HomeGuia de viagem Ilhabela

Guia de viagem Ilhabela

ilhabela vista aérea
ilhabela vista aérea
Encante-se com a sofisticação de Ilhabela, a capital da vela

Um pedacinho de paraíso no meio do litoral Norte de São Paulo, a Estância Balneária de Ilhabela é considerada uma das maiores ilhas marítimas brasileiras e o único município-arquipélago marinho.

Ilhabela é conhecida pelos campeonatos de barco a vela, o que rendeu o título de Capital da Vela brasileira.

Com águas do mar e faixas de areia emolduradas por grandes montanhas e pelo intenso verde que cerca o lugar, Ilhabela possui 42 praias, distribuídas por 130 km de costa.

A cidade recebe mais de 400 mil pessoas no verão. Ilhabela tem cerca de 80% de área preservada por um parque estadual, além de muitas cachoeiras, ou seja, agrada os amantes de sol e mar e os adeptos das caminhadas e banhos em meio à Mata Atlântica.

Ilhabela está entre os destinos perfeitos para quem está em busca de belas praias. Esse arquipélago desperta paixões entre os viajantes, que encontram na região uma ótima oportunidade de unir conforto, preços acessíveis, e excelentes praias.

Esse paraíso tem uma pequena pegadinha: os mosquitos borrachudos. Segundo os moradores de lá costumam dizer: “seria perfeição demais se não houvesse os mosquitinhos chatos”.  Nada que um  bom repelente não possa resolver!

Vocação turística

Esta ilha marítima localizada no litoral de São Paulo é chamada de paraíso pela maioria dos visitantes, afinal, Ilhabela oferece centenas de quilômetros de trilhas, cachoeiras, piscinas naturais, belíssimas praias e montanhas, tudo isso em meio à exuberante Mata Atlântica.

O ecoturismo cresce cada vez mais na região, atraindo viajantes que procuram por trilhas, caminhadas e contato com a natureza.  Todos esses atrativos transformam esse conjunto de ilhas em um dos destinos mais completos para se conhecer. 

Destaques

Época ColonialO Único!Agrada a Gregos e Troianos 
Praia acessível apenas por mar, e é perfeita para quem quer experimentar a sensação de navegar por alto mar, e sentir o vento marítimo que traz aquela sensação de liberdade. O nome “Praia da Fome” vem da época colonial, que conta que os escravos eram alimentados depois de longa e precária viagem da África, para depois serem vendidos conforme seu peso. No Brasil, o arquipélago de Ilhabela é o único município-arquipélago marinho, um conjunto de 14 ilhas e ilhotes localizado no Litoral Norte de São Paulo. Ilhabela é considerada uma das maiores ilhas marítimas brasileiras.Como Ilhabela é um destino turístico de praia e mar, os pratos com camarões e  frutos do mar se sobressaem mais. A gastronomia local oferece opções para todos os gostos, com cardápios que vão desde os petiscos à beira-mar até  pratos sofisticados da alta gastronomia. 

O que fazer em Ilhabela?

por do sol em ilhabela
por do sol em ilhabela

Principais atividades em Ilhabela para aproveitar cada momento

Ilhabela oferece inúmeras opções de passeios e lugares para conhecer e desfrutar. São mais de trinta opções de praias para curtir e, pode acreditar, elas são bem diferentes umas das outras. Além disso, oferece diversas trilhas e caminhos fora das praias e em meio à Mata Atlântica.

Vale  também curtir a prática de esportes, um happy hour final do dia  com vista para o pôr do sol, e uma animada e badalada  vida noturna na cidade. Ilhabela não deixa o turista ficar parado e, mesmo na baixa temporada, será fácil encontrar agito por lá. 

Primeiro dia

Reserve esse dia para conhecer o Centro Histórico e a Praia de Perequê. Dependendo do seu ponto de partida para chegar a Ilhabela, apenas o trajeto pode tomar metade do seu primeiro dia na ilha. Se você estiver hospedado no centro histórico, a dica é a Praia do Perequê, que é a praia mais central de Ilhabela e conta com uma ótima infraestrutura, com quiosques, bares e restaurantes. Uma outra dica é conhecer a Praia do Engenho D’água com a Exposição Paixão e a Fazenda do Engenho D’água. O centro histórico de Ilhabela é muito charmoso e convidativo, com vários cantinhos cheios de encantos e charme. É no centro histórico que ficam os melhores restaurantes, bares, comércio local, além de todo o agito da ilha. Destaque para a Rua do Meio, que é cheia de lugares para tirar aquela foto e merece ser visitada.

