HomeGuia de Viagem Dubai

Guia de Viagem Dubai

Burj Khalifa - Dubai
Burj Khalifa - Dubai
Você vai ficar impressionado com tudo que Dubai tem a oferecer!

Dubai é a maior cidade dos Emirados Árabes Unidos e a mais visitada do Oriente Médio.

A riqueza incomensurável da maior cidade dos Emirados Àrabes Unidos se deve aos grandes magnatas do Petróleo do Golfo Pérsico.

Dubai é uma metrópole cosmopolita, um grande centro comercial e cultural do Oriente Médio e da região do Golfo Pérsico. A localização da cidade é muito estratégica, em uma das regiões mais ricas do mundo, entre o Extremo Oriente, a Europa e a África.

Um levantamento da City Mayors classificou Dubai com a 44ª melhor cidade financeira do planeta, enquanto outro relatório da City Mayors indicou que a cidade, inteiramente voltada para o turismo, é a 27ª cidade mais rica do mundo, em termos de paridade do poder de compra.

O Emirado é conhecido pelos hotéis e shopping luxuosos e arquitetura futurista, que conta com o maior arranha-céu do mundo, o Burj Khalifa.

Dubai é o destino ideal para estudantes de todo o mundo. São 21 universidades internacionais de 10 nacionalidades diferentes – no total a comunidade soma 20 mil alunos de 125 nacionalidades, que têm acesso a mais de 400 programas de educação.

Curiosidade: As rondas policiais são feitas em veículos como Lamborghinis, Bugattis, Aston Martin e ao invés de caixas eletrônicos para retirar dinheiro, existem máquinas de venda automática de ouro.

Vocação turística de Dubai

Quem visita Dubai, tem a oportunidade de fazer um sobrevoo de helicóptero sobre as ilhas artificiais, como a Palm Jumeirah, saltar de paraquedas ou realizar um passeio de balão pelo deserto.

Mas se engana quem acha que a cidade oferece apenas atividades caras, é possível se divertir com poucos dirhans (moeda local) no tour pelas dunas, passeios de barco e no ônibus hop-on hop-off, que ajudam o turista a conhecer melhor a cidade.

O local oferece desde passeios nas dunas do deserto à uma estação de esqui indoor, por isso tem se tornado um destino cada vez mais popular entre os viajantes, pois disponibiliza ao turista diversas atrações, muito além do luxo.

Destaques

Hotel 7 EstrelasIlhas ArtificiaisNão sextou!
O luxuoso Hotel Burj Al Arab é o único hotel sete estrelas do mundo. Construído no formato dos tradicionais veleiros da região mescla o antigo ao novo, com altíssima sofisticação.A cidade inusitadas ilhas artificiais. Os dois arquipélagos em forma de palmeiras, Palm Jumeirah e Palm Jebel Ali e mais um conjunto de 300 ilhas, The World, que tem o formato do mapa-mundi.Sexta-feira é um dia sagrado para os muçulmanos, quando as famílias costumam frequentar as mesquitas para orar. Assim alguns estabelecimentos não abrem suas portas. o domingo é considerado um dia útil, como a nossa segunda-feira.

O que fazer em Dubai?

Deserto de Dubai
Deserto de Dubai

Um roteiro diferente e exótico

Dubai oferece uma variedade de atrações que fazem com que os turistas queiram ficar por mais tempo na cidade. Além das belas praias, shoppings luxuosos e incríveis parques de diversão, o Emirado conta com uma culinária multicultural, passeios de tirar o fôlego pelo deserto, baladas em Beach Clubs à beira do Golfo Pérsico e muitas outras atividades. 

Primeiro dia

Uma boa opção para quem quer conhecer todos os pontos turísticos da cidade é adquirir um bilhete que dá acesso aos ônibus de dois andares (hop-on hop-off), nos quais os turistas podem subir e descer para visitar as atrações quantas vezes quiserem. A orla de Jumeirah Beach, o Dubai Creek e o Downtown Dubai concentram o mirante do Burj Khalifa, o incrível edifício Burj Al Arab, o espetáculo das Fontes Luminosas do Mall e a Palm Jumeirah, tudo em uma mesma região.

