HomeGuia de viagem João Pessoa

Guia de viagem João Pessoa

Orla de João Pessoa
Orla de João Pessoa
Você vai adorar conhecer João Pessoa neste guia completo!

João Pessoa é uma das cidades mais importantes do nordeste brasileiro. A capital da Paraíba conta com um litoral de aproximadamente 24 quilômetros de extensão, divididos em nove praias de águas mornas e tranquilas. São elas: Bessa, Manaíra, Tambaú, Cabo Branco, Seixas, Penha, Jacarapé, Praia do Sol e Barra de Gramame. A cidade faz limite, ao norte, com Cabedelo, que possui atrativos turísticos como o pôr do sol do Jacaré, e ao sul com Conde, que tem como destaque, as praias de Coqueirinho e Tambaba.

Histórico de João Pessoa

João Pessoa, capital da Paraíba é uma das mais antigas capitais do país. Foi fundada por colonizadores portugueses com o nome de Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, em 5 de agosto de 1585. Suas primeiras edificações foram às margens do Rio Sanhauá, um afluente do Rio Paraíba, hoje conhecido como Porto do Capim, no bairro do Varadouro.

Em 1588, a cidade passou a se chamar Filipéia de Nossa Senhora das Neves, em homenagem ao rei Filipe II, que, na época, acumulava os tronos da Espanha e de Portugal. Em 1634, a capital paraibana foi invadida pelos holandeses, que a batizaram de Fredrikstad (Cidade de Frederico), em homenagem ao príncipe de Orange, Frederico de Orange.

Após o declínio da Nova Holanda e com a saída dos neerlandeses, a cidade adquiriu o nome de Parahyba do Norte, em 1654. Sua denominação atual, João Pessoa, é uma homenagem ao político paraibano João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, assassinado em 1930, na cidade do Recife, quando era governador da Paraíba e concorria como candidato a vice-presidente da República, na chapa de Getúlio Vargas.

Edificado seu casario histórico no Varadouro, João Pessoa, nos seus primórdios, se dividiu entre cidade baixa e alta. A expansão urbana ocupou a antiga área rural. A partir da segunda metade dos anos 1960, com a ocupação da orla marítima, a economia dos locais mais antigos da capital perdeu um pouco de sua importância de outrora. Quanto à arquitetura, os bairros centrais comportam a maior parte das áreas que são objeto de tombamento pelos órgãos de proteção ao patrimônio.

Por que visitar João Pessoa?

Museu casa do artista popular
Museu casa do artista popular

A capital cultural do nordeste tem inúmeros atrativos

Capital mais a leste do Brasil (a Ponta do Seixas, ponto mais oriental do continente americano, fica lá), João Pessoa é uma das cidades mais interessantes do Nordeste. Ela é visitada durante todo o ano por milhares de turistas que vão em busca de suas praias, seu centro histórico e sua forte cultura regional.

João Pessoa oferece boa infraestrutura hoteleira, ótimos restaurantes e hospitalidade. É um destino limpo e arborizado, com investimentos voltados para turismo e cultura. Passeando pela orla de Tambaú, você encontra uma das áreas mais completas da cidade, com muitas opções de hotéis, barraquinhas de comida e artesanato, restaurantes de todos os tipos, espaço para passeios de bicicleta e a própria Praia de Tambaú. 

A capital paraibana também conta com outras atrações muito bem cuidadas e modernas, como o Parque Sólon de Lucena, onde fica a famosa lagoa, um de seus cartões-postais. Além disso, a cidade é rica em pontos históricos. Um passeio imperdível é visitar o Mercado de Artesanato Paraibano, que tem excelentes opções de compras para você levar lembrancinhas da viagem.

João Pessoa é um destino perfeito para quem gosta de curtir os pontos turísticos com tranquilidade. Justamente por não estar entre as cidades mais populares do Nordeste, recebe uma quantidade menor de visitantes em comparação às cidades vizinhas. Porém, é natural que ela fique mais cheia em algumas épocas do ano, ainda assim, menos que as outras capitais. Por outro lado, há intensos investimentos em turismo na região, o que faz João Pessoa ser ideal para quem busca calmaria e boa infraestrutura.

Veja também: Por que visitar João Pessoa?

O que fazer em João Pessoa?

