HomeGuia de viagem Istambul

Guia de viagem Istambul

istambul-turquia-ifriend
Um guia completo de Istambul para você!

Istambul é a maior e mais importante cidade da Turquia, com mais de 15 milhões de habitantes em sua região metropolitana. É a capital administrativa da Província de Istambul, mas, surpreendentemente, não é a capital do país.

Istambul é uma cidade transcontinental – uma parte dela está localizada na Europa e a outra na Ásia, às margens do Estreito de Bósforo, um canal com exatos 32 km de extensão que une o Mar Mediterrâneo ao Mar Negro, através do Mar de Mármara.

Histórico de Istambul

Fundada em 667 a.C. por colonos gregos, Istambul foi inicialmente chamada de Bizâncio. De 479 a.C. a 390 a.C., a cidade foi disputada por Atenas e Esparta e pertenceu a cada um dos dois domínios em diferentes momentos.

Também fez parte da Macedônia por um breve período e, anos mais tarde, foi considerada um território independente até se tornar Constantinopla pelas mãos do imperador Constantino. A cidade carregou esse nome por anos e passou a ser a capital do Império Romano no ano de 330 d.C. Também foi considerada o centro cultural da Grécia Antiga por muito tempo.

Já na época do Império Bizantino, Constantinopla detinha o título de cidade mais rica da Europa e foi por séculos o centro do cristianismo.

Em 1453, a região foi conquistada pelos turcos, deixando de ser cristã e se tornando islâmica. E foi só a partir daí que a cidade começou a se transformar no que ela é nos dias atuais. 

O nome “Istambul” foi oficialmente adotado em 1930. Décadas depois, em 1963, a cidade passou a fazer parte da União Europeia, se tornando a única metrópole do mundo a pertencer a dois continentes.

Apesar de não exercer a função de capital, a moderna cidade é o centro econômico, histórico e cultural da República da Turquia – reconhecida hoje como um destino turístico repleto de história e cultura por todos os lados, que exala cores, sabores e aromas.

Por que visitar Istambul?

Mesquita Azul

Você vai se surpreender ao conhecer a versatilidade do destino

Uma cidade antiga que esbanja modernidade. Uma mistura islâmica e mediterrânea de culturas em uma atmosfera vibrante. Istambul tem ares, tamanho e postura de capital, apesar de não ser, e ainda é considerada a ponte que liga a Ásia à Europa do ponto de vista cultural e geográfico.

Historicamente uma das cidades mais ricas do mundo, o destino cheio de contrastes é um caldeirão cultural que oferece uma experiência versátil e dinâmica a seus visitantes. Isso se mostra nas mesquitas, igrejas, palácios, museus, parques e bazares, além da vida noturna agitada de Istambul. As delícias gastronômicas e danças típicas do país também se espalham por todas as direções da cidade e dão o tom para você se inspirar a construir roteiros.

Por tudo isso, quando se fala em turismo na Turquia, Istambul é o primeiro lugar que vem à cabeça das pessoas. A ampla variedade de atrações fará você se apaixonar por esse destino.

Qual idioma se fala em Istambul?

idioma oficial da Turquia é o turco, mas muita gente sabe falar inglês e também espanhol em Istambul. Então, se você consegue se comunicar em uma dessas línguas, saberá se virar bem na cidade.

Que moeda levar para Istambul?

A Turquia, apesar de fazer parte da União Europeia, não adota o euro como moeda oficial, e sim a lira turca

No entanto, como é difícil achar casas de câmbio no Brasil que fazem a troca da moeda, a melhor opção é trocar os seus reais por euros ou dólares e fazer o câmbio para lira turca quando já estiver lá.

O que fazer em Istambul?

Hagia Sophia

Confira um roteiro de três dias na cidade turca

Istambul é uma cidade super bonita, uma mistura de Ocidente e Oriente, repleta de cores e vida.

A cidade mais importante da Turquia figura hoje entre os destinos mais visitados da Europa graças à riqueza histórica e cultural que apresenta a cada canto.

Espere encontrar uma das metrópoles mais animadas do mundo, com diversos eventos intercontinentais, festivais internacionais de cinema, música e teatro, dezenas de museus e muitas galerias de arte.

