HomeGuia de Viagem Jericoacoara

Guia de Viagem Jericoacoara

Pedra Furada - Jericoacoara
Pedra Furada - Jericoacoara
Se você não conhece ainda esse paraíso no Nordeste brasileiro, não perca mais tempo.

Jijoca de Jericoacoara tem praias, dunas, boas pousadas e, é claro, um clima hospitaleiro e convidativo.

A vila fica localizada a cerca de 300 km de Fortaleza, no estado do Ceará: é um lugar pacato, com ruas de areia, perfeito para quem quer descansar e renovar as energias. 

Jijoca de Jericoacoara está situada em no Ceará – Jijoca é traduzido do como morada das rãs, do tupi ji: rã, jia; e oca: casa, e considera Jericoacoara como a toca das tartarugas, de yurucuá ou yuruqué: tartaruga; e quara ou coara: buraco, toca.

Entre dunas, lagoas, o mangue e o mar, não é à toa que a praia de Jericoacoara foi eleita pelo Washington Post como uma das 10 praias mais lindas do mundo. Apesar de sua fama correr o mundo, o ritmo de vida na antiga vila de pescadores continua o mesmo, assim como as ruas de areia e sem iluminação pública.

Vocação turística de Jericoacoara

A atividade turística na região teve início nos anos 80, por pessoas em busca de liberdade e contemplação da natureza. Nesta época, Jericoacoara era apenas uma vila de pescadores, sem muita estrutura turística ou de hospedagem, energia elétrica e com acesso difícil.

O principal atrativo de Jericoacoara são suas paisagens exuberantes, repletas de dunas, lagoas e praias que estão entre as mais belas do mundo. 

A Lagoa azul e a Lagoa do paraíso tem águas cristalinas e em diferentes tons, as lagoas azul e do paraíso são imperdíveis para quem vai conhecer a vila de Jericoacoara. A lagoa do paraíso é conhecida pelos bares flutuantes e descanso em redes e espreguiçadeiras. 

Em Jeri, tudo tem um toque mais calmo e descontraído. O contato com a natureza, o pé na areia e a calmaria que dão o tom dos seus dias por lá, sem dúvida, são o grande atrativo do lugar. 

Destaques

Digno de aplausosÁrvore da PreguiçaUmas das praias mais lindas do mundo
O pôr do sol em Jericoacoara é digno de aplausos – e tem até um lugar especial para isso: a Duna do Por do Sol. Uma duna de areia na qual muitas pessoas aproveitam o fim de tarde para curtir a natureza e registar pedidos de casamento!Este outro ponto de interesse turístico de Jeri nada mais é do que uma árvore nativa da região, isolada em meio às areias do Parque Nacional de Jericoacoara e que por causa dos fortes ventos marítimos, ela cresceu curvada, como se estivesse deitada ou se arrastando pelo chão. Não é à toa que a praia de Jericoacoara foi eleita pelo Washington Post, uma das 10 praias mais lindas do mundo. 

O que fazer em Jericoacoara?

Praia da Vila de jericoacoara

Jericoacoara tem um roteiro perfeito para suas férias!

Mesmo que Jericoacoara seja um lugar em que a pedida é relaxar para curtir a praia, sol, mar e a natureza, esta charmosa vila de pescadores tem muitas opções do que fazer.

Apontada como um dos destinos mais cobiçados do Brasil, Jeri é rodeada por atrações naturais, formadas por dunas, praias e lagoas com águas cristalinas. 

Primeiro Dia

As atrações da vila estão espalhadas pelos litorais leste e oeste, então, no seu primeiro dia de roteiro, vamos sugerir um passeio de buggy no lado oeste, pela Lagoa de Tatajuba, um dos lugares mais visitados de Jericoacoara. É um dos pontos de parada mais longos do passeio. Na Lagoa de Tatajuba a areia é um pouco mais escura, bem como a água, porém o clima é extremamente agradável e a mansidão da água permite praticar e se divertir com o stand up paddle. Nas margens da lagoa, ficam as famosas redes para tirar aquela foto de perfil de rede social. Os quiosques são famosos pelo cardápio “ao vivo”, ou seja, você pode pedir para ver o peixe ou o fruto do mar da sua escolha antes dele ser preparado. Para terminar o seu dia, assista o  pôr do sol, que é sempre uma atração em Jeri. Em Jericoacoara, o sol se põe no mar. O espetáculo pode ser apreciado de qualquer ponto da orla. Mas há três pontos especiais: Pôr do sol na Duna, no rooftop do Café Jeri e na Pedra Furada.

