HomeGuia de viagem Itacaré

Guia de viagem Itacaré

Praia do Concha
Tudo que você precisa saber sobre Itacaré neste guia completo!
0
(0)

Itacaré é um município brasileiro localizado na costa do Cacau, sul do estado da Bahia. É um dos destinos mais procurados por quem visita a região.

Além de contar com belas praias, a cidade é cercada por vegetação de Mata Atlântica e por montanhas, que oferecem incríveis cachoeiras e rios aos visitantes.

Vocação turística de Itacaré

O turismo ecológico é o que prevalece na região, seja na prática de rafting nos rios ou nas trilhas feitas em meio a vegetação nativa.

Itacaré oferece praias para os mais variados gostos, agradando desde os surfistas até os banhistas que preferem a calmaria do mar para relaxar.

A região abriga praia deserta, praia bem movimentada e praia ideal para a prática de surfe.

Por conta dessa diversidade, e contando também as cachoeiras e rios, a cidade atrai turistas de todo o Brasil, sendo um dos principais destinos para se passar as férias, na Bahia.  

Destaques

Ecologia na veia!Natureza e marEntre os melhores 
O turismo ecológico é o que prevalece na região, seja na prática de rafting nos rios ou nas trilhas feitas em meio a vegetação nativa.Por ser quase intocada, a Prainha é a preferida entre os turistas que buscam uma praia sem construções ao redor, apenas cercada pela natureza.Itacaré é um dos destinos mais procurados por quem visita o estado baiano.

O que fazer em Itacaré?

Praia da Ribeira
Praia da Ribeira

Você vai adorar cada momento desse passeio

As praias de Itacaré são divididas entre urbanas e rurais, sendo estas últimas normalmente mais desertas.

As porções de areia mais próximas ao centro costumam ser bem mais movimentadas, mas não significa que elas sejam menos bonitas do que as mais isoladas.

O pedaço de litoral mais preservado tem acesso a partir da rodovia BA-001, com ou sem trilha.

Primeiro dia

Para começar bem a viagem, conheça a Praia do Resende, a Praia da Tiririca, a Praia do Costa e a Praia do Ribeiro, que estão entre as praias urbanas mais preservadas de Itacaré, todas localizadas no Caminho das Praias. Já a Praia do Concha é a mais popular, pois oferece uma boa infraestrutura, com restaurantes e pousadas, e um mar calmo. Nãod eixe de conhecer o famoso Farol Quadrado, um dos únicos exemplares encontrados no mundo estão na Bahia e em Itacaré.

Segundo dia

Se você está em busca de tranquilidade e curti um local mais deserto, as praias rurais de Itacaré são ideais. O acesso a elas é feito por meio da BA-001, podendo ser através de trilha ou não. Apesar de ser isolada, a Praia de Itacarezinho, por exemplo, fica a apenas 15 quilômetros do centro, e é considerada uma das mais lindas da região. Vale a pena conhecer!

Terceiro dia

Além das trilhas que levam às mais diversas praias da região, como a Trilha das Quatro Praias e a Trilha da Prainha, o turista pode aproveitar as muitas cachoeiras oriundas das montanhas cobertas de vegetação de Mata Atlântica que cercam Itacaré. Entre as mais famosas estão a Cachoeira do Tijuípe e a Cachoeira da Usina.

Veja também: O que fazer em Itacaré

Quando visitar Itacaré?

Farol do Concha
Farol do Concha

Itacaré é linda o ano todo!

Itacaré tem sempre clima quente durante todo o ano, o que é um grande atrativo para quem a procura em busca de suas belas praias.

A alta temporada é no verão, entre os meses de dezembro e fevereiro, nas férias escolares e carnaval.

As chuvas são bem divididas, o maior índice se concentra em março, abril e novembro. Já os meses com menor possibilidade de pancadas de chuva são agosto, setembro e outubro.

Também é importante ficar de olha na tábua de marés, para saber se a mesma está alta ou baixa.  

Alta Temporada

  • Prós – A probabilidade de chuva é menor nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. A quantidade de serviços e passeios disponibilizados ao visitante aumenta, já que a cidade está bem mais cheia e movimentada.  
  • Contras – Os hotéis, os passeios e até os restaurantes costumam ficar mais caros nos períodos em que há mais turistas na cidade. Os quiosques e barracas ficam lotado, não é recomendado para quem busca a região à procura de sossego. 

Baixa Temporada

  • Prós – A cidade fica mais tranquila e os preços tendem a cair. As pousadas podem oferecer descontos aos hóspedes, dependendo do dia ou do mês. Os restaurantes e bares ficam bem menos concorridos, e as praias ficam ainda mais desertas, principalmente as rurais.
  • Contras – As chuvas podem atrapalhar quem deseja realizar o ecoturismo na região, além de ter a possibilidade de trombas d’água nas cachoeiras. A cidade perde o movimento, logo os estabelecimentos comerciais tendem a reduzir seus horários de funcionamento. 

