HomeGuia de viagem Alemanha

Guia de viagem Alemanha

POrtão de Brademburgo- Berlim
POrtão de Brademburgo- Berlim
Você vai adorar conhecer as principais cidades da Alemanha neste guia completo!

A Alemanha é um país situado na Europa Ocidental com uma paisagem de florestas, rios, cordilheiras e praias do Mar do Norte

A Alemanha é composta por 16 cidades, sendo a capital Berlim e mais duas cidades-estado Bremem e Hamburgo. Paisagens que relembram histórias de contos de fadas numa atmosfera natural e artística que serviu de inspiração para inúmeras obras dos irmãos Grimm.

Esse passado esplendoroso, de fadas, seres encantados das florestas, castelos, princesas e colonos juntamente com a tradição gastronômica e cervejeira de suporte para o turismo no país.

Nesse superguia abordaremos as três mais importantes cidades da Alemanha: Berlim, Hamburgo e Munique.

A capital da Alemanha, Berlim, é considerada o berço da cultura e da arquitetura alemã. Salas de concerto, mais de 160 museus de história antiga e contemporânea, mostras de arte e, entre seus pontos turísticos mais visitados estão o Memorial do Holocausto e o Muro de Berlim.

Hamburgo, ou Cidade Livre e Hanseática de Hamburgo é a segunda maior da Alemanha e uma das três cidades-estados. cercada de muito verde, banhada pelos rios Elba e Alster, Hamburgo tem o segundo maior porto da Europa e é considerada a mais rica e mais charmosa das 16 cidades alemãs.

Munique é a capital da Bavária e você certamente vai adorar conhece-la! A cidade abriga prédios centenários em estilo gótico e inúmeros museus. A segunda cidade mais populosa da Alemanha é mundialmente conhecida pela celebração anual Oktoberfest e pelas cervejarias, inclusive a famosa Hofbräuhaus, fundada em 1589.

Por que visitar a Alemanha?

Para ter uma experiência de viagem única!

A Alemanha tem paisagens únicas: porto, jardins, palácios, as inconfundíveis construções góticas e exaimel que ora trazem um ar divinal, ora trazem a atmosfera bucólica colonial. A Alemanha reúne o antigo e o novo, em constante movimento.

Por isso só, é um destino que vale a pena ser vivido e apreciado, numa imersão que combine a história, a cultura, os paladares e os momentos para simplesmente contemplar o modo de viver alemão.

Em Berlim

Portão de Brademburgo - Berlim
Portão de Brademburgo – Berlim

Berlim reúne um complexo de atrações e pontos turísticos incríveis que você não deve deixar de conhecer. Além disso, reúne pessoas de diversas partes do mundo, por ser a capital e centro financeiro do país. Um lugar perfeito para aproveitar a vida noturna, os passeios histórico-culturais e a boa culinária tradicional que faz a alegria de muitos turistas.

Em Hamburgo

Fischmarkt-hamburgo
Fischmarkt-hamburgo

Hamburgo é uma cidade muito antiga que foi destruída e reconstruída diversas vezes – você perceberá isso ao ver o contraste entre as construções históricas e as modernas. Desde o domínio do imperador Carlos Magno (em 808 dC) até os bombardeiros da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), Hamburgo teve que se reinventar. Hoje você encontra exemplares da arquitetura neogótica em prédios como o Rathausmarkt, prédio da prefeitura e a Igreja de St Nikolai.

Hamburgo é uma das cidades mais ricas da Alemanha, mas mesmo assim conserva o aspecto mais simples em sua periferia. Você não deve perder a oportunidade de visitar um dos maiores e mais importantes portos da Europa e vivenciar um pouco da vida comum dos alemães. Visitar o mercado de peixes e toda a efervescência de sua feira popular e mercadorias.

Em Munique

englisch-garten-munique
englisch-garten-munique

Munique é a famosa capital da região da Baviera. A cidade conta com uma notável beleza arquitetônica e natural. Berço do nazismo, Munique foi destruída após os bombardeios sofridos durante a Segunda Guerra Mundial. Porém com intensa reabilitação se tornou um dos lugares mais encantadores da Alemanha para visitar.

Cervejarias históricas, a inigualável gastronomia alemã tradicional, a cidade também têm imponentes construções como o Odeonplatz (uma bela praça rodeada por majestosos edifícios), o BMW Welt que é um impressionante concessionário BMW com uma ampla exposição de veículos, palestras, atividades culturais, entre outras fantásticas atrações.

Veja também: Por que visitar a Alemanha?

O que fazer na Alemanha?

