HomeGuia de Viagem Campos do Jordão

Guia de Viagem Campos do Jordão

Guia de viagem Campos do Jordão - portal de Campos do Jordão
Guia de viagem Campos do Jordão - portal de Campos do Jordão
Você vai adorar conhecer Campos do Jordão nesse roteiro incrível!

Campos do Jordão é uma charmosa cidade da Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo, e o lugar ideal para conhecer em qualquer temporada do ano.

Se você é aquele tipo de viajante que acredita que a cidade é destino para conhecer apenas no inverno, enganou-se redondamente.

Campos do Jordão oferece atrativos para todos os gostos, desde os que procuram paz e tranquilidade até aos amantes da natureza, aventura e esportes radicais.

Conhecida como a Suíça Brasileira, o lugar é preferido nos roteiros dos paulistanos, talvez pela proximidade com a capital, que fica a 180 km dali. 

Durante o período de inverno, Campos do Jordão se torna ainda mais encantadora e as baixas temperaturas são o clima ideal para se deliciar com vinhos e fondues.

Seja em qual estação do ano, a verdade é que a cidade tem paisagens de causar inveja diante de outros destinos de montanha mundo afora.

Vocação Turística de Campos do Jordão

Campos do Jordão agrada a todos os gostos e idades. Sem dúvida a cidade é sinônimo de ótimas atrações, excelentes hotéis e pousadas, boa gastronomia, cervejarias artesanais, belos parques, e bastante diversão.

Além de uma boa opção para quem quer fazer umas comprinhas. É impossível viajar e ficar sem fazer nada, pois a variedade de pontos turísticos é surpreendente e animadora.

Sua arquitetura tipicamente europeia e lindos campos floridos dão um charme especial ao lugar.

Destaques

Natureza preservadaA Suíça BrasileiraFestival de Inverno
Você não pode deixar de conhecer o Parque Amantikir, que reúne 28 jardins inspirados em diferentes países e lugares do mundo, exibindo a beleza das flores e plantas durante todo o ano!Você sabia? Que Campos do Jordão tem o charme suíço, portanto, vale conhecer no período do inverno, que é a alta temporada e traz o clima europeu mais próximo dos visitantes?Ao longo de mais de 50 anos de história, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão se consolidou como o maior e mais importante Festival de Música Clássica da América Latina!!

O que fazer em Campos do Jordão

Parque Amantikir - Campos do Jordão
Parque Amantikir – Campos do Jordão

Você não vai conseguir ficar parado em Campos do Jordão.

O que fazer em campos do Jordão? Muitas atividades. Passeios de bicicleta, roteiros gastrômicos, passeios de bondinho, passeios na natureza e muito mais.

Vista sua roupa mais agradável, leve sua viseira e calce seu melhor tênis que hoje você vai passear por Campos do Jordão! Não se esqueça da garrafinha de água!

Primeiro dia

Para conhecer melhor a cidade, a pedida para abrir seu roteiro é o passeio de bondinho. É uma opção para se ter uma visão geral da cidade e agrada em cheio a criançada. A partida é na estação Emílio Ribas, no Capivari, e o percurso segue pelos bairros Jaguaribe e Abernéssia, desembarcando no ponto final, próximo ao portal da cidade. O passeio é uma boa oportunidade de conhecer a área com um outro olhar. A Vila Capivari, principal centro turístico, é uma boa dica de passeio. É um bairro que oferece diversas opções de compras, restaurantes – alguns com cozinha internacional –  além de, claro, as famosas lojas de chocolate. Se a sua animação for fazer umas comprinhas, dê um pulo no complexo de lojas Boulevard Geneve. Uma outra dica para o primeiro dia é conhecer a famosa Casa da Xilogravura, que funciona na cidade há mais de 30 anos, abrigando também a sede da Editora Mantiqueira. O acervo é rico em gravuras impressas sobre papel (a partir de matrizes entalhadas em madeira) de mais de mil artistas. O local dispõe ainda de uma biblioteca, um ateliê xilográfico e  oficinas tipográficas.

Segundo dia

Você pode dar início ao seu dia de passeio, conhecendo o Parque Amantikir, local que reúne uma coleção de jardins de várias partes do mundo bem em meio à Serra da Mantiqueira. Ao todo são 28 jardins, 700 espécies de plantas, em mais de 60.000 m². O parque conta ainda com um labirinto feito de arbustos, como nos filmes, que desafia o visitante a encontrar a saída. Para saber mais um pouco da história da cidade, visite o Palácio da Boa Vista, antiga residência oficial do governador do Estado de São Paulo. Atualmente abriga cerca de 2 mil peças, mobiliários de séculos passados, esculturas, além de obras de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti no seu acervo. ainda na linha histórica, dê um pulo no Museu Felícia Lerner. Inaugurado em 1979, o nome é uma homenagem à artista polonesa e tem 85 de suas obras em exposição,  distribuídas ao ar livre. 

