HomeGuia de Viagem: Jericoacoara

Guia de Viagem: Jericoacoara

Guia completo de Jericoacoara

Que tal conhecer o verdadeiro paraíso nordestino? Jericoacoara fica na cidade do Ceará e, recentemente, passou a ser um destino badalado entre as celebridades. Tudo isso tem um motivo: suas paisagens são impressionantes – e a experiência é ainda mais especial. Por isso, antes de viajar, conhecer o Guia completo de Jericoacoara vai te ajudar muito a aproveitar ao máximo o seu destino

Na hora de montar seu roteiro de viagem, nada melhor que já conhecer as atrações para se preparar. Dessa maneira, você vai poder curtir cada cantinho do local, inclusive aqueles que só os moradores conhecem!

Venha saber como o guia completo de Jericoacoara pode te ajudar e comece a se preparar para a viagem!

Como chegar

Chegar em Jeri nem sempre é fácil, mas vale muito a pena! A vila de Jericoacoara está a 300 km de Fortaleza – Ceará, e é cercada por muitas dunas.

Desde a inauguração do Aeroporto Regional de Jericoacoara, a distância de Jeri ficou menor, e acabou facilitando para quem sonha em visitar o local.ficou mais fácil chegar ao local e diminuir as distâncias.

Existem duas opções para quem planeja chegar

  1. Ir de avião até o Aeroporto Regional de Jericoacoara (JJD), localizado na cidade vizinha de Cruz, a cerca de 30km de Jeri
  2. Ir de avião até o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, que está a 300km de Jeri. 

De todos os jeitos, você ainda vai precisar de um carro para chegar em Jeri, e muitas das vezes Fortaleza ainda é uma das saídas mais indicadas pois a oferta de voos pelo Aeroporto Regional de Jericoacoara ainda é limitado.

A melhor opção de carro é um 4×4, que são oferecidos no Aeroporto ou contratados com antecedência. Isso pois, ao chegar na Praia do Preá, os pneus são esvaziados para circular pelas dunas. E a vista vale a pena!

Taxa de turismo

Desde 2017 a prefeitura de Jijoca começou a cobrar uma taxa de turismo no valor de R$ 5,00 por dia, e precisa ser paga na entrada da vila, ou antecipadamente pelo site oficial.

Idosos com mais de 60 anos e crianças até 12 anos estão isentos desta cobrança, mas é sempre importante verificar antes de realizar sua viagem.

Melhor época para viajar

O segundo semestre (de julho a agosto) é a melhor época para visitar Jeri, pois quase nunca chove e o sol é bom o dia inteiro.

Melhores e piores épocas

  • Pouca chuva: Julho a Dezembro;
  • Possivelmente terá chuva: Janeiro e Junho;
  • Probabilidade grande de chuva: Fevereiro e Maio;
  • Com certeza terá chuva: Março e Abril.

Quantos dias ficar

Para conhecer tudo e fazer os principais passeios turísticos como um verdadeiro local, o mínimo seriam 3 dias, e o máximo você escolhe, né?!

Onde ficar

Por ser uma vila relativamente pequena, a estrutura de Jericoacoara é quase sempre a mesma, e atualmente os hotéis e pousadas atendem todos os públicos possíveis!

Se quer gastar pouco, o ideal é ficar em pousadas um pouco mais distantes do centro e da praia, pois os grandes hotéis que ficam de beira são extremamente caros.

Procure ficar em ruas paralelas ou nas ruas principais, que são: Rua do Forró, Rua São Francisco, Rua Principal e Rua das Dunas. Elas são as mais agitadas, com gastronomia, bares e noitadas locais.

As praias são os grandes atrativos da cidade

As atrações naturais como as praias, são o quente de Jeri, como é carinhosamente conhecida. O mar costuma ser tranquilo, com temperatura agradável e reflexo cristalino. Quer coisa melhor?

A praia de Jericoacoara é uma das principais do destino, e é famosa pelas suas redes em meio às águas tranquilas. É a aposta perfeita para descansar no paraíso.  Além disso, existem passeios incríveis que te levam para curtir o visual selvagem da praia Mangue Seco, a Lagoa do Paraíso ou a areia fininha da praia do Preá.

Passeio pelo litoral

Existem dois grandes principais passeios a ser realizado em Jeri, caso contrário, seu Guia completo em Jericoacoara não será concluído com sucesso!

Passeio pelo Litoral Leste

O trajeto feito de buggy pelo Litoral Leste passa pela árvore da preguiça, Lagoa Azul, Lagoa do Paraíso e em alguns casos pela Pedra Furada.

Este trajeto passa por algumas das principais atrações de Jeri, parando para apreciar as dunas, aproveitar a tranquilidade das águas esverdeadas das Lagoas e, claro, tirar as fotos clássicas nas redes. É um trajeto que leva à algumas das principais atrações de Jericoacoara e região. 

