HomeGuia de viagem Medellín

Guia de viagem Medellín

Centro de Medellín
Você vai adorar conhecer Medellín neste guia completo!
5
(1)

Sem dúvida a cidade de Medellín é um lugar repleto de arte, opções de lazer e gastronômicas.

Conhecida por muitos como a cidade sede do cartel do famoso Pablo Escobar, Medellín viveu tempos perigosos e sem lei, onde a violência imperava.

Mas a cidade se reinventou, se modernizou e não lembra mais em nada a Medellín dominada por Escobar, a capital colombiana se reergueu e foi eleita em 2013 como a cidade mais inovadora do mundo.

É a “cidade da eterna primavera”, por conta do seu clima, e da inovação, possuindo um sistema de transporte público moderno, com opções de lazer que vão de comida típica a esportes radicais..

Vocação Turística de Medellín

Medellín é uma metrópole e tem um grande vocação para o turismo. A cidade é agradável e com pontos turísticos interessantes. De fácil acesso em função dos inúmeros voos que chegam em Medellín. É a segunda maior cidade da Colômbia, com população de 2,5 milhões de habitantes. Mesmo sendo um centro financeiro, também tem potencial turístico.

Veja também: Por que visitar Medellin?

O que fazer em Medellín?

Plaza Botero
Plaza Botero

Desfrute de momentos incríveis, todos os dias!

Ao viajar para Medellín, você pode ter certeza: não vão faltar passeios legais para fazer na cidade. Conhecida como a “Cidade da Eterna Primavera”, graças ao seu clima ameno,tem uma vida noturna animadíssima, gastronomia surpreendente e um sistema de transporte em massa único, que leva o viajante a descobrir a cidade lá do alto. Certamente, Medellín proporciona experiências incríveis.

Primeiro dia

Comece  o primeiro dia do seu roteiro visitando a Plaza Botero, um parque ao ar livre, que reúne 13 esculturas do famoso artista colombiano Fernando Botero. É um dos pontos turísticos mais concorridos da cidade! Depois, dê uma caminhada e conheça as igrejas próximas dali. Depois, não deixe de aterrissar no bairro de El Poblado. Por lá ficam alguns dos melhores restaurantes, bares e cafés de Medellín, e a área é o point preferido para quem visita a cidade pela primeira vez. Caminhe até a estação de metrô El Poblado e faça um dos Real City Tours (guiado e gratuito). Visite o Museo de Antioquia ou outra opção é mergulhar na história colombiana no impressionante Museo Casa de la Memoria, que foca nas vítimas dos 53 anos de conflitos civis na Colômbia, em um misto de belas fotografias, arte e exposições digitais.

Segundo dia

Não deixe de conhecer o Parque Arví, um parque ecológico, que fica um pouco mais afastado do centro da cidade, mas vale a visita. Acontecem por lá  caminhadas guiadas, locais de piquenique e outras atrações nas alturas. Para chegar até lá, pegue os Metrocable’s, uma espécie de teleféricos que ligam os metrôs às comunidades carentes. A vista do teleférico é incrível, e por isso é um passeio turístico na cidade. Na volta, vale a pena explorar o bairro de Santo Domingo, com uma pausa para saborear uma empanada frita. Não deixe de fazer um registro fotográfico do imponente prédio da Biblioteca España, construído em 2007 como parte do plano de reintegração urbana da cidade que abriu áreas antes infestadas pela violência. Finalize com chave de ouro seu dia pela região de Manila. Passeie pelo Mercado Manila, um novo espaço cheio de points gastronômicos deliciosos.

Terceiro dia

Reserve seu último dia para se afastar um pouco mais e fazer um passeio um pouco mais longe. Com tempo médio de 2h30, é possível chegar às belas montanhas de Medellín, que na verdade ficam na cidade de Guatape. Vale conhecer as ruas de pedra e o principal ponto turístico da cidade, La Piedra del Peñol, que tem 220 metros de altura, 740 degraus e uma vista incrível. 

