HomeGuia de viagem Maragogi

Guia de viagem Maragogi

Guia de viagem Maragogi
Guia de viagem Maragogi
Você vai se apaixonar pelas belezas naturais de Maragogi

Maragogi é uma cidade do estado de Alagoas, situada no meio do caminho entre a capital Maceió e Recife, em Pernambuco.

Segunda cidade mais visitada do estado, ela fica no coração da Costa dos Corais, um roteiro de viagem que inclui Porto de Galinhas, São Miguel dos Milagres e outros destinos alagoanos e pernambucanos.

Histórico de Maragogi

No início, Maragogi era um povoado chamado Gamela. Em 1887, foi elevado à categoria de vila e passou a se chamar Isabel, uma homenagem à princesa que libertou os negros da escravidão. Mais tarde, em 1892, recebeu o nome de Maragogi por causa do rio que banha o local. O nome, segundo historiadores, provém de Marahub-gy, ou rio das Maraubas. Outras interpretações traduzem Mair-aqui-gy-po como rio livre, amplo.

Maragogi tomou parte ativamente nas lutas contra os holandeses. Na região, registraram-se intensos combates em Barra Grande e São Bento, quando as tropas vinham de Recife com destino a Porto Calvo, que era o local de escoamento da produção agrícola da região, principalmente a cana-de-açúcar. Coube aos moradores da antiga vila desarticular, por duas vezes, tentativas de desembarque holandês no local.

Como resquício da história, a tradição familiar no município é muito forte. Aconteceram muitos casamentos entre primos e vários sobrenomes foram guardados, como Lins, Vasconcelos, Buarque, Holanda, Cavalcante e Acioly, entre outros, mantendo vivas suas raízes.

Por que visitar Maragogi?

Por que visitar Maragogi
Por que visitar Maragogi

A cidade tem as piscinas naturais mais desejadas do Nordeste

Maragogi é considerada o Caribe Brasileiro por conta de suas praias com águas de um tom colorido esverdeado. As principais atrações na cidade são, inclusive, voltadas para o mar. Maragogi é uma cidade pequena e não tem muitos pontos turísticos. Você vai curtir a viagem aproveitando as praias, fazendo um passeio de buggy ou para suas piscinas naturais.

O passeio para as piscinas naturais de Maragogi é certamente uma das atividades preferidas dos turistas. No litoral da cidade, mar adentro, ficam três grupos de piscinas naturais: as Galés, piscinas principais mais visitadas da região, que ficam em frente ao resort Salinas; as piscinas de Taocas (à frente da praia de Maragogi); e as piscinas de Barra Grande. Todas elas podem ser visitadas através de passeios de catamarã ou de lancha.

É importante entender que as tão famosas piscinas naturais podem ser vistas somente durante o período de maré baixa, que é quando a altura do mar diminui e as piscinas ficam à mostra. Por isso, consulte a tábua de marés com antecedência para tirar o máximo proveito de sua estadia em Alagoas.

No mais, recomendamos que você alugue um carro para explorar as praias nos arredores da cidade. Em Maragogi, você consegue fazer tudo a pé. Porém, se tiver mais autonomia para ir e vir, pode otimizar seu tempo e conhecer destinos vizinhos, como Porto de Galinhas.

Veja também: Por que visitar Maragogi?

O que fazer em Maragogi?

O que fazer em Maragogi
O que fazer em Maragogi

A segunda cidade mais visitada de Alagoas se destaca por suas belas praias repletas de atrações

Maragogi está entre os principais polos turísticos do Nordeste. A cidade se destaca pelo mar sem ondas que vai do verde esmeralda ao azul turquesa, além de espaços naturais cheios de coqueiros, recifes de corais com aquários naturais, rios e manguezais.

Cada canto é paradisíaco. Por isso, montamos um roteiro de três dias repletos de praias para você se sentir de verdade no Caribe!

