O Havaí é um dos 50 estados dos Estados Unidos. Está localizado em um arquipélago no meio do Oceano Pacífico, podendo ser considerado o estado norte-americano mais isolado em relação ao resto do país. Sua capital e maior cidade é Honolulu, situada a mais de 3.100 km de qualquer outro estado norte-americano.
Histórico de Havaí
O arquipélago que forma o Havaí é constituído por um conjunto de ilhas de origem vulcânica e conhecido historicamente pelo nome de “Ilhas Sanduíche” (“Sandwich Islands”). O arquipélago havaiano era povoado por polinésios, sendo que a região era governada por vários chefes polinésios locais, até 1810, quando o rei Kamehameha I centralizou o governo do território e instituiu uma monarquia.
O Havaí é o único estado dos Estados Unidos cujos nativos se utilizaram da monarquia como forma de governo. Em 1894, o arquipélago se tornou uma república, e quatro anos depois, em 1898, foi invadido militarmente e anexado pelos Estados Unidos, se tornando um território estadunidense em 1900. Desde então, um grande número de pessoas com ascendentes europeus vindos de outras partes do país, bem como imigrantes asiáticos, se instalou no Havaí, dando à população local um aspecto altamente multicultural.
A base naval norte-americana de Pearl Harbor foi atacada por aeronaves da Marinha Imperial Japonesa em dezembro de 1941. O ataque fez com que os Estados Unidos entrassem oficialmente na Segunda Guerra Mundial. Mais de 2.400 pessoas morreram no ataque. Em 21 de agosto de 1959, o Havaí se tornou o 50º e último estado a entrar na União.
Depois de elevado a estado, o Havaí se modernizou rapidamente através de uma economia baseada no turismo, que cresceu rapidamente. Em face da ameaça de completo desaparecimento que a cultura local vinha sofrendo, esforços foram sendo feitos desde a década de 70 para resgatar e a reafirmar a cultura havaiana local.
Por que visitar o Havaí?
São inúmeras opções de passeios em meio a cenários estonteantes e belezas naturais
O arquipélago havaiano tem mais de 1,4 milhão de habitantes e mais de 100 ilhas, sendo oito ilhas principais: a ilha de Havaí, mais conhecida como Big Island; Maui; Oahu; Kauai; Molokai; Lanai; Niihau; e Kahoolawe. Oahu possui as cidades mais turísticas. Honolulu é a capital e a cidade mais populosa do estado do Havaí, ocupando quase toda a ilha de Oahu e Waikiki é um bairro de Honolulu.
O Havaí é o destino certo para quem curte calor, praias, surf, paisagens selvagens, passeios exóticos, compras e uma pitada de história. É um lugar tanto para quem quer descansar em meio a um cenário paradisíaco quanto para quem quer praticar esportes aquáticos e passar a noite num luau.
Quem chega à capital Honolulu percebe toda essa atmosfera que mistura tradição e inovação. É de praxe ser recebido por uma havaiana e ganhar um colar de flores, marca registrada da região. A cidade tem muitos lugares tranquilos, mas não é o caso de Waikiki Beach. Na agitada orla, há arranha-céus, ruas recheadas de lojas de grife, shopping centers, restaurantes sofisticados e hotéis de luxo.
O Havaí tem dois idiomas oficiais, o inglês e o havaiano, sendo o único estado dos EUA a ser bilíngue. A moeda corrente é o dólar americano. A melhor maneira de se locomover na região é de carro (para ter mais autonomia para ir de praia em praia, entre outras atrações). Na ilha de Oahu até dá para conhecer muita coisa sem carro porque há opções de transporte público e táxis. No entanto, nas demais ilhas você ficará bem restrito se não alugar um automóvel.
Veja também: Por que visitar o Havaí?
O que fazer no Havaí?
A melhor opção para o turista é combinar mais de uma ilha numa mesma viagem
O Havaí é o destino dos sonhos de muita gente. É lar de parques naturais e históricos, cânions, vales, cachoeiras, museus, cinco vulcões ativos, além de vistas jurássicas – as ilhas do estado já serviram de set de filmagem para a franquia de filmes Jurassic Park, grande sucesso nos cinemas.