Um mundo de atividades para aproveitar cada momento!

A Alemanha é um país imenso, composto por 16 cidades numerosas. Selecionamos três cidades mais famosas que você poderá obter o máximo dessa experiência e torna-la inesquecível: Berlim, Hamburgo e Munique concentram as atividades e pontos turísticos mais famosos e as atrações culturais mais procuradas.  Vale lembrar que este é um roteiro curto, de três dias, apenas para você conhecer o essencial de cada cidade. Para uma experiência mais imersiva você deve destinar, pelo menos, 5 dias para cada uma delas.

Berlim

Homem molecular - Berlim
Homem molecular – Berlim

Berlim é um ótimo destino para quem quer curtir o frio e aproveitar a neve. A capital da Alemanha é rica em tradições e atrações históricas. Tem uma população de mais de 3 milhões de habitantes e é considerada a maior cidade do país. Você vai adorar conhecer a cidade de Berlim e toda sua imponência:

Primeiro dia

Comece sua viagem por Berlim na Alexanderplatz, onde você encontrará a Torre de TV – no alto desse ponto você terá uma vista perfeita da cidade. Adquira o Berlim Welcome Card e aproveite para tomar café ou um brunch no restaurante giratório 360° – Uma experiência para ser realizada pela manhã.

Continue seu passeio pela Roter Rathaus, a prefeitura de Berlin e seu complexo arquitetônico único. A partir daí você poderá conhecer a Nikolaiviertel (na beira do Rio Spree), parada na St. Nicholas Church e na Catedral de Berlim.   

Aproveite o almoço para conhecer algumas das iguarias mais marcantes de Berlim – o Eisbein, o famoso joelho de porco – o mais famoso dos pratos típicos alemães, inclusive entre os brasileiros. Você encontra com facilidade em qualquer restaurante da cidade.

A tarde, comece o roteiro pela Gendarmenmarkt, considerada a praça mais bonita de Berlim. De lá, você pode conhecer o Memorial do Holocausto e seguindo um pouco mais, fica o portão Brandenburgo – Esses pontos turísticos são obrigatórios para quem visita Berlim em 3 dias.

Termine o dia na Torre de TV, nosso ponto inicial, para uma das mais belas vistas da cidade à noite.  

Segundo dia

Começaremos o segundo dia no charmoso bairro Charlottenburg, considerado um dos melhores bairros de Berlim para se hospedar. Faça fotos memoráveis nos jardins do Charlottenburg Palace – essa atividade levará a manhã inteira.

Como opção você poderá visitar a Adenauerplatz e fazer compras na Kurfürstendamm. Compras feitas está na hora de passar pela Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche (Memorial Church) que fica na Breitscheidplatz: o mais curioso nesse bairro é a ruina da catedral destruída durante um bombardeio na Segunda Guerra Mundial e um prédio inteiramente novo ao seu lado – um monumento à paz. Um encontro do novo e do velho que chega a ter uma certa poesia.

Termine o dia provando o melhor da delicatessen alemã que vão além do famoso apfelstrudel (torta de maçã) – experimente um Krapfen uma espécie de “sonho” ou “donut” com massa de pão e recheios deliciosos. A memorável torta Floresta negra, feita de chocolate e com o toque suave de licor de cereja e o Kaiserschmarrn, de origem austríaca, é muito encontrado na região da Baviera – é feito de pedacinhos de panqueca acompanhados com um purê de frutas. Não dá para resistir, de jeito nenhum.  

Terceiro dia

O terceiro dia em Berlim deixará saudades…  Em primeiro lugar, visite as ruinas do Muro de Berlim, uma galeria de arte a céu aberto, à beira do rio Spree, o que rende uma caminhada agradável.

Seguindo a beira do Rio Spree, a ponte Oberbaumbrücke é uma das pontes mais bonitas de Berlim e você poderá fazer fotos incríveis da vista para a torre de TV e o Homem Molecular, uma das esculturas mais surpreendentes da Europa.

Termine o dia em Kreuzberg –  uma vizinhança vibrante, de cultura hipster, multicultural, povoada por imigrantes e artistas. Bares, restaurantes e casas de shows animadas em Heinrichplatz.  

Hamburgo

Fischmarkt-hamburgo
Fischmarkt-hamburgo

Hamburgo é a segunda maior cidade da Alemanha, atrás somente de Berlin e é uma das três cidades-estado da Alemanha. Foi destruída e reconstruída diversas vezes ao longo de sua história secular.

