HomeGuia de Viagem Fortaleza

Guia de Viagem Fortaleza

Praia de Iracema - Fortaleza CE
Praia de Iracema - Fortaleza CE
Você vai adorar a natureza, a arte e a cultura de Fortaleza nesse guia completo!

Fortaleza é a capital do estado do Ceará, situado na região nordeste do Brasil. Uma cidade conhecida pela sua hospitalidade, por ser berço de grandes artistas de comédia e por ter sol o ano inteiro, Fortaleza atrai milhares de visitantes nacionais e internacionais.

Fortaleza é conhecida por ser berço de um dos maiores escritores da primeira fase do romantismo no Brasil, José Martiniano de Alencar. O romancista ficou conhecido pelas obras literárias inesquecíveis como Iracema, o Guarani, Ubirajara, Lucíola entre outros romances que retratavam não só a sociedade do século XIX, mas suas relações com o negro e o índio.   

Uma das principais atividades econômicas de Fortaleza é a indústria e a exportação e couro. Na Região Metropolitana de Fortaleza se encontra a maior concentração de indústrias do Ceará. A produção de calçados é responsável por 27% das exportações do Ceará.

Vocação Turística

Fortaleza possui aproximadamente 25 quilômetros de praias urbanas – as praias do Futuro, Leste-oeste, Titanzinho  além de atenderem a população local, são praias excelentes para a prática de surf. Já as praias da prainha, cumbuco e Morro Branco são perfeitas para levar a família e as crianças.

A cidade também é conhecida pela cena cultural da cidade – conta com espaços artístico-culturais que promovem apresentações como shows de música, de comédia, mostras de arte e folclore indígena.

Fortaleza tem vida noturna empolgante: quiosques, bares, restaurantes com muitas música e lugares para dançar. É impossível ficar parado: tem o tradicional forró, sofrência, reggae, rock, pop para todos os gostos.  

Destaques

Terra da LuzArte e culturaPraias poéticas
Fortaleza foi a primeira cidade brasileira a abolir a escravatura, em 1884. O feito se deu quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel.Fortaleza é berço do escritor José de Alencar, inúmeros comediantes e artistas. A cidade tem muitas atrações culturais populares.A cidade coleciona os títulos de Capital Ecológica do Brasil e cidade mais sustentável ambientalmente da América Latina, devido aos altos índices de áreas verde, com 52m² por habitante.

O que fazer em Fortaleza

Nesse roteiro de três dias você encontra boa parte das atrações de Fortaleza.

Em Fortaleza o sol brilha o ano inteiro e suas atrações não ficam restritas ao verão. Descubra Fortaleza nesse roteirão incrível

Roteiro de três dias

Primeiro dia

Comece seu dia visitando o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – um dos principais centros culturais do Brasil biblioteca, planetário, salas de cinema, teatro, auditórios, espaço para exposições e também uma incrível área verde na qual são realizados shows musicais, mostras de arte entre outros. Consulte a agenda de eventos do Dragão do Mar e aproveite.

Na parte da tarde tire alguns momentos para conhecer o Museu da Cultura Cearense um museu etnográfico que tem como proposta promover a difusão, o conhecimento e a apropriação do Patrimônio Cultural do Ceará. Depois do almoço típico, visite a Rua Travessa do Crato – uma rua pequena, de pedestres, que conta com diferentes lojinhas de artesanato, com elementos que remetem às tradições da vida no interior, desde penicos e celas de cavalo até comidinhas e doces típicos.

Brinde seu primeiro dia em Fortaleza numa das praias mais encantadoras do Brasil, a Praia de Iracema. Relaxe e contemple o pôr do sol, especialmente se estiver numa viagem romântica.    

A noite, vale a pena conferir a programação do Theatro José de Alencar, que oferece mostras de música clássica, instrumental e mesmo apresentações teatrais.

Mas se você gosta mesmo de agitar, confira a Feirinha da Beira Mar, com suas barraquinhas e conferir os bares como o Moleskine, Órbita ou um forró no “Arre égua” entre outros.

