HomeGuia de viagem Madrid

Guia de viagem Madrid

Gran Via
Gran Via
Tudo que você precisa saber sobre Madrid você vai ver neste guia completo!

Considerada o “coração da Espanha”, a cidade de Madrid traduz a perfeita combinação de cultura, arte e lazer. Passeando por Madrid, você poderá sentir a pura essência espanhola, presente no estilo arquitetônico, – Até mesmo o prédio da Prefeitura é surpreendente, com torres brancas e detalhes neogóticos-, pela vida animada de suas praças e na gastronomia que encanta turistas e nativos. 

Madri, pelo seu tamanho, não é apenas a maior cidade da Espanha, como também a terceira maior de toda a União Europeia, ficando atrás de Berlim e Londres.  É o lugar perfeito para quem gosta de conhecer pessoas do mundo inteiro, já que grande parte da população local vem de outros países ou possui imigrantes em seus círculos de amizade.

Vocação turística de Madrid

Madrid consegue manter vivo seu passado, sendo ao mesmo tempo uma metrópole cosmopolita. Impossível não ver um turista que não se encante pelas construções que marcam a evolução da cidade, como o Palácio Real e a Puerta de Alcalá do século XVIII e a Catedral de la Almudena do século XIX. Mas sem dúvida a vida cultural da capital da Espanha é seu grande atrativo cultural, com passeios de compras, gastronomia e viagens até municípios vizinhos, como Toledo.

Destaques

Abram alas para as Tapas! Presente dos Deuses!Benção do papa!
As grandes estrelas de Madrid são as tapas, os famosos petiscos espanhóis, como presuntos crus, azeitonas temperadas, O Templo de Debod é uma construção egípcia de mais de 2.200 anos. Doado para a Espanha pelo Estado Egípcio, está aberto para visitação desde 1972 e foi levado pedra a pedra para a capital espanhola. Deste ponto você poderá tirar boas fotos, apreciando a vista ao poente.A Catedral de Almudena é um dos mais famosos marcos de Madrid e é a única catedral espanhola consagrada por um Papa.

O que fazer em Madrid?

Puerta de Alcalá
Puerta de Alcalá

Você terá grandes surpresas nessa cidade incrível!

Madri tem museus imperdíveis, bares de tapas, parques e várias possibilidades de passeios bate-volta de trem, ou seja, são tantas opções de pontos turísticos em Madrid, que com certeza serão necessários pelo menos 3 dias para conhecer os mais importantes locais da cidade.

Seus pontos turísticos refletem a grandiosidade histórica da capital espanhola e são considerados alguns dos mais belos monumentos da Europa.

Primeiro dia

Dê início aos encantos e descobertas de Madrid pelo Centro Histórico. Comece o dia pela Puerta del Sol,  que é uma das antigas portas de entrada da cidade, desde a época em que havia uma muralha em volta da cidade. É lá que fica também o Marco Zero de Madri, local em que é possível medir todas as distâncias das estradas espanholas. Não deixe de visitar o Palácio Real de Madri, residência oficial da Família Real Espanhola. Aproveite e visite a Catedral de Almudena, a primeira catedral espanhola consagrada por um Papa. Almoce no Mercado San Miguel, ótima opção para experimentar pratos típicos espanhóis.

Segundo dia

No segundo dia do seu roteiro, tire para visitar os principais museus da cidade, e atenção! Não são poucos.Comece pelo Museu do Prado, Museu Thyssen e Museu de Arte Reina Sofia. Todos com seus encantos e importância histórica.  Próximo ao Museu Thyssen, encontra-se a fonte de Cibeles. O Palácio Cibeles, que fica ao lado, proporciona ao visitante  que encarar o desafio de subir ao topo do edifício, uma vista de Madri muito bonita.

Depois do almoço, que tal um passeio pelo Parque del Retiro, onde está localizado o Palácio Velásquez, o Palácio de Cristal e a estátua do anjo caído, que segundo a lenda, é a única estátua ”em homenagem” ao diabo na Europa.