Hoje é uma verdadeira potência nacional – Banhada pelos rios Elba e Alster, Hamburgo tem o segundo maior porto da Europa, é o terceiro maior polo mundial da indústria aeronáutica, é o maior entroncamento ferroviário do norte da Europa e onde se concentra grande parte dos milionários do país. Por todos esses motivos, Hamburgo merece sua visita!

Primeiro dia

Se você tiver como ponto de partida a terceira cidade-estado alemã Bremen, não deixe de fazer o passeio de trem, especialmente na primavera e no verão (cuidado com o outono e o inverno porque os dias de frio são realmente frios).

Ao chegar na cidade, conheça Rathaus, na Rathausmarkt, o prédio da prefeitura da cidade em arquitetura gótica – O atual edifício, no estilo Neo-Clássico, foi construído nos anos de 1884 a 1897 e é um dos mais belos e imponentes edifícios da cidade. O seu interior icônico merece uma visita guiada que são oferecidas em alemão, inglês e eventualmente em francês. Acontecem de segunda a sexta das 7 às 19 horas, nos sábados das 10 às 18 horas e aos domingos das 10 às 17 horas. As visitas guiadas em inglês acontecem às 11h15, 13h15 e 15h15.

Saindo de Rathaus, vá para a Igreja e Memorial St. Nikolai, ponto de visitação obrigatório – a igreja começou a ser erigida em 1195, mas a conclusão da igreja neogótica é de 1874. No subsolo da Igreja de St Nikolai há um museu para relembrar os tristes eventos da Segunda Guerra Mundial que assolaram Hamburgo.

Depois disso a parada obrigatória é para o almoço – você sabia que o hamburguer teve origem nessa cidade? Aproveite a dica e coma um, dizem que não é nada parecido com o dos fast foods americanos – antes um pão com almôndega de carne e umas batatas fritas tipo canoa para acompanhar, mas a experiência é válida. Saboreie com uma witbier e boa refeição no Restaurante Bullerei!

Hauptkirche St. Michaelis Michel é uma das principais igrejas protestantes de Hamburgo e uma das mais famosas da cidade – construída inicialmente em honra a São Miguel Arcanjo.

Para quem ama a banda inglesa Beatles, uma outra curiosidade – foi no bairro KeiserKeller que a banda inglesa fez sua primeira turnê internacional pela Europa.  Até hoje eles são lembrados por lá e não deixe de registrar a visita com uma foto no monumento aos fabulous four na praça St Pauli. Há também um city tour sobre os Beatles e por onde eles passaram. Encerre a noite num dos incomparáveis bares de Hamburgo com muita música ao vivo e lugares para dançar.

Segundo dia

Comece seu segundo dia com um relaxante passeio de barco pelo Rio Alster, o rio que percorre a cidade, desembocando no Rio Elba – passando pela cidade, ele forma dois grandes lagos, o Aussenalster e o Binnenalster.

No lago Aussenalster são praticados muitos esportes náuticos, como vela e remo. Já  nos arredores do Binnenalster, um lago bem menor, tem a a Alstervergnügen, uma feirinha que acontece em setembro – com muitas opções de comida, bebida, peças de artesanato local e apresentações de bandas de rock locais.

Para quem viaja com crianças, a Miniatur Wunderland é um grande complexo de estrada de ferro em miniatura, que ocupa uma área de 1.150 metros quadrados. O trajeto é feito por vários trens, também em miniatura, que simulam cidades de diversos países.

Terceiro dia

Comece sua manhã no Parque Planten un Blomen, para um dia divertido: um parque e jardim botânico de 47 hectares perfeito para caminhar, andar de bicicleta, praticar exercícios ou mesmo descansar.  

Ou aproveite a manhã para fazer um passeio pelo porto de Hamburgo, um dos maiores portos da Europa. Aos domingos, o Mercado de Peixes atrai dezenas de milhares de pessoas para as margens do rio Elba. Lá não se vendem somente peixes, mas também alimentos, plantas, animais e todo tipo de bricabraque, anunciado bem alto por seus feirantes – uma experiência cultural incrível. De abril a outubro, o Fischmarkt abre aos domingos das 5h às 9h30; de novembro a março, das 7h às 9h30.

Sua experiência será completa ao conhecer o Museumshafen Övelgönne (Museu Portuário Övelgönne), um paraíso para os amantes de navios antigos. Também vale a pena visitar a antiga vila de pescadores, com suas casas coloridas e pequenos jardins. Para desfrutar e estender ainda mais essa experiência, pegue a linha 62 até a antiga ilha fluvial de Finkenwerder, ali a balsa vai retornar pela imensidão do Elba, ao lado de navios-contêineres e cruzeiros. Termine o dia nos bares e restaurantes do descolado bairro Schanzenviertel.

