HomeGuia de Viagem Curitiba

Guia de Viagem Curitiba

Ópera de Arame Curitiba
Você vai adorar a arte e a cultura de Curitiba nesse guia completo!

Curitiba é a capital do estado do Paraná, na região sul do Brasil. Uma cidade belíssima, arborizada e planejada para trazer conforto e praticidade aos seus habitantes e visitantes.  

As diversas praças e parques estão dispostos pelos bairros simpaticos. No Centro, a vida intensa nas ruas e dos edifícios e mansões do século XIX contrastam com as construções art-déco, ecléticas, neogóticas e modernistas nessa cidade elegante e sofisticada.

Curitiba é considerada uma das melhores cidades para se morar e uma das cidades mais inteligentes do país: Urbanismo, bem-estar, segurança pública e excelente infraestrutura para a vida cotidiana, o turismo e lazer.

Vocação Turística

Destaques

A cidade dos muitos pinheirosFriozinho CuritibanoCapital Ecológica do Brasil
Curitiba é uma palavra de origem Guarani: “kur yt yba” quer dizer “lugar cheio de pinheiros” e a cidade tem inúmeras araucárias que se destacam na paisagem dessa cidade modelo!Curitiba é a capital mais fria do Brasil. Algumas causas das baixas temperaturas são a proximidade ao oceano, a altitude de 934m e o fato de estar na Região Sul do Brasil. Uma excelente oportunidade para curtir o friozinho do sul em alto estilo!A cidade coleciona os títulos de Capital Ecológica do Brasil e cidade mais sustentável ambientalmente da América Latina, devido aos altos índices de áreas verde, com 52m² por habitante.

Quando visitar Curitiba

O inverno em Curitiba costuma ser rigoroso. O verão é quente e as demais estações, primavera e outono têm dias de calor e de frio alternados, com as noites mais frias.

Alta temporada:

  • Prós: Pontos turísticos movimentados, muitos turistas; maior variedade de passeios.
  • Contras: Lugares turísticos e hotéis lotados, os ingressos para as atrações se esgotam mais rapidamente. Há um fluxo imenso de pessoas querendo fotografar os pontos turísticos e talvez você não se sinta muito à vontade. 

Baixa temporada:

  • Prós: Os passeios não terão muitas pessoas, o que é bom para quem quer aproveitar o momento mais intimista. Sobra espaço nos parques e nas atrações turísticas. Espere um excelente atendimento em bares e restaurantes. Você poderá desfrutar dos pontos turísticos e naturais com calma, sem tanta aglomeração de pessoas. Os valores tendem a ser mais atrativos em pousadas e hotéis e o atendimento mais personalizado.
  • Contras: Pode haver poucos eventos. Alguns pontos turísticos podem estar em manutenção, então, não fique chateado e aproveite o melhor da cidade.

Veja também: Quando visitar Curitiba

Gastronomia e o que comer em Curitiba

Comida alemã em Curitiba

Vai ser muito fácil você encontrar o que comer e onde comer em Curitiba!

A cidade tem um bairro dedicado exclusivamente à gastronomia italiana – Santa Felicidade – que concentra grandes restaurantes, cantinas e vinícolas. É lá que está o maior restaurante das Américas, o Madalosso, com quase 5 mil lugares.

Curitiba é a Capital da cerveja artesanal no Brasil. Embora não seja a capital brasileira com o maior número de microcervejarias (São Paulo fica à frente), é a cidade onde estão localizadas as marcas mais reconhecidas e premiadas;

Em Curitiba, a salsicha se chama “vina” e é uma das iguarias típicas. A prefeitura catalogou 535 carrocinhas de cachorro-quente na cidade.

Cervejaria Artesanal em Curitiba

  • Beer Stop – Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1652 – Bigorrilho
  • Mestre Cervejeiro.com – R. Dep. Heitor Alencar Furtado, 1623 – Mossunguê
  • God Saves the Bier – Av. Com. Franco, 2880 – Guabirotuba
  • Império Cervejeiro – Av. Rep. Argentina, 1531 – Água Verde
  • Templo da Cerveja – Rua Coronel Dulcídio, Bloco 2 775, Loja 3 – Batel

Restaurante Alemão

  • Cantinho do Eisenbahn – Av. dos Estados, 863 – Água Verde
  • Armazém do Alemão – R. Maestro Carlos Frank, 1634 – Boqueirão
  • Bar do Alemão – R. Dr. Claudino dos Santos, 63 – São Francisco,
  • Empório do Alemão – Av. Rui Barbosa, 8936 – Aristocrata
  • Restaurante Schimmel – R. Dom Alberto Gonçalves, 1080 – Mercês

