HomeGuia de viagens Gramado

Guia de viagens Gramado

Capa Gramado
Gramado é conhecida pela tradição do chocolate artesanal, pelos passeios de inverno e pelos eventos de datas comemorativas como a páscoa, o natal e o ano novo amplamente celebrados em toda a cidade.
0
(0)

Gramado é uma cidade situada na Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul. Anualmente visitada por milhões de pessoas que desejam viver momentos alegres com suas famílias ou em viagens românticas.

Influenciada pelos colonos alemães do século XIX, a cidade possui um toque bávaro com chalés alpinos, chocolaterias e lojas de artesanato.

Você vai adorar conhecer a cidade de Gramado!

Vocação turística

Gramado-RS é uma linda região pensada para atender o turismo, com boas opções de lojas, restaurantes, bares e eventos. Estima-se que anualmente a cidade receba cerca de 6 milhões de visitantes ao ano (dados da Booking.com). Uma cidade planejada, com ruas tranquilas, planas e seguras e opções de divertimento para toda a família.

Destaques

Natureza exuberanteDatas especiaisAmor e chocolate
Gramado foi projetada para ser uma instância turística –sua natureza preservada relembra as paisagens serranas europeias. Com o clima frio predominante na cidade, as árvores e plantas da flora brasileira ganham um colorido mais vívido. Atenção para as hortências e azaléias que alternam suas floradas no parque Lago NegroHá pelo menos três eventos anuais que você deve considerar para conhecer a cidade de Gramado-RS: o Natal Luz, um evento belíssimo que resgata a magia do Natal; a Páscoa em Gramado, evento que celebra a ressurreição de Jesus e promove o comércio na região e o Festival de Cinema que sempre mobiliza a cidade com o fluxo internacional.Muitos casais procuram a cidade para viver momentos agradáveis a dois. A cidade tem clima frio, com charmosos chalés, de arquitetura bávara, que remete às construções européias do século XIX. Tal atmosfera combina com os apaixonantes parques naturais, os passeios de Maria Fumaça, os cadeados na Fonte do Amor, ao lado da Igreja de São Pedro. E muito chocolate, por que não? 

O que fazer em Gramado

Gramado, na Serra Gaúcha, tem inúmeras opções de divertimento para todas as idades. Você pode começar seu roteiro a partir de um city walk ou mesmo já partir para conhecer as principais opções de passeios da cidade. O mais importante é que você conheça todas as peculiaridades da cidade de Gramado com um iFriend.

Roteiro de três dias

Primeiro dia

Comece um dia fazendo um city walk, percorrendo os principais pontos da cidade – a Rua Coberta é onde os principais eventos do ano acontecem na cidade. O que mais chama a atenção em Gramado são os prédios em arquitetura enxaimel – o tipo de arquitetura bávara, oriunda das primeiras colonizações de imigrantes alemães. O clima serrano favorece os passeios românticos, portanto, invista num passeio ao Parque de Lavandas Le Jardin, um dos únicos no Brasil. Almoce por lá e faça belíssimas fotos!

Na parte da tarde você pode conhecer o Museu de cera Dreamland e conferir as estátuas de cera de personalidades nacionais e internacionais famosas ou conhecer o Museu do Festival do Cinema Brasileiro e relembrar os grandes sucessos e artistas do cinema brasileiro.

À noite na deixe de conhecer uma autêntica Noite Gaúcha com direito a show de dança folclórica e o churrasco tipicamente gaúcho.

Segundo dia

Nesse segundo dia você deve explorar a cidade: na parte da manhã visite o Lago Negro – o parque símbolo da cidade. Você terá momentos apaixonantes nesse parque belíssimo, cercado por árvores e arbustos de hortênsias, bancos de jardim e gramados, com direito a passeio de pedalinho de cisne no lago. Perfeito para viver momentos românticos ou com a família.

Outra atração para fazer com a família é conhecer o Mini-Mundo – Um parque a céu aberto de réplicas das construções mundiais mais icônicas, 24 vezes menores do que as construções originais. Você também poderá visitar o Zoológico de Gramado e conhecer as espécies endêmicas da fauna nacional. O legal desse parque é que ele recria o habitat natural do animal e atua como pólo de preservação de animais ameaçados de extinção.

No fim de tarde você pode escolher entre percorrer as lojinhas da Avenida Borges de Medeiros para suas primeiras compras e tomar um chocolate quente ou visitar a Praça das Etnias, que recebeu esse nome em homenagem às diferentes culturas que colonizaram Gramado. Nessa praça você poderá comprar peças de artesanato na Casa do Colono e comer a deliciosa Cuca.