Uma dúvida toma conta da cabeça dos turistas quando planejam conhecer o Havaí: qual ilha visitar? Não existe resposta certa, afinal, o melhor destino depende do estilo de viagem de cada um.
Oahu e Maui são ótimas alternativas para quem é mais urbano e gosta de ter opções de lojas e restaurantes que podem ser acessados facilmente andando a pé pela orla, como é o caso da região de Waikiki, em Oahu. São ilhas ótimas também para os surfistas porque são as ilhas com as melhores ondas. A ilha de Oahu recebe a final do mundial de surf na praia de Pipeline, na região norte, a mais rústica da ilha. Se você gosta mais de aventura, prefere fazer trilhas, ficar mais no meio do mato e explorar a natureza, Kauai e Big Island são mais a sua cara.
No entanto, a melhor coisa é combinar mais de uma ilha porque a viagem do Brasil para o Havaí é cara e não acontece do dia para a noite.
Para te ajudar, montamos um roteiro de três dias focados em Oahu, principal ilha do estado norte-americano, lar da maior população e melhor vida noturna.
Primeiro dia
Comece o dia bem cedinho visitando Pearl Harbor, perto de Honolulu, a base naval americana que foi atacada pelos japoneses, fazendo com que os Estados Unidos entrassem na Segunda Guerra Mundial. O local é muito bonito, com uma exposição histórica que conta detalhes da guerra e tours muito interessantes.
De lá, siga para o Iolani Palace, o único Palácio Real usado como residência de um rei nos Estados Unidos. O local preserva artefatos, móveis e vários objetos da época em que o Havaí era um reinado.
Próximo do Palácio, está o Punchbowl Cemetery, oficialmente chamado de National Memorial Cemetery of the Pacific. É mais que um cemitério e sim um memorial para homenagear aqueles que serviram nas Forças Armadas dos EUA, e aqueles que deram suas vidas ao fazê-lo
Sua próxima parada é no Honolulu Zoo, um zoológico com mais de 1.200 animais. Entre eles estão flamingos, girafas, guepardos e crocodilos.
Continuando o passeio no mesmo estilo, perto do zoológico está o Waikiki Aquarium. O aquário recebe mais de 300 mil visitas anualmente e conta com vários tanques que exibem animais marinhos, peixes e tartarugas.
Nossa dica para a noite é escolher um dos restaurantes da agitada Waikiki para experimentar o autêntico sabor havaiano. O Hula Grill Waikiki é uma ótima opção. Ele serve pratos com ingredientes locais frescos, peixes e carnes.
Segundo dia
Reserve seu segundo dia para aproveitar muito a Waikiki Beach, praia mais badalada do Havaí, localizada em uma região repleta de restaurantes e lojas. Estão disponíveis também aluguel de pranchas e passeios de barco.
Em frente à praia de Waikiki está a estátua de bronze de Duke Kahanamoku, considerado o “pai” do surf moderno.
Almoce no Duke’s Waikiki, situado no Outrigger Waikiki Beach Resort. Sinta a vibe havaiana num dos restaurantes mais icônicos da região, à beira-mar e com deliciosos coquetéis.
Não deixe de caminhar pela Kalakaua Avenue, via principal de Waikiki, essa avenida leva o nome do Rei Kalākaua, e é lá que fica grande parte dos hotéis requintados e lojas de grife.
À noite, você pode dar um giro pela Kuhio Avenue, via conhecida por oferecer boas opções de diversão noturna, além de bons restaurantes.
Antes, dê uma passadinha no Royal Hawaiian Center. Esse shopping oferece várias áreas ao ar livre e muitas opções de lojas e restaurantes, com destaque para o famoso Cheesecake Factory. A decoração com palmeiras é super charmosa e torna o ambiente muito agradável. Vez por outra o local recebe algumas apresentações de hula (dança havaiana).
Terceiro dia
No seu último dia em Oahu, você vai conhecer uma atração imperdível na viagem, o Diamond Head. Trata-se de uma cratera gigantesca formada há aproximadamente 300 mil anos pela explosão de um vulcão durante sua erupção. É um prato cheio para os amantes de trilhas. A caminhada proporciona belíssimas vistas do oceano e um percurso interessante por escadarias e túneis, o que já garante fotos incríveis. Lá de cima da montanha, um visual impagável da cidade de Honolulu.
