HomeGuia de viagem Garopaba

Guia de viagem Garopaba

Garopaba-SC Centro Histórico
Garopaba-SC Centro Histórico
Você vai se encantar com Garopaba nesse guia completo!

Garopaba está localizada no litoral sul de Santa Catarina.

O município é conhecido por suas belas praias, e costuma receber aproximadamente 140 mil turistas no verão, grande parte em busca das belezas naturais da região.

O nome da cidade tem origem indígena, Garopaba significa “enseada de barcos” ou “lugar de Barcos”.

A economia local se baseia no turismo, na construção civil, na pesca artesanal, e na agricultura de subsistência.

Vocação turística de Garopaba

A cidade conta com 10 belas praias, que atraem turistas de todas as regiões do país pela tranquilidade e belezas naturais, além de rios, lagoas, montanhas, trilhas, costões e cachoeiras. Garopaba também é bastante procurada por surfistas de todo mundo, por contar com bons ventos para a prática do esporte; o município já sediou campeonatos internacionais, com algumas praias sendo consideradas as melhores do Brasil para a modalidade. E nos meses de julho a novembro, recebe a agradável visita das baleias francas, que podem ser vistas nos passeios de barco.

Destaques

Garopaba históricaTem praia prá todo mundo!O maior centro de Ioga da América Latina
  No ano de 1525, a “Baia de Garopaba”, como era conhecida, serviu como abrigo à expedição naval da Cidade de Corunã durante uma tempestade. O primeiro povoado só surgiu em 1666 com os imigrantes açorianos.    Das praias mais urbanas às mais naturalmente preservadas; das praias de mar calmo às ondas mais perfeitas! As praias de Garopaba tem atrativos para banhistas e surfistas, famílias e amantes das altas ondas. Todos vivendo em harmonia!O Centro de Yoga Montanha Encantada, considerado o maior centro de yoga da América Latina, foi inaugurado por Joseph Le Page e Lilian Aboim, Um recanto perfeito para meditar em uma área aproximada de 40 hectares de Mata Atlântica

O que fazer em Garopaba

Lagoa da Garopaba -SC
Lagoa da Garopaba -SC

Um roteiro completo para você desfrutar do melhor da cidade!

Nem só de praia se compõe a rota turística de Garopaba. Com inúmeras trilhas, cachoeiras, lagoas e dunas, os visitantes têm várias opções de roteiro para conhecer melhor a cidade e suas belezas naturais. Sem contar com os muitos restaurantes, bares e lojas, principalmente no centro.

Primeiro dia

Se você curte surfar, conheça as praias Garopa, Ferrugem e Silveira, ideais para a prática do esporte. Localizadas na região central da cidade, oferecem várias opções de restaurantes, bares, baladas e conta com um calçadão à beira-mar bem movimentado. 

Segundo dia

Apenas a 4 km do centro, se encontram as dunas da praia Siriú, onde é possível praticar o surfe na areia (Sandboard). Além dos enormes morros de areia, o local abriga o rio Siriú que nasce na bela lagoa do Macacu e desemboca no mar. No canto norte está localizada a vila da praia com opções de restaurantes e pousadas.

Terceiro dia

Caso esteja conhecendo Garopaba entre os meses julho e novembro, faça o passeio de barco para observação das baleias francas. Ou, se preferir, caminhe através das várias trilhas que dá nos morros à beira-mar e aviste esses gigantescos animais com facilidade.

Leia também: O que fazer em Garopaba

Quando visitar Garopaba

Praia da Barra - Garopaba
Praia da Barra – Garopaba

Garopaba é linda o ano todo!

A melhor época para curtir as praias é entre os meses de dezembro e março, já para avistar as famosas baleias francas, o período ideal vai de julho a novembro. As trilhas e dunas podem ser aproveitas em qualquer temporada do ano.

Alta Temporada

  • Prós – A cidade fica cheia e agitada, os bares e restaurantes funcionam até mais tarde, e as ruas ficam mais movimentadas. Os turistas fortalecem a economia local e cada vez o munícipio cresce, podendo oferecer melhor infraestrutura para receber os visitantes.
  • Contras – Na alta temporada, os preços das hospedagens sobem bastante. As praias e outros pontos turísticos ficam lotados, o que pode ser um incômodo para quem procura sossego.