Segundo dia

Para quem gosta de fortes emoções e possa desembolsar uma boa grana, o salto de paraquedas sobre a ilha artificial de Palm Jumeirah é um dos mais disputados entre os turistas. Se você não for tão radical, pode realizar o sobrevoo de helicóptero ou de hidroavião sobre a cidade. Tem também o passeio de balão pelo deserto, que oferece uma vista incrível das dunas.

Terceiro dia

Um passeio que não pode ficar de fora do roteiro de viagem é o safári 4×4, um tour pelo deserto. Os turistas podem tirar fotos do alto das dunas, andar em camelos, praticar sandboard (surfe na areia) e fazer pinturas em henas. E para conhecer os canais Dubai Creek e Dubai Marina que cercam a cidade, como também o Golfo Pérsico, o ideal é fazer um passeio de barco ou cruzeiro.

Veja também: O que fazer em Dubai

Quando visitar Dubai?

Miracle Garden Dubai
Miracle Garden Dubai

Dubai é quente a maior parte do ano

O clima desta cidade artificial é sempre muito quente, chegando facilmente aos 40 graus no verão (um deserto); logo, a alta temporada acontece nos meses que contam com a temperatura mais amena do inverno, entre novembro e abril.   

Alta Temporada

  • Prós – Os passeios ao ar livre são mais agradáveis, como os passeios pelas dunas e a ida às praias. Nesse período, as atrações estão todas abertas, a cidade está em pleno funcionamento e repleta de turistas.
  • Contras – A alta temporada também influencia na alta dos preços das hospedagens, já que a cidade fica cheia de visitantes. Os pontos turísticos ficam lotados e se torna mais difícil tirar boas fotos. A espera nos locais pode ser grande, devido ao grande fluxo de pessoas na região.

 Baixa Temporada

  • Prós – A vantagem de viajar nesse período é a baixa no preço dos hotéis, as hospedagens oferecem promoções e os hotéis luxuosos podem ficar bem mais acessíveis com os descontos.
  • Contras – Os termômetros chegam facilmente aos 40 graus e a incidência de chuva é praticamente zero. Atrações, como o Miracle Gardens e a Global Village, ficam fechadas devido ao baixo fluxo de turistas, e os eventos ficam restritos a ambientes climatizados com ar-condicionado.

Veja também: quando visitar Dubai

Gastronomia e onde comer em Dubai

gastronomia fina
gastronomia fina

Surpreenda-se com os sabores de Dubai

Dubai possui uma culinária multicultural, fato que se deve a população, 80% formada por estrangeiros.

Porém, por muitos anos, a culinária local dos Emirados não foi representada no mapa alimentar dessa cidade ícone. 

Para nossa alegria, isso começou recentemente a mudar, com um número crescente de novos restaurantes empolgantes dos Emirados abrindo pela cidade. 

De deliciosos pães e doces a café árabe e hambúrgueres de camelo, descobrimos alguns dos melhores pratos e bebidas locais para você experimentar durante sua visita a este oásis gastronômico do Oriente Médio.

Na cidade é possível encontrar restaurantes que sirvam comidas típicas de todo o mundo.

O local oferece desde restaurantes dos chefs mais renomados até lanchonetes populares e food trucks. Você não deve perder as famosas comidas árabes e beduínas, a gastronomia tradicional dos povos do deserto.

  • Alhumsani Restaurant – Silicon Oasis
  • Khau Galli  – Tunisian Court, IBn Battuta Mall
  • Al Dawaar Revolving Restaurant – Hyatt Regency – 25th – Al Khaleej Rd
  • Palm Grill – The Ritz-Carlton , The Walk at Jumeirah Beach Residence (JBR)
  • Tribes Dubai Mall – Level 2, Star Atrium, The Mall

 Veja também: o que e onde comer em Dubai

Pontos Turísticos de Dubai

Hotel Burj Al Arab - Dubai
Hotel Burj Al Arab – Dubai

Os mais excêntricos e incríveis pontos turísticos modernos!

