HomeGuia de viagem Alto Paraíso de Goiás

Guia de viagem Alto Paraíso de Goiás

Cachoeira Fazenda Loquinhas - Alto Paraíso de Goiás
Cachoeira Fazenda Loquinhas - Alto Paraíso de Goiás
Você vai se apaixonar pelo Alto Paraíso de Goiás nesse guia prático

Alto Paraíso de Goiás é uma cidade localizada a 230 quilômetros de Brasília e a 412 quilômetros da capital Goiânia, no estado de Goiás.

A cidade está situada na Chapada dos Veadeiros, na Área de Proteção Ambiental de Pouso Alto. A região se encontra no Planalto Central, onde o cerrado oferece aos visitantes diversos atrativos relacionados ao ecoturismo.

O município conta com uma infraestrutura desenvolvida em relação às localidades próximas, já que dispõe de bares, restaurantes, mercados, praças, bancos e pousadas em grande quantidade. 

As inúmeras belezas naturais da Chapada dos Veadeiros tornam Alto Paraíso de Goiás, um ponto de encontro de diversas tribos, desde esotéricos até aventureiros – ah, e todos em perfeita harmonia. 

Em um cenário contornado por cânions gigantescos, rios, cachoeiras e piscinas naturais, não tem como a paz não reinar.

Para proteger tanta beleza o governo criou, em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Em 2001 a reserva conquistou o título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela Unesco.

Vocação turística de Alto Paraíso de Goiás

Por estar na Chapada dos Veadeiros, a economia local é baseada principalmente no ecoturismo.

Alto Paraíso é a cidade mais visitada da área, recebendo até cinco mil turistas durante a alta temporada.

Além da beleza do cerrado e das várias cachoeiras encantadoras, a região está situada sobre uma grande placa de cristal de quartzo, o qual é bastante conhecido por suas propriedades de limpeza e energização.

Portanto, o território atrai tanto esotéricos quanto aventureiros e ecoturistas. 

Destaques

Natureza e EspiritualidadeDe reduto hippie ao ecoturismoCura pelos cristais e pela água
A cidade é considerada para muitos esotéricos como um centro energético do planeta. Há diversos cultos que se estabeleceram na região. A região está localizada sob uma gigantesca placa de cristal de quartzo e outras pedras capazes de canalizar energias. Dizem que a placa tem 4 mil metros quadrados, cercada por rochas e paredões. É muito comum encontrar esses cristais no solo, perto do curso de suas águas cristalinas – muitos esotéricos atribuem às águas propriedades curativas.

O que fazer em Alto Paraíso de Goiás?

Cachoeira São Bento - Alto Paraíso de Goiás
Cachoeira São BentoCachoeira São Bento – Alto Paraíso de Goiás

Alto Paraíso de Goiás tem inúmeros passeios para você não ficar parado

A cidade oferece aos visitantes fácil acesso a várias cachoeiras e também à Vila de São Jorge, onde está a entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Vale destacar as trilhas que passam por paisagens e cachoeiras espetaculares, onde é possível explorar o melhor da natureza exuberante da região. 

Primeiro Dia

Vale a pena conhecer as inúmeras cachoeiras localizadas na cidade, entre elas: a Cachoeira dos Cristais, a Cachoeira São Bento, a Cachoeira Almécegas I e II, a Catarata dos Couros, as Cachoeiras Macaquinhos, a Cachoeira do Sertão Zen, a Cachoeira dos Anjos e Arcanjos, a Cachoeira Loquinhas e a Cachoeira Veredas.

Segundo Dia

O vilarejo de São Jorge, localizado a apenas 36 quilômetros de Alto Paraíso, além de oferecer entrada à Chapada dos Veadeiros, conta com muitas atrações para os turistas, como a Trilha dos Cânions, a Trilha dos Saltos, o espetacular Jardim de Maytrea, o Vale da Lua, o Mirante da Janela e a Cachoeira do Segredo. Com certeza, é uma parada obrigatória para quem quer desbravar e conhecer as belezas naturais da região.