Primeiro dia

No primeiro dia, você vai realizar o passeio para a principal atração da região: as Galés de Maragogi. Os bilhetes para o tour de barco para as piscinas naturais são facilmente adquiridos na orla da cidade.

De tarde, vá para a Praia do Antunes, uma das mais bonitas de Maragogi. Ela conta com a estrutura de algumas barracas que vendem comidas e bebidas.

À noite, jante no Russo Gastrobar, um restaurante à beira-mar com deliciosos pratos, petiscos e cerveja gelada.

Segundo dia

Uma vez em Alagoas, aproveite para conhecer uma das praias mais desejadas do Nordeste. Estamos falando da Praia dos Carneiros, localizada a 50 km de Maragogi.

Por lá, você pode relaxar nas piscinas naturais que ficam em frente ao Bora Bora (uma excelente pedida para o almoço) e praticar esportes como o stand up paddle, caiaque e snorkel.

Além dos momentos de sol, mar e passeios de lancha que a Praia dos Carneiros oferece, um dos pontos turísticos da região é a Capela de São Benedito, construída no século 18.

De volta a Maragogi, feche o dia jantando no Restaurante Tuyn, considerado um dos melhores lugares para comer na cidade. O espaço é pequeno e sofisticado. Tem opções veganas e vegetarianas.

Terceiro dia

Após um café da manhã caprichado no hotel, é hora de conhecer a Praia do Patacho, que fica, na verdade, em Porto de Pedras, município vizinho de Maragogi. O trajeto mais fácil para chegar em Patacho é fazendo a travessia de balsa em Japaratinga até Porto de Pedras. A balsa leva seis carros por vez e a travessia dura pouco mais de 10 minutos.

Então, durante a manhã, apenas descanse e sinta a tranquilidade da Praia do Patacho. De tarde, siga para a Praia do Toque, em São Miguel dos Milagres, outro vizinho de Maragogi. Você vai almoçar no No Quintal, um restaurante contemporâneo que fica na rua de acesso à praia. É simplesmente um dos melhores do litoral norte de Alagoas!

Encerre a tarde fazendo o passeio de jangada às piscinas naturais da Praia do Toque.

À noite, o Pallet Bar, em Maragogi, te espera para fugir um pouco do clima praiano, apesar de ficar perto da orla. O ambiente é descolado, tem drinks bem diferentões, rola noites com DJs e música ao vivo.

Veja também: o que fazer em Maragogi

Quando visitar Maragogi?

Quando visitar Maragogi
Quando visitar Maragogi

O destino alagoano pode ser visitado o ano inteiro

Maragogi é um destino praiano que pode ser visitado o ano todo, pois sempre faz calor na região. O verão é o melhor período para conhecer a cidade porque é quando há maior chance de dias ensolarados, é a época que menos chove e também é quando a tonalidade do mar fica mais estonteante (não é todos os meses que o mar caribenho dá as caras).

Por outro lado, o verão compreende a alta temporada, ou seja, a cidade fica cheia e os preços tendem a subir. No entanto, se quer aproveitar Maragogi na sua melhor versão, aposte nos meses de novembro a fevereiro.

Os meses a serem evitados, com índices de chuva superiores a 60%, são junho, julho e agosto. Em abril, maio e setembro também há chances de chuva, só que menos, cerca de 40%.

Alta Temporada

  • Prós – Maragogi fica mais animada, com mais opções de entretenimento e mais turistas circulando pela cidade. Há mais chances de dias ensolarados para melhor aproveitar as praias e o mar fica mais claro e cristalino. Este é o período com menor índice de chuvas.    
  • Contras – Os preços praticados na região ficam acima do normal. Além disso, se você não curte um destino mais movimentado, viaje fora da alta temporada, pois a cidade fica cheia.