Segundo Dia

Vamos dedicar o segundo dia do roteiro para o lado Leste de Jeri. A forma mais comum de conhecer as lagoas de Jericoacoara é através dos passeios de buggy. Não se preocupe, pois na vila existem várias opções, inclusive de preços.  O passeio começa pela Lagoa do Paraíso , local que faz juz ao nome, por ser uma espécie de praia, só que de água doce. Com poucas ondas, é ideal para quem está com crianças ou não gosta de mergulhar em águas muito profundas. Depois continue seu passeio para outra maravilha da natureza, conhecida também como “paraíso das águas cristalinas”, a Lagoa Azul, onde você pode andar de triciclo ou de buggy pelas dunas.  A Lagoa Azul é um dos cartões postais de Jericoacora região conhecida como “Santuário Ecológico do Ceará”. Termine seu dia fazendo um passeio pela vila, aproveitando a agitação, a gastronomia e o clima agradável.

Terceiro Dia

Reserve seu último dia de roteiro para visitar alguns pontos de interesse turísticos, que vão além das belas praias. Você pode começar pela famosa Pedra Furada, que é um dos mais famosos pontos turísticos de Jericoacoara. Fica na faixa de areia no fim da praia da Malhada. É um espetáculo imperdível, além de um dos pontos mais concorridos para fotos. A caminhada é feita pelo Morro do Serrote, de onde a vista para a praia é incrível. Depois não deixe de conhecer a Árvore da Preguiça, que é uma árvore nativa da região, isolada em meio às areias do Parque Nacional de Jericoacoara. Por causa dos fortes ventos marítimos, ela cresceu curvada, como se estivesse deitada ou se arrastando pelo chão. E para fechar com chave de ouro o seu último dia nesse paraíso, não deixe de ver mais uma vez o mais belo espetáculo da natureza que Jericoacoara proporciona: o pôr do sol.

Veja também: O que fazer em Jericoacoara

Quando visitar Jericoacoara?

Árvore da Preguiça

Jijoca de Jericoacoara é um destino apaixonante o ano inteiro

Jericoacoara é um destino para se visitar o ano inteiro! Mesmo em períodos em que a vila recebe mais turistas, é possível conhecer o lugar durante todo o ano. O calor está sempre presente na região, então, não esqueça de ter sempre na bagagem roupas leves. 

Alta Temporada

  • Prós: A vila fica animada e agitada com o transitar de moradores e principalmente de turistas. Existem mais opções de passeios e locais abertos para você visitar. 
  • Contras: Alta temporada é quando a vila lota de turistas de todas as partes do mundo, os preços aumentam, os pontos turísticos ficam cheios e hotéis e pousadas idem.

Baixa temporada:

  • Prós: A cidade não tem a mesma efervescência da alta temporada, mas os lugares estão mais tranquilos, vazios e, além disso, é um bom mês para encontrar pousadas baratas em Jericoacoara.
  • Contras: Justamente pelo fato da cidade estar com pouco movimento, as opções de passeios e lugares abertos são menores.

Veja também: Quando visitar Jericoacoara

Gastronomia e o que comer em Jericoacoara

Jabá com Jerimum

Todos os sabores de Jericoacoara!

Jericoacoara oferece um bom roteiro gastronômico com pratos regionais e cozinha criativa, que se traduzem em uma mistura saborosa de ingredientes.

Pratos à base de pescados e frutos do mar são os mais famosos, mas você poderá conferir pratos clássicos da culinária nordestina como carne de sol, queijo coalho, jabá com Jerimum, entre outros.

Um ponto alto em uma visita ao Vilarejo de Jericoacoara é a gastronomia. A especialidade da vila são os frutos do mar, mas as massas, risotos e pizzas fazem sucesso entre os visitantes de Jeri.

Restaurantes em Jericoacoara

  • Restaurante Tamarindo – Travessa ismael sem número – Praia de Jericoacoara.
  • Restaurante Rústico e Acústico – Rua Principal, vila.
  • Dona Amélia Restaurante – Rua do Forró, 440.
  • Na Casa Dela – Rua Principal, 16,
  • Restaurante Jeriju – Rua do Forró – Centro.