Terceiro Dia

Uma ótima dica, para quem for passar mais tempo em Alto Paraíso, é curtir as feirinhas de artesanato e de produtos rurais, na Praça do Artesão. Além de dar uma volta pela principal avenida da cidade, a Ary Valadão Filho, onde está a maior concentração de bares, restaurantes, lojas e pousadas.  

Obtenha o máximo de sua experiência em Alto Paraíso de Goiás com um Ifriend.

Veja também: O que fazer em Alto Paraíso de Goiás

Quando visitar Alto Paraíso de Goiás?

Jardim de Maitrea
Jardim de Maitrea

Alto Paraíso de Goiás é perfeita o ano todo!

Alto Paraíso de Goiás é perfeito em cada estação. A região da Chapada dos Veadeiros tem duas estações bem definidas, apesar de poder ser visitada o ano inteiro.

Entre os meses de maio e setembro, a área sofre com a seca e falta de chuva.

Já de outubro a abril, o período é mais chuvoso, o que pode prejudicar a experiência de quem visita o local, principalmente o ecoturista.

A época ideal para conhecer as belezas naturais fica entre os meses de abril e julho, quando as cachoeiras ainda estão cheias, a vegetação ainda apresenta tons de verde e a umidade do ar é agradável.

Alta Temporada

  • Prós – A quantidade de serviços e passeios disponibilizados ao visitante aumenta, devido à grande demanda. Nesse período não costuma chover, o que garante uma melhor visitação dos pontos turísticos. 
  • Contras – Os preços de hospedagem e passeios costumam ficar mais caros. A superlotação é um dos problemas da alta temporada, pois as atrações ficam bem cheias e as cachoeiras são muito disputadas pelos visitantes. Não é recomendado para quem busca a região à procura de paz e sossego

Baixa Temporada

  • Prós – A cidade fica mais pacata e as cachoeiras menos concorridas. Os preços tendem a cair e as pousadas podem oferecer descontos, dependendo do dia. É bem melhor para percorrer as trilhas, já que estarão bem mais vazias do que na alta temporada.
  • Contras – As chuvas podem atrapalhar quem deseja realizar o ecoturismo na região, além de ter a possibilidade de trombas d’água nas cachoeiras. A cidade perde o movimento, logo os estabelecimentos comerciais tendem a reduzir seus horários de funcionamento. 

Veja também: Quando visitar Alto Paraíso de Goiás

Gastronomia e o que comer em Alto Paraíso de Goiás

Frango com Pequi

Delicie-se com os sabores de Alto Paraíso de Goiás.

Os restaurantes da região costumam servir pratos típicos do interior de Goiás, os quais encantam quem procura qualidade aliada a uma refeição com gostinho de comida caseira.

Entretanto, a variedade de estabelecimentos é o suficiente para o número de turistas, inclusive na alta temporada. Os pratos mais famosos de Goiás são:

  • Galinhada,
  • Frango com Pequi,
  • Frango com Guariroba,
  • Galinha Caipira,
  • Empadão Goiano,
  • Pamonha,
  • Arroz com Suã,
  • Arroz a Puta Rica,

Restaurantes em Alto Paraíso de Goiás

  • Cravo e Canela – Av. Ary Valadão Filho, 1363 – Paraisinho, Alto Paraíso de Goiás 
  • Vendinha 1961 – Av. Ary Valadão Filho, 787 – Centro
  • Alquimia na Chapada – Av. Ary Valadão Filho, Qd. 37
  • La Parrilla – Av. Ary Valadão Filho, 212-338
  • Aldeia Restaurante – Av. Ary Valadão Filho, 260.

Veja também: Onde comer em Alto Paraíso de Goiás

Passeios em Alto Paraíso de Goiás

Águas Termais de Alto paraíso de Goiaás
Águas Termais de Alto paraíso de Goiás

Você vai se apaixonar pela natureza de Alto Paraíso de Goiás!

Os passeios em Alto Paraíso de Goiás tem paisagens naturais únicas que apaixonam o turista ao primeiro olhar.

O município conta com uma infraestrutura desenvolvida em relação às localidades próximas, já que dispõe de bares, restaurantes, mercados, praças, bancos e pousadas em grande quantidade. 