Estação Cabo Branco
Estação Cabo Branco

De tudo um pouco! Os melhores sabores, agitos culturais, baladas!

Para conhecer bem João Pessoa, um roteiro de, no mínimo, três dias é o indicado. Jampa (para os íntimos) oferece como atrativos lugares históricos, praias, trilhas e boa gastronomia. Além disso, a capital abriga muitos parques naturais, que fazem da cidade uma das mais verdes da América do Sul.

Confira nossa programação para você aproveitar tudo isso e muito mais de João Pessoa.

Primeiro dia

Acorde bem cedo para fazer o passeio de barco às piscinas naturais do Seixas ou Picãozinho. Ambas são incríveis. A do Picãozinho costuma ter um fluxo menor de visitantes. Grande parte das embarcações para as piscinas partem do canto esquerdo da Praia de Tambaú. Os passeios duram cerca de 3 horas e é um dos mais divertidos para realizar na viagem.

Após o tour, você pode conhecer as praias de Tambaú e Cabo Branco. Aproveite para passear na orla e escolha uma delas para passar o resto do dia.

Para o jantar, nossa sugestão é o NAU, restaurante especializado em peixes e frutos do mar.

Segundo dia

Neste dia, você irá conhecer alguns dos monumentos históricos mais importantes da Paraíba e Nordeste. É um prato cheio para quem gosta de passeios culturais.

O centro histórico de João Pessoa fica a cerca de 10 km da zona sul da cidade. Algumas atrações para visitar no local são: Centro Cultural São Francisco, Igreja Nossa Senhora do Carmo e o Museu Casa do Artista Popular, localizado na Praça da Independência.

Depois do passeio no centro histórico, é hora de partir para a Estação Cabo Branco, um espaço projetado por Oscar Niemeyer, dedicado à ciência, cultura e arte.

Pertinho dali, está o Farol do Cabo Branco. O mirante do Cabo Branco (em frente ao farol), construído sobre uma falésia, oferece uma vista ímpar para a famosa Ponta do Seixas. Vai Dar um fim de tarde e tanto!

Encerre o dia jantando no The W Restaurante, localizado à beira-mar da Praia de Manaíra. O espaço é sofisticado, conta com terraço e serve pratos refinados de frutos do mar, peixes e carnes.

Terceiro dia

Para fechar sua estadia da melhor forma, siga para o litoral sul para desfrutar das praias de Tambaba, Coqueirinho e Tabatinga. Elas ficam no município de Conde e são lindas. Não tem como ir à Paraíba e não conhecê-las.

Antes de voltar para o hotel, faça uma parada na Praia do Amor para tirar a clássica foto no Arco do Amor, uma pedra furada esculpida naturalmente pelo vento e pelo mar.

Um excelente pedida para a noite é o Bar Seu João, que serve uma cerveja bem gelada, caldos e petiscos.

Veja também: o que fazer em João Pessoa?

Quando visitar João Pessoa?

Praia de Tambaba- João Pessoa
Praia de Tambaba- João Pessoa

João Pessoa é o destino certo para as férias de verão

João Pessoa é um destino quente, assim como outras cidades nordestinas. No entanto, existe uma melhor época para viajar para a capital. Verão é tempo de alta temporada e, apesar dos preços mais altos, a melhor época para visitar Jampa. A temperatura média fica em torno de 26ºC, o mar está morno e as chuvas são mais escassas.

No inverno, com médias na casa dos 24ºC, os dias continuam quentes, mas a viagem pode não ser tão legal por coincidir com o período de chuvas. Para não ter seus passeios comprometidos pelo mal tempo, fuja do período chuvoso, que vai de março a agosto. Se você é praticante de esportes como o kitesurf e o windsurf, saiba que de julho a setembro os ventos são mais fortes na região.

Outro ponto importante para levar em consideração são as fases da lua. É isso mesmo! Procure viajar em uma semana de lua cheia ou lua nova, pois nessas semanas a maré fica favorável aos passeios de maré baixa. 

Assim como no verão, João Pessoa também faz sucesso no mês de junho. Durante o período, a capital paraibana e outras inúmeras cidades nordestinas atraem visitantes que curtem celebrar o característico São João.