Segundo dia

Comece seu dia na Praia do Futuro – uma das praias mais famosas de Fortaleza por sua excelente infraestrutura ao visitante e seus restaurantes e bares a beira-mar. Você levará umas quatro horas nesse passeio onde poderá conciliar com o almoço típico cearense – carne de sol com macaxeira, pratos a base de peixes, serrabulho e não se esqueça do tradicional sorvete de rapadura para sobremesa. Depois desse banquete, visite a Catedral Metropolitana, vale a pena conhecer seus vitrais e arquitetura neogótica. Dali, visite o Museu do Ceará que abriga um acervo de mais de 13 mil peças distribuídas em três importantes coleções. E se você ama o mar, invista num passeio de veleiro, onde você poderá contemplar um belíssimo pôr-do-sol na Praia de Mucuripe. Perfeito para passeios românticos. Termine a noite no Ceará Show, que conta com muito humor, música e danças as histórias do povo cearense– conferir os shows de humor em Fortaleza é de lei

Terceiro dia

Comece o dia cedo acompanhando os pescadores na Praia do Mucuripe, cantada na música de Raimundo Fagner. Nada melhor do que uma manhã na praia e almoce num dos restaurantes próximos, a melhor peixada que você já provou.

À tarde visite a Casa José de Alencar e confira detalhes sobre a vida e a obra do icônico escritor do romantismo indigenista brasileiro.

Após essa volta ao passado, visite o Museu da Cachaça e conheça os métodos de produção desse produto genuinamente brasileiro, desde a produção da cana de açúcar até seu processo de envase.

Termine o dia contemplando o pôr do sol  na ponte Metálica ou no Espigão de Iracema. Celebre com um drink no Coquelitas House of Drinks e caminhe pela Orla da Avenida Beira mar.    

Roteiro mais dias

Que bom que você decidiu por ficar mais dias em Fortaleza! Você não deve perder os inúmeros pontos turísticos e passeios que poderão ser feitos em três ou mais dias.

Passeios de buggy, jangada, barco, voo livre e até de jegue são as atividades mais procuradas por aqui. Cachoeiras e lagoas  nas cidades vizinhas também são muito convidativos.  A mais famosa das cidades vizinhas à fortaleza é Jericoacoara, considerada um verdadeiro paraíso natural, com suas falésias e dunas.

Veja também:O que fazer em Fortaleza

Quando visitar Fortaleza

Centro de cultura e artes Dragão do Mar
Centro de cultura e artes Dragão do Mar

Fortaleza é uma cidade quente e tranquila que você poderá visitar ao longo do ano.

A melhor época para visitar Fortaleza é entre os meses de  julho e dezembro, com ventos e sol garantidos.

O período de chuvas vai de janeiro a junho, sendo que a probabilidade é maior entre março e maio. Porém há dias ensolarados que compensam a visita, especialmente se você ficar na cidade por mais de três dias, só para garantir.

Alta temporada:

  • Prós: Hotéis e resorts lotados, agenda de shows de humor variados, assim como mostras culturais, eventos de ruas entre outros. Para quem quer aproveitar a maior incidência do sol e ver muita gente é a melhor época.
  • Contras: muitos turistas, preços mais elevados (muito embora seja um dos lugares mais acessíveis do nordeste), os pratos demoram um pouco mais para serem preparados, há filas de espera nos restaurantes.

Baixa temporada:

  • Prós: Se você gosta de praias mais tranquilas sem o burburinho dos meses de calor, a baixa temporada pode significar momentos de relaxamento para você. Sobram vagas nos resorts a hotéis mais sofisticados, por valores mais convidativos, bem como os voos para as capitais. Excelentes serviços, atendimento atencioso. Vale muito à pena.    
  • Contras: Não há muitos shows de humor e a cena cultural da cidade fica restrita aos museus e centros de exposições fixas.

Veja também: Quando visitar Fortaleza

Gastronomia e o que comer em Fortaleza

Moqueca Cearense
Moqueca Cearense

Delicie-se com os sabores de Fortaleza

Os pratos da culinária de Fortaleza são a base de mandioca (macaxeira) carne seca(charque), a carne de sol, peixes como o pargo e cioba, ariacó, dentão, guaíba, sirigado, robalo, badejo, serra entre muitos outros, além da lagosta, do camarão e outros frutos do mar muito apreciados na gastronomia nordestina.

A gastronomia de Fortaleza é a robusta culinária nordestina: comidas que variam das mais saborosas às mais pesadas (daquelas que pedem um soninho depois).

Pratos como sarrabulho e sarapatel – pratos típicos da culinária portuguesa, o sarrabulho é um guisado com os miúdos do porco e cabrito e o sarapatel um guisado feito com vísceras de porco, hortelã, colorau e pimentas de cheiro. 

Aposte na Moqueca Cearense que é preparada com peixe branco, legumes e verduras para um almoço mais “leve” e nas tapiocas, sorvetes de tapioca, de rapadura, de umbu e milho verde.