Baixa Temporada

  • Prós – Há um menor fluxo de turistas e, por isso, os preços cobrados na região são mais convidativos. As praias e pontos turísticos não ficam tão cheios, ou seja, não é preciso disputar espaço com outras pessoas.  
  • Contras – A possibilidade de chuvas é maior na baixa temporada. Se acontecer, possivelmente você terá que mudar alguns planos.

Veja também: Quando visitar Maragogi

Praias em Maragogi

Praias em Maragogi
Praias em Maragogi

Antunes, Barra Grande ou Ponta de Mangue? Difícil vai ser escolher somente uma!

Destino praiano com paisagens incríveis, Maragogi é o sonho de qualquer viajante que se derrete ao ver mar. Tem praias mais badalas e mais tranquilas, todas esbanjando a beleza do litoral alagoano.

  • Praia de Maragogi – Principal praia da vila, é a praia do centrinho da cidade, onde estão os principais restaurantes, tem comércio ao redor, feirinha de artesanato e muitas pousadas próximas.  Não costuma ser muito frequentada por turistas e não exprime toda a beleza de Maragogi, mas dela partem os passeios para as piscinas naturais.
  • Praia de Burgalhau – Bem bonita, essa praia oferece um ponto de vista de toda a orla do centro de Maragogi e da foz do Rio Maragogi. Há restaurantes no local e aluguel de cadeiras e espreguiçadeiras. É uma das mais tranquilas da região, a apenas 3 km do centro.
  • Praia de Xaréu – A Praia de Xaréu apresenta um cenário perfeito, com uma faixa de areia tranquila e repleta de coqueiros. O mar também é calmo e forma uma grande piscina natural. É uma boa opção para ir com crianças pequenas.
  • Praia de Antunes – Considerada por muitos a melhor praia de Maragogi, a Praia de Antunes não pode faltar no seu roteiro. Ela fica bem movimentada, principalmente nos fins de semana. Possui alguns bares, restaurantes e ambulantes fixos. A coloração do mar é bem bonita, fazendo jus ao título de Caribe Brasileiro, e suas piscinas naturais podem ser acessadas caminhando durante a maré baixa.
  • Praia de Barra Grande – A Praia de Barra Grande é uma das mais badaladas de Maragogi por conta da boa oferta de restaurantes e quiosques à beira-mar. O mar tem cores incríveis, aqueles tons do Caribe que já falamos antes. As águas são mornas e tranquilas, o sonho de qualquer turista. Localizada entre Antunes e Burgalhau, Barra Grande está a apenas 6 km do centro da vila.
  • Praia Ponta de Mangue – A Praia Ponta de Mangue tem as mesmas caraterísticas da Praia de Antunes: mar estilo caribenho que alterna entre o verde esmeralda e o azul turquesa e, na maré baixa, é possível ir caminhando até os bancos de areia ou até mesmo chegar nos corais. A Ponta de Mangue possui uma estrutura turística mais simples, com restaurantes mais modestos. O visual compensa: a faixa de areia é extensa e há muitos coqueiros formando sombras deliciosas para descansar.

Veja também: Praias em Maragogi

Ecoturismo em Maragogi

Ecoturismo em Maragogi
Ecoturismo em Maragogi

Um destino com enorme potencial para o turismo de natureza

Maragogi possui destaque com turismo de experiência e ecoturismo. Viva intensamente essa experiência com as atividades incríveis que selecionamos para você!

