HomeGuia de Viagem Holambra

Guia de Viagem Holambra

Moinho Povos Unidos Holambra-SP
Uma experiência Holandesa sem sair do Brasil

Holambra é conhecida internacionalmente como cidade das flores, por ser a maior exportadora de flores e plantas na América Latina, atraindo milhares de turistas o ano inteiro

Se você quer ter uma experiência Holandesa sem sair do Brasil, a pedida é Holambra, que como o próprio nome já diz, é o encontro da Holanda, a América e o Brasil. Localizada a 130 km de São Paulo, é uma cidade tranquila e bastante acolhedora.

As calçadas são de pedras portuguesas, decoradas com desenhos de tamancos, moinhos e tulipas, que nos lembram os holandeses, que desembarcaram na região após a segunda guerra mundial, em busca de novas oportunidades e transformaram esta pequena cidade, de pouco mais de 14 mil habitantes, com o charme do estilo europeu.

Aliás, a prefeitura municipal  apoia as construções em estilo holandês, concedendo desconto no IPTU de construções que imitem prédios da Holanda antiga. Então você já sabe que se sentirá na Holanda caminhando pelas ruas da charmosa Holambra. 

Vocação Turística de Holambra

Holambra é uma estância turística de descanso e se tornou referência por sua produção de plantas e flores. Atualmente é a maior exportadora de flores e plantas na América Latina, sendo responsável pela comercialização de aproximadamente 50% das flores e plantas ornamentais do Brasil.

A população da cidade leva a sério quando o assunto é a preservação das tradições e da cultura holandesa, o que confere um charme a mais para os turistas, tornando a cidade mais  atraente para visitantes.

Esse ponto tornou Holambra uma das cidades mais procuradas no roteiro turístico do interior de São Paulo. Quem parte para lá no mês de setembro, de quebra tem a chance de curtir a famosa Exploflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina . O festival conta também com apresentações de dança, barracas com comidas típicas e artesanato.

Destaques

A Capital nacional das flores A Holanda BrasileiraFestas, eventos, turismo gastronômico
Holambra é a maior exportadora de flores e plantas na América Latina, sendo responsável por quase 50% das flores e plantas ornamentais do Brasil?O atual município de Holambra começou com a chegada dos primeiros imigrantes holandeses em 5 de junho de 1948. o nome Holambra foi escolhido pelos imigrantes, representando a filosofia da união entre brasileiros e holandeses, Holanda-América-Brasil, e objetivando a integração econômica, cultural e social do homem do campo.Anualmente, Holambra promove Festas, eventos e turismo gastronômico. Seus parques e ruas preservam a floricultura e o meio ambiente proporcionando uma atmosfera calma e sutil.

O que fazer em Holambra?

Holambra é um lugar perfeito para o turismo de fim de semana. Tanto para visitar os enormes moinhos que ficam na entrada da cidade, conhecer os lindos e perfumados campos florais ou para experimentar a gastronomia repleta de pratos típicos da Holanda, o que não faltam para os turistas são opções do que fazer na cidade.

Confira o roteiro de viagem em Holambra:

Primeiro dia

Assim que você chegar na cidade já vai se depara com um dos pontos turísticos da região: o Portal de Holambra! Hora de dar a primeira parada, estacionar o carro em uma vaga próxima ao portal e tirar algumas fotos. Vá em direção ao Parque Van Gogh, em frente ao Lago do Holandês. Ali fica a Orla dos Chalés, com vários chalés de arquitetura estilo holandesa. Bem em frente aos chalés ficam reproduções dos quadros do artista holandês Van Gogh. É uma parada rápida no seu roteiro, a não ser que você queira usufruir do ambiente calmo e relaxante por alguns momentos.

Como a cidade de Holambra é responsável por quase 50% das flores produzidas no Brasil, está praticamente implícito no seu roteiro de viagem conhecer algum dos vários campos de flores. Você pode fazer visitas guiadas para as produções de vários tipos de flores. Atenção para a época que escolher visitar, pois alguns tipos de flores variam de acordo com a estação do ano. Nas visitas, um guia pode explicar sobre o processo de criação de cada flor, passando por campos abertos e estufas.