Terceiro dia

Reserve  o seu último dia no roteiro em Madrid para visitar o estádio do Real Madrid, o Santiago Bernabéu. Aproveite e não deixe de fazer o tour, que dura em média duas horas. O tour começa pela arquibancada superior e que tem uma vista bem legal do campo. O ponto alto é o Museu Real Madrid. Muito interessante! Mesmo quem não é amante de futebol vai curtir bastante o passeio,  já que o time é famoso no mundo inteiro e tem ótimos jogadores brasileiros e internacionais. Se você gosta de arquitetura, arte e de caminhar,vá visitar a Plaza de Castilla, famosa por ser a casa das duas torres Kio – As torres gêmeas inclinadas de Madrid. Depois do almoço, termine seu dia assistindo ao pôr do sol no Templo de Debod, que foi um presente dos egípcios à Espanha.

Veja também: O que fazer em Madrid

Quando visitar Madrid?

Gran Via
Gran Via

A cidade é linda durante o ano inteiro e cada estação possui seus encantos e  seus atrativos.

A cidade de Madri é conhecida entre as capitais europeias por seu clima, alternando em períodos de  temperaturas extremamente frias, outras com calor bem forte, quando os termômetros chegam a ultrapassar facilmente os 30 graus, podendo chegar até 34 ou 35°C.

Em geral, nos meses de inverno, é necessário estar bem agasalhado. Nos meses de julho e agosto faz muito calor, o que dificulta os passeios pela cidade

Alta Temporada

  • Prós –  Se você está buscando agitação e o melhor do verão europeu, então a pedida é embarcar durante o período de alta temporada para Madrid.
  • Contras – A única dica que damos é para que você evite o mês de agosto, quando a cidade fica bem cheia, principalmente por ser o pico das férias na Europa e também  pelas temperaturas, que costumam ser muito quentes. 

Baixa Temporada

  • Prós – O período de baixa temporada pode significar preços mais acessíveis, menos pessoas e trânsito nas ruas e restaurantes,  e menos filas em Madrid, 
  • Contras – A cidade fica mais vazia, sem o mesmo encanto e efervescência da alta temporada, podendo inclusive ter alguns dos seus pontos turísticos fechados.  Além disso, a baixa temporada é o período de mais frio na Europa.

Veja mais: Quando visitar Madrid

Gastronomia e o que comer em Madrid

Paella Espanhola
Paella Espanhola

Descubra as delícias e os sabores de capital espanhola 

Um dos pontos fortes de Madri é a gastronomia – E você vai comer muito bem, afinal os espanhóis entendem dessa fina arte! 

A cidade é conhecida tanto pelos restaurantes luxuosos como pelos mais simples. 

As grandes estrelas de Madrid são as tapas, os famosos petiscos espanhóis, como presuntos crus, azeitonas temperadas, carnes defumadas, entre outros. 

Tudo isso sempre acompanhado de um bom vinho espanhol – é de lei!

Alguns pratos de dar água na boca são:

A sensacional paella (ou paeja, como chamamos aqui no Brasil) – uma calderada de frutos do mar, regada ao azeite;

Cosido Madrileño – uma saborosa sopa de carnes cujo ingrediente principal é o grão-de-bico. 

Gazpacho – uma sopa fria à base de hortaliças, com destaque para o tomate, o pepino e o pimentão, muito popular no sul de Portugal, no sul de Espanha…

Enfim, você não tem motivos para não experimentar essas delícias!

Restaurantes en Madrid

  • Restaurante Olmeda – Paseo de Juan Antonio Vallejo-Nájera Botas, 38, 28005 
  • Restaurante Algarabía – Calle de la Unión, 8, 28013
  • El Sur – Calle de la Torrecilla del Leal, 12, 28012 
  • Entre Santos Cocktail Bar & Food Madrid – Calle de San Bartolomé, 4, 28004
  • Ástor gastro-place – Calle del Almendro, 9, 28005 

Veja também: Onde comer em Madrid

Pontos turísticos em Madrid

Catedral de Almudenha
Catedral de Almudenha

Encante-se e descubra todos os lugares do coração da Espanha

Madri é a capital da Espanha – por isso mesmo, você encontrará nela muitos pontos turísticos.

Os pontos turísticos de Madrid são históricos, perfeitos para fotografar e conhecer uma das cidades mais apaixonantes da Europa. 