  • Mergulho – Os pontos de Maragogi que mais atraem viajantes são as tão faladas piscinas naturais, mais conhecidas como Galés. Elas ficam a quilômetros da praia, no meio do mar, mas se formam quando a maré está baixa, expondo seus belíssimos corais e peixes de variadas espécies. Que tal mergulhar nessas águas cristalinas e ver de perto a vida marinha? Existem diferentes formas de realizar mergulhos em Maragogi. Você pode mergulhar com snorkel, caso não esteja acostumado com um mergulho mais intenso, ou pode fazer o mergulho monitorado, caso esteja em busca de um pouco mais de aventura. Este tipo de mergulho é feito na companhia de um guia, com o cilindro de oxigênio.
  • Windsurf e Kitesurf – Os ventos generosos e as águas calmas fazem de Maragogi um lugar propício à prática de windsurf e kitesurf. O período perfeito para praticar os esportes a vela é no final de outubro.
  • Stand up paddle – Outro esporte aquático para realizar em Maragogi é o stand up paddle. A modalidade, que consiste na remada em pé em cima da prancha de surf, ganhou os corações dos brasileiros e proporciona um contato ímpar com a natureza.
  • Bike Aquática – Uma atividade diferente para fazer nas praias de Maragogi é o passeio de bike aquática. É possível realizá-lo sozinho ou com um guia enquanto ele fala das belezas e peculiaridades da região e auxilia em todo o percurso. A bike aquática é leve, e flutua sobre as águas com facilidade. Em noites de lua cheia, o tour também é feito durante a noite na Praia Ponta de Mangue. Vale consultar o período lunar antes da viagem e a tábua de marés.
  • Trilhas – A apenas alguns quilômetros da rodovia principal de Maragogi, você pode praticar caminhadas entre remanescentes da Mata Atlântica, se conectar com a natureza e se desconectar do mundo. O assentamento de Água Fria, a 18 km de Maragogi, é ponto de partida para a Trilha do Visgueiro, uma experiência diferente para se ter na viagem. São 6 km de caminhada com direito a contemplação de visgueiros gigantes, árvores centenárias que resistiram à ação do homem e do tempo, e banho numa pequena cachoeira.
  • Conhecendo o Peixe-Boi – A Associação Peixe-Boi, em Porto de Pedras, promove passeios com destino a apresentar o mamífero aquático mais ameaçado de extinção do Brasil. Em jangadas levadas à remo, o passeio te transporta ao leito do Rio Tatuamunha, para o Santuário do Peixe-Boi, onde o animal encontra na comunidade ribeirinha e nos técnicos do ICMBio e da APA Costa dos Corais acolhimento e proteção. Além de conhecer mais sobre os animais e poder vê-los de pertinho se exibindo para a embarcação, você ainda apoia o projeto.

Veja também: Ecoturismo em Maragogi

Gastronomia em Maragogi

Caranguejo Uçá - Comidas nordestinas
Caranguejo Uçá – Comidas nordestinas

Desfrute da culinária litorânea, com peixes, frutos do mar e um tempero que só o Nordeste tem!

Maragogi tem restaurantes para agradar a todos os públicos, alguns mais despojados e outros mais requintados. Os pratos com peixes e frutos do mar marcam presença nos menus da cidade, com a vantagem de serem bem fresquinhos.

Não deixe de provar as tradicionais tapiocas alagoanas, que fazem sucesso em todo o Nordeste, e também um biscoito regional chamado bolo de goma.

Restaurantes em Maragogi

  • Restaurante Tuyn – Rodovia AL-101 Norte, km 124 – Praia de Camacho
  • Maragaço – Av. Sen. Rui Palmeira, 1001 – Praia de Maragogi 
  • Netun Restaurante – Av. Beira-mar, 59   
  • Restaurante Colibri – Rodovia S. Geraldo – AL 101 Norte – Bairro S. Teresa Verzeri, 488 
  • Dona Maragô – R. de Dentro, 22 – Barra Grande
  • Russo Gastrobar – Av. Sen. Rui Palmeira, 467 – Orla
  • Tapioca da Martha – Av. Sen. Rui Palmeira, 269-563 
  • Pizzeria Regina – Av. Sen. Rui Palmeira, 700
  • Odoiá Maragogi – Av. Sen. Rui Palmeira, 956 
  • Pallet Bar – R. J. Carvalho Raposo, 173

Veja também: Onde comer em Maragogi

Pousadas em Maragogi

Pousadas em Maragogi
Pousadas em Maragogi

Hotelaria para todos os gostos em cada canto da cidade

Maragogi possui um longo litoral e, ao planejar sua estadia, a primeira coisa que você deve pensar é em qual praia prefere ficar. Lógico que ficar no centrinho tem suas vantagens. É de lá que saem os passeios rumo às Galés. Além disso, a praticidade de estar em um lugar com boa infraestrutura atrai muitos turistas. Há boa oferta de restaurantes, feirinhas de artesanato, lojas de turismo e barracas de praia.

