HomeGuia de viagem Imbituba – Praia do Rosa

Guia de viagem Imbituba – Praia do Rosa

Praia do Rosa - capa
Praia do Rosa - Imbituba - SC
Você ficará impressionado com tudo que Imbituba tem a oferecer!

Localizado no litoral sul de Santa Catarina, o munícipio de Imbituba, considerado a capital nacional da Baleia Franca, atrai praticantes de surfe, windsurf e kitesurf de todo o Brasil.

Dentre todas as praias, famosas por suas ondas, está a Praia do Rosa, reconhecida pela associação francesa World Bays como uma das 30 baías mais bonitas do mundo. A areia clara, o mar azul e a mata nativa que recobre os costões enobrecem a beleza do lugar. Se não basta isso, o local abriga uma lagoa de água salgada, ideal para as crianças. 

Vocação turística de Imbituba

Imbituba tem esportes radicais e belas praias  

Imbituba é bastante procurada por praticantes de esportes aquáticos por contar com bons ventos para a prática do surfe, windsurf, entre outras modalidades, sendo considerado um dos melhores lugares do Brasil para tal.

A cidade também conta com praias mais urbanas, como a Praia da Vila, que atrai pessoas de todas as idades pela beleza e por suas águas calmas.

A Praia do Rosa, a mais famosa da região, conta com uma beleza natural única, e entre os meses de julho e novembro, recebe a visita ilustre das baleias francas, que usam o local para procriação; é um ótimo programa em família.

Destaques

A Praia do RosaPor que se chama Imbituba?Preservação da natureza
Praia do Rosa é considerada uma das 30 mais belas praias do mundo! O lugar ficou famoso pelas etapas do WCT – Circuito Mundial de Surfe que acontece na praia desde 2003.Imbituba é o nome dado ao local por causa da grande quantidade de Imbé, uma espécie de cipó escuro roxo que é usado para várias coisas, principalmente na confecção de cordas utilizadas nas embarcações.Ao longo da praia do Rosa os moradores e a prefeitura da cidade colocaram placas lembrando aos visitantes sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente. Plaquinhas como: “leve seu lixo”, “evite as queimadas”, “cuide com carinho” são lembretes constantes.

O que fazer em Imbituba

Imbituba - vista aérea
Imbituba – vista aérea

Imbituba tem um roteiro natural surpreendente

Fora as praias, um passeio imperdível para quem for conhecer a cidade é a Lagoa de Ibiraquera.

Além de ser ideal para a prática de esportes, como o windsurf e o stand-up paddle. O local é conhecido pela pesca do camarão rosa.

No centro, é possível explorar as praias do Luz, de Itapirubá, do Porto, da Ribanceira, D’água e da Vila.  

Primeiro Dia

Caso visite a cidade entre os meses de julho e novembro, a primeira dica é avistar as baleias francas da praia, normalmente na da Ribanceira, ou em um dos mirantes dos costões. Vale a pena também conhecer o Projeto Baleia Franca, que trabalha na preservação da espécie e ensina aos moradores e turistas a importância de cuidar das praias e das cidades. A sede fica na praia de Itapirubá.

Segundo Dia

Se você curte praticar surfe, windsurf, stand up paddle ou kitesurf, então o seu lugar é na Praia do Ibiraquera. Além de atrair os atletas, o local atrai bastante turistas na alta temporada, pois possui muitos quiosques e restaurantes que oferecem comida boa. Outra curiosidade que encanta é o encontro das águas doces com as salgadas, sendo a Lagoa de Ibiraquera ideal para famílias com crianças, pois a água é calma e rasa. 

Terceiro Dia

E claro, a praia mais famosa de Imbituba não poderia ficar de fora deste roteiro: a Praia do Rosa. O cenário paradisíaco fez com que o local se tornasse conhecido no mundo todo. O clima tranquilo, as águas azuis e a natureza exuberante são disputadas por milhares de turistas durante a alta temporada. Ao redor, é possível encontrar chalés e pousadas para se hospedar com uma vista incrível do mar.

Veja também: o que fazer em Imbituba

Quando visitar Imbituba?

Dnas da Ribanceira - Imbituba - SC
Dnas da Ribanceira – Imbituba – SC

Você pode visitar Imbituba de novembro a março!

A melhor época para curtir as praias da cidade é de novembro a março, já que os dias são mais ensolarados e a temperatura pode chegar na casa dos 30 graus.

O pico de turistas costuma ser durante as férias escolares, que acontece entre os meses de dezembro e fevereiro.

Alta Temporada

  • Prós – A cidade enche de turistas de todos os lugares do Brasil, que movimentam a economia local, as noites ficam agitadas e a diversão é garantida. A cidade se torna mais parecida com as grandes metrópoles.
  • Contras – Os restaurantes e as praias ficam lotados, e com o aumento de turistas, as diárias dos hotéis ficam mais caras. Para quem gosta de sossego e silêncio, a melhor opção são as praias mais distantes do centro de Imbituba.

Baixa Temporada

  • Prós – É a época em que é possível avistar as baleias francas nas praias, já que elas visitam a região nos meses de julho a novembro. A cidade fica mais tranquila, as passagens mais baratas e os hotéis costumam fazer promoções.
  • Contras – A cidade fica mais vazia, com pouco movimento e sem o agito da alta temporada. Os dias ficam nublados, a temperatura cai bastante e os ventos são fortes.