Veja também: o que fazer em Medellín

Destaques

Quase um autêntico Prato Feito do BrasilBottero, um dos símbolos da cidadeA única comunidade do mundo com escada rolante para os moradores
Experimente a Bandeja Paisa, que lembra bastante o nosso PF, por conta do arroz com feijão. Só que no lugar do bife, um chicharrón. Ao invés da batata frita, a banana. E tem ainda carne moída, ovo frito, chorizo e abacate.  Reunindo 13 esculturas do renomado artista colombiano Fernando Botero, a Plaza Botero é, na verdade, um parque ao ar livre. É um dos maiores pontos turísticos da cidade e um programa “must go” em sua viagem a Medellín. Dentre todas as 16 comunidades de Medellín, a Comuna 13 é a mais visitada. A razão para isso é que é um local bem organizado e com infraestrutura diferenciada. Um exemplo: esta é a única comunidade do mundo com escada rolante para os moradores.

Quando visitar Medellín

Mercado Menorista
Mercado Menorista

Medellín é empolgante o ano todo!

A cidade de Medellín possui um clima agradável, com temperaturas amenas, convidativo e propício para uma visita em qualquer período do ano. Apesar de estar a 1.520 metros acima do nível do mar, o mal de altitude não será um problema. A melhor época para uma viagem a Medellín é, no entanto, entre dezembro e fevereiro. O mês de julho pode ser uma boa opção também. 

Alta temporada

  • Prós – A cidade fica mais agitada, a noite mais divertida e animada. Praticamente todas as opções gastronômicas estão abertas, bem como os pontos turísticos.
  • Contras – Quem visitar a cidade nesta época, não deixe de fazer reservas com antecedência, especialmente dos hotéis, que são escassos na área mais interessante da cidade. É possível que os alguns pontos turísticos e restaurantes também estejam cheios 

Baixa Temporada

  • Prós – Com menos pessoas transitando pela cidade, é mais fácil e agradável conhecer os pontos turísticos – todos os que você puder!- além de achar opções de pousadas e voos mais em conta.  
  • Contras -Menos opções de atrações turísticas. Existem eventos e alguns pontos de interesse turísticos que só rolam durante a alta temporada.

Veja também: Quando visitar Medellín?

Gastronomia e o que comer em Medellín

Bandeja paísa - Prato Colombiano
Bandeja paísa – Prato Colombiano

Todos os sabores da Colômbia!

Os pratos mais tradicionais de Medellín têm os ingredientes que traduzem a culinária da Colômbia. Entre os pratos, destacam-se milho e feijão, enquanto os tipos de carne mais utilizados são frango, carne bovina e suína. Experimente a Bandeja Paisa, que lembra bastante o nosso PF, por conta do arroz com feijão. Só que no lugar do bife, um chicharrón. Ao invés da batata frita, a banana. E tem ainda carne moída, ovo frito, chorizo e abacate.

  • Bizarro Restaurante – Av. 80 ##15-177
  • Medellin Burger company –Rua Carrera 48 n 15 sur 30
  • Kabuki – Tv. 39, Segundo Parque de Laureles
  • Restaurante la Provincia – Rua Cra. 42 ###3 Sur 81
  • Bárbaro cocina primitiva sede poblado – Rua Cra. 37 ### 10A-23

Veja também: onde comer em Medellín? 

Pontos Turísticos de Medellín

Centro de Medellín
Centro de Medellín

Uma cidade inovadora, repleta de arte e opções de entretenimento

Uma vez na Colômbia, uma visita a Medellín é parada obrigatória. A cidade conta com parques interativos, paisagens incríveis, museus imperdíveis, além da melhor noite colombiana. Prepare-se para fazer parte da lista de turistas que se encantaram pelo destino!