Baixa Temporada

  • Prós – A cidade fica mais calma, os hotéis costumam fazer promoções e as passagens podem ficar mais baratas. E, é a época em que é possível avistar as baleias francas nas praias, já que elas visitam a região nos meses de julho a novembro, período da baixa temporada. 
  • Contras – Os dias ficam nublados, a temperatura cai bastante e os ventos são fortes. A cidade fica bem menos movimentada, consequentemente, o comércio diminui a carga horário de trabalho.

 Leia também: Quando visitar Garopaba

Gastronomia e o que comer em Garopaba

Comidas de Praia - Garopaba
Comidas de Praia – Garopaba

Delicie-se com os sabores de Garopaba!

A gastronomia da região é baseada em frutos do mar e peixes, mas oferece opções para todos os gostos.

Os principais bares e restaurantes ficam localizados no centro, nas praias Garopa, Silveira e Ferrugem, também contam com lanchonetes e quiosques.

  • Restaurante Zanoni – Rodovia SC 434, Km 02 – Palhocinha
  • Guna Madê Hamburgueria – Rua Rio Grande do Sul, 161
  • Brotô Bistrô – Av. Pref. João Orestes de Araújo, 392
  • Água na Boca – Rua Aderbal Ramos da Silva, s/n
  • Sushi do H2O – Rua Rio Grande Do Sul, 421

Veja também: Onde comer em Garopaba

Passeios em Garopaba

Vista da Cidade de Garopaba
Vista da Cidade de Garopaba

Passeios para toda a família!

Garopaba é o destino ideal para quem quer conhecer a natureza preservada e ter momentos de relaxamento e contemplação. Embora seja uma cidade pequena, você não deve perder a oportunidade de conhecer sua história e seus lugares incríveis.

Você terá momentos ainda mais incríveis contratando um iFriend em Garopaba

Praia de Garopaba

Uma praia urbana, que oferece melhor infraestrutura ao turista, pois conta com restaurantes, bares, hotéis e lojas diversas. É indicada para banhistas, pois tem águas tranquilas, e tem um belo calçadão à beira-mar, que costuma ficar bem movimentado na alta temporada.

Praia do Silveira

Localizada entre dois grandes morros, a praia é considerada a melhor para a prática do surfe no Brasil. Seus 1,5 km de faixa costeira preservada atraem turistas que buscam um maior contato com a natureza, já que as construções se encontram afastadas do mar.

Praia da Ferrugem

O contato das águas esverdeadas com a areia branca lembra a cor da ferrugem, daí o nome da praia. É considerada uma das mais bonitas da região e uma das melhores para praticar o surfe. Conta com muitos bares, baladas e com uma noite agitada, o que atrai os visitantes da cidade.

Mirante de Garopaba (Morro das Antenas)

Também conhecido como Morro da Embratel, o local oferece a melhor vista panorâmica da cidade. Além de ser possível ver as praias e lagoas, é possível avistar as Dunas de Siriú. Fica a menos de 3 km do centro, e é utilizada por alguns para praticar voo livre.

Igreja de São Joaquim

Localizada no centro histórico de Garopaba, a igreja fica no alto de uma pedra. Construída em 1846, traz recordações da época da província, é um belo monumento para conhecer e fotografar. Em sua frente, se encontra a Praça 21 de Abril.

Dunas de Siriú

As Dunas de Siriú são ideias para a prática do Sandboard, ou surfe na areia, pois chegam a medir a altura de 30 metros. Com 3 quilômetros de extensão, o ponto mais acessível fica a apenas 4 km do centro da cidade. O local atrai não só praticantes de esportes, mas turistas de todos os lugares por sua beleza encantadora.

Baleias Francas

Junto com a cidade de Imbituba, também no litoral catarinense, Garopaba recebe, entre os meses de julho e novembro, a ilustre visita das Baleias Francas, que saem da Patagônia para parir e amamentar seus filhotes em águas com temperaturas mais agradáveis. O passeio de barco é a melhor maneira de avistar de perto esses enormes animais.

Leia também: Passeios em Garopaba

iFriend: Guia de viagem Garopaba

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Você pode escolher alguém com um perfil parecido/esperado e ter uma experiência incrível, focado nos seus desejos.

  • Bruna – Vai te levar para conhecer a cidade tem de melhor
  • Marta – Vai mostrar cenários únicos para fotos e os recantos mais escondidos da cidade.

Ver mais iFriends: Guias locais em Garopaba para você aproveitar MUITO a sua estadia!

Conheça as Experiências em Garopabaque deixarão sua viagem ainda mais completa.

Centro Histórico de Garopaba -SC
Centro Histórico de Garopaba -SC

Garopaba é linda e espera sua visita.

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?