HomeGuia de viagem Florianópolis

Guia de viagem Florianópolis

Ponte Hercílio Luz
Ponte Hercílio Luz
Você vai adorar Florianópolis com esse guia completo!

Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina. Porém, a cidade recebeu outros nomes antes de homenagear o presidente Floriano Peixoto, em 1894: Porto dos Patos, pelos holandeses e Meiembipe, pelos índios Carijós. Os portugueses a chamavam de Ilha de Santa Catarina, Nossa Senhora do Desterro e, depois, apenas Desterro.

A cidade também é chamada de Floripa por seus habitantes e apaixonados por suas praias.

O território é constituído pela Ilha de Santa Catarina, a parte continental e mais famosa, com 54 km de comprimento e outras pequenas ilhas. Uma cidade famosa pelas suas praias, incluindo estâncias turísticas populares como a Praia dos Ingleses na extremidade norte da ilha.

A ponte Hercílio Luz liga a Ilha de Santa Catarina ao continente, substituindo o trajeto que antes era realizado por balsas.

Vocação Turística

A grande fonte de renda da cidade é o turismo: Florianópolis é considerado o segundo destino mais procurado por turistas estrangeiros no país. Entre as peculiaridades turísticas da cidade, há uma praia de naturismo, a Praia da Galheta, onde é permitido o nudismo opcional, que atrai naturistas desde a década de 1970.

A cidade também é chamada Ilha da Magia – sim, as paisagens são mágicas – mas conta a lenda que bruxos da Europa teriam imigrado para a Ilha no século XVIII e a praia de Itaguaçu seria cenário de festas mágicas.

Grande parte das ostras consumidas em todo o país são provenientes de Florianópolis. A cidade também é grande produtora de peixe tainha e de siris, elementos que fazem parte da culinária local.

Veja também: Por que visitar Florianópolis?  

Destaques

A Incomparável FloripaPraias preservadasFloripa.br
Destino sonhado por 9 em cada 10 turistas apaixonados por praias praticamente desertas, com uma estrutura de turismo e lazer surpreendentes. Estar em Floripa é estar em contato com a natureza, mas com muito estilo.  As praias de Florianópolis  são em sua maioria urbanas, com boa infraestrutura e meio ambiente preservado. Um espaço que tem por característica principal a preservação do meio ambiente.  Você sabia que os habitantes de Florianópolis podem registrar domínios de internet com a terminação floripa.br?  

O que fazer em Florianópolis?

Floripa à noite
Floripa à noite

Você poderá se divertir muito na Ilha

Floripa tem praia, mas não para por aí não. O povo tem fama de muito hospitaleiro e não deixará você perder nenhuma atração. E são muitas atrações, como passeios, trilhas, mirantes entre outros pontos turísticos.

O mais legal é que Florianópolis não é um destino considerado caro. Há muitas atrações gratuitas e os passeios costumam caber no bolso de quem vai com pouca grana.

Primeiro dia

Comece seu dia fazendo uma caminhada matinal pela Beira-mar norte: uma orla urbanizada, atraente e agradável para você fazer uma caminhada respirando a brisa marinha. Aproveite para parar num dos quiosques e contemplar a vista dos pescadores – o que dá fotos panorâmicas belíssimas.

À tarde, você pode optar por continuar na praia ou seguir para o Mercado Público de Florianópolis. Uma verdadeira imersão na vida local da cidade, com seu vai e vem comercial diário. Você pode almoçar por lá – uma refeição sai em média R$30,00 e você fica feliz o dia todo.

No fim de tarde, você pode se encaminhar para o bairro São Francisco de Lisboa, uma dos mais antigos da cidade. O trajeto que liga o bairro ao bairro e praia de Sambaqui, é chamado a Rota do pôr-do-sol e tem um astral romântico: com diversos restaurantes e bares a beira-mar para aquele momento contemplativo. Faça uma caminhada, aplauda o pôr-do-sol e termine seu dia num papo animado.

Segundo dia

Na baixa temporada você poderá percorrer os cantinhos mais reservados da ilha alugando um carro. Aproveite esse segundo dia para percorrer as praias e aproveitar cada uma delas com gosto. A Lagoinha do Norte, apesar de ter pouca infraestrutura turística, é bem familiar, com mar calmo e faixa de areia espaçosa para as crianças aproveitarem muito. Do lado dela, a de Ponta de Canas, oferece mais serviços e tem as mesmas características.

Praia dos Ingleses e a Praia de Canasvieiras são algumas das praias mais famosas da cidade, mais por serem urbanas do que lindas. Essas praias dispõem de bares, comércios, restaurantes e hotéis.

