HomeGuia de Viagem: Florença – Itália

Guia de Viagem: Florença – Itália

Guia de Viagem Florença Itália vista de cima
A cidade de Florença é a capital da província de Firenze (nome italiano de Florença) e da região da Toscana, na Itália. Conheça mais sobre essa belíssima região voltada às artes.

Nosso Guia de viagem de Florença tem informações importantes para você aproveitar ao máximo seu passeio.

Florença é o berço do renascimento italiano: uma das cidades mais lindas da região da Toscana, sul da Itália. Suas paisagens são, ao mesmo tempo, bucólicas e modernas. Obras de arte inspiradoras, construções prodigiosas, inúmeros museus e galerias de arte.

berço da arte e da arquitetura italiana, Florença tem monumentos, igrejas e palácios suntuosos que nos remete à um tempo de grandes revoluções nas artes e na filosofia, com reflexos até os tempos atuais.

Vocação turística de Florença

A cidade de Florença é a capital da província de Firenze (nome italiano de Florença) e da região da Toscana, na Itália. Uma colônia fundada pelo Império Romano no século I aC, destinada ao descanso dos soldados aposentados.

Em meados do século XIV até o século XVI, o período conhecido como Renascimento, a região se tornou importante centro comercial , influente em toda a Europa, o período trouxe contribuições riquíssimas de valores culturais e artísticos da Antiguidade Greco-Romana.

Essa região é conhecida por grande vocação turística, por estar no meio da Península Itálica, ladeada por ruas calçadas de pedras, vilarejos, pomares, fazendas e vinhedos.

Destaques do destino

Berço do RenascimentoMichelangelo viveu aquiMonumentos públicos impressionantes
Lembra das aulas de história no Ensino Médio? o Renascimento foi o ponto de ruptura com a Idade Média, um movimento artístico, filosófico e cultural que mudou o pensar do Velho Mundo. Com o apoio dos mecenas, comerciantes e pessoas influentes que patrocinavam os artistas, a cidade cresceu em belezas arquitetônicas e monumentos únicos de rara beleza, que ressaltavam o valor econômico da cidade.Dentre os artistas imortais, o de maior reconhecimento por suas obras fantásticas é, sem dúvida, Michelangelo. O grande artista Toscano de Caprese, viveu boa parte de seus estudos inciais em artes em Florença. Suas pinturas e esculturas influenciaram todas as gerações de artistas da humanidade. Você sabia que uma visita à Florença é um museu a céu aberto, não é mesmo? A cidade é repleta de monumentos belíssimos. Suas ruas de pedra e vilarejos entre as montanhas são um charme a parte e cenário perfeito para inúmeras fotos!

O que fazer em Florença?

Existem vários roteiros que você pode combinar para aproveitar ao máximo sua viagem para Florença. Museus, praças, igrejas, palácios, entre outras edificações desde o Império Romano até os dias atuais. Conheça alguns roteiros elaborados pela nossa equipe e surpreenda-se :

Roteiro até 3 dias

Comece seu passeio por uma vila italiana, conhecendo as ruas, as gentes e os sabores dessa cidade. Faça um city walk tour pelo centro de Florença – essa atividade também pode ser realizada no segundo dia.

Nossas sugestões combinam os principais museus da cidade com tempo gasto ao ar livre, apreciando os monumentos e pontos turísticos que estão espalhados por toda a Florença. Aproveite para tomar um sorvete, sempre que quiser! Um verdadeiro gelato italiano faz parte do roteiro!

De manhã, você pode visitar:

– A piazza della Signoria, o museu do Palazzo Vecchio: não se esqueça de subir a torre Arnolfo para uma das mais belas vistas da cidade.

Em seguida, siga para a Via Calzaiuoli e visite a igreja de Orsanmichele – um passeio gratuito. Siga para a Piazza del Duomo e visite a Catedral (Duomo) e o Battisteri – lugar onde os batismos dos nobres eram realizados – vale muito a pena os 15 euros por pessoa, um monumento belíssimo.

Suba a cúpula do Duomo, a Torre sineira, antes do almoço – tem pessoas que costumam passar mal. Dessa forma, visite a catedral e o batistério depois do almoço.

