HomeGuia de viagem Maceió

Guia de viagem Maceió

guia-viagem- eu-amo-maceio-letreiro-ifriend
Você vai adorar Maceió e suas belezas naturais!

Com seus mais de 40 quilômetros de orla, Maceió, a capital de Alagoas, é conhecida por suas belas praias com piscinas naturais e clima regularmente quente, o que atrai turistas durante o ano todo. 

Chamada de Caribe Brasileiro, a cidade encanta por seu litoral com águas cristalinas, mar tranquilo e paisagens naturais de tirar o fôlego.

Entre os locais mais badalados estão as praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, onde está a maior concentração de hotéis da região, e que apresenta uma vida noturna agitada, com muitos bares, quiosques, ciclovias e calçadão. 

Outras localidades próximas a Maceió que fazem sucesso e que valem a visita são Maragogi e São Miguel dos Milagres, ao norte do estado.

Vocação turística de Maceió

Maceió é uma das cidades nordestinas que mais vem se destacando no turismo nacional

Além de contar com belezas naturais, o município tem atraído turistas brasileiros e internacionais por sua gastronomia, orla animada, restaurantes com música ao vivo e muitas lojas de souvenires e artesanato de renda, típico da região.

 Destaques

O Caribe é aqui!Um tesouro abençoadoPiscinas Naturais

Chamada de Caribe Brasileiro, a cidade de Maceió encanta turistas e visitantes por seu litoral com águas cristalinas, mar tranquilo e paisagens naturais de tirar o fôlego. Entre os locais mais badalados estão as praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca.
Construída em 1821 e inaugurada em 1859, a Catedral Metropolitana de Maceió fica localizada no centro da cidade e apresenta uma arquitetura impressionante do período neoclássico. O charme em sua arquitetura e decoração fica por conta das cancelas de madeira, dos candelabros de prata e dos púlpitos decorados com filetes de ouro.A praia de Pajuçara atrai visitantes e mergulhadores de todos os lugares do mundo por suas águas transparentes e calmas, o que possibilita um bom banho de mar e o estudo de animais marinhos presentes no coral. As jangadas ancoram em torno da piscina natural, oferecendo a oportunidade de poder nadar juntos de corais e muitos peixes coloridos.

O que fazer em Maceió

Você vai adorar as paisagens naturais de Maceió 

Dentre as várias opções de programa que Maceió oferece aos turistas, não pode faltar uma caminhada no calçadão à noite, um passeio de barco pelas principais praias da região e provar as comidas típicas de Alagoas.

Com certeza, esse é um destino que vai surpreender quem puder conhecê-lo.

Primeiro dia

Para começar, é interessante visitar as três praias mais conhecidas e, normalmente, mais próximas dos hotéis – Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca. São seis quilômetros de orla arborizada, com calçadão, ciclovia e quiosques.

A praia de Ponta Verde é a mais agitada, tanto de dia quanto à noite, pois conta com uma orla cheia de restaurantes e bares com música ao vivo.

A aparência de cidade grande misturada com a natureza exuberante valoriza ainda mais a localidade. Também conta com várias lojinhas de renda, que fazem sucesso entre os visitantes.

Segundo dia

A praia do Gunga é uma das mais conhecidas de Alagoas e é considerada uma das mais bonitas do Brasil. Fica no município de Roteiro, a 40 km de Maceió. Essa praia é um passeio de dia inteiro e fica ainda melhor se você puder visitá-la durante a maré baixa.

Com um mar colorido, areia branquinha, falésias incríveis e muitos coqueiros que embelezam ainda mais o local, você vai se encantar e encontrar o cenário ideal para tirar belas fotos.

Há diversas opções de esportes como flyboard, paraglider, banana boat, jetski, ultraleve etc. Não deixe de fazer o passeio de quadriciclo pelas falésias.

Terceiro dia 

Outro lugar incrível, que se encontra a apenas 30 km do centro de Maceió, é Barra de São Miguel.

A paisagem paradisíaca também conta com águas claras e tranquilas, além dos corais, que quando a maré está baixa, é um show à parte.

A cor verde da água chama a atenção de quem visita a região.

 Veja também: O que fazer em Maceió

Quando visitar Maceió

Passeio de barco por Maceio
Passeio de barco por Maceió

Viva o calor de Maceió com tudo o que há de bom

A melhor época para visitar a capital alagoana é durante o tempo de calor, o que é rotineiro na cidade nordestina.