Segundo dia

Comece seu dia visitando o centrinho de Holambra, onde é possível fazer praticamente tudo caminhando.  Dê um pulinho para conhecer o Lago Vitória Régia, um dos pontos turísticos da cidade. Caminhar às margens do Lago Vitória Régia é um passeio muito bonito. Do lado oeste da orla do lago, fica o Deck do Amor, uma ponte de madeira, decorada por arranjos de flores e muitos cadeados. Uma tradição romântica, que justifica o nome: Deck do Amor.

De lá, siga para o Boulevard Holandês. O local tem esse nome por conta das casinhas coloridas que imitam o estilo arquitetônico dos edifícios na Holanda. Ali você encontra muitas lojinhas de souvenir e de roupas. É um dos principais pontos turísticos de Holambra, fica na Rua Dória Vasconcelos.

Terceiro dia

Não pode faltar no seu roteiro uma visita ao Memorial do Imigrante, Uma homenagem feita para os primeiros imigrantes holandeses que chegaram aqui no Brasil buscando um futuro longe da guerra que devastava a Europa. Com trabalho duro e muito suor, conseguiram vencer, mesmo com as dificuldades de uma nova língua e de um país com uma outra cultura.

Seguindo o passeio é hora de conhecer o Parque dos Coqueiros. É lá que  fica o letreiro colorido, cheio de flores, com os dizerem “Eu amo Holambra”. É parada certa para aqueles turistas que amam tirar uma paissagem instagramável para suas redes sociais. É hora de conhecer o Moinho dos Povos Unidos. Considerado por muitos  um dos melhores lugares de Holambra para viitar: um moinho típico holandês. Foi projetado pelo holandês Jan Heijdra, um dos raros especialistas na construção de moinhos. No local tem um deck onde é possível ver belas paisagens da estância turística. Logo mais acima do deck, estão as pás do moinho holambrense, com 12 metros cada e envergadura de 24 metros de ponta a ponta.

Veja também: o que fazer em Holambra?

Quando visitar Holambra?

Letreiro Eu amo Holambra
Letreiro Eu amo Holambra

Holambra é perfeita o ano todo

Quando visitar Holambra? Já falamos de como Holambra tem na sua produção e cultivo de flores o  grande atrativo da cidade, nesse caso, a primavera é a sugestão de período ideal para aqueles que querem conhecer a cidade. Além disso, a  Expoflora é o momento em que a cidade apresenta maior movimento. Nessa época do ano, os produtores exibem suas flores, em meio a muita música e dança típica, garantindo uma experiência maravilhosa ao turista. De agosto a setembro, entre sextas e domingos, acontece o auge da alta temporada, o que leva a preços mais salgados nessa época.

Para aqueles que tem vontade de conhecer a cidade, mas não pretendem encarar os preços mais alto nessa temporada, os meses entre abril e julho também são boas alternativas. As temperaturas são mais amenas –  já que é outono – e os índices pluviométricos apresentam as menores taxas do ano inteiro.

Alta temporada

  • Prós – É a época em que a cidade fica mais movimentada por conta da Expoflora . Acontece semanalmente, de sexta-feira a domingo, entre o fim de agosto e o fim de setembro. A cidade é tomada por suas flores, muita música e danças típicas.
  • Contra – Justamente por ser o período que a cidade recebe mais visitantes, os preços ficam inflacionados, as ruas lotadas de pessoas e carros.

Baixa temporada

  • Prós- Sua estadia no período de baixa temporada se torna mais fácil e menos estressante para caminhar tranquila e calmamente pela cidade, almoçar nos restaurantes sem filas e demora no atendimento e visitar os pontos turísticos do local com mais calma.
  • Contra – A cidade fica mais silenciosa, vazia e menos movimentada, para muitos, trazendo um ar de melancolia, o que não combina muito com viagens.

Veja mais: quando visitar Holambra

Gastronomia e onde comer em Holambra

stroopwaffle

Delicie-se com os sabores brasileiros e holandeses desse lugar!

Além dos temperos do Brasil, em Holambra é comum encontrar muitos restaurantes servindo comida holandesa e alemã (como joelho de porco, kassler, salsichão e chucrute com repolho).