Terceiro dia

Pela manhã procure fazer um tour por uma fábrica de chocolates. O chocolate artesanal de Gramado é famoso por sua qualidade superior e as fábricas de chocolates da cidade proporcionam uma visita guiada que mostram todo o processo de fabricação do chocolate desde a história de sua cultura ancestral até os dias atuais.

Almoce num restaurante italiano ou alemão: em Gramado, a cultura italiana e alemã foram importantes em seu processo de colonização. Você pode aproveitar para fazer o Tour da Uva e do Vinho – um passeio de Trem Maria Fumaça que atravessa três cidades gaúchas – Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa – Um passeio incrível com muitas canções, degustações e causos divertidos – uma verdadeira festa italiana!

Se o seu negócio é cerveja, tem seu lugar também: O Bus Beer Gramado vai te levar para conhecer a rota cervejeira e você ficará por dentro de todo o processo de fabricação da cerveja.

Roteiro mais dias

Gramado é uma cidade incrível e você vai precisar ficar mais dias na cidade para conferir o que ela pode oferecer de melhor. Seja nas datas comemorativas como no Natal, ano novo e páscoa quando a cidade está em festa, bem como em todas as épocas do ano, Gramado é um dos destinos turísticos mais versáteis de todo o país.

Não deixe de conhecer o Parque Snowland e ter momentos divertidíssimos na neve – sim, neve!  – o parque é o primeiro parque de inverno indoor das Américas, com neve de verdade! Ideal para levar a família ou os amigos para se divertirem tanto na prática de esportes de gelo quanto assistindo a apresentações artísticas como musicais e balés!

Em Gramado com crianças? Reserve um dia para conhecer o Parque “Terra Mágica Florybal” e resgate a alegria de ser pequeno mais uma vez! O parque tem esculturas gigantes e atrações artísticas para as crianças como pequenas peças de teatro e oficinas num mundo mágico, propício a descobertas.   

Aproveite para conhecer também as Super Máquinas, o Harley Moto Show e Hollywood Dream Cars, o Museu do Automóvel, com réplicas luxuosas dos grandes modelos de automóveis consagrados no mundo inteiro.

Você ainda pode participar de outras atividades como:

  • Escape Game Caro Watson
  • Museu do Perfume Fragram
  • Alpen Park
  • Parque Gaúcho
  • A Mina
  • Bondinhos aéreos Teleféricos por dentro da serra
  • Mundo do Chocolate Lugano

Em Gramado, o que não falta é diversão! 

Quando visitar Gramado

Lago Joaquina Rita Bier

Gramado é vibrante ao longo do ano todo. Anualmente, a cidade recebe cerca de 6 milhões de visitantes. No verão, a cidade costuma ficar lotada, especialmente por causa das férias escolares e dos eventos Natal Luz e o réveillon de Gramado, que costumam ser grandes festas públicas, com eventos artísticos incríveis.

A cidade fica realmente movimentada por ocasião do recesso escolar em Junho – coincidindo com a entrada do inverno e inúmeros visitantes, nacionais e internacionais, que lotam a cidade em busca de curtir o frio. Chocolates, vinhos, espumantes, gastronomia italiana e alemã! O inverno rigoroso é propício a essas atividades.

No entanto, o outono e a primavera são as melhores estações para aproveitar o passeio a Gramado de uma forma agradável. Sem o tumulto das férias escolares de verão ou da lotação dos espaços durante os meses de inverno, você ainda aproveita um clima ameno, sem muito sol e seco. Ideal para percorrer todas as ruas da cidade e conhecer tudo o que Gramado tem de melhor!

Veja também: As melhores experiências em Gramado com um iFriend

Alta temporada

  • Prós: Conhecer muitas pessoas, de diferentes lugares e culturas, há uma profusão de visitantes de diversos lugares, nacionais e internacionais. Grande variedade de atrações, muitas pessoas nas ruas e nos eventos, bares, passeios e festivais, a alta temporada é a melhor ocasião para conhecer Gramado.
  • Contras: Na alta temporada não é um bom lugar quando se está com pouca grana, portanto, programe-se. Lugares lotados, ingressos esgotados, variação de preços em hotéis e passagens aéreas.

Baixa temporada

  • Prós: Os lugares estão mais vazios, valores mais acessíveis, ingressos disponíveis. Bares e restaurantes com serviços diferenciados.
  • Contras: Não há muitos eventos na baixa temporada, há uma tendência em encontrar a cidade mais vazia e com isso, menos turisticamente atraente.

Leia também: Quando visitar Gramado

Gastronomia e o que comer em Gramado

Além de agradar aos mais diferentes tipos de paladares com sua culinária diversificada, segundo dados da prefeitura de Gramado, os estabelecimentos garantem um atendimento de mais de 15.000 pessoas simultaneamente.