Restaurantes de comida típica em Fortaleza

  • Carneiro do Ordones – o Pioneiro – R. Azevedo Bolão, 571 – Parquelândia
  • Restaurante Maria Chica: Rua Thomás Edson, 239 – Parangaba
  • Divina Comida  – Rua Desembargador Leite Albuquerque, 920 – Aldeota,
  • Sabor Nordestino – Av. Alberto Craveiro, 1811 – Boa Vista Castelão
  • Coco Bambu Beira Mar – Av. Beira Mar, 3698 – Beira Mar,
  • Restaurante da Zena – R. Meton de Alencar, 549 – Centro,
  • O Imperador da Panelada – Rua Capitão Gustavo, 3120 – Joaquim Távora 
  • Mistura Nordestina – Loja 11 23, R. Gonçalves Lêdo – Praia de Iracema
  • Culinária da Van – Rua Waldery Uchôa, 260 – Benfica,
  • Nordestino Self Service – R. Pedro Segundo, 368-682 – Parangaba

Veja também: Onde comer em Fortaleza

Pontos Turísticos de Fortaleza

Praia de Iracema - Fortaleza CE
Praia de Iracema – Fortaleza CE

Fortaleza, a Capital Alencarina tem muitas atrações incríveis para você aproveitar!

Fortaleza é o destino perfeito para quem gosta da cultura e as artes nordestinas. Além disso, a cidade conta com praças, mirantes, parques, igrejas entre outras atrações.  Confira agora uma seleção dos melhores pontos turísticos para conhecer em Fortaleza.

  • Praça Jose de Alencar
  • Mercado Central
  • Espigão de Iracema
  • Travessa do Crato
  • Ponte dos Ingleses
  • Praça dos Mártires
  • Centro de Turismo
  • Fortaleza Nossa Senhora da Assunção,
  • Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
  • Theatro José de Alencar
  • Catedral Metropolitana
  • Museu do Ceará
  • Ceará Show
  • Museu da Fotografia Fortaleza
  • Casa José de Alencar
  • Museu da Cachaça.

Ceará Show

O Ceará Show é um espetáculo musical que conta a história do Ceará, indicado para todas as idades e é apresentado em espaço amplo. O elenco é composto por mais de 20 atores, todos eles cearenses que contam as histórias e a cultura do Ceará com humor, música, dança, teatro e poesia. Na saída do espetáculo você poderá também comprar uma foto para guardar de lembrança.

Praça Jose de Alencar

A Praça José de Alencar é uma das mais antigas de Fortaleza. Datada de 1929, é uma justa homenagem ao filho ilustre da cidade, o escritor José de Alencar, que escreveu os inesquecíveis romances como Iracema, O Sertanejo, O Gaúcho e O Guarani. A Praça recebe diariamente moradores locais, artistas populares e ambulantes. Um lugar ideal para conhecer o modus vivendi do povo fortalezense.

Casa José de Alencar

A Casa de José de Alencar é um centro cultural pertencente à Universidade Federal do Ceará. Está localizada na casa onde nasceu o grande romancista em 01/05/1829. Uma pequena casa de três cômodos, construída no século XVIII, em pedra e cal, com madeiramento primitivo de carnaúba. A construção fazia parte de um complexo composto por casa-grande e casa de engenho.  A instituição hoje está composta por um museu, duas bibliotecas, duas pinacotecas, auditório, salas de aula, prédio histórico e pelas ruínas do antigo engenho da família Alencar.

Theatro José de Alencar

O Theatro José de Alencar é um teatro-monumento, conta com seleta programação teatral e diversificada pauta de atividades socioculturais e artísticas. Está situado no centro de Fortaleza e é o único teatro com jardim do Brasil, a partir do trabalho de um dos maiores paisagista do mundo, Roberto Burle Marx. Não deixe de admirar essa obra de arte à noite quando está todo iluminado e de conferir suas atrações.

Espigão de Iracema

O Espigão de Iracema fica próximo ao aterro da Praia de Iracema e te dará uma das vistas mais privilegiadas de Fortaleza. Perfeito para fazer caminhadas e aproveitar o entardecer – rende belíssimas fotografias e vídeos.

Travessa do Crato

A Rua Travessa do Crato é uma rua pequena, com diversas lojinhas de artesanato, bares e cafés que seguem o modelo da maioria dos comércios antigos do velho centro. Lá você encontra elementos típicos da vida do interior como penicos, lamparinas, chapéus de vaqueiro, celas, ferraduras entre outros utensílios e suas réplicas em miniaturas.  