Nós preparamos um roteiro de três dias na cidade com dicas dos principais pontos turísticos. Confira, a seguir, o que fazer em Istambul durante a sua viagem!

Primeiro dia

Sua primeira parada em Istambul será no Hipódromo de Constantinopla, uma praça que podemos considerar como um museu a céu aberto. Na época do Império Romano, o local era o centro cultural onde ocorriam os eventos.

Os três principais monumentos do Hipódromo são o Obelisco Egípcio (Obelisk of Theodosius), a Coluna da Serpente e a Coluna de Constantino (Column of Constantine).

A área que se estende além da praça principal também merece ser explorada com tempo para que alguns detalhes não passem despercebidos, como a torre de pedra antiga (sob a cisterna da basílica) ou a pedra branca que marca o Million (marco zero do Império Romano).

Próximos ao Hipódromo de Constantinopla estão os principais pontos turísticos de Istambul: a Mesquita Azul, o Museu Hagia Sophia (ou Aya Sophia) e o Topkapi Sarayi. Todos eles são atrações obrigatórias durante a sua viagem à Turquia.

A Mesquita Azul, também conhecida como Sultanahmet Mosque, é linda e imperdível. Uma construção do século XVI do arquiteto Mehmet.

O Hagia Sofia ou Basílica de Santa Sofia, um dos principais monumentos de Istambul, foi fundado como igreja que se transformou em mesquita e hoje é um museu.

O Topkapi Sarayi é um palácio que funcionou como sede do Império Otomano e residência dos sultões até 1853. Atualmente, é um palácio-museu com preciosidades do Império Otomano. É possível visitar apenas o palácio ou o harém, onde morava o sultão com suas esposas, filhos e concubinas.

Terminada essa visita, chega a hora de seguir para os Museus Arqueológicos de Istambul. O complexo compreende três museus distintos: o Museu Arqueológico propriamente dito, o Museu de Antiguidades Orientais e o Museu do Quiosque Esmaltado. Para quem curte museus, museus com biblioteca e coleções de regiões do Oriente é um prato cheio. Os jardins paisagísticos do lugar são uma atração a parte.

Termine seu passeio num dos mercados mais coloridos de Istambul. O Spice Bazar, ou Mercado das Especiarias, oferece uma grande variedade de lojas que vendem chás, temperos, chocolates e outros produtos locais. Vale a pena dar uma volta para conhecer.

Na sua primeira noite em Istambul, recomendamos o Giritli, restaurante com mesinhas em um agradável jardim, na região do porto pesqueiro da cidade. Tem opções de carne e peixes no menu, além de uma carta de vinhos variada.

Segundo dia

Vamos começar o segundo dia em Istambul conhecendo um dos palácios mais luxuosos do mundo?

O Palácio Dolmabahçe é um edifício localizado no lado europeu do Bósforo. Ele foi o principal centro administrativo do Império Otomano de 1853 a 1922. Sua localização é um pouco mais afastada, em Beşiktaş, mas vale a pena visitar um dos edifícios mais impressionantes da cidade, tanto por sua arquitetura quanto a riqueza de seus ambientes internos.

Palácio Dolmabahçe.
Foto: Flickr

Depois, é legal incluir na sua lista de o que fazer em Istambul, um passeio pela Rua Istklal, conhecida pelas lojas de grife, cafés, restaurantes e docerias. Por lá passa o Tünel, um sistema de bondinho bem antigo.

Recomendamos parar para tomar uma taça de vinho na galeria Çiçek Pasajı e passar na praça Taksim, onde fica o Monumento ao Aguador e o Monumento à República.

Depois, siga para a Torre de Gálata, uma das torres mais antigas do mundo, construída de madeira pelo imperador Bizantino Anastasius Oilozus em 528 como uma casa de luz. Desde então, a torre já passou por incêndios e reconstruções. 

Ela fica no alto de uma colina, a 140 metros de altura do nível do mar. Para chegar lá no topo, você terá que encarar uma bela subida em rua de paralelepípedo, mas a vista linda da cidade, com suas mesquitas pontiagudas, compensa todo o esforço.

Sua tarde pode terminar com uma experiência bem diferente: um tradicional banho turco, também conhecido como hamam. Em Istambul, há diversas casas de banho turco e duas das mais famosas são o Hamam de Çemberlitas e o Cagaloglu. Viva uma genuína experiência turca, além de super revigorante após um longo dia de passeio.