Entre os meses de agosto e abril, é garantido temperaturas acima dos 30 graus e sol durante todos os dias.

Apesar de que nos outros meses, raramente o turista será surpreendido com chuva em Maceió.

 Alta Temporada

  • Prós – A cidade enche de turistas de todos os lugares do Brasil e do mundo, que movimentam a economia local, tem muita festa, noite agitada e diversão garantida. A cidade se torna mais parecida com as grandes metrópoles.
  • Contras – Os restaurantes e as praias ficam mais cheias e, com o aumento de turistas, as diárias dos hotéis ficam mais caras. Para quem gosta de sossego e silêncio, a melhor saída é ir para as praias mais distantes do centro de Maceió.

Baixa Temporada

  • Prós – A cidade fica mais tranquila, as passagens costumam estar mais baratas e os hotéis costumam fazer promoções. É uma boa época para quem gosta de aproveitar as praias sem muita agitação e com o sol garantido.
  • Contras – A cidade fica mais vazia, sem o mesmo movimento e animação da alta temporada. Os passeios de barco podem ser reduzidos durante o período de baixa, já que dependem de certa quantidade de pessoas para realizarem os trajetos por mais vezes ao dia.

Veja também: Quando visitar Maceió

Gastronomia e o que comer em Maceió

Sururu - Comida de Maceio
Sururu – Comida de Maceió

Todos os sabores de Maceió para você aproveitar ao máximo

A gastronomia de Maceió é bem voltada para os frutos do mar, sendo o Sururu o prato mais conhecido.

Também são servidos baião de dois, carne de sol, entre outras comidas típicas nordestinas.

Restaurantes em Maceió:

  • Bodega do Sertão – Av. Dr. Júlio Marques Luz, 62 – Jatiúca
  • Restaurante Casa de Mainha – Rua Eng. Democrático Sarmento Barroca, 80 – Pajuçara
  • Imperador do Camarão – Av. Doutor Antônio Gouveia, 607 – Pajuçara
  • Janga Praia – Av. Silvio Carlos Viana, 1731 – Ponta Verde
  • Anamá Restaurante – Av. Silvio Carlos Viana, 2501 – Ponta Verde
  • Maria Antonieta – Av. Dr. Antônio Gomes de Barros, 150 – Jatiúca

Leia também: O que e onde comer em Maceió

Pontos Turísticos de Maceió

Museu Theo Brandão
Museu Theo Brandão

Tudo o que você precisa saber sobre Maceió e suas belezas

As praias são o ponto forte de Maceió, mas você encontra pela cidade alguns pontos turísticos relevantes. 

  • Mirante de São Gonçalo
  • Museu Théo Brandão
  • Catedral Metropolitana 
  • Feirinhas de Pajuçara 
  • Mercado Central de Maceió
  • Pontal da Barra 

Mirante de São Gonçalo 

O Mirante de São Gonçalo, no centro de Maceió, é um lugar perfeito para fotos. 

Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore 

Esse museu tem vasto acervo que conta um pouco da história de Alagoas e do povo alagoano. Lá você pode conferir peças de artistas locais, objetos utilizados em manifestações culturais, fotografias, etc. 

Catedral Metropolitana 

Construída em 1821 e inaugurada em 1859, a Catedral fica localizada no centro de Maceió e apresenta uma arquitetura impressionante do período neoclássico. É uma construção histórica do nosso país, portanto, vale a pena a visita. A região ainda conta com vários restaurantes, caso queira almoçar após o passeio.

Feirinhas de Pajuçara 

Outra dica bem interessante é visitar as feirinhas da praia de Pajuçara, que se encontra próximo de Ponta Verde. O turista pode adquirir comidas típicas, lembrancinhas da cidade, artesanato e roupas. Tudo por um preço em conta! Além disso, pode aproveitar para andar pela orla e tomar um açaí ou comer uma tapioca nos restaurantes típicos que costumam ficar abertos toda a noite na alta temporada.

Mercado Central 

O Mercado Central de Maceió está localizado no centro da cidade. Você encontrará cerâmicas, lustres de palha, sapatos e bolsas em couro, chapéus, renda e artesanatos nordestinos.

