passagens aéreas. Com esse valor, dá para fazer os principais passeios, se alimentar bem e se hospedar num local confortável.

iFriend: Guia de viagem Nobres

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Conheça os iFriends em Nobres e divirta-se!

Nobres, o paraíso do Mato Grosso, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?