Restaurante Italiano

  • Lélis Trattoria – R. Gonçalves Dias, 51 – Batel
  • Porcini Trattoria – R. Buenos Aires, 277 – Batel
  • Spaghetto – R. Visc. do Rio Branco, 1302 – Centro
  • Barollo Curitiba – Av. Silva Jardim, 2487 – Água Verde
  • Famiglia Fadanelli – Av. Manoel Ribas, 5667 – Santa Felicidade

Restaurante Ucraniano

  • Bar Baran – Alameda Augusto Stellfeld, 799
  • Restaurante Ucraniano Durski – Av. Jaime Reis, 254 – São Francisco

Veja também: Onde comer em Curitiba

Pontos Turísticos de Curitiba

Bosque do papa em Curitiba-PR
Bosque do papa em Curitiba-PR

Os pontos turísticos mais importantes de Curitiba refletem a preocupação da cidade com a harmonia das formas e expressões arquitetônicas. Uma cidade projetada, arborizada, com muitas construções pensadas para oferecer o máximo de conforto e bem estar visual aos seus habitantes e visitantes.

Assista: Principais pontos turísticos de Curitiba

A cidade tem um sistema de transporte que facilita muito o deslocamento entre os pontos turísticos: a Linha Turismo, um ônibus que circula nas principais atrações. O ônibus percorre cerca de 50 km ao longo da cidade, a cada duas horas e meia, e você pode descer onde quiser. Quando acabar de ver a atração é só voltar para o ponto e esperar o próximo ônibus.

  • Jardim Botânico
  • Bosque Alemão
  • Praça Tiradentes
  • Museu Oscar Niemeyer
  • Rua 24 Horas
  • Torre Panorâmica
  • Ópera de Arame
  • Parque Tanguá
  • Mercado Municipal
  • Parque Tingui
  • Bosque João Paulo II/Memorial Polonês

Veja também: Pontos Turísticos de Curitiba

Passeios em Curitiba

MON - Museu Oscar Niemeyer
MON – Museu Oscar Niemeyer

Os passeios em Curitiba irão te surpreender! Veja as melhores Pacotes de experiências em Curitiba  para você aproveitar MUITO a sua estadia! 

Tour em Curitiba

E que tal começar com um tour por Curitiba? Uma caminhada conduzida por uma guia local que conhece várias histórias, detalhes e curiosidades dessa linda cidade!  Assim você conhecerá todos os pontos turísticos da cidade.

Você e o iFriend começam a jornada pelo centro histórico da cidade, passando pela historia da sua fundação e os primeiros espaços construídos na nela. Sem deixar de conhecer também os povos que aqui viviam e as etnias que vier para colonizar a região.

Depois uma visita ao formoso Jardim Botânico e, de carro, vocês farão um Tour Panorâmico pelo Centro e pelo centro Cívico (o coração politico da cidade). Dessa forma, será possível observar o urbanismo premiado da cidade. O Museu do Olho, o MON, com uma parada para fotos. Momentos de tranquilidade no Bosque do Papa e fotos incríveis na Ópera de Arame. No almoço, vocês podem conferir os pratos italianos no bairro gastronômico de Santa Felicidade, onde poderemos escolher um restaurante tradicional. Depois do almoço, confira o Memorial Ucraniano no Parque Tingui,  o Bosque Alemão, o Parque Tanguá e a Universidade Livre do Meio Ambiente.

Pegadas históricas de Curitiba

Nesse tour, você vai conhecer a famosa Linha Pinhão de Curitiba. Um caminho pelo centro histórico da cidade onde foi colocada para comemorar os 300 anos da cidade uma Linha nas calçadas de “petipave” marrom. Essa linha passa pelos principais pontos históricos da cidade, como o marco zero, catedral, primeira igreja da cidade e primeira casa, o famoso bebedouro dos cavalos entre outros pontos importantíssimos para a constituição da cidade!

Passaremos por importantes pontos históricos da cidade, desde a Praça João Cândido até a Praça Santos Andrade. Serão varias surpresas, histórias e curiosidades da bela Curitiba – PR que pouquíssimas pessoas sabem.