Alta Temporada

  • Prós – A cidade fica mais animada, com mais opções de entretenimento e mais turistas circulando pelas ruas. As temperaturas são mais altas, o mar está morno e as chuvas são mais escassas, ideal para aproveitar as praias.    
  • Contras – Os preços cobrados nas hospedagens e passagens aéreas são mais salgados.

Baixa Temporada

  • Prós – Os preços praticados em hospedagens e aéreo são mais convidativos. Além disso, como a capital tem menor fluxo de turistas nesta época, fica mais fácil pechinchar e conseguir descontos.    
  • Contras – A possibilidade de chuvas é maior na baixa temporada, o que pode comprometer alguns passeios. 

Veja também: Quando visitar João Pessoa?

Praias em João Pessoa

Piscinas Naturais ponta do Seixas - João Pessoa
Piscinas Naturais ponta do Seixas – João Pessoa

As praias de João Pessoa são lindas o ano inteiro!

João Pessoa é uma das maravilhas do litoral nordestino, com uma seleção de praias lindas dentro do município e também nos seus arredores.

A cidade é conhecida como “Porta do Sol”, por causa da Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas: é o lugar onde o sol nasce primeiro em todo o continente americano.

Fato é que existem diversos motivos para visitar a capital. Aqui listamos as principais praias de João Pessoa para você escolher as suas preferidas!

  • Praia de Tambaú – Considerada uma das melhores de João Pessoa, a Praia de Tambaú costuma estar sempre movimentada, já que esta é uma área onde se concentra a maior parte dos hotéis, bares e restaurantes da capital. É uma praia com um belíssimo visual, muitos coqueiros e um mar tranquilo, com a coloração um pouco mais escura e esverdeada.
  • Praia do Bessa – Com 6 Km de extensão, uma pequena avenida beira-mar e calçadão, a Praia do Bessa também está entre as melhores da cidade. É uma praia ideal para caminhar, jogar frescobol ou alugar uma prancha de stand up-paddle e caiaques que levam às piscinas naturais de águas cristalinas e cercadas por corais. Diferentemente de outras praias que recebem muitos visitantes, a Praia do Bessa não oferece uma ampla variedade de barracas, quiosques ou ambulantes na areia. A boa pedida é, depois de curtir o dia na praia, ir para um dos bares próximos que têm ótimas opções de happy hour.
  • Praia do Cabo Branco – A praia mais urbana da cidade é Cabo Branco, que fica bem no meio de João Pessoa. É aquele local em que a orla está cheia de bares e restaurantes, ou seja, tem ótimas opções para refeições, café, drinks e o que mais o turista desejar. E para ficar ainda melhor, há uma ciclovia que contorna o mar e permite apreciar toda a beleza do lugar em um passeio de bike. É nesta praia que acontece a maioria dos encontros, shows e apresentações artísticas e culturais da capital paraibana.
  • Praia de Manaíra – Mesmo estando em um trecho urbano da cidade, a Praia de Manaíra é bem tranquila. Ela é a preferida de turistas e moradores para a prática de esportes, como caminhadas e jogging. A orla é fechada das 5h às 8h da manhã para dar mais tranquilidade aos esportistas.

Observação: Não espere infraestrutura no local, pois não há barracas à beira-mar nem restaurantes. No entanto, o bairro possui um centro comercial bastante atrativo, com shoppings e muitas opções de alimentação. Apesar de ser uma ótima praia para a prática de esportes, não é indicada para banho de mar, já que as águas são bravas e com ondas fortes.

  • Praia Barra de Gramame – Na Barra de Gramame, os turistas têm o privilégio de poder nadar na água salgada e na água doce (lá acontece o encontro do rio com o mar). É uma praia com ventos propícios à prática de esportes como kitesurf e windsurf. Junto da orla da praia ficam alguns quiosques, que oferecem cadeiras, guarda-sóis, petiscos e bebidas.
  • Praia do Seixas – A Praia do Seixas (conhecida também como Ponta do Seixas) é considerada uma das mais belas praias urbanas de João Pessoa. Ela faz limite com a praia da Penha, ao sul, e praia do Cabo Branco, ao norte, sendo frequentada principalmente pela população de bairros da zona sul da cidade. Nessa praia fica o Extremo Oriental das Américas, fato curioso que atrai turistas e locais que desejam estar mais próximos dos continentes Africano e Europeu.

