HomeGuia de viagem de Garibaldi

Guia de viagem de Garibaldi

Guia de Viagem - Portal de Garibaldi
Garibaldi encontra-se numa região com belíssimas paisagens naturais com milhares de visitantes ano a ano.

Nosso Guia de Viagem de Garibaldi tem informações importantes para você aproveitar ao máximo seu passeio.

Uma cidade pequena e charmosa: se encontra em um dos vales da Serra Gaúcha, sob a visão das montanhas, na região turística conhecida como Vale dos Vinhedos.

Antes da colonização europeia da região, a atual região ocupada pela cidade era território habitado pelas etnias indígenas dos caingangues e guaranis.

Curiosidade: Garibaldi recebe o nome de Giuseppe Garibaldi, um dos mais notáveis personagens da unificação italiana, também teve essencial participação na Revolução Farroupilha (1835 a 1845) ao lado de Bento Gonçalves, no movimento que visava a separação dos estados do sul do restante do Brasil. Por esse feito, o italiano também é chamado “O herói de dois mundos”.

Vocação turística de Garibaldi

Garibaldi encontra-se numa região denominada Encosta Superior do Nordeste, com belíssimas paisagens naturais, muito apreciadas por milhares de visitantes ano a ano.

Com a imigração prussiana e italiana em 1870, a cidade encontrou na vocação agrícola seu sustento e mais tarde, na década de 1990 se tornou um dos polos vinícolas mais importantes do Brasil bem como assumiu o caráter turístico.

Vinícolas, igrejas antigas, traços da colonização europeia, ruinas dos povoados indígenas – todas essas peculiaridades você encontra em Garibaldi.

Destaques do destino

A Capital do EspumanteCultura imigranteGastronomia
Garibaldi é conhecida como “Capital do Espumante” A bebida leve e refrescante tem grande produção nas vinícolas da cidade e anualmente, milhares de visitantes vem provar esses sabores.  A cidade também é conhecida pela marcante cultura imigrante. Suas culturas ancestrais e a paisagem que lembra as montanhas europeias foram os ingredientes perfeitos para favorecer a vocação turística do município. Você se sente nos vinhedos europeus e desfruta da alegria contagiante de seu povo.Como toda cidade de cultura imigrante não poderia deixar de falar sobre a gastronomia vibrante do lugar: queijos finos, vinhos premiados e diversos pratos da gastronomia europeia, farão de seu passeio a Garibaldi uma das grandes jornadas culturais. 

O que fazer em Garibaldi?

Existem vários roteiros que você pode combinar para aproveitar ao máximo sua viagem para Garibaldi.

Curiosidade: A cidade é conhecida por ser a Capital do Espumante: a bebida produzida em Garibaldi já ganhou até prêmios internacionais e reconhecimento em festival promovido pela cidade de Champagne, na França, Capital Internacional do Espumante. 

Incríveis passeios de Maria Fumaça, vindimas alegres, piquenique na vinícola e passeios pela natureza. Você vai se surpreender com os roteiros a equipe iFriend reservou para você! 

Roteiro até 3 dias

Primeiro dia

Nesse primeiro dia de passeio é fundamental que você conheça a cidade, por isso, nada melhor do que um city tour. Escolha um dos nossos iFriends em Garibaldi e tenha a certeza de uma experiência única, com quem conhece com detalhes a cidade.

Faça uma animada viagem de trem Maria Fumaça durante duas horas: o passeio  parte de Bento Gonçalves ou de Carlos Barbosa, com parada em Garibaldi. O embarque acontece durante uma degustação de vinhos e, ao longo do percurso de 23 quilômetros, grupos folclóricos percorrem os vagões cantando e dançando músicas típicas.

Segundo dia

Reserve o segundo dia para aproveitar ao máximo a experiência eno-gastronômica. Não deixe de conhecer a Vinícola Peterlongo: a primeira a produzir vinhos espumantes do tipo Champanhe no Brasil e a única autorizada a utilizar o termo “Champagne” para seus vinhos, desde 1913.

Depois de conhecer a história dos espumantes, siga para a Fábrica de trufas artesanais Devorata degustar as deliciosas trufas artesanais produzidas pela  Família Millani, desde 2006.

Pausa para um tradicional almoço Italiano no restaurante da Fenachamp.

Por último, na Cooperativa Garibaldi, você irá provar 5 rótulos dos melhores vinhos espumantes e sucos de uva diferentes.

Terceiro dia

Faça algumas selfies no portal da cidade para registrar a visita. 

Quem curte umas comprinhas não deve deixar de conhecer a Rua Buarque de Macedo, uma das mais antigas ruas de Garibaldi e suas charmosas construções antigas.