Terceiro dia

Que tal começar o dia com uma bela e privilegiada vista de Vila Capivari e arredores? Então, vamos subir 1800 metros de altura até o Morro do Elefante. O acesso pode ser feito de carro, estrada pavimentada, ou através do teleférico. No mirante panorâmico do Morro do Elefante, é possível sentar para aproveitar o belíssimo cenário, em um jardim planejado para receber as pessoas em grande estilo. Aproveite para tirar uma foto com a escultura de um elefante, que fica  próxima ao reservatório de água. Assim que descer, não deixe de visitar o Parque Estadual de Campos do Jordão, mais popularmente conhecido como Horto Florestal. Com uma área de 28.800 hectares recoberta de Mata Atlântica e de Araucária, o passeio é ideal para os amantes da natureza. Quem quiser fazer uma pausa para forrar o estômago, o lugar conta com local  para piquenique, playground, loja de artesanato e até um passeio de trem para as crianças. 

Veja mais: O que fazer em Campos do Jordão

Quando visitar?

sombrinhas do boulevard Gèneve- Campos do Jordão
sombrinhas do boulevard Gèneve- Campos do Jordão

Alta Temporada

  • Prós – Campos do Jordão tem o charme suíço, portanto, vale conhecer no período do inverno, que é a alta temporada e traz o clima europeu mais próximo dos visitantes. Com a chegada do outono, também está aberta a temporada dos vinhos e fondues. O ponto alto da temporada ocorre no mês de julho, momento que a cidade recebe o Festival Internacional de Inverno. 
  • Contras – Os preços sobem no período de alta temporada, por isso vale considerar o valor que você está disposto a pagar. Além disso, se você é mais favorável à tranquilidade, menos trânsito e cidade mais vazia,  as badalações e agitos da época podem estragar sua estadia.

Baixa Temporada

  • Prós – Outubro, novembro e dezembro são os meses de baixa temporada na cidade e é quando a cidade fica bem mais vazia, o que não significa que seja ruim ir para lá. Se você gosta de ruas mais vazias, relaxar e gastar menos, essa é a época ideal para marcar sua viagem. 
  • Contras – Justamente por esse motivo, é bem possível que você corra o risco de encontrar muitas lojas, bares e pontos turísticos fechados.

Veja também: Quando visitar Campos do Jordão

O que e onde comer em Campos do Jordão

fondue de queijo
fondue de queijo

Comer em Campos do Jordão é bom demais!

Pizzas, caldos, massas em geral são os pratos mais procurados de campos do Jordão devido ao clima frio.

Os restaurantes da cidade investem pesado na gastronomia franco-suíça. Experimente o magret de pato ao molho de goiaba, acompanha risoto de pistache servido em endívias. As carnes exóticas dão o ar de extravagância nessa jornada como a carne de avestruz com molho de vinho ou a picanha com alho e vinagrete, acompanhada com salada de folhas, e farofa de bacon. Prove saborosas pizzas gourmet, preparadas de forma artesanal no forno a lenha. Aproveite também o delicioso fondue de queijo, com pão especial.

  • Capivari Restaurante – Endereço: Av. Dr. Antônio Nicola Padula, 270 – J Elizabete.
  • Le Foyer Restaurante – Rua Dr. José Cássio Macedo Soares, 100 – Vila Everest
  • Café Terraço Pizzaria Artesanal e Bistrô – Endereço: Rua Eng. Gustavo Kaiser, 855 – Vila Natal

Veja também: O que e onde comer em Campos do Jordão

Pontos Turísticos em Campos do Jordão

Parque Felícia Leirner Campos do Jordão
Parque Felícia Leirner Campos do Jordão

Em Campos do Jordão tem muitos pontos turísticos que requerem sua atenção

  • Portal da cidade
  • Parque Amantikir
  • Boulevard Gèneve
  • Museu Letícia Leirner
  • Palácio Boa Vista
  • Casa da Xilogravura
  • Vila Capivari
  • Horto Florestal
  • Passeio de Maria Fumaça

Portal da cidade de Campos do Jordão

Pode parecer cliché uma foto no portal da cidade, mas vocês já viram como o Portal de Campos do Jordão é bonito? a construção é inspirada nas paisagens bávaras da Alemanha – o estilo eixamel. Vale muitas fotos!