Munique

Olympiapark Munique
Olympiapark Munique

Munique é a terceira cidade mais populosa da Alemanha. Muito famosa pela Oktoberfest original, suas biergartens (jardins de cerveja) e suas construções históricas são um convite permanente a mergulhar na cultura tradicional da Bavária.

Um dos melhores lugares para se hospedar em Munique é o centro da cidade e seus arredores. Entretanto, são hotéis mais caros que em Berlim, Hamburgo e Bremem, mas há casas para alugar e hostels que compensam o esforço.

Primeiro dia

Chegando em Munique, procure fazer um passeio pela cidade – um city tour é uma boa alternativa especialmente se você tiver outras cidades no seu radar. Na estação central de trem de Munique você encontra uma excursão panorâmica com várias paradas nos pontos principais (em inglês, francês e alemão), mas nada que não seja resolvido com um iFriend em Munique.

Você também pode fazer esse roteiro a pé e, acredite você não vai se arrepender! Comece o passeio pela Praça de Carlos (Karlsplatz-Stachus) uma grande praça e ponto de encontro no centro de Munique. A praça recebeu o nome oficial de Karlsplatz em 1797e é muito visitada por muitos turistas por sua relevância histórica.

Depois vá para a Marienplatz, ou praça de Maria, o coração de Munchen (nome alemão para Munique) e sua praça mais informal e querida. Lá se encontra a Igreja de São Pedro, a mais antiga da cidade datada de 1150 e o Viktualienmarkt, mercadinho gourmet onde fica o Biergarten mais central da cidade. Aproveite a visita ao Biergarten para almoçar em um restaurante legal com uma witbier geladinha (cerveja branca, essa que a gente conhece por aqui).

Depois do almoço, não deixe de conhecer o famoso Museu do Brinquedo, onde há uma exibição permanente de antigos bichinhos de pelúcia, trenzinhos, bonecas e muitas outras relíquias da Europa e Estados Unidos, que nos fazem voltar no tempo. Na Marianplatz todos os dias, às 11h e ao meio dia, você pode assistir o “Glockenspiel”, um show de bonecos bem em frente ao relógio, que conta algumas histórias interessantes sobre a cidade.

Para quem deseja conhecer um pouco mais do cenário alemão na Segunda Guerra Mundial poderá fazer um tour Munique no Nazismo do III Reich. Nesse tour você entenderá o que aconteceu no antigo prédio da prefeitura de Munique que desencadeou a perseguição aos judeus durante o período do Nacional Socialismo na Alemanha.

Depois desse passeio histórico, vá para a Nova Prefeitura de Munique e visite sua torre de 85 metros. De lá se pode ver o centro histórico e boa parte da cidade de uma perspectiva totalmente diferente – de lá você conseguirá distinguir o estádio Allianz Arena, a Torre Olímpica, a sede da BMW, o Jardim Inglês e o Parlamento da Baviera.

Segundo dia

Hoje tem futebol, tem sim! Para os amantes dos esportes em geral nada melhor do que uma visita ao Allianz Arena, casa do Bayern-Munchen (Bayern de Munique) inaugurado no final de abril de 2005. Faça uma visita guiada (inglês, francês, alemão) Visita guiada completa da arquibancada, salas (de imprensa, descanso dos jogadores, vestiário) “túnel” para o gramado, sala de troféus entre outras atrações.

Uma das coisas mais interessantes para fazer em Munique é, sem dúvida, aproveitar o dia para descansar e você vai fazer isso no incrível Parque Olí­mpico de Munique, criado em 1972 para os jogos olímpicos hoje é um centro cultural e de lazer. Dentro do Parque Olímpico de Munique tem o Sea Life, um aquário completo. Bem ao lado do Parque Olí­mpico fica o museu da BMW – para os amantes do automobilismo, a montadora ícone da Alemanha tem uma mostra permanente de seus melhores carros.

Para quem gosta de rock não deixe de conhecer a calçada da fama do rock, que fica em frente à torre de Munique e conta com assinaturas de artistas como Metallica, Bon Jovi e Aerosmith.

Terceiro dia

Nesse terceiro dia não deixe de visitar a histórica cervejaria Hofbrauhaus (pronuncia-se Hôfbróirraus) foi fundada em 1589 para uso exclusivo do Duque Wilhem IV da Baviera e apenas em 1828 ela foi aberta para o público. Sua reconstrução foi terminada em 1958 após ter sido praticamente destruída durante a Segunda Guerra Mundial. A Cervejaria ficou famosa por ter sediado a primeira reunião do que viria a ser o Partido Nazista, por Adolf Hitler. Além de uma poderosa história, você poderá degustar das cervejas e dos tradicionais pratos da gastronomia alemã, servidos por garçons com trajes locais e muita música alemã, é claro!