Quando estiver pela cidade, não deixe de experimentar – e levar para casa-  o stroopwafel (biscoito amanteigado fino e crocante, de formato arredondado, e com recheio de caramelo, doce de leite ou chocolate), além dos mais variados queijos, em especial o Gouda (influência dos colonos holandeses).

Ah, e não esqueça de deixar espaço para as tortas de maçã. Para os amantes de cerveja, não deixe de experimentar a cerveja artesanal do Bier Trunk Pub Bar, uma Red Ale, Porter ou Red Ipa da Caverna 

Confira alguns restaurantes para conhecer:

  • Holam Bistro – R. Campo do Pouso, 1162 – Centro
  • Tratterie Holandesa – R. Camélias, 317 – Centro
  • Casa bela Café e restaurante – R. Dória Vasconcelos, 81 – Secção A
  • Hana Sushi Holambra – Rua das Dálias, 497 – Jardim das Tulipas
  • The Old Dutch –  Estr. do Fundão, 200 – centro,
  • Sabor e Arte – R. Rota dos Imigrantes, 450 – Secção A,
  • Madurodam – Praça dos Pioneiros, 56 Rua Lisiantus – Centro

Veja mais: Onde comer em Holambra

Eventos em Holambra

  • Carnaflores – Carnaval animado –  começa às 14h da terca-feira, ao longo da Alameda Maurício de Nassau. Desfiles de blocos e carros alegóricos, ao som de bandas locais.
  • Estufas abertas – Abril – roteiro de visitação que te levará numa jornada por entre as flores e plantas ornamentais de Holambra.
  • Holambra Noivas e Festas – Maio – evento de negócios Holambra Noivas e Festas. Os melhores preços, os melhores fornecedores e ainda por cima você aproveita e conhece a cidade mais holandesa do Brasil.
  • Festival Ecoa – Maio – Saude e bem-estar. Festival que promove e possibilita novas expressões e relações. Une propósitos e ideias conectadas à busca da saúde integral.
  • Festival Gastronômico Gordices de Minas – Maio – Os melhores pratos da culinária mineira representado pelos melhores chefs e cozinheiros da região e de Minas gerais. O evento acontece na praça do Moinho e também terá cerveja artesanal, espaço kids e shows durante sua programação. 
  • Festival Gastronômico “Festa Italiana” – Junho – Tradição & Sabores – evento com os melhores chefs e restaurantes do estado, apresentando as delicias da gastronomia italiana, regada a um bom vinho e a uma boa música.
  • Enflor – julho – Voltado para floristas, artistas florais e decoradores, O Enflor (Encontro Nacional de Floristas) é uma feira de negócios onde os participantes podem conferir tendências e conhecer o que há de mais novo em flores e plantas ornamentais, embalagens, presentes, ferramentas, acessórios de arte floral em geral.
  • Garden Fair – Julho – (Exposição de Tecnologia em Jardinagem e Paisagismo) destina-se a paisagistas, arquitetos, decoradores de áreas externas, empreendedores imobiliários e mantenedores de jardins e áreas verdes e reúne cerca de 170 expositores no pavilhão onde também acontece a Expoflora. 
  • Expoflora – Agosto – Considerado o maior evento da cidade. Para você ter idéia, a cidade de onze mil habitantes recebe de 25 a 30 vezes este número num único mês! Lá você encontra uma exposição de flores, mostra de paisagismo, danças folclóricas holandesas, museu, mini-sítio, shows, chuva de pétalas, desfile de carros alegóricos entre muitas outras atrações.
  • Festa de São Nicolau – Novembro – São Nicolau, o “Papai Noel holandês”. Os Pedros Negros, seus ajudantes, já podem ser vistos pelas ruas da cidade desde meados de Novembro e vários eventos acontecem até o dia 5 de Dezembro. Um deles é a tarde desenhos, quando as crianças fazem trabalhos manuais em sua homenagem. O evento mais importante acontece no final de semana mais próximo ao dia 5, quando São Nicolau recebe as crianças em sua festa de aniversário.
  • Noeland – novembro e dezembro – A cidade fica toda iluminada e vários eventos acontecem no mês de dezembro, logo após a Festa de São Nicolau.