Dubai é conhecida como a terra do luxo e das excentricidades. Seus enormes arranha-céus e impressionantes ilhas artificiais transformaram o antigo deserto em uma cidade cosmopolita. A cidade é conhecida por suas construções futuristas e, muitas vezes, excêntricas.

Você terá momentos ainda mais incríveis contratando um iFriend em Dubai  

Burj Khalifa

Com seus 162 andares e 828 metros, o Burj Khalifa é o edifício mais alto do mundo, e é um dos cartões postais que mais representa a ultramoderna cidade de Dubai. A construção conta com um mirante incrível, nos andares 124 e 125, que oferece aos turistas uma vista panorâmica espetacular da cidade. De lá é possível ver o deserto, o Golfo Pérsico e o show das fontes.

Deserto de Dubai

O passeio mais comum para quem deseja conhecer o Deserto de Dubai é o Safári 4×4. Várias empresas realizam o trajeto pelas dunas, os passageiros podem tirar fotos do alto dos morros de areia, além de andar em camelos e praticar sandboard. Ao anoitecer, os turistas apreciam aos shows de danças típicas e logo depois, é servido o jantar.

Ski Dubai

Apesar de no verão as temperaturas chegarem facilmente aos 40 graus, Dubai conta com uma estação de esqui indoor. Com 22 mil metros quadrados, o Ski Dubai, localizado dentro do Mall of The Emirates, faz a alegria de quem gosta de esquiar ou de quem apenas gosta do friozinho dos Alpes. Dentro da estação há restaurantes e lanchonetes, bem prático. Há aluguel e venda de roupas de frio para quem não foi preparado para conhecer o local. 

Dubai Mall

O Dubai Mall é considerado o maior shopping do mundo. Ele conta com mais de 1.400 lojas e é impossível conhecê-lo por completo em apenas um dia. É por ele que o visitante tem acesso ao mirante do Burj Khalifa, o At The Observation Deck.  Entretanto, essa não é a única atração do local, lá é possível visitar um dos maiores aquários indoor do mundo, pilotar o simulador do Boeing A 380, patinar em uma enorme pista de patinação no gelo e é em seu lago artificial que acontece o show das fontes.

Show das Fontes de Dubai

O show das águas dançantes das Fontes de Dubai é uma das atrações mais belas da cidade. As fontes saem de dentro do lago e seguem o ritmo de clássicos da música mundial. O espetáculo acontece entre o Burj Khalifa, o Dubai Mall, o hotel Palace Downtown e o Souk Al Bahar. As apresentações são gratuitas e podem ser vistas de várias partes do centro da cidade.

Miracle Garden

O incrível jardim recebe milhões de flores todos os anos e encanta todos os visitantes com os mais apaixonantes cenários. O Miracle Garden conta com a maior escultura de flores vivas do mundo, também contém um Boeing A 380 cheio de flores e cores. É o lugar ideal para tirar as mais belas fotos, em algumas esculturas interativas, é possível passar por dentro delas. É necessário, no mínimo, duas horas para percorrer todo o espaço.

Palm Jumeirah

A ilha artificial é uma das principais imagens que vem à mente quando pensamos em Dubai, é um dos locais mais famosos da cidade. Ela é a mais visitada entre as ilhas que formam Palms Islands, pois além de abrigar o hotel Atlantis The Palm, é o ponto de partida dos saltos de paraquedas que enchem os olhos dos turistas mais aventureiros. A Palm Jumeirah é repleta de hotéis luxuosos à beira-mar, restaurantes e shoppings, além de um túnel para carros no centro da ilha.

Conheça os melhores Pacotes de experiências em Dubai  para você aproveitar MUITO a sua estadia! 