O passeio dura em torno 6 horas, e vai muito do visitante acordar com o motorista onde ele quer visitar. Existe a opção de fazer em um buggy privado ou em um compartilhado.

Passeio pelo Litoral Oeste

Agora, o passeio pelo Litoral Oeste é super completo e contempla diversas belezas naturiais- e famosas – da vila. Um viveiro natural de cavalos-marinhos, uma parada pelo Mangue Seco, Atravessar o Rio Guriú de balsa, passear com emoção pelas dunas e, claro, a Lagoa de Tatajuba com suas redes incríveis, peixes deliciosos e água transparente.

E claro, caso você queira, ainda tem uma parada nas dunas para esportes radicais como esquibunda, tobogã e tirolesa!

O passeio também dura em torno de 6 horas, os motoritas estão sempre abertos e dão o direito de escolha aos viajantes se querem ou não parar em alguns lugares específicos.

A Árvore da Preguiça e a Pedra Furada garantem ótimas fotos

E, por falar em atrações naturais, um Guia completo de Jericoacoara só é completo mesmo com essas duas dicas de lugares que vale a pena conhecer: Árvore da Preguiça e a Pedra Furada

A primeira conta com raízes horizontais que lembram bastante uma rede, e tem a sua fama pois os ventos fortes fizeram ela “tombar” um pouco, dando a impressão de estar sempre deitada e preguiçosa. Que tal caprichar na pose e fazer um registro com essa linda obra da natureza?

O outro ponto turístico é a Pedra Furada, que também é cheia de encantos. O “furo” natural das rochas coloca o oceano e o horizonte enquadrados em uma moldura de rocha.

Para chegar você precisa pegar uma mini trilha, mas vale a pena, é só escolher bem o horário, e aproveitar o pôr do sol com um toque diferente nesse local. Tire fotos que vão ficar na memória!

As lagoas e dunas apresentam o melhor de Jericoacoara

Se quiser curtir o calor do Nordeste e em meio à natureza, o paraíso Jericoacoara também reúne boas propostas para lhe encantar. A lagoa do Paraíso, por exemplo, é badalada, tem uma estrutura completa e oferece um visual fascinante e tranquilo para aproveitar seus dias entre as famosas redes de descanso dentro da lagoa.

Duna do Pôr do Sol é mundialmente conhecida como cartão postal de Jericoacoara, e é quase um ritual sagrado assistir o sol se pondo de lá. Embora a Duna mude de aparência todos os dias por conta do vento, ela é sempre uma boa opção no final da tarde. Lá, você terá a melhor vista de Jericoacoara para assistir ao sol dar lugar para a lua.

A Lagoa Azul é especialmente cristalina, já a Lagoa do Amâncio é mais tranquila que as demais. Com isso, você pode curtir um pedaço de paraíso no melhor estilo “cantinho escondido” no paraíso Jericoacoara.

https://www.instagram.com/p/B27dLYIpNa2/?utm_source=ig_web_copy_link

A história e a cultura do paraíso Jericoacoara merecem atenção

Entre as atrações locais, há ainda propostas ligadas à história da cidade, muito antes de ela se tornar um destino paradisíaco. 

A Igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a principal da região, conta com uma fachada de pedra simples e cheia de autenticidade. Cercada por natureza, cria um visual especial — e que vale muito a pena conhecer e aproveitar quando for seguir seu guia completo de Jericoacoara!

À noite, não deixe de curtir os restaurantes, bares e barraquinhas. Eles ficam em plena atividade no verão e oferecem culinária nordestina típica e com muitos frutos do mar. Se você puder contar com as dicas de um guia local, então, será mais fácil escolher onde será a próxima parada.

paraíso Jericoacoara é repleto de encantos naturais e de riqueza cultural. Mergulhe em cada experiência desse destino para aproveitar uma das melhores opções do Nordeste!

A escolha de um guia local para curtir a viagem para Jericoacoara

Jericoacoara é um destino incrível e com muitas opções, e se você quiser ir além do turismo tradicional conte com a ajuda de, mas ainda há muita coisa que não é conhecida sobre esse paraíso brasileiro. Se quiser ir além da maioria e ter uma experiência digna de um morador, que tal contar com a ajuda de um guia local?

Ninguém melhor que alguém que tem esse paraíso como endereço para apresentar atividades e belezas extraordinárias. Além de tudo, você ainda vai receber recomendações especiais para comer bem e com o sabor típico do litoral nordestino.

Com a preparação certa e uma ajudinha extra de um guia local, é possível viver momentos únicos nesse destino com o Guia Completo de Jericoacoara!

Que tal?