À tarde, dedique 2-3 horas para  conhecer as obras raras da Galeria Uffizi. Quando terminar a visitação, siga em direção ao rio Arno e aprecie a vista da Ponte Vecchio, enquanto a atravessa, aproveite para fazer fotos memoráveis.

À noite, a beleza de Florença assume um ar de mistério e sensualidade. Todos os monumentos estão iluminados, portanto perambule pela Piazza della Signoria e Piazza del Duomo.

Roteiro mais dias

Você pode conhecer roteiros personalizados como roteiros românticos, gastronômicos e de compras – fica ao seu critério. Afinal, você encontra em Florença arte, romance, boa cozinha e lugares inesquecíveis!

Os apaixonados em Florença tem sua vez! é quase impossível não sair de Florença sem viver uma belíssima história de amor.

A Catedral de Florença é linda e tem atraído cada vez mais pessoas para conhecer suas belíssimas esculturas e afrescos. Logo de cara, a estrutura da catedral, toda em mármore rosa, confere um ar sublime, uma celebração ao amor.

Conhecer a Ponte Vecchio, em cima do rio Arno, cantada de forma tão sublime pela personagem Lauretta, da obra Gianni Schicchi, de Puccini faz entender as dores do amor juvenil.

Diariamente, muitos casais fazem fotos belíssimas de lua de mel e vocês também deverão fazê-lo nos passeios de carruagem – bregas, talvez, mas ché? Aqui você pode, então dê asas à sua imaginação e envolva-se nesse momento!

Faça um tour pelas gelaterias, contemple as belezas naturais. As praias próximas a cidade de Florença são uma aventura a mais. Não deixe de aproveitá-las de carro ou de trem. Você vai conhecer belezas únicas conhecidas das histórias da mitologia romana. Não se esqueça de registar cada momento – na tela do smartphone e nas lembranças mais felizes!

Quando visitar Florença

As estações do ano na Europa são muito bem definidas. Portanto, atenção na hora de planejar sua viagem e não deixar de fora o que mais precisa.

  • Primavera: de março a junho;
  • Verão: de julho a setembro (costuma ser bem quente);
  • Outono: de setembro a dezembro (O clima é mais ameno);
  • Inverno: de dezembro a março. (dias e noites muito frios, especialmente em dezembro)

Alta temporada

  • Prós: Pontos turísticos movimentados, perfeito para quem está procurando ver gente e culturas; maior viabilidade de passeios; eventos populares e gratuitos.
  • Contras: A superaglomeração pode sufocar os mais ansiosos por lugares calmos; alguns ingressos de museus e atrações se esgotam mais rapidamente. Há um fluxo imenso de pessoas querendo fotografar os pontos turísticos e talvez você não se sinta muito à vontade em esperar.

Baixa temporada

  • Prós: Os passeios não terão muitas pessoas, o que é bom para quem quer aproveitar o momento mais intimista. Sobram ingressos para os museus. Espere um excelente atendimento em bares e restaurantes. Você poderá desfrutar dos pontos turísticos e naturais com calma, sem tanta aglomeração de pessoas. Os valores tendem a ser mais atrativos em pousadas e hotéis e o atendimento mais personalizado.
  • Contras: Pode haver poucos eventos. Praias no inverno e no outono não é uma boa ideia. Alguns pontos turísticos podem estar em manutenção, então, não fique chateado.

Confira também: Guia de viagem de Belo Horizonte

Passeios em Florença

Um passeio em Florença é a certeza de um passeio romântico por excelência. Suas vilas, ruas de pedras e jardins floridos oferecem a harmonia necessária para muitos momentos felizes na companhia de quem amamos.