E como dizem que o melhor fica para o final, sua próxima atração será a Baía de Hanauma, uma reserva natural que é a única praia paga do Havaí, localizada a cerca de 30 minutos de Honolulu. Formada devido a erupções vulcânicas, a área abriga uma riqueza incrível de vida marinha e muitos corais. Aproveite para praticar snorkel (mergulho de superfície)!
Se der tempo, siga viagem para Sandy Beach, uma praia famosa por suas excelentes oportunidades de bodyboard e bodysurf. Ela é perigosa para banho, mas vale conhecer a praia preferida do ex-presidente Barack Obama, não é mesmo?
No meio do caminho entre a Baía de Hanauma e Sandy Beach, faça uma parada para admirar a vista do Halona Blowhole Lookout. O Halona Blowhole é uma ocorrência natural formada por tubos de lava em fusão a partir de erupções vulcânicas há milhares de anos. O efeito causado é um jato de água arremessado para cima a uma altura de até 9 metros.
Para encerrar o roteiro e a noite, o Mai Tai Bar, à beira-mar da Praia de Waikiki, é um dos melhores bares da cidade. Não deixe de pedir o Royal Mai Tai, preparado com abacaxi fresco, suco de laranja, purê de baunilha, rum, Cointreau e amaretto.
Veja também: o que fazer no Havaí
Quando visitar o Havaí?
As ilhas havaianas têm clima subtropical caracterizado por duas estações
São duas as estações climáticas que prevalecem nas ilhas havaianas: o verão, entre maio e outubro, com pouquíssimas chuvas; e o inverno, de novembro a abril, com um pouco mais de precipitações. Apesar disso, as chuvas são relativamente escassas o ano todo, uma vez que a corrente atmosférica arrasta as nuvens para o Oceano Pacífico.
As temperaturas são bastante semelhantes. No verão, os termômetros marcam máximas em torno de 30ºC e 31°C, enquanto as mínimas são na casa dos 23°C. Já no inverno, as temperaturas máximas ficam entre 26°C e 27°C, enquanto a temperatura mínima é de 18°C.
A baixa temporada ocorre entre os meses de setembro e novembro, despontando como uma boa alternativa para quem quer economizar, pois os preços são mais em conta. Já para quem vai a Honolulu com foco no surf, a alta temporada acontece entre novembro e janeiro. É quando ocorre os principais campeonatos do esporte e a cidade ganha mais vida. Também compreendem a alta temporada os meses de julho e agosto devido às férias escolares em alguns países, inclusive nos EUA.
Alta Temporada
- Prós – No inverno, os campeonatos de surf agitam as ilhas, as ondas são constantes e garantem boas opções para os surfistas; no verão, as temperaturas mais altas são um convite a um mergulho no mar e dias intensos de praia. É a época perfeita para curtir um luau à noite.
- Contras – Os preços praticados na região ficam mais altos. As ilhas, bem como seus pontos turísticos ficam mais cheios. Portanto, se você não gosta de muvuca, fuja da alta temporada!
Baixa Temporada
- Prós – Há um menor fluxo de turistas e, por isso, os preços cobrados são mais convidativos. Outra vantagem é que os pontos turísticos e praias não ficam lotados e, por isso, você não precisa disputar espaço com outras pessoas.
- Contras – Pode fazer um friozinho durante a noite.
Veja também: Quando visitar o Havaí
Praias no Havaí
Elas são a maior razão para amar o arquipélago
Há muitas razões para viajar para o Havaí e, ao chegar lá, são muitas as razões para amar a terrinha, mas, sem dúvidas, a maior delas são as praias. Bem-vindo às ilhas havaianas, banhadas pelas águas do Oceano Pacífico, um pequeno paraíso isolado do resto do mundo.
Se você é fã de esportes aquáticos, esse é o destino dos seus sonhos. O Havaí é o berço do surf e coração cultural do esporte. Além de atrair surfistas do mundo inteiro, o arquipélago chama atenção com praias de tirar o fôlego, badalação e gente bonita.
Conheça algumas das lindas praias havaianas!
- Praia de Waikiki – Quem quer ir para o Havaí sabe que na praia de Waikiki encontrará tudo o que sempre quis de uma experiência à beira-mar. Nela você está na costa sul de Honolulu (Oahu), onde fica o bairro de mesmo nome. A praia tem mais de 3 km de extensão e é caracterizada por areia branca e águas azuis calmas.