Veja também: Onde comer em Jericoacoara

Passeios em Jericoacoara

Lagoa do Paraíso

Um verdadeiro paraíso está esperando por você

Jericoacoara tem muitos passeios e paisagens apaixonantes. Apesar de ser sido durante muito tempo uma pequena colônia de pescadores, sua infraestrutura turística é ideal para quem gosta das coisas simples e de bom gosto.

Suas ruas ainda não são asfaltadas e a iluminação pública é precária à noite, o que confere um ar intmista e caminhadas ao luar.

As grandes atrações de Jericoacoara são as paisagens naturais, confira alguns passeios mais famosos de Jericoacoara.

Pedra Furada

Essa formação rochosa se tornou símbolo de Jericoacoara. Caminhando pela beira da praia, você vai passar pela praia da Malhada, uma pequena e popular praia, frequentada por surfistas e windsurfistas. Se a formação rochosa não deixar você emocionado, certamente, as belas paisagens ao redor farão você se sentir literalmente fora de órbita. É uma excelente oportunidade de fazer belas fotografias e uma dica: vale a pena ir no fim de tarde conferir o pôr-do-sol por lá. 

Árvore da Preguiça

Junto com a Pedra Furada, é um outro ponto de interesse turístico bem visitado em Jericoacoara. Nada mais é do que uma árvore nativa da região, isolada em meio às areias do Parque Nacional de Jericoacoara. Por causa dos fortes ventos marítimos, ela cresceu curvada, como se estivesse deitada ou se arrastando pelo chão. 

Duna do Pôr do Sol

Bem próximo à vila de Jericoacoara, fica a Duna do Pôr do Sol. Muito frequentada no fim da tarde para observar o sol se pondo no mar,recebe todas as tardes dezenas de pessoas que vão até lá observar o espetáculo do anoitecer.

Praia Malhada

A praia da Malhada fica no canto direito da praia de Jericoacoara, e é possível chegar lá com uma pequena caminhada de 5 minutos da praia principal. É muito procurado pelos amantes de esportes como surf, windsurf e kitesurf. Sua estrutura não se compara com a praia de Jericoacoara, pois não há comércios no local. 

Lagoa do Paraíso

A Lagoa do Paraíso é considerada uma espécie de praia, só que de água doce, com areias finas e águas cristalinas e mornas em diversos tons de verde e azul. A coloração da água proporciona um espetáculo à parte. As redes dentro d’água são uma comodidade a mais, até por que vários restaurantes atendem os clientes ali mesmo. Com poucas ondas, é ideal para quem está com crianças.

Igreja Nossa Senhora de Fátima

A Igreja de Jericoacoara, também conhecida por ‘Nossa Senhora do Rosário de Fátima’ , tem uma construção muito simples e foi erguida com pedras do Serrote pelos próprios moradores. Lá do alto da sua torre, é possível admirar uma vista panorâmica da enseada.

Parque Nacional dos Cavalos Marinhos

Pagando um valor (que em média varia de R$15 a R $30) mais R$10 para os pescadores locais, você sai em uma canoa pelos mangues,  onde estão os cavalos marinhos. O grande barato do passeio, ainda mais pelas crianças, é o suspense e a expectativa é navegar em um rio de água salgada à procura dos pequenos animais.

Mangue Seco

O Mangue Seco é um pequeno povoado de pescadores em meio às dunas onde, atualmente, vivem cerca de 200 famílias.Você vai encontrar muitas árvores de mangue e  uma lagoa de água azul esverdeada. Esse é também um dos locais visitados durante o passeio de buggy, caso você contrate um.

Veja também: Passeios em Jericoacoara

iFriend: Guia de viagem em Jericoacoara  

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Descubra Jericoacoara ! Você pode escolher alguém com um perfil parecido/esperado e ter uma experiência incrível, focado nos seus desejos.

  • Jessicka – Condutora Ambiental de Trilhas, tem o objetivo de proporcionar uma experiência para vida, sobre fauna, flora, história e geologia, pois sinto que muitos turistas ou viajantes acabam não conhecendo de verdade.
  • Bruno – Residente de Jericoacoara, ele tem um veículo 4X4 pra realizar expedições de Pipa-RN à São Luís-MA. Experiência de 20 anos na Rota das Emoções e Rota das Falésias.

Ver mais iFriends: guias locais em Jericoacoara para você aproveitar MUITO a sua estadia!

Duna do Pôr do Sol – Jericoacoara

Jijoca de Jericoacoara é linda e está esperando sua visita!

iFriend. Find a Friend, enjoy the ride

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?