As avenidas elegantes e os parques grandes e bem cuidados, como o Buen Retiro fazem a alegria dos locais e turistas de diversas partes do mundo para contemplar o que mais parecem pinturas vivas.

Veja agora nossa seleção de melhores destinos em Madrid: 

Museu do Prado

O Museu do Prado reúne os mais completos acervos de arte espanhola, entre os quais estão as obras de Goya, Velázquez entre outros mestres.

Plaza Mayor 

Esse é um dos locais mais emblemáticos da cidade. A Plaza Mayor está localizada no centro da cidade de Madrid. A praça tem formato retangular e está rodeada por edifícios, todos de três andares, os mais altos. Foi construída por Felipe V e é considerada a mais bela de toda a Espanha. Em 1848 foi colocada uma estátua do Rei Filipe III para homenageá-lo.

Mercado de San Miguel 

Ao lado da Plaza Mayor está localizado o famoso Mercado de San Miguel, um antigo mercado restaurado. Na parte de dentro do mercado, é possível encontrar quiosques com diversos tipos de comidas típicas espanholas.O Mercado de San Miguel é uma excelente opção se você busca um local animado, descontraído e com produtos frescos e de qualidade. 

Templo de Debod 

Um dos mais belos pontos turísticos de Madrid para ver o pôr do sol, o Templo de Debod  é um templo egípicio, doado para o Reino de Espanha e levado pedra a pedra para a capital espanhola. Deste ponto você poderá tirar boas fotos, apreciando a vista ao poente. 

Plaza Cibeles

Localizado próximo à Gran Vía, a Plaza Cibeles possui uma das fontes mais emblemáticas da cidade de Madrid, a Fonte de Cibeles. De lá também é possível apreciar o belíssimo Palácio de Cibeles, que é a atual sede da prefeitura da cidade. 

Estádio de Santiago Bernabéu

A visita ao estádio do Real Madrid é uma das atividades turísticas mais populares de Madrid.  Não adianta, gostando ou não de futebol, essa visita é imperdível pela majestosidade e pela importância do local. Seja para assistir algum jogo do Real Madrid ou para realizar o Tour Bernabéu com vista para o gramado, vale a visita!

Parque del Buen Retiro 

O Parque do Retiro é um dos maiores e mais antigos parques de Madrid, e conta com 118 hectares de jardins.  Pertenceu à monarquia espanhola até final do século XIX, quando passou a ser um parque público  Possui lindas esculturas, monumentos, palácios e lagos. Lá dentro, visite o Palácio de Cristal (sempre com alguma exposição). 

Palácio Real 

O Palácio Real, como o próprio nome já denuncia, é a residência oficial do Rei da Espanha, mas a família real só usa as dependências do Palácio em ocasiões especiais. É considerado o maior de toda a Europa em sua categoria e fica localizado na Plaza de Oriente. Sua construção foi iniciada em abril de 1738. Preste atenção nos aposentos reais, salas e ante-salas do palácio! São puro luxo. Destaque para o Salão do Trono, com leões de bronze compondo a decoração.

Parque Warner 

Para quem quer fugir um pouco dos passeios culturais e conhecer um dos parques mais famosos da cidade, não pode deixar de visitar o Parque Warner. É considerado um dos maiores da Espanha, reunindo turistas do mundo todo, não importa a época do ano.

Catedral de Almudena 

A Catedral de Almudena é um dos mais famosos marcos de Madrid. A igreja fica bem em frente ao Palácio Real. Sua construção começou em 1883, foi concluída em 1993 e consagrada pelo papa João Paulo II. É a única catedral espanhola consagrada por um Papa. Do alto é possível ter uma ótima visão do resto da catedral.

Veja mais: Pontos Turísticos em Madrid 

Palácio de Cibeles
Palácio de Cibeles

iFriend: Guia de viagem em Madrid

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade. Você pode escolher alguém com um perfil parecido/esperado e ter uma experiência incrível, focado nos seus desejos.

  • Debora – Obtenha as melhores experiências em Madrid
  • Norberto – Você conhecerá a história de Madrid e seus principais pontos turísticos 

Ver mais iFriends: guias locais em Madrid para você aproveitar MUITO a sua estadia!

Plaza Mayor
Plaza Mayor

Madrid é encantadora e espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?