HomeGuia de viagem Porto de Galinhas

Guia de viagem Porto de Galinhas

Letreriro de Porto de Galinhas
Letreriro de Porto de Galinhas
Você vai se apaixonar por Porto de Galinhas nesse guia completo!

Porto de Galinhas está situada na cidade de Ipojuca-PE.

Eleita como a “Melhor Praia do Brasil” por dez vezes consecutivas pela revista Viagem e Turismo, da Editora Abril, Porto de Galinhas (PE) tem sido um dos destinos preferidos de turistas nacionais e internacionais no Nordeste.

Com piscinas naturais de águas claras e mornas formadas entre os corais, coqueirais e areia branca, a região é considerada uma das mais bonitas do país, atraindo visitantes todos os anos, com seu clima predominantemente quente em todas as estações.

Vocação turística de Porto de Galinhas

Os recifes de corais dão a fama de Porto de Galinhas, o que atrai pessoas de todos os cantos do Brasil pela calma e cor esverdeada das águas.

Por ter dias ensolarados o ano inteiro, o destino é sempre muito procurado, principalmente entre os meses de férias escolares, entre dezembro e março.

O clima de Porto de Galinhas é de verão o ano inteiro, isso porque a região é ensolarada praticamente o ano inteiro, com temperatura média de 28ºC. Segundo a pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco, a junção sol e praia é a credencial do destino para 95% dos visitantes.

As piscinas naturais da região atraem mais de meio milhão de turistas por ano, sendo um dos lugares mais visitados no Nordeste. 

Destaques

DecacampeãoPraia do Muro AltoCana de açúcar e história
Porto de Galinhas foi eleita como a “Melhor Praia do Brasil” por dez vezes consecutivas pela revista Viagem e Turismo, da Editora Abril.É uma das maiores piscinas naturais do Brasil, com águas calmas e mornas, em razão da enorme barreira de corais presente lá.   A colonização de Ipojuca teve início em 1560, após a expulsão dos índios Caetés e outras tribos do litoral sul de Pernambuco. Então, os colonos migraram para as terras férteis e ricas em massapê de Ipojuca, próprias o cultivo da cana-de-açúcar, o que causou um rápido crescimento da região.

O que fazer em Porto de Galinhas?

Vista de Ipojuca, recifes de coral
Vista de Ipojuca, recifes de coral

Paisagens inesquecíveis esperam por você!

Além das belíssimas praias de águas calmas e cristalinas, os passeios de bugue e de jangada, pelas piscinas naturais, fazem sucesso entre os turistas.

Os vários resorts oferecem ao hóspede desde piscinas privativas e SPA até os melhores parques aquáticos.

Primeiro dia

Se você quer conhecer todo o litoral de Porto de Galinha, o passeio de bugue de Ponta a Ponta explora os principais pontos turísticos da região, desde a praia do Muro Alto até o Pontal de Maracaípe: dois lugares paradisíacos.

Segundo dia

O passeio de jangada é um dos mais buscados por quem deseja conhecer de perto as incríveis piscinas naturais da região. O turista pode optar também em fazer o mergulho nos recifes, onde há uma grande diversidade de animais marinhos. Para quem está de carro, um roteiro indicado é a Costa dos Corais, um dos trechos mais bonitos do litoral brasileiro, localizado entre Pernambuco e Alagoas.

Terceiro dia

Se você estiver com tempo e quiser conhecer melhor o estado, a dica é fazer um passeio bate volta até as cidades históricas de Recife e Olinda. Além de praias, elas abrigam construções de séculos passados, lojas de artesanato, fora todas as opções que as grandes metrópoles oferecem aos visitantes.

Veja também: o que fazer em Porto de Galinhas

Quando visitar Porto de Galinhas?

Letreriro de Porto de Galinhas
Letreriro de Porto de Galinhas

Sol brilhando o ano inteiro!

O Nordeste, como um todo, tem dias ensolarados durante o ano todo, e Porto de Galinhas não é diferente.

Por estar localizada em uma região com poucas chuvas, a cidade tem o potencial de receber turistas todos os meses, apesar disso, entre setembro e novembro, o sol aparece com mais frequência.

E, se puder, opte pelos períodos em que a maré está baixa, pois quando está alta não é possível ver os recifes e prejudica o passeio.

Alta Temporada

  • Prós – A cidade fica mais agitada com a chegada de turistas, consequentemente, o comércio fica por mais tempo com as portas abertas. Os passeios de bugue e de jangada também disponibilizam mais horários para excursão. 
  • Contras – A região fica bem mais cheia que o normal, e com isso, os bares, restaurantes e praias ficam lotadas, principalmente durante as festas de fim de ano. Os preços de hospedagem e passeio aumentam. 

Baixa Temporada

  • Prós – A cidade fica mais tranquila e com menos fluxo de pessoas nos pontos turísticos. Entre os meses de setembro e novembro, o sol tá forte e os preços estão mais em conta do que os praticados entre dezembro e março.
  • Contras – Se você for visitar Porto de Galinhas entre os meses de junho e julho, é provável que pegue uns dias chuvosos, já que essa é considerada a época com maior índice de chuvas na cidade pernambucana. Os passeios, assim como os estabelecimentos, podem ter seus horários reduzidos. 

Veja também: Quando visitar Porto de Galinhas

Gastronomia e o que comer em Porto de Galinhas?

Frutos do mar
Frutos do mar

Todos os sabores do nordeste num só lugar !