São cafés, bares, bistrôs, casas de chá, buffet a quilo, comida caseira, caças nobres, café colonial, churrascaria, cozinha alemã, cozinha italiana, cozinha francesa, cozinha japonesa, suíça e internacional. Você não pode perder!

  • Noite Gaúcha – Avenida Borges de Medeiros, 2889 – Sala 108, Centro (Churrasco)
  • Toro Gramado – Av. das Hortências, 804 – Planalto (Churrasco)
  • Nonno mio – Av. Borges de Medeiros, 2070 – Planalto (Italiano)
  • Pastaciutta Gramado – R. Me. Verônica, 30 – Centro (Italiano)
  • George III – Av. Borges de Medeiros, 1489 – Planalto (Gourmet)
  • Divino – Av. Borges de Medeiros, 2659 – Centro (Gourmet)
  • Taberna MF – Resto Beer – R. Sen. Salgado Filho, 170 – Vila Suíça (Petiscos)
  • WhiteFly – Av. Borges de Medeiros, 3143 – Vila Suíça (hamburgueria)
  • Hard Rock Café – R. Wilma Dinnebier, 180 – Centro (fast food)
  • Fritz Hause – Av. Borges de Medeiros, 2727 – Centro (Alemão)
  • Bodega Teuto Beer – R. São Pedro, 810 – Centro (Hamburgueria)

E quem não curte um bom vinho? Em Gramado você encontra os melhores rótulos produzidos na região do Vale dos Vinhedos, bem próxima à cidade. No Tour da Uva e do Vinho você poderá conhecer três cidades produtoras de vinho e suas vinícolas numa visita guiada com degustação – Garibaldi, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa.

Veja também: Gastronomia e onde comer em Gramado

Pontos turísticos em Gramado 

Mundo a vapor - Gramado-RS

Gramado é a linda cidade projetada para o turismo na Serra Gaúcha.

Nela, o visitante poderá desfrutar de inúmeras atrações turísticas e culturais e se divertir muito. Conheça os melhores pontos turísticos de Gramado na companhia de um iFriend!

  • Lago Negro
  • Igreja de São Pedro
  • Fonte do Amor Eterno
  • Palácio dos Festivais
  • Parque Knorr – aldeia do Papai Noel
  • Rua Torta
  • Largo da Borges de Medeiros
  • Rua Coberta
  • Belvedere Vale do Quilombo
  • Praça das Etnias
  • Casa do Colono
  • Lago Joaquina Rita Bier
  • Rótula das Bandeiras
  • Pórtico da cidade (via Taquara)
  • Pórtico da cidade (via Nova Petrópolis)
  • Mini-Mundo
  • Mundo a Vapor
  • Igreja do Relógio
  • Parque da cachoeira
  • Parque das Sequóias

Veja também: Pontos Turísticos de Gramado

Parques em Gramado

Lago Negro Gram,ado-RS

Como toda cidade planejada os parques não poderiam ficar de fora: os parques de Gramado são apaixonantes: bucólicos, reúnem arvores, lagos e um projeto urbanístico que combina a conservação ambiental da flora do próprio lugar, promovendo a preservação do meio ambiente.

Os parques de Gramado e em Canela são propícios para o relaxamento depois de muitos passeios, para aproveitar com a família momentos leves de lazer na natureza, como piqueniques ou mesmo para degustar uma boa taça de vinho, que seja! O importante é fazer valer esses momentos nesses lugares apaixonantes!

Algumas dicas de parques em Gramado/ Canela:

Parques em Gramado

  • Parque de Lavandas Le Jardin
  • Parque Knorr
  • Parque Lago Negro
  • Parque das Sequóias
  • Parque Terra Mágica Florybal

Parques em Canela

  • Tedesco Eco Parque
  • Parque Estadual do Caracol
  • Parque da Cachoeira
  • Parque da Ferradura
  • Parque Ecológico Flor do Vale

Eventos em Gramado

Festa da Colônia – Excelente oportunidade para se ver de perto as culturas típicas alemãs e italianas.

Natal Luz – O primeiro evento natalino do Brasil, hoje é um dos maiores espetáculos do gênero no mundo.

Festival de Gramado – Cinema Brasileiro e Latino, o grande evento cinematográfico do país, é uma festa que gira em torno dos famosos artistas, produtores, diretores e jornalistas, numa semana de muito glamour.

Festival de Turismo de Gramado – Um dos eventos mais importantes do gênero no país.

Fábricas de chocolates em Gramado

Chocolates, quem não ama? Quando visitar Gramado não deixe de conhecer uma das principais tradições de Gramado os chocolates artesanais.