Roteiro de três dias

Primeiro dia

Aproveite para curtir o sol nas áreas verdes e tranquilas do Bosque do Papa e passe pelo Memorial Polonês para entender uma das raízes da cultura e do povo curitibano – um museu ao ar livre, composto por sete casas construídas com troncos de pinheiros encaixados, típicas da imigração polonesa (1871). O bosque foi construído em homenagem a vinda do Papa João Paulo II ao Brasil em 1980 e ao povo polonês.

Visite o Museu Oscar Niemeyer, com as principais obras do arquiteto na cidade – O MON foi o primeiro prédio projetado por Oscar Niemeyer em 1967, fiel ao estilo da época, concebido como um Instituto de Educação. Este edifício possui o segundo maior vão livre do Brasil, com 65 m. Foi reformado e adaptado à função de museu, para o qual Niemeyer projetou o anexo, lembrando um olho, o que conferiu uma nova identidade característica.

Saindo do MON, você deve conhecer a Ópera de Arame – um prédio de estrutura tubular e teto transparente que é um dos símbolos mais importantes de Curitiba. Um teatro que recebe todo tipo de espetáculo, do popular ao clássico, e tem capacidade para 1.572 espectadores. Está localizado numa linda região entre lagos, vegetação típica e cascatas. Este complexo faz parte do Parque das Pedreiras juntamente com o Cultural Paulo Leminski, cenário de grandes eventos desde 1989, com capacidade para receber cerca de 20.000 pessoas.

Segundo dia

Pela manhã visite o Bosque Alemão – um dos melhores pontos de Curitiba para observar a cidade junto a Serra do Mar. Um espaço belíssimo, composto de muito verde, em 38.000m², localizado na área da antiga leiteria da família Schaffer – foi construído em homenagem aos povos germânicos que se instalaram em Curitiba no ano de 1829. O Bosque Alemão faz parte do trajeto percorrido pelo ônibus Linha Turismo e tem entrada gratuita.

Saindo do Bosque Alemão, visite o Mercado Municipal de Curitiba, onde você pode comprar muitos produtos das comunidades rurais, como doces, queijos, chocolates e artesanato local, bem como almoçar ou mesmo aproveitar algum evento que esteja acontecendo por lá. O mercado oferece uma grande diversidade de lojas e produtos, como se fosse uma grande feira.

Termine o segundo dia na torre Panorâmica de Curitiba, também conhecida como Torre da Telepar ou Torre das Mercês, e aproveite para registrar a incrível vista 360 graus da cidade! No térreo da torre tem uma pequena exposição sobre a história da telefonia na cidade, com objetos telefônicos antigos.

Terceiro dia

Acorde cedo para aproveitar uma caminhada no parque Tingui – uma homenagem ao povo indígena que primeiro habitou a região de Curitiba. O Parque faz parte de uma iniciativa da prefeitura em criar um parque linear em toda a extensão do Rio Barigui, unindo-o aos parques Tanguá e Barigui.

Neste parque você encontrará além de natureza preservada e projetos ambientais, o Memorial Ucraniano, onde foi instalada a réplica de uma igreja ucraniana onde são realizados eventos culturais e exposições. Nesse espaço o visitante encontrará uma loja, um mirante, e um monumento em forma de “pêssanka” (ovos pintados à mão em filigranas para saudar a Páscoa) e um campanário, baseados no estilo que caracterizam as construções da Ucrânia, uma dos povos imigrantes em Curitiba.  

Termine o terceiro dia contemplando o pôr do sol no terraço do restaurante Terrazza 40 que possui incrível visão panorâmica da capital paranaense ou no dourado parque Tanguá.

Roteiro mais dias

Você ficará impressionado com tudo que Curitiba tem a oferecer! Visitas à Cervejarias artesanais, roteiros ecoturísticos, trekking e escalada com direito a banhos de cachoeira, passeios à cavalo… essas entre outras atividades você pode conhecer de perto com um iFriend.  

Veja mais: Passeios em Curitiba

iFriend em Curitiba

Você terá momentos ainda mais incríveis contratando um iFriend em Curitiba

  • Niara: A Niara vai te mostrar o centro histórico de Curitiba e contar muitas curiosidades sobre a cidade e seus costumes!
  • Thais: Guia Regional de Turismo há quase 10 anos, Thaís vai te mostrar Curitiba de uma maneira inteiramente nova!
Parque Tanguá ao por do sol
Parque Tanguá ao entardecer

Curitiba, a Cidade Sorriso, está esperando sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?