Almoço garantido, hora de continuar o passeio – Frauenkirche (ou Catedral de Nossa Senhora Bendita) é a maior igreja de Munique, construída em 1494. Suas torres podem ser avistadas de qualquer ponto do centro histórico e foram construídas em 1524. Você pode subir nas torres por 3euros e ter uma vista espetacular da cidade.

Veja também: O que fazer na Alemanha?

Quando visitar a Alemanha?

Vista de Munique
Vista de Munique

Um país apaixonantes o ano todo!

A Alemanha é um país plural e pode ser visitada em qualquer época do ano. Com estações bem definidas, a época mais quente compreende os meses de junho e agosto e as mais frias entre dezembro e março (inclusive com neve).

Berlim, Hamburgo e Monique tem um clima temperado sazonal e sua área é composta por florestas, parques, jardins e lagos. Seja o complexo arquitetônico medieval ou moderno, seja as paisagens portuárias ou os concorridos biergartens, essas cidades oferecem um clima propício para passeios inesquecíveis.

 Na primavera e no outono a dica é aproveitar as belas paisagens para fotografar muito – as cidades estão no auge de seu esplendor!

Alta temporada

  • Pros – Se você gosta de agitação, o inverno é a melhor época. Muitas pessoas buscam a estação para curtir o frio europeu. Neve, frio, lugares charmosos perfeitos para fazer aquele book de inverno.
  • Contras – Muitos turistas, bares e restaurantes cheios, reserve com antecedência suas hospedagens para não pagar a mais e mantenha consigo objetos de valor. Atenção para o preço das passagens aéreas e o valor cobrado pelos taxis.

Baixa temporada 

  • Pros – Para quem gosta de curtir a essência da cidade, o dia a dia de seus habitantes a melhor ocasião é o outono (de setembro a dezembro). Clima ameno, mas sem muitas atrações (exceto a Oktoberfest, a grande festa nacional) bares e restaurantes vazios, boas opções de refeições e hospedagens por valores mais acessíveis
  • Contras – A maioria das atraçõescostuma estar fechada e em manutenção. Não há a efusão social ocasionada pelos turistas, mas você pode curtir muitas outras atrações – aconselhamos que você curta os parques e espaços naturais – são muito convidativos.

Veja também: Quando visitar a Alemanha  

Gastronomia na Alemanha

Krapfen - doce alemão
Krapfen – doce alemão

Um sabor único e especial

A gastronomia da Alemanha é muito conhecida pelos brasileiros devido a cultura imigrante alemã nos estados do sul do Brasil. Uma comida forte, baseada em embutidos, legumes e temperos diversos.

Quem nunca ouviu falar de chucrute? E de apfelstrudel? Essas delícias gastronômicas alemãs valem um pequeno glossário para você se deliciar com conhecimento de causa e viver bons momentos com muita festa, regada a muita cerveja!

  • Sauerkraut – Chucrute – Esse cozido a base de repolhos é o mais famoso dos pratos típicos alemães;
  • Eisbein – O joelho de porco cozido é o segundo prato mais querido do país;
  • Brezel – um biscoito doce ou salgado, mais conhecido como pretzel;
  • Salsichas – Uma grande variedade dessa iguaria original da Alemanha – bratwurst (cozida), nürnberger rostbratwürst (a secular salsicha de Nuremberg) weisswurst (a salsicha branca da Baviera), a blutwurst (mais parecida com o chouriço português) entre outros exemplares que são muito bem-vindos para acompanhar uma boa cerveja.
  • Königsberger klopse –  a tradicional almôndega alemã de origem prussiana, servida com um molho de raiz forte acompanhado por alcaparras.
  • Fischbrötchen – o famoso sanduiche de peixe servido em Hamburgo.