Veja também: Os pontos turísticos de Dubai.

Burj al Arab - Hotel de luxo em Dubai
Burj Al Arab

Transportes em Dubai

Para ir e vir a todo momento.

Os transportes em Dubai são muito eficientes: Dubai dispõe de uma rede de transportes dinâmica e bem distribuída.

Até bem pouco tempo, a cidade dependia unicamente do transporte particular, de carros e aplicativos, mas com o crescimento da cidade, essencialmente turística, Dubai passou a investir mais em meios de transporte coletivos, de maneira sustentável e confortável para todos: habitantes e turistas.

NOL card

O cartão NOL (Nol Card) é um cartão recarregável que permite utilizar todos os transportes públicos da cidade de uma forma bastante simples. Seja qual for o cartão que você decidir usar, é importante que você leve em conta que não é possível pagar em dinheiro em nenhum dos meios de transporte.

O custo por trajeto em qualquer dos meios de transporte público de Dubai varia em função da distância percorrida e da modalidade de cartão adquirido.

É importante lembrar de passar o cartão para indicar o final da viagem, já que, se você não fizer isso, ao invés de ser cobrada a tarifa correta, eles te cobrarão a tarifa máxima.

Tipos de cartão recarregável  

Existem quatro tipos de cartão recarregáveis que permitem usar os ônibus, o metrô e os ônibus aquáticos (todos, exceto o vermelho, podem ser usadas também nos estacionamentos).

  • Vermelho (Red Card): Indicado para estadias muito curtas. Você pode recarregar no máximo 10 trajetos e o custo inicial do cartão é de AED2 (R$2,90). Você pode comprar em qualquer máquina de venda de passagens.
  • Prateado (Silver Card): O preço do cartão é de 25 AED e inclui AED19 (R$27,90) de saldo. É nossa opção recomendada para os turistas. Você pode comprar só em algumas máquinas de venda de passagens, embora possa recarregar em todas.
  • Dourado (Gold Card): Assim como o cartão dourado, mas o preço por trajeto é o dobro. Permite usar os vagões Gold Class (VIP).
  • Azul (Blue Card): Interessante apenas para aqueles que residam em Dubai.

Metrô

O metrô de Dubai é moderno, rápido, limpo e bastante econômico. Totalmente automatizado, o metrô  é uma das alternativas mais viáveis de transporte na cidade. A viagem no vagão frontal envidraçado garante uma vista única da cidade.

Possui duas linhas: a Linha vermelha – que começa em Rashidiya, ao lado do aeroporto e percorre Dubai de norte a sul, chegando até Jebel Ali. Tem paradas em Burj Khalifa, Mall of the Emirates ou Ibn Battuta Mall e a Linha verde: Percorre os pontos turísticos mais importantes de Deira e Bur Dubai.

Ônibus turístico

Uma maneira confortável de conhecer a cidade é através do ônibus turístico. Os percursos permitem conhecer a cidade comodamente de um ônibus de dois andares com teto aberto.

A companhia Big Bus faz três percursos diferentes: o Marina Tour, o Beach Tour e o City Tour, percorrendo praticamente todos os pontos turísticos da cidade. Você pode descer a qualquer momento e ficar o tempo que quiser nos pontos turísticos e depois subir de volta em qualquer um para continuar o passeio.

O percurso vai acompanhado de comentários em português e inglês que podem ser escutados com fones de ouvido.

O horário dos ônibus é aproximadamente das 9:00 às 18:00, embora varie em função de cada parada. Veja agora alguns valores

Tipo de passagemAdultosCrianças  
24 horas               US$62,50 (R$337,50)US$40,70 (R$219,80)
48 horas             US$73,30 (R$395,80)US$47,10 (R$254,30)
7 diasUS$83,10 (R$448,80)US$60,20 (R$325,10)
Dubai e Abu DhabiUS$125,30 (R$676,70)  US$81,40 (R$439,60)

No pacote de Dubai e Abu Dhabi estão incluídos os ingressos do Museu de Dubai e da Casa do Sheikh Saeed Al Maktoum. Também inclui um passeio de barco por Dubai Creek.