Ela é famosa por favorecer a prática do surf, o que acaba atraindo muitos turistas. Aliás, mesmo sendo bem estruturada, ela não é a mais bonita do estado. No local, você verá muitas barreiras de contenção construídas na areia. Para quem gosta de praticar esportes aquáticos, Waikiki é um prato cheio, pois oferece passeios de canoa havaiana, stand up paddle e surf.
- Baía de Hanauma – Em 1967, a Baía de Hanauma (Oahu) foi transformada em uma reserva natural de preservação da vida subaquática. Seu nome significa “baía curva” e já foi o berço de uma cratera vulcânica que não existe mais. Até hoje, Hanauma é um parque subaquático onde milhares de turistas vêm todos os anos para mergulhar na imensa flora e fauna local.
O acesso a Hanauma é limitado e quem quiser entrar nela deve pagar uma pequena taxa, que vale cada centavo pelos mergulhos que você fará.
- Praia de Lanikai – A praia de Lanikai está localizada na ilha de Oahu e é descrita por jornais e revistas turísticas, além dos turistas que a visitam, como uma das praias mais bonitas da ilha e, quem sabe, do mundo. Para quem gosta de tranquilidade, ela é uma opção perfeita, pois não está na rota do agito havaiano.
O local oferece uma ótima infraestrutura para atender os turistas, com duchas, banheiros e churrasqueiras. Além disso, é possível praticar esportes aquáticos, como mergulho, surf, passeios de barco e caiaque. Na região, dá para velejar também, pois o local oferece barcos para locação.
- Baía de Waimea – Os surfistas gostam de visitar a Baía de Waimea (Oahu) durante os meses de inverno, pois as ondas ficam gigantescas. Durante os meses de verão, é uma ótima opção para o turismo familiar já que o mar se torna mais tranquilo. Essa é uma daquelas praias lendárias do Havaí e que todo viajante que vai para o estado deve conhecer.
- Pipeline – A praia Pipeline (Oahu) é belíssima e está na rota dos surfistas do mundo inteiro. Ela fica em um trecho com uma ampla formação de corais, o que possibilita que ondas bem altas encontrem com esses recifes, formando tubos gigantescos, que podem chegar até 15 pés.
Famosas pelas belas paisagens, ela ganhou o título de uma dasmelhores praias para a prática do surf do planeta. Não deixe de dar um delicioso mergulho no mar por lá!
- Praia de Hapuna – Uma praia em Big Island com perfil mais direcionado a famílias, pois tem águas bem calmas e infraestrutura para que todos possam curtir um dia incrível. Tem chuveiros, estacionamentos e restaurantes. Vale a pena um passeio pela Praia de Hapuna, que, embora tenha apenas 1 km de extensão, tem muito para oferecer aos olhos dos viajantes. Na parte sul da praia, você poderá aproveitar um belo recife de coral.
Veja também: Praias no Havaí
Ecoturismo no Havaí
Para os mais ousados, que tal um mergulho com tubarões?
O Havaí apresenta diversas atrações de aventura e natureza com o espírito aloha. Pode-se dizer que é o destino mais exótico dos Estados Unidos por contar com geografia e cultura únicas que não se encontram em nenhum outro lugar do planeta. Vulcões, cachoeiras, trilhas, parques naturais e praias são apenas alguns dos atrativos da terra natal de Barack Obama.
Veja algumas opções de ecoturismo no Havaí!
- Diamond Head – Esse extinto vulcão serviu de base de observação do exército americano por muitos anos. Hoje virou um parque federal e é aberto ao público. Essa é uma das trilhas favoritas dos turistas, com caminhada marcada de fácil acesso e áreas de repouso. A visão do pico é esplêndida avistando toda a cidade de Honolulu e as praias da costa sul da ilha de Oahu.
- Trilha de Kaena Point – Essa trilha fica na parte norte da ilha de Oahu. Caminhada pelo santuário dos pássaros albatroz beirando o mar azul e a região montanhosa da ponta noroeste da ilha. Pode-se avistar as baleias jubarte nos meses de inverno.