As fachadas dos prédios de 1800 foram totalmente revitalizadas e a rua tem bancos e mesas nas calçadas floridas, um verdadeiro luxo. Aproveite para tomar um café e tirar muitas fotos.

Arte sacra e cultura no Roteiro Aeternum: contemple a arquitetura neogótica da Igreja Matriz, nas cores, nas formas de seus vitrais e nos espaços amplos em devoção. O silêncio no Convento e na Capela de São José nos faz encontrar a paz que tanto procuramos.

Visite o Castelo Peterlongo, de 1930, pelo co-fundador da empresa Armando Peterlongo, filho de imigrante italiano que veio construir a primeira vinícola do município.  

Roteiro mais dias

Você pode conhecer roteiros personalizados como roteiros gastronômicos e as vinícolas – Você escolhe! Afinal, você encontra em Garibaldi mais de 20 vinícolas impressionantes e paisagens belíssimas!

Quando visitar Garibaldi

A melhor época para visitar Garibaldi é no inverno. As baixas temperaturas são ideais para viajar pela Serra Gaúcha e conhecer o Vale dos Vinhedos, degustar os mais variados vinhos das vinícolas locais e provar da tradicional cozinha italiana e alemã.

No entanto, no verão é realizada a Vindima (colheita de uvas) – palco de uma grande festa italiana nas vinícolas!

No outono, passeios de ecoturismo, piqueniques no jardim da Vinícola Peterlongo são roteiros obrigatórios.  

A grande festa do Espumante acontece nos meses de setembro e outubro dos anos ímpares – nesse período acontece Fenachamp – Festa do Espumante, com exposições de produtos, show, feiras, negócios, cursos e muitas degustações gratuitas! 

Alta temporada

  • Prós: Pontos turísticos movimentados, eventos populares e gratuitos, muitos turistas; maior variedade de passeios.
  • Contras: Lugares turísticos lotados, os ingressos para as atrações se esgotam mais rapidamente. Há um fluxo imenso de pessoas querendo fotografar os pontos turísticos e talvez você não se sinta muito à vontade em esperar.

Baixa temporada

  • Prós: Os passeios não terão muitas pessoas, o que é bom para quem quer aproveitar o momento. Sobra espaço nos parques. Espere um excelente atendimento em bares e restaurantes. Você poderá desfrutar dos pontos turísticos e naturais com calma, sem tanta aglomeração de pessoas. Os valores tendem a ser mais atrativos em pousadas e hotéis e o atendimento mais personalizado.
  • Contras: Atenção nas estações chuvosas. Alguns pontos turísticos podem estar em manutenção, então, não fique chateado. Pode haver poucos eventos.

Passeios Turísticos em Garibaldi

Um passeio em Garibaldi é um passeio dinâmico e apaixonante! Quem vai com a família e os amigos tem a certeza de momentos agradáveis. Se o seu objetivo é curtir sozinho, Garibaldi tem um roteiro ideal. Para todos os gostos e ocasiões

Estrada do Sabor – Você pode fazer o roteiro Estrada do Sabor, que leva os visitantes para conhecerem um pouco da vida dos agricultores da região, relembrando os hábitos dos antigos imigrantes, com degustações de pães, biscoitos, salames, vinhos, sucos e queijos artesanais.

Ostearia Della Colombina – Outro passeio muito interessante é o da Ostearia Della Colombina, que promove trilhas e visitações aos parreirais e pomares. No final do passeio, um almoço italiano, no qual cada visitante aprende a fazer a colombina – um doce em forma de pombinho.

Vinícola Chandon – empresa francesa da região de Champagne, se instalou nas imediações de Garibaldi na década de 1970. Uma excelente oportunidade de conhecer a tradição dos espumantes na Serra Gaúcha, a partir da indústria pioneira na produção e melhoria da qualidade desses vinhos no Brasil.

Cervejaria Valduga – Para quem não gosta muito de vinho, vale a pena visitar a Domno importadora, vinícola e cervejaria da empresa Valduga: lá você pode conhecer o processo de fabricação da Cerveja Leopoldina.

Confira também: outros passeios em Garibaldi  que você pode fazer!

Vinícolas em Garibaldi

Vinícolas em Garibaldi-RS

A principal vocação do município de Garibaldi são as vinícolas – todas as iniciativas em prol do turismo são decorrentes das indústrias de vinhos locais.

Tudo começa com a instalação dos  imigrantes europeus prussianos e italianos nas terras e insumos cedidos pelo governo para favorecer a agricultura.