Além disso, ainda há um tour noturno tem uma duração de 2 horas e 45 minutos e permite desfrutar dos edifícios mais bonitos de Dubai iluminados, incluindo o espetáculo de luz e som do shopping Wafi. Nesse tour não é permitido subir e descer do ônibus e os comentários são feitos em inglês por um guia presente.

Carro de aluguel

Você poderá alugar um carro em Dubai, mas atenção aos requisitos necessários:

  • Permissão internacional para dirigir (PID) – Você deve solicitar esse documento junto ao Detran do estado onde obteve a carteira de motorista. Em alguns estados, o trâmite é feito pela internet e a PID é enviada à casa pelo correio, mas em outros é necessário ir até o Detran. Dessa forma, consulte o Detran do seu estado. O preço também varia de acordo com o estado.
  • Obter uma carteira de motorista temporária na chegada a Dubai. Para isso, é necessário levar o passaporte, a carteira de motorista brasileira e duas fotografias.

Alugar um carro é imprescindível se você quiser visitar outras cidades próximas como Abu Dhabi, Al Ain ou Sharjah. Para percorrer trajetos dentro da cidade o melhor ainda é andar de taxi ou metrô: economicamente mais em conta.

Water bus

Uma das melhores alternativas para percorrer Dubai Creek é o ônibus aquático. Pode ser considerado um meio de transporte de luxo: tem poltronas amplas e confortáveis, telões com filmes para quem estiver cansado de contemplar a vista das janelas panorâmicas. Existem três linhas de water bus:

  • Dubai Marina Walk – Marina Terrace
  • Dubai Marina Mall – Marina Promenade
  • Dubai Marina Walk – Dubai Marina Mall

As passagens variam entre AED3 (R$4,40) e AED5 (R$7,40) por trajeto e os horários variam entre as 10:00 e as 23:00 durante a semana. Entre as 12:00 e meia-noite aos sábados e feriados. Os barcos têm saída a cada 15 ou 20 minutos em função do horário do dia.

Também é possível comprar uma passagem diária por 25 AED para fazer quantas viagens quiser. Caso deseje apenas atravessar Dubai Creek, o melhor é pegar uma Abra (barco tradicional que custa apenas 1 dirham)

Abra

Abra são os barcos tradicionais que se encarregam de facilitar a travessia de Dubai Creek para os pedestres. É a forma mais barata e rápida de se locomover entre Deira e Bur Dubai. Sua passagem custa apenas 1 dirham, pago diretamente ao barqueiro em dinheiro e há duas linhas:

  • Deira Old Souq Station (Deira) – Bur Dubai Station (Bur Dubai) – das 6:00 à meia-noite
  • Al Sabkha Station (Deira) – Dubai Old Souq Station (Bur Dubai) – funciona as 24 horas.

Este é o transporte mais popular da cidade. Estima-se que Dubai conta com 149 abras que anualmente transportam mais de 16 milhões de passageiros. A ideia é tornar as abras cada vez mais modernas e sustentáveis, há um plano do governo para promover essa modernização nos próximos anos.

Veja também; Transportes em Dubai

iFriend: Guia de viagem Dubai

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Você pode escolher alguém com um perfil parecido/esperado e ter uma experiência incrível, focado nos seus desejos.

  • Adriana – Vai te levar para conhecer o que Dubai tem de melhor
  • Joy – Nativo, ele vai te mostrar cenários únicos para fotos e os recantos mais escondidos da cidade.

Ver mais iFriends: Guias locais em Dubai para você aproveitar MUITO a sua estadia!

Conheça as Experiências em Dubaique deixarão sua viagem ainda mais completa.

Vista de Dubai entardecer
Vista de Dubai entardecer

Dubai, a joia dos Emirados Árabes Unidos,  está esperando sua visita.

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?