Agora que você já se sentiu os sabores alemães, criamos uma lista de restaurantes que você deve conhecer nas principais cidades:  

Restaurantes em Berlim

  • Restaurant Marjellchen – Mommsenstraße 9, 10629
  • A Mano – Strausberger Pl. 2, 10178
  • Österelli – Bismarckstraße 6, 10625
  • Schnitzelei Mitte – Chausseestr. 8 Hinterhof erreichbar über: Chausseestr. 8 oder, Novalisstraße 11, 10115 
  • Bieberbau – Durlacher Str. 15, 10715 

Restaurantes em Hamburgo

  • Bogenküche – Beckedorfer Bogen 9, 21218 Seevetal
  • Sagners Restaurant Hamburg – Barcastraße 8, 22087 
  • Das Dorf – Lange Reihe 39, 20099 
  • Restaurant Parlament Hamburg – Rathausmarkt 1, 20095
  • Amargi Gängeviertel – Valentinskamp 34A, 20355 Hamburg,

Restaurantes em Monique   

  • Restaurant Savanna Munich – Maistraße 63, 80337 
  • Ratzkeller – Marienplatz 8, 80331 
  • Ambari (Traditional Indian Vegetarian Restaurant) – Führichstraße 39, 81671
  • Steinheil 16 – Steinheilstraße 16, 80333 
  • DO & CO Gastwirtschaft – Filserbräugasse 1, 80333 

Veja também: Gastronomia na Alemanha

Hotelaria na Alemanha

Paisagem Rio Alster Hamburgo
Paisagem Rio Alster Hamburgo

Conforto e bem-estar sempre presentes!

As pousadas e hotéis alemães são impecáveis e os alemães são mestres na arte de receber bem. Um atendimento profissional, bem conduzido, ambientes clean com acomodações confortáveis e diferenciadas.

Ao planejar sua viagem com antecedência é possível encontrar acomodações tão confortáveis quanto acessíveis.

Pousadas e hotéis em Berlim

  • Motel One Berlin-Alexanderplatz – Grunerstraße 11, 10179
  • Leonardo Hotel Berlim Mitte – Bertolt-Brecht-Platz 4, 10117
  • Leonardo Hotel Berlim – Wilmersdorfer Str. 32, 10585 
  • Meininger Hotel Berlim Tiergarten – Turmstraße 25, 10559
  • Meininger Hotel Berlim Hauptbanhof – Oranienburger Str. 67-68, 10117

Pousadas e hotéis em Hamburgo

  • Motel One Hamburg am Michel – Ludwig-Erhard-Straße 26, 20459
  • Meininger Hotel Hamburg – Goetheallee 11, 22765 
  • Ibis Styles Hamburg Barmbek – Fuhlsbüttler Str. 32, 22305
  • Radisson Blu Hotel, Hamburg – Marseiller Strasse 2, 20355
  • Ibis Hamburg City – Amsinckstraße 3, 20097

Pousadas e Hotéis em Monique

  • Meininger Hotel Munchen city center – Landsberger Str. 20, 80339
  • Ibis Muenchen City Arnulfpark – Arnulfstraße 55, 80636
  • Hilton Munich Airport – Terminalstraße Mitte 20, 85356
  • Novotel München Airport – Nordallee 29, 85356
  • Hilton Garden Inn Munich Messe – Otto-Lilienthal-Ring 32, 85622

Veja também: Pousadas e hotéis na Alemanha

Passeios na Alemanha

Muitas possibilidades de passeios inesquecíveis

Os passeios na Alemanha são incríveis – um país plural que pode ser visitada em qualquer época do ano, por suas estações bem definidas. Paisagens que relembram histórias de contos de fadas numa atmosfera natural e artística que serviu de inspiração para inúmeras obras dos irmãos Grimm.

Berlim, a capital nacional, é considerada o berço da cultura e da arquitetura alemã.

Hamburgo é a segunda maior e mais rica cidade da Alemanha e uma das três cidades-estados – cercada de muito verde, banhada pelos rios Elba e Alster, tem o segundo maior porto da Europa.

Todas oferecem experiências únicas de viagem em passeios que você não pode deixar de fazer.

Passeios em Berlim

oranienburger-strase-berlim-
oranienburger-strase-berlim-
  • Portão de Brandemburgo – um antigo portal da cidade, reconstruída no final do século XVIII como um arco do triunfo neoclássico. Um dos cartões postais da Alemanha
  • Palácio do Reichstag – casa do parlamento alemão, localizada no distrito de Mitte. 
  • Memorial do Holocausto – Monumento em homenagem às vítimas judias do Holocausto, projetado pelo arquiteto Peter Eisenman e engenheiros do Buro Happold.
  • Museumsinsel (Ilha dos Museus) – é uma ilha no rio Spree, localizada em Mitte. A ilha recebe este nome por lá se encontrarem cinco museus: Museu Pergamon Altes Museum Neues Museum Alte Nationalgalerie Museu Bode.
  • Berliner Fernsehturm (Torre de TV e rádio) – A Berliner Fernsehturm é uma torre de radiodifusão de sinal localizada na Alexanderplatz, no centro da cidade de Berlim,