Nossa dica de jantar é o Mikla, considerado um dos melhores restaurantes de Istambul. A casa oferece um menu degustação com releitura de tradicionais pratos da cozinha da Anatólia, uma experiência bastante interessante. Melhor ainda porque ele fica no topo do hotel The Marmara Pera, no bairro de Pera, e tem uma vista incrível para cidade, principalmente à noite.

Terceiro dia

O Estreito de Bósforo divide o lado europeu e asiático de Istambul. No seu último dia na cidade, a dica é fazer um passeio de barco pelo estreito para conhecer Kadikoy ou Ujkudar, áreas residenciais no lado asiático.

Kadikoy é conhecida pelo mercado de artigos turcos, peixes e outras atrações. Vale muito a pena almoçar por lá.

Em Ujkudar está o Palácio de Beylerbeyi, antiga residência dos sultões do Império Otomano, e a Torre de Leandro, também chamada de Torre da Donzela, uma construção em uma ilhota no Estreito de Bósforo. Se for visitar Ujkudar, não deixe de sentar em um dos cafés do calçadão para apreciar o visual da parte histórica de Istambul.

Feito o passeio, é hora de conhecer o Grand Bazaar, um mercado que parece até um shopping center devido ao tamanho e à grande quantidade de lojas. Você vai encontrar de tudo um pouco: tapetes, joias, temperos, lembranças, etc. Lembre-se de pechinchar bastante.

Bem pertinho do Grand Bazaar, fica a Mesquita Süleymaniye (de Solimão) e, no caminho, você passará pela bela Universidade de Istambul – a entrada principal vale uma foto. Já a mesquita tem lindas vistas para a baía de Istambul e um jardim bem instagramável.

Por fim, é legal curtir sua última noite em Istambul em uma festa ou bar com música ao vivo. Um dos bairros mais charmosos da cidade, o Karakoy (no distrito de Beyoglu) tem uma vida noturna agitada, principalmente de quinta a domingo, com muitos jovens nas ruas. A região tem bons restaurantes, bares da moda e casas noturnas. É, sem dúvidas, uma das melhores áreas para sair à noite em Istambul.

No centro de Istambul, você também vai encontrar inúmeros locais para os turistas, onde você pode jantar e assistir a um show de dança tradicional turca.

Quando visitar Istambul?

Mesquita Azul

Melhor época para viajar para a Turquia

A maior cidade da Turquia é caracterizada pelo clima temperado mediterrâneo, o que faz seus verões serem quentes e secos, enquanto o inverno é bastante frio.

Se você pretende combinar a viagem a Istambul com as belas praias turcas banhadas pelo mar Egeu, ir durante o verão pode ser a melhor alternativa.  As temperaturas máximas nessa época ficam na casa dos 29ºC e as mínimas não ficam abaixo dos 20ºC.

É nesse período que acontece a alta temporada em Istambul, com muitos turistas circulando pela cidade e preços altos.

Já durante o inverno, as temperaturas ficam bem baixas, entre 3ºC e 8ºC, com chances de nevar do final de dezembro a meados de março. É nessa estação que a cidade vive sua mais baixa temporada turística.

A primavera e o outono aparecem com um clima mais ameno, preços mais convidativos e chuvas mais moderadas que no inverno. Nos meses de maio e junho, compreendidos na primavera, as temperaturas estão mais agradáveis, a cidade não fica tão lotada e a época é perfeita para fotografar as principais atrações. O mesmo acontece nos meses de setembro e outubro, caracterizados como outono, quando o clima e as circunstâncias também são favoráveis para uma viagem à Turquia.

Alta Temporada

  • Prós – Os dias são mais longos, podendo ser melhores aproveitados. Inclusive, alguns pontos turísticos estendem o horário de visitação. Melhor período para combinar a viagem com visita às praias nos arredores da cidade.    
  • Contras – Preços mais altos e pontos turísticos mais cheios.   

Baixa Temporada

  • Prós – Preços baixos em quase todos os itens da trip, mais facilidade para pechinchar nos mercados, pontos turísticos mais vazios e tranquilos para visitar.  
  • Contras – Faz frio, há diminuição nas horas de sol e mais chance de chover.