Pontos Turísticos em Holambra

Deck do amor - Holambra
  • Parque Van Gogh
  • Lago do Holandês
  • Orla dos Chalés
  • centrinho de Holambra
  • Lago Vitória Régia
  • Deck do Amor
  • Boulevard Holandês
  • Memorial do Imigrante
  • Parque dos Coqueiros
  • Letreiro “Eu amo Holambra”
  • Moinho dos Povos Unidos

Portal de Holambra

Perfeito para as primeiras fotos de viagem nesse cartão postal

Parque Van Gogh

No parque os visitantes poderão apreciar réplicas de quadros do pintor holandês Vincent Willem van Gogh.

Lago do Holandês

O lago do Holandes antes era conhecido como mini-praia – um espaço criado pelos imigrantes para momentos de diversão. O grande ponto de encontro dos jovens nos finais de semana!

Orla dos Chalés

Residências em formato de chalés, uma arquitetura típica holandesa

Centrinho de Holambra

Centro comercial da cidade onde você poderá fazer suas compras de lembrancinhas e conferir alguns cafés na cidade

Lago Vitória Régia

Uma bela praça em frente para o Lago Vitória Régia, perfeita para caminhadas enquanto se admira a paisagem. Fica próxima ao Deck do Amor, Confeitaria Zoet an Zout e a Rua Dória Vasconcelos.

Deck do Amor

Romantismo em alta em Holambra – está localizado entre a Alameda Maurício de Nassau e o Lago Vitória Régia. Os apaixonados costumam deixar cadeados no Deck do Amor – já são mai de 6 mil cadeados deixados pelos apaixonados desde sua inauguração em 2005. No deck há também um coração com mais de 2 metros de altura para homenagear os casais.

Boulevard Holandês

Um conjunto arquitetônico onde diversas fachadas coloridas se destacam pela arquitetura típica holandesa.

Memorial do Imigrante

O Memorial do Imigrante Holandês foi inaugurado em 2008 para comemorar os 60 anos da imigração holandesa em Holambra.

Parque dos Coqueiros

O parque possui jardins, bancos, chafarizes e os tradicionais coretos das cidades do interior.

A grande atração da Praça dos Coqueiros é o letreiro de Holambra ” Eu amo Holambra”, parada obrigatória pra tirar aquela foto clássica pra recordação da cidade. Também possui algumas estátuas do Tulipo pra tirar foto.

Moinho dos Povos Unidos

Portal do Moinho dá as boas-vindas aos visitantes com sua construção baseada nos grandes moinhos holandeses

Veja mais: Pontos turisticos em Holambra

Passeios em Holambra

Expoflora - Holambra

Em Holambra, a terra das flores, há passeios incríveis!

Com os passeios em Holambra você conhecerá o que a cidade tem de melhor. Descubra Holambra com esses passeios maravilhosos.

Flowertour em Holambra

Fundada por imigrantes holandeses, a cidade de Holambra, conhecida como, Capital Nacional das Flores, é nutrida pela cultura holandesa, vista na arquitetura, gastronomia, passeios de bicicleta, danças folclóricas e até na língua holandesa, muito ouvida nas ruas!

Neste flowertour acompanharemos como são feitas as  produções das flores, incluindo visita a um produtor.  Vamos fazer um city tour em Holambra, começando no museu, para entender como a cidade cresceu até a cidade das flores!

Holambra para Crianças

Hoambra com as crianças? Façam um passeio de bicicleta por Holambra com Lena e Pedro e descobram muitas coisas interessantes sobre a formação, a cultura, a história, as pessoas, os monumentos e as belezas da cidade. Vamos descobrir juntos com Lena e Pedro?!

Vamos passar por lugares históricos e fazer brincadeiras com as crianças.

Indicado para crianças de 06 a 14 anos!

Veja mais: Passeios em Holambra

iFriend em Holambra

Nada melhor do que conhecer a cidade com um iFriend em Holambra.

Escolher um guia de viagem para acompanha-lo em alguns passeios e roteiros por São Paulo pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo cada lugar. Você pode ter uma experiência incrível, focado no iFriend que seja mais parecido com você.

Flores de Holambra-SP

Holambra , a Cidade das Flores espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Que tal?