Se o seu objetivo é curtir sozinho, Florença também tem o roteiro ideal. Para todos os gostos e ocasiões

  • Catedral de Santa Maria del Fiore, ou Duomo – uma construção de 1456, revestida de mármore rosa, branco e verde, enquanto o interior contém afrescos e vitrais criados por alguns dos maiores artistas da Itália.
  • O Batistério – esta construção está localizada em frente ao Duomo. Um dos edifícios mais antigos da cidade, tem sua edificação datada do século XI. Famoso por suas portas de bronze, ilustrando cenas religiosas, foram acrescentadas à construção por volta do século XV.
  • Ecclesia di de Santa Croce – Uma igreja erigida no século XIII famosa por ser o local onde estão sepultadas muitas pessoas famosas de Florença, como Galileu, Maquiavel e Michelangelo. o mais marcante aqui são as verdadeiras obras de arte tumular. Aconselhamos uma visita guiada para obter o máximo de informações nesse passeio.
  • Ponte Vecchio – cantada na obra Il mio babino caro de Puccini, a Ponte Vecchio é do século XIV. Sua paisagem traz a beleza ímpar das paisagens mais singelas dessa parte da Itália. nas imediações você encontra muitos cafés e joalherias.

Confira também: outros passeios em Florença que você pode fazer!

Praias em Florença

A Toscana tem 5 praias acessíveis de carro ou trem saindo de Florença. Aproveite um dia de sua viagem para curtir o mar – Você vai nos agradecer! Você não levará nem 1h para chegar nelas, dar um bom mergulho e relaxar ao sol.

Praias na Toscana,  Florença - Cala Violina

Aproveite para fazer esse circuito no verão – de julho a setembro e na primavera – de março a junho, quando as temperaturas costumam ser mais quentes. As praias são os lugares prediletos dos italianos para socializar e renovar o bronzeado. É comum vê-los na maior alegria, em grupos de amigos ou família tomando sol. São sempre muito gentis e simpáticos.

Praia de Vada, em Versilia

Praias em Versília: Viareggio, Lido di Camaiore, Marina di Pietrasanta, Forte dei Marmi.

Versilia é o ponto inicial das praias da Toscana: um dos balneários mais famosos da Itália. Dona de uma paisagem muito variada, de vegetação mediterrânica que desce da serra até ao mar.

São praias são amplas de dunas douradas, ladeadas por pinhais que favorecem um vento fresco. Quase todas as praias são pagas, mas em Torre del Lago você encontra mais de vinte quilômetros de praia gratuita.

Praia de Castiglioncello

Castiglioncello é uma antiga vila etrusca com vista para o mar: ancestral, de costa alta e rochosa, com pequenas enseadas banhadas por um mar verde-esmeralda.

O fresco pinhal típico destas áreas inspirou muitas das pinturas Macchiaioli. Devido à sua posição panorâmica e privada, Castiglioncello é um dos destinos turísticos mais procurados por celebridades europeias.

Praia de Volterra

Não muito longe dali, outro balneário com paisagens bastante diferentes: Volterra tem areia branquinha e águas cristalinas, mais parece um pedaço do Caribe. A cidade também tem origens muito antigas: em 330 aC já era conhecida como o porto natural de Volterra. Depois de muitos ataques dos sarracenos, tem um sitio arqueológico no fundo do mar, onde jazem ânforas e potes de terracota.

Praia de San Vicenzo

Esta praia está situada na província de Livorno, mas um pouco mais ao sul de Vada. Em San Vicenzo encontramos uma paisagem típica da Toscana: praia dourada e ventos frescos, com mata de pinhais atrás. De localização privilegiada, próxima ao centro da cidade e seu fundo de mar raso e arenoso, é uma praia destinada às famílias. Para quem é apaixonado por história, vale a pena visitar o antigo forte, cuja função era defender as terras dos piratas invasores.

Praia de Cala Violina

Cala Violina está localizada perto de Castiglione della Pescaia, na província de Grosseto. O ruído provocado pelas pisadas na areia dá o nome à essa praia – violino. Não é uma praia fácil de chegar e por isso mesmo está preservada. O acesso a ela se dá por trilha de dois quilômetros pela reserva natural Bandite di Scarlino.

Confira também: Guia de Viagem do Rio de Janeiro

Gastronomia e Onde Comer em Florença

A Gastronomia em Florença é rica e inquestionavelmente italiana. Você conhecerá pratos famosos e também pratos que são mais específicos da região da Toscana.

Atenção para os pães caseiros, pedaços de pão embebidos no mais puro azeite, torradinhas e queijos com sabores inigualáveis

Onde comer em Florença? Aqui você irá ter uma boa noção de restaurantes para todos os bolsos.