Pontal da Barra

Também é chamado de “Rua das Rendeiras”. Um bairro que reúne boas lojas para comprar artesanato, mas onde muitas artesãs vivem da manufatura e do comércio da renda. Lá você encontrará o filé, uma renda típica de Alagoas, com seus pontos coloridos e vazados

Praias de Maceió

Praia do Francês - Maceió
Praia do Francês

Os grandes atrativos de Maceió são suas praias maravilhosas

A cidade de Maceió também é chamada de Caribe Brasileiro por suas águas verde piscina e ventos calmos nos coqueiros que se assemelham às paisagens da costa caribenha. 

  • Praia de São Miguel dos Milagres 
  • Piscinas Naturais de Pajuçara
  • Praia de Pratagi 
  • Praia de Ipioca 
  • Praia do Gunga 

Praia de São Miguel dos Milagres 

Localizado a 97 quilômetros, o local é muito procurado por quem quer sossego e privacidade. Com suas águas calmas e cristalinas, o tom verde encanta quem conhece a região. O recife de coral embeleza ainda mais a paisagem e cria piscinas naturais, badaladas entre os turistas.

Piscinas Naturais de Pajuçara

Localizada em uma região bastante conhecida de Maceió, a praia de Pajuçara atrai visitantes e mergulhadores de todos os lugares do mundo por conta de seu mar transparente e calmo, o que possibilita um bom banho de mar e o estudo de animais marinhos presentes.

Praia de Pratagi 

O mar tranquilo, com a presença de piscinas naturais, é por si só um convite às famílias que buscam uma maneira de se divertir e descansar. O visual melhora ainda mais quando se direciona ao canto esquerdo da praia, onde não há urbanização. O contato com a natureza e a vista são incríveis.

Praia de Ipioca 

É considerada o paraíso deserto de Maceió. Está localizada a 20 quilômetros do Hotel Maceió Atlantic. É uma ótima opção para quem deseja um lugar sossegado e sem muitas pessoas ao redor. Os bancos de areia formam piscinas naturais ótimas para o mergulho e diversão tranquila para a família.

Praia do Gunga 

praia do Gunga é uma das mais conhecidas de Alagoas e é considerada uma das mais bonitas do Brasil. Fica no município de Roteiro, a 40 km de Maceió.

Com um mar colorido, areia branquinha, falésias incríveis e cercada por coqueiros, essa praia é encantadora e caiu nas graças de turistas dos quatro cantos do país. Não deixe de conhecê-la na sua viagem a Maceió.

Veja também: Praias de Maceió

Passeios em Maceió 

Passeio de Buggy
Passeio de Buggy

Os passeios em Maceió vão te surpreender

Ao viajar para Maceió, você deverá estar ciente que boa parte das atrações não estão na capital de Alagoas em si, mas espalhadas pelas pequenas cidades vizinhas. Você deverá pensar nos deslocamentos hotel-passeio-hotel, entre outras comodidades como almoços, lanches e jantares.

Para isso, conte com a expertise de um iFriend e programe alguns roteiros que não podem faltar.

Passeio de buggy ou de barco até as piscinas naturais

Trata-se de uma aventura única, na qual além de você se divertir com a façanha dos bugueiros ou um animado passeio de barco, você poderá nadar nas piscinas naturais, consideradas as mais relaxantes de todo o nordeste. 

Programa urbano

Não deixe de fazer o programa urbano calçadão + praia – você certamente terá uma experiência turística sem igual, dentro do que espera de bons bares com música, mar azul e ventos constantes. Aproveite para comprar lembrancinhas na Feirinha da Pajuçara.

Dia de praias 

Não deixe de fora do roteiro um dia para conhecer as Praias do Francês e da Barra de São Miguel. A primeira está localizada no município de Marechal Deodoro, a pouco mais de 20 minutos de Maceió, e a segunda na cidade de mesmo nome, a 30 minutos da capital alagoana. A praia do Francês é uma das mais famosas do estado – uma praia urbana, que possui boa estrutura na areia e um arrecife que faz com que o mar fique calminho. Excelente para famílias e crianças.   

Descubra fantásticas experiências em Maceió

Veja mais: Passeios em Maceió

iFriend em Maceió

Agora que você conhece bem Maceió e todas as suas belezas, contrate o serviço de um iFriend – os iFriends de Maceió sabem tudo sobre os passeios na cidade e oferecem uma experiência local única.

Vista noturna de Maceió-al
Vista aérea de Maceió

Maceió, o Caribe Brasileiro, aguarda sua visita!

iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?