Passeios em Hamburgo

Vista de Hamburgo
Vista de Hamburgo
  • Miniatur-Wunderland – uma miniatura de estrada de ferro que ocupa uma área de 1.150 m², por onde cerca de 700 trens percorrem um trajeto, emulando cenários dos Estados Unidos, Suíça, Escandinávia e Alemanha. 
  • St. Michael’s Church – Igreja de São Miguel – San Miguel ou “Der Michel” é uma igreja protestante, barroca, atualmente em reforma. Uma das cinco principais igrejas luteranas de Hamburgo e uma das mais famosas da cidade.
  • St Pauli – Bairro boêmio de Hamburgo, famoso por ter sido visitado pelos Beatles. Tem bares animados à noite.
  • Planten un Blomen – parque urbano com um tamanho de 47 hectares, composto por jardins, trilha e vista panorâmica.
  • International Maritime Museum – O museu abriga a coleção de modelos de navios, planos de construção, uniformes e arte marítima de Peter Tamm, totalizando mais de 40.000 itens e mais de um milhão de fotografias. 

Passeios em Monique

Vista de Munique
Vista de Munique
  • Englischer Garten – Jardim Inglês é um grande parque urbano, com cerca de 4,17 km², o jardim foi construído Benjamin Thompson, em 1789. Abrigou o Tiro com arco nos Jogos Olímpicos de Verão de 1972.
  • Deutsches Museum – Criado em 1903, tem uma variada coleção de mais de 100.000 objetos, o Deutsches Museum é um extenso museu que conta com uma das maiores coleções de ciência e tecnologia do mundo.
  • Palácio Nymphenburg – um belo palácio barroco de 1664, construído como residência de verão para a família Wittelsbach. Seus jardins são ainda mais espetaculares e valem fotos impressionantes.
  • Hofbräuhaus am Platzl – originalmente construída em 1589 pelo Duque Maximiliano I da Baviera como uma extensão da cervejaria Staatliches Hofbräuhaus, aberta ao público em 1828, por Ludwig I.
  • Olympiapark – Construído para os Jogos Olímpicos de 1972, é o centro de lazer dos habitantes de Munique – eventos culturais, sociais e religiosos.

Veja também: Passeios na Alemanha

Quanto custa viajar para Alemanha?

Equilíbrio e planejamento fará você conhecer a Alemanha de uma forma muito econômica!

Quanto custa viajar para a Alemanha? Essa é uma pergunta com duas respostas – expressivamente caro, se for uma viagem não planejada e não pensada nos mínimos detalhes ou possivelmente acessível, se você levar em consideração o planejamento turístico como uma realidade e seguir uma cartilha para que sua viagem não apresente surpresas.

O primeiro ponto que o visitante deverá considerar é aproveitar as baixas do Euro. A Europa não é um dos destinos mais baratos e você deverá aproveitar o euro turismo em baixa para comprar a moeda e fazer as transações com segurança e pagando menos.

  • Passagens aéreas e hospedagem –  Essas são as suas duas preocupações seguintes – garanta as passagens aéreas e a hospedagem com antecedência.
  • Pacotes podem compensar – Se essa for a primeira vez que você está indo para a Alemanha não deixe de acompanhar os pacotes promocionais de 7 a 10 dias das companhias de turismo.
  • Intercâmbio – Se você for ao país para estudos, busque consultoria das agências de intercâmbio: elas saberão dar maiores detalhes como as melhores condições de realizar a viagem, monitorias, a compra das passagens e acomodações em hotel ou em casa de nativos, onde você terá maior vivência com o idioma.
  • Seguro-viagem – Ter um seguro-viagem para situações de emergência é fundamental para quem viaja à Europa – os valores dos serviços médicos hospitalares costumam ser muito elevados e além disso, o seguro viagem poderá cobrir outras despesas imprevistas como extravio de bagagens, perda ou roubo de bagagem, documentos e objetos pessoais, isso sem contar com serviços de traslado e preparo em caso de falecimento.
  • Aluguel de carro – Para os brasileiros, antes de pensar em alugar um carro na Europa é necessário conseguir uma autorização para dirigir emitida pelo Detran de seu estado. Entretanto, você deverá verificar se a locação de um veículo é realmente necessária, uma vez que os transportes ne Alemanha como um todo são muito eficientes: ônibus, trens, barcos, metrô, taxis e transportes por aplicativos atendem bem a todos os turistas e habitantes.

Investimento alto que compensa

Considerando como ponto de partida a capital Berlin, estima-se que entre passagem e hospedagem você precise de aproximadamente de R$12.000 (valor para uma pessoa). Para eventuais gastos, alimentação, seguro-viagem e passeios mais R$ 20.000 (valores em setembro 2021) . Por isso, o planejamento é imprescindível.