Segundo dia

Visite a Praia de Castelhanos, uma das mais conhecidas e famosas de Ilhabela e que  já fez parte da lista das praias mais bonitas do Brasil. Para chegar nessa praia, o acesso deve ser feito por uma trilha de 22 km, que passa por dentro do Parque Estadual de Ilhabela. Mas se você não quiser fazer esse percurso todo, a maneira mais comum – e fácil- de chegar até a Praia de Castelhanos é através dos passeios oferecidos pelas agências de turismo local. Independente da forma escolhida para chegar lá, você não vai se arrepender nem por um momento. Essa praia possui águas azuladas, mar agitado e é rodeada por muito verde, com estilo bem selvagem e afastada do agito da cidade. Merece que você tire o dia para desfrutar de todos os encantos e tranquilidades que Castelhanos oferece. 

Terceiro dia

No último dia do seu roteiro, conheça a Piscina secreta e Cachoeira dos Três Tombos. O tempo de viagem, partindo do centro histórico da ilha até a entrada da trilha, é de aproximadamente 40 minutos. Não se preocupe, pois a trilha não é das mais difíceis e o caminho todo leva em média 20 a 25 min – dependendo do ritmo das passadas- A Piscina Natural Secreta é linda, com águas cristalinas de coloração azulada. Não é muito grande, então, se a sua ideia for ficar um tempo ali, o ideal é chegar cedo, tipo umas 7h30/8h. Depois vá até a Cachoeira dos Três Tombos. É a cachoeira de mais fácil acesso e a mais curta da ilha, com apenas 720 metros (trajeto de ida e volta). Fica localizada na região sul da ilha, próxima a Praia da Feiticeira. Possui três quedas d’água e cada uma delas tem uma característica diferente. O primeiro tombo possui um ótimo poço para banho, o segundo tombo tem tipo uma “janela”  formada pela própria mata! Lindo! Já o terceiro tombo tem uma queda d’água bem grande. Você não pode deixar essa cachoeira fora do seu roteiro por Ilhabela.

Veja mais: o que fazer em Ilhabela?

Quando visitar Ilhabela?

centro histórico ilhabela
centro histórico ilhabela

Visite Ilhabela durante todo o ano

Ilhabela é aquele tipo de lugar que você pode curtir em qualquer época do ano.

É claro que durante o verão tudo fica mais movimentado, animado e com a chance de você encontrar mais passeios e atividades para se divertir. Mas com tantas opções de praias, passeios, trilhas e agitos pela cidade, Ilhabela é convidativa o ano todo.

Alta Temporada

  • Prós – A alta temporada, que corresponde aos meses de verão, de dezembro a março é uma época muito disputada e o arquipélago possui diversas atrações e praias indicadas para o verão. O agito e a animação dão o tom ao lugar!
  • Contras – Você encontrará praias, cachoeiras, pontos turísticos e ruas bem movimentadas, as estradas principais de acesso às praias e a balsa, por exemplo, pelo grande número de pessoas para fazer a travessia, pode acarretar em congestionamentos. 

Baixa Temporada

  • Prós – Para quem não gosta de ver praias, cachoeiras, ruas e restaurantes lotados,  os meses de abril a junho, durante o outono, são os melhores meses para ir para Ilhabela. O clima é agradável e as chuvas diminuem bastante, diferente do verão. A travessia na balsa será mais tranquila. E a boa notícia é que há uma garantia maior de dias ensolarados, com a oportunidade de aproveitar mais os esportes que podem ser praticados ao ar livre.
  • Contras – Com a cidade mais vazia, pode ser que você corra o risco de encontrar alguns pontos turísticos e restaurantes fechados. As praias, algumas, chegam a ficar bem desertas e tranquilas em excesso, o que “rouba” um pouco aquele clima de festa e agitação peculiar de Ilhabela.

veja também; Quando visitar Ilhabela

Gastronomia e o que comer em Ilhabela

gastronomia fina com camarao
gastronomia fina com camarao

Em Ilhabela, comer bem é de lei

Como Ilhabela é um destino turístico de praia e mar, os pratos com camarões e  frutos do mar se sobressaem mais. A gastronomia local oferece opções para todos os gostos, com cardápios que vão desde os petiscos à beira-mar até  pratos sofisticados da alta gastronomia. 

Anualmente, a cidade realiza festivais gastronomicos como o Festival do Camarão e o Ilhabela Sabor, que teve sua primeira edição em 2020, tendo recebido grandes nomes da gastronomia regional e nacional.

  • Restaurante Cheiro Verde – Rua  Da Padroeira, 109 – Centro Histórico
  • Pimenta de Cheiro Restaurante Ilhabela – Av. São João, 86 – Perequê
  • Restaurante Garoçá – Rua Pref. Mariano Procópiode Araújo Carvalho, 59 – Perequê
  • Kalango Bar Café – Av. Princesa Isabel, 809 – Perequê,
  • Manapani Ilhabela – Rua Pe Bartolomeu de Gusmão, 12 – Saco da Capela

Veja também; o que comer em Ilhabela

Turismo em Ilhabela

praia do bonete - ilhabela
praia do bonete – ilhabela

O turismo em Ilhabela é basicamente focado no ecoturismo e nas belezas naturais que compõem a região. Quem vem para a cidade quer aproveitar ao máximo as belezas naturais e desfrutar de cada momento único.