A cozinha da Toscana tem por base ingredientes simples, mas de alta qualidade. As origens dessas terras remontam ao período etrusco, onde se deu a tradição gastronômica, evoluindo aos tempos do Renascimento.

Portanto, falar da gastronomia de Florença é falar de sabores históricos, dos produtos destinados à nobreza, elaborados pelos principais “chefs”. Nesses tempos, as carnes eram marcadas pelos temperos, de forma a conservar por mais tempo os alimentos.

Alimentos, como o milho e o tomate, eram produtos de grande valor, pois eram importados da América. As carnes de aves, como o peru e faisão eram comuns assim como pratos a base de carnes e miúdos, como nas sopas e a pastelaria tornou-se paixão.

A cucina di Firenze é tão importante para a culinária europeia que seus valores foram determinantes para a gastronomia francesa.

O Renascimento, do pensamento, das ciências e das artes, gastronômicas, sobretudo. Muitos livros de culinária foram escritos nesse período, verdadeiros tratados da arte de bem recepcionar os convidados.

Restaurantes de Massa

  • Mamma Napoli – Piazza del Mercato Centrale, 17/red, 50123
  • Osteria al 3 E – Piazza della Indipendenza, 3, 50129
  • Tamerò – Piazza Santo Spirito, 11r
  • I’Covo de’ Ghiotti – Borgo degli Albizi, 87, 50122 
  • Ora d’Aria – Via dei Georgofili, 11R, 50100

Restaurantes de Peixe

  • Trattoria dì sor Paolo Ristorante & Cantina – Via Cassia per Firenze, 40, 50026 San Casciano in Val di Pesa
  • La Giostra – Borgo Pinti, 12R, 50121
  • Fuor D’Acqua – Via Pisana, 37r, 50143
  • Burro & Acciughe – Via dell’Orto, 35/R, 50124 
  • Marina Di Santospirito – Via Maffia, 1/C, 50125

Restaurantes de Carnes

  • Atelier de’ Nerli – Piazza dei Nerli, 8r/10r, 50124 
  • Osteria di Casa Chianti – Via Lucardese, 82, 50052 Certaldo 
  • Ristorante Alla Griglia – Via dei Banchi, 25, 50123
  • Trattoria Dall’Oste – Oricellari – Via Luigi Alamanni, 29R, 50123
  • Perseus – Viale Don Giovanni Minzoni, 10/R, 50129

Confira também: restaurantes em Florença para você desfrutar durante a sua estadia na cidade!

Sorveterias em Florença

A gente falou de Gelato não é mesmo? Segue uma relação de sorveterias em Florença “piú bela”!

Existem inúmeras gelaterias em Florença, honestamente, criar uma lista definitiva das “melhores gelaterias” é quase impossível. Podemos dizer com certeza que há sabores para os mais diferentes paladares: sorvetes mais cremosos, sabores de frutas e castanhas, consistência macia e mais firme, etc.

Para você já ficar com água na boca, segue as principais lojas de gelato e ordene-os pela coisa principal que distingue cada um. Claro, esperamos que você vá lá e prove por você mesmo, não se esqueça de contar para gente o que achou!

  • Gelateria La Carraia – Piazza Sauro Nazario, 25 / R fora da Ponte alla Carraia no lado de Oltrarno e Carraia 2 na Via dei Benci – nessa você tem provinhas de todos os sabores por 1 euro!
  • Carapina – Via Lambertesca, 18 e Piazza Oberdan, 2r
  • Perchè no? – Via dei Tavolini, 19-rosso 50122 – uma das sorveterias mais tradicionais de Florença
  • Grom Via del Campanile – esquina com a Via delle Oche (no lado direito do Duomo, uma rua da Via dei Calzaiuoli) – Uma franquia de Turim que faz muito sucesso em Florença.
  • Badiani – Viale dei Mille, 20, a cerca de 4 quarteirões do estádio
  • Vivoli – Via Isole delle Stinche, 7r – perto de Santa Croce, um pouco difícil de encontrar, mas seu iFriend sabe, com certeza!
  • Gelateria de Neri – Via dei Neri 9 / 10r
  • Cantina del Gelato – Via dei Bardi 31 e Borgo La Croce – 

Aproveite para conhecer os melhores restaurantes em Florença para você desfrutar durante a sua estadia na cidade!