Veja também: Praias em João Pessoa

Ecoturismo em João Pessoa

PIsicnas naturais do Picãozinho- joão pessoa
PIsicnas naturais do Picãozinho- joão pessoa

Tem pra todos os gostos e aventuras!

João Pessoa é um destino com muitas atrações de sol e mar, que proporcionam uma deliciosa conexão com a natureza e momentos de tranquilidade, característicos da capital paraibana. Para os mais aventureiros, é possível viver a experiência com uma pitada a mais de emoção, como num passeio de jipe pelo litoral.

Listamos aqui algumas atividades de ecoturismo em Jampa para você adicionar ao seu roteiro!

  • Kitesurf e windsurf – As águas calmas e o vento constante do litoral de João Pessoa abrem espaço para a prática de esportes náuticos. As praias de Tambaú, Bessa e Barra de Gramame são ponto de encontro de esportistas que praticam kitesurf e windsurf.
  • Snorkeling – O snorkeling tem espaço garantido na capital. Seguindo para o sul, Coqueirinho conta com formações de corais perfeitas para apreciar a vida marinha. Já os passeios de barco apresentam as piscinas naturais de Picãozinho, do Seixas e da Ilha de Areia Vermelha, que na maré baixa convidam a mergulhos em meio a peixes coloridos.
  • Passeios de barco – Nada como um passeio de barco para aproveitar o dia, apreciar a beleza local, desfrutar de banhos de mar e mergulhar nas piscinas naturais. Nas embarcações é possível alugar máscara de mergulho para apreciar a fauna marinha. Há diversas opções de passeios de barco na cidade, com saídas de diferentes pontos.
  • Farol do Cabo Branco – Um dos cartões-postais de Jampa, o farol tem um formato triangular (único no país) e 19 metros de altura. Foi construído sobre uma falésia na Praia de Cabo Branco, a cerca de 800 metros ao norte da Ponta do Seixas. Em frente ao farol, tem um mirante de onde se tem uma vista linda para o mar. É um lugar para contemplar a natureza e tirar belas fotos.
  • Passeio ecológico de Jipe – Os passeios de Jipe 4×4 seguem para o litoral sul ou litoral norte da capital, sendo possíveis somente com maré baixa. Há a opção de fazer o tour pelo litoral sul passando por praias mais famosas, por praias mais desertas ou combinando as duas alternativas. Entre elas estão as praias Barra de Gramame, Coqueirinho, Tambaba, Tabatinga e Praia do Amor.

Já o passeio para as praias do litoral norte se divide entre o litoral norte urbano (até Cabedelo) e o litoral norte do outro lado do Rio Paraíba (em Lucena). Os passeios incluem visitas a pontos turísticos, trilha de jipe na mata (passando por ruínas e falésias), banhos em piscinas naturais e, é claro, vistas de tirar o fôlego. Os Jipes levam até 6 passageiros e a atividade pode durar até 8 horas.

  • Pôr do sol na Praia do Jacaré – A Praia do Jacaré, localizada no município de Cabedelo, dentro da região metropolitana de João Pessoa, é um ponto turístico bem disputado ao entardecer. Apesar de ser chamada de Praia do Jacaré, as águas pertencem, na verdade, ao Rio Paraíba. Assistir ao pôr do sol, ao som do bolero de Jurandy do Sax, é tradição há anos no local. O Jurandy toca bolero de Ravel dentro de uma canoa, enquanto o público assiste da orla ou dos catamarãs no rio.

Veja também: Ecoturismo em João Pessoa

Gastronomia em João Pessoa

Arrumadinho
Arrumadinho

Jampa oferece uma autêntica experiência gastronômica nordestina

Dizem que uma viagem só fica completa se você experimentar os pratos mais tradicionais da região. E João Pessoa, como toda capital do Nordeste, está cheia de opções para quem quiser saborear a legítima culinária nordestina.

O Mercado Central é o lugar certo para imergir na gastronomia local, provando comidas regionais nas barraquinhas. Entre os pratos típicos da cidade, podemos citar o cuscuz, o rubacão, o mungunzá e o arrumadinho.