Parque Amantikir

É uma das atrações mais procuradas em Campos do Jordão. O Parque Amantikir Garden apresenta jardins de várias partes do mundo em meio a exuberante natureza da Serra da Mantiqueira. A origem do nome deve-se a uma lenda de Algures, que narra a história de Amantikir (termo indígena para “serra que chora”), uma princesa do povo Tupi que se apaixonou pelo Sol, o guerreiro de cocar de fogo e carcás de ouro. 

Boulevard Gèneve

O Boulevard Geneve é uma viela com lojinhas de roupas, chocolates, adega e mercearia que começa na lateral do bar da Baden Baden e tem uma cobertura de guarda-chuvas coloridos, inspirada nas praças de Àgueda, em Portugal e na de Paris, na França. Aproveite para degutar um café e fazer belíssimas fotos.

Museu Felícia Leirner

Uma das atrações mais conhecidas e visitadas de Campos do Jordão. O Museu de Esculturas Felícia Leirner fica a céu aberto e reúne obras da escultora nascida na Polônia e naturalizada brasileira. O Museu reúne cerca de 85 esculturas em bronze, cimento branco e granito. Os trabalhos revelam a paixão de Felícia Leirner pela natureza

Palácio Boa Vista

O Palácio Boa Vista foi sede de inverno do Governo de São Paulo e  hoje ele é um fascinante museu, aberto para visitas ao público. O museu é rico em arte brasileira, com exposição de Tarsila do Amaral, Anita Mafaltti e Cândido Portinari. O passeio é gratuito e guiado, assim a pessoa conta um pouquinho da história dessa bela Mansão no Alto da Boa Vista em Campos do Jordão.

Casa da Xilogravura

Essa casa da década de 20 do século passado, já foi Mosteiro de São João e de freiras. Há cerca de  de  trinta anos ela é sede do Museu de Xilogravuras, seu fundador, Antônio Costella, um amante da arte de xilogravuras, que resolveu abrir o seu acervo com mais de cinco mil gravuras,  para aqueles que desejam conhecer um pouco mais dessa peculiar arte milenar.

Vila Capivari

A Vila Capivari éum bairro temático inspirado pelo clima frio e influenciado pela presença europeia na cidade. Nessa vila você encontrará tudo que remeta à europa como cafeterias, casas de fondue, chocolatarias, cervejarias e lojas de roupas de frio.

Horto Florestal de Campos do Jordão

Uma extensa área de lazer ao ar livre com bosques para piquenique, churrasqueiras, lanchonete, atelier ambiental, cachoeiras e diversas trilhas. Ideal para curtir os períodos da manhã com os pequenos.

Passeio de Maria Fumaça

As crianças adoram! O passeio de Maria Fumaça faz quatro viagens por dia, às sextas, sábados, domingos e feriados nacionais, com saídas às 11h, 13h, 15h e 17h da estação Emílio Ribas, em Campos do Jordão. O bilhete custa R$ 23 por pessoa e crianças de até 5 anos, no colo de um adulto, não pagam passagem. O tempo total do percurso de ida e volta é de 30 minutos.

Passeios em Campos do Jordão

Maria fumaça de Campos do Jordão
Maria fumaça de Campos do Jordão

Você vai se surpreender com as experiências em Campos do Jordão!

Um dia em Campos do Jordão

Vamos fazer um passeio de um dia em Campos do Jordão para conhecer os principais pontos turisticos da cidade e teremos um tempo para compras de malharia e chocolates. 

Locais visitados: Vista Chinesa , Mosteiro das Beneditinas , Palácio da Boa Vista, Morro do Elefante, Vila de Capivari, Ducha de Prata, Chocolaterias e Cachaçarias. passeio de Maria Fumaça ( ingresso não incluso ) 

Descubra as melhores experiências em Campos do Jordão para você aproveitar MUITO a sua estadia! 

iFriend em Campos do Jordão

Você terá momentos ainda mais incríveis contratando um iFriend em Campos do Jordão

  • Nayane – você vai conhecer o melhor roteiro na cidade
  • David – Conheça a cidade de uma forma única
Vila Capivari - Campos do Jordão- pontos turisticos
Vila Capivari – Campos do Jordão- pontos turisticos

Campos do Jordão,a Suiça brasileira está esperando sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?