Os imigrantes se organizaram e, como muitos já tinham a viticultura em suas raizes natais, descobriram em Garibaldi solo fértil favorável ao plantio de diferentes tipos de uvas.  Conheça as principais vinícolas da região e aproveite as degustações com moderação:

Gastronomia e Onde Comer em Garibaldi

A gastronomia italiana é predominante em Garibaldi: massas, risotos, galetos, carnes entre outras delícias. Em todas as refeições são servidos pães, queijos e embutidos artesanais. As sobremesas incluem doces italianos e o tradicional sagu com creme branco.

Onde comer em Garibaldi?

Aqui você irá ter uma boa noção de restaurantes para todos os bolsos. Comer em Garibaldi não é muito caro, você vai se surpreender com a qualidade dos pratos e dos serviços, mesmo nos restaurantes populares.

  • Trattoria Primo Camilo – Av. Rio Branco, 1080 – Cairú,
  • Hostaria Casacurta – R. Luís Rogerio Casacurta, 480 – Centro,
  • Churrascaria Angelo’s – Av. Independência, 314 – Centro
  • Restaurante Famiglia Giovanaz – Av. Rio Branco, 110 – Centro
  • Jardim Gastronômico – R. Buarque de Macedo, 3038 – Centro,
  • Choppin – R. Borges de Medeiros, 134 – Centro
  • Buarque Burger – R. Buarque de Macedo, 3038 – Centro
  • Clube 31 de Outubro – Travessa Emilio Jacinto Ferreira, 20 – Centro
  • Bodega Bar e restaurante – Av. Independência, 1167 – Centro.

Vida noturna em Garibaldi

A vida noturna em Garibaldi tem alguns pontos para divertimento local, está mais associada aos bares e pubs que trazem o clima da cidade para celebrar os melhores momentos. Confira a lista de pubs e bares que nossa equipe separou.

  • Bar Joe – R. Buarque de Macedo, 3446 – Centro,
  • Boate Cisne Branco – R. Nossa Sra. do Carmo, 367 – Bela Vista,
  • Saretto Pub – Travessa, Rua João Missiaggia, 193 – 2 – Champanhe
  • Café Luna Park – R. Buarque de Macedo, 3113 – Centro.
  • Tabacaria Benevenuto –  R. Dante Grossi, 574 – Centro,

Pontos Turísticos em Garibaldi

Há muitas atrações para conhecer em Garibaldi. Como você viu, há muitas vinícolas para você conhecer!

Por isso não deixe de contratar os serviços de um guia – você conhecerá melhor a cidade com a companhia de um iFriend.

Para sua viagem ficar completa, elaboramos uma lista de alguns pontos turísticos mais famosos em Garibaldi que você vai adorar:

  • Mosteiro de São José
  • Igreja Matriz
  • Paroquia de São Pedro
  • Capela de São José
  • Ermida Nossa Senhora de Fátima
  • Portal da cidade de Garibaldi
  • Castelo Peterlongo
  • Estação de Trem de Garibaldi

Para sua experiência de viagem ser mais rica, em Garibaldi, no Rio Grande do Sul, contrate o serviço de um iFriend! Conheça os iFriends da cidade de Garibaldi e divirta-se!

Ver mais: pontos turísticos em Garibaldi  para você visitar!

Pacotes de Experiências em Garibaldi

Obtenha o máximo dessa experiência de viagem contratando os serviços de guia de um iFriend: você encontra um guia que mostrará as curiosidades e peculiaridades de cada ponto turístico, de forma personalizada e criativa.

Eles oferecem um roteiro pré-definido, como por exemplo, a iFriend Márcia Santuario te levará para aproveitar o roteiro de Vinhos e Trufas pela cidade de Garibaldi, onde você conhecerá a Vinícola Peterlongo, a casa de trufas Devoratta e um legítimo almoço italiano na Fenachamp, num passeio completo, de sabores e de cultura.  

Existem todos os tipos de experiências, com diferentes perfis de guias, para que você possa fazer seu melhor roteiro de viagem.

Márcia Santuário: A iFriend Márcia é guia receptivo na região da Uva e Vinho da Serra Gaúcha, no estado do Rio Grande do Sul e especialista em Vale dos Vinhedos!  

Ver mais: Conheça as principais experiências em Garibaldi, Rio Grande do Sul, Brasil. 

iFriend: Guia de viagem em Garibaldi

Escolher um guia de viagem para acompanha-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade de Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Você pode escolher alguém com um perfil parecido/esperado e ter uma experiência incrível, focado no seu jeito de ser e dentro do que você espera do passeio.

Ver mais iFriends: guias locais em Garibaldi para você aproveitar MUITO a sua estadia!

Castelo Peterlongo - guia de viagem

Garibaldi é a capital do Espumante no Rio Grande do Sul. Conheça cada recanto dessa cidade incrível com um iFriend.

iFriend – Find a friend, enjoy the ride.

Que tal?