Gastronomia em Istambul

Baklava: doce típico na Turquia

Delícias turcas que você precisa experimentar

A gastronomia em Istambul é uma verdadeira atração turística – a grande cidade agrega culinárias de diversas partes do país. Há muitos lugares onde comer em Istambul, inclusive restaurantes baratos. Dá para comer bem sem gastar muito por lá.

O atendimento é muito bom na maioria dos estabelecimentos. Os turcos estão acostumados com os turistas e os recebem com cordialidade.

Na cidade mais popular da Turquia, come-se muito cordeiro e carne de boi, mas também é fácil achar restaurantes com frango e peixe. Muitas entradas são feitas com vegetais. Arroz, pimentões, tomates assados e batatas são acompanhamentos comuns dos pratos.

O kebab é uma das comidas típicas mais famosas e não se trata somente daquela carne girando num espeto gigante. Aquele é apenas um dos tipos de kebab, chamado doner kebab, e que é mais o “fast food” deles. Kebab é qualquer carne (de boi, vaca, porco, frango e até peixe) assada. 

Entre os doces turcos, destaque para as baklavas. Baklava é um tipo de doce de massa folheada, com frutos secos triturados (nozes, pistache ou amêndoas) e coberto com mel ou calda. Não deixe de sentar em um dos muitos cafés de Istambul para saborear uma autêntica baklava.

Neste guia de Istambul, temos dicas de restaurantes para você!

Restaurantes em Istambul

  • Tomtom Kebap – Firuzağa, Yeni Çarşı Cd. 39 A, Beyoğlu/İstanbul
  • Buhara 93 Restaurant – Sultan Ahmet, Nakilbent Sk. 15/A, Fatih/İstanbul
  • Mikla – Asmalı Mescit, The Marmara Pera, Meşrutiyet Cd. No:15, Beyoğlu/İstanbul
  • Giritli – Cankurtaran, Keresteci Hakkı Sk. No:8, Fatih/İstanbul
  • Rakofoli – Azapkapı, Kürekçiler Sok No:12, Beyoğlu/İstanbul
  • Turkish Cuisine – Küçük Ayasofya Mahallesi, Kadırga Limanı Cd. 96/a, Fatih/İstanbul
  • Sirin Kofte – Sanayi, Ergün 8, Kâğıthane/İstanbul
  • Tarihi Cesme Restaurant – Küçük Ayasofya Mahallesi Kadırga Limanı Cad. &, Küçük Ayasofya Camii Sokagi No:1, Fatih/İstanbul
  • Hidden Garden – Binbirdirek, Peykhane Cd. 16/A, Fatih/İstanbul
  • Mivan Restaurant & Cafe – Emin Sinan, Piyer Loti Cd. No:34, Fatih/İstanbul

Hotelaria em Istambul

Bairro de Gálata, com Torre de Gálata ao centro

Melhores bairros e hotéis

Decidir onde se hospedar é uma dúvida de muitos turistas com destino a Istambul, afinal, estamos falando de uma cidade grande, a maior da Turquia. Encontrar o melhor endereço vai fazer diferença na hora de sair pela cidade, por isso, estamos aqui para te ajudar.

Antes de tudo, se é a sua primeira viagem para Istambul, é necessário entender que a cidade se divide basicamente entre três grandes áreas: lado asiático, parte moderna e Cidade Velha, onde está a maioria das atrações. Dentro dessas regiões, estão os principais bairros com os melhores hotéis em Istambul.

O lado europeu, que é onde estão os pontos turísticos, é o mais indicado para se hospedar, pois assim você economizará um bom tempo entre os translados. Agora, se o seu orçamento é mais curto, o lado asiático é bem mais em conta.

Vem entender!

Lado europeu:

Sultanahmet (onde fica a Cidade Velha)

Eminonu (colado ao Sultanahmet; metade do bairro é tomado pelo Grand Bazaar)

Gálata (charme e agito)

Karakoy (vida noturna)

Besiktas e região do Bósforo (luxo e fácil acesso ao lado asiático)

Lado asiático:

Região bem mais econômica, porém distante do centro histórico

Sultanahmet é a opção mais óbvia, pois está perto das principais atrações turísticas. Justamente por conta disso, oferece uma grande variedade de hotéis. Além disso, o bairro está conectado a outros pontos da cidade pela VLT (tram) que conecta Istambul inteira.