O must é conhecer a famosíssima Jurerê Internacional – com sua ampla rede de restaurantes e bares na orla, especialmente à noite nos fins de semana, quando a orla ferve! Mas atenção: 1 dia é realmente muito pouco para conhecer todo o litoral norte, sul e leste de Florianópolis. Essa aventura é apenas um gostinho.

Terceiro dia

 Combine um passeio para a Barra da Lagoa e arredores. Uma trilha levará você às piscinas naturais da Barra da Lagoa e curta a prainha da Barra. Almoce em algum quiosque ou barzinho popular para uma imersão caiçara. Seguindo o lado oposto da praia, a caminho da Barra da Lagoa, não deixe de conhecer o Mirante da Praia Mole – um lugar panorâmico para fotos perfeitas tendo como vista a Lagoa da Conceição – há cafeterias e quiosques para lanches rápidos enquanto saboreia a vista. Outra atração muito divertida é fazer esquibunda nas Dunas da Joaquina. Na Lagoa da Conceição há um gramado verde perfeito para piqueniques na Avenida das Rendeiras e as atrações noturnas também são muito concorridas.

Veja também: O que fazer em Florianópolis?  

Quando visitar Florianópolis

Vista Ilha de Santa Catarina
Vista Ilha de Santa Catarina

 Floripa é linda o ano inteiro!

Florianópolis é uma cidade linda o ano todo e você pode visitá-la tanto na alta quanto na baixa temporada. Só esteja atento ao período das chuvas e ao inverno que costuma ser rigoroso.

No verão chove mais (principalmente de janeiro a março) mas nada que ofusque o brilho das praias. Já o inverno costuma ter máxima de 17º e mínimas entre 5º e 0º.

Opte pelos meses de fevereiro, março e abril e, depois, pelos meses de setembro e outubro.

Alta temporada

  • Prós: eventos populares e gratuitos, pontos turísticos movimentados, muitos turistas; maior variedade de passeios.
  • Contras: Lugares turísticos e praias lotadas, os ingressos para as atrações se esgotam mais rapidamente. Há um fluxo imenso de pessoas querendo fotografar os pontos turísticos e talvez você não se sinta muito à vontade em esperar.

Baixa temporada

  • Prós: Os passeios não terão muitas pessoas, o que é bom para quem quer aproveitar o momento mais intimista. Sobram espaço nas praias e nos parques. Espere um excelente atendimento em bares e restaurantes. Você poderá desfrutar dos pontos turísticos e naturais com calma, sem tanta aglomeração de pessoas. Os valores tendem a ser mais atrativos em pousadas e hotéis e o atendimento mais personalizado.
  • Contras: Pode haver poucos eventos. Praias no inverno e no outono não é uma boa ideia. Alguns pontos turísticos podem estar em manutenção, então, não fique chateado.

Leia também: Quando visitar Florianópolis?

Gastronomia e Onde Comer em Florianópolis

frutos do mar

Onde comer em Florianópolis? Aqui você irá ter uma boa noção de restaurantes para todos os bolsos.

Um cardápio marinho para ninguém botar defeito: Pastel de berbigão (vôngole), ostras ao natural, vieiras, anchova (entre o inverno e a primavera), corvina (o ano inteiro), moquecas (que levam dendê e leite de coco, como na Bahia) e os camarões dos bons na Avenida das rendeiras.

Essa farra gastronômica também leva em conta as famosas linguiças de Blumenau e cervejas artesanais do Vale do Itajaí.

Você encontra essas delícias no Mercado Público de Florianópolis e em todos os restaurantes da orla de Floripa, sem erro.

Não deixe de conhecer o biergarten do Mercado Público e consumir as maravilhosas cervejas artesanais – orgulho da cultura imigrante alemã em Santa Catarina.

Restaurantes em Florianópolis

  • Ostradamus Restaurante – Rod. Baldicero Filomeno 7640 z – Ribeirão da Ilha.
  • Toca de Jurerê – R. Acácio Melo, 78 – Jurerê.
  • Casa Dom Rafael – Rod. Admar Gonzaga, N°1001 – Itacorubi
  • Artusi restaurante Italiano – R. Bocaiúva, 2090 – Centro
  • Rancho Açoriano – Rod. Baldicero Filomeno, 5618 – Ribeirão da Ilha
  • O Rei do Mar – R. Henrique Valgas, 318 – Centro
  • O Timoneiro – R. Laurindo José de Souza, 205 – Barra da Lagoa,
  • Tamarutaca – R. Laurindo José de Souza, 663 – Barra da Lagoa.
  • Sabor da Costa – Rua geral, Servidão Caminho Costa da Lagoa.