A cultura do chocolate chegou à Gramado a partir de um empreendedor, filho de imigrantes poloneses, que se estabeleceram na região que começou a estudar sobre o processo de fabricação dos chocolates na Argentina.

Nos últimos 30 anos, as fábricas de chocolates cresceram em Gramado e otimizaram seus processos de fabricação, se tornando especialistas na chocolataria nacional.

Conheça algumas marcas e faça as visitas!

  • Chocolates Prawer – Av. das Hortências, 4100 – Estrada Gramado
  • Mundo do Chocolate Lugano – R. São Marcos, 374 – Carniel
  • Chocolates Florybal – R. Tristão Oliveira, 1200 – Floresta
  • Caracol Chocolates – Rua Santa Rosa, 173. Bairro Carniel
  • Lagos de Gramado – R. Pedro Benetti, 82 – 04 – Centro
  • Chocolataria de Gramado – R. Ver. Theodoro Michaelsen, 47 – Mato Queimado
  • Chocolates Planalto – Rua João Carniel, 689 – Carniel

Veja também: As Fantásticas Fábricas de Chocolates em Gramado

Passeios em Gramado

Gramado tem sempre um roteiro divertido para você! São inúmeras atividades ideais para quem está chegando pela primeira vez na cidade e quer obter o máximo de experiências nesse passeio.

Você sabia que sua viagem poderá ficar ainda mais divertida na companhia de um iFriend?  Nosso time selecionou as melhores experiências para você curtir com sua família e amigos, confira:

Veja também: Passeios em Gramado

Tour por Gramado e Canela

Visita dos principais pontos turísticos de Gramado e Canela. O Passeio começa com a ida no Pórtico de Pedra de Gramado, para tirar aquela foto incrível que você sempre sonhou! Depois, visita ao Lago Negro para contemplar a natureza exuberante. A visita ao Mirante do Vale do Quilombo é apaixonante e ponto alto desse passeio. Você poderá conhecer uma das famosas fábricas de chocolates e terminar esse dia incrível na Cascata do Caracol.

Rafting: 8km de aventuras!

Ao fazer um Rafting no Rio Paranhana você terá um passeio incrível, cheio de adrenalina, exclusividade e novas experiências! Todo o passeio é feito por guias experientes e com os equipamentos de segurança (colete e capacete), inclusive no período de inverno, você pode alugar roupas de neoprene e botas térmicas. O passeio combina o “transporte off road”, passeio estilo safári com informações da região a bordo de um transporte aventureiro. O Rafting consiste na descida de 8 km pelas corredeiras do rio Paranhana, no melhor e mais divertido rafting de Três Coroas!

Outras atividades radicais também estão disponíveis como saltar na plataforma, fazer tirolesa aquática, floating relaxante e surf de bote na onda. Os monitores farão de sua aventura uma experiência única e divertida! Inclui equipamento completo (coletes e capacetes), transporte interno e guias especializados na atividade! 

Templo Budista e Compras em Gramado

Para esse passeio ao Templo Budista você e o iFriend deverão ir até a cidade de Três Coroas-RS, no Templo Budista de Chagdud Gonpa Khadro Ling. Cheio de tradições milenares e histórias, esse local de muita paz, lindo, e no alto das montanhas, é o maior templo tibetano da América do Sul! Os murais super coloridos e belíssimos contam um pouco da história do Buda, num cenário de importantes esculturas para serem apreciadas durante essa experiência. Aqui também tem a Casa das Lamparinas, para que você possa fazer as suas orações nesse momento de paz. A experiência se torna ainda mais completa num típico restaurante tibetano, para provar novas texturas e sabores. Nosso passeio termina com um roteiro de compras em Igrejinha-RS: você pode conhecer lojas de chocolates, de couro e calçados do Brasil, cheio de novos produtos de muita qualidade.

iFriend em Gramado

Viva mais experiências incríveis em Gramado com os iFriends

  • Márcia SantuarioA Márcia é guia receptivo na Serra Gaúcha e no Vale dos Vinhedos e vai te levar para conhecer Gramado e Canela como você nem imagina!
  • Eder  – O Eder é guia em Gramado e vai te apresentar o melhor de Gramado para compras, diversão e gastronomia!

Conheça outros iFriends da cidade de Gramado e tenha experiências únicas conhecendo os principais pontos da cidade com a melhor companhia!

Vista de Gramado

Gramado, a Terra do Chocolate e da diversão na Serra Gaúcha, tem inúmeras atrações para você aproveitar!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

O que achou?

Média 0 / 5. Votos: 0

Que tal?