  • Cachoeira do Gato
  • Baía de Castelhanos
  • Praia do Bonete
  • Cachoeira dos Tres Tombos
  • Praia da Fome
  • Praia do Curral
  • Praia do Pereque
  • Parque Estadual de Ilhabela

Cachoeira do Gato

Um dos principais pontos turísticos de Ilhabela, a Cachoeira do Gato é uma das quedas d’água mais bonitas da cidade. Com 80 metros de altura, ela pode ser vista até mesmo por quem está mais perto da praia. Além de curtir o visual, registrando as mais belas fotos, a cachoeira também é indicada para um bom banho. Para chegar lá, é preciso fazer uma trilha, que tem início na Praia de Castelhanos. São 4 km no meio da Mata Atlântica. Uma dica para o percurso é ir de tênis.

Baía de Castelhanos

Se mesmo no meio da típica agitação de Ilhabela, você também procura alguns  momentos de tranquilidade – e não se importar de literalmente colocar o pé no barro para chegar no destino -,  visite a Baía de Castelhanos. Com quase 2km de extensão, a praia — que leva o mesmo nome da baía — encanta pela cor azul de suas águas claras. Mesmo mais sossegada,  oferece serviços de bar e restaurante. Para esse passeio, é preciso entrar no Parque Estadual.

Praia do Bonete

Esta praia é considerada uma das mais bonitas do Brasil. Fica localizada em uma região mais afastada do município. Para chegar na Praia do Bonete, você pode ir por terra ou pelo mar. Quem optar pela caminhada, vai ser recompensado com  muitas belezas naturais de encher os olhos. O caminho é cercado por cachoeiras maravilhosas.

Cachoeira dos Três Tombos

A Cachoeira dos Três Tombos é uma das atrações naturais procuradas pelos turistas que vão até Ilhabela. Essa cachoeira oferece aos visitantes uma piscina natural, para um mergulho e restabelecer as energias. O local é perfeito para a observação e monitoramento de grande diversidade de espécies de aves da Mata Atlântica, como marrecos, gaviões, corujas, entre outros.

Praia da Fome

Esta praia é acessível apenas por mar, e é perfeita para quem quer experimentar  a sensação de navegar por alto mar, e sentir o vento marítimo que traz aquela sensação de liberdade. O mar calmo e a água transparente são um convite para um mergulho. O nome “Praia da Fome” vem da época colonial, que conta que os escravos eram alimentados depois de longa e precária viagem da África, para depois serem vendidos conforme seu peso. 

Praia do Curral

A Praia do Curral tem ótima estrutura para turistas, com serviço de quiosques e bares à beira-mar. É sem dúvida uma das praias mais movimentadas de Ilhabela e atrai, especialmente na alta estação. Também é possível alugar barcos, botes e jet skis para passear e se divertir.

Praia do Perequê

Como fica localizada no centro de Ilhabela, confere um ar mais urbano entre as outras praias da região. A Praia do  Perequê possui uma infraestrutura completa, com restaurantes, quiosques, ciclovia e uma orla convidativa para um passeio. Ao fim do dia, você ainda pode aproveitar as lojinhas!

Parque Estadual de Ilhabela

O parque está localizado em uma extensa área de um verde da Mata Atlântica. Tem picos com mais de 1.000 metros de altitude, o que  proporciona a formação das inúmeras cachoeiras que banham a região. A fauna, assim como a flora, são um espetáculo à parte. O parque fica aberto diariamente. A entrada que dá acesso à trilha para a Praia do Bonete fica aberta durante todo o. O período de funcionamento do parque é das 8h às 18h. 

Centro histórico

Parada obrigatória para todos que visitam Ilhabela, é, sem dúvida,o Centro Histórico de Ilhabela, mais conhecido como Vila. Isso por que parece uma charmosa vilinha mesmo. Com  lojinhas coloridas, restaurantes e decks, de onde é possível curtir a paisagem do mar de cor esverdeada, típica de Ilhabela. O ideal é reservar algumas horas para um passeio e visitar as lojas de artesanato local e  souvenirs. Lá não vão faltar opções para almoço ou jantar em diversos restaurantes da região.

Veja também; Turismo em Ilhabela

iFriend em Ilhabela

Sua viagem estará ainda mais completa com um iFriend em Ilhabela.

  • Inti – O Inti curte desbravar matas e cachoeiras, sendo um bom conhecedor da região.
  • Flávia A Flávia vai te levar num tour completo para conhecer toda a região.
ilhabela vista aerea
ilhabela vista aerea

Ilhabela, a capital da vela, está esperando sua visita.

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?