Leia também: Onde comer em Florianópolis

Praias em Florianópolis

Jurere Internacional
Jurere Internacional

Praias urbanas, selvagens e inesquecíveis!

As praias de Florianópolis são o objeto do desejo de quem visita a cidade. A Ilha da Magia tem seu significado: é uma paisagem realmente mágica, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. Não são praias perigosas em sua grande maioria.

  • Jurerê Internacional – A mais famosa praia de Floripa ganhou literalmente op mundo. Cenário perfeito de argentinos e paraguaios que vem visitar as terras catarinenses, Jurerê  tem boa infraestrutura turísticas de comércio, restaurantes e hotéis, mas o que mais empolga é o astral “Ibiza” do bairro – sofisticado e luxuoso.
  • Praia Mole – situada à leste de Floripa, a praia Mole é um dos pontos de surfe mais procurados. Com ondas tubulares, contínuas e swell moderado.
  • Canasvieiras – Uma praia sem graça para muitas pessoas, mas urbana com muitos atrativos turísticos. Perfeita, se você vai com a família e quer apenas um bom lugar para curtir um dia de sol. As pousadas e os hotéis beira-mar fazem a cabeça de quem está querendo passar uns dias relaxando.
  • Ponta das Canas – Está localizada no meio do caminho entre Lagoinha do Norte e Canasvieiras, boa infraestrutura. Mar cristalino, calmo e areia branquinha é perfeita para levar as crianças.
  • Praia Brava – O paraíso dos surfistas que elegeram a praia um dos melhores picos de Santa Catarina. Ondas curtas e fortes que podem chegar a 2,5 metros e quebram para a direita e para a esquerda.
  • Praia da Joaquina – Outro pico de surfe muito famoso, a praia da Joaquina é a sede de campeonatos importantes como o WCT e o WQS desde a década de 1970. Um dos lugares mais bonitos da ilha com um cenário natural apaixonante.
  • Praia da Galheta – Famosa pelos praticantes do naturismo (nudismo), a praia da Galheta, é uma praia vazia e com ondas perfeitas – não deixe de consultar a tábua das marés para saber das melhores ondas. O acesso à ela se dá caminhando 20 minutos por uma trilha à partir da Praia Mole.
  • Praia do Matadeiro – Separada da praia da Armação por um rio, o acesso se dá pela ponte da igreja ou atravessando o rio com água pelo joelho, mesmo quando está na maré-baixa.  

Veja também: Praias de Florianópolis

Pontos Turísticos em Florianópolis

Palácio Cruz e Souza
Palácio Cruz e Souza

Sempre um passeio incrível!

Um passeio em Floripa é um passeio dinâmico e muito versátil! Quem vai com a família e os amigos tem diversão garantida. Se o seu objetivo é curtir sozinho, Floripa tem um roteiro ideal, para todos os gostos e ocasiões.

  • Ponte Hercílio Luz – Ponte pênsil situada em Florianópolis é a mais antiga das três que ligam as partes insular e continental da capital catarinense. Se trata do símbolo mais famoso da cidade e do estado, sendo a imagem mais reconhecida de ambos.
  • Catedral Metropolitana – A catedral católica é dedicada a Nossa Senhora do Desterro, A edificação de 1908 é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
  • Mercado Público – centro de comércio e edifício público histórico da cidade, o prédio é composto de duas alas separadas por um vão central – Norte e sul. Nele é possível encontrar um comércio de produtos de vestuário, alimentos, artesanato e utensílios.
  • Morro da Cruz – O ponto mais alto da cidade, em seu pico, a 285 m de altura, estão o Mirante do Morro da Cruz, de onde se tem uma das melhores vistas panorâmicas dos bairros centrais de Florianópolis, além das baias norte e sul.
  • Palácio Cruz e Souza – Antigo Palácio Rosado, é a sede do Museu Histórico de Santa Catarina desde 1986, e está localizado no centro de Florianópolis, em frente à principal praça da cidade, a Praça XV de Novembro.

Confira também: Pontos Turísticos em Florianópolis

Praia da Joaquina
Praia da Joaquina

iFriend em Florianópolis

Para conhecer com propriedade todos os pontos turísticos de Floripa, nada melhor do que a companhia de um bom iFriend! Conheça os iFriends da cidade de Florianópolis e divirta-se!

  • Edinei – Conheça as praias mais lindas de Floripa com esse cara que saca tudo do lugar!
  • Rodrigo Trilhas ou roteiro urbano, deixa que ele sabe onde vai te levar!
Praia da Galheta
Praia da Galheta

Florianópolis, a Floripa, espera sua visita!

iFriend – Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?