Porém, se você deseja um hotel ou pousada a poucos metros da praia (ou até de frente), recomendamos ficar na Praia de Barra Grande, Antunes ou Ponta de Mangue.

Caso queira incluir uma pitada (e que pitada) de luxo nos seus dias, Maragogi conta com dois resorts que são, para muitas pessoas, motivo de visita à cidade. São eles o Salinas Maragogi All Inclusive Resort e o Grand Oca Maragogi.

Pousadas e Hotéis em Maragogi

  • Grand Oca Maragogi – Rodovia AL-101 Norte, km 136, Praia de Ponta de Mangue
  • Salinas Maragogi All Inclusive Resort – Rodovia AL-101 Norte, km 124 s/n Sitio Carió
  • Hotel Areias Belas – Av Beira Mar, 59 – Centro
  • Camurim Grande – Rodovia AL 101 Norte, km 124 – Sítio Camurim Grande
  • Crôa Mares Hotel – AL-101, KM 138 – nº 80, Praia de Peroba
  • Pousada Taieiras – Rua Caribé, 68

Veja também: Pousadas e Hotéis em Maragogi

Passeios em Maragogi

Passeios em Maragogi
Passeios em Maragogi

A gente te ajuda a encontrar as melhores atrações

Se você ainda não sabe exatamente os passeios que vai fazer em Maragogi, não se preocupe. Montamos uma lista com seis opções que vão de praias a atrações históricas. Confira!

  • Piscinas naturais – A grande atração de qualquer lista sobre o que fazer em Maragogi são as suas piscinas naturais: Galés, Taocas e Barra Grande. E é com razão, afinal, elas atraem milhares de visitantes todos os anos. De uma forma geral, o cenário delas é parecido: todas contam com águas perfeitas para mergulhar, de temperaturas agradáveis e repletas de peixes.  Vale lembrar que o passeio pelas piscinas naturais de Maragogi é feito apenas em época de maré baixa, já que com a maré alta elas se tornam mais profundas e com águas menos cristalinas, dificultando o mergulho. 
  • Passeio de buggy – Um bom passeio para fazer em Maragogi é o de buggy, que leva os viajantes a três ou quatro praias da região em apenas um período (uma manhã ou tarde). Como existem dois itinerários, Praias do Sul e Praias do Norte, se você tiver um dia inteiro disponível e orçamento para investir, dá para fazer as principais praias deste trecho do litoral de Alagoas em apenas um dia. Ao norte, o itinerário passa pelas praias do Burgalhau, Barra Grande, Antunes, Xaréu e Ponta de Mangue. Ao sul, os destinos, são: praias de Camacho, São Bento, Japaratinga, Bintigui e Barreiras de Boqueirão.
  • Mirante do Cruzeiro – O Mirante do Cruzeiro, localizado na Pousada Alto do Cruzeiro, oferece um visual incrível da região central de Maragogi. Por isso, vale a pena reservar um final de tarde para conhecê-lo.
  • Povoado de São Bento – Se quiser adicionar no circuito um programa para conhecer mais da cultura local, o Povoado de São Bento conta com atrações históricas e lugares ideais para curtir um ritmo de sossego. Além de abrigar a Praia de São Bento, o povoado é conhecido por produzir os deliciosos bolos de goma, que são biscoitos feitos com coco.  Por lá, não deixe de conhecer também as ruínas da Igreja de São Bento, que compõem um importantíssimo patrimônio histórico da região.  E, para aproveitar a visita, passe também pelas ruínas do Mosteiro de São Bento, com arquitetura típica do período colonial, datada do século 17. 
  • Festivais em Maragogi – Dependendo da época da sua viagem, uma boa pedida é conferir os festivais que agitam a vila. Considerado o maior festival gastronômico do estado, Festival Gastronômico da Lagosta de Maragogi movimenta a região durante o mês de setembro. O evento reúne chefs de cozinha nacionais e internacionais que moram no litoral nordestino. Já o Festival da Mariscada é um dos eventos populares mais antigos de Maragogi e região, ocorrendo em outubro, no Povoado de São Bento. Ele possui diversas competições, desde a coleta dos mariscos até disputas gastronômicas. Além disso, a festa conta com shows musicais e desfiles. 
  • Bate-volta à Praia dos Carneiros – Apenas 50 km separam Maragogi da Praia dos Carneiros, situada no município de Tamandaré. A praia encanta os turistas com as suas águas tranquilas em tons esverdeados. Além disso, é lá que está a Igrejinha de São Benedito – aquela capela à beira-mar que você já deve ter visto em fotos. Quem for por conta própria, vai ter a liberdade de parar onde preferir. Os tours das agências incluem apenas o translado até Carneiros e têm como ponto de apoio o famoso Restaurante Bora Bora.