Porém, se você vai viajar para João Pessoa, saiba que não precisa se limitar a se alimentar da comida regional. A cidade oferece ótimos restaurantes contemporâneos que apostam na culinária internacional.

Restaurantes em João Pessoa

  • Mangai – Av. Gen. Edson Ramalho, 696 – Manaíra
  • Gulliver Mar Restaurante – Av. Cabo Branco, 5160 – Cabo Branco
  • The W Restaurante – Av. João Maurício, 451 – Manaíra
  • Camarada Camarão – Av. Gov. Flávio Ribeiro Coutinho, 1592 – Jardim Oceania
  • NAU Frutos do Mar – R. Lupércio Branco, 130 – Manaíra
  • Mitt Sushi Bar – Av. Gov. Argemiro de Figueiredo, 2100 – Sala B – Jardim Oceania
  • Reserve Garden – Av. Euzely Fabrício de Souza, 340 – Manaíra
  • Santa Grelha – R. Manoel Arruda Cavalcante, 805 – Manaíra
  • Restaurante Olho de Lula – Av. Cabo Branco, 2300 – Cabo Branco
  • Adega do Alfredo – Av. Ingá, 92 – Manaíra

Veja também: Onde comer em João Pessoa

Hotelaria em João Pessoa

Hotel Tambaú
Hotel Tambaú

O melhor do conforto no nordeste brasileiro

Escolher uma hospedagem em João Pessoa não é uma tarefa muito difícil. A cidade não é tão grande como suas capitais vizinhas, mas oferece uma boa variedade de hotéis, com a vantagem de não ter os preços salgados que se vê em outros destinos do Nordeste.

Um ponto importante a considerar é a localização do hotel, principalmente se você estiver sem carro. Tambaú é o melhor bairro para ficar, pois nele se concentram bons restaurantes, lojinhas, um calçadão e uma ótima praia. É um lugar movimentado dia e noite, onde se pode fazer várias coisas caminhando.  

Bairros como Cabo Branco e Manaíra também são opções legais e tranquilas de hospedagem, que ainda ficam próximas (ou até de frente) da praia. 

Hotéis em João Pessoa

  • Intercity João Pessoa – Av. João Maurício, 1185 – Manaíra
  • Nobile Suítes Tambaú – Av. Alm. Tamandaré, 612 – Tambaú
  • Smart Hotel – R. Nossa Sra. dos Navegantes, 602 – Tambaú
  • Marinas Praia Hotel – Avenida Cabo Branco 1116 Praia – Cabo Branco
  • Littoral Hotel – Av. Cabo Branco, 2172 – Cabo Branco
  • Bessa Beach Hotel – Av. Arthur Monteiro de Paiva, 1066 – Bessa

Veja também: Hotelaria em João Pessoa

Passeios em João Pessoa

Igreja de Nossa Senhora do Carmo - João Pessoa
Igreja de Nossa Senhora do Carmo – João Pessoa

A capital cultural do nordeste tem passeios incríveis!

Uma das capitais com mais qualidade de vida no Nordeste, João Pessoa é lar de riquezas históricas, culturais, gastronômicas e belezas naturais. Jampa já recebeu o título de “cidade criativa” pela UNESCO e ficou conhecida como a “Cidade Brasileira do Artesanato”.

Destino onde o sol nasce primeiro, são inúmeras as razões para visitar essa cidade de um povo tão hospitaleiro.

Então, vamos conferir alguns passeios bem legais para fazer durante sua estadia!