Veja também: Quando visitar Itacaré

Gastronomia e o que comer em Itacaré

Todos os sabores de Itacaré estão aqui!

Itacaré oferece uma grande diversidade de restaurantes, que servem pratos típicos baianos sempre muito bem temperados.

Além de frutos do mar, os estabelecimentos disponibilizam aos turistas o mais variado cardápio, que promete agradar o paladar de todos os visitantes da cidade.

A comida regada a dendê, frutos do mar e pimenta que é a cara da Bahia.

Restaurantes em Itacaré 

  • Lua Cheia Bar & Cozinha – Praça Santos Dumont, 51 – Centro.
  • Restaurante Flor de Sal – Rua Lodônio Almeida, 60 (sobreloja) – Itacaré
  • Jiló Bar e Restaurante – Av. Antonio Athanásio dos Santos, 25 – Centro.
  • Marley’s Tapas Bar e Restaurante – Av. Antonio Athanásio dos Santos, 284 – Orla.
  • Restaurante Tia Deth – Av. Antonio Athanásio dos Santos, 534.

Veja também: Onde comer em Itacaré

Praias em Itacaré

Praia da Tiririca
Praia da Tiririca

Apaixone-se pelas paisagens de Itacaré 

As mais belas praias da Bahia! Itacaré tem praias intocadas que são o verdadeiro sonho para quem ama a natureza preservada e selvagem.

Algumas praias são reverenciadas pelos surfistas por causa de suas ondas generosas que permitem manobras perfeitas. 

Outras são mais apreciadas pelas famílias e por casais em lua de mel, aliás o roteiro tem feito parte dos melhores destinos para  turismo romântico no Brasil já faz algum tempo.

Seja qual for a sua praia, Itacaré tem a praia perfeita! 

Praia da Engenhoca 

A preferida entre os surfistas, a Praia da Engenhoca é a primeira da famosa Trilha das Quatro Praias. Ela encanta os turistas com o cenário incrível formado por montanhas cobertas por vegetação nativa, mar, rio e coqueiros. 

Praia de Itacarezinho 

Com seus 3 quilômetros de faixa de areia, a praia suporta grande quantidade de turistas até na alta temporada. Graças a forte influência da maré, a Praia de Itacarezinho pode ser agradável para quem curte praticar surfe e também para pessoas que gostam de um mar calmo, com piscinas naturais.

Praia da Tiririca

A Praia do Tiririca atrai principalmente os amantes do surfe, pois conta com boas ondas. O local conta com alguns restaurantes e quiosques que servem bem aos turistas, e a orla tem um clima descontraído e bem agradável para se passear com a família. 

Praia de Jeribucaçu

A praia oferece um cenário esplêndido ao visitante, formado por seu belo mar, a mata virgem que a cerca e o rio que corta as areias e deságua no oceano. A Praia de Jeribucaçu é considerada uma das mais bonitas de Itacaré, e é possível acessá-la através de uma trilha com 30 minutos de caminhada.

Praia do Costa 

Para quem curte sossego e contato com a natureza, a Praia do Costa é a praia urbana ideal. Não existem bares, restaurantes ou quiosques na orla, apenas os coqueiros, a areia e o mar. É praticamente deserta! Apesar da água ser linda, o turista deve tomar cuidado com as frequentes correntes marítimas existentes no local. 

Praia Havaizinho

Essa praia é a segunda da Trilha das Quatro Praias, que conta também a Engenhoca, Camboinhas e Itacarezinho. As várias barraquinhas na areia servem aos turistas quitutes e bebidas à beira-mar, porém não abriga restaurantes ou quiosques. O local é ideal para quem curte praias rústicas. 

Prainha

Por ser quase intocada, a Prainha é a preferida entre os turistas que buscam uma praia sem construções ao redor, apenas cercada pela natureza. Com sua areia branquinha, seu belo mar e cercada pela mata atlântica, o local oferece um cenário deslumbrante a quem o visita. Também agrada aos surfistas com suas boas ondas. 

Veja também: Praias em Itacaré

iFriend: Guia de viagem em Itacaré

Escolher um guia de viagem para acompanha-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade. Você pode escolher alguém com um perfil parecido/esperado e ter uma experiência incrível, focado nos seus desejos.

  • Armando – Conhece as principais praias, lugares históricos, esportes e atividades ao ar livre e indoor, com muita qualidade e segurança.

Ver mais iFriends: guias locais em Itacaré para você aproveitar MUITO a sua estadia!

Descubra Itacaré como você nunca viu!

Praia da Ribeira
Praia da Ribeira

Itacaré é linda e está esperando sua visita. 

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

O que achou?

Média 0 / 5. Votos: 0

Que tal?