As inúmeras belezas naturais da Chapada dos Veadeiros tornam Alto Paraíso de Goiás, um ponto de encontro de diversas tribos, desde esotéricos até aventureiros – ah, e todos em perfeita harmonia. 

Jardim de Maytrea

Localizado às margens da GO-329, entre Alto Paraíso e Vila de São Jorge, o local abriga a vegetação típica do cerrado, com veredas, campos floridos de chuveirinho, buritis e um incrível pôr do sol. É um pit stop obrigatório, principalmente no final do dia, em que a paisagem fica deslumbrante e os carros fazem fila para admirar a beleza do Jardim de Maytrea.  

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Situada no ponto mais alto do Planalto Central, a 1.700 metros de altitude, o local abriga diversas cachoeiras, cânions, piscinas naturais, riachos e vegetação nativa do cerrado. Em uma área de 240 mil hectares, o parque hospeda orquídeas, ipês, buritis, além de muitos animais silvestres, como a onça pintada e o lobo-guará. 

Vale da Lua

As formações rochosas que parecem crateras lunares abrigam grutas, piscinas naturais e buracos. Localizado na Vila de São Jorge, o Vale da Lua pode ser acessado facilmente através de uma trilha de um quilômetro de extensão. A única taxa a ser paga é para a preservação ambiental por ficar em propriedade privada.

Cachoeira Santa Bárbara

Localizada no distrito de Cavalcante, bem próximo ao Alto Paraíso, a Cachoeira Santa Bárbara é considerada uma das mais bonitas do Brasil. Sua queda de 35 metros forma um poço de água azul turquesa – que com o brilho da luz do sol fica ainda mais encantadora. O acesso é feito através de trilha e é necessário pagar um taxa para preservação e contratação de guia.  

Cachoeira Loquinhas

Ideal para ir com a família, pois oferece trilha coberta por uma passarela de madeira nos seus 2 quilômetros de extensão. Loquinhas tem fácil acesso através de Alto Paraíso, e no caminho paralelo ao Córrego Passatempo é possível adentrar em sete poços de águas verde esmeralda, ótimos para um mergulho refrescante.  

Águas termais do Morro Vermelho

Um dos passeios mais intrigantes é conhecer aságuas termais do Morro Vermelho – nada melhor do que um banho relaxante depois de uma boa caminhada. Situada na Chapada dos Veadeiros, o visitante não deve perder a oportunidade de descansar nesse pequeno pedaço de paraíso.

Morro da Baleia

Situado a 1.500 metros de altitude, o Morro da Baleia oferece uma bela vista panorâmica do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O acesso à formação rochosa é feito através de uma trilha de 3 quilômetros, e exige um pouco mais de preparo do visitante. Ainda é possível avistar ao longo, do alto do morro, o Jardim de Maytrea. 

Sertão Zen

Apesar do passeio ser mais indicado para trilheiros experientes, dada a longa caminhada de 19 quilômetros, todo o esforço vale a pena. Do início do percurso até a nascente do Rio Macaco, as vistas panorâmicas são sensacionais. O local está situado no Alto Paraíso, e conta com vegetação típica do cerrado do Planalto Central. 

Veja também: Passeios em Alto Paraíso de Goiás.

iFriend: Guia de viagem em Alto Paraíso de Goiás

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Descubra o Alto Paraíso de Goiás ! Você pode escolher alguém com um perfil parecido/esperado e ter uma experiência incrível, focado nos seus desejos.

  • Leonardo – Vai te levar para conhecer os recantos naturais da cidade
  • Ízide – Geógrafa que trabalha como guia de turismo local na Chapada dos Veadeiros, município de Alto Paraíso de Goiás – GO.

Ver mais iFriends: guias locais em Alto Paraíso de Goiás para você aproveitar MUITO a sua estadia!

Alto Paraíso de Goiás - entardecer
Alto paraíso de Goiás – entardecer

Alto Paraíso de Goiás é linda e está esperando sua visita!

iFriend. Find a Friend, enjoy the ride

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?