- Trilha de Kahana Bay – Essa trilha fica no lado leste da ilha de Oahu, onde a vegetação é sempre muito verde e abundante devido às chuvas/nuvens que ficam estagnadas pelo bloqueio das montanhas centrais da ilha. Vista panorâmica do mar, animais, pássaros e vegetação esplêndida.
- Trilha Ecológica de Waimea Valley + Pupukea Heiau – Essa trilha fica no vale sagrado de Waimea Bay na parte norte da ilha de Oahu. Os antigos havaianos realizavam suas cerimônias e sacrifícios nessa área, que, por ter um rio e cachoeira, é uma combinação perfeita para os cultos. Hoje Waimea é um parque estadual com jardim botânico, sendo possível fazer uma caminhada muito tranquila e no final da trilha ser presenteado com uma bela cachoeira onde é possível nadar.
- Trilha de Koko Head – Essa trilha em um extinto vulção na parte sudeste da ilha de Oahu é a mais íngreme de todas, indicada somente para os esportistas. Visão panorâmica da ponta sudeste da ilha de deixar qualquer um maravilhado com a beleza.
- Mergulho e mergulho com tubarões – O Havaí é o destino que você estava procurando para mergulhar com cilindro ou praticar snorkel e interagir com a vida marinha. É uma atividade bem comum de ser encontrada nas ilhas. Faça snorkel nas águas cristalinas do North Shore de Oahu e tenha uma experiência incrível no Pupukea Marine Sanctuary, que é o lar de muitas espécies endêmicas de peixes encontrados no arquipélago havaiano e é uma zona de conservação marinha de verdade. Para os mais corajosos, no North Shore de Oahu há o mergulho com tubarões – na jaula (dentro de uma gaiola de metal) e o mergulho livre (sem gaiola).
- Cachoeiras – Além de praias, o Havaí possui cachoeiras incríveis. As quedas são emolduradas por vales verdejantes, montanhas vulcânicas e selvas tropicais em uma paisagem épica como nenhuma outra. De curtas e tranquilas a quedas altas e poderosas, existem todos os tipos de cachoeiras por todas as ilhas. Se você está planejando férias no Havaí, não deixe de adicionar cachoeiras à sua lista. Entre as melhores, estão: Manoa Falls, Sacred Falls e Waimea Falls, em Oahu; Wailua Falls e Hanakapiai Falls, em Kauai; Waiilikahi Falls, na Big Island.
Veja também: Ecoturismo no Havaí
Gastronomia no Havaí
Pratos e drinks refrescantes te esperam neste destino exótico
A comida havaiana remete ao verão e à refrescância. É marcada pelas frutas tropicais, muitos vegetais, peixes frescos, moluscos e outros frutos do mar. Em geral, é leve e carrega um clima tropical. Em sua base é polinésia, mas tem a influência da cozinha europeia que a torna mais familiar ao paladar ocidental e, por isso, está se popularizando por aqui.
Entre os pratos típicos do Havaí estão o porco kalua, poke (peixe cru, arroz, vegetais, frutos do mar e frutas), musubi (consiste numa fatia de spam grelhado com arroz e algas nori) e lau lau (peixe cozido no vapor e carne de porco envolto em folhas de taro).
Não deixe de experimentar os drinks tropicais havaianos, como o Blue Hawaii, o Mai Tai e o Okolehao.
Restaurantes no Havaí
- Buca di Beppo – 1030 Auahi St Bay 1, Honolulu, HI
- California Pizza Kitchen – 1450 Ala Moana Blvd Ste. 3241, Honolulu, HI
- Brown’s Beach House Restaurant – 1 N Kaniku Dr, Waimea, HI
- Merriman’s Big Island – 65-1227 Opelo Rd B, Waimea, HI
- ULU Ocean Grill – 72-100 Ka’upulehu Drive Ka’upulehu, Kailua-Kona, HI
- CanoeHouse – Mauna Lani, Auberge Resorts Collection, 68-1400 Mauna Lani Dr, Waimea, HI
- Huggo’s – 5308, 75-5828 Kahakai Rd, Kailua-Kona, HI
- Jackie Rey’s Ohana Grill Kona – 75-5995 Kuakini Hwy STE 1, Kailua-Kona, HI
- Mai Tai Bar – 2259 Kalakaua Ave, Honolulu, HI
- Hula Grill Waikiki – 2335 Kalakaua Ave, Honolulu, HI
Veja também: Onde comer no Havaí
Hotelaria no Havaí
Oahu, a ilha mais visitada do estado, tem a melhor infraestrutura para o turista
Uma dúvida de muitos turistas que pretendem visitar o Havaí é onde ficar no arquipélago. Realmente, o ideal antes de reservar o hotel é ter noção da sua localização: se é bom para quem procura agito ou para o viajante que prefere ficar isolado do mundo, por exemplo.