Vida noturna em Florença

A vida noturna em Florença é agitada: há vários bares e pubs que trazem o clima da cidade para a celebrar os melhores momentos. Confira a lista de pubs e bares que nossa equipe separou.

  • Antico Caffè del Moro – Art Bar Firenze – Via del Moro, 4, 50123
  • BrewDog Firenze – Via Faenza, 21r, 50123
  • Opera Caffè Firenze Bar Tabacchi – Via Ghibellina, 44r, 50122 
  • Narciso Restaurant & Rooftop Pool Bar – Piazza Vittorio Veneto, 4/A, 50123
  • Mayday Club – Via Dante Alighieri, 16/r, 50122
  • Bitter Bar – Via di Mezzo, 28r, 50122
  • Brunellesco Caffé e Bistrot – Via degli Alfani, 69, 50121
  • Harry’s Bar Firenze – Lungarno Amerigo Vespucci, 22/R, 50123 
  • THE ARTS INN – Via del Porcellana, 63 rosso, 50123
  • La Cova Tapas Bar Firenze – Sdrucciolo de’ Pitti, 19r, 50125
  • Quelo Bar – Borgo Santa Croce, 15R, 50122

Confira também: bares e pubs em Florença para você confraternizar sua viagem!

Pontos Turísticos em Florença

Há muitas atrações para conhecer em Florença. Como você viu, há muitos pontos turisticos para você conhecer e, como se trata de um roteiro internacional, não deixe de contratar os serviços de um guia – você conhecerá melhor a cidade com a companhia de um iFriend.

Para sua viagem ficar completa, elaboramos uma lista de alguns pontos turísticos mais famosos em Florença:

  • Catedral de Santa Maria del Fiore, ou Duomo – uma construção de 1456, revestida de mármore rosa, branco e verde, enquanto o interior contém afrescos e vitrais criados por alguns dos maiores artistas da Itália.
  • O Batistério – esta construção está localizada em frente ao Duomo. Um dos edifícios mais antigos da cidade, tem sua edificação datada do século XI. Famoso por suas portas de bronze, ilustrando cenas religiosas, foram acrescentadas à construção por volta do século XV.
  • Ecclesia di de Santa Croce – Uma igreja erigida no século XIII famosa por ser o local onde estão sepultadas muitas pessoas famosas de Florença, como Galileu, Maquiavel e Michelangelo. o mais marcante aqui são as verdadeiras obras de arte tumular. Aconselhamos uma visita guiada para obter o máximo de informações nesse passeio.
  • Ponte Vecchio – cantada na obra Il mio babino caro de Puccini, a Ponte Vecchio é do século XIV. Sua paisagem traz a beleza ímpar das paisagens mais singelas dessa parte da Itália. nas imediações você encontra muitos cafés e joalherias.
  • Biblioteca Medicea Laurenziana – famosa biblioteca de Florença, na Itália. Sua construção iniciou em 1523 e foi concluída em 1525, com um projeto de Michelangelo, mas ele não viu sua conclusão
  • Casa Buonarroti – A Casa Buonarroti é um museu da cidade de Florença, na Itália, dedicado à preservação da memória e da obra de Michelangelo Buonarroti. Instalado na antiga casa da família e convertida em museu por seu sobrinho-neto Michelangelo, o Jovem.
  • Piazza della Signoria – Piazza della Signoria que está situado o Palazzo Vecchio, a sede da Câmara Municipal de Florença. Além dessa função, esse edifício abriga um museu fantástico. Lá você encontrará obras obras de Agnolo Bronzino e Michelangelo.
  • Basílica de São Lourenço – A Basílica de São Lourenço era uma igreja particular e uma das mais ricas da cidade. todo o interior da igreja foi desenhada por Michelangelo e as últimas obras de acabamento elaboradas por Donatello – uma das igrejas mais antigas da Itália.
  • Mercado Central – Perto da Basílica de São Lourenço tem uma rua fechada com uma feira, chamada de Mercato di San Lorenzo, com várias barracas que vendem roupas, bolsas de couro entre outros produtos italianos. Aproveite para almoçar na praça de alimentação no segundo andar, com produtos exclusivos de Firenze
  • Mercato di San Lorenzo – Nesse mercatto você encontrará uma das maiores feiras da cidade. O lugar perfeito para adquirir lembranças de viagem, roupas e acessórios por preços excelentes. Peças de couro de excelente qualidade, à preços bem acessíveis.
  • Piazzale Michelangelo – Está situada numa região bem alta da cidade. Fora do circuito turístico, ideal para aproveitar um fim de tarde romântico.
  • Museu Galileo – O museu Galileo ocupa os 3 andares do Palazzo Castellani, localizado na Piazza dei Giudici. Está ligado Universidade de Florença e é o maior museu de ciências da Itália, com coleções únicas de artefatos matemáticos, óticos, astronômicos, cirúrgicos e de navegação. Entre essas peças está o telescópio usado por Galileu Galilei em 1609, para ver os mares lunares e os satélites de Júpiter.
  • Museu Galleria degli Uffizi – Este é considerado um dos museus mais famosos e importantes do mundo. Ás margens do Rio Arno, instalado num edifício de quase 500 anos e recebe milhões de turistas todos os anos.
  • Academia de Belas Artes – Este é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade: sua importância está em guardar a estátua de David, obra imortal de Michelangelo. A obra original de David está no interior do museu, mas há duas réplicas em Florença, uma que fica em frente à Galeria da Academia e a segunda na Piazzale Michelangelo.
  •  Jardim de Bóboli – o Jardim de Bóboli é um dos mais famosos jardins da Itália, que teve o seu projeto desenhado em 1549. Este belissimo jardim faz parte do Palazzo Pitti, residência de três dinastias reais.