Veja também: Quanto custa viajar para Alemanha

Experiências na Alemanha

Olympiapark Munique
Olympiapark Munique

As melhores experiências com os melhores guias!

As experiências na Alemanha vão te surpreender. Terra de grandes pensadores como Johann Goethe e grandes compositores como Johann Sebastian Bach e Ludwig Van Bethoven, a Alemanha guarda consigo tesouros inestimáveis de história, cultura e lazer.

Experiências em Berlim

Vista noturna de Berlim
Vista noturna de Berlim

City Tour pelo Centro Histórico

Um passeio completo passando pelos principais pontos turísticos, com explicação histórica – cultural de todos os pontos.

O passeio tem início na Alexanderplatz, onde serão comprados os tickets de transporte para essa jornada. O tour passa pela Prefeitura Municipal, Fonte de Netuno e Igreja de Maria, Nikolaiviertel, no Centro Histórico da cidade.

Depois o passeio prossegue em direção a Berliner Dom, onde ao lado se encontra a Ilha dos Museus, então seguimos caminho pela Avenida Unter den Linden parando na Babel platz, e chegando assim até o Portão de Brandemburgo.

Você vai conhecer também o Parlamento alemão, Memorial Soviético, Memorial do Holocausto e onde ficava o Bunker de Hitler. Na Potsdamer Platz, onde está a Sony Center, continuando a pé até a Topografia do Terror, pegaremos o metrô em seguida e desceremos na Gendarmenmarkt e Rausch Chocolatiers.

Experiências em Hamburgo

Fischmarkt-hamburgo
Fischmarkt-hamburgo

Um passeio pelo mercado de peixes

Um passeio pelo Fischmarkt é uma experiência imersiva que mostra o dia a dia do povo alemão. O mercado de peixe não vende só peixes frescos e derivados: é conhecido por seus restaurantes, lojas de lembranças, flores e roupas. No Markthalle você pdoerá comer o famoso fischbrotchen um sanduiche de peixe frito acompanhado da fantástica Astra (uma cerveja branca alemã muito saborosa) enquanto curte um bom rock local. Saindo do mercado de peixes que tal um passeio pelo lago Binnenaslter? Um cenário perfeito para curtir a tarde, sobretudo se estiver muito quente (há verões bem quentes em Hamburgo) o passeio de barco passa por vilas entremeadas pelas montanhas, cenários bucólicos. No fim do dia, aproveite a vida noturna em St. Pauli e curta um pouco mais da atmosfera festiva da cidade.

Experiências em Monique

englisch-garten-munique
englisch-garten-munique

Piquenique no Englischergarten

Essa é uma experiência sobretudo para quem vai celebrar o amor em Munique. Um piquenique no Englischegarten é uma excelente oportunidade para aproveitar uma manhã ensolarada na cidade. Nesta experiência vamos desfrutar de um piquenique cuidadosamente preparado com pães, queijos, embutidos, aperitivos e vinho ou cerveja (opcional a combinar de acordo com suas preferências ou caso haja restrições)

Será um momento especial em meio ao parque e a atmosfera local que é simplesmente deslumbrante.

Nos meses de verão também é muito comum os moradores desfrutarem de um mergulho nas águas cristalinas do rio que corta o parque, então se você preferir podemos incluir toalhas de banho.

Como um verdadeiro morador local você irá aproveitar o seu dia no parque mais charmoso e visitado da cidade.

Veja também: Experiências na Alemanha

iFriend: Guia de viagem na Alemanha

Portão de Brademburgo - Berlim
Portão de Brademburgo – Berlim

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

  • Conheça Berlim com a Dandara, o Raphael e o Kennedy e Conheça Munique com a Sheila, a Carla e o Mario– iFriends brasileiros que estão prontos para oferecer as melhores experiências!
  • Conheça Hamburgo com a Hannah – ela fala inglês e alemão.

Por que um iFriend?

O iFriend permite que você conheça a cidade que está visitando do ponto de vista local. Com a empresa iFriend, você otimiza seu tempo e aproveita as melhores coisas para fazer, especialmente lugares únicos que só os locais conhecem.

Além disso, você estará apoiando uma variedade de comunidades ao redor do mundo, especialmente estudantes universitários, aposentados, educadores e profissionais de turismo.

Parque-planten-un-blomen Hambuergo
Parque-planten-un-blomen Hamburgo

A Alemanha, a terra dos poetas e dos pensadores, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?