Os principais restaurantes ficam localizados na vila de Porto de Galinhas, onde são servidos, principalmente, pescados e frutas.

Além da farta gastronomia nordestina, Ipojuca e Porto de Galinhas têm restaurantes para diversos paladares.

Não deixe de provar os clássicos a base de carne de sol, peixes e frutos do mar. Atenção especial à branquinha da boa e das sobremesas pernambucanas a base de frutas.

O Barcaxeira, em frente às piscinas naturais, vive lotado, devido às suas mais diferentes versões de escondidinhos. 

Restaurante em Porto de Galinhas, Ipojuca:

  • Restaurante Barcaxeira – Rua da Esperança, 458
  • Restaurante Beijupirá – R. Bejupira, 90
  • Peixe na Telha – R. das Piscinas Naturais, 103
  • Munganga Bistrô – Galeria Caminho da Praia – Av. Beira Mar, 32 –
  • Porto Mix – R. das Piscinas Naturais, s/n.

Veja também: Gastronomia em Porto de Galinhas

Pontos turísticos de Porto de Galinhas 

Porto de Galinhas reúne o melhor roteiro de Pernambuco!

Piscinas naturais, passeios de barco, projeto de preservação dos cavalos-marinhos! Você encontra muitas razões para visitar esse pequeno pedaço de paraíso.

Noite de forró na Lua Morena

Gosta de forró, mas não sabe dançar? Na lua morena seus problemas acabaram! De quarta a sábado você aproveita o melhor do forró pé de serra e aprende a dançar esse ritmo contagiante, com pessoas alegres e respeitosas. A animação do lugar acontece à partir da meia noite!

Piscinas Naturais

Quem vai à praia de Porto de Galinhas e vê as águas calmas, azuis e cristalinas se apaixona imediatamente. Com sua beleza paradisíaca, é considerada uma das mais bonitas do país, e é um dos carros-chefes do turismo em Pernambuco. Entre os programas preferidos dos visitantes, está o passeio de jangada e o mergulho nos recifes de corais.

Projeto Hippocampus

É um centro ambiental que tem o objetivo de preservar e pesquisar sobre os cavalos-marinhos. O projeto oferece visitas guiadas por biólogos aos visitantes, e já conseguiu levar mais de 100 mil animais para a natureza. É um ótimo programa para famílias com crianças. 

Feira de Artesanato

Com preços baixos, a Feira de Artesanato de Porto de Galinhas é parada obrigatória para quem deseja comprar lembrancinhas de viagem. Principalmente à noite, o local fica bastante movimentado, e andar pelas ruas é uma boa opção de passeio com a família. O lugar também conta com barracas que oferecem comidas típicas da região. 

Ateliê Gilberto Carcará

O ateliê é dedicado ao artista plástico Gilberto Carcará, o qual é o responsável pela presença de tantas galinhas espalhadas por Ipojuca. Suas galinhas são reconhecidas internacionalmente e dão total referência a Porto de Galinhas. O local tem uma exposição das obras do artista, mas é preciso marcar horário com antecedência. 

Veja também: Pontos Turísticos de Porto de Galinhas

Praias de Porto de Galinhas

Praia de Muro Alto - Ipojuca
Praia de Muro Alto – Ipojuca

Cuidado para não se apaixonar e querer ficar de vez!

As praias de Porto de Galinhas são apaixonantes: vastos coqueirais que produzem uma brisa suave, a areia bem branquinha e o mar, em sua grande parte, verde claro, com ondas médias e alguns redutos ideais para quem precisa relaxar.

Praia do Muro Alto

A praia é uma das maiores piscinas naturais do Brasil, com águas calmas e mornas, em razão da enorme barreira de corais presente lá. À beira-mar, o turista encontra muitas opções de restaurantes e barracas, para se alimentar, e hotéis ou resorts. Também é possível alugar caiaques, jet-ski e pranchas para a prática do stand up paddle, ou simplesmente nadar e mergulhar na piscina natural.

Praia de Maracaípe

A principal atração dessa praia são os coqueirais que cobrem toda a região, é uma parada obrigatória no passeio de bugue. Um pouco mais distante do centro, a vila de Maracaípe conta com restaurantes, pousadas e uma estrutura independente. O mar é bastante procurado por surfistas, já não é tão calmo, mas o local é ideal para quem deseja fugir da agitação de Porto de Galinhas.

Praia do Cupe

É uma praia boa para fazer passeios em família, principalmente quando a maré está baixa e é possível avistar a barreira de corais e peixes. Quando a maré está alta, o mar fica bravo e fica mais difícil mergulhar. O local tem poucas opções de restaurantes e barracas, uma das reclamações de quem visita. 

Veja mais: Praias em Porto de Galinhas

iFriend: Guia de viagem Porto de Galinhas

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Obtenha o máximo dessa experiência com um iFriend em Porto de Galinhas. Você pode escolher alguém com um perfil parecido/esperado e ter uma experiência incrível, focado nos seus desejos.

  • Luan – Vai te levar para conhecer o que Porto de Galinhas tem de melhor

Ver mais iFriends: guias locais em Recife para você aproveitar MUITO a sua estadia!

Coqueirais em Porto de Galinhas
Coqueirais em Porto de Galinhas

Porto de Galinhas, a melhor praia do Brasil, está esperando sua visita.

iFriend. Find a friend, enjoy the ride!

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?