Para quem quer ficar perto da Cidade Velha, mas pagando um pouco mais barato, recomendamos Eminonu.  A região tem a Universidade de Istambul e restaurantes variados.

Gálata é onde está a Torre de Gálata, seu principal atrativo. O bairro tem bons cafés, bares e restaurantes, que costumam ser mais em conta que nas outras partes da cidade.

Ao lado do bairro de Gálata, mas na parte baixa, bem ao lado do Estreito de Bósforo, fica o pequeno bairro de Karakoy. Ele é um bairro bem antigo, que existe desde a época do império bizantino e sempre serviu de região portuária. No entanto, existem construções novas, entre elas, hotéis. Para quem curte vida noturna agitada, vai gostar de ficar lá.

Besiktas é um dos distritos de Istambul, mas dentro dele também existe um bairro chamado Besiktas. Esse bairro fica bem atrás de Gálata e Karakoy, ou seja, margeia o Estreito de Bósforo. Para quem quer ficar um pouco mais afastado, mas ao lado do mar, essa pode ser a escolha.

No lado asiático, Moda é um bairro residencial com diversos restaurantes e cafés. Tem ruas bem arborizadas e que margeiam parte do Estreito de Bósforo, assim como o Mar de Mármara. É uma ótima região para quem deseja alugar um apartamento.

Agora que você já entendeu as melhores regiões para se hospedar em Istambul, veja nossas dicas de hotéis!

Hotelaria em Istambul

  • Seven Hills Hotel – Cankurtaran, Tevkifhane Sk. No:8, Fatih/İstanbul
  • Sorriso Hotel Due Kemal Paşa, Ağa Ykş. No.12/1, Fatih/İstanbul
  • Walton Hotels Galata Bereketzade Mahallesi Bankalar Caddesi, Şair Eşref Paşa Sk. No:4, Beyoğlu/İstanbul
  • JW Marriot Istanbul BosphorusKemankeş Karamustafa Paşa, Kemankeş Cd. No:26, Beyoğlu/İstanbul
  • Radisson Blu Bosphorus – Ortaköy, Çırağan Cd. No:46, Beşiktaş/İstanbul
  • Melek Hotels Moda – Caferağa, Dr. Esat Işık Cd. No:96/A, Kadıköy/İstanbul

Passeios em Istambul

Grand Bazaar

8 motivos para visitar o destino

Istambul é um lugar fantástico, muito rico culturalmente e com infinitas opções de pontos turísticos para conhecer.

Para te ajudar na missão que é desvendar essa cidade turca, selecionamos os principais passeios em Istambul!

  • Hipódromo de Constantinopla – É uma praça situada bem em frente à Mesquita Azul. Ela já teve a função de estádio há muitos anos, onde aconteciam muitas competições. Hoje é uma área grande que conta com algumas obras espelhadas, como por exemplo, a Coluna da Serpente, feita em homenagem a Apolo.

Outros dois de seus principais monumentos são o Obelisco Egípcio (Obelisk of Theodosius) e a Coluna de Constantino (Column of Constantine).

  • Mesquita Azul – Considerada uma das mesquitas mais imponentes de todo o país, a Mesquita Azul é gigantesca e, no seu interior, decorada com mais de 20 mil azulejos azuis todos feitos à mão.

A visita é gratuita. É proibido entrar com roupas curtas e decotes. As mulheres devem sempre estar com um lenço cobrindo os cabelos.

  • Topkapi Sarayi – Palácio que já serviu de residência para vários sultões e, hoje, guarda tesouros das famílias luxuosas que já viveram ali.

É possível ver de perto as roupas que eles usavam na época e valiosas porcelanas chinesas e japonesas, além de relíquias sagradas e várias outras peças.

  • Museus Arqueológicos de Istambul – Considerado o maior complexo museológico do país, o local é formado por três museus: o Museu Arqueológico, o Museu do Quiosque Esmaltado e o Museu de Antiguidades Orientais.

Museu Arqueológico é o principal e possui um total de 1 milhão de peças em seu acervo — peças essas que fizeram parte dos diversos períodos pela qual a cidade passou.