Veja também: Passeios em Maragogi

Quanto custa viajar para Maragogi?

Quanto custa viajar para Maragogi?
Quanto custa viajar para Maragogi?

Comece a se preparar para as próximas férias em um destino irresistível!

Maragogi é uma cidade do estado de Alagoas. Ela está localizada a cerca de 124 km de distância da capital Maceió e a 100 km da pernambucana Porto de Galinhas, outro destino turístico do Nordeste brasileiro.

Maragogi e redondezas fazem parte da chamada Costa dos Corais, uma área de proteção ambiental que se estende por aproximadamente 120 km ao longo da costa e abriga praias lindas.

Para chegar em Maragogi, você pode pegar um voo para as capitais Maceió ou Recife. A partir de ambas, é possível ir por via terrestre com um carro alugado ou transfer.

  • Passagens – Opções a partir de: Rio R$ 456,00 e São Paulo R$ 518,00
  • Aluguel de carro – Categoria econômica R$ 128,39 a diária / veículos SUV R$ 292,37 a diária (preço médio para no mínimo 4 dias)
  • Passeios – O passeio de catamarã às piscinas naturais de Maragogi custa R$ 80,00. Já o passeio de buggy sai a partir de R$ 140,00 por pessoa.
  • Hospedagens – Há hospedagens mais econômicas, como os hostels e pequenas pousadas, e opções mais requintadas, como os hotéis pé na areia. Os resorts all inclusive Salinas e Grand Oca se destacam. Diárias em hotéis custam de R$ 80,00 a R$ 5.000,00, ou seja, tem para todos os públicos.

O tempo ideal para conhecer Maragogi é de 3 dias, especialmente para quem nunca foi lá. Estima-se que numa viagem de 3 dias para a cidade alagoana é necessário ter na faixa de R$ 1.500,00 a R$ 2.500,00 exceto as passagens aéreas. Com esse valor, dá para fazer os principais passeios, se alimentar bem e se hospedar num hotel 3 estrelas.

Veja também: Quanto custa viajar para Maragogi?

iFriend: Guia de viagem em Maragogi

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Conheça os iFriends em Maragogi e divirta-se!

Maragogi - alagoas
Maragogi – alagoas

Maragogi, o Caribe Brasileiro, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Já pensou em visitar o seu próximo destino antes mesmo de estar lá?

Monte um roteiro com nossos iFriends e desbrave como local.

Nossos Guias

Seguro Viagem

Que tal?