A maioria das pessoas acabam optando por conhecer a ilha de Oahu, a principal e mais visitada de todas. Maui e Big Island também estão entre as preferidas dos turistas.
Oahu hospeda o maior aeroporto e tem a melhor infraestrutura turística. Além dos hotéis, restaurantes e todo o agito de Waikiki, Oahu é a única ilha com sistema de transporte público capaz de levar o visitante para qualquer lugar. Mesmo assim, é muito importante pesquisar sobre onde ficar em Oahu para garantir bons momentos na ilha.
Maui é um dos lugares mais turísticos do Havaí e é a favorita de muitos surfistas. Enquanto Oahu tem os badalados picos de North Shore, a ilha de Maui tem ondas mais frequentes o ano inteiro, ideais para vários níveis de surf. Além das incríveis praias, Maui também tem o parque dos vulcões que, aliás, é um lugar famoso para ver o sol nascer, muitos pontos de mergulho e cidades únicas.
Big Island é conhecida como “Ilha Grande”, pois é a maior do arquipélago que compõe o Havaí. É uma ilha com muitos contrastes e paisagens totalmente diferentes de norte a sul. Perto de Kona, é visível a formação vulcânica das Ilhas do Havaí, com rochas provenientes da lava por todos os lados. Do outro lado da ilha, em Hilo, a vegetação é mais exuberante, com lindas florestas e cachoeiras.
Seja qual for a ilha que escolher, é possível encontrar áreas mais calmas e mais movimentadas, hospedagens luxuosas e as mais econômicas.
Hotelaria no Havaí
- Aqua Oasis Hotel – 320 Lewers St, Honolulu, HI
- Halekulani Hotel – 2199 Kālia Rd, Honolulu, HI
- Aston Kona by the Sea – 75-6106 Ali‘i Dr, Kailua-Kona, HI
- Kaumana Caves Inn – 1245 Kaumana Dr, Hilo, HI
- Hale Napili – 65 Hui Dr, Lahaina, HI
- Royal Lahaina Resort – 2780 Kekaa Dr, Lahaina, HI
Veja também: Hotelaria no Havaí
Passeios no Havaí
Conheça alguns dos melhores pontos turísticos do arquipélago
As ilhas havaianas reservam boas surpresas além de suas praias. Destino de calor, sol e mar, o Havaí tem atrações para os amantes de história e cultura e da natureza.
Confira alguns passeios bem legais para fazer nesse lugar exótico e paradisíaco!
- Pearl Harbor – Parte da história de Honolulu se confunde com uma das maiores tragédias da história norte-americana: o ataque do exército japonês à base naval de Pearl Harbor, em 1941, que motivou a entrada dos EUA de vez na Segunda Guerra Mundial. A antiga base, onde morreram mais de mil fuzileiros e marinheiros dos Estados Unidos, é hoje um dos principais pontos turísticos da ilha de Oahu, então chegue cedo para evitar as longas filas.
Um dos principais atrativos de Pearl Harbor é o USS Arizona Memorial, restos de um navio atingido durante o bombardeio que mostram o tamanho da violência que se abateu sobre o arquipélago no ataque.
- Iolani Palace – Como vimos aqui, o Havaí já foi uma monarquia. Antes de ser anexado como território dos Estados Unidos, o arquipélago tinha sua própria realeza, cuja residência oficial era o Iolani Palace. O palácio deixou de abrigar reis e rainhas, como Rei Kalakaua e sua Rainha Liliuokalani (os últimos monarcas havaianos), no século XIX e foi convertido em um rico museu que conta tudo sobre a monarquia local.