  • Museu Casa do Artista Popular – No centro da cidade e com uma arquitetura lindíssima, a Casa do Artista Popular conta com uma magnífica exposição de peças de madeira ou barro, tecidos bordados e quadros, entre outras obras assinadas por artistas paraibanos.
  • Estação Cabo Branco – No caminho para as praias do sul e próximo ao Farol de Cabo Branco fica este centro cultural projetado por Oscar Niemayer. A Estação Cabo Branco abriga um parquinho com brinquedos educativos, cafeteria, exposições fixas e temporárias e ainda promove oficinas. Vale ficar atento à programação ao planejar sua viagem.
  • Parque Sólon de Lucena – Também conhecido como Parque da Lagoa, o Parque Sólon de Lucena é um espaço público com pistas de skate, ciclovia, pista para caminhada e uma lagoa linda. Além disso, há um playground para as crianças e um grande gramado onde você pode apenas deitar e relaxar ou fazer um piquenique em família.
  • Parque Zoobotânico Arruda Câmara – Este parque é um é um jardim zoobotânico com várias opções de lazer que atende a duas funções: a função ecológica, que caracteriza o jardim botânico, com sua flora diversificada, com árvores seculares, plantas ornamentais e medicinais; e a função de zoológico, onde abriga diversas espécies animais, entre aves, répteis, peixes, mamíferos e os anfitriões do parque, os simpáticos macacos.
  • Centro Cultural São Francisco – Fundado originalmente como uma igreja, o centro cultural foi depois declarado como patrimônio histórico nacional. Hoje em dia, estudantes de todo o mundo vão para conhecer este que é um dos mais importantes monumentos da arte do período barroco. O local guarda mostras de artes e oficinas, mas você pode passar horas apenas olhando para os detalhes nas paredes sem se sentir entediado – em alguns pontos você vai conseguir ver artes esculpidas na madeira e recobertas com ouro, uma verdadeira escultura.
  • Casarão dos Azulejos – Prédio histórico, localizado no centro histórico da cidade, o Casarão dos Azulejos foi construído e utilizado como residência pelo comendador Antonio Santos Coelho. Possui como particularidade principal o revestimento externo com azulejos portugueses em tons azuis, trazidos da fábrica Devezas, da cidade do Porto. 

Durante muito tempo, o Casarão provocou a cobiça de algumas pessoas, que tentaram danificar o prédio com a intenção de se apoderar de alguns desses azulejos europeus.

Em agosto de 1980, o Casarão dos Azulejos foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep).

Veja também: Passeios em João Pessoa 

Quanto custa viajar para João Pessoa?

Praia de Tambaú - João Pessoa
Praia de Tambaú – João Pessoa

Muito menos do que você imagina numa das capitais mais baratas para viajar

João Pessoa é uma cidade costeira próxima da foz do Rio Paraíba e é capital do estado da Paraíba. Ela fica no leste no Brasil, a cerca de 116 km de Recife (PE) e a 179 km de Natal (RN).

O Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto fica no município de Bayeux (a 14 km do centro de João Pessoa) e recebe voos das principais capitais brasileiras. Para quem não for alugar um carro, do aeroporto para a capital, é possível ir de táxi, transfer ou ônibus – a rodoviária fica perto do centro e, logo em frente, há um terminal de ônibus urbano com linhas para toda a cidade. 

  • Passagens – Opções a partir de: Rio R$651,00 e São Paulo R$407,00
  • Aluguel de carro – Categoria econômica R$87,56 a diária / veículos SUV R$205,74 a diária (preço médio para no mínimo 4 dias)
  • Passeios – Os passeios na capital paraibana, em geral, não são caros. O turista pode conferir muitas atrações gratuitas, como o Farol do Cabo Branco e o Parque Sólon de Lucena, além das praias, é claro. O passeio de catamarã às piscinas naturais custa em torno de R$50,00 por pessoa. Já um city tour pela cidade com guia e transfer incluso sai a partir de R$18,00 por pessoa.
  • Hospedagens – Há desde hospedagens mais econômicas, como hostels, a hotéis 5 estrelas e coberturas luxuosas com vista para o mar. As diárias custam de R$73,00 a R$6.840, ou seja, tem para todos os gostos e bolsos.

O tempo ideal para conhecer João Pessoa é de 5 dias, especialmente para quem nunca foi lá. Estima-se que numa viagem de 5 dias para a capital é necessário ter de R$2.000,00 a R$3.000, exceto as passagens aéreas. Com esse valor, dá para fazer os principais passeios, conhecer as melhores praias, se alimentar bem e se hospedar num hotel confortável.

Veja também: Quanto custa viajar para João Pessoa?

iFriend: Guia de viagem em João Pessoa

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade. Conheça os iFriends em João pessoa e divirta-se.

Praia de Tambaú - João Pessoa
Praia de Tambaú – João Pessoa

João Pessoa, a simpática capital da Paraíba, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Já pensou em visitar o seu próximo destino antes mesmo de estar lá?

Monte um roteiro com nossos iFriends e desbrave como local.

Nossos Guias

Seguro Viagem

Que tal?