Ponte dos Ingleses

A Ponte dos Ingleses foi construída no início do século XX e era muito usada para as atividades portuárias antes de ser inaugurado o porto de Mucuripe. A ponte é formada por uma grande estrutura de madeira que abarca toda a sua extensão. Um lugar perfeito para caminhar e aproveitar o entardecer.  

Praça dos Mártires

A Praça dos Mártires também é chamada de Passeio Público e no passado era setorizada para cada classe social: baixa, média e rica. Nessa praça aconteceu o assassinato dos revolucionários da Confederação do Equador em 1830, daí seu nome. Hoje o lugar oferece uma boa programação cultural.

Centro de Turismo

O Centro de Turismo está instalado na antiga Cadeia Pública, o mercado reúne mais de cem lojinhas de artesanato, além de dois museus: o de Minerais e o de Arte e Cultura Populares.

Fortaleza Nossa Senhora da Assunção,

A Fortaleza Nossa Senhora da Assunção é o marco zero da cidade de Fortaleza. Foi a partir dessa construção militar que a cidade foi erguida. A construção está no centro da Cidade próxima ao Mercado Central de Fortaleza e a Catedral Metropolitana de Fortaleza.

Mercado Central

O Mercado Central foi inaugurado em 1998 e conta com 500 lojas, distribuídas em cinco pavimentos e oferece uma incrível variedade de produtos e lembrancinhas como artigos de couro, cachaça, alimentos, castanhas, artesanato e rendas tudo com preços mais justos (Chore desconto com jeitinho)

Catedral Metropolitana

Uma catedral em estilo gótico com capacidade para cinco mil pessoas. Com 5 metros de altura a Catedral Metropolitana foi projetada pelo arquiteto francês George Maunier e inspirada na catedral de Colônia, na Alemanha.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é considerado um dos maiores centros culturais do Brasil. O Dragão tem salas de teatro e cinema, abre espaço para exposições e apresentações musicais, além de abrigar o planetário, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu da Cultura Cearense, entre outras atrações temporárias.

Museu do Ceará

O Museu do Ceará, a primeira instituição museológica oficial do Estado. O museu possui um acervo com mais de sete mil peças, representando os aspectos culturais, econômicos e sociais do Ceará. Além disso, a instituição realiza cursos, oficinas, palestras e publicações na área de museologia e história.

Museu da Cachaça.

 O Museu da Cachaça ocupa um prédio construído em 1856, situado em Maranguape, terra do comediante Chico Anysio, que fica a km de Fortaleza. O passeio vale muito a pena: grande parte da história da cachaça do Ceará está ligada à família Telles, fundadora da Ypióca, maior produtora mundial de cachaça. O Acervo consiste em documentos, fotos, garrafas antigas, ambientes que representam o processo de fabricação e um canavial. A curiosidade fica por conta do maior tonel de madeira do mundo – com oito metros de altura e capacidade para 374 mil litros.  

Veja também: Pontos turísticos de Fortaleza

Praias de Fortaleza

Praia de Cumbuco - Fortaleza
Praia de Cumbuco

As Praias de Fortaleza são os melhores destinos do nordeste brasileiro

As praias de Fortaleza são urbanas e vibrantes. Possuem excelente infraestrutura para o turismo, com pistas para caminhadas, ciclovia, quiosques, áreas com chuveiros e banheiros.

Permeada de belezas naturais, a cidade permite explorar o litoral dos arredores. O mar de Fortaleza é de águas mornas e algumas praias são verdadeiros picos para surf e esportes radicais.

Fortaleza possui aproximadamente 25 quilômetros de praias urbanas – as praias do Futuro, Leste-oeste, Titanzinho  além de atenderem a população local, são praias excelentes para a prática de surf. Já as praias da prainha, cumbuco e Morro Branco são perfeitas para levar a família e as crianças.

Confira a seleção de praias em fortaleza para sua próxima viagem!

  • Praia do Futuro.
  • Praia de Iracema
  • Praia de Cumbuco
  • Praia de Mucuripe
  • Praia de Morro Branco
  • Praia de Porto das Dunas
  • Praia das Fontes
  • Praia de Meireles

Veja mais: Praias em Fortaleza.  

iFriend em Fortaleza

Você terá momentos ainda mais incríveis contratando um iFriend em Fortaleza.

  • JoséGuia de turismo com formação superior e especialista em história do Ceará
  • Cristiane – A Cristiane vai te mostrar locais históricos e modernos, as praias de Fortaleza, belezas naturais como as falésias e paraísos inexplorados pelo turismo.
Letreiro Fortaleza
Letreiro Fortaleza

Fortaleza, a Terra da Luz e berço de Iracema, está esperando sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?