  • Plaza Botero – Reunindo 13 esculturas do renomado artista colombiano Fernando Botero, a Plaza Botero é, na verdade, um parque ao ar livre. É um dos maiores pontos turísticos da cidade e um programa “must go” em sua viagem a Medellín. Fica no centro, junto às igrejas e outras construções famosas por lá.
  • Jardín Botánico – Uma das maiores atrações de Medellín e de bela estrutura arquitetônica, o Jardín Botánico conta com lagos, ampla área verde, setores de estudo de espécies de borboleta e bons restaurantes. Há também um setor chamado de Orquideorama, na qual se encontram vários tipos de orquídeas que exaltam a beleza do lugar.
  • Parque Explora – O Parque Explora funciona como um museu de ciências interativo que abriga o maior aquário de água doce da América do Sul. O parque apresenta muita tecnologia, experimentos científicos e brinquedos para as crianças. O Explora está dividido em quatro grandes salões subdivididos em salas menores. Ao todo são mais de 300 atrações interativas, auditório 3D, estúdio de televisão, viveiro e aquário. A ideia do local foi inspirada no Exploratorium de São Francisco, nos Estados Unidos. O Parque Explora fica ao lado do Jardín Botánico.
  • Mercado Minorista e Mercado Manila – Movimentado durante todo o dia, o Mercado Minorista é onde você poderá provar (e levar) algumas das principais frutas típicas da Colômbia, como as granadillas, guanabana e uchuvas. Há barraquinhas e restaurantes improvisados para você lanchar, almoçar ou jantar no mercado, com muitas opções de frutos do mar. O Mercado Manila é outro ponto gastronômico de Medellín, recomendado para quem deseja experimentar salgados típicos e bebidas locais. Não deixe de comer a bandeja paisa, encontrada no país inteiro, mas típica da cidade.
  • Pedra El Peñol – Uma das atrações mais procuradas por quem visita Medellín, na verdade está nos seus arredores. A Pedra El Penõl fica na cidade de Guatapé, a cerca de 2 horas da capital de Antioquia, sendo um bate volta super simples de ser feito. A enorme pedra está isolada em meio a uma paisagem de represas, possibilitando uma vista panorâmica incrível para quem sobe seus 659 degraus. Apesar de cansativa, a infraestrutura da subida é bastante tranquila e tanto lá em baixo quanto lá em cima é possível encontrar restaurantes, banheiros, lojinhas de souvenirs e vendedores ambulantes. Para quem quiser ir além, outra dica é aproveitar para fazer um passeio de barco pela represa.
  • Cerro de Nutibara – O Cerro de Nutibara é uma das montanhas mais famosas da cidade e é de onde se tem uma das melhores vistas da região. Além disso, é lá que se encontra o Pueblito Paisa, uma réplica de um povoado que tem até uma prefeitura própria, igrejinha e algumas casas.
  • Comuna 13 – Dentre todas as 16 comunidades de Medellín, a Comuna 13 é a mais visitada. A razão para isso é que é um local bem organizado e com infraestrutura diferenciada. Um exemplo: esta é a única comunidade do mundo com escada rolante para os moradores. Outra característica que favorece o turismo é a quantidade de grafites coloridos espalhados pelo lugar. A Comuna 13 começou a ser frequentemente visitada por estrangeiros a partir de 2002, quando ocorreu a pacificação da área. Você pode conhecer o local com os tours guiados ou por conta própria (a comunidade é bem tranquila). Uma outra maneira de caminhar pela área é com o free walking tour oferecido pelos próprios moradores da comuna.
  • Estádio Atanasio Girardot – Aos amantes do futebol, vale checar o calendário de jogos no Estádio Atanasio Girardot enquanto estiver na cidade. Ele é enorme e tem capacidade de 40 mil lugares.   

Veja também: Pontos turísticos em Medellín

Cerro Nutibara
Cerro Nutibara

iFriend em Medellín

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em Medellín alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade. 

  • Juan: Guia local que vai apresentar curiosidades e passeios incríveis 
  • Andrea: Guia local de Bogotá que vai te mostrar todas as atrações únicas do lugar
Vista de Medellín
Vista de Medellín

Medellín, a cidade da eterna primavera, espera sua visita.

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

O que achou?

Média 5 / 5. Votos: 1

Que tal?