Museu de Antiguidades exibe relíquias do Egito, Anatólia, Mesopotâmia e Arábia, enquanto o Quiosque Esmaltado abarca diversas coleções de cerâmicas e porcelanas.

  • Palácio Dolmabahçe – O Palácio Dolmabahçe, construído às margens do Estreito de Bósforo, também já serviu de moradia para vários sultões. 

Ao todo são 43 salões e 285 quartos, além do jardim, que em 1938 foi o cenário da morte de Atatürk, fundador da República da Turquia.

  • Torre de Gálata – Na sua lista de passeios em Istambul, não pode faltar a subida à Torre de Gálata, um dos símbolos da cidade.

Para chegar até o alto da torre existe um elevador, o que torna tudo mais fácil. Chegando lá no topo, você encontra um café e restaurante, além de uma vista panorâmica incrível do destino.

  • Grand Bazaar – O Grand Bazaar é simplesmente o maior mercado a céu aberto do planeta. Perfumes, joias, especiarias e souvenirs são só alguns dos produtos que se encontra por lá.
  • Spice Bazar – O Mercado das Especiarias é menor do que o Grand Bazaar, mas não menos importante. Ele é considerado o mais tradicional da cidade, um lugar para quem gosta de explorar mais a fundo a cultura local e conhecer de verdade a gastronomia e comidas típicas. 

Também conhecido como Bazar Egípcio, o mercado de dois andares e mais de 80 salas conta com uma ampla oferta de temperos, chás, sementes, ervas, frutas secas e doces. Joias, tecidos e souvenirs também estão na lista.

Quanto custa viajar para Istambul?

Aeroporto de Istambul

Quanto custa visitar a cidade dos palácios, na Turquia

Istambul é a maior e mais importante cidade da Turquia, com mais de 15 milhões de habitantes em sua região metropolitana. É a capital administrativa da Província de Istambul, mas, surpreendentemente, não é a capital do país.

Istambul é uma cidade transcontinental, com “um pé na Europa e outro na Ásia”, às margens do Estreito de Bósforo, um canal com exatos 32 km de extensão que une o Mar Mediterrâneo ao Mar Negro, através do Mar de Mármara.

Para chegar até lá, a Turkish Airlines opera voos diretos de São Paulo para Istambul. A maioria das demais companhias que voam para a Europa chega à cidade turca a partir do Brasil com apenas uma escala, como é o caso da Air France e da Iberia, por exemplo.

O Aeroporto de Istambul, em operação desde o final de 2018, é um dos maiores do mundo. Localizado no lado europeu da cidade, em Arnavutkoy, ele está a cerca de 50 km de Sultanhamet, o coração de Istambul.

O serviço de táxis e os shuttles são as melhores formas de sair e chegar. Muitos hotéis oferecem transfer privativo – verifique essa opção.  

  • Passagens – Opções a partir de: Rio R$ 3.535,00 e São Paulo R$ 3.172,00.
  • Aluguel de carro – Categoria econômica R$ 108,75 a diária / veículos SUV R$ 171,75 a diária (preço médio para no mínimo 4 dias).
  • Passeios – Mesquita Azul: visita gratuita; Aya Sophia: visita gratuita; Topkapi: 225 TL; Torre de Gálata: 100 TL; Palácio Dolmabahçe: 120 TL.
  • Hospedagens – Com R$ 49,00, é possível fazer reserva de uma diária em um hostel. Para hotéis três estrelas, espere desembolsar a partir de R$ 99,00.

Quantos dias são necessários para conhecer Istambul?

O tempo ideal para conhecer Istambul e explorar o destino por completo é de cinco dias, especialmente para quem nunca foi lá. Estima-se que numa viagem de cinco dias para a cidade é necessário ter na faixa de R$ 1.900,00 a R$ 2.900,00, exceto as passagens aéreas. Com esse valor, dá para fazer os principais passeios, se alimentar bem e se hospedar num local confortável.

iFriend: Guia de viagem Istambul

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Conheça os iFriends em Istambul e divirta-se!

Istambul, a maior cidade da Turquia, espera sua visita!

iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.

Já pensou em visitar o seu próximo destino antes mesmo de estar lá?

Monte um roteiro com nossos iFriends e desbrave como local.

Nossos Guias

Seguro Viagem

Que tal?