- Waikiki Aquarium – O Aquário de Waikiki, em Honolulu, é o segundo aquário público ainda em funcionamento mais antigo dos EUA, depois do Aquário de Nova Iorque. Fundado em 1904, o Aquário de Waikīkī é o lar de mais de 3.500 organismos de 490 espécies de plantas e animais marinhos.
- Mission Houses Museum – Embora o Havaí seja o estado mais novo dos Estados Unidos, o arquipélago é bastante antigo – estamos falando de uma região ocupada pela humanidade há séculos. Por isso, uma das atividades mais divertidas para fazer em Honolulu é conhecer um pouco mais sobre a história da cidade e do Havaí. Para isso, recomendamos uma visita ao Mission Houses Museum.
Instalado em um complexo com três casarões históricos, o museu oferece ao viajante a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre a história havaiana e a cultura local nos séculos passados.
- Parque Akaka Falls – Localizado na Big Island, um dos principais pontos turísticos no Havaí, o Parque Akaka Falls é um daqueles lugares que encantam os visitantes, afinal, toda a reserva é composta por uma natureza exuberante. Além das imponentes árvores, rochas e arbustos, o lugar possui uma trilha ecológica bem estruturada e de nível leve, ou seja, é um trajeto que pode ser percorrido por pessoas de todas as idades.
Depois de uma bela caminhada, a recompensa é muito gratificante: uma cachoeira de 129 metros que impressiona até os turistas mais exigentes.
- Parque Nacional dos Vulcões – Ainda no arquipélago de Big Island, outra atração que merece ser visitada é o Parque Nacional dos Vulcões. Localizado no lado sul da ilha, a reserva é considerada o terceiro maior parque nacional americano.
Quem deseja se aproximar dos vulcões existentes, precisa caminhar por uma trilha segura e bem sinalizada — o caminho, inclusive, é muito utilizado para piqueniques e acampamentos. Dentro do parque existe um museu onde é possível conferir a evolução do vulcão por meio de algumas imagens.
Veja também: Passeios no Havaí
Quanto custa viajar para o Havaí?
Comece a planejar as férias da sua vida!
O Havaí é um dos 50 estados dos Estados Unidos. Está localizado em um arquipélago no meio do Oceano Pacífico, podendo ser considerado o estado norte-americano mais isolado em relação ao resto do país. Sua capital e maior cidade é Honolulu, situada a mais de 3.100 km de qualquer outro estado norte-americano.
Há várias companhias aéreas que operam voos do Brasil com destino a Honolulu, mas não existem voos diretos, sendo preciso fazer pelo menos uma conexão (há mais opções de voos com duas conexões).
Durante a alta temporada, também é possível encontrar voos para outros destinos do arquipélago, como Kahului, Lihue, Hilo e Kona.
- Passagens – Opções a partir de: Rio R$ 3.433,00 e São Paulo R$ 3.100,00
- Aluguel de carro – Categoria econômica R$ 749,44 a diária / veículos SUV R$ 930,11 a diária (preço médio para no mínimo 4 dias)
- Passeios – Um passeio de catamarã com direito a parada para praticar snorkel em Honolulu sai em torno de $ 89 por pessoa. O ingresso adulto para o Aquário de Waikiki custa $ 12. Já o mesmo ingresso para o Zoológico de Honolulu custa $ 19.
- Hospedagens – Item caro da viagem comparado com outros estados norte-americanos. Uma dica é escolher um hotel com nota alta no Tripadvisor, pois no Havaí também tem hotéis ruins. Prepare-se para gastar em torno de R$ 750,00 a R$ 900,00 na diária de um quarto duplo simples.
O tempo ideal para conhecer o Havaí é de 12 dias, levando em consideração uma viagem combinando as ilhas de Oahu, Big Island e Maui. Estima-se que numa viagem de 12 dias para as ilhas havaianas é necessário ter na faixa de R$ 11.000,00 a R$ 13.000,00 exceto as passagens aéreas. Com esse valor, dá para fazer os principais passeios, se alimentar bem, rachar o aluguel de um carro com a família e se hospedar num hotel 3 estrelas.
Veja também: Quanto custa viajar para o Havaí?
iFriend: Guia de viagem Havaí
Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo o arquipélago.
Conheça os iFriends no Havaí e divirta-se!
Havaí, a meca do surf mundial, espera sua visita!
iFriend. Find a friend, enjoy the ride.