Para conhecer com propriedade todos os pontos turísticos da cidade de Florença, na Itália, melhor do que a companhia de um bom iFriend! Conheça os iFriends da cidade de Florença e divirta-se!

Ver mais: pontos turísticos em Florença para você visitar!

Compras em Florença

Compras em Florença pode ser muito vantajoso: há produtos de qualidade superior por um preço acessível. É comum encontrar peças de couro, roupas de inverno entre outras peças por preços mais baratos do que em Roma, por exemplo.

Florença é um shopping a céu aberto: há diversas lojas de produtos variados – tem que ter disposição e um bom conhecimento da cidade.

Ruas elegantes, lojas conceituadas,d e marca, algumas realmente muito chiques com o melhor da moda italiana e outras similares que podem surpreender.

No início da primavera há uma liquidação de botas: o inverno acabou e com a chegada das temperaturas mais quentes, as sandálias são as mais procuradas – hora de investir nas botas, que são de excelente qualidade.

Nossa equipe selecionou uma lista de lojas em Florença, ideal para fazer as suas compras de viagem, confira:

Lojas em Florença para compras

Pacotes de Experiências em Florença

Como se trata de uma viagem internacional, nada melhor do que contratar o serviço de um guia local. Na iFriend, você encontra um guia que mostrará as curiosidades e peculiaridades de cada ponto turístico.

Eles oferecem um roteiro pré-definido, como por exemplo, o roteiro de vinhos e cantinas de Florença. Existem todos os tipos de experiências, com diferentes perfis de guias, para que você possa fazer seu melhor roteiro de viagem.

Conheça as principais experiências em Florença, Toscana, Itália.

Ver mais: pacotes de experiências em Florença para você aproveitar MUITO a sua estadia!

iFriend: Guia de viagem em Florença

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade de Florença. Você pode escolher alguém com um perfil parecido/esperado e ter uma experiência incrível, focado nos seus desejos.

  • Maurizio – é um guia italiano, fala Inglês, Espanhol, Italiano, Francês;
  • Giuliana – é guia de turismo ítalo-brasileira, nascida em São Paulo. Português, Inglês, Italiano;
  • Padrya – é guia brasileira que vive em Florença e fala português.

Ver mais iFriends: guias locais em Florença para você aproveitar MUITO a sua estadia!

Guia de Viagem Florença Itália vista de cima

Florença é o berço do renascimento, das artes e das belezas naturais mais imponentes. Conheça cada recanto dessa cidade cheia de história e encanto com um iFriend.

iFriend – Find a friend, enjoy the ride.

Que tal?