 Veja também: Quando visitar Imbituba

Gastronomia em Imbituba e Praia do Rosa

Comidas de Imbituba
Comidas de Imbituba

Um roteiro gastronômico completo!  

A Praia da Rosa é o principal centro gastronômico, pois conta com vários restaurantes que oferecem peixe e frutos do mar fresquinhos para os clientes. A Praia de Ibiraquera também atrai muitos turistas, com seus vários quiosques à beira-mar que vendem petiscos deliciosos.

  • Restaurante Casarão – Estr. Geral do Rosa, s/n – Ibiraquera
  • Restaurante Zequinha – Av. Jovino Tomé Marques – Barra de Ibiraquera
  • Na Pureza – R. da Fazenda – Ibiraquera, Imbituba
  • Rosa Grill – Av. Porto Novo – Ibiraquera
  • San Diego Restaurante – Estrada Geral Praia do Rosa, s/n – Ibiraquera

Veja mais: Onde comer em Imbituba

Passeios em Imbituba

Um roteiro perfeito para quem ama estar em contato com a natureza.

Praia de Ibiraquera
Praia de Ibiraquera

Esta é uma seleção dos melhores pontos turísticos e passeios da cidade. Um roteiro muito apreciado pelas famílias e ideal para levar as crianças e os idosos.

As praias e paisagens naturais são os grandes atrativos de Imbituba.

A cidade é muito procurada como ponto de turismo doméstico. Além disso, é possível praticar esportes e realizar muitas atividades radicais. Passeios completos que só um guia capacitado poderá indicar.   

Museu da Baleia

Localizado na Praia do Porto, o museu foi inaugurado em 2003, resultante de uma parceria entre o Projeto Baleia Franca e a Prefeitura de Imbituba. Sediado em uma antiga armação baleeira, fechada em 1973, o espaço conta a história da matança das baleias e a luta pela preservação da espécie.

Museu das Conchas

Criado pelo especialista em conchas Antonie Maljers, quando começou sua coleção particular no ano 2000, o museu conta com centenas de peças raras. Desde então, o holandês vêm aumentando seu acervo, que pode ser visto na exposição do local.

Praia do Rosa

Com sua faixa de areia em formato meia-lua, a praia apresenta apenas dois quilômetros de extensão, mas é o suficiente para ser considerada umas das baías mais bonitas do mundo. O local, conhecido como o paraíso dos surfistas, atrai pessoas de todas as idades, principalmente por sua beleza, sua tranquilidade e sua lagoa de água salgada, que chama a atenção de famílias que querem curtir com as crianças sem se preocupar com as ondas.

Praia Ibiraquera / Lagoa de Ibiraquera

Com seus ventos fortes, a praia é considerada por muitos como a melhor para a prática do windsurf no Brasil. Além de atrair muitos praticantes do kitesurf, a Lagoa de Ibiraquera é famosa pela pesca de camarões e siris. A Barra de Ibiraquera recebe milhares de turistas, que podem escolher entre mergulhar nas águas do mar ou na tranquilidade da lagoa.

Praia da Ribanceira

Essa é uma das praias preferidas entre os praticantes de esportes aquáticos, como o surfe e o windsurf. As águas transparentes, azuis e com temperatura agradável chamam a atenção de quem resolver conhecer o local. Também é o lugar preferido das baleias francas durante a época de acasalamento e alimentação dos filhotes.

Praia da Vila

Localizada bem no centro de Imbituba, é uma das praias mais urbanizadas da região. Por sua beleza e suas ondas perfeitas, a região atrai tanto banhistas quanto surfistas. Um costão e duas belas ilhas complementam a bela paisagem.

Dunas em Imbituba

Além das praias, lagoas, costões e rios, a cidade conta com várias dunas que são utilizadas para a prática do sandboard, ou surfe na areia. Dentre as quais, se destacam as Dunas de Itapirubá e Ribanceira, sendo a última a com maior área de Imbituba com 3 quilômetros de extensão. 

Lagoa do Meio

Localizada exatamente no meio da Praia do Rosa, entre Rosa Norte e Rosa Sul, a Lagoa é um convite ao mergulho, ao contato com a natureza, em meio a calmaria e a paz do local. Com águas tranquilas e mornas , cercadas por uma vegetação encantadora, fazem desse paraíso em meio a Praia do Rosa,  o destino favorito de famílias e casais que querem fugir da agitação das águas do mar. É um excelente local para praticar natação ou Stand Up Paddle (SUP) e caiaque em função das águas calmas. Ao redor da lagoa é fácil encontrar locais alugando equipamentos para essas práticas.

Ilha das Araras

A Ilha das Araras é uma área de reserva que acabou se tornando um dos destinos favoritos para quem curte uma boa pescaria e a prática de esportes náuticos. Fica a cerca de 3km da costa, e é a opção perfeita para quem deseja explorar a natureza. Podendo ser vista da Praia de Itapirubá, que é vizinha a Praia do Rosa, a Ilha compreende uma área selvagem e inabitada de quase 97 mil metros quadrados.

Veja mais: Passeios em Imbituba

Veja os melhores Pacotes de experiências em Imbituba para você aproveitar MUITO a sua estadia! 

Praia do Rosa - Imbituba -SC
Praia do Rosa – Imbituba -SC

